Artigos

01 abr 2018

A VOZ ROUCA DAS REDES SOCIAIS


REDES SOCIAIS

Antes de tudo faço aqui uma revelação: sou fã incondicional das Redes Sociais. De todas elas, ainda que seja mais adepto das REDES DE RELACIONAMENTO, como é o caso do Facebook e do Twitter, onde leio, posto comentários, curto e compartilho.


MAIOR REDE DE COMUNICAÇÃO DO PLANETA

Criadas no fértil ambiente da Tecnologia da Informação, e desenvolvidas a partir da Internet (Rede Mundial de Computadores), as REDES SOCIAIS se transformaram, em curto espaço de tempo, na maior REDE DE COMUNICAÇÃO do planeta.


TOTAL LIBERDADE

Hoje, como se percebe com clareza absoluta, qualquer pessoa, COM TOTAL LIBERDADE e de forma imediata (on-line, e/ou real-time-, independente de nacionalidade, sexo, cor, religião) escreve, lê, ouve ou diz aquilo que bem entende, na hora que bem entende. Simples assim.


REGISTRO

Aliás, vale aqui um importante registro: a importância das Redes Sociais é de tal ordem que os próprios meios de comunicação (jornais, emissoras de rádio e televisão), sem exceção, já perceberam que correm sério risco de sumirem do mapa caso as ignorem.


WHATSAPP E APLICATIVOS

Pois, da mesma forma como aprecio, e muito, as Redes Sociais, também sou fã incondicional, tanto do WHATSAPP quanto dos APLICATIVOS. Aliás, quanto mais faço uso destas importantes e revolucionárias ferramentas, mais fico me perguntando como foi possível viver tanto tempo sem elas.


SEM MODERAÇÃO

Resolvi abrir o mês de abril revelando o meu grande apreço pelas Redes Sociais, pelo WhatsApp e pelos Aplicativos, porque amanhã, DIA DE 3 DE ABRIL, independente do clamor vindo da VOZ ROUCA DAS RUAS, este importantes instrumentos serão indispensáveis para engrossar o CORO DAS MANIFESTAÇÕES dos brasileiros decentes, que clamam por um mínimo de JUSTIÇA.

O meu apelo é que façam uso TOTAL E INDISCRIMINADO de todos estes meios. SEM MODERAÇÃO!



Leia mais

29 mar 2018

BRASIL: UM PAÍS SUI GENERIS


PRISÕES

Hoje cedo, a Polícia Federal, em operação autorizada pelo ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, prendeu o advogado José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer; o empresário Antônio Celso Greco, dono da empresa Rodrimar, que opera no porto de Santos; o ex-coronel da Polícia Militar de SP, João Batista Lima; o ex-ministro da Agricultura do governo Lula, Wagner Rossi e seu auxiliar,  Milton Ortolan. 

 


CURIOSO

O que mais chama a atenção é que nenhum dos presos acima informados é réu e muito menos condenado, ao contrário do safado ex-presidente Lula, que mesmo depois de ter sido condenado em 1ª e 2ª Instâncias, com pena definida em 12 anos e 1 mês de reclusão, continua livre, leve e solto. Pode?


PRENDE E SOLTA

Pois, enquanto o ministro Barroso toma a decisão de mandar prender, o seu colega do STF, ministro Dias Toffoli, decide soltar, como aconteceu ontem quando resolveu mandar para casa dois deputados presos: Paulo Maluf e Jorge Picciani, ex-presidente da Alerj. Que tal?  


CONDESCENDÊNCIA

Para demonstrar o quanto estava tomado por um forte sentimento de condescendência com condenados, Toffoli foi mais além: achou por bem, por liminar, afastar a inelegibilidade do ex-senador Demóstenes Torres e abrir caminho para que ele concorra nas próximas eleições.  Incrível, não?


NO MESMO MOMENTO

Isto tudo, gente, poucos dias após a estúpida, nojenta e inexplicável decisão tomada pelo pleno do STF, ao conceder um SALVO-CONDUTO ao maior bandido do país, ou mesmo do planeta. Decisão esta, aliás, que deixou a grande maioria dos brasileiros revoltada e indignada.  


SUI GENERIS

Ora, diante de tanta desfaçatez e/ou decisões conflitantes, o nosso Brasil passa a ser visto, no mundo todo, como um país realmente SUI GENERIS, onde o mesmo STF que impede que um condenado seja preso é o mesmo que manda prender quem não é réu nem condenado. Pode?

