Artigos

20 mar 2017

PROBLEMAS E SOLUÇÕES


DEZ POR UM

Não é preciso ser iniciado em estudos estatísticos para perceber que para cada DEZ PROBLEMAS gerados neste nosso imenso Brasil, quando muito conseguimos apresentar apenas UMA SOLUÇÃO. Como este brutal crescimento (exponencial) de PROBLEMAS, aliado a uma reduzida capacidade de produção de SOLUÇÕES, quando estas acontecem o povo não tem como festejar.


O PROBLEMA DO NOSSO PAÍS...

Esta triste realidade faz com que a frase - O PROBLEMA DO NOSSO PAÍS É...- seja absolutamente improcedente. O Brasil, rigorosamente, não é vítima de um problema maior ou menor, mas de uma quantidade enorme de encrencas, cuja maioria é construída com muito cuidado para dificultar os consertos. Isto quando a solução interessa, certamente.


PREVIDÊNCIA

Um dos problemas que está na pauta, por exemplo, é a recorrente REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Nas mais variadas discussões, e projeções, já se percebe que muitos simplesmente não querem a SOLUÇÃO, mas o agravamento dos graves PROBLEMAS gerados ao longo do tempo. 


EXEMPLO DA PREVIDÊNCIA

Pois, ainda que muita gente se recuse a entender a necessidade de uma REFORMA NA PREVIDÊNCIA, o fato é que a se a mesma for aprovada do jeito que foi enviada ao Congresso (o que não será uma tarefa fácil) só o estrago proporcionado pelos -DIREITOS ADQUIRIDOS-, fará com que as contas só deixem de ser DEFICITÁRIAS a partir de 2032, segundo informam os estudos de impacto financeiro. Ou seja, se tudo acontecer como pretende o governo, ainda vamos amargar 15 anos de convivência com pesados rombos. Pode?


CONTRÁRIOS À REFORMA

Aliás, já que estamos falando da PREVIDÊNCIA, o que mais preocupa, e muito, é que todos aqueles que se manifestam contrários à REFORMA, tanto nas ruas quanto nas redes sociais, não o fazem por bons, corretos e decentes motivos.


FAIXAS SEM O CORRETO CLAMOR

Não se vê, lamentavelmente, uma faixa com dizeres pedindo para acabar com a MAIOR INJUSTIÇA DO NOSSO EMPOBRECIDO PAÍS, que representa a -infame- existência de DUAS PREVIDÊNCIAS, uma do INSS, que reúne a imensa SEGUNDA CLASSE de brasileiros; outra, dos SERVIDORES PÚBLICOS, reservado aos poucos brasileiros que pertencem à privilegiada PRIMEIRA CLASSE.


SISTEMA DE REPARTIÇÃO POR CAPITALIZAÇÃO

Mais: nenhum manifestante propõe o fim do SISTEMA DE REPARTIÇÃO, que deveria ser substituído pelo correto SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO, que propõe o acúmulo de poupança ao longo do tempo de trabalho, para ser desfrutado ao longo do período da aposentadoria.  

Só por se serem contra a REFORMA, os manifestantes deixam claro que preferem a permanência e/ou o crescimento da INJUSTIÇA SOCIAL. Pode?



Leia mais

17 mar 2017

ENFIM, ALGO DE BOM NO HORIZONTE


MOMENTO ALVISSAREIRO

Como há muito não se via, esta semana, felizmente, encerra de forma mais alvissareira para a nossa economia, cujos motivos contribuem bastante para melhorar o nível de confiança e de percepção daquilo que precisa acontecer, de fato, no nosso país. Eis: 

 


MOTIVOS

1- a agência de classificação de risco Moody’s melhorou a perspectiva do rating soberano do Brasil de “negativa” para “estável”, revertendo uma tendência de piora da avaliação do Brasil que vinha ocorrendo desde 2015, quando o País perdeu a classificação grau de investimento;

2- os indicadores -antecedente e coincidente- da economia brasileira, que são elaborados pela FGV em conjunto com o The Conference Board, registraram variação positiva em fevereiro, sinalizando para uma recuperação da atividade;

3- os leilões de concessões dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre foram muito bem sucedidos.

 

 


VENDIDOS???

No tocante aos leilões dos aeroportos, como os leitores do Ponto Critico certamente perceberam, infelizmente boa parte dos meios de comunicação, para marcar o compromisso ideológico do atraso, que reina absoluto no ambiente, afirmou que tais aeroportos foram VENDIDOS. Pode?
 


