Artigos

15 set 2023

NEM SOBERANIA, NEM CIDADANIA


SOBERANIA

Por pura questão de hábito, e pouco ou nada por discernimento, a grande maioria dos brasileiros acredita piamente que o POVO É SOBERANO. Ora, ainda que a falta de SOBERANIA já estivesse plenamente escancarada, mais ainda se mostrou depois que a nossa CORTE SUPREMA resolveu assumir, por conta própria e sem ser minimamente incomodada, os PODERES -EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO-. Esta atitude- ativista-, simplesmente liquidou com a CIDADANIA BRASILEIRA, representada pelo conjunto de direitos e obrigações que todo cidadão tem e/ou pratica em países tidos e havidos como DEMOCRÁTICOS.


GOVERNO SEM POVO

A propósito, eis o que diz o deputado Luiz Philippe Orleans e Bragança no seu ótimo texto -É UM GOVERNO SEM POVO E FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL ESCONDER ESSE FATO-, publicado recentemente na Gazeta do Povo: - Não bastasse o fato de termos um criminoso descondenado no mais alto cargo do país, parece que o governo busca escândalos para deliberadamente envergonhar o povo brasileiro ainda mais; seja na sua gastança sem limites, seja no deslumbramento de sua mulher, seja na ficha suja de praticamente todos nos seus ministérios e assessoria, a conta da lambança chegou para o povo pagar: desde janeiro, mais de 400 mil empresas encerraram as atividades, 600 indústrias fecharam as portas e agora quase 10% da população está desempregada. Isso para não mencionar as mancadas em relações exteriores.


7 DE SETEMBRO

No último dia 7 de setembro, dia da proclamação da Independência, ficou patente o descontentamento da população, que esvaziou as cerimônias oficiais e preferiu descer para a praia, comemorar em casa com a família ou não fazer nada na data mais importante para a identidade brasileira. Os tristes desfiles de militares envergonhados só tiveram a pouca audiência de funcionários e militantes pagos com esmola e mortadela, como é praxe da esquerda, e a mídia se esforçou muito para minimizar o desastre das aparições públicas do presidente e de suas autoridades.

Chega a ser risível a manchete do site G1 “Estamos comemorando a liberdade que todos nós temos” - ignorando que ainda há presos políticos inocentes sem direito a julgamento e privados de condições mínimas de sobrevivência - ou a do Poder 360: “ 7 de setembro atrai público novo”, ao mostrar a foto de meia dúzia de gatos pingados em fila indiana. A verdade é que este 7 de setembro virou meme nas redes sociais porque não havia público para aplaudir quem representasse corrupção, traição, apoio ao narcotráfico e falta de justiça. Só pagando, mesmo. 


OS TRISTES DESFILES MILITARES

Enquanto isso, muitos se perguntavam: ”onde estão os 60 milhões de eleitores que levaram este senhor ao Planalto?”. Se as campanhas do “fique em casa” nas redes sociais eram direcionadas a um público específico, onde estão os outros, simpatizantes deste governo? Não há ninguém, este governo está só e por isso o presidente foge o quanto pode do país e de seus problemas, que requerem um chefe de governo com coragem e discernimento. Não é o caso. Os tristes desfiles de militares envergonhados só tiveram a pouca audiência de funcionários e militantes pagos com esmola e mortadela, como é praxe da esquerda.


DESANIMADOS

A propósito, não por acaso como mostra a pesquisa DATAFOLHA divulgada hoje, 36% se dizem felizes, enquanto 61% declaram tristeza com o país. A pesquisa ainda apontou que apenas 50% dos brasileiros se sentem tranquilos, enquanto que 45% sentem raiva em relação à situação brasileira.
Entre os maiores problemas do Brasil, os entrevistados listaram em primeiro lugar a SÁUDE (17%) empatada com a VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA (17%). Em seguida, aparece educação (11%), desemprego (9%) e economia (8%). Q
ue tal? 


ESPAÇO PENSAR +

Por Roberto Rachewsky

 

