Artigos

14 mar 2018

A ESPERANÇA ASSASSINADA


REVELAÇÃO DESTRUIDORA

No início desta semana, mais precisamente na 2ª feira, 12, o deputado Artur Maia, relator do projeto da REFORMA DA PREVIDÊNCIA, fez uma revelação do tipo que destrói por completo as já parcas  ESPERANÇAS de quem clama por justiça e honestidade no nosso pobre Brasil.


DEMONIZADO

Disse ele, Artur Maia, que o TEXTO ORIGINAL da REFORMA DA PREVIDÊNCIA, que foi submetido ao Congresso, no final de 2016, era "duro demais para ser aprovado". Mais: "Por ser um texto muito duro, a oposição demonizou todo o projeto". 


NEM OS DÉFICITS MUDAM A CABEÇA DOS DEPUTADOS

Como se vê, com total claridade, nem mesmo o escandaloso e sempre crescente DÉFICIT das duas Previdências (uma, que atende os servidores, ou PRIMEIRA CLASSE DE BRASILEIRO; outra, que serve aos demais brasileiros, que formam a vagabunda SEGUNDA CLASSE) é capaz de fazer a cabeça dos REPRESENTANTES do povo, altamente injustiçado.


PRÓXIMO GOVERNO

O que mais me preocupa é que ouço todos os dias, por todos os cantos, que a REFORMA DA PREVIDÊNCIA vai ficar para o próximo governo. Ora, se diante da imensa crise, que levou o Brasil a ser rebaixado várias vezes pelas agências de avaliação de risco, os deputados se recusaram em aprovar uma -MUTILADA- REFORMA DA PREVIDÊNCIA, isto me faz concluir que o próximo governo também não terá como aprovar o TEXTO ORIGINAL, que, diga-se de passagem, é considerado tímido.


ESPERANÇA MORTA

Este estado de coisas, onde os políticos são altamente influenciados pelas corporações, me levam a afirmar, sem qualquer ponta de emoção, que a ESPERANÇA, que o ditado popular diz ser a ÚLTIMA QUE MORRE, no nosso empobrecido Brasil ela já foi ASSASSINADA. Está morta e enterrada faz tempo.


NEM O ROMBO FISCAL NEM A INJUSTIÇA SOCIAL

Volto a afirmar: a nossa PREVIDÊNCIA SOCIAL, independentemente de estar dividida em duas, onde poucos recebem muito e muitos recebem pouco, é altamente DEFICITÁRIA.

Mais: além de causar danos FISCAIS terríveis, porque os rombos, sempre crescentes são financiados por impostos (pagos por todos) e por aumento constante do endividamento público, a Previdência Social se mostra como a MAIS INJUSTA do mundo. Ou seja, nem o ROMBO FISCAL nem a INJUSTIÇA SOCIAL conseguem mexer com a cabeça dos deputados. Pode?



Leia mais

13 mar 2018

O IMPERDÍVEL -FÓRUM DA LIBERDADE-


FÓRUM DA LIBERDADE

O programa da 31ª Edição do Fórum da Liberdade, que será realizado nos dias 09 e 10 de abril, em Porto Alegre, RS, tem conteúdo de sobra para tornar este evento de grande valia para todos os brasileiros que estão exigindo mudanças que façam do nosso Brasil um país decente e capaz de se desenvolver.


POR TODOS OS POROS

Foi com esta salutar impressão que saí, no final desta manhã, da coletiva de imprensa, quando foi detalhada a programação oficial do Fórum da Liberdade.  Sem prejuízo das edições anteriores, esta tem um algo a mais: vai acontecer no momento em que o povo precisa de muita informação e esclarecimento sobre o que é realmente bom e importante para o Brasil, que a partir de agora vai respirar ELEIÇÕES por todos os poros.


