FRASE DE GOEBBELS
De todas as frases ditas e repetidas por Joseph Goebbels, quando ministro da Propaganda do governo Hitler, a mais famosa é aquela que diz: - DE TANTO SE REPETIR UMA MENTIRA, ELA ACABA SE TRANSFORMANDO EM VERDADE-.
MIL VEZES
Quando perguntado sobre o NÚMERO ideal de repetições para fazer com que uma mentira se transforme numa verdade, Goebbels especificou dizendo: - UMA MENTIRA REPETIDA MIL VEZES TORNA-SE VERDADE.
DEZ VEZES
Passadas algumas semanas, Goebbels percebeu que com um forte controle dos meios de comunicação não seria preciso repetir uma mentira MIL VEZES, mas apenas DEZ VEZES, como provavam as estatísticas e estudos a respeito. Pronto: a partir daí, mesmo sabendo que não convenceria todos, Goebbels ficou satisfeito, pois sabia que mais de 90% dos alemães acreditariam em tudo que os jornais nazistas publicavam.
PRÁTICA GOEBBELIANA
Pois, passados mais de 70 anos, a prática Goebbeliana continua valendo, notadamente nos países onde os povos são menos esclarecidos. Nestes, infelizmente, qualquer mentira pronunciada ganha -status- de verdade absoluta por grande parte do público, que não mostra o mínimo interesse em verificar a procedência do anúncio ou informação.
Mais: para quem já foi contaminado pelo processo da repetição das MENTIRAS, aí não tem jeito: nem mesmo repetindo UM MILHÃO DE VEZES UMA VERDADE faz com que ela seja entendida como VERDADE VERDADEIRA. Pode?
POPULISMO
Se por outro lado já está provado que -É POSSÍVEL ENGANAR MUITA GENTE POR MUITO TEMPO; POUCOS POR ALGUM TEMPO; E NINGUÉM POR TODO O TEMPO- , o fato é que dependendo do tempo em que o POPULISMO ganhou adeptos, o estrago é muito grande.
ATROFIA MENTAL
Aí o estrago não atinge apenas a economia, que sofre demasiadamente com as mentiras aplicadas ao longo do tempo. O maior estrago se verifica de forma brutal nas mentes do povo mal educado e informado, onde as mentiras ditas e repetidas várias vezes provocam uma forte atrofia cerebral, impedindo o desenvolvimento do raciocínio lógico.
O MUNDO DA VERDADE
Este foi o ponto mais crucial a ser enfrentado depois da queda do fim da segunda guerra mundial e da queda do Muro de Berlim: milhões de cérebros estavam destruídos pelo populismo, impossibilitando a visão do mundo real, sem as mentiras vendidas pelo socialismo. O mundo, portanto, da VERDADE.