CONCESSÕES

Imagino que os mais esclarecidos devem estar se perguntando por que a mídia sempre faz questão de noticiar que contratos de CONCESSÕES, por prazo limitado nos contratos, devem ser vistos e entendidos pela opinião pública como PRIVATIZAÇÕES. Por que???
 


PROVA DE IDEOLOGIA

Pois, para quem ainda não percebeu, volto a insistir: a maioria daqueles que operam o jornalismo só conseguem sair da faculdade depois de passarem na PROVA DE IDEOLOGIA SOCIALISTA. Só conseguem aprovação aqueles que não tem compromisso com a verdade. O importante e necessário é repetir as mentira até que soem como verdades.
 


MODO DE DIZER

Assim, para nunca se desculpar por -erros de comunicação, cometidos de forma -propositada-, ou para evitar a correção de certas bobagens que dizem e/ou escrevem, estes maus comunicadores sempre lançam mão de uma lógica defensiva, que é o -MODO DE DIZER-. Na verdade, isto não passa do -MODO DE DIZER COISAS ERRADAS- ATÉ QUE SOEM COMO VERDADES.
 


CUIDAR, MANTER E INVESTIR

Pois, a bem da verdade nua e crua, os AEROPORTOS que foram leiloados ontem, não foram VENDIDOS. Infelizmente, pois se isto realmente tivesse acontecido seria a glória. O que aconteceu foi que os vencedores dos leilões ganharam o direito de cuidar, manter e investir, pelo prazo de 25/30 anos, aquilo que continua sendo propriedade do Estado.

 


OLHO NO LANCE

Ainda que existam alguns motivos para festejar, volto a insistir: caso não aconteçam as reformas da previdência e trabalhista, todos aqueles que vierem a se declarar OTIMISTAS é porque acreditam em DUENDES.  Olho no lance!!!



Leia mais

16 mar 2017

TRATAMENTO FISCAL NO PAÍS DOS ABSURDOS


DOAÇÃO DE PRODUTOS

É provável que muita gente não saiba, mas se um comerciante resolve doar uma ou mais mercadorias existentes no seu estoque, ele não estará doando a parte (impostos) que cabe ao governo. Ou seja, a carga tributária que incide sobre os produtos, quer sejam eles vendidos ou doados, precisa ser recolhida aos cofres públicos.  


IMPOSTOS NÃO SÃO DOADOS

Portanto, quando o comerciante resolve presentear um cliente, um amigo ou mesmo um parente, sem exigir que o feliz beneficiário pague só os impostos que incidem sobre o bem doado, caberá a ele tirar do seu próprio bolso, ou do caixa da sua empresa, a parcela que cabe ao governo.


TRIBUTAÇÃO NA COMPRA

Aliás, depois que foi instituída a -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA-, o comerciante sabe que qualquer produto que adquira do seu fornecedor, os mesmos já serão tributados no momento da compra. Isto significa que além de bancar o valor das mercadorias compradas o comerciante também bancará o valor dos impostos. 


SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Resumindo: o comerciante corre o risco de não vender o produto estocado, mas o governo não, pois já foi contemplado com a sua parte. Mais: se o comerciante resolver dar desconto para se livrar das mercadorias que estão com baixo consumo, o governo não devolve a diferença entre o preço de compra (já tributada) e o valor da venda ao consumidor. 


CAPITALISMO

Esta é a lógica perversa do governo, que pouquíssimas pessoas sabem. Aliás, o responsável direto pelo sentimento de ódio que a sociedade brasileira, na sua maioria, nutre pelo capitalismo é o desconhecimento. Não permite entender que o capitalismo jamais pode ser considerado como vilão dos nossos fracassos, por um único motivo: no Brasil, este sistema econômico ainda não foi experimentado.


DECISÃO DO STF

Ontem, como está sendo amplamente divulgado, o STF decidiu que não cabe tributar o PIS/Cofins sobre o ICMS. Ora, a rigor esta ação só é possível no Brasil, onde impera a imoralidade tributária. Afinal, tributar impostos, além de INJUSTO é ABSURDO. Se a tributação sobre produtos e serviços já é considerada INDECENTE, só faltava cobrar impostos e contribuições sobre IMPOSTOS. 


VAI PERDER?

O pior é que a mídia tratou do assunto mostrando o quanto o governo vai perder com a decisão do STF. Ora, como assim, -vai perder-? Se a cobrança é injusta o governo -vai deixar de arrecadar aquilo que jamais deveria se apropriar-. Ou seja, não -vai perder-. Mais: podem estar certos de que as alíquotas do PIS/CONFINS vão ser alinhadas para cobrir o rombo. 



Leia mais

15 mar 2017

CÉREBROS DESTROÇADOS


PROTESTOS

Por  mais incrível que possa parecer, o fato é que neste exato momento de verdadeiro PÂNICO, onde a maioria do povo brasileiro quer se safar desta monstruosa CRISE ECONÔMICA, que em matéria de destruição de empresas, empregos e contas públicas se assemelha, em número gênero e grau, aos estragos promovidos pelos maiores tsunamis, há quem vá às ruas para protestar querendo um caos ainda maior. Pode?


CÂNCERES

Pois, como estamos assistindo, a olho nu, em várias cidades do nosso imenso Brasil, não são poucos os manifestantes que foram hoje às ruas, para protestar, pasmem, contra o tratamento dos DOIS MAIORES CÂNCERES, quais sejam:

1- o câncer da nossa Previdência Social, que além de extremamente INJUSTA produz rombos cada vez maiores nas contas públicas; e,

2- o câncer das nossas leis Trabalhistas (CLT), que ao invés de estimular contratações produz mais e mais desemprego. 


EXAME CONSTANTE

Por questões de bom senso e uso da razão, sempre me disponho a examinar os motivos que levam estes grupos a fazer pregação, com apoio da mídia, tanto em forma de publicidade quanto de opinião jornalística, se manifestarem contra estas importantes e necessárias REFORMAS. Faço isto para ver até que ponto os argumentos que utilizam, a cada manifestação, são mais ou menos procedentes. 


CÉREBRO DESTROÇADO

Pois, em todas as vezes que me dispus a ler os cartazes e/ou ouvir os manifestantes e anúncios na mídia, sempre saí bastante convencido de que os manifestantes que saem às ruas para cumprir o programa são escolhidos a dedo pelos líderes das suas corporações. 

 


EVITANDO SURPRESAS

Mais: para evitar eventuais surpresas -negativas- a ordem é simples: só pode participar dos movimentos organizados pelos sindicatos e corporações aquele que provar que seu cérebro está destroçado. Quem mostra uma mínima capacidade para raciocinar recebe a recomendação de que não está pronto para participar de qualquer movimento comunista.


FRUTA VERDE

Não sei se -LAMENTÁVEL- é o termo adequado para explicar estes tipos de manifestações. Na verdade, pouco importa o termo. Entretanto, o que mais me preocupa é que a FRUTA, que representa o descontentamento da grande maioria que quer e exige mudanças para melhor, NUNCA AMADURECE. Está sempre VERDE, o que significa que nunca está pronta para ser COLHIDA. 


PRAGAS E INSETOS

Detalhe: quanto mais a fruta fica no pé, aguardando amadurecimento, mais as pragas e insetos se sentem à vontade para atacar e destruir o que a safra previa. Tenho receio de que mais uma vez vamos perder a oportunidade de tirar proveito daquilo que a CRISE PLANTOU. Tomara que esteja errado...



Leia mais

14 mar 2017

NO FINAL, O QUE VAI RESTAR?


O QUE ACONTECE NO FINAL???

Imagino que todos os leitores já ouviram muitas vezes a seguinte frase, que sempre é dita, e repetida, na tentativa de consolar ou tranquilizar aqueles que, via de regra, enfrentam algum tipo de crise: - CALMA, NO FINAL TUDO VAI DAR CERTO! 


FRASE QUE SE IMPÕE

Como o povo brasileiro mostra enorme preocupação com os efeitos danosos das CRISES -POLÍTICA e ECONÔMICA-, -TUDO SÓ PODE VIR A DAR CERTO- se a maioria da população resolver lutar por boas e certeiras REFORMAS. Caso deixe de lutar por mudanças certeiras, ou aceite decisões equivocadas, aí a frase que merece ouvir é: CALMA, NO FINAL TUDO VAI DAR ERRADO!


GOVERNABILIDADE

Em meio a esta visível perplexidade com o tamanho das crises, da grossa roubalheira e da excessiva enganação que, literalmente, levou o Brasil à lona, o que mais se impõe neste momento é a GOVERNABILIDADE. Sem ela nada de bom acontece e tudo de ruim é garantido.

 


ENFRENTAMENTO DOS PROBELMAS

A propósito da GOVERNABILIDADE, vejam o que diz, com muito equilíbrio, o respeitado jurista-pensador Ives Gandra Martins:

- Com toda a insegurança jurídica e problemas do Governo Temer, ele está tendo a coragem de enfrentá-los, pois,  se não o fizer o Brasil se transformará numa Venezuela. De rigor, este seria o destino do pais se continuasse sendo governado pelos amigos de Maduro (Dilma e Lula).

Há muita coisa que me desagrada na “entourage” do presidente, mas ele está querendo acertar, apesar de pagar um alto preço pela impopularidade.


CAMINHO DA RAZÃO

Ora, como as CRISES estão aí, com seus danos explícitos, o que nos resta é o enfrentamento firme dos problemas com forte equilíbrio emocional. Portanto, à luz da mais pura razão, o melhor para o Brasil é deixar que o governo Temer encerre seu mandato em 2018. Até lá precisamos fazer de tudo para que as REFORMAS em andamento sejam aprovadas. Qualquer outro caminho será ainda mais traumático para o país. 

 


PIB

Volto a insistir: sem REFORMAS o Brasil não vai crescer. No máximo, o PIB brasileiro vai fazer voos curtos e insignificantes, a exemplo do que fazem as galinhas. Não esqueçam que a queda do PIB excede a taxa de 7% só nos últimos dois anos.

Ou seja, apresentar uma alta de 2%, por exemplo, que já seria motivo de festa, representa quase nada em relação ao que foi perdido. Atenção: para recuperar a perda e ainda dar o ar da graça do crescimento, o PIB brasileiro precisa de, no mínimo 10% de alta. Que tal? 



Leia mais

13 mar 2017

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO


GOLPES CERTEIROS

A maioria do povo brasileiro, pelas reações que vem mostrando nas Redes Sociais, escancara de forma muito clara o quanto está sofrendo com os golpes -certeiros- desferidos pelas crises -política e econômica-, que acumulam montanhas de entulhos espalhados por todos os cantos do nosso imenso país.


INOCENTES ÚTEIS

Infelizmente, por excesso de INOCÊNCIA e escassez de DISCERNIMENTO, o povo brasileiro, pela forma como se manifesta, não consegue perceber que o crescimento e desenvolvimento só serão possíveis depois da remoção do entulho. Não adianta, portanto, se mostrar confiante e/ou se dizer OTIMISTA se não houver motivo e causa para tanto.


RAZÃO ACIMA DE TUDO

Atenção: os meus editoriais não têm como propósito desapontar quem quer que seja. Como tenho compromisso com a minha consciência volto a afirmar aquilo que venho dizendo desde sempre: OTIMISTA CONSCIENTE é aquele que avalia a situação sem se deixar levar pela EMOÇÃO. Mais do que nunca o momento exige o estrito uso da RAZÃO.


GANHAR A ESTRADA

Se a ECONOMIA está deixando o povo mais confiante (isto precisa ser muito festejado), para que este sentimento deixe de ser uma mera percepção para se transformar em algo realmente palpável é preciso abrir o caminho que se encontra totalmente obstruído pela falta das reformas. De novo: sem as REFORMAS da PREVIDÊNCIA e do TRABALHO, o Brasil não tem como ganhar a estrada que leva ao desejado CRESCIMENTO e DESENVOLVIMENTO. 


SEM CULPA

Além disso, mais do que nunca é absolutamente importante e necessário que o povo brasileiro inicie uma decisiva mudança comportamental, que consiste em deixar, definitivamente, de aceitar como -NORMAL- que o bom mesmo é -levar vantagem em tudo-. Foi através deste comportamento que o brasileiro desenvolveu, paulatinamente, o mau hábito de aceitar e/ou cometer fraudes e delitos, sem culpa.


CRIME

Ao longo do tempo, infelizmente, este mau costume foi sendo incorporado pela sociedade. Com a -consciência totalmente sufocada-, os brasileiros em geral foram induzidos (ou educados) a aceitar que a prática de alguns delitos, dependendo do tamanho, deixava de ser considerada como crime.


TUDO NORMAL

Esta prática explica o comportamento de muitos políticos, que aconselhados por seus advogados veem nas fraudes de corrupção as figuras do JOIO e do TRIGO. Para eles, que fazem parte da sociedade viciada, se o dinheiro roubado foi para a conta do partido é -TRIGO-; se foi parar no bolso do político-ladrão, aí é -JOIO-. E mesmo assim tudo é visto como NORMAL. Pode?



Leia mais