Eu sou a minoria. A menor minoria que há: o indivíduo. Eu sou extremista. Se de um lado há um tirano, eu estarei no extremo oposto. Eu sou capaz de odiar sim. Basta alguém pisar nos meus calos, usando o governo para tirar o que é só meu, minha liberdade, meus valores, meus amores e minha felicidade. Eu sou um radical, meu ódio tem princípios, não é um capricho, não é uma efêmera emoção transitória. Enquanto houver o mal e gente que o representa na Terra, eu saberei que estou do lado certo odiando quem rejeita a liberdade e perverte o significado de justiça. Eu odeio narrativas, falácias e os atores que acham que usando-as enganarão os trouxas. Eu odeio quem, sendo vítima, sanciona seus algozes. Eu amo os virtuosos, aqueles que entendem a racionalidade, cultivam no seu ser: honestidade, integridade, independência, produtividade e justiça,  a ponto de sentirem orgulho por melhorarem a cada dia. Esses que desprezam a menor minoria que há, são altruístas, coletivistas, estatistas, que querem manobrar multidões atiçando nelas o medo para parasitarem, através da coerção injustificada, quem ama a vida e odeia a morte, quem ama a criação de valor e odeia o nada. O governo está tomado por niilistas odiosos, basta ver a linguagem corporal quando se referem a quem lhes paga o salário. O vandalismo irracional do 08/01, nada tem a ver com um golpe. Golpe é o que eles querem que você pense ter sido. Golpe é o que sofremos todos os dias. Se a destruição dos símbolos da nossa rota república não foi um ato articulado e encomendado pelo próprio governo, foi então uma catarse de uma turba desesperada que não aguenta ver um criminoso contumaz e seus cúmplices gozando dos privilégios do poder a custa do sofrido povo brasileiro que, por sinal, sofre por merecimento.



Leia mais

14 set 2023

PARABÉNS, SEBASTIÃO!


FRASE CERTEIRA

Antes de tudo registro aqui os meus sinceros cumprimentos ao destemido e correto desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, que ao final de sua sustentação oral como advogado de defesa do réu Aécio Lúcio Costa Pereira, julgado pelos atos de 8 de janeiro, dirigiu-se a todos os ministros do STF em alto e bom tom e sem tirar nem pôr, proferiu esta magnífica e certeira frase: - VOSSAS EXCELÊNCIAS SÃO AS PESSOAS MAIS ODIADAS NO BRASIL.


LAVANDO A ALMA

Sebastião Coelho, como que lavando a alma dos brasileiros de bem, foi preciso ao dizer: “Nessas bancadas aqui, nesses dois lados, senhores ministros, estão as pessoas mais odiadas deste país. Infelizmente, quantas fotos eu tenho com ministros desta corte. Muitas, muitas. Não vim ao velório de Sepúlveda Pertence, uma pessoa que eu amava muito, para não dizer que estava afrontando essa corte. Mas vossas excelências têm que ter a consciência que são PESSOAS ODIADAS neste país. Essa é uma realidade que alguém tem que dizer isso diretamente“.


SENTIMENTO DO POVO

É preciso levar em boa conta que nenhuma das palavras ditas e repetidas pelo desembargador aposentado devem ser entendidas como um surto e/ou como uma manifestação emocional espontânea. A rigor, sem a menor sombra de dúvida, Sebastião Coelho da Silva não falou apenas por si. Na real ele incorporou o claro sentimento que ocupa com sobra a mente da imensa maioria do povo brasileiro. 


PARABÉNS, SEBASTIÃO!

Na real Sebastião Coelho, com coragem, apontou o dedo certeiro para aqueles que de uns tempos para cá simplesmente resolveram -FAZER AS LEIS DE ACORDO COM AS SUAS IDEIAS DEMONÍACAS-, DESCUMPRINDO O QUE DETERMINA A CONSTITUIÇÃO DO PAÍS. Pois, mesmo admitindo que afirmações do ex-desembargador não consigam produzir os efeitos desejados pelo povo, manifesto através deste editorial a minha GRATIDÃO pelo que ouvi ontem. Parabéns, Sebastião Coelho da Silva. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A CIDADANIA VIOLENTADA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

13 set 2023

ALERTAS E ALERTAS


GESTÃO DE RISCO A FENÔMENOS NATURAIS

Por muito tempo a GESTÃO DE RISCO A DESASTRES RELACIONADOS A FENÔMENOS NATURAIS, principalmente de origens geológicos, hidrometeorológicos e climatológicos, só aconteciam após a OCORRÊNCIA, através da ASSISTÊNCIA AOS ATINGIDOS. Entretanto, na medida em que os fenômenos naturais passaram a ocorrer de forma mais intensa e/ou crescente, provocando enormes prejuízos econômicos, sociais e ambientais, afetando sobretudo as populações mais vulneráveis, se impôs a necessidade de investir na PREVENÇÃO, MITIGAÇÃO E/OU ALERTAS.


PREVENÇÃO

Mais do que sabido, para PREVENIR e INFORMAR A POPULAÇÃO quanto ao tamanho e força de destruição dos fenômenos detectados é imprescindível a implantação e manutenção de SISTEMAS DE ALERTA, assim como das opções que ela dispõe para evitar danos ou prejuízos maiores. Tais avisos, não raro, chegam ao ponto de sugerir ou determinar a EVACUAÇÃO das áreas que oferecem maior probabilidade de atingimento dos fenômenos anunciados. 


SILÊNCIO SEPULCRAL

Entretanto, como nem todas as catástrofes podem ser detectadas com antecedência, isto implica na IMPOSSIBILIDADE DA EMISSÃO DOS IMPORTANTES ALERTAS. O caso do recente e terrível terremoto que atingiu o Marrocos, matando quase 3 mil pessoas, explica isso, infelizmente. Bem diferente do caso das ENCHENTES REPENTINAS, que causaram perto de 50 mortos e quase 350 mil pessoas afetadas nas cidades de Muçum, Roca Sales e São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, que as -autoridades públicas- se negam a explicar o real motivo para o SILÊNCIO SEPULCRAL das SIRENES DE ALERTAS, que poderiam salvar muitas vidas. 


CHEIA EXTRAORDINÁRIA

Detalhe importante: EM DOCUMENTO ASSINADO POR NOVE PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RS AFIRMA QUE ERA POSSÍVEL SABER, COM QUASE 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, A MAGNITIDUDE DA ENCHENTE QUE ATINGIU O RIO TAQUARI NA SEMANA PASSADA. Mais: UM GRUPO DE DOUTORES DO INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS, INDICA, NO TEXTO, QUE HAVIA INDÍCIOS DE QUE A CHEIA DO RIO TAQUARI SERIA -EXTRAORDINÁRIA-. Que tal?   


AVISO DE RECESSÃO AMERICANA

A propósito da EMISSÃO DE ALERTAS, analistas de várias instituições financeiras americanas estão AVISANDO que a ECONOMIA DOS EUA entrará em RECESSÃO EM 2024, baseando-se em exemplos históricos de períodos de INFLAÇÃO ALTA E MERCADO DE TRABALHO APERTADO. Em uma nota de pesquisa publicada ontem, 12, alguns estrategistas observaram uma “desaceleração significativa” no crescimento de salários e dos preços, notando que o desemprego ficou “surpreendentemente baixo”. Os analistas afirmaram que em CINCO CASOS SEMELHANTES desde 1965, a redução da inflação alta e do mercado de trabalho forte exigiu um aumento forte no desemprego. Todos esses casos estiveram “associados a recessões”, disseram, enfatizando que “defender um pouso suave requer uma explicação convincente de por que "desta vez é diferente".


DR. APOCALIPSE

Mais: o economista Nouriel Roubini, que ganhou notoriedade por prever a crise financeira de 2008 e, por isso, ganhou o apelido de “Dr. Apocalipse”, está ALERTANDO para um possível colapso do mercado acionário.


ESPAÇO PENSAR +

Por Roberto Rachewsky

 

Nos Estados Unidos, criminoso condenado, ou cumpre a prisão até o fim, ou, se quiser tentar a liberdade imerecida, foge pulando o muro até ser pego. Já no Brasil, dou apenas alguns exemplos icônicos de como criminosos condenados a longas penas saem pela porta da frente antes do tempo: Lula, Sergio Cabral, Suzane von Hichthofen. A inexistência de uma justiça verdadeira, de um processo legal que visa extirpar da sociedade a violência, é só um dos vários aspectos que diferenciam uma república constitucional como os Estados Unidos da América, com todos os seus defeitos, de uma república das bananas como o Brasil.



Leia mais

12 set 2023

ENTRE INCOMPETENTES E CORRUPTOS


PERGUNTA

Uma empresa americana, que atua como HEADHUNTER e como tal busca os -melhores- talentos do mercado para trabalhar nas empresas onde presta assessoria na área de RECURSOS HUMANOS, ao entrevistar os candidatos para cargos de CEO e CFO, principalmente, tem por hábito fazer a seguinte pergunta: - QUEM VOCÊ DEMITIRIA PRIMEIRO: Aquele que é INTELIGENTE, mas não trabalha; ou o IDIOTA, que trabalha duro?


RESPOSTA

Normalmente, segundo informa a empresa de assessoria de forma aberta e bastante transparente, os candidatos preferem DEMITIR o IDIOTA. No campo da -justificativa- apontam que o IDIOTA QUE TRABALHA DURO é CAPAZ DE PRODUZIR ESTRAGOS IMPAGÁVEIS, enquanto o PREJUÍZO causado pelo INTELIGENTE QUE NÃO TRABALHA é representado, em tese, pelo custo do seu salário.


RESUMO

Pois, no nosso empobrecido Brasil, sem tirar nem pôr, não precisa ser um HEADHUNTER para saber e/ou entender que os INCOMPETENTES causam prejuízos muito maiores. Notoriamente aqueles que ocupam cargos de DIRETORIA nas empresas estatais, a considerar que, ao invés de serem escolhidos por empresas -CAÇADORAS DE TALENTOS, as escolhas são feitas pelo presidente, governadores, prefeitos e caciques políticos que os apoiam. 


