Artigos

12 set 2023

ENTRE INCOMPETENTES E CORRUPTOS


PERGUNTA

Uma empresa americana, que atua como HEADHUNTER e como tal busca os -melhores- talentos do mercado para trabalhar nas empresas onde presta assessoria na área de RECURSOS HUMANOS, ao entrevistar os candidatos para cargos de CEO e CFO, principalmente, tem por hábito fazer a seguinte pergunta: - QUEM VOCÊ DEMITIRIA PRIMEIRO: Aquele que é INTELIGENTE, mas não trabalha; ou o IDIOTA, que trabalha duro?


RESPOSTA

Normalmente, segundo informa a empresa de assessoria de forma aberta e bastante transparente, os candidatos preferem DEMITIR o IDIOTA. No campo da -justificativa- apontam que o IDIOTA QUE TRABALHA DURO é CAPAZ DE PRODUZIR ESTRAGOS IMPAGÁVEIS, enquanto o PREJUÍZO causado pelo INTELIGENTE QUE NÃO TRABALHA é representado, em tese, pelo custo do seu salário.


RESUMO

Pois, no nosso empobrecido Brasil, sem tirar nem pôr, não precisa ser um HEADHUNTER para saber e/ou entender que os INCOMPETENTES causam prejuízos muito maiores. Notoriamente aqueles que ocupam cargos de DIRETORIA nas empresas estatais, a considerar que, ao invés de serem escolhidos por empresas -CAÇADORAS DE TALENTOS, as escolhas são feitas pelo presidente, governadores, prefeitos e caciques políticos que os apoiam. 


CORRUPTO PERDEM PARA OS INCOMPETENTES

Vejam que no caso de EMPRESAS ESTATAIS, além dos INCOMPETENTES também se revelam os CORRUPTOS. Neste caso, como já ficou mais do que provado, por mais que os CORRUPTOS causem enormes prejuízos por conta dos SAQUES aos cofres das estatais, os INCOMPETENTES, através de más decisões, acabam causando PREJUÍZOS BEM MAIORES do que qualquer CORRUPTO.  


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: OS FRUTOS DA OMISSÃO E DA INTROMISSÃO, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

11 set 2023

VIVA EL PARAGUAI! OU VIVA EN EL PARAGUAI!


EXPO MAQUILA 2023

Na semana passada, na abertura oficial da -EXPO MAQUILA 2023-, na Ciudad del Este, importante evento industrial e comercial que tem como propósito difundir os benefícios do REGIME DA MAQUILA, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou duas importantes medidas:

1- CORTE DE IMPOSTOS; e,

2- CRIAÇÃO DE CEM MIL EMPREGOS NO SETOR DA INDÚSTRIA MAQUILADORA - empresas voltadas para a exportação de produtos paraguaios para o Mercosul, em sua maioria para o Brasil, por intermédio de um sistema que concede incentivos fiscais.


GERAR EMPREGO

Na ocasião, totalmente contrário ao que pensa, diz e faz -dia sim dia também-, o nosso péssimo presidente do Brasil, o líder do país vizinho, Santiago Peña, afirmou -alto e bom tom:- “Como presidente não estou interessado em arrecadar impostos, como presidente da República estou interessado em gerar emprego, porque o emprego é a melhor solução na área social que um país pode ter".


A ECONOMIA MAIS ESTÁVEL DA AMÉRICA

Estas duas importantes notícias publicada pela Agência IP, as quais a MÍDIA ABUTRE DO BRASIL achou por bem não divulgar, servem para esclarecer o fato de que o Paraguai é hoje, como bem afirmou Santiago Penã, a ECONOMIA MAIS ESTÁVEL DA AMÉRICA LATINA E QUE NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS CONTINUARÁ A TER ESTABILIDADE ECONÔMICA E POLÍTICA.  


SEM ALTERAÇÕES TRIBUTÁRIAS

Ao concluir, Peña disse: “Tenho convicção que vamos ter anos de estabilidade política e que os próximos cinco anos não serão propostas alterações tributárias e que dará grande apoio a todas as indústrias que favorecem a criação de empregos no Paraguai. A seguir, a presidente da Câmara de Empresas Maquiladoras do Paraguai, Karina Daher, destacou que o setor gera atualmente 25 mil empregos diretos e um total de 60 mil indiretos e que a indústria maquiladora alcançou um recorde de 1 bilhão de dólares em exportações, em 2022, o que representa 10,4% do total das exportações do país. Que tal?



Leia mais

08 set 2023

SEM PT O RESULTADO É OUTRO


MELHORES TAXAS DE DESEMPREGO

Não há nada de surpreendente a notícia de que os CINCO ESTADOS BRASILEIROS - RONDÔNIA, MATO GROSSO, SANTA CATARINA, MATO GROSSO DO SUL E PARANÁ- apresentem, segundo informa o IBGE, as MELHORES TAXAS DE DESEMPREGO do País. Afinal, o fato de nenhum deles ser -administrado- pelo PT, isto é uma GARANTIA de algum sucesso. 


