Artigos

11 set 2023

VIVA EL PARAGUAI! OU VIVA EN EL PARAGUAI!


EXPO MAQUILA 2023

Na semana passada, na abertura oficial da -EXPO MAQUILA 2023-, na Ciudad del Este, importante evento industrial e comercial que tem como propósito difundir os benefícios do REGIME DA MAQUILA, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou duas importantes medidas:

1- CORTE DE IMPOSTOS; e,

2- CRIAÇÃO DE CEM MIL EMPREGOS NO SETOR DA INDÚSTRIA MAQUILADORA - empresas voltadas para a exportação de produtos paraguaios para o Mercosul, em sua maioria para o Brasil, por intermédio de um sistema que concede incentivos fiscais.


GERAR EMPREGO

Na ocasião, totalmente contrário ao que pensa, diz e faz -dia sim dia também-, o nosso péssimo presidente do Brasil, o líder do país vizinho, Santiago Peña, afirmou -alto e bom tom:- “Como presidente não estou interessado em arrecadar impostos, como presidente da República estou interessado em gerar emprego, porque o emprego é a melhor solução na área social que um país pode ter".


A ECONOMIA MAIS ESTÁVEL DA AMÉRICA

Estas duas importantes notícias publicada pela Agência IP, as quais a MÍDIA ABUTRE DO BRASIL achou por bem não divulgar, servem para esclarecer o fato de que o Paraguai é hoje, como bem afirmou Santiago Penã, a ECONOMIA MAIS ESTÁVEL DA AMÉRICA LATINA E QUE NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS CONTINUARÁ A TER ESTABILIDADE ECONÔMICA E POLÍTICA.  


SEM ALTERAÇÕES TRIBUTÁRIAS

Ao concluir, Peña disse: “Tenho convicção que vamos ter anos de estabilidade política e que os próximos cinco anos não serão propostas alterações tributárias e que dará grande apoio a todas as indústrias que favorecem a criação de empregos no Paraguai. A seguir, a presidente da Câmara de Empresas Maquiladoras do Paraguai, Karina Daher, destacou que o setor gera atualmente 25 mil empregos diretos e um total de 60 mil indiretos e que a indústria maquiladora alcançou um recorde de 1 bilhão de dólares em exportações, em 2022, o que representa 10,4% do total das exportações do país. Que tal?



Leia mais

08 set 2023

SEM PT O RESULTADO É OUTRO


MELHORES TAXAS DE DESEMPREGO

Não há nada de surpreendente a notícia de que os CINCO ESTADOS BRASILEIROS - RONDÔNIA, MATO GROSSO, SANTA CATARINA, MATO GROSSO DO SUL E PARANÁ- apresentem, segundo informa o IBGE, as MELHORES TAXAS DE DESEMPREGO do País. Afinal, o fato de nenhum deles ser -administrado- pelo PT, isto é uma GARANTIA de algum sucesso. 


OCDE

O que precisa ser COMEMORADO é o fato de que os índices apresentados pelos CINCO ESTADOS são PRÓXIMOS E/OU INFERIORES aos dos países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico-.


DESEMPREGO MÉDIO

Atenção: enquanto, em julho, o DESEMPREGO MÉDIO no grupo da OCDE, conhecido como -CLUBE DOS PAÍSES RICOS-, era de 4,8%, pouco acima do piso de 4,7% atingido no mês anterior, os CINCO ESTADOS BRASILEIROS tiveram taxas inferiores a 5% no semestre: - RONDONIA (2,4%), MATO GROSSO (3%), SANTA CATARINA (3,5%), MATO GROSSO DO SUL (4,1%) e PARANÁ (4,9%)-.


PLENO EMPREGO

Em resumo, as TAXAS DE DESEMPREGO DESSES CINCO ESTADO BRASILEIROS, como bem informa a Gazeta do Povo, se aproximam do CONCEITO DE PLENO EMPREGO, estimada entre 3% e 6%, a depender da fonte consultada. Que tal?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: MAS QUE DROGA!, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

06 set 2023

RS: A VANGUARDA DO ATRASO


SUL DO BRASIL

Até poucos anos atrás, quem acompanha com interesse as edições do desempenho das 500 MAIORES EMPRESAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL (PR, SC e RS), elaborado pelo Grupo AMANHÃ em parceria com a PwC Brasil, a partir dos balanços das empresas com -sede, origem ou operação relevante na região-, certamente já percebeu que o RS, que por muitos anos se manteve na liderança do -ranking-, vem perdendo sistematicamente para SC e PR.