Só por aí o povo tem motivos de sobra para SAIR ÀS RUAS no dia 3 de abril. É chegada a hora de mostrar o quanto reprova as atitudes da Corte Suprema. 



Leia mais

28 mar 2018

NÃO PODEMOS PERDER O FOCO


REVOLTA E INDIGNAÇÃO

Enquanto os ministros do STF, como se vivessem em outro país, aproveitam o longo período de descanso que  concederam a si próprios sem o menor constrangimento, até o dia 4 de abril, cada vez mais a avassaladora maioria de brasileiros reage a esta nojenta mordomia com mais revolta e indignação.  


PROPORCIONAL

Indignação, aliás, devidamente proporcional ao tamanho da vontade que o STF demonstra para impedir que o maior bandido do Brasil, quiçá do mundo, já condenado em 1ª Instância e recondenado em 2ª Instância, venha a ser preso.


AMEAÇAS

Vejam que nestes últimos dois ou três dias, com o propósito claro e evidente de tirar o foco da importante pretensão dos milhões de brasileiros que exigem a prisão de bandidos, notoriamente o Lula, eis que o ministro Facchin, assim do nada, declarou, em entrevista concedida ao jornalista Roberto D'Ávila, que ele e sua família estão sofrendo ameaças.


TEMA EXCLUSIVO

Ora, este tipo de estratégia sabidamente só interessa, e muito, à mídia sensacionalista. Com isto, simplesmente passa a ignorar tudo que de mais importante acontece neste triste momento que o Brasil vive, desviando o foco para as AMEAÇAS AO MINISTRO DO STF, exigindo que as autoridades tratem da devida apuração.


ÔNIBUS

Pois, aproveitando a deixa, com o mesmo propósito de tentar tirar o foco das manifestações prometidas para o dia 3 de abril, motivada pela decisão estapafúrdia do STF ao conceder o SALVO CONDUTO ao condenado Lula, eis que os mais costumeiros arruaceiros que compõe a CARAVANA DO ATRASO, capitaneada pelo bandido-mor, veio a público para denunciar que um dos seus ônibus  foi atacado a tiros.


ESPECIALISTAS

Como a turma que encabeça a Caravana do Atraso jamais escondeu o quanto estimula, incentiva e/ou pratica a violência, tudo leva a crer que este ato lamentável pode ter sido bolado pelos seus líderes. Afinal, é inegável que a grande especialidade desta turma é a prática de vandalismo e/ou atos de terrorismo, como invasões de todos os tipos e queima de laboratórios, não?


FOCO TOTAL NO DIA 3 DE ABRIL

Portanto, a ordem é não perder o foco. As nossas energias devem estar totalmente voltadas para o protesto diário nas redes sociais e a mega manifestação de rua no próximo dia 3 de abril. Nada, neste grave mas esperançoso momento, pode tirar a nossa atenção.



Leia mais

27 mar 2018

A VOLTA DA VOZ ROUCA DAS RUAS!


VOLTA ÀS RUAS

Por tudo que aconteceu nesses últimos dias no nosso empobrecido Brasil, o que mais impõe é a imediata e barulhenta VOLTA DO POVO ÀS RUAS, com o firme compromisso de exigir que impere um mínimo de justiça no nosso país.


MEGA MANIFESTAÇÃO

Pelo que vejo, e leio, nas redes sociais, uma MEGA MANIFESTAÇÃO já está programada para o dia 3 de abril, véspera do julgamento do Habeas Nojentous Corpus do maior bandido do universo. Tudo porque os suspeitos ministros do STF sinalizaram, na semana passada, uma clara vontade de livrar o grande safado da prisão.


SEM DAR MOLE

Se das vezes anteriores em que A VOZ ROUCA DAS RUAS foi ouvida, o efeito, ainda que positivo, foi menor do que o necessário. Desta vez o povo brasileiro não pode dar mole. Mesmo levando em conta que neste momento muita coisa esteja conspirando a favor, a presença maciça nas ruas de todo o Brasil é absolutamente necessária.


CONDENAÇÃO

Os ministros do STF precisam ser alertados de que as instâncias inferiores da Justiça, notadamente pelo TRF4 em 2ª Instância, fizeram o seu papel, que resultou na condenação, por unanimidade, do criminoso Lula, em pena de 12 anos e 1 mês de prisão.


AJUDA

Pois, no momento em que o TRF4, mais uma vez por unanimidade, rejeitou o recurso da defesa do larápio, a sociedade brasileira ainda foi brindada com a disponibilização, pela Netflix, da 1ª Temporada da Série -O MECANISMO-; e, ontem à noite, com a gloriosa e oportuna entrevista do brilhante juiz Sérgio Moro no programa RODA VIVA.


VOZ ROUCA DO POVO

Ora, diante de tanta coisa que está acontecendo para mostrar, escancarar e comprovar o quanto alguns poucos estão fazendo o possível para livrar o nosso Brasil desta imensa e corrosiva CORRUPÇÃO,  é chegado o momento do povo se MANIFESTAR COM FORÇA E DETERMINAÇÃO. PARA VALER! 

O Brasil não pode ficar dependendo apenas de alguns poucos heróis. É chegada a hora de todos os heróis saírem às ruas para que todos ouçam a VOZ ROUCA DO POVO.



Leia mais

26 mar 2018

O MECANISMO


PRIMEIRA TEMPORADA

Dediquei parte deste sábado e domingo para assistir, na Netflix, os oito capítulos da 1ª Temporada da Série -O MECANISMO-, que mostra o passo a passo do desenvolvimento da Operação Lava Jato até às vésperas da prisão do empreiteiro Marcelo Odebrecht, que deverá abrir a próxima Temporada. 


APAIXONADOS PELO BANDIDO

Esta importante Série da Netflix chega no momento mais oportuno. Justamente na hora em que o povo brasileiro está no seu mais alto grau de indignação, motivada pela nojenta atitude tomada pela imensa maioria dos suspeitíssimos ministros da Corte Suprema, que na semana passada escancararam o quanto estão apaixonados pelo bandido número um do Brasil.   


ÓDIO E REVOLTA

Pois, a cada capítulo que assistia, mais o meu estômago ficava embrulhado. Por mais que tivesse conhecimento de tudo que a Operação Lava Jato revelou ao longo desses QUATRO ANOS, o fato é que o impacto que a Série provoca em POUCAS HORAS é algo que não mexe apenas com o estômago: gera muito ódio e revolta.  


RECOMENDO

Recomendo  aos leitores que não deixem de assistir -O MECANISMO-. Mais: estou convencido de que vão querer devorar, de uma só sentada, todos os oito capítulos desta 1ª Temporada. Mais: estou certo de que vão querer que José Padilha trate de disponibilizar o quanto antes a próxima Temporada, quando Marcelo Odebrecht será preso.   


ORIGEM DA CORRUPÇÃO

Ficou ótima a passagem em que o bandido que presidia a Transpetro disse aos agentes da PF e do MPF que a CORRUPÇÃO no Brasil teve início em 1808, quando da chegada da Família Real ao Brasil.  Naquela oportunidade, o comerciante português Elias Antônio Lopes, então proprietário da Quinta da Boa Vista, resolveu doar a sua propriedade a D. João VI, que decidiu transformá-la na residência real.


ELIAS ANTÔNIO LOPES

Pois, para quem gosta de história, a atitude de Elias Antônio Lopes foi o primeiro ato de corrupção que o Brasil registrou. Em -gratidão- D. João VI concedeu ao doador a Ordem Militar de Cristo e o nomeou tabelião e escrivão da Vila de Parati.
Mais: em 1810, Elias Lopes foi sagrado cavaleiro da Casa Real e agraciado alcaide-mor e senhor perpétuo da Vila de São José Del-Rei. Depois foi nomeado corretor e provedor da Casa de Seguros da Corte. Por fim, responsável pela arrecadação de impostos em várias localidades. Que tal?


 



Leia mais

23 mar 2018

SALVO-CONDUTO COM CHEIRO DE INDULTO


SALVO-CONDUTO

Com o salvo-conduto concedido -sob medida- pela maioria dos ministros do  STF, o condenado Lula, que já é tido como o maior bandido do Brasil, obteve a privilegiada proteção que confere o direito de poder circular livremente sem correr o risco de ser preso ou impedido. Que tal?


RETRIBUIÇÃO

Aqui entre nós: a decisão tomada, ontem, pela maioria dos ministros do STF, não pode ser vista como algo surpreendente. Até porque este péssimo e nojento sistema de escolha, indicação e/ou aprovação de quem quer que seja para ocupar um cargo público, propõe o entendimento geral de que a retribuição pelo gesto é uma questão de tempo e oportunidade. 


INDULTO

Pois, na condição de cidadão -indignado e revoltado-, fiquei com sensação de que o salvo-conduto tirado do forno pelos cozinheiros do STF exalava um forte cheiro de INDULTO, ou ATO DE CLEMÊNCIA ao já condenado Lula.


CHEIRO DA IMPUNIDADE

Sei, perfeitamente, que o SALVO-CONDUTO tem prazo de duração até o dia 4 de abril (?), data que o STF marcou para julgar a liminar que impede a prisão do larápio. Ainda assim não posso negar o que o meu olfato acusou, ou seja  o forte e muito conhecido CHEIRO DA IMPUNIDADE. A ver...


ESTADO TERMINAL

O fato é que os brasileiros decentes, que ainda cultivavam a ESPERANÇA DE UMA BRASIL MELHOR, foram dormir (se é que conseguiram) com a sensação de que a mesma está em ESTADO TERMINAL, sem direito sequer à extrema-unção.


STF, UMA VISÃO DO INFERNO

Aliás, como bem escreve o pensador Percival Puggina, neste artigo que leva o título -STF, UMA VISÃO DO INFERNO-. Eis: 

Não, três vezes não! Eles não farão um Brasil à sua hedionda imagem e semelhança.

Nesta noite de 22 de março, enquanto escrevo, sinto o coração apertado. Sei que, neste momento, os ratos se regozijam nos porões do submundo e os grandes abutres festejam nas iluminadas coberturas do poder. Aos olhos escandalizados da nação, o STF testemunhou contra si mesmo. Falou aos trancos com o “humanitário” Gilmar Mendes. Soprou vaidade e ironia matreira com Marco Aurélio Mello. Tartamudeou e olhou assustado com Rosa Weber. Perdeu resquícios de pudor militante e se fantasiou de amor ao próximo com Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. Deu razão a Saulo Ramos com os floreios monocórdios de Celso de Mello.

Enquanto confessavam suas culpas e exaltavam a impunidade, viralizava o crime, a corrupção e o pandemônio moral. Suas palavras nos aprisionavam ainda mais, corroendo esperanças que juízes de verdade haviam plantado em nossas almas. Acabamos o dia numa cidadania vã, sugados feito bagaço, desprovidos de qualquer poder e capturados pelo mecanismo que nos tomou como servos submissos, pagadores das contas que não cessam de nos impor. Ironicamente, queriam convencer-nos de que era tudo para o nosso bem! Ora, isso é tão ridículo que não prosperará!

Reconheço. Assim como, em Cuba, tive medo do Estado, esta tarde tive medo aqui. Medo de também nos tomarem a esperança. Senti a dormência de sua perda e me lembrei das palavras lidas por Dante no sinistro portal do Inferno: “Por mim se vai a cidade dolente; por mim se vai a eterna dor; por mim se vai a perdida gente...”. E, ao fim do verso, a sentença terrível que, há sete séculos, ecoa com letras escuras nas horas sombrias: “Lasciate ogni speranza voi ch’entrate” (Deixai toda esperança, vós que entrais).

Não exagero, leitor amigo. Ali estava, mesmo, o portal do Averno, do Inframundo. Cinco dos sete pecados capitais eram encenados por uma tribo de togas. Os dardos da ira cruzavam o salão como tiroteio na favela. A soberba se refestelava na própria voz. Ah, o poder sem freios! A inveja se esbaforia entre duas malquerenças: a do brilho e a da altivez. A preguiça, sim ela, fez parar a sessão às 18 horas da tarde; ela mesma admitiu as férias pascais. A avareza fremia de cupidez, olhos postos nos bilhões em honorários que se derramarão para a imediata soltura de milhares de criminosos endinheirados, já cumprindo pena de prisão por condenação em segunda instância. São sentenciados cujas condenações extinguiram completamente a presunção de inocência, mas em relação às quais não se completou – e talvez não se complete jamais – o rito do trânsito em julgado. Ao menos enquanto houver talão de cheques com fundos suficientes para puxar os cordéis da impunidade.

Todavia, não! Este é o país de Bonifácio, de Pedro II, de Nabuco, de Caxias! Esse STF fala por si e haverá de passar! Os corruptos não nos convencem nem nos vencem. Trouxeram-nos às portas do Inferno. Exibiram-nos o portal de Dante. Que entrem sozinhos. Perseveraremos.



Leia mais