Artigos

25 set 2023

FUTURO


MARCO TEMPORAL

Quase que diariamente publico textos produzidos por PENSADORES que integram a SOCIEDADE PENSAR+, cuja CARTA DE PRINCÍPIOS propõe o apontamento e a discussão das efetivas CAUSAS e EFEITOS sobre o que acontece no nosso país e fora dele. Assim, me parece mais do que oportuno o texto -FUTURO-, escrito pelo pensador Guilherme Baumhardt. Eis:


ESTAMOS EM 2040

- Estamos em 2040. E o Brasil mudou bastante. Mais de 90% do território nacional agora é área indígena, enquanto outros 5% pertencem aos chamados “coletivos” – gente ligada à esquerda e, embalados por substâncias, ainda acredita em velhas fantasias marxistas, como a “mais valia”. O restante da área nacional pertence à casta que comanda o país e manda em tudo. O setor produtivo? Foi embora. O sonho do MST finalmente se concretizou: viramos um imenso latifúndio que nada produz. O MTST deixou de existir porque perdeu a missão. O oceano de edifícios vazios das grandes cidades não precisa mais ser invadido. Agora são prédios de todos, de todas e de todes.


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA

Anos atrás a população foi convocada a participar de um grande plebiscito. A presença nos locais de votação era obrigatória – os ausentes teriam a ração mensal cortada. Sendo assim, a iniciativa foi um sucesso. Com ampla maioria (100% de aprovação nas urnas eletrônicas), os brasileiros confirmaram o que já previam os institutos de pesquisa Datafail e Vox Deux: o nome do país mudaria. No lugar de “República Federativa do Brasil”, viramos a “República Democrática, Popular e da Justiça Social Brasileira”.


AMPLIAR A DEMOCRACIA

O passo seguinte foi ampliar a democracia, aumentando o número de partidos e suas representações. No lugar de 513 deputados, são agora 5 mil. O Senado passou a contar com 2 mil integrantes. A população tem um leque quase infinito de partidos porque, afinal, somos uma democracia e é importante poder escolher. Vamos do Partido Socialista, passando pelo Comunista, até chegar a agremiações como a União do Proletariado, os Operários Republicanos e os concorrentes e radicais Partido da Esquerda e o Partido Mais à Esquerda.


RESPONSABILIDADE PARENTAL

Na nova nação, feriados mudaram de data ou foram extintos. Dia das Mães ou dos Pais? Esquece. Patriarcal demais. Agora temos o Dia da Responsabilidade Parental PoliPan Afetiva, que representa todxs que se veem pais, que se sentem pais e até aqueles que sob hipótese alguma querem ser pai ou mãe, mas se sentiam excluídxs. Feriado de Tiradentes? Não, não, não. Melhor tirar do mapa. Era liberal demais. Esse negócio de questionar carga tributária não pertence mais ao país. Proclamação da República? Mudou de página no calendário. No lugar do antigo 15 de Novembro foi antecipado para o dia 30 de Outubro – ninguém sabe exatamente o porquê, mas alguns acreditam ser uma homenagem ao ano de 2022.


AINDA TEMOS TEMPO!

O português ainda é a língua oficial, mas com inúmeras alterações. Verbos agora são verbxs e artigos morreram. Idioma e direito animal se aproximaram e expressões antigas e aceitas agora são politicamente incorretas. “Nem que a vaca tussa” está vetada, porque revelava uma incapacidade bovina. Um preconceito, afinal. “Vai pentear macaco” agora dá cana. Cinco a dez anos de prisão. O sindicato dos símios, após a volta do imposto sindical, contratou as melhores bancas de advogados e ingressou com uma ação alegando opressão. Nem todos os macacos queriam ter seus pelos alisados, o que configurava agressão e desrespeito.
Após uma implacável perseguição aos que se opunham à ideia do “ensino público, gratuito e de qualidade”, escolas e universidades estatais entraram em greve. Já estão assim há mais ou menos 15 anos, mas ninguém sentiu muito a diferença. Não fossem faixas penduradas nos prédios com os dizeres “Agora, é greve!”, o movimento já teria caído no esquecimento. A meritocracia virou crime, tão grave quanto homofobia e racismo. Fazer algo fora da curva? Nem pensar. Estabelecer uma meta? Sem chance. Não há mais conservadores, liberais e muito menos anarcocapitalistas.
Acordo. Coração na garganta, quase saindo pela boca. Batimento cardíaco acelerado e respiração ofegante. Ainda temos tempo!



Leia mais

22 set 2023

TERAPIA DE GRUPO


REDES SOCIAIS E WHATSAPP

No Brasil, tão logo ficou escancarado que a SUPREMA CORTE, por estrita vontade de uma coesa maioria, passou as DAR AS CARTAS E JOGAR DE MÃO, provando que a SOBERANIA é uma exclusividade daquela nojenta INSTITUIÇÃO E NÃO DO POVO, as REDES SOCIAIS, notadamente o WHATSAPP, passaram a ser utilizados como instrumentos próprios e efetivos de TERAPIA DE GRUPO. 


TIRANIA DA CORTE

Mesmo sabendo que a qualquer momento podem vir a ser TRAÍDOS E/OU DENUNCIADOS por -INFILTRADOS- pelo fato de usarem a SANTA LIBERDADE para expressar e repudiar, de todas as formas, os flagrantes descumprimentos da Constituição, o número de GRUPOS DE BRASILEROS que usam as REDES SOCIAIS, notadamente o WHATSAPP, cresce sem parar abrigando, na sua grande maioria, pessoas pra lá de indignadas e revoltadas com a TIRANIA DA CORTE. 


ABRIGO DA ESPERANÇA

Estes espaços, que se tornaram próprios e prontos para a prática da -TERAPIA DE GRUPO- funcionam como -ABRIGO DA ESPERANÇA-, onde reinam as mais diversas expectativas de que em algum momento a CORDA ARREBENTE e a DEMOCRACIA -SEQUESTRADA- PELA CORTE SUPREMA- recupere a LIBERDADE e com isso o POVO VOLTE A SER O LEGÍTIMO SOBERANO. 


DRAMA

Sem tirar nem pôr, como se percebe, boa parte das REDES SOCIAIS se transformaram em GRUPOS DE APOIO que guardam similaridade com as RODAS DE CONVERSA do tipo -ALCOÓLICOS ou NARCÓTICOS ANÔNIMOS, onde cada um conta o seu DRAMA e assim, de forma coletiva, todos consigam reunir forças para BRECAR O CURSO DO COMUNISMO, que a olhos vistos está destruindo, sem dó nem piedade, o nosso empobrecido Brasil. 



Leia mais

21 set 2023

O QUE ESPANTA É O ESPANTO


ESPANTO

Por incrível que pareça, abundam nas redes sociais um fantástico sentimento de ESPANTO quanto às MENTIRAS e/ou ABSURDOS de toda ordem que foram ditos pelo presidente Lula, no seu discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na última terça-feira,19, em Nova York. 


PALAVRAS DE ORDEM

Ora, em primeiro lugar só poderia causar algum ESPANTO caso Lula resolvesse NÃO MENTIR ou NÃO OMITIR AS VERDADES. Como bem referiu o senador Rogério Marinho, Lula foi o velho -MAIS DO MESMO-, ou seja, além de CULPAR SEUS ANTECESSORES usou as velhas e conhecidas -PALAVRAS DE ORDEM- como se estivesse em uma assembleia de metalúrgicos-.


LIGANDO NO AUTOMÁTICO

Como se estivesse ligado em modo -AUTOMÁTICO-, Lula tratou de criticar o EMBARGO A MERICANO CONTRA CUBA. E, SEM ESPANTO, o comunista SE OMITIU quanto às claras, gritantes e rotineiras VIOLACÕES CONTRA A LIBERDADE E OS DIRIETOS HUMANOS, que correm soltas por todos os cantos da pobre ILHA COMUNISTA.


OUTRA MENTIRA

Outra mentira: Lula. sem corar, declarou ao mundo todo que DEFENDE A LIBERDADE, quando, na mais pura real, o seu governo é marcado 1- pelo APARELHAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA; e, 2- PELO CERCEAMENTO DO EXERCÍCIO DA CRÍTICA, que atinge de morte o DIREITO UNIVERSAL da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.


PAÍSES AFINADOS COM O COMUNISMO

Para finalizar, também não é cabível qualquer tipo de ESPANTO o inquestionável fato de que Lula e seus comparsas comunistas só tenham OLHOS E CONSCIÊNCIAS VOLTADOS APENAS PARA PAÍSES QUE TÊM TOTAL AFINIDIDADE IDEOLÓGICA com REGIMES AUTORITÁRIOS.


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VEM AÍ O PROGRAMA "MAIS CHARUTOS?", por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

19 set 2023

MOTIVOS DO EMBARGO


AMIGO DE FÉ E IRMÃO CAMARADA

No último sábado, 16, antes de seguir para Nova Iorque para participar da abertura da Assembleia Geral da ONU, Lula fez um festivo PIT-STOP em Cuba, onde manteve um encontro com seu amigo de fé e irmão camarada Raul Castro. Na ocasião, o nosso presidente-comunista, pela enésima vez, CONDENOU, ENTUSIASTICAMENTE, O EMBARGO ECONÔMICO IMPOSTO PELOS ESTADOS UNIDOS.


MOTIVOS DO EMBARGO

Antes de tudo, para quem não sabe ou não se interessou em saber, em 1962, o EMBARGO -COMERCIAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO a CUBA foi estabelecido por várias razões. Uma delas por conta da ESTATIZAÇÃO, SEM INDENIZAÇÃO, DAS REFINARIAS DE PETRÓLEO DE PROPRIEDADE AMERICANA. Ou seja, no exato momento em que o governo cubano se decida pela volta da democracia e/ou pela devolução das propriedades, o EMBARGO DEIXA DE EXISTIR. 


LEI HELMS-BURTON

Mais: a -LEI HELMS-BURTON-, no seu Título 3, faz referência a que os RECLAMANTES DE PROPRIEDADES que foram EXPROPRIADAS em Cuba, incluindo os que nesse momento não eram estadunidenses, DEVEM SER PROTEGIDOS. Para tal, estabelece um grupo de normas que inclui a possibilidade de demandar perante tribunais dos Estados Unidos a entidades que “trafiquem” com essas propriedades.


O REAL EMBARGO

Em nenhum momento, infelizmente, essa turma de comunistas desvairados, se manifesta a favor dos DIREITOS FUNDAMENTAIS. Isto significa, ipsis literis, que a PROPRIEDADE é uma exclusividade do ESTADO. Resumindo: o real EMBARGO -À VIDA, À PROPRIEDADE E À LIBERDADE- FOI IMPOSTO ATRAVÉS DA REVOLUÇÃO CUBANA, a partir de 1º de janeiro de 1959, por Fidel Castro e Che Guevara. 


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A PEREGRINAÇÃO DE LULA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

18 set 2023

NEM CONVERTIDO, NEM CONVENCIDO


CONSÓRCIO

É sempre importante lembrar que em junho de 2020, usando como pretexto -ridículo- a divulgação -EM CONJUNTO- do número de mortes e contaminados pela Covid-19, jornalistas da GLOBO, EXTRA, ESTADÃO, FOLHA E UOL trataram de formar um CONSÓRCIO com o nítido e cruel propósito DETONAR, -através de NARRATIVAS MENTIROSAS-, tudo que estava sendo feito -e muito bem feito- pelo governo Bolsonaro.


ORDEM

Surfando na mesma onda do PÉSSIMO JORNALISMO, os participantes do combinado CONSÓRCIO em momento algum esconderam que estavam FECHADOS com LULA e como tal estavam dispostos a fazer de tudo e mais um tanto para eleger o seu fiel e declaradamente preferido candidato. Isto passou a ser a grande ORDEM que deveria ser cumprida -à risca- em todas as redações das empresas CONSORCIADAS.  


É PRECISO REAGIR...

Pois o mesmo e ridículo ESTADÃO, jornaleco que fez questão de participar -ATIVAMENTE- do CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, no ESPAÇO -OPINIÃO-, publicou ontem, 17, o curioso texto -BÚSSOLA INSTITUCIONAL AVARIADA-, dizendo que -HÁ UM CLIMA DE PERMISSIVIDADE INSTITUCIONAL - no país, no qual Executivo federal e setores do Judiciário sentem-se autorizados a atuar como bem entenderem, indiferentes à Constituição. Mais: completa a frase dizendo que -É PRECISO REAGIR!


ISOLADAMENTE

Ora, desde a primeira frase colocada no texto chama muito a atenção o fato de que este importante tema esteja sendo tratado, ISOLADAMAENTE, pelo ESTADÃO, e não pelo CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, que de forma organizada e comprometida APOIOU, sem fazer uma crítica sequer, a postura nojenta do STF a partir do grave momento em que resolveu assumir, de FORMA -TIRÂNICA-, os TRÊS PODERES DA REPÚBLICA. 


CONVENCIDO

No seu -ALERTA-(???) o Estadão não perdeu a ocasião de demonstrar o nojo que nutre pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a ponto de dizer, mais uma vez, que o seu governo era pautado como CONTRA A DEMOCRACIA. Pode? Este sentimento -cego- e equivocado, certamente deve ter colaborado para que o Estadão não se desse conta que a DEMOCRACIA foi pro brejo a partir do momento que o CONSÓRCIO apoiou A TIRANIA. Tanto é uma verdade que mesmo diante da TIRANIA EXPLÍCITA, o Estadão segue convencido de que o STF foi VALENTE NA DEFESA DA CONSTITUIÇÃO. De novo: isso está lá no texto do jornal, e não na minha interpretação. Que tal?



Leia mais

15 set 2023

NEM SOBERANIA, NEM CIDADANIA


SOBERANIA

Por pura questão de hábito, e pouco ou nada por discernimento, a grande maioria dos brasileiros acredita piamente que o POVO É SOBERANO. Ora, ainda que a falta de SOBERANIA já estivesse plenamente escancarada, mais ainda se mostrou depois que a nossa CORTE SUPREMA resolveu assumir, por conta própria e sem ser minimamente incomodada, os PODERES -EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO-. Esta atitude- ativista-, simplesmente liquidou com a CIDADANIA BRASILEIRA, representada pelo conjunto de direitos e obrigações que todo cidadão tem e/ou pratica em países tidos e havidos como DEMOCRÁTICOS.


GOVERNO SEM POVO

A propósito, eis o que diz o deputado Luiz Philippe Orleans e Bragança no seu ótimo texto -É UM GOVERNO SEM POVO E FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL ESCONDER ESSE FATO-, publicado recentemente na Gazeta do Povo: - Não bastasse o fato de termos um criminoso descondenado no mais alto cargo do país, parece que o governo busca escândalos para deliberadamente envergonhar o povo brasileiro ainda mais; seja na sua gastança sem limites, seja no deslumbramento de sua mulher, seja na ficha suja de praticamente todos nos seus ministérios e assessoria, a conta da lambança chegou para o povo pagar: desde janeiro, mais de 400 mil empresas encerraram as atividades, 600 indústrias fecharam as portas e agora quase 10% da população está desempregada. Isso para não mencionar as mancadas em relações exteriores.


7 DE SETEMBRO

No último dia 7 de setembro, dia da proclamação da Independência, ficou patente o descontentamento da população, que esvaziou as cerimônias oficiais e preferiu descer para a praia, comemorar em casa com a família ou não fazer nada na data mais importante para a identidade brasileira. Os tristes desfiles de militares envergonhados só tiveram a pouca audiência de funcionários e militantes pagos com esmola e mortadela, como é praxe da esquerda, e a mídia se esforçou muito para minimizar o desastre das aparições públicas do presidente e de suas autoridades.

Chega a ser risível a manchete do site G1 “Estamos comemorando a liberdade que todos nós temos” - ignorando que ainda há presos políticos inocentes sem direito a julgamento e privados de condições mínimas de sobrevivência - ou a do Poder 360: “ 7 de setembro atrai público novo”, ao mostrar a foto de meia dúzia de gatos pingados em fila indiana. A verdade é que este 7 de setembro virou meme nas redes sociais porque não havia público para aplaudir quem representasse corrupção, traição, apoio ao narcotráfico e falta de justiça. Só pagando, mesmo. 


OS TRISTES DESFILES MILITARES

Enquanto isso, muitos se perguntavam: ”onde estão os 60 milhões de eleitores que levaram este senhor ao Planalto?”. Se as campanhas do “fique em casa” nas redes sociais eram direcionadas a um público específico, onde estão os outros, simpatizantes deste governo? Não há ninguém, este governo está só e por isso o presidente foge o quanto pode do país e de seus problemas, que requerem um chefe de governo com coragem e discernimento. Não é o caso. Os tristes desfiles de militares envergonhados só tiveram a pouca audiência de funcionários e militantes pagos com esmola e mortadela, como é praxe da esquerda.


DESANIMADOS

A propósito, não por acaso como mostra a pesquisa DATAFOLHA divulgada hoje, 36% se dizem felizes, enquanto 61% declaram tristeza com o país. A pesquisa ainda apontou que apenas 50% dos brasileiros se sentem tranquilos, enquanto que 45% sentem raiva em relação à situação brasileira.
Entre os maiores problemas do Brasil, os entrevistados listaram em primeiro lugar a SÁUDE (17%) empatada com a VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA (17%). Em seguida, aparece educação (11%), desemprego (9%) e economia (8%). Q
ue tal? 


ESPAÇO PENSAR +

Por Roberto Rachewsky

 

Eu sou a minoria. A menor minoria que há: o indivíduo. Eu sou extremista. Se de um lado há um tirano, eu estarei no extremo oposto. Eu sou capaz de odiar sim. Basta alguém pisar nos meus calos, usando o governo para tirar o que é só meu, minha liberdade, meus valores, meus amores e minha felicidade. Eu sou um radical, meu ódio tem princípios, não é um capricho, não é uma efêmera emoção transitória. Enquanto houver o mal e gente que o representa na Terra, eu saberei que estou do lado certo odiando quem rejeita a liberdade e perverte o significado de justiça. Eu odeio narrativas, falácias e os atores que acham que usando-as enganarão os trouxas. Eu odeio quem, sendo vítima, sanciona seus algozes. Eu amo os virtuosos, aqueles que entendem a racionalidade, cultivam no seu ser: honestidade, integridade, independência, produtividade e justiça,  a ponto de sentirem orgulho por melhorarem a cada dia. Esses que desprezam a menor minoria que há, são altruístas, coletivistas, estatistas, que querem manobrar multidões atiçando nelas o medo para parasitarem, através da coerção injustificada, quem ama a vida e odeia a morte, quem ama a criação de valor e odeia o nada. O governo está tomado por niilistas odiosos, basta ver a linguagem corporal quando se referem a quem lhes paga o salário. O vandalismo irracional do 08/01, nada tem a ver com um golpe. Golpe é o que eles querem que você pense ter sido. Golpe é o que sofremos todos os dias. Se a destruição dos símbolos da nossa rota república não foi um ato articulado e encomendado pelo próprio governo, foi então uma catarse de uma turba desesperada que não aguenta ver um criminoso contumaz e seus cúmplices gozando dos privilégios do poder a custa do sofrido povo brasileiro que, por sinal, sofre por merecimento.



Leia mais