VALOR PONDERADO DE GRANDEZA - VPG

Vale registrar que o ranking usa vários indicadores de tamanho e de desempenho, como o VALOR PONDERADO DE GRANDEZA (VPG) – principal critério de classificação –, receita líquida, patrimônio líquido, lucro (ou prejuízo) e ainda rentabilidade e liquidez, por exemplo. Todas as informações são extraídas de balanços fornecidos pelas empresas por meios oficiais ou a partir de demonstrações financeiras publicadas em diários oficiais ou veículos de grande circulação física e online.


EFEITO -ADMINISTRAÇÃO PETISTA

Não por acaso, o RS começou a perder posições a partir do momento que o povo gaúcho colocou o PT para administrar o Estado. Enquanto isso, os estados de SC e do PR -que nunca foram -administrados- pelo PT-, passaram a apresentar desempenho altamente positivo, ganhando, inclusive, destaque singular se comparados com os demais estados da Federação. 


EMPREGOS

Observem, por exemplo, que o PR figura como estado que mais gerou NOVOS EMPREGOS NA REGIÃO SUL de janeiro a julho deste ano, de acordo com os dados do CAGED. O saldo do estado no acumulado do ano é de 77.674 empregos, à frente de SC (63.660). O RS (50.401) ficou na rabeira. Mais: no cenário nacional, o PR é o QUARTO MAIOR GERADOR DE EMPREGOS NO ANO, atrás apenas de SP, MG e RJ. Todos os setores tiveram saldo positivo na criação de vagas em julho no PR.


PORTOS

No quesito -PORTOS-, o estado de SC cresce sem parar. Os portos de Imbituba e São Francisco do Sul, administrados pela SC-Par (INICIATIVA PRIVADA) vão receber investimentos milionários nestes próximos meses. R$ 130 milhões serão investidos no Terminal de Imbituba nos próximos dois anos; e no TESC -Terminal Portuário de SC-, grupo presidido pelo empresário Alberto Raposo Oliveira (Beto Caroço), uma das maiores autoridades do setor, serão investidos R$ 500 milhões de reais na construção de três novos silos. 


TAXA DE DESEMPREGO EM SC

Mais: de abril a junho deste ano (2023), a economia de SC reduziu a TAXA DE DESOCUPAÇÃO de 3,9% para 3,5%, o que significa que 17 mil pessoas saíram da condição de desemprego, em comparação ao mesmo período de 2022. Os dados são da PNAD trimestral e foram analisados pelo Observatório Fiesc. O estado registrou a menor taxa de desemprego dos últimos nove anos para um segundo trimestre. A média nacional também teve recuo de 8%. Apesar da economia estar em PLENO EMPREGO, SC continua "contratando", ressalta o presidente da Fiesc em exercício, Ulrich Kuhn.



Leia mais

05 set 2023

REFORMA ADMINISTRATIVA: A REFORMA-MÃE


A PRIMEIRA DE TODAS

Gostando ou não, o fato é que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já mandou importantes recados a respeito da tão sonhada -REFORMA ADMINISTRATIVA-, a qual, antes de tudo, deveria ser a PRIMEIRA de tantas que se mostram absolutamente necessárias para fazer com que o nosso CUSTOSO BRASIL consiga ocupar o lugar reservado aos países realmente competitivos.


REFORMA-MÃE

Pois, considerando o número de vezes com que, num curto espaço de tempo, o presidente da Câmara resolveu insistir com a ideia de tornar real e palpável a tão pretendida REFORMA ADMINISTRATIVA, entendo que esta maravilhosa ideia exige, com muita precisão e vontade, a participação da SOCIEDADE BRASILEIRA PENSANTE. De novo: antes de manifestar um possível sentimento de descrédito sobre este precioso tema, é preciso apoiar como nunca esta REFORMA-MÃE, a qual, se bem-feita, tem reais condições para promover uma efetiva REDUÇÃO DO CUSTO-BRASIL -daqui para frente-. 


DECLARAÇÕES DA COMUNISTA

Motivos para apoiar a tramitação e a consequente APROVAÇÃO da REFORMA ADMINISTRATIVA não faltam. Todavia, a considerar as declarações proferidas pela COMUNISTA presidente do PT, Gleisi Hoffmann, aí o apoio a Arthur Lira se faz ainda mais forte, urgente e necessário. Vejam aí as barbaridades que estão sendo defendidas pela absurda Gleisi Hoffmann. Segundo a COMUNISTA, 1- não é hora de reforma administrativa; 2- a hora agora é a de TAXAR OS SUPER-RICOS; e, 3- os setores expressivos do PT são contra discutir a REFORMA ADMINISTRATIVA. Que tal? 


AMÉM!!

Em recente evento promovido pela Fiesp, a REFORMA ADMINISTRATIVA foi saudada como MEDIDA CAPAZ de controlar as absurdas e sempre crescentes DESPESAS PÚBLICAS. - “Temos que discutir despesas o tempo todo, disse Arthur Lira. Mais: lembrou que a Câmara dos Deputados em uma PEC de REFORMA ADMINISTRATIVA em Comissão Especial. Precisamos do apoio do governo para não tirar o direito adquirido de ninguém, mas permitir o controle das despesas no futuro”, afirmou Lira. Amém!!! 


ESPAÇO PENSAR+

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O REACIONARISMO DOS -PROGRESSISTAS-, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

04 set 2023

PESCARIA PROBATÓRIA


HUMILHADO, PRESO E ESQUECIDO

Mais do que sabido, os jornalistas e demais representantes do -SISTEMA-, sem dó nem piedade, já CONDENARAM o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mais: como bem frisa o pensador Rodrigo Constantino, em artigo recente, querem ele HUMILHADO, INELEGÍVEL, PRESO E ESQUECIDO PELO POVO.


PLANO DIABÓLICO

Para executar o -PLANO -DIABÓLICO-, a turma da ESQUERDA , de forma ORGANIZADA, lançou mão da prática de FISHING EXPEDITION, ou -PESCARIA PROBATÓRIA-. Ou seja, primeiro se define o CRIMINOSO e só depois o CRIME.  


OBSESSÃO

A obsessão, como aponta Constantino, é com Bolsonaro. Estão com sangue nos olhos, com faca na garganta, e querem de qualquer forma pintar o "genocida" como um corrupto, para assim se sentirem MENOS CULPADOS (os que não são completos psicopatas) por terem feito o L. Eles necessitam manter a NARRATIVA de que -SALVARAM A DEMOCRACIA- ajudando o ladrão a voltar à cena do crime, como AFIRMOU Alckmin. O mesmo que se inspira nos piores ditadores do continente...


3 TIPOS

É tudo tão patético, farsesco e indecente que não faz mais qualquer sentido separar isso em direita e esquerda. Paula Schmitt, uma das poucas jornalistas sérias que restaram no país, e de esquerda, foi quem resumiu bem o quadro atual: "Esquece esquerda, direita, centro. O mundo hoje é muito mais claramente dividido entre outros 3 tipos: os canalhas que enganam, os trouxas que acreditam, e os inconformados que já entenderam a sacanagem toda".


CANALHAS, TROUXAS E INCONFORMADOS

Infelizmente, há CANALHAS em demasia no Brasil. Assim como TROUXAS . Mas como os que já entenderam a trama toda ainda são uma quantidade imensa de patriotas atentos, resta aos CANALHAS intensificar a perseguição, impor a censura, intimidar os formadores de opinião. Não é suficiente todo o trabalho de assessoria de recebem da velha imprensa, muito bem paga para isso. Não está bastando para convencer o povo. Por isso não vamos ter alívio na ditadura em curso no país tão cedo: o povo se recusa a cair na ladainha desses canalhas!


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: AOS AMIGOS, TUDO, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

01 set 2023

A FREQUÊNCIA DETERMINA NORMALIDADE


UP TO DATE

Considerando a imensa quantidade de MENTIRAS E ENGANAÇÕES produzidas -sem parar- pelos focados amantes e/ou comprometidos apoiadores deste governo -PETISTA-COMUNISTA-, todas com o nítido propósito de -confundir-, ou LAVAR OS CÉREBROS dos brasileiros em geral (e dos estrangeiros que se interessam pelo Brasil), isto faz com que qualquer comunicador consiga se manter minimamente -UP TO DATE- ou conte algo que seja realmente novo...


A FREQUÊNCIA DETERMINA A NORMALIDADE

Como bem diz o jornalista Luís Ernesto Lacombe, no seu texto publicado na Gazeta do Povo de ontem, 31/8, - são tantos absurdos, mas tantos, que eles já nem são considerados notícias... É aquela história que não se sustenta de que -FREQUÊNCIA DETERMINA NORMALIDADE-. “Se algo acontece a toda hora, por que deveria estar nos jornais, nas manchetes, nas páginas principais? Muito além disso, se a imprensa virou um elemento de militância política, se escolheu um lado para atacar e um lado para proteger, defender, pode fechar os olhos para o que quiser e enxergar apenas o que lhe interessa, mesmo que seja pura imaginação, exercício livre de criação. A NOTÍCIA desejada vai determinar os FATOS.


IMAGENS DE 8 DE JANEIRO

Mais: -Isso fica muito claro na CPMI do 8 de Janeiro. Alguns jornais que já foram importantes têm páginas inteiras sobre a comissão, mas não trazem nada sobre as imagens das câmeras do circuito de segurança do Ministério da Justiça. Nem uma linha... Quem noticiou que Flávio Dino, inicialmente, se recusou a entregar as imagens, com a desculpa de que o envio poderia “prejudicar as investigações”? O ministro enrolou, enrolou e acabou fornecendo apenas imagens de duas câmeras que gravaram a parte da frente da sede. Isso depois de pedir autorização ao ministro do STF Alexandre de Moraes, o que não era absolutamente necessário.

Dino ficou de buscar outras imagens. Depois, afirmou que já tinha entregado tudo. Na comissão, o senador Sérgio Moro, ex-ministro, deu o testemunho de que o Palácio da Justiça tinha, em sua época, dezenas de câmeras de segurança. O deputado federal Filipe Barros fez um levantamento e apontou a existência de pelo menos DEZ CÂMERAS apenas na parte externa do ministério e em prédios do entorno. Então, por que o material produzido pelos equipamentos instalados nas laterais, na parte de trás e no interior do palácio não foi imediatamente entregue?


CÂMERAS APAGADAS

Gravíssima era a suspeita de que Flávio Dino estava escondendo as imagens e, assim, atrapalhando, prejudicando, obstruindo as investigações sobre as invasões e depredações em 8 de janeiro. Agora, ficou ainda pior. Fontes da Polícia Federal informaram que praticamente todas as imagens do Ministério da Justiça FORAM APAGADAS . A “explicação” é bizarra: as gravações ficariam armazenadas apenas por 15 dias no sistema do circuito interno de câmeras e depois seriam descartadas, para liberar espaço... Flávio Dino não entendeu que era importante preservar as imagens, para ajudar nas investigações sobre o quebra-quebra? Por que somente o material produzido por duas câmeras foi guardado? A regra dos 15 dias não valia para esses equipamentos?


FORÇA NACIONAL DE ARAQUE

Em depoimento à CPMI, o fotógrafo da Reuters que cobriu o 8 de janeiro afirmou que viu a Força Nacional de Segurança no Ministério da Justiça. Seriam mais de 200 homens inertes. E as investigações sérias prosseguem, apesar das barreiras impostas. Agora se descobriu que um pelotão de choque ficou parado dentro da sede do Ministério da Justiça, que quatro pelotões permaneceram todo o tempo no estacionamento... Apenas dois pelotões foram ajudar na retirada dos invasores das sedes dos três poderes. Por que o Ministério da Justiça não atuou para impedir as invasões? Por que a Força Nacional de Segurança não entrou em ação, com todo o efetivo?

Seria mesmo necessária autorização do governo do Distrito Federal para que a Força Nacional agisse? Há atuações anteriores, em 2017 e 2019, que derrubam essa conversa. Mas um comunista não abandona as mentiras... Ele vive uma grande mentira. E investigações sérias, equilibradas, honestas, dentro da lei podem apontar verdades indesejadas... Quem quer realmente investigar tudo o que aconteceu em 8 de janeiro, doa a quem doer? Lula, Flávio Dino e grande parte da imprensa nunca estiveram interessados nisso.


ESPAÇO PENSAR+

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: COMO NAS DITADURAS, "SISTEMA L" QUER REESCREVER A HISTÓRIA -E FAZER DE DILMA UMA MÁRTIR-, por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais