Artigos

29 set 2023

BARRADOS NO BAILE


PONTO ALTO

Ontem, com muita pompa e circunstância, sob os holofotes do alinhado CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, o PALCO E A PLATÉIA que se fizeram presentes na festa de posse do -servidor público petista- Luiz Roberto Barroso como presidente do STF, teve como ponto alto a intencional AUSÊNCIA DA AUTÊNTICA DEMOCRACIA assim como do ESTADO DE DIREITO.


PERDEU MANÉ, NÃO AMOLA!

Antes de tudo, para que não seja acusado de produzir alguma FAKE NEWS, o novo presidente da Corte Suprema, em tom de comemoração explícita da vitória de Lula como presidente da República, disse, em 15 de novembro de 2022, em Nova York, a seguinte frase - PERDEU MANÉ, NÃO AMOLA! 


NÓS DERROTAMOS O BOLSONARISMO

Mais: ao discursar no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), no dia 13 de julho deste ano, Barroso declarou - NÓS DERROTAMOS O BOLSONARISMO!. Detalhe: as duas declarações-VERDADEIRAS- podem ser facilmente acessadas no YouTube, o que não dá margem alguma para qualquer tipo de contestação e/ou negação


PETISTA DA GEMA

O pior de tudo é que o petista declarado, Luís Roberto Barroso ao ocupar a presidência do STF também assume a presidência do CNJ - Conselho Nacional de Justiça. Mais: se já não fosse demais para decretar a MORTE MATADA DA DEMOCRACIA, outro -PESTISTA DA GEMA, Edson Fachin, tomou posse como Vice-Presidente da Corte. 

Vale lembrar que Edson Fachin simplesmente anulou as condenações de Lula relacionadas à Lava Jato. Na sua -ótica petista-, considerou que 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.


O POVO É SOBERANO

Resumindo: ainda que a palavra -DEMOCRACIA- tivesse sido pronunciada diversas vezes nos discursos proferidos na cerimônia de posse dos dois petistas, uma coisa é mais do que certa: todas elas são FALSAS!  Mais do que sabido, em qualquer DEMOCRACIA, O SOBERANO É O POVO. Ou seja, a VERDADEIRA DEMOCRACIA FOI BARRADA NO BAILE DA POSSE DO STF. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: BRASÍLIA, RESORT SEMANAL DE UM ESTADO SEM POVO?, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

28 set 2023

O PERIGO DAS COMEMORAÇÕES ANTECIPADAS


MARCO TEMPORAL

Ontem, tão logo o Senado aprovou, por 43 votos favoráveis e 21 contrários, o projeto que define MARCO TEMPORAL para terras de povos originários, o que não faltou em todos os cantos do ambiente, onde se respira o que ainda pode ser chamado de DEMOCRACIA E/OU HARMONIA ENTRE OS PODERES DA REPÚBLICA, como manda a falida e desrespeitada Constituição Federal, foi COMEMORAÇÃO. 


LULA VAI VETAR

Entretanto, antes que os leitores mais angustiados, que se agarram desesperadamente à ESPERANÇA de que os TIRANOS FORAM VENCIDOS, devo admitir que acompanho o que diz a jornalista Roseann Kennedy, na sua coluna do Estadão de hoje: Tudo leva a crer que Lula, segundo seus principais interlocutores, não tem outra alternativa a não ser VETAR O PROJETO DO MARCO TEMPORAL E DEVOLVER AO CONGRESSO A BRIGA COM O STF.


STF: POSIÇÃO JÁ ESTÁ TOMADA

Para não ficar com a batata quente na mão, Lula irá VETAR a proposta, deixando para o Congresso a derrubada do veto. Mais: no entender de Lula, e dos mortais, o VETO seria inócuo, a considerar que a NOVA LEI, a exemplo da anterior, será questionada no Supremo. Como se sabe, a POSIÇÃO DO STF JÁ ESTÁ TOMADA.


CUSTE O QUE CUSTAR

Diante desse desfecho altamente previsível, proponho que deixem as COMEMORAÇÕES para o final, se possível for e/ou vier a acontecer. Afinal, é preciso que os justos, dignos e decentes tenham em mente que não estão tratando com gente da mesma espécie. Para esses, a TIRANIA é algo sério e DURADOURO. CUSTE O QUE CUSTAR!


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ESMAGADOS, por Fernanda Estivallet Ritter. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

27 set 2023

A VOZ DOS PENSADORES


REFORMA TRIBUTÁRIA

Considerando a quantidade de bons e oportunos conteúdos produzidos pelos PENSADORES que integram a SOCIEDADE PENSAR+, e levando em conta a nada condizente proposta de REFORMA TRIBUTÁRIA que está tramitando no Congresso, publico hoje, pela ordem de recebimento, DOIS EXCELENTES E IMPORTANTES ESCLARECIMENTOS sobre o tema. 


ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES

O primeiro, do pensador/economista Paulo Rabello de Castro, foi apresentado nessa semana, em forma de vídeo -ao vivo-, à CCJ do Senado, apontando 5 PONTOS DE APERFEIÇOAMENTO PARA A PEC-45F; o outro -INCERTEZAS DA REFORMA TRIBUTÁRIA, foi escrito pelo pensador/advogado Sérgio Lewin, Eis: 


5 PONTOS DE APERFEIÇOAMENTO DA PEC-45

O vídeo com a apresentação feita por Paulo Rabello de Castro, que trata dos 5 PONTOS DE APERFEIÇOAMENTO DA PEC-45, pode ser visto através do link -https://youtu.be/o5wLgarxcY4?si=2sL-jYn7TGzybqkm A partir daí, com fé redobrada, proponho que o mesmo seja assistido várias vezes e depois de bem compreendido seja compartilhado para que possa surtir o efeito desejado. 


INCERTEZAS DA REFORMA TRIBUTÁRIA

O segundo conteúdo -INCERTEZAS DA REFORMA TRIBUTÁRIA, do advogado Sergio Lewin, diz o seguinte: 

A Câmara dos Deputados aprovou e agora tramita no Senado Federal a Emenda Constitucional 45/2019, que reforma o sistema de tributação sobre o consumo no Brasil. A reforma, tão aguardada, está prestes a entrar em vigor sem que a sociedade brasileira a tenha debatido ou a conheça minimamente. A proposta estabelece um IVA federal e outro estadual, que substitui todos os tributos incidentes hoje sobre o consumo, além de um imposto seletivo (IS), que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e meio ambiente (que serão posteriormente listados em lei complementar).
Chama a atenção a insegurança e a imprevisibilidade da proposta pela quantidade de pontos que são delegados à Lei Complementar, implicando no risco de que ela possa se tornar um cheque em branco ao legislador. Não está absolutamente clara a alíquota que resultará da reforma: algumas projeções estimam percentual superior aos 25%, sem
considerar o imposto seletivo e a contribuição estadual sobre produtos primários e semielaborados, duas novas formas de tributação que em nada se coadunam com o espírito de neutralidade e simplificação da pretendida reforma.
O setor de serviços, responsável por grande parte dos empregos no país, merece um capítulo à parte, pois apesar da elevação da alíquota, sequer terá créditos consideráveis a aproveitar no regime da não-cumulatividade.
Em relação às empresas do Simples, fundamental saber se os adquirentes de seus bens e serviços poderão tomar créditos no valor integral do imposto, sob pena de perda de competitividade. Também necessário seja esclarecido quais as despesas e insumos gerarão direito ao crédito e se a compensação fica condicionada ou não ao recolhimento efetivo do imposto na operação anterior, verificação esta inviável ao contribuinte.
E nem se falou ainda do regime de pagamento do IVA dual, será pelo regime de caixa ou competência? A reforma não será obstada, mas merece ser melhor conhecida e
debatida pela sociedade para que se torne o remédio que o sistema precisa e não mais uma poção venenosa.



Leia mais

26 set 2023

DUAS INFELIZES CERTEZAS


DUAS CERTEZAS

Entra dia e sai dia e DUAS CERTEZAS se repetem assustando sobremaneira a parcela do povo brasileiro que AINDA é capaz de raciocinar e entender o óbvio: 1- A CARGA DE IMPOSTOS FICOU MAIS ALTA ; e, 2- OS GASTOS DO GOVERNO MAIS AINDA, ou seja, O AUMENTO RECEITA se mostra invariavelmente sempre MENOR DO QUE O AUMENTO DA CRIMINOSO DESPESA


VIAGENS E MAIS VIAGENS

Embalados por este QUADRO DANTESCO o sofrido povo ainda é constantemente informado de que o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, correm o mundo promovendo GASTOS ABSURDOS, todos financiados por incansáveis e tétricas EMISSÕES DE TÍTULOS PÚBLICOS, a considerar que FALTA DINHEIRO NO CAIXA DE GOVERNOS DEFICITÁRIOS.  


RACISMO NO ESPORTE... SEI...

Se isso já não fosse o suficiente para provocar INDIGNAÇÃO, ontem o povo brasileiro ainda ficou sabendo que a ministra da Igualdade Racial, (??) Anielle Franco viajou de Brasília a São Paulo, no domingo, em um avião da FAB e acompanhou a final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, no Morumbi. Mais: a ministra (??), em tom raivoso, disse foi ao estádio para assinar uma ação do governo federal ao racismo no esporte. Que tal?  


DES-GOVERNO

Resumindo, para não ir mais a fundo: este DES-GOVERNO, além de GASTAR DESVAIRADAMENTE, E AINDA POR CIMA -GASTAR MUITO MAL-, o fato é que uma BOA PARTE DO ORÇAMENTO -DEFICITÁRIO- é destinado para PROGRAMAS INVIÁVEIS, COM CALOTE CERTO. Mais: sem dó nem piedade ainda GASTA SOMAS IMENSAS para satisfazer caprichos e vontades pessoais dos FIÉIS AMIGOS DO REI.  


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A TURMA DO AMOR, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

25 set 2023

FUTURO


MARCO TEMPORAL

Quase que diariamente publico textos produzidos por PENSADORES que integram a SOCIEDADE PENSAR+, cuja CARTA DE PRINCÍPIOS propõe o apontamento e a discussão das efetivas CAUSAS e EFEITOS sobre o que acontece no nosso país e fora dele. Assim, me parece mais do que oportuno o texto -FUTURO-, escrito pelo pensador Guilherme Baumhardt. Eis:


ESTAMOS EM 2040

- Estamos em 2040. E o Brasil mudou bastante. Mais de 90% do território nacional agora é área indígena, enquanto outros 5% pertencem aos chamados “coletivos” – gente ligada à esquerda e, embalados por substâncias, ainda acredita em velhas fantasias marxistas, como a “mais valia”. O restante da área nacional pertence à casta que comanda o país e manda em tudo. O setor produtivo? Foi embora. O sonho do MST finalmente se concretizou: viramos um imenso latifúndio que nada produz. O MTST deixou de existir porque perdeu a missão. O oceano de edifícios vazios das grandes cidades não precisa mais ser invadido. Agora são prédios de todos, de todas e de todes.


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA

Anos atrás a população foi convocada a participar de um grande plebiscito. A presença nos locais de votação era obrigatória – os ausentes teriam a ração mensal cortada. Sendo assim, a iniciativa foi um sucesso. Com ampla maioria (100% de aprovação nas urnas eletrônicas), os brasileiros confirmaram o que já previam os institutos de pesquisa Datafail e Vox Deux: o nome do país mudaria. No lugar de “República Federativa do Brasil”, viramos a “República Democrática, Popular e da Justiça Social Brasileira”.


AMPLIAR A DEMOCRACIA

O passo seguinte foi ampliar a democracia, aumentando o número de partidos e suas representações. No lugar de 513 deputados, são agora 5 mil. O Senado passou a contar com 2 mil integrantes. A população tem um leque quase infinito de partidos porque, afinal, somos uma democracia e é importante poder escolher. Vamos do Partido Socialista, passando pelo Comunista, até chegar a agremiações como a União do Proletariado, os Operários Republicanos e os concorrentes e radicais Partido da Esquerda e o Partido Mais à Esquerda.


RESPONSABILIDADE PARENTAL

Na nova nação, feriados mudaram de data ou foram extintos. Dia das Mães ou dos Pais? Esquece. Patriarcal demais. Agora temos o Dia da Responsabilidade Parental PoliPan Afetiva, que representa todxs que se veem pais, que se sentem pais e até aqueles que sob hipótese alguma querem ser pai ou mãe, mas se sentiam excluídxs. Feriado de Tiradentes? Não, não, não. Melhor tirar do mapa. Era liberal demais. Esse negócio de questionar carga tributária não pertence mais ao país. Proclamação da República? Mudou de página no calendário. No lugar do antigo 15 de Novembro foi antecipado para o dia 30 de Outubro – ninguém sabe exatamente o porquê, mas alguns acreditam ser uma homenagem ao ano de 2022.


AINDA TEMOS TEMPO!

O português ainda é a língua oficial, mas com inúmeras alterações. Verbos agora são verbxs e artigos morreram. Idioma e direito animal se aproximaram e expressões antigas e aceitas agora são politicamente incorretas. “Nem que a vaca tussa” está vetada, porque revelava uma incapacidade bovina. Um preconceito, afinal. “Vai pentear macaco” agora dá cana. Cinco a dez anos de prisão. O sindicato dos símios, após a volta do imposto sindical, contratou as melhores bancas de advogados e ingressou com uma ação alegando opressão. Nem todos os macacos queriam ter seus pelos alisados, o que configurava agressão e desrespeito.
Após uma implacável perseguição aos que se opunham à ideia do “ensino público, gratuito e de qualidade”, escolas e universidades estatais entraram em greve. Já estão assim há mais ou menos 15 anos, mas ninguém sentiu muito a diferença. Não fossem faixas penduradas nos prédios com os dizeres “Agora, é greve!”, o movimento já teria caído no esquecimento. A meritocracia virou crime, tão grave quanto homofobia e racismo. Fazer algo fora da curva? Nem pensar. Estabelecer uma meta? Sem chance. Não há mais conservadores, liberais e muito menos anarcocapitalistas.
Acordo. Coração na garganta, quase saindo pela boca. Batimento cardíaco acelerado e respiração ofegante. Ainda temos tempo!



Leia mais

22 set 2023

TERAPIA DE GRUPO


REDES SOCIAIS E WHATSAPP

No Brasil, tão logo ficou escancarado que a SUPREMA CORTE, por estrita vontade de uma coesa maioria, passou as DAR AS CARTAS E JOGAR DE MÃO, provando que a SOBERANIA é uma exclusividade daquela nojenta INSTITUIÇÃO E NÃO DO POVO, as REDES SOCIAIS, notadamente o WHATSAPP, passaram a ser utilizados como instrumentos próprios e efetivos de TERAPIA DE GRUPO. 


TIRANIA DA CORTE

Mesmo sabendo que a qualquer momento podem vir a ser TRAÍDOS E/OU DENUNCIADOS por -INFILTRADOS- pelo fato de usarem a SANTA LIBERDADE para expressar e repudiar, de todas as formas, os flagrantes descumprimentos da Constituição, o número de GRUPOS DE BRASILEROS que usam as REDES SOCIAIS, notadamente o WHATSAPP, cresce sem parar abrigando, na sua grande maioria, pessoas pra lá de indignadas e revoltadas com a TIRANIA DA CORTE. 


ABRIGO DA ESPERANÇA

Estes espaços, que se tornaram próprios e prontos para a prática da -TERAPIA DE GRUPO- funcionam como -ABRIGO DA ESPERANÇA-, onde reinam as mais diversas expectativas de que em algum momento a CORDA ARREBENTE e a DEMOCRACIA -SEQUESTRADA- PELA CORTE SUPREMA- recupere a LIBERDADE e com isso o POVO VOLTE A SER O LEGÍTIMO SOBERANO. 


DRAMA

Sem tirar nem pôr, como se percebe, boa parte das REDES SOCIAIS se transformaram em GRUPOS DE APOIO que guardam similaridade com as RODAS DE CONVERSA do tipo -ALCOÓLICOS ou NARCÓTICOS ANÔNIMOS, onde cada um conta o seu DRAMA e assim, de forma coletiva, todos consigam reunir forças para BRECAR O CURSO DO COMUNISMO, que a olhos vistos está destruindo, sem dó nem piedade, o nosso empobrecido Brasil. 



Leia mais