CORRUPTO PERDEM PARA OS INCOMPETENTES

Vejam que no caso de EMPRESAS ESTATAIS, além dos INCOMPETENTES também se revelam os CORRUPTOS. Neste caso, como já ficou mais do que provado, por mais que os CORRUPTOS causem enormes prejuízos por conta dos SAQUES aos cofres das estatais, os INCOMPETENTES, através de más decisões, acabam causando PREJUÍZOS BEM MAIORES do que qualquer CORRUPTO.  


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: OS FRUTOS DA OMISSÃO E DA INTROMISSÃO, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

11 set 2023

VIVA EL PARAGUAI! OU VIVA EN EL PARAGUAI!


EXPO MAQUILA 2023

Na semana passada, na abertura oficial da -EXPO MAQUILA 2023-, na Ciudad del Este, importante evento industrial e comercial que tem como propósito difundir os benefícios do REGIME DA MAQUILA, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou duas importantes medidas:

1- CORTE DE IMPOSTOS; e,

2- CRIAÇÃO DE CEM MIL EMPREGOS NO SETOR DA INDÚSTRIA MAQUILADORA - empresas voltadas para a exportação de produtos paraguaios para o Mercosul, em sua maioria para o Brasil, por intermédio de um sistema que concede incentivos fiscais.


GERAR EMPREGO

Na ocasião, totalmente contrário ao que pensa, diz e faz -dia sim dia também-, o nosso péssimo presidente do Brasil, o líder do país vizinho, Santiago Peña, afirmou -alto e bom tom:- “Como presidente não estou interessado em arrecadar impostos, como presidente da República estou interessado em gerar emprego, porque o emprego é a melhor solução na área social que um país pode ter".


A ECONOMIA MAIS ESTÁVEL DA AMÉRICA

Estas duas importantes notícias publicada pela Agência IP, as quais a MÍDIA ABUTRE DO BRASIL achou por bem não divulgar, servem para esclarecer o fato de que o Paraguai é hoje, como bem afirmou Santiago Penã, a ECONOMIA MAIS ESTÁVEL DA AMÉRICA LATINA E QUE NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS CONTINUARÁ A TER ESTABILIDADE ECONÔMICA E POLÍTICA.  


SEM ALTERAÇÕES TRIBUTÁRIAS

Ao concluir, Peña disse: “Tenho convicção que vamos ter anos de estabilidade política e que os próximos cinco anos não serão propostas alterações tributárias e que dará grande apoio a todas as indústrias que favorecem a criação de empregos no Paraguai. A seguir, a presidente da Câmara de Empresas Maquiladoras do Paraguai, Karina Daher, destacou que o setor gera atualmente 25 mil empregos diretos e um total de 60 mil indiretos e que a indústria maquiladora alcançou um recorde de 1 bilhão de dólares em exportações, em 2022, o que representa 10,4% do total das exportações do país. Que tal?



Leia mais

08 set 2023

SEM PT O RESULTADO É OUTRO


MELHORES TAXAS DE DESEMPREGO

Não há nada de surpreendente a notícia de que os CINCO ESTADOS BRASILEIROS - RONDÔNIA, MATO GROSSO, SANTA CATARINA, MATO GROSSO DO SUL E PARANÁ- apresentem, segundo informa o IBGE, as MELHORES TAXAS DE DESEMPREGO do País. Afinal, o fato de nenhum deles ser -administrado- pelo PT, isto é uma GARANTIA de algum sucesso. 


OCDE

O que precisa ser COMEMORADO é o fato de que os índices apresentados pelos CINCO ESTADOS são PRÓXIMOS E/OU INFERIORES aos dos países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico-.


DESEMPREGO MÉDIO

Atenção: enquanto, em julho, o DESEMPREGO MÉDIO no grupo da OCDE, conhecido como -CLUBE DOS PAÍSES RICOS-, era de 4,8%, pouco acima do piso de 4,7% atingido no mês anterior, os CINCO ESTADOS BRASILEIROS tiveram taxas inferiores a 5% no semestre: - RONDONIA (2,4%), MATO GROSSO (3%), SANTA CATARINA (3,5%), MATO GROSSO DO SUL (4,1%) e PARANÁ (4,9%)-.


PLENO EMPREGO

Em resumo, as TAXAS DE DESEMPREGO DESSES CINCO ESTADO BRASILEIROS, como bem informa a Gazeta do Povo, se aproximam do CONCEITO DE PLENO EMPREGO, estimada entre 3% e 6%, a depender da fonte consultada. Que tal?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: MAS QUE DROGA!, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais