8º COLÓQUIO PENSAR+
No último final de semana, pensadores que integram a SOCIEDADE PENSAR+ se reuniram na bela e atraente cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, na condição de participantes do 8º Colóquio -PENSAR+, com o propósito de debater, com profundidade a importante obra -A DESOBEDIÊNCIA CIVIL - produzida, em 1849, pelo escritor e poeta americano Henry David Thoreau.
HENRY THOREAU
Insubmisso e corajoso, Henry Thoreau entendia que NÃO DEVERIA PAGAR IMPOSTOS , notadamente o IMPOSTO DE RENDA, porque acreditava ser errado dar dinheiro aos EUA, um -país então escravocrata e em guerra contra o México- (a 13ª Emenda, que aboliu oficialmente, em território americano a ESCRAVIDÃO E A SERVIDÃO INVOLUNTÁRIA foi adotada anos após, em 6/12/1865). Como tal Thoreau acabou sendo preso, mas sua tia pagou a fiança e, na manhã seguinte, inspirado pela noite que esteve na prisão, escreveu o famoso ensaio - A DESOBEDIÊNCIA CIVIL-. Leon Tolstói, um dos mais famosos escritores do mundo venerava este ensaio e o recomendou, por carta, a um jovem indiano -Mahatma Gandhi-, que se encontrava preso na África do Sul.
O LUGAR DE UM HOMEM JUSTO É A PRISÃO
Pois, num dos trechos da sua obra, Henry Thoreau faz a seguinte e importante observação: - NUM GOVERNO QUE APRISIONA QUALQUER PESSOA INJUSTAMENTE, O VERDADEIRO LUGAR DE UM HOMEM JUSTO É TAMBÉM A PRISÃO. O LUGAR APROPRIADO, HOJE, O ÚNICO LUGAR QUE MASSACHUSETTS PROPORCIONA A SEUS ESPÍRITOS MAIS LIVRES E MENOS DESESPERANÇADOS SÃO SEUS CÁRCERES, NOS QUAIS SE VERÃO APRISIONADOS E EXPULSOS DO ESTADO.-
VIVER COM HONRA
Diz mais o escritor, com notável precisão, que justifica a sua corajosa insubmissão: - É NA PRISÃO QUE O ESTADO COLOCA AQUELES QUE NÃO ESTÃO SENDO COMO ELE, MAS CONTRA ELE. OU SEJA: É O ÚNICO LUGAR, NUM ESTADO ESCRAVO, EM QUE UM HOMEM LIVRE PODE VIVER COM HONRA.
CONCLUSÃO
Os pensadores, ao término do 8º Colóquio -PENSAR+, se mostraram convencidos de que o momento do nosso empobrecido Brasil sugere que as prisões daqueles que ousam se expressar com liberdade, faz do ambiente dos presídios UM LUGAR PARA SE VIVER COM HONRA. Que tal?
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: 8 de JANEIRO, A NARRATIVA E OS FATOS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
ASSESSORES...
Ontem, para quem ainda não sabe, o Conselho de Administração da Petrobras pediu que a estatal avalie uma possível contratação de -assessores-, para cada um dos onze conselheiros, com salários que, segundo fontes graduadas da estatal, ficariam entre R$ 35 mil e R$ 90 mil. Mais: os cargos seriam de livre nomeação e a remuneração definida pelo próprio Conselho.
CURSOS PARA QUEM NÃO É DO RAMO
Mais: também foi encaminhada uma demanda para que a estatal PAGUE CURSOS NA ÁREA DE ÓLEO E GÁS PARA OS CONSELHEIROS, o que por si só deixa bem claro que nenhum conselheiro entende do assunto. Mais ainda: os pedidos foram encaminhados -internamente- por indicados do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sendo que um deles é o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Sampaio Mendes, que preside o Conselho da Petrobras, e o outro é Vitor Saback, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério. Que tal?
