171
Se os investidores, tanto daqui quanto do exterior, já tinham muitos motivos para não gostar nem um pouco daquilo que já vinha acontecendo no Brasil, imaginem como estão se sentindo após o duplo 171, que foram aplicados pelo governo Lula/Dilma, com relação à Petrobrás, e pelo empresário Eike Batista, ambos nesta semana.
RASTEIRA
O curioso é que tanto a OGX (controlada por Eike Batista) quanto a Petrobrás (controlada pela União), se dedicam à exploração de petróleo. Coincidência, não? Enquanto os nacionalistas dizem, cheios de ufanismo, que o Petróleo é Nosso, os espertos dão uma rasteira nos apaixonados. Pode?
DUAS GRANDES RAZÕES
Como nada acontece por acaso nessa vida, muito daquilo que vem contribuindo para a frustração de investidores que apostaram no Brasil, principalmente no ramo de petróleo, se dá por duas grandes razões: 1- as mentiras aplicadas pelo governo e pelo empresário Eike Batista; e, 2- as atitudes intervencionistas praticadas desde que Lula estreou como presidente.
PETROBRÁS
A Petrobrás, para infelicidade dos acionistas privados enganados, já tem assegurada pelo menos duas medalhas de ouro: A primeira, pela bela rasteira que deu em milhares de trouxas, quando promoveu o maior IPO do planeta. Desde então, as ações da empresa nunca mais pararam de cair. O recuo, como se sabe já atingiu mais de 60% do valor do IPO. Que tal?A segunda, pela mentira descarada que fez constar nos relatórios que deram origem ao Plano de Investimento da empresa. Incrível, não? Pois é. O governo embolsou o dinheiro e ainda deu um legítimo pé na bunda dos investidores. De todos os tipos e tamanhos, indistintamente...
OGX
Já a OGX, aproveitando a total falta de vergonha que reina no Brasil, iludiu milhares de acionistas que apostaram na seriedade da empresa e seu dono. O resultado aí está: as ações da OGX, só nesta semana (até ontem) amargaram uma queda monumental de quase 40%. Repito: a razão principal é a mentira.
INTERVENÇÕES
Além de promover estúpidas intervenções, o governo ainda tratou de aniquilar com o caixa da Petrobrás. Para manter os investidores animados, cheios de OTIMISMO, os seus diretores simplesmente aumentaram, exagerada e criminosamente, a capacidade de produção de petróleo.
VALE
Em última análise, o governo parece disposto a matar empresas e negócios. Os acionistas da Vale que o digam, não? Embestados com o sucesso da empresa fizeram de tudo, e conseguiram, aleijar a Vale. Depois de escantear o seu então presidente, Roger Angnelli, a empresa vive de ameaças fiscais. Como se vê, a frustração tem todo sentido. Depois ainda há quem diga que sou pessimista. Pode?Ah, antes que eu me esqueça: o que a CVM pensa disso tudo?