Artigos

10 mar 2017

REFLEXO DO ÓDIO PELOS NÚMEROS


ÓDIO PELA MATEMÁTICA

Mais do que comprovado, nove entre dez brasileiros detestam a matemática. Aliás, para infelicidade geral da Nação brasileira, nem mesmo a simples aritmética, que estuda as operações numéricas, como soma, subtração, multiplicação e divisão, chega a despertar algum tipo de simpatia.

 


RECEITAS E DESPESAS

Ora, diante deste enorme desgosto para lidar com as ciências exatas, manifestado com muita tranquilidade e nenhum constrangimento, não há como fazer com que a maioria dos brasileiros seja capaz de ler, e muito menos interpretar, balanços, orçamentos, fluxos de caixa e tudo mais, que estabelecem a relação direta entre receitas e despesas.

 


CIÊNCIAS HUMANAS

Pois, esta manifestada aversão aos números, segundo revelam vários estudos, é o ingrediente maior que leva qualquer povo a se deixar levar pelo canto da sereia do POPULISMO. Ou seja, quem manifesta gosto maior pelas ciências humanas, aprecia e defende, com unhas e dentes, só os DIREITOS dos cidadãos sem se preocupar, minimamente, com as fontes de financiamento das vantagens.
 


CONSTITUIÇÃO

Aliás, quem se dispõe a ler a nossa Constituição, por exemplo, vai entender que ela foi escrita, de cabo a rabo, por políticos que detestam a matemática. Basta comparar o número excessivo de DIREITOS que foram concedidos com a escassez de DEVERES. Atitude totalmente irresponsável, que nem mesmo a absurda carga tributária é suficiente para satisfazer os exagerados DIREITOS CONCEDIDOS
 


FATO

Os leitores que leem habitualmente o Ponto Critico são testemunhas vivas do quanto me dedico, diariamente, na difícil tarefa de esclarecer, para um público que detesta números, que medidas POPULISTAS são extremamente nocivas para qualquer economia. Em qualquer lugar deste imenso planeta, insisto, o resultado é, comprovadamente, catastrófico. Isto é FATO. 
 


FELICIDADE

Exemplos de países, cujos povos mais se deixam levar para este mau caminho, conduzidos por líderes dotados de mentes neocomunistas doentias, é o que não falta. É o caso, principalmente, da América Latina, ambiente viciado onde a maioria dos eleitores acredita, piamente, que a felicidade está no POPULISMO .



 


TAXA DE INVESTIMENTO

Se a sociedade brasileira manifestasse algum apreço pelos números, já seria o bastante para entender que a TAXA DE INVESTIMENTO, por motivos POPULISTAS, vem caindo, sem parar, desde 2013. Como o crescimento do PIB de qualquer país depende, direta e umbilicalmente, da TAXA DE INVESTIMENTO, não há como ser OTIMISTA no Brasil. 

Atenção: o aumento da Taxa de Investimento no Brasil depende de boas e profundas REFORMAS. Sem elas não há como almejar algum desenvolvimento de longo prazo. Sem REFORMAS, insisto, é melhor esquecer. 

Como se vê, a cadeia produtiva brasileira entrou numa ESPIRAL NEGATIVA. Virou uma ESPIRAL IMPRODUTIVA, levando tudo de roldão.
 



Leia mais

09 mar 2017

PROTESTOS POR MAIS CRISES


CRISES TAMANHO GG

Em vários editoriais afirmei, com provas incontestáveis, que enquanto alguns poucos se esforçam para tentar vencer todos os tipos de crises, muitos colocam todas as suas forças para:

1- aumentar o tamanho das existentes; e,

2- criar novas, com componentes ainda mais resistentes.  


MAIS CRISE

Mais do que sabido e reconhecido por todos os brasileiros, sem exceção, o nosso empobrecido país está enfrentando a maior crise econômica da sua história. Isto é FATO. INEGÁVEL, portanto. Pois, por incrível que possa parecer, muita gente está indo às ruas, como aconteceu ontem, DIA DA MULHER, para pedir MAIS CRISE. Pode?  


DECEPCIONADO

Aliás, falando em DIA DA MULHER confesso que fiquei bastante decepcionado ao perceber que as mulheres dotadas de mais inteligência e/ou discernimento, que poderiam se pronunciar, usando apenas a LÓGICA DO RACIOCÍNIO para esclarecer o que significa -DIREITOS IGUAIS- para todos, preferiram ficar na zona de conforto, recebendo apenas cumprimentos, flores e poemas. 


DIREITOS IGUAIS

Antes de tudo, quem acompanha o Ponto Crítico é testemunha, que sempre propus que -DIREITOS IGUAIS- deve existir para todos, independente de sexo, cor estado civil, etc. Como tal deve ser aplicado, por exemplo, para a nossa falida PREVIDÊNCIA. Falo da PREVIDÊNCIA porque a reforma proposta foi alvo de protestos em vários pontos do país. 


TÁBUA ATUARIAL

Ora, para quem ainda não sabe, a PREVIDÊNCIA de qualquer lugar do mundo, para estabelecer suas regras precisa observar com todo o cuidado o que informa a TÁBUA ATUARIAL, que investiga, cientificamente, a expectativa de vida da população. 


SETE ANOS MAIS

Pois, para felicidade geral, no Brasil, segundo informa a nossa TÁBUA ATUARIAL, as mulheres vivem, em média, SETE ANOS mais dos que homens. E mesmo assim, as mulheres se aposentam CINCO ANOS antes do que os homens. Pode? 


CINCO ANOS MAIS

Sendo assim, o que se poderia esperar das mulheres inteligentes e preparadas, quanto ao que diz a nossa TÁBUA ATUARIAL? A resposta, de quem exige DIREITOS IGUAIS PARA TODOS seria, no mínimo, que a IDADE PARA SE APOSENTAR deveria ser PARA TODOS (homens e mulheres).

Entretanto, se a resposta fosse baseada no princípio da JUSTIÇA, certamente as mulheres deveriam exigir APOSENTADORIA com IDADE CINCO ANOS maior do que os homens.   


GANHAR MENOS?

A propósito, as mulheres que alegam ganhar menos do que os homens sugiro que façam melhor as contas: pesem o quanto representa o custo de poder se aposentar CINCO ANOS ANTES. Somem também outras vantagens, como o período de maternidade. Verão, certamente, que nem sempre ganham menos.  



Leia mais

08 mar 2017

OS MARAVILHOSOS PIBs PETISTAS


PIBs NEGATIVOS

Ontem, mais do que sabido, o IBGE informou o resultado do PIB brasileiro, referente ao ano de 2016. E, para confirmar a estupidez que impera na grande maioria dos meios de comunicação, nenhum periódico apontou as verdadeiras CAUSAS que levaram ao desastroso desempenho de 3,6% negativos, depois de uma queda de 3,8% em 2015.


ESCLARECIMENTO

A título de esclarecimento, como determina a Carta de Princípios do PENSAR+, volto a afirmar que a COLHEITA é mera consequência do PLANTIO. Mesmo admitindo que ao longo da safra obstáculos se coloquem no caminho, que até podem levar a um resultado frustrado, é sempre possível administrar boa parte dos riscos da atividade.


CAUSA

Pois, no caso do nosso PIB, especificamente no período 2010/2016, a CAUSA desse sucessivo e estrondoso fracasso se deu, para valer, a partir do momento em que o Brasil adotou a Matriz Econômica Bolivariana-Petista. Vale lembrar que tal Matriz foi  implementada com determinação pela ex-presidente Dilma Neocomunista Rousseff, e operada com grande competência, pela equipe liderada pelo magnífico economista Guido Mantega. 


OBJETIVO PETISTA

É preciso também deixar bem claro que se equivoca, e muito, quem imagina que só a incompetência pode levar a resultados tão negativos por muito tempo. Esta lógica só seria cabível se o PIB negativo aparecesse em um ou dois exercícios. Já quando o desastre, além de enorme, se renova ano após ano de forma dramática, aí se trata de perseguição de um OBJETIVO. OBJETIVO PETISTA DE DESTRUIÇÃO ECONÔMICA! 


SEM SURPRESA

Outro ponto que precisa ser esclarecido é que o número negativo (-3,6) divulgado pelo IBGE, não pode ser visto como surpresa, como a mídia sensacionalista resolveu mostrar. Além de ser passado, pois o ano de 2016 encerrou faz dois meses e poucos dias, tanto o IBGE, quanto o Banco Central e o próprio mercado (via Boletim Focus) já vinham informando, sistematicamente, o quanto a nossa economia vinha sendo destruída.   


PIOR DO MUNDO

Não é por nada, portanto, que o Brasil foi o único entre 45 países que apresentou queda do PIB em 2016, como bem informa o ranking da revista britânica The Economist. O nosso pobre país ficou atrás da Grécia, que apresentou crescimento de 0,3%. Pode?


SOFRÍVEL

No Brasil, todos os SETORES ECONÔMICOS -PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO apresentaram taxas negativas sofríveis. Pois, mesmo assim, é bom que se diga que temos algo muito salutar para festejar neste momento: a trajetória do caos foi interrompida com o Impeachment da neocomunista Dilma Rousseff. Ufa.

Digo interrompida, pois a melhora do desempenho depende das REFORMAS. Ouviram bem? REFORMAS!!!



Leia mais

07 mar 2017

A REFORMA PELA VIA DA REVOLUÇÃO


DISTRAÇÃO

Enquanto a sociedade brasileira enaltece, com razão, o desenvolvimento da Lava-Jato, exigindo a prisão dos bandidos envolvidos nos mais diversos atos de corrupção, os ocupantes do setor público do país aproveitam a distração para engordar, de forma descomunal, os indecentes PRIVILÉGIOS que os mesmos lhes conferem sem qualquer cerimônia.

 


REDUZIDA A PÓ

Pois, se a ação (interminável) dos CORRUPTOS já deixou você, leitor, muito revoltado, então a sua raiva será multiplicada por dez ao saber o quanto é obrigado a pagar para atender aos insaciáveis desejos (PRIVILÉGIOS) conferidos, constantemente,  às mais diversas categorias de servidores públicos. O tamanho desta conta, além de absurdamente injusta, faz com que o montante da ROUBALHEIRA seja vista como insignificante. Ou reduzida a pó.


SIMPLES ASSIM

Como a quase totalidade dos PRIVILÉGIOS concedidos ficam para todo o sempre protegidos por Cláusulas Pétreas, a possibilidade dos mesmos virem a ser extintos é simplesmente igual a ZERO. Isto significa, claramente, que, o DIREITO ADQUIRIDO dos privilegiados corresponde, integralmente, ao DEVER IMPOSTO aos pagadores de impostos. As Cláusulas Pétreas atendem aos RECEBEDORES  e aos PAGADORES. Simples assim. 


REVOLUÇÃO FRANCESA

Ora, considerando que o acúmulo dos PRIVILÉGIOS, que não param de aumentar, chegou a um valor tal, onde o CAIXA da União, Estados e Municípios já não têm como suportar sem que haja um vigoroso aumento de impostos, a única saída que existe com o poder de estancar a safadeza é fazer uma REVOLUÇÃO. Até porque, como informei acima, Cláusulas Pétreas não são passíveis de reforma. 


PAGAR E PAGAR

Em não havendo uma REVOLUÇÃO,  que tenha como propósito redefinir os DIREITOS ADQUIRIDOS e a eliminação das Cláusulas Pétreas, o que nos resta é PAGAR, PAGAR E PAGAR. Os leitores até podem ficar indignados e sair gritando dizendo que são bobos e outras coisas do gênero. Mas, no frigir dos ovos precisam saber que serão obrigados a PAGAR pelos PRIVILÉGIOS conferidos à turma da PRIMEIRA CLASSE.  


CABÍVEIS NO ORÇAMENTO

REAFIRMO: se os -DIREITOS ADQUIRIDOS fossem passíveis de reforma, certamente que estaríamos diante da MÃE DE TODAS AS REFORMAS. Como não há esta possibilidade, o que nos resta é partir para a REVOLUÇÃO. Ou existe outra forma??? 



Leia mais

06 mar 2017

O GRANDE PRODUTOR DE CRISES


AO GOSTO E AO BOLSO

A exemplo do que acontece com as fábricas de automóveis, que produzem veículos de marcas e modelos diferentes, além de customizar, de acordo com cada bolso e gosto de seus clientes, as cores e acessórios opcionais, o Estado brasileiro, em todos os seus níveis, é capaz de produzir CRISES de todos os tipos e tamanhos, todas ao gosto da ideologia de seus governantes. 


CARTILHA DO FORO DE SÃO PAULO

A CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA, que espalhou desgraça por todos os cantos do país, nada mais é do que a mais nova prova do quanto o Estado é capaz. A diferença desta para todas as crises anteriores é que o PT já começou a governar o Brasil, em 2002, obedecendo à risca a Cartilha originada do projeto cuidadosamente desenvolvido no Laboratório da organização CORRUPTO-COMUNISTA denominada Foro de São Paulo.

 


PERFUME SEDUTOR

Não por acaso, portanto, que a consequência, ou o produto final, entregue ao povo brasileiro em forma e conteúdo de CRISE ECONÔMICA, é praticamente igual em todos os países latino-americanos liderados pelos governantes neocomunistas. O mais curioso é que em todos esses ambientes os clientes (povo) se deixaram levar pelo perfume sedutor exalado pelo mais puro POPULISMO e ASSISTENCIALISMO.  


OBSTÁCULOS

Vejam que a obra de engenharia, que projetou e executou o DESMANCHE da economia brasileira, é mais do que primorosa. Para impedir que a trajetória da destruição seja interrompida, em caso de eventuais insucessos eleitorais, a ordem é colocar o máximo de obstáculos para impedir ou dificultar qualquer mudança de rumo que venha a ser proposta por governantes que não tem a mesma cabeça ideológica do atraso.  


MENTIRAS DESLAVADAS

Isto ficou muito claro e transparente depois do Impeachment da péssima Dilma Neocomunista/Mentirosa Rousseff. Basta ver o papel que as mais diversas Corporações e Sindicatos estão desempenhando para impedir as REFORMAS da Previdência e Trabalhista. Com mentiras deslavadas, porém sedutoras, os brasileiros estão sendo levados a acreditar que estas REFORMAS só tem um propósito:  piorar a vida do povo. Pode?  


AULA DE MATEMÁTICA

Como o momento exige o máximo de explicações decentes, do tipo que convença, definitivamente, os indecisos quanto a mais do que necessária REFORMA DA PREVIDÊNCIA, sugiro a leitura da AULA DE MATEMÁTICA desenvolvida pelo incansável pensador Ricardo Bergamini. Eis:

A previdência é uma distorção de longa data no Brasil, mas 80% das aberrações ocorrem no RPPS (servidores públicos) haja vista a constatação abaixo:

- RGPS (INSS) trabalhadores de segunda classe, das empresas privadas (déficit per capita por participante de R$ 1.372,76).

- RPPS trabalhadores de primeira classe, servidores públicos federal, estadual e municipal (déficit per capita por participante de R$ 12.877,55).

Um aluno de primeiro grau com certeza não terá dúvida que o RPPS (SERVIDOR PÚBLICO) é 9,38 vezes mais grave do que RGPS (INSS).


PREMISSAS BÁSICAS

A nossa análise será sobre o RPPS sem utilizar valores, visto que o problema da previdência social está no desequilíbrio do quantitativo entre ativos e inativos, e não nos salários dos participantes.

Premissas básicas para análise do RPPS dos servidores públicos federais:

- Em dezembro 2015 existiam 1.310.715 servidores federais ativos (civis, militares e intergovernamentais*).

- Em dezembro 2015 existiam 1.031.375 servidores federais inativos (civis, militares e intergovernamentais*)

- Em função dos direitos adquiridos, cláusula pétrea da Constituição, jamais poderá ser reduzido o seu quantitativo, da forma como ocorre nos ajustes da iniciativa privada.

- Os salários dos inativos são sempre iguais aos dos ativos.

- Há uma contribuição para o RPPS de 11% da parte dos empregados e de 22% da parte patronal (União).

Para facilitar o raciocínio matemático da análise vamos hipoteticamente atribuir uma remuneração de R$ 1,00 para todos.

Em vista do acima exposto o custo com ativos seria de R$ 1.310.715,00 e com inativos de R$ 1.031.375,00. Sendo a contribuição dos servidores ativos de 11,00% o fundo receberia R$ 144.178,65 da parte contributiva dos empregados ativos e sendo a parte patronal de 22% o fundo receberia R$ 288.357,30, totalizando R$ 432.535,95, sendo o custo com inativos da ordem de R$ 1.031.375,00 gerou um déficit previdenciário da ordem R$ 598.839,05 cobertos com as fontes de financiamentos (COFINS e CSSL) que são uma das maiores aberrações e excrescências econômicas e desumanas já conhecidas, visto que essas contribuições atingem todos os brasileiros de forma generalizada, mesmos os que não fazem parte do grupo coberto pela previdência, tais como: os desempregados e os empregados informais sem carteira de trabalho assinada, contingente composto de quase a metade da população economicamente ativa. Esses grupos de excluídos estão pagando para uma festa da qual jamais serão convidados a participar.

Conclusão: Se todos os 2.342.090 participantes do RPPS federal (ativos e inativos) recebessem R$ 1,00 de salário haveria um déficit da ordem R$ 598.839,05, assim sendo fica provado que a previdência não tem nenhuma relação com o valor dos salários dos participantes, mas sim com o equilíbrio entre o quantitativo de ativos e inativos.

Notas:

Em relação ao RPPS dos estados e municípios o raciocínio é o mesmo. O que muda é o índice entre ativos/inativos, onde:

1- no federal é de 1,27 ativos para 1,00 inativo; e,

2- nos estados e municípios é de 1,88 ativos para 1,00 inativo.



Leia mais

03 mar 2017

NÃO SE DEIXEM LEVAR PELOS MAUS BRASILEIROS


LAVA JATO E REFORMAS

Se por um lado o povo brasileiro vai acompanhando, com enorme interesse, o hercúleo e patriótico trabalho que vem sendo realizado pelo juiz Sérgio Moro e seus colaboradores, na -interminável- série de delações, que comprovam a clara relação que existe, desde sempre, entre CORRUPTOS E CORRUPTORES do nosso imenso país, por outro não pode desgrudar os olhos do Congresso Nacional, que tem a incumbência de analisar e votar as inadiáveis REFORMAS  -PREVIDENCIÁRIA e TRABALHISTA.


GROSSAS MENTIRAS

O que chama a atenção quanto aos projetos de REFORMAS da Previdência e Trabalhista é a estratégia que as mais diversas corporações e/ou sindicatos estão adotando, todas de forma muito organizada, para minar  a opinião pública com informações carregadas de grossas mentiras. 


CONTEÚDOS

Em todos os conteúdos mentirosos que vem sendo publicados, o que mais se vê, lê e ouve é que nem a PREVIDÊNCIA nem a CLT devem sofrer mudanças, pois todas as propostas só têm um objetivo: atingir os sagrados DIREITOS DOS APOSENTADOS E TRABALHADORES.  


INJUSTIÇA INTACTA

O interessante é que estes maus brasileiros mantém intactas a GRANDE INJUSTIÇA PREVIDENCIÁRIA E TRABALHISTA, que garante a existência clara e inequívoca de duas classes de brasileiros: a PRIMEIRA CLASSE, composta por servidores públicos, beneficiados por extensos e inconcebíveis PRIVILÉGIOS; e a SEGUNDA CLASSE, cujo DEVER é pagar a conta dos apaniguados. 


NÚMEROS OFICIAIS

Mais interessante ainda é que as corporações e/ou sindicatos ignoram, por puro interesse, o que informam os NÚMEROS OFICIAIS, que provam, por A+B, o quanto os gastos com a PREVIDÊNCIA SOCIAL, que compõe as DUAS CLASSES DE BRASILEIROS, são responsáveis pelo altíssimo ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS. O que, por si só, escancara o quanto de INJUSTIÇA SOCIAL vigora no nosso pobre país.  


ROMBO EM 2016

Volto a lembrar, com a mais absoluta convicção e todas as provas, que o ROMBO promovido pelas aposentadorias e pensões do setor privado (SEGUNDA CLASSE) e do público (PRIMEIRA CLASSE), apenas da União, totalizou  R$ 264,3 bilhões, em 2016. Que tal? 


COMPARTILHEM

Peço encarecidamente, portanto, que não se deixem levar por informações absurdas e mal intencionadas que normalmente vão embrulhadas em papel de seda perfumado. A verdade nua e crua está nos números, que provam a INJUSTIÇA SOCIAL que impera no nosso país. Compartilhem a verdade ao máximo, meus caros. Digam alto e bom som: SEM UMA REFORMA DECENTE o ROMBO NÃO VAI PARAR DE CRESCER!



Leia mais