OCDE

O que precisa ser COMEMORADO é o fato de que os índices apresentados pelos CINCO ESTADOS são PRÓXIMOS E/OU INFERIORES aos dos países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico-.


DESEMPREGO MÉDIO

Atenção: enquanto, em julho, o DESEMPREGO MÉDIO no grupo da OCDE, conhecido como -CLUBE DOS PAÍSES RICOS-, era de 4,8%, pouco acima do piso de 4,7% atingido no mês anterior, os CINCO ESTADOS BRASILEIROS tiveram taxas inferiores a 5% no semestre: - RONDONIA (2,4%), MATO GROSSO (3%), SANTA CATARINA (3,5%), MATO GROSSO DO SUL (4,1%) e PARANÁ (4,9%)-.


PLENO EMPREGO

Em resumo, as TAXAS DE DESEMPREGO DESSES CINCO ESTADO BRASILEIROS, como bem informa a Gazeta do Povo, se aproximam do CONCEITO DE PLENO EMPREGO, estimada entre 3% e 6%, a depender da fonte consultada. Que tal?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: MAS QUE DROGA!, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

06 set 2023

RS: A VANGUARDA DO ATRASO


SUL DO BRASIL

Até poucos anos atrás, quem acompanha com interesse as edições do desempenho das 500 MAIORES EMPRESAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL (PR, SC e RS), elaborado pelo Grupo AMANHÃ em parceria com a PwC Brasil, a partir dos balanços das empresas com -sede, origem ou operação relevante na região-, certamente já percebeu que o RS, que por muitos anos se manteve na liderança do -ranking-, vem perdendo sistematicamente para SC e PR.


VALOR PONDERADO DE GRANDEZA - VPG

Vale registrar que o ranking usa vários indicadores de tamanho e de desempenho, como o VALOR PONDERADO DE GRANDEZA (VPG) – principal critério de classificação –, receita líquida, patrimônio líquido, lucro (ou prejuízo) e ainda rentabilidade e liquidez, por exemplo. Todas as informações são extraídas de balanços fornecidos pelas empresas por meios oficiais ou a partir de demonstrações financeiras publicadas em diários oficiais ou veículos de grande circulação física e online.


EFEITO -ADMINISTRAÇÃO PETISTA

Não por acaso, o RS começou a perder posições a partir do momento que o povo gaúcho colocou o PT para administrar o Estado. Enquanto isso, os estados de SC e do PR -que nunca foram -administrados- pelo PT-, passaram a apresentar desempenho altamente positivo, ganhando, inclusive, destaque singular se comparados com os demais estados da Federação. 


EMPREGOS

Observem, por exemplo, que o PR figura como estado que mais gerou NOVOS EMPREGOS NA REGIÃO SUL de janeiro a julho deste ano, de acordo com os dados do CAGED. O saldo do estado no acumulado do ano é de 77.674 empregos, à frente de SC (63.660). O RS (50.401) ficou na rabeira. Mais: no cenário nacional, o PR é o QUARTO MAIOR GERADOR DE EMPREGOS NO ANO, atrás apenas de SP, MG e RJ. Todos os setores tiveram saldo positivo na criação de vagas em julho no PR.


PORTOS

No quesito -PORTOS-, o estado de SC cresce sem parar. Os portos de Imbituba e São Francisco do Sul, administrados pela SC-Par (INICIATIVA PRIVADA) vão receber investimentos milionários nestes próximos meses. R$ 130 milhões serão investidos no Terminal de Imbituba nos próximos dois anos; e no TESC -Terminal Portuário de SC-, grupo presidido pelo empresário Alberto Raposo Oliveira (Beto Caroço), uma das maiores autoridades do setor, serão investidos R$ 500 milhões de reais na construção de três novos silos. 


TAXA DE DESEMPREGO EM SC

Mais: de abril a junho deste ano (2023), a economia de SC reduziu a TAXA DE DESOCUPAÇÃO de 3,9% para 3,5%, o que significa que 17 mil pessoas saíram da condição de desemprego, em comparação ao mesmo período de 2022. Os dados são da PNAD trimestral e foram analisados pelo Observatório Fiesc. O estado registrou a menor taxa de desemprego dos últimos nove anos para um segundo trimestre. A média nacional também teve recuo de 8%. Apesar da economia estar em PLENO EMPREGO, SC continua "contratando", ressalta o presidente da Fiesc em exercício, Ulrich Kuhn.



Leia mais

05 set 2023

REFORMA ADMINISTRATIVA: A REFORMA-MÃE


A PRIMEIRA DE TODAS

Gostando ou não, o fato é que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já mandou importantes recados a respeito da tão sonhada -REFORMA ADMINISTRATIVA-, a qual, antes de tudo, deveria ser a PRIMEIRA de tantas que se mostram absolutamente necessárias para fazer com que o nosso CUSTOSO BRASIL consiga ocupar o lugar reservado aos países realmente competitivos.


REFORMA-MÃE

Pois, considerando o número de vezes com que, num curto espaço de tempo, o presidente da Câmara resolveu insistir com a ideia de tornar real e palpável a tão pretendida REFORMA ADMINISTRATIVA, entendo que esta maravilhosa ideia exige, com muita precisão e vontade, a participação da SOCIEDADE BRASILEIRA PENSANTE. De novo: antes de manifestar um possível sentimento de descrédito sobre este precioso tema, é preciso apoiar como nunca esta REFORMA-MÃE, a qual, se bem-feita, tem reais condições para promover uma efetiva REDUÇÃO DO CUSTO-BRASIL -daqui para frente-. 


DECLARAÇÕES DA COMUNISTA

Motivos para apoiar a tramitação e a consequente APROVAÇÃO da REFORMA ADMINISTRATIVA não faltam. Todavia, a considerar as declarações proferidas pela COMUNISTA presidente do PT, Gleisi Hoffmann, aí o apoio a Arthur Lira se faz ainda mais forte, urgente e necessário. Vejam aí as barbaridades que estão sendo defendidas pela absurda Gleisi Hoffmann. Segundo a COMUNISTA, 1- não é hora de reforma administrativa; 2- a hora agora é a de TAXAR OS SUPER-RICOS; e, 3- os setores expressivos do PT são contra discutir a REFORMA ADMINISTRATIVA. Que tal? 


AMÉM!!

Em recente evento promovido pela Fiesp, a REFORMA ADMINISTRATIVA foi saudada como MEDIDA CAPAZ de controlar as absurdas e sempre crescentes DESPESAS PÚBLICAS. - “Temos que discutir despesas o tempo todo, disse Arthur Lira. Mais: lembrou que a Câmara dos Deputados em uma PEC de REFORMA ADMINISTRATIVA em Comissão Especial. Precisamos do apoio do governo para não tirar o direito adquirido de ninguém, mas permitir o controle das despesas no futuro”, afirmou Lira. Amém!!! 


ESPAÇO PENSAR+

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O REACIONARISMO DOS -PROGRESSISTAS-, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

04 set 2023

PESCARIA PROBATÓRIA


HUMILHADO, PRESO E ESQUECIDO

Mais do que sabido, os jornalistas e demais representantes do -SISTEMA-, sem dó nem piedade, já CONDENARAM o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mais: como bem frisa o pensador Rodrigo Constantino, em artigo recente, querem ele HUMILHADO, INELEGÍVEL, PRESO E ESQUECIDO PELO POVO.


PLANO DIABÓLICO

Para executar o -PLANO -DIABÓLICO-, a turma da ESQUERDA , de forma ORGANIZADA, lançou mão da prática de FISHING EXPEDITION, ou -PESCARIA PROBATÓRIA-. Ou seja, primeiro se define o CRIMINOSO e só depois o CRIME.  


OBSESSÃO

A obsessão, como aponta Constantino, é com Bolsonaro. Estão com sangue nos olhos, com faca na garganta, e querem de qualquer forma pintar o "genocida" como um corrupto, para assim se sentirem MENOS CULPADOS (os que não são completos psicopatas) por terem feito o L. Eles necessitam manter a NARRATIVA de que -SALVARAM A DEMOCRACIA- ajudando o ladrão a voltar à cena do crime, como AFIRMOU Alckmin. O mesmo que se inspira nos piores ditadores do continente...


3 TIPOS

É tudo tão patético, farsesco e indecente que não faz mais qualquer sentido separar isso em direita e esquerda. Paula Schmitt, uma das poucas jornalistas sérias que restaram no país, e de esquerda, foi quem resumiu bem o quadro atual: "Esquece esquerda, direita, centro. O mundo hoje é muito mais claramente dividido entre outros 3 tipos: os canalhas que enganam, os trouxas que acreditam, e os inconformados que já entenderam a sacanagem toda".


CANALHAS, TROUXAS E INCONFORMADOS

Infelizmente, há CANALHAS em demasia no Brasil. Assim como TROUXAS . Mas como os que já entenderam a trama toda ainda são uma quantidade imensa de patriotas atentos, resta aos CANALHAS intensificar a perseguição, impor a censura, intimidar os formadores de opinião. Não é suficiente todo o trabalho de assessoria de recebem da velha imprensa, muito bem paga para isso. Não está bastando para convencer o povo. Por isso não vamos ter alívio na ditadura em curso no país tão cedo: o povo se recusa a cair na ladainha desses canalhas!


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: AOS AMIGOS, TUDO, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais