CAUSAS
Entre tantas CAUSAS que levam o nosso sofrido Brasil a ser um país extremamente INJUSTO e com grande dificuldade para CRESCER E SE DESENVOLVER, eis aquelas que vejo como mais flagrantes:
1- a enorme falta de conhecimento;
2- extrema tolerância;
3- otimismo exagerado e sem causa; e
4- a crendice de que sem atacar os problemas, no final tudo vai dar certo.
CONSEQUÊNCIAS
Só pela lista acima já se tem uma clara ideia do quanto os brasileiros em geral veem nas CONSEQUÊNCIAS os grandes, senão únicos, responsáveis pelos graves problemas que nos atingem, desde o momento histórico em que a primeira nau portuguesa atracou na costa brasileira, em 1500.
NAU BRASIL
Não causa qualquer admiração, portanto, o fato de a economia do Brasil só conseguir, quando muito, experimentar voos curtos e rasantes, do tipo VOO DE GALINHA. E mesmo assim quando bons ventos aparecem para soprar as já muito esfarrapadas velas da NAU BRASIL.
VOCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
Volto a afirmar, portanto, aquilo que sempre fiz através dos milhares de incansáveis editoriais: enquanto as CAUSAS não forem devidamente atacadas, com total correção, não há como fazer do Brasil um país com vocação para o DESENVOLVIMENTO. Isto requer REFORMAS e não CRENDICES.
PARA NÃO COLOCAR EM RISCO A CONFIANÇA
Vejam, por exemplo, o comportamento que grande número de brasileiros está mostrando, só porque o governo Temer (coisa que antes de tudo precisa ser muito festejada), resolveu enterrar a Matriz Econômica Bolivariana adotada pelo governo Dilma-Petista: uma enorme TOLERÂNCIA com a falta de ÉTICA NA POLÍTICA. Tudo para não colocar em risco a CONFIANÇA, que já dá sinais de crescimento. Pode?
PODRIDÃO
Ora, como ser OTIMISTA com a indicação de políticos SUSPEITÍSSIMOS para integrar a mais importante COMISSÃO DO SENADO, qual seja a de CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA? Mais: como atingir as CAUSAS dos maiores problemas, principalmente a INJUSTIÇA, que foi estabelecida pelos mais diversos PRIVILÉGIOS, com tanta gente podre no governo?
PROPÓSITO
Para estes que não querem correr o RISCO pergunto: - por que só na área ECONÔMICA o governo resolveu ser sério, proativo e responsável? Qual a razão para não fazer o mesmo nas demais áreas? Consertar um lado e deixar o resto cheio de rombos só nos leva a entender que o propósito é afundar ainda mais a NAU BRASIL.
Chega de crendices, tolerância e desconhecimento. As CAUSAS não podem ser confundidas com as CONSEQUÊNCIAS.
HOMEM JUSTIÇA
Desde o momento em que foi deflagrada a Operação Lava Jato, a grande maioria do povo brasileiro elegeu o juiz Sérgio Moro como o HOMEM JUSTIÇA. Junto com alguns poucos juízes e representantes do Ministério Público, o magistrado ganhou grande respeito e admiração do povo pela luta que está travando no COMBATE À CORRUPÇÃO.
ANDORINHA SOZINHA
Entretanto, da mesma forma como uma andorinha voando sozinha não é capaz de fazer verão, Sérgio Moro, por ser juiz de Primeira Instância, sabe, perfeitamente, das limitações que tem para que a correta Justiça, esperada e exigida pelo povo brasileiro, aconteça.
APENAS INDIGNAÇÃO
Como o povo brasileiro, de forma geral e preocupante, tem baixíssimo discernimento, fruto de uma educação comportamental que estimula a passividade, ao invés de ajudar o magistrado, que precisa de grande e constante apoio, o que oferece nada mais é do que apenas INDIGNAÇÃO. Sem a necessária e imprescindível AÇÃO, a INDIGNAÇÃO contribui pouco ou nada.
INDIGNADOS E INCRÉDULOS
Com este mau perfil, a nossa sociedade, também de forma geral, acabou se dividindo, basicamente, entre o grupo dos INDIGNADOS e o grupo dos INCRÉDULOS (ou INDIFERENTES).
OS INDIGNADOS
Os INDIGNADOS são aqueles que apenas vão às ruas, em dia e hora marcados, e lá ficam até o anoitecer, quando retornam para suas casas convencidos de que o dever foi cumprido. Mais: o que mais querem saber é se a mídia deu o correto destaque do evento.
OS INCRÉDULOS
OS INCRÉDULOS fazem parte do grupo que já jogou a toalha e não acredita que seja possível o estabelecimento da Ordem e da Justiça. São pessoas que entregam tudo ao juiz Sérgio Moro. A partir daí, ele que se vire e trate de ser competente e capaz.
EXEMPLO ROMENO
Ora, enquanto o povo brasileiro continuar agindo desta forma tímida, apenas fazendo parte destes dois grupos onde carece a AÇÃO, os resultados não serão alcançados. É preciso AGIR, por exemplo, como fizeram os romenos, que foram às ruas de Bucareste, em peso, e lá permaneceram, por dias e noites, por mais de uma semana. E só saíram de lá depois que o governo desistiu da lei que premiava a CORRUPÇÃO para quem tivesse roubado até 150 mil reais, aproximadamente.
EM BUSCA DE UM HOMEM HONESTO
Diz a história que o filósofo grego, Diógenes de Sinope, que nasceu lá pelos anos 400 a.C., se tornou conhecido mundo afora por perambular pelas ruas de Atenas carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um HOMEM HONESTO.
TAREFA COMPLICADA
Pois, por tudo que leio, vejo e escuto, se algum brasileiro resolvesse, tal qual Diógenes, perambular pelo Congresso Nacional, empunhando uma lamparina, na tentativa de encontrar alguém HONESTO ou INSUSPEITO entre deputados, senadores, ministros (seja do Executivo ou do Judiciário), líderes de Partidos e presidentes de Comissões (tanto na Câmara quanto no Senado), etc., certamente que não teria uma tarefa fácil.
ELEITORES TRAÍDOS
Se os eleitores brasileiros, também empunhando lamparinas, fizessem o mesmo papel de Diógenes, buscando escolher representantes políticos HONESTOS E INSUSPEITOS, só pela forma como estes se comportam ao votar projetos importantes, acabariam sendo traídos pelos seus eleitos. Basta ver como os representantes do povo escolhem seus líderes, ministros e demais comandantes. Um horror!
NO SENADO
No Senado, por exemplo, não são poucas as escolhas de políticos absolutamente SUSPEITÍSSIMOS. Para confirmar a regra de que só investigados por atos de corrupção podem ocupar cargos de relevância no setor público-, vejam o que aconteceu ontem:
1- o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, que é investigado por CORRUPÇÃO, oficializou a indicação do senador Edison Lobão, também investigado, para comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
2- para liderar o PT no Senado, os petistas escolheram a SUSPEITÍSSIMA Gleisi Hoffmann. Simples assim.
NA CÂMARA
Já na Câmara Federal a situação não é nada diferente, pois na sua primeira sessão do ano, a maioria dos deputados (314 x 17) aprovou a urgência para votar um projeto que tira do Tribunal Superior Eleitoral o poder de punir os partidos que tiverem as contas rejeitadas ou que não prestarem contas. Pode?
Pela proposta da Câmara, não será suspenso o registro do órgão partidário que não prestar contas. Que tal?
INDÍCIOS...
Como se não bastasse, também ontem, a Polícia Federal apontou sérios indícios de que o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, recém-eleito com alta margem de votos, tenha prestado favores à empreiteira OAS em troca de doações eleitorais. As informações fazem parte de um relatório concluído pela PF, que teve como base mensagens de celular trocadas entre o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e Rodrigo Maia.
NO EXECUTIVO
Ah, ainda ontem, aí no que diz respeito ao Poder Executivo, o juiz federal Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu, em decisão liminar (provisória), a nomeação como ministro da Secretaria-Geral da Presidência de Wellington Moreira Franco. Motivo: mudança de foro, que na condição de ministro se torna PRIVILEGIADO.
Como se sabe, Moreira Franco foi mencionado, com conteúdo comprometedor, na delação da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.
DESORDEM
Como se não bastasse a terrível CRISE econômica, a qual foi gestada com absoluto sucesso pelo PT, pelas mãos e mentes doentias de Lula e Dilma, e que contou com grande colaboração das mais diversas corporações que representam os setores público e privado, o Brasil vive momentos de muita DESORDEM.
ESTATUETAS
Por tudo que já vi nos filmes de -bang bang- desde a minha infância, a situação pela qual o nosso pobre Brasil está passando, em termos de violência, desordem e má administração, é, simplesmente inusitado. Se transportado para as telas de cinema, todas as estatuetas de premiação que acontecem no mundo todo viriam para o nosso país.
FAMÍLIAS DOS POLICIAIS FESTEJAM
Nestes últimos dias, as maiores emoções estão por conta do Estado do Espírito Santo, notadamente a sua capital, Vitória, e a cidade vizinha, Vila Velha, cujas chaves municipais foram entregues, com muita pompa e circunstância, não só aos bandidos como a inúmeros moradores portadores da mesma índole criminosa. Loucura.
IMAGENS FANTÁSTICAS
As mais diversas imagens, que estão sendo mostradas a todo momento, dão conta de saques em dezenas de lojas e centenas de mortes. Algo simplesmente Fantástico. Ah, com um detalhe interessante: as famílias dos policiais, bloqueando os portões dos quartéis, festejam a DESORDEM como ninguém. Maravilha, gente!
ABERRAÇÃO PLANEJADA
A aberração é de tal ordem, que se o Brasil fosse entregue aos ratos e baratas a situação não estaria tão ruim e/ou cheia de desesperança. É importante que todos saibam que a DESORDEM que tomou conta do Brasil, e não só no Espírito Santo, não é obra do acaso.
GRANDE SUCESSO
Como tudo que aí está foi muito bem planejado, dirigido e controlado ao longo dos últimos 15 anos de administração neocomunista-petista, a abundante colheita de DESORDEM, mostrada apenas no ES, serve para confirmar que a meta foi atingida. Mais: atingida com grande sucesso!
RESPONSÁVEIS PELA CRISE
Da mesma forma com que todos os atos da intensa CORRUPÇÃO precisam ser explorados, investigados e comentados, até que os envolvidos paguem pelos roubos que cometeram, também se faz necessário esclarecer ao sofrido povo brasileiro quem foram os reais responsáveis pela CRISE ECONÔMICA que levou o Brasil à lona.
CUMPLICIDADE
Por mais que esteja certo quem diga que a MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA se constituiu numa poderosa MÁQUINA DE MOER EMPREGOS E EMPRESAS, o que inúmeros brasileiros ainda não perceberam é que a destruição só aconteceu graças a uma terrível CUMPLICIDADE, envolvendo GOVERNO, SINDICATOS E ENTIDADES EMPRESARIAIS (ou CORPORAÇÕES).
DOIS SENTIDOS
O que chama a atenção, para que não sabe, é que a -CUMPLICIDADE- se manifesta em dois sentidos diferentes:
1- no sentido de CONIVÊNCIA; ou,
2- no sentido de AMIZADE.
CONIVÊNCIA
A CONIVÊNCIA, de forma geral, está associada a um ou mais atos ILEGAIS. O que prova a existência e progressão dos atos de CORRUPÇÃO. Como aqueles que são considerados -CONIVENTES- atuam de livre e espontânea vontade, isto os tornam CÚMPLICES.
AMIZADE
Já a -AMIZADE- diz respeito ao sentido de OFERECER APOIO E COMPANHEIRISMO. Nestes casos o que mais se faz presente é o CINISMO e a FALSIDADE, ou seja, o lamentável -PUXA-SAQUISMO- que pode ser comprovado pelos aplausos conferidos às autoridades que fazem palestras ou apenas comparecem em atos públicos.
USO DA ARMA
Portanto, ainda que os ventos fortes da MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA, esculpida pelo PT, tenha se mostrado como a arma que exterminou mais de 12 milhões de empregos e milhares de empresas do mercado, o fato é que a catástrofe só se confirmou porque muitos empresários e suas entidades, assim como sindicatos e demais corporações foram CONIVENTES. Fizeram uso da arma, por vontade própria.
POR VONTADE PRÓPRIA
O resultado aí está: a melodia suave do CANTO DA SEREIA DILMA-PETISTA, que contou com muita CONIVÊNCIA e AMIZADE resultou em tragédia. Embriagados com doses cavalares de grande POPULISMO e ASSISTENCIALISMO, milhares de naus empresariais foram para as pedras e lá se esfacelaram. O ALTO número de processos de liquidação judicial fala por si. De novo: tudo por VONTADE PRÓPRIA!!!!
HOLOCAUSTO
Recentemente, mais precisamente no dia 29/01, em São Paulo, quando participou de um ato solene em memória às vítimas do Holocausto, o presidente Temer disse que a morte de 6 milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial precisa ser relembrada permanentemente. Passem dias, meses, anos, séculos, completou.
MÃOS ASSASSINAS
Pois, da mesma forma, o extermínio de mais de 12 milhões de empregos e milhares de empresas brasileiras, que foi praticado, sem dó nem piedade, pelas mãos assassinas dos governos Lula/Dilma Petistas, com a ajuda da máquina, ou -Matriz Econômica Bolivariana-, também deve ser relembrada permanentemente. Passem dias, meses, anos, séculos!
SOB MEDIDA
Como se percebe, claramente, a tal Matriz Econômica, que foi montada, calibrada e ajustada com todo o carinho pelos governos Lula/Dilma Petistas, atendeu perfeitamente aos desejos e propostas da organização comunista -Foro de São Paulo-.
MÁQUINA DE MOER ESPERANÇA
A pura verdade, inquestionável, atestada pelo resultado apresentado, é que a Matriz Econômica Bolivariana mostrou desempenho idêntico em todos os países que a adotaram. Em todos, aliás, funcionou tal qual uma grande máquina de moer e destruir empresas, empregos e, principalmente, esperança.
EFEITO RETARDADO
Como a devastação foi enorme e intencional, mesmo que o presidente Temer, tão logo assumiu a governança do país, tenha tratado de sepultar a Matriz do Atraso, o fato é que por algum tempo o Brasil ainda será vítima de efeitos/consequências retardadas das várias medidas tomadas ao longo dos governos petistas/neocomunistas/populistas/assistencialistas.
RECUPERAÇÃO LENTA
Portanto, ainda que a esperança e a confiança já estejam se manifestando, o que é ótimo, pois faz bem para a nossa autoestima, é importante que todos tenham em mente que a reconstrução do país será muito lenta porque a destruição foi enorme. Mais: vai exigir sérias e profundas cirurgias.
GANHAR A ESTRADA
Para aqueles que apostam muito em 2017, antes de tudo é bom que todos saibam, que será um ano de CONSERTO DAS RODAS E PNEUS e NÃO DE GANHAR A ESTRADA. E desde já um lembrete: como muitas rodas estão fora do prumo é preciso fazer um correto alinhamento.
Ah, para não cair na mesma armadilha JAMAIS DEVEMOS ESQUECER DOS MALES PETISTAS. Passem dias, meses, anos, séculos!