CPI DA LOJAS AMERICANAS
Pois, o que mais chama a atenção é que os deputados Mendonça Filho (União-PE) e Tarcísio Motta (Psol-RJ), se mostram preocupados com a fraude da Lojas Americanas. Na sessão de ontem da CPI, ambos exigiram explicações das auditorias, alegando que a atuação delas ampliou a fraude, prejudicando acionistas e trabalhadores. Mais: o deputado -comunista- Orlando Silva (PC do B/SP) defendeu a criação de um tipo penal para punir gestão fraudulenta em empresas de capital aberto; e a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) disse:- nós temos aqui uma confissão de incompetência para não incorrer em, no mínimo, quatro tipos penais ou conluio. Estamos falando de um roubo de uma década e de um modus operandi que funcionou de maneira criminosa dentro da empresa”.
SALTEADORES PETISTAS
Em nenhum momento, dentro e fora da CPI da Lojas Americanas, os comunistas mostraram preocupação com o exemplo da Petrobras, que foi literalmente à lona durante os governos Lula e Dilma, por conta de saques e/ou fraudes bilionárias. Com olhos voltados apenas para a fraude da Americanas (uma empresa privada)- nenhum deles fez qualquer comentário sobre o FATO de a PETROBRAS estar novamente sob a mira dos SALTEADORES PETISTAS, com o aval do Conselho.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: MEDO E SILÊNCIO NO ESTÁDIO, por Fernanda Estivallet Ritter. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
GOLDMAN SACHS
Na entrevista que concedeu ao jornal Valor Econômico, publicada na edição de hoje, o diretor de pesquisa macroeconômica para a América Latina do Goldman Sachs, Alberto Ramos, afirmou, alto e bom tom, que o Banco Central brasileiro -tem feito um trabalho notável-. Mais: disse que o BC fez um CORRETO POUSO SUAVE DA ECONOMIA, COM CONTROLE DA INFLAÇÃO.
POR TABELA
Ora, a considerar as críticas carregadas de muita imbecilidade, desferidas por Lula e sua imensa turma de puxa-sacos, com destaque para o incompreensível ministro da Fazenda e a insignificante ministra do Planejamento, o diretor de pesquisa do Goldman Sachs disse, sem mencionar nenhum dos estúpidos, o quanto as -nossas autoridades- são incompetentes.
ACERTADÍSSIMO E SUPER RAZOÁVEL
Na entrevista, Alberto Ramos saiu em defesa do BC afirmando que ao manter a taxa Selic elevada por mais tempo -algo implacavelmente criticado pelo governo Lula-, foi -ACERTADÍSSIMO-. A decisão de colocar a política monetária num campo claramente restritivo e GARANTIR essa convergência em um cenário de 18 meses, de 6 a 8 trimestres foi uma decisão SUPER RAZOÁVEL. Muitas das críticas ao BC não procedem. Se a autoridade quisesse colocar a inflação na meta no fim deste ano na marra, teria de ter dado um arrocho de juros acima de 20%.
A PARTIR DE AGOSTO...
Alberto Ramos disse que o Goldman Sachs já apostava há mais de um ano na redução da taxa a partir de agosto deste ano. -Continuamos a achar que o BC começa a cortar os juros em agosto e nosso cenário é de uma queda de 25 pontos base. Até pode vir 50 pontos, mas dado que o BC tem enfatizado tanto a questão de ser paciente, que o processo é gradual. Olhando onde está a Selic e a taxa neutra real no Brasil [descontada a inflação], podemos observar que há outros países na América Latina onde a política monetária é mais restritiva porque o neutro em outros países é bem abaixo do que é no Brasil-.
AVALANCHE
A estratégia do PT, nesta 3ª edição Lula, tem como lema o -DESMANTELAMENTO RÁPIDO- de tudo de bom e necessário que foi construído e/ou modernizado, a duras penas, durante o curto mandato de Michel Temer e, principalmente, ao longo do governo chefiado por Jair Bolsonaro. Como tal o presidente petista comunista, desde o primeiro dia de governo, adotou o método -AVALANCHE-, fenômeno que se verifica quando uma massa acumulada de neve, gelo e detritos se move de forma rápida e violenta destruindo tudo que vem pela frente, pouco importando se no caminho existem prédios e pessoas.
