Artigos

17 fev 2021

DEPUTADO DANIEL SILVEIRA: FORMA E CONTEÚDO


CAUSADOR DA INDIGNAÇÃO

Ontem à tarde assisti, nas redes sociais, o vídeo onde o deputado federal Daniel Silveira detona, com todas as letras, sons e gestos, os ministros do STF,  começando pelo péssimo Edson Fachin, o grande e legítimo CAUSADOR DA INDIGNAÇÃO do parlamentar. Para quem não acompanhou, o deputado Silveira reagiu ao infeliz ataque do ministro Fachin à honra do equilibrado general Villas Bôas. 


INTERESSADO NA APLICAÇÃO DA JUSTIÇA

Pois, já tarde da noite, tomei conhecimento de que a Polícia Federal, por ordem do também péssimo ministro Alexandre de Moraes, foi até a residência do deputado Daniel Silveira portando uma ORDEM DE PRISÃO dizendo que o parlamentar fez clara apologia ao AI-5 e defendeu o fechamento do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. Pois, como CIDADÃO INTERESSADO NA APLICAÇÃO DA JUSTIÇA tratei imediatamente de assistir novamente o vídeo, com mais vagar e bastante objetividade, para ver até que ponto o deputado Daniel Silveira poderia ter exagerado na dose da sua inegável INDIGNAÇÃO.


EXAGERO DA FORMA E IMPECÁVEL NO CONTEÚDO

De antemão, o que posso afirmar, sem medo de errar, é que na minha interpretação o deputado Silveira, da mesma maneira como exagerou na FORMA foi absolutamente impecável no CONTEÚDO. Mais: a interpretação que fiz combina em gênero, número e grau com praticamente todas as pessoas que integram vários grupos que mantenho estreito relacionamento através das REDES SOCIAIS. A grande maioria disse, alto e bom tom, que Daniel Silveira falou aquilo que todos gostariam de dizer. Que tal?


REAÇÃO DO POVO

O fato, a bem da nua e crua verdade, é que entre todos os brasileiros que são dotados de um pingo de ÉTICA, de MORAL e de BONS COSTUMES, não encontrei nenhum que esteja gostando das decisões que são tomadas, a cada momento, quer de forma MONOCRÁTICA, quer de forma COLEGIADA, dos 11 ministros da Suprema Corte.   


DITADORES

Este sentimento POPULAR evidencia que os grande e reais PRATICANTES DA DITADURA são os ministros do STF. Eles, sim, com todos as letras, decidem em FAVOR DO CRIME. Soltam todos os bandidos realmente perigosos e se intrometem, de forma escancarada e nada constitucional, em todos os assuntos que dizem respeito apenas e tão somente aos PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO. 



Leia mais

16 fev 2021

NIGÉRIA E BRASIL: 200 MILHÕES DE HABITANTES


POTÊNCIAS ECONÔMICAS

Da mesma forma como o Brasil é mundialmente reconhecido como a maior potência econômica da América do Sul, a Nigéria, país localizado na África Ocidental, é considerada a grande potência regional do continente africano, perdendo apenas para a África do Sul. Isto graças, principalmente, às reservas, exploração e exportação de petróleo. Aliás, não é por acaso que a Nigéria é país-membro da OPEP -Organização dos Países Exportadores de Petróleo-.


ÁREA TERRITORIAL

Pois, a título de curiosidade, se compararmos a área territorial de ambos os países veremos que o Brasil, cuja área é de 8.516.000 km², é 9 vezes maior do que o território nigeriano, cuja área territorial é de apenas 923.768 km². Isto, por si só, já estabelece um limite em termos de produção de outras culturas, como é o caso, principalmente, da agrícola e da pecuária, que exigem além de extensão territorial uma grande e forte produtividade.  


POPULAÇÃO IDÊNTICA

Entretanto, em termos populacionais, tanto o Brasil quanto a Nigéria têm praticamente o mesmo número de habitantes, ou seja, 200 MILHÕES. Isto significa que se for levado em conta a baixíssima renda per capita das duas populações, os problemas que mais aparecem dizem respeito à saúde pública. E, neste particular, a PANDEMIA do Coronavirus se apresenta para que possamos verificar qual país está melhor lidando com a doença.


TERRORISMO

Pois, neste momento, os dois maiores problemas que o povo nigeriano está enfrentando são o TERRORISMO e o CORONAVIRUS. O primeiro tem como inimigo o grupo Boko Haram, organização terrorista que aterroriza as meninas nigerianas, que são impiedosamente violentadas a todo momento.


CORONAVIRUS

Já no que diz respeito ao CORONAVÍRUS, a situação é outra, bem diferente, ainda que não deixe de ser preocupante. O fato é que por ser um país com muita gente vivendo em péssimas condições, a ordem sempre foi a de ministrar doses diárias de antivirais desde sempre. Com isso, os nigerianos se tornaram mais resistentes aos mais diversos vírus e, por consequência, do Covid 19. Isto não significa que tudo por lá esteja às mil maravilhas, mas considerando os problemas de saúde pública, a Nigéria já demonstrou o quanto é importante a PREVENÇÃO. E, neste particular, viva a Ivermectina, a Hidroxicloroquina e a Azitromicina.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: RAWLS EM TEMPO DE BARRICADAS - por FERNANDO SCHULLER. Para ler acesse o link:  https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

15 fev 2021

ENCARANDO O -NOVO NORMAL-


NOVA FORMA DE VIVER

Aproveitando o período de Carnaval, cujo término, com ou sem PANDEMIA define, para valer, o efetivo início do ano, nada melhor do que publicar a matéria da revista The Economist, na sua última edição, onde consta um interessante resumo, com 20 PONTOS, de uma análise feita com mais de 50 especialistas que se dispuseram a fazer prognósticos sobre o que podemos esperar para este ano de 2021. Ainda que o instigante resumo já esteja circulando nas redes sociais, o registro serve para que possamos conferir, lá no final do ano, se o NOVO COMPORTAMENTO por eles projetado confirmou a existência de uma efetiva NOVA FORMA DE VIVER PÓS PANDEMIA.  Vamos lá:


TRABALHO MISTO E HOTELARIA

1-Os humanos querem se socializar novamente, mas o trabalho remoto basicamente permanecerá o mesmo. O modelo de trabalho misto não é realista, vamos simplesmente continuar a trabalhar online a partir de nossas casas cada vez mais adaptadas e com reuniões em lugares divertidos e diferentes todos os meses para socializar e conectar as pessoas. Vários espaços serão criados para grandes reuniões digitais com todas as soluções resolvidas. Ninguém quer viver mais no trânsito caótico ou naquele ambiente político de grandes empresas, nocivos aos profissionais, e que se tornaram um redemoinho de informações e voltar a trabalhar como antes.

 

2-Escritórios fecham com uma porcentagem muito alta e esse modelo retrógrado é tomado por tecnologias disruptivas e a Inteligência Artificial.  A cada dia teremos mais assistentes digitais para trabalhar de forma eficiente. Essas grandes corporações serão sempre lembradas como os enormes mamutes de 1980-2020 em extinção.  As pessoas nem sempre trabalham assim e não trabalharão para sempre no mesmo esquema, esta pandemia acabou acelerando e ