Artigos

12 ago 2025

ANALFABETISMO RUDIMENTAR


INAF

O INAF, para quem não está ligado, é um estudo que tem como objetivo MEDIR OS NÍVEIS de ANALFABETISMO FUNCIONAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DE 15 A 64 ANOS. Como tal o INAF busca contribuir para o aprofundamento das discussões sobre o ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL, visando incidir na agenda da defesa de direitos educativos e do desenvolvimento educacional do país.


GRUPOS DE HABILIDADES

Por meio de uma PROVA ESCRITA (agora também digital) aplicada em domicílio, o INAF avalia HABILIDADES FUNCIONAIS nos campos do LETRAMENTO, do NUMERAMENTO e do CONTEXTO DIGITAL que estão organizadas em QUATRO GRUPOS DE HABILIDADES: 

1- RECONHECER/ DECODIFICAR;

2- LOCALIZAR/ IDENTIFICAR;

3- COMPREENDER/ INFERIR; e, 

4- AVALIAR/ REFLETIR.


PESQUISA RECENTE

Pois, segundo uma pesquisa recente do INAF, publicada no site -PODER-360-, dá conta de que, em 2024, 29% da população brasileira de 15 a 64 anos era analfabeta funcional (cerca de 40 milhões de pessoas). O estudo informa que a proporção manteve-se IGUAL a de 2018 e CRESCEU, se comparada aos 27% registrados nos anos de 2011 e 2015. Mais: o INAF considera ANAFABETO FUNCIONAL A SOMA DE ANALFABETOS E DE PESSOAS COM ANALFABETISMO RUDIMENTAR.


CARACTERÍSTICAS

PESSOAS ANALFABETAS (7%, em 2024) são aquelas que não conseguem realizar tarefas simples que envolvam a leitura de palavras e frases, ainda que consigam ler números familiares (como de telefone, de residências e preços). Além disso, apresentam dificuldade em acessar ferramentas digitais. Já as pessoas com ANALFABETISMO -RUDIMENTAR- (22%) são capazes de localizar informações explícitas e literais em um texto simples, e conseguem resolver operações matemáticas elementares, mas não conseguem realizar tarefas cotidianas que envolvam textos um pouco mais longos e complexos ou operações matemáticas mais elaboradas. 


TAXA DE RETORNO

Não por acaso, como bem revelam as mais diversas pesquisas, o PERCENTUAL de -27%- se repete no universo de brasileiros que -APROVAM O GOVERNO LULA-. Ou seja, quanto mais cresce o número de ANALFABETOS FUNCIONAIS, mais votos o PT ganha nas urnas. Uma prova de que INVESTIR NA IGNORÂNCIA produz uma excelente TAXA DE RETORNO. 



Leia mais

11 ago 2025

A LADAINHA DA SOBERANIA


PROCESSO DE CATEQUIZAÇÃO

Mais do que nunca é imprescindível que o povo brasileiro saiba que o PROCESSO DE CATEQUIZAÇÃO -cuidadosamente pensado e preparado, em forma de -CARTILHA- pelo FORO DE SÃO PAULO, importante e muito viva -ORGANIZAÇÃO COMUNISTA LATINO AMERICANA- que foi implantada com -ABSOLUTO SUCESSO- na VENEZUELA, está em FRANCO DESENVOLVIMENTO no nosso empobrecido Brasil. 


PADRÃO DE EXCELÊNCIA

Não por acaso, em 2019, durante 25º encontro do FORO DE SÃO PAULO, em Caracas, o PT citou e consagrou a VENEZUELA - COMO PADRÃO DE EXCELÊNCIA A SER IMITADO e/ou SEGUIDO no COMBATE DA OFENSIVA NEOLIBERAL EM TODO O CONTINENTE. Como tal, propositadamente, ignorou -como que em forma de apoio irrestrito- o relatório do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que à época apontava o governo Maduro como responsável pela morte de 5.287 venezuelanos no ano (anterior) de 2018. 


AVANÇO CÉLERE

Pois, como bem aponta a -CARTILHA DO FORO SE DÃO PAULO-, que a MÍDIA TRADICIONAL tem como grande compromisso manter no MAIS ABSOLUTO SILÊNCIO, tão logo foi consagrada a MANOBRA iniciada com a EX- CONDENAÇÃO DE LULA, e deu seguimento no processo que levou à ELEIÇÃO do assumido comunista, o Brasil avançou -celeremente- em direção ao -MODELO COMUNISTA VENEZUELANO- que o PT referiu e consagrou, em 2019, na abertura do 25º ENCONTRO DO FORO DE SÃO PAULO, em Caracas. 


AMEAÇA À NOSSA SOBERANIA

De uns tempos para cá, gostem ou não, o PT ganhou enorme envergadura, e como tal deixou de ser, e se apresentar, como um simples partido político. Mais do que nunca, o PT é visto como uma potente ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, voltada com todas as forças para IMPEDIR QUE AS FORÇAS CONSERVADORAS DO NOSSO PAÍS -SE ATREVAM A CHEGAR AO PODER.  Com a notória ajuda da Suprema Corte, a ORDEM é -IMPEDIR E IMPEDIR -CUSTE O QUE CUSTAR-. Vejam, com -MUITA ATENÇÃO- que o confronto aberto com os EUA e demais países comandados por DEFENSORES DA LIBERDADE é algo muito bem pensado, que tem como claro objetivo convencer o povo brasileiro que os governantes desses países são uma AMEAÇA CONSTANTE À NOSSA SOBERANIA.   


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+: SALVARAM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO? MESMO? QUANDO?, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar                  



Leia mais

08 ago 2025

A NEO TIRANIA BRASILEIRA


EFEITOS IMPOSTOS PELA TIRANIA

Mais do que sabido, a partir do momento em que LULA foi declarado, pelo TSE, presidente do Brasil, o povo brasileiro passou a VIVER e SENTIR, na prática, os graves efeitos impostos por uma TIRANIA. Mais: com o passar dos dias, semanas e meses, o mundo todo também percebeu que no nosso empobrecido Brasil a DITADURA é exercida -ABERTA E INCONDICIONALMENTE- pelos ministros do STF, notadamente por Alexandre de Moraes, que vê como inimigos mortais do sistema todos aqueles que se opõem às propostas, decisões e/ou atos de corrupção comandados por integrantes do PODER EXECUTIVO CHEFIADO POR LULA. 


NEO TIRANIA

Entretanto, nesses últimos dias, o povo brasileiro, observado pelo mundo todo, passou a VIVER E SENTIR, na prática, os efeitos de uma -NEO TIRANIA-, ou TIRANIA INOVADORA, onde os CHEFES DOS PODERES - EXECUTIVO e LEGISLATIVO passaram a ser INSTÂNCIAS INFERIORES DO STF, e como tal ganharam o DIREITO DE EXERCER A MAIS PLENA -TIRANIA- NAS DEPENDÊNCIAS DOS ÓRGÃOS QUE PRESIDEM.


TIRANIA NAS DUAS CASAS

Por incrível que possa parecer, o FATO é que nesta semana, tanto o presidente da CÂMARA DOS DEPUTADOS, Hugo Motta, quanto o presidente do SENADO, Davi Alcolumbre, acharam por bem assumir o papel de -TIRANOS- DESSES DOIS PODERES, ainda que as decisões tomadas nas -DUAS CASAS- têm se mostrado INÚTEIS, a considerar -mais do que nunca- que quem realmente manda NO IMENSO PEDAÇO BRASILEIRO- é apenas e tão somente o STF. 


FRANQUIA

Na real, sem forçar minimamente a barra, essa grande INOVAÇÃO que está sendo revelada pela -NEO TIRANIA- dá conta de que os PODERES DA -REPÚBLICA- funcionam tal qual uma FRANQUIA, onde o STF, como FRANQUEADOR, concede aos demais PODERES, o DIREITO DE -IMPOR A TIRANIA- ESTABELECIDA PELO SISTEMA. Esta NEO TIRANIA, como se percebe, produz os EFEITOS DE TREINAMENTO, APRENDIZAGEM e SUPORTE para tornar mais palatável o PROGRAMA ESTABELECIDO PELO GOVERNO LULA-COMUNISTA. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A NEGOCIAÇÃO TARIFÁRIA LULA E TRUMP, por Stephen Kanitz. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

07 ago 2025

ESPECULAÇÕES DEMOCRÁTICAS


ESPECULAÇÕES

Antes de tudo, quando surge algum FATO cujas AÇÕES e/ou INTENÇÕES apontem no sentido de que há algo SUSPEITO e/ou PREJUDICIAL À UMA SOCIEDADE QUALQUER, antes mesmo do início das devidas INVESTIGAÇÕES é tido e havido como ABSOLUTAMENTE NORMAL o aparecimento das mais diversas ESPECULAÇÕES a respeito das circunstâncias e, principalmente, das pessoas e instituições que possam estar envolvidas na encrenca. 


FATO SUSPEITO

No caso do nosso empobrecido Brasil, gostem ou não, o FATO que segue rodeado de grande SUSPEIÇÃO é o -RESULTADO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL-, declarado pelo TSE, no final de 2022. Desde então o TSE, ao invés de se empenhar no sentido do ESCLARECIMENTO RÁPIDO, CORRETO E DEFINITIVO, optou pelo desenvolvimento -desenfreado- de todos os tipos de ESPECULAÇÕES, que por sua vez gerou uma NATURAL E LÓGICA -POLARIZAÇÃO POLÍTICA-, com -ELEITORES DIVIDIDOS EM GRUPOS -COM VISÕES POLÍTICAS- TOTALMENTE DIFERENTES e REDUZIDA OU NENHUMA MARGEM PARA O DIÁLOGO OU COMPROMISSO.


POLARIZAÇÃO

Diante desta claríssima e inegável situação, fico admirado quando leio e ouço políticos afirmando que a POLARIZAÇÃO é um PROBLEMA NA DEMOCRACIA. Ora, o PROBLEMA, aqui entre nós e o mundo, está na -FALTA DE DEMOCRACIA- e não na POLARIZAÇÃO. Mais do que sabido, mas vale lembrar sempre, a DESCONFIANÇA nascida na hora da divulgação, pelo TSE, quanto ao pleito de 2022, a POLARIZAÇÃO ganhou elevada TRAÇÃO, que vai se manter até que tudo seja ESCLARECIDO


DIREITOS UNIVERSAIS FUNDAMENTAIS

A rigor, antes que alguém se deixe levar por falsas e espertas narrativas, a verdadeira e única POLARIZAÇÃO que está viva e em jogo no nosso Brasil é a ESCOLHA entre a -TIRANIA - que já está a franco curso; e a -DEMOCRACIA-, que agoniza e está mais do que pronta para receber a EXTREMA UNÇÃO. Pra finalizar, é MAIS DO QUE SABIDO E SENTIDO que a LIBERDADE DE EXPRESSÃO já deixou de existir, assim como estão fortemente ameaçados os DIREITOS FUNDAMENTAIS -direito à vida; à liberdade; à igualdade; à segurança; e à propriedade- previstos na falida Constituição. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: DEMAGOGIA DE AUDITÓRIO, por Alex Pipkin. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

06 ago 2025

OMC: APELAÇÃO INÚTIL


AÇÃO NA OMC

Usando da sua especial capacidade de ILUDIR os POBRES brasileiros desprovidos de razão e/ou conhecimento, o presidente LULA, na companhia do seu ventríloquo vice-presidente Geraldo Alckmin, do nada diplomático ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e, obviamente, com o apoio total da MÍDIA ALTAMENTE REMUNERADA COM VERBAS PÚBLICAS, sob fortes aplausos DECIDIU, FORMALMENTE, ENTRAR COM UMA AÇÃO NA OMC -ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO-, CONTRA AS TARIFAS APLICADAS PELOS EUA.  


ÓRGÃO DE APELAÇÃO

Mais do que sabido, o FATO é que a grande maioria do povo brasileiro DESCONHECE que TODAS AS AÇÕES que são encaminhas pelos países-membros da OMC precisam, antes de tudo, ser ANALISADAS PELO CORPO JURÍDICO DA ENTIDADE. E, como tal também DESCONHECE que o ÓRGÃO DE APELAÇÃO DA OMC PERMANECE PARALISADO QUANTO AO JULGAMENTO DE RECURSOS DESDE DEZEMBRO DE 2019, quando os EUA passaram a bloquear, sistematicamente, a nomeação de NOVOS JUÍZES.


OBJETIVO

Só por aí já se depreende que a DECISÃO TOMADA PELO GOVERNO LULA vai dar em -NADA-. Mais: foi tomada com o objetivo de 1- RECEBER APLAUSOS DA CLAQUE DESINFORMADA; e,  2- SUSTENTAR O FALSO DISCURSO DE QUE O GOVERNO DEFENDE A SOBERANIA DO PAÍS. 


PRIMEIRA INSTÂNCIA

A bem da verdade, há que se admitir que a etapa de CONSULTAS, assim como a PRIMEIRA INSTÂNCIA do painel da OMC, ainda funciona, apesar do BLOQUEIO NA INDICAÇÃO DE JUÍZES PELO EUA. Ou seja, uma primeira decisão, por um MECANISMO ARBITRAL, tem chance de acontecer, mas em CASO DE RECURSO, aí não tem como, a considerar que NÃO HÁ UMA CORTE DE APELAÇÃO OPERACIONAL.



Leia mais

05 ago 2025

ENFIM, PRESO!


BATER O MARTELO

Embalado por uma incontrolável e prazerosa SANHA TIRÂNICA, o SUPERMINISTRO -alexandre de moraes- sem causar mínima surpresa, entendeu era chegada a hora de BATER O MARTELO. Cheio de ira e fazendo uso público de sua mente tirânica, o superpoderoso triturou as míseras páginas que ainda restavam do corpo já desfalecido da Constituição Brasileira e, em meio a fortes orgasmos, mandou PRENDER o ex-presidente Jair Bolsonaro. 


A META

Por ora, como se viu, a ordem tirânica se restringiu a uma PRISÃO DOMICILIAR. Entretanto, mais do que sabido, a META estabelecida, desde sempre, só será plenamente SATISFEITA, ATINGIDA e CELEBRADA a partir do momento da transferência definitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro para uma sombria e fétida MASMORRA, do tipo que só se vê nas ruínas dos mais diversos CASTELOS da Idade Média. 


DOIS SABORES

Pois, a título de esclarecimento, ontem à noite, numa só penada o superministro, depois de ser atingido em pleno voo pela -PODEROSA LEI MAGNITSKY-, ao -MANDAR PRENDER JAIR BOLSONARO- MORAES COMPROU INGRESSO PARA ASSISTIR, DE CAMAROTE, na companhia do presidente LULA e sua ensandecida ala de apoiadores, a DESTRUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DO NOSSO EMPOBRECIDO BRASIL.   


PODERES DA LEI MAGNITSKY

A propósito, eis o que diz a advogada empresarial Lorena de Bessières, sobre os PODERES DA LEI MAGNITSKY:

- A referida Lei representa uma inflexão silenciosa - mas profunda - no modo como empresas são avaliadas e responsabilizadas no cenário global. Engana-se quem acredita se tratar de uma norma restrita ao universo diplomático ou às grandes multinacionais. Na prática, estamos diante de uma legislação com efeitos extraterritoriais, capaz de alcançar indivíduos, organizações e até parceiros indiretos envolvidos - ou coniventes - com corrupção sistêmica e graves violações de direitos humanos.

As implicações são reais: congelamento de ativos, bloqueio de contratos, restrições operacionais e danos reputacionais severos. Tudo isso pode ocorrer mesmo que a empresa nunca tenha saído do seu território de origem - basta estar conectada, ainda que remotamente, a redes ou agentes considerados de risco.


CINCO PONTOS ESSENCIAIS

Mais: Lorena aponta os CINCO PONTOS ESSENCIAIS que todo gestor deveria saber sobre a LEI MAGNITSKY. Eis:

1. Não depende da sua jurisdição

A Lei Magnitsky autoriza sanções contra indivíduos e empresas envolvidos em corrupção sistemática ou violações de direitos humanos, independentemente de onde estejam. Mesmo empresas que atuam apenas localmente podem ser impactadas, caso tenham vínculos diretos ou indiretos com entes sancionados.

Exemplo: uma empresa de tecnologia no Brasil fornece software para uma distribuidora africana incluída na lista de sanções Magnitsky. Mesmo sem presença no exterior, o fornecedor brasileiro pode ter contratos bloqueados e reputação abalada ao ser associado à parte sancionada.

2. Sanções secundárias são reais

Não é preciso ser o alvo direto para sofrer as consequências. Relações comerciais, técnicas ou financeiras com partes sancionadas podem levar a restrições inesperadas, bloqueios de ativos ou perda de contratos estratégicos.

Exemplo: um banco regional faz intermediações financeiras para um cliente que, por sua vez, tem parceria com uma empresa sancionada por trabalho forçado em outro país. O banco pode sofrer sanções secundárias e ter dificuldades para operar com parceiros internacionais.

3. Reputação é um assunto transnacional

Não basta estar em conformidade com a legislação nacional. A imagem (do gestor e da empresa) pode ser questionada globalmente por alianças, omissões ou terceirizações mal avaliadas. Em tempos de exposição digital, o dano reputacional é rápido e difícil de reverter.

Exemplo: uma rede varejista brasileira contrata fornecedores de roupas que utilizam mão de obra de origem duvidosa em países com histórico de violações de direitos humanos. Ao ser exposta em reportagens internacionais, a marca sofre boicotes e campanhas negativas, mesmo sem ação direta no exterior.

4. Due diligence não é mero protocolo

Mais do que processos, o que protege sua empresa é a profundidade da análise. Identificar estruturas societárias opacas, relações indiretas com zonas de risco e padrões de comportamento incompatíveis com a ética empresarial é responsabilidade de uma liderança vigilante.

Exemplo: Um grupo do setor de energia faz negócios com uma trading internacional sem investigar adequadamente a cadeia societária. Depois, descobre-se que a trading é controlada por um empresário sancionado nos EUA. A operação se torna alvo de auditorias e o contrato acaba suspenso.

5. Diplomacia corporativa não é luxo

Empresas que adotam uma postura diplomática ativa, com um jurídico internacional especializado e protocolos de conduta coerentes, não apenas se defendem melhor: posicionam-se como parceiras confiáveis em um ecossistema global que valoriza transparência, compromisso e ação preventiva.

Exemplo: Uma indústria farmacêutica mantém diálogo constante com entidades regulatórias e especialistas em compliance internacional, monitorando potenciais riscos na sua cadeia de distribuição global. Com essa postura proativa, consegue afastar fornecedores problemáticos antes que virem um passivo reputacional ou jurídico.



Leia mais