SINAIS DE ALERTAS
Mesmo diante dos intermitentes SINAIS DE ALERTAS emitidos por todos aqueles que não aceitam o SOCIALISMO e muito menos o COMUNISMO, Lula & Cia seguem disparando, a todo momento, uma série de medidas, propostas ou ensaios de péssima qualidade, todos eles cuidadosamente desenvolvidos com o nítido propósito de DESTRUIR e/ou DESMANTELAR o que resultou aprovado ao longo dos dois governos anteriores.
NO RADAR PETISTA COMUNISTA
Além de medidas FISCAIS E TRIBUTÁRIAS voltadas exclusivamente para o indecente aumento da ARRECADAÇÃO, Lula quer rever o pouco que foi obtido com a REFORMA TRABALHISTA e com a REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Mais: além de ter contribuído para o enterro da nossa DEMOCRACIA, Lula & Cia, nunca esconderam que pretendem anular todas as PRIVATIZAÇÕES. E, se possível, acabar de vez com a INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL.
A VEZ DA BR DO MAR
Pois, neste momento, em meio aos estragos que vem sendo colhidos com a AVALANCHE PETISTA, Lula já prepara um decreto -protecionista-com o propósito de DESFIGURAR a importante -BR DO MAR-, aprovada no governo Bolsonaro. Segundo li, hoje, na Gazeta do Povo, o Decreto preparado pelo governo Lula contraria o espírito liberalizante da “BR do Mar” e tende a manter entraves que impedem expansão mais forte da navegação de cabotagem.
PROTECIONISMO ABSURDO
Diz a matéria da Gazeta do Povo: - Prestes a ser regulamentada, a lei 14.301/2022, que cria a -BR DO MAR-, dificilmente vencerá o desafio de alavancar o transporte marítimo de cargas entre os portos brasileiros. Depois de uma novela de mais de um ano, a minuta do decreto de regulamentação foi finalizada neste mês, após uma "adequação" feita pelo governo Lula.
Atendendo a demandas de estaleiros brasileiros e sob o pretexto de proteger a soberania nacional, as alterações feitas na gestão petista vão na contramão do espírito liberalizante da lei idealizada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Com isso, a tendência é de que persistam os entraves que há décadas impedem uma expansão mais forte desse tipo de navegação. A edição de uma normativa de caráter protecionista se alinha à intenção de Lula de recuperar a indústria naval brasileira. Para isso, o governo também estuda elevar os índices de conteúdo local exigidos das petroleiras, para que façam mais encomendas aos estaleiros brasileiros.
VERSÃO PAZ E AMOR
Mais do que sabido, o sentimento que estava plenamente embarcado na memória daqueles que votaram no candidato Lula, em outubro passado, era de que reelegendo o tipo para governar o Brasil representava a volta triunfal do presidente versão -PAZ E AMOR-, como foi batizado em 2003, quando assumiu pela primeira vez o cargo de Chefe do Poder Executivo.
VERSÃO GUERRA E ÓDIO
Pois, bem antes da sua posse o presidente Lula, pelas suas falas e atitudes, deixou bem claro que aquela -versão- PAZ E AMOR estava morta e sepultada, dando lugar à nova e -autêntica -versão -GUERRA E ÓDIO-. A percepção deste inequívoco sentimento se deu a partir do momento em que Lula começou a escolher -a dedo- seus devotos e comprometidos -companheiros- para os cargos de primeiro e segundo escalão, sem falar na escolha do novo ministro do STF. Todos, sem exceção, através das entrevistas que concedem e discursos que proferem deixam claro que a versão -GUERRA E ÓDIO- é pra valer.
IBGE
Ontem, para confirmar a regra, Lula escolheu o economista Márcio Pochmann, do PT, para presidir o IBGE. Ora, basta dar uma olhada por cima da ficha corrida do escolhido para entender, claramente, que a escolha feita por Lula não se deu pelo fato de que Márcio Pochmann é petista. A missão do economista (?) é acabar o quanto antes com a credibilidade das estatísticas produzidas e publicadas pelo IBGE. Daqui para frente, para quem conhece Pochmann, o IBGE só vai divulgar números -mentirosos- do tipo que mostram -falsos- acertos do governo.
TEBET PERDIDA
Para quem não se ligou, o IBGE é ligado ao Ministério do Planejamento. Pois, a ministra da Pasta (Planejamento), Simone Tebet, disse alto e bom tom que seria um desrespeito com o atual presidente do IBGE, Cimar Azeredo, se o governo colocasse um novo executivo no lugar dele. Pronto: horas depois, pouco antes da declaração feita pela ministra o governo anunciou que Márcio Pochmann, do PT, vai substituir Azeredo. Que tal?
FOLHA CORRIDA
Pochmann -GUERRA E ÓDIO-, para quem não sabe, se referiu ao consagrado PIX, criado pelo Banco Central, da seguinte forma: -um passo na via neocolonial a qual o Brasil já se encontra ao continuar seguindo o receituário neoliberal. Na sequência vem a abertura financeira escancarada com o real digital e a sua conversibilidade ao dólar. Condição perfeita ao protetorado dos EUA.
Mais: à frente do IPEA também usou as redes sociais para criticar as REFORMA TRABALHISTA E DA PREVIDÊNCIA (realizada no governo dos ex-presidentes Michel Temer e aprovada no governo de Jair Bolsonaro, respectivamente). Ele disse que as mudanças nas leis, às quais se referiu como "deformas", e o “fiscalismo” colapsaram o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). E também defendeu a cobrança de uma alíquota de 60% de IR para quem tinha renda superior a R$ 50 mil mensais., assim como a cobrança de 1% de imposto sobre grandes fortunas.
LUTA PELA LIBERDADE
Mais do que sabido, o que está por trás das REVOLUÇÕES é a LUTA PELA LIBERDADE. E neste particular 1- a REVOLUÇÃO AMERICANA (1776), comemorada no dia 4 de JULHO; 2- a REVOLUÇÃO FRANCESA (1789), festejada no dia 14 de JULHO; e, 3- as atrocidades cometidas ao longo das duas sucessivas GUERRAS MUNDIAIS; ((1914-1918) e (1939-1945) foram fundamentais para a elaboração, por parte da ONU, da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, publicada no dia 10 de dezembro de 1948.
DIREITOS HUMANOS
Para quem ainda não se ligou quanto aos 30 ARTIGOS que perfazem o -DOCUMENTO OFICIAL- da -DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS-, separei os 10 seguintes:
ARTIGO 1- Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
ARTIGO 2- Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.
ARTIGOS
ARTIGO 3- Todo ser humano tem DIREITO À VIDA, À LIBERDADE E À SEGURANÇA PESSOAL
ARTIGO 4- Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
ARTIGO 5- Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
ARTIGO 6- Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.
MAIS...
ARTIGO 7- Todos são IGUAIS PERANTE A LEI E TÊM DIREITO, SEM QUALQUER DISTINÇÃO, A IGUAL PROTEÇÃO DA LEI. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
ARTIGO 8- Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
ARTIGO 9- Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
ARTIGO 10- Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
O PAPEL DA INJUSTA E ATIVISTA SUPREMA CORTE
Pois, passados mais de 74 anos desde a aprovação -por unanimidade- pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a nossa INJUSTA E ATIVISTA SUPREMA CORTE, sem dar a mínima para qualquer um dos artigos acima, simplesmente resolveu -JUDICIALIZAR AO SEU MODO IDEOLÓGICO,- que nada mais é do que IGNORAR, não apenas o que está posto na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS como o que está escrito na nossa CARTA MAGNA de 1988. Isto prova que, por conta da maldosa e injusta Suprema Corte, o nosso Brasil vive um período de TERROR mais apurado do que viveram os franceses lá em 1789.