PALESTRANTES

Além das participações -confirmadíssimas- de palestrantes de renome, como: Sérgio Moro, Bernardinho e Antonio di Pietro (ex-promotor italiano da operação Mãos Limpas) entre outros que constam no site (www.forumdaliberdade.com.br), o evento também contará com apresentações (não pode ser debate, por força da lei eleitoral) de pré-candidatos à presidência, como: João Amoedo, Ciro Gomes, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro.


ARENA LIBERDADE

A grande novidade desta edição consiste  na Arena da Liberdade. Os participantes que comprarem ingressos VIP terão à sua disposição cinco palestras exclusivas, de 1 hora, com alguns dos principais palestrantes do Fórum, como Antonio di Pietro, Sérgio Moro, Deidre McCloskey, Bernardinho e Theodore Dalrymple. Esta iniciativa propicia forte interação palestrante/público.


NOVA CONSTITUIÇÃO

Entretanto, ainda que tenha gostado de tudo que ouvi, o que mais me alegrou foi a excelente ideia que os organizadores do Fórum da Liberdade tiveram no que diz respeito ao apontar qual CONSTITUIÇÃO O BRASIL PRECISA.  Só o fato haver propostas de inúmeras, e necessárias, reformas  evidencia a falta da estabilidade constitucional no Brasil.


CONSTITUIÇÃO LIBERAL

O Brasil precisa, como tenho referido em inúmeros editoriais, de uma CONSTITUIÇÃO LIBERAL. O argumento, para tanto, é exemplar: uma Constituição para um país livre deve estabelecer os princípios que guiarão o Estado, constituir seus Poderes e atribuir-lhes competência.  Algo para o Brasil do futuro.



Leia mais

12 mar 2018

SOBRETAXAÇÃO DE IMPORTADOS?


ALVOROÇO

A anunciada decisão tomada pelo presidente americano, Donald Trump, de taxar a importação do aço (25%) e do alumínio (10%) gerou um grande alvoroço no mundo todo. Notadamente, pela ordem de volume exportado, na China, Coreia do Sul, Brasil e Alemanha.


UM DOS CAMPEÕES

Pelo que li, e continuo lendo, nos meios de comunicação do nosso empobrecido Brasil, a gritaria dos nossos governantes e dos dirigentes das siderúrgicas -exportadoras- de aço para os EUA, que em 2017 somou 2,6 bilhões de dólares, vejo o quanto os brasileiros não percebem que o Brasil é um dos CAMPEÕES DE SOBRETAXAÇÃO de produtos importados.   


SEM RETALIAÇÃO

Vejam que a decisão tomada pelo presidente Trump nada tem a ver com uma possível retaliação aos países (siderurgias) que serão afetados pela taxação. Nem mesmo ao Brasil, que sabidamente adora sobretaxar importações. 


PREPARADO

Entretanto, nas negociações que se seguirão, visando a redução e/ou isenção da barreira, é bom que o governo brasileiro esteja preparado para ouvir que precisa dar o exemplo, qual seja o de diminuir a taxação dos produtos que o Brasil importa.    


GANÂNCIA DO GOVERNO

Aliás, não é à toa que a TOTALIDADE dos brasileiros que viajam para o exterior, notadamente para os EUA, vão em busca de produtos que aqui no Brasil têm preços considerados proibitivos. A ganância do governo brasileiro é de tal ordem que a compra de três ou quatro produtos sobretaxados cobrem, com folga, o preço da passagem aérea.  


PRODUTOS IMPORTADOS

Em todas as malas e bolsas de turistas brasileiros que retornam dos EUA, indistintamente, se encontram, por exemplo,  PERFUMES, CALÇADOS, MAQUIAGENS E PRODUTOS DE BELEZA, CELULARES, RELÓGIOS, ÓCULOS DE SOL E ELETRÔNICOS. Mais: tanto para consumo quanto para revenda. Que tal?



Leia mais

08 mar 2018

O DESTINO DA ENORME CARGA TRIBUTÁRIA


DESCONHECIMENTO

Pela imensa quantidade de comentários carregados de revolta e indignação, que os brasileiros em geral manifestam a todo momento nas redes sociais sobre tudo que o Estado (União, Estados e Municípios) assume como um DEVER PÚBLICO (sustentado por impostos que a sociedade paga), vê-se, claramente, o total desconhecimento do nosso povo. 


PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

Numa análise rápida que fiz nesses últimos dias percebi que as principais e mais furiosas reclamações que foram  postadas e/ou comentadas, dizem respeito, independente de ordem: ao péssimo estado das rodovias; aos buracos nas ruas;  à falta de água, luz e de capina; e dos lamentáveis e/ou inexistentes serviços públicos (saúde educação segurança). 


RESPOSTAS

Nos espaços destinados à respostas, ou mesmo através dos meios de comunicação, os  governantes, quando se dão ao luxo de dar explicações, repetem sempre a mesma coisa: não há recursos disponíveis ou suficientes para atender as demandas dos reclamantes. 


SEM NOÇÃO

Só por aí fica bem evidente e muito claro o quanto os brasileiros não têm mínima noção do destino que a lei impõe aos governantes para uso dos enormes recursos arrecadados através dos escorchantes impostos. A indignação manifestada (sem o conhecimento da causa) se dá porque a nossa carga tributária é uma das maiores do mundo enquanto os serviços, quando prestados, são da pior qualidade. 


DESTINO

A maioria dos brasileiros, como revelam as pesquisas de opinião, acredita que é a CORRUPÇÃO a grande responsável pelos rombos das conta públicas, aí é que se esconde o enorme desconhecimento. Na real, quem fica com a maior parcela da absurda carga tributária é a FOLHA DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES. Com um agravante descomunal: mais da metade deste imenso valor vai para os bolsos dos APOSENTADOS DO SETOR PÚBLICO.

 


DETALHE

Atenção: da absurda CARGA TRIBUTÁRIA, que se aproxima de  40% do PIB, entre 70% e 80% são religiosamente depositados, mesmo com alguns eventuais atrasos, nas contas bancárias dos SERVIDORES PÚBLICOS - ATIVOS E INATIVOS- todos os meses.

O restante (algo como 20% a 30%) é destinado para  despesas consideradas OBRIGATÓRIAS (por lei). Com um detalhe cruel: nenhuma delas diz respeito às principais demandas que a sociedade reclama nas redes sociais.  

 


TRISTE REALIDADE

Esta é a triste realidade que precisa ser entendida. De novo: o problema não está na falta de dinheiro, como os governantes alegam. Está, isto sim, no uso obrigatório, que precisa ser mudado com REFORMAS. 



Leia mais

08 mar 2018

A HORA DA REFUNDAÇÃO


REFORMAS

Ao longo desses mais de 16 anos de existência do Ponto Critico, como os leitores que me acompanham são testemunhas, o que mais fiz foi defender, aberta e claramente, as inúmeras REFORMAS que levariam o nosso empobrecido Brasil  ao crescimento e desenvolvimento sustentável.


ESTADO DE MELHORA

Entretanto, na medida em que as FINANÇAS PÚBLICAS foram se agravando (desde muito tempo só registram DÉFICITS sempre crescentes), o meu convencimento mudou por completo. Hoje, face ao estrago promovido pelos DIREITOS ADQUIRIDOS, a realização das  REFORMAS não levam à SOLUÇÃO dos nossos problemas. O máximo que elas podem proporcionar é  apenas  uma MELHORA. A cura, não tem como acontecer. 


BOTAR ABAIXO

Para que os leitores entendam as razões que me levaram  acreditar que REFORMAS já não resolvem,  mas apenas proporcionam uma melhora dos problemas, basta que comparem o nosso empobrecido Brasil, assim como muitos Estados e Municípios, com prédios velhos e abandonados, cheios de infiltrações, que por muito tempo ficaram sem receber qualquer manutenção. 


REFUNDAÇÃO

Ora, uma vez constatado, tecnicamente, que as estruturas estão profundamente abaladas e condenadas, sem a mínima possibilidade de garantir a cada dia o mais elevado CUSTO DOS DIREITOS ADQUIRIDOS, o correto é botar tudo abaixo e partir para uma nova construção, ou seja, promover uma efetiva REFUNDAÇÃO. 


PREVIDÊNCIA

Vejam, por exemplo, o caso da PREVIDÊNCIA. Mesmo que fosse possível a aprovação de medidas drásticas e radicais, com o propósito de acabar de vez com o DÉFICIT que as DUAS PREVIDÊNCIAS (uma, do privilegiado setor público; outra, do miserável setor privado), as LEIS PÉTREAS não eliminariam os nojentos PRIVILÉGIOS ADQUIRIDOS. Tais DIREITOS simplesmente estão blindados, ou seja, NENHUM GOVERNANTE TEM O PODER DE MUDAR. 


CURA DEFINITIVA

Como estamos condenados a conviver com o MONSTRENGO DOS DIREITOS ADQUIRIDOS, tudo que pode acontecer com uma eventual, porém nunca garantida, REFORMA DA PREVIDÊNCIA, o máximo que podemos obter é uma MELHORA NAS CONTAS PÚBLICAS. A solução, infelizmente, já está totalmente fora de cogitação. 

 


TUMOR MALIGNO

Mais: o TUMOR MALIGNO, atestado pela biópsia do brutal (e crescente) DÉFICIT FISCAL das CONTAS PÚBLICAS do Brasil e de vários Estados e Municípios, ganha maior tamanho e peso com o paquidérmico ROMBO DA PREVIDÊNCIA. Só por aí fica evidente que só a REFUNDAÇÃO pode produzir a cura. Se bem feita, certamente!



Leia mais

07 mar 2018

EMBARGOS EMBROMATÓRIOS


LONGA JORNADA

Ontem, o Brasil todo assistiu pela TV mais uma etapa da longa jornada que, se depender da vontade daqueles que clamam por justiça, ainda PODE levar o super-condenado ex-presidente Lula à prisão. 


POR VOLTA DE 3218

Este forte desejo, no entanto, caso venha a se confirmar, só deve ocorrer mesmo, se tudo der certo, daqui a aproximadamente 1200 anos. Ou seja, o super-condenado ex-presidente Lula tem boa chance de ser colocado, atrás das grades lá por volta do ano 3218. Que tal?


PERGUNTA

Pois, na medida em que as primeiras das mil e tantas etapas vão sendo queimadas, a pergunta que entope as redes sociais é: - LULA VAI SER PRESO? Pois, por tudo que vejo, leio e ouço, a pergunta mais cabível é: - QUANDO LULA VAI SER (SE FOR) PRESO?


EMBARGOS EMBROMATÓRIOS

Mais do que sabido, infelizmente, com o propósito de protelar para todo o sempre a possibilidade de serem mandados para a prisão, os criminosos ganham o tempo que bem entendem com EMBARGOS EMBROMATÓRIOS. Este é o Brasil. O Brasil que temos, porque construímos. Pode?


PREFERIDO

O que mais me deixa pasmo é que enquanto milhões de sedentos por justiça vão contando e festejando as vitórias, por goleada,  contra a defesa do Lularápio, as pesquisas de intenção de voto seguem informando que Lula é o preferido do povo para a corrida presidencial. Bárbaro, não? 


CONCLUSÃO

Diante deste quadro triste, que revela a vontade explícita dos eleitores, a conclusão é ainda mais triste: o estrago que o PT conseguiu fazer na cabeça de grande parte do povo brasileiro, ao longo dos 13 anos dos governos Lula/Dilma, foi de tal ordem, que Lula é a escolha certa para fazer o Brasil se igualar à Venezuela.



Leia mais