Artigos

02 jul 2025

AS CONTRADIÇÕES DE UM MENTIROSO


AULAS MAGNAS

Altamente comprometido com a MENTIRA associada com a IGNORÂNCIA do POVO BRASILEIRO, não raro o presidente sai a campo para ministrar AULAS -MAGNAS- com o nítido propósito de compartilhar seus conhecimentos e/ou experiências sobre qualquer tema e país. Dentro desse ambiente de HONESTIDADE ZERO, o que lhe dá maior prazer é dissertar sobre ECONOMIA, ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS. 


MENTE DOENTIA

Pois, em praticamente todas as AULAS MAGNAS, LULA não cansa de repetir: a seguinte MENTIRATem uma coisa na minha vida que eu sempre prezei muito: primeiro, eu não gosto de gastar aquilo que eu não tenho, eu aprendi com uma mulher analfabeta, que era minha mãe. Você não pode gastar o que você não tem, você só pode gastar o que você ganha. É assim que eu prezo a minha consciência política. Nós temos que gastar corretamente aquilo que nós temos.


CONSCIÊNCIA PERDULÁRIA

Mais: obedecendo cegamente o que manda a sua PERDULÁRIA E CRIMINOSA CONSCIÊNCIA, O PRESIDENTE LULA esquece totalmente tudo que diz sobre GASTAR O QUE NÃO TEM e, cheio de fúria, parte para cima do MERCADO -considerado desde sempre como INIMIGO NÚMERO UM DO PT- e, consequentemente, do SEU GOVERNO- , afirmando, alto e bom tom, que as POLÍTICAS PÚBLICAS são tratadas como GASTOS e não como INVESTIMENTOS.


INVESTIMENTO

Pois, diante de SUCESSIVOS E PREOCUPANTES DÉFICITS ORÇAMENTÁRIOS, LULA dá de ombros para tudo aquilo que afirma, constantemente, nas suas ENGANADORAS AULAS MAGNAS. Ao invés de respeitar o que afirma nas suas AULAS MAGNAS, dizendo sempre que -NÃO GOSTA DE GASTAR AQUILO QUE NÃO TEM-, o presidente resolveu recorrer aos AMIGOS DO STF para que AUTORIZEM -DE IMEDIATO- O AUMENTO DO IOF recém derrubado pelo Congresso Nacional. Ou seja, LULA está convencido de que INVESTIMENTO significa -PUNIR quem PRODUZ e BENEFICIAR quem NADA PRODUZ-. Pode? 


NOVO ESCÂNDALO

Vale lembrar, a propósito, que OS PAGADORES DE IMPOSTOS são obrigados - coercitivamente- a PAGAR A CONTA DA VASTA CORRUPÇÃO E DA ROUBALHEIRA QUE IMPERA NO PAÍS. Ontem, vale lembrar, o Brasil amanheceu sendo informado sobre um dos maiores escândalos cibernéticos da sua história. Um grupo de hackers invadiu o sistema da C&M Software, empresa que presta serviços cruciais ao BANCO CENTRAL, e conseguiu desviar mais de 1 bilhão de reais de contas reservas usadas por instituições financeiras para liquidação de operações no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).



Leia mais

01 jul 2025

DEMOLIÇÃO URGENTE


ANDAR DE CIMA

Diante das insistências promovidas pelo péssimo ministro TAXADD e, mais recentemente, também da desesperada ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, de que é preciso -TAXAR O ANDAR DE CIMA-, entrei em contato com o síndico do prédio onde moro pedindo que convoque -com urgência- uma REUNIÃO DE CONDÔMINOS com o propósito de definir o que significa, realmente, o tal de ANDAR DE CIMA.  


COBERTURA

Até poucos dias atrás, mais do que sabido, TAXADD, com dedo em riste afirmava que os donos das COBERTURAS se recusavam a pagar o CONDOMÍNIO. Ontem, na mesma toada, trajada com seu indefectível traje PETISTA-COMUNISTA-, Gleisi disse: -O Brasil está cansado dessa conversa de CORTAR POLÍTICAS SOCIAIS, CONGELAR O SALÁRIO-MÍNIMO E SACRIFICAR OS APOSENTADOS-. E completou dizendo que jogar a conta nas costas da maioria só vai agravar o problema e aumentar a desigualdade-. Que tal? 


CASAS TÉRREAS E DE DOIS ANDARES

Depois de ouvir, repetidamente, as convictas declarações proferidas pela ENSANDECIDA dupla PETISTA-COMUNISTA, tudo leva a crer que daqui para frente os empresários da INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO do nosso empobrecido Brasil passarão a construir e ofertar CASAS TÉRREAS ou, no máximo, PRÉDIOS com apenas DOIS ANDARES. 


DEMOLIÇÃO URGENTE

Já para os prédios existentes, dotados de COBERTURAS, cujos donos, segundo TAXADD, se negam a pagar CONDOMÍNIO, vou sugerir, antes de tudo, na REUNIÃO DE MORADORES e/ou PROPRIETÁRIOS, que providenciem, com urgência, a devida DEMOLIÇÃO dessas maldosas unidades que prejudicam sobremaneira a vida dos demais moradores. Que tal? 



Leia mais

30 jun 2025

PEQUENOS TIRANOS


POPULAÇÃO BRASILEIRA

Há um ano atrás -precisamente no dia 1º de julho de 2024- a POPULAÇÃO BRASILEIRA, segundo pesquisa realizada pelo IBGE, publicada no Diário Oficial da União na edição de 29 de agosto de 2024, era de 212.583.750 HABITANTES .Ora, se levarmos em conta que a TAXA DE CRESCIMENTO ANUAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA - como estima o próprio IBGE, é de 0,52%, isso significa, matematicamente, que amanhã -DIA 1º DE JULHO DE 2025-, o BRASIL TERÁ EXATOS 213.689.100 HABITANTES. 


LISTA DE PEQUENOS TIRANOS

Ora, ao comparar os DADOS OFICIAIS DO IBGE, com a AFIRMAÇÃO FEITA PELA MINISTRA -carmem lucia- do stf, (as letras minúsculas falam por si) AO DECLARAR O SEU -VOTO DE CENSURA- ÀS REDES SOCIAIS, de que é necessário impedir que -213 MILHÕES DE PEQUENOS TIRANOS SOBERANOS DOMINEM OS ESPAÇOS DIGITAIS NO BRASIL-, tudo leva a crer que a pequena carmem colocou seu nome na LISTA DE PEQUENOS TIRANOS.


pequena carmem

Caso o meu raciocínio esteja equivocado, a considerar que a POPULAÇÃO BRASILEIRA É DE 213.689.100 HABITANTES, aí é muito possível que a pequena carmem tenha se colocado entre os 689.110 EXCEDENTES, na companhia solidária de mais SETE MINISTROS que também VOTARAM A FAVOR DA CENSURA DAS REDES SOCIAIS.


SOU TIRANO

Uma certeza, no entanto, prevaleceu com total clareza: segundo a pequena carmem e os sete companheiros que -DEFENDEM A CENSURA EM TODOS OS SEUS ASPECTOS-, devo admitir que independente de tamanho (pequeno, médio ou grande), sou um verdadeiro TIRANO. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A CORTE DOS ILUMINADOS: CRÔNICA DE UMA VERGONHA SUPREMA, por Alex Pipkin. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

27 jun 2025

CENSURA: DE FATO E DE DIREITO


CENSURA

Antes de tudo, a título de informação, CENSURA, segundo todos os dicionários do país e fora dele, é a -DESAPROVAÇÃO E CONSEQUENTE REMOÇÃO DA CIRCULAÇÃO PÚBLICA DE INFORMAÇÃO, VISANDO A PROTEÇÃO DOS INTERESSES DE UM ESTADO, ORGANIZAÇÃO OU INDIVÍDUO-. 


FATO JURÍDICO

Pois, mesmo que já estivesse em vigor no nosso empobrecido Brasil, por vontade expressa da maioria dos ministros da nossa ideológica e francamente ativista SUPREMA CORTE, a partir de ontem a -CENSURA- entrou, definitivamente, para a categoria -DE FATO E DE DIREITO. Ou seja, aquilo que já era considerado um FAT0, passou a ser reconhecido e tratado como um FATO JURÍDICO, com consequências e efeitos definidos pela lei. 


REDES SOCIAIS NA PAREDÃO

Ao assumir, pela enésima vez, o papel de LEGISLADOR, o STF, por 8 votos a 3, decidiu, de forma ABSOLUTAMENTE DITATORIAL, que REDES SOCIAIS serão responsabilizadas por POSTAGENS ILEGAIS DE USUÁRIOS. Ora, a considerar que o indiscutível ATIVISMO JUDICIAL DO STF é um FATO, aqueles que pretendem emitir e/ou publicar OPINIÕES que batam de frente com as ideias defendidas pela maioria dos ministros, será visto e tratado como CRIMINOSO, NEGACIONISTA, TERRORISTA. Que tal?


AUTOCENSURA

A decisão do STF, mais do que sabido, não propõe uma simples REGULAÇÃO DAS REDES SOCIAIS. De fato, ela colocou as PLATAFORMAS em constante CAMPO DA DÚVIDA sobre o que pode ou não ser publicado pelos usuários. Ou seja, pior do que a CENSURA, a demoníaca decisão faz aumentar significativamente a AUTOCENSURA. Pobre Brasil...


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O QUE VEM DEPOIS DA CENSURA NO BRASIL?, por Roderick Navarro. confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

26 jun 2025

A VITÓRIA E O SHUTDOWN


SHUTDOWN À VISTA

Antes de tudo, se for levado em boa conta que o tão necessário CORTE DE GASTOS PÚBLICOS é algo totalmente DESCARTADO pelo irresponsável presidente LULA , que só pensa em AUMENTAR A TRIBUTAÇÃO, há que se considerar que a DERRUBADA DO IOF, imposta ontem à noite nos plenários da Câmara e do Senado, reúne todos os ingredientes para levar a um SHUTDOWN DA MÁQUINA PÚBLICA. 


COLAPSO

Para quem não sabe, ou não está familiarizado com o termo, SHUTDOWN significa, em tese, uma PARALISIA, ou COLAPSO, DOS GASTOS DISCRICIONÁRIOS DO GOVERNO, que por sua vez representam uma parcela do ORÇAMENTO PÚBLICO disponível para investimentos e para várias políticas públicas.


BLOQUEIOS

O -SHUTDOWN- inclui, por exemplo, a suspensão de pagamentos a pesquisadores e estudantes de pós-graduação; a emissão de passaportes:, o Programa Farmácia Popular; o Pronatec; o Bolsa Atleta: a Fiscalização ambiental; Ações de vigilância sanitária e controle fitossanitário; Investimentos em infraestrutura (obras públicas e projetos federais); Emendas parlamentares: Contratos administrativos e funcionamento da máquina pública: impacto no custeio básico, incluindo serviços de limpeza, segurança, manutenção predial e salários de terceirizados, etc...


MOVIDOS PELO POPULISMO

Ora, para quem conhece o PODER LEGISLATIVO e sua fantástica dependência e/ou avidez por recursos públicos, antes de festejar a -VITÓRIA- obtida ontem, sugiro que leve em boa conta que as DUAS CASAS estão lotadas de PARLAMENTARES MOVIDOS PELO POPULISMO. Mais: esse sentimento fica ainda mais vivo e ardente quando olhamos para o calendário. Afinal, como todos sabem muito bem, 2026 é ano de eleições... 


IFI

A propósito, a previsão da IFI -Instituição Fiscal Independente do Senado- é que, até 2035, a DÍVIDA BRUTA DO GOVERNO GERAL (DBGG) atinja 124,9% do PIB, ultrapassando o valor de toda a riqueza produzida pelo país em um ano. Para 2025, o IFI estima um DÉFICIT DE R$ 83,1 bilhões. E para 2026, a IFI calcula que seria necessário um CONTINGENCIAMENTO DE R$ 75,9 bilhões para cumprir o arcabouço, o que, segundo o próprio órgão, é “inviável” e poderia comprometer o funcionamento da máquina pública.



Leia mais

25 jun 2025

DESVIO DE ATENÇÃO


TRÊS ETERNAS PREOCUPAÇÕES

Segundo revelam os dados extraídos -e comparados- de TODAS AS PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA em matéria de -SERVIÇOS PÚBLICOS-, do tipo que o GOVERNO entende que tem o dever de PRESTAR aos seus enganados cidadãos, as TRÊS MAIORES PREOCUPAÇÕES DO POVO BRASILEIRO seguem sendo as mesmas, pela ordem: a SAÚDE (em primeiro lugar); a SEGURANÇA PÚBLICA; e a EDUCAÇÃO.


QUALIDADE

Pois, por mais incrível que possa parecer, esses TRÊS SERVIÇOS PÚBLICOS, desde muito tempo, são de PÉSSIMA QUALIDADE. Mais do que sabido, e confirmado, 

1- a SAÚDE PÚBLICA é um SISTEMA em que os pacientes esperam meses por um exame;

2- nas ESCOLAS PÚBLICAS os alunos saem praticamente ANALFABETOS; e, 

3- a SEGURANÇA PÚBLICA simplesmente INEXISTE. Melhor: muito por conta de decisões judiciais, as ações CRIMINOSAS navegam nas águas da farta IMPUNIDADE, com taxas de homicídios, por exemplo, maior que a de países em guerra.  


OUTRAS PREOCUPAÇÕES

Vale registrar que na comparação de dados revelados como -PREOCUPAÇÕES DO POVO BRASILEIRO-, nas mais diversas pesquisas aparecem, pela ordem: a CORRUPÇÃO, o DESEMPREGO, a ECONOMIA e a GESTÃO DE GOVERNO. Ora, mais do que nunca, a considerar as propostas e ações impostas pelo GOVERNO LULA-PETISTA, tudo está sendo feito -e muito bem-feito- com FOCO DIRETO no PROGRESSO DA IGNORÂNCIA DO POVO. 


JUSTIÇA

Como se vê, o BRASILEIRO EM GERAL ainda não percebeu que a MAIOR E EVIDENTE PREOCUPAÇÃO deveria ser com relação à JUSTIÇA. Se houvesse um pingo de JUSTIÇA, praticamente as demais PREOCUPAÇÕES simplesmente deixariam de existir. Que tal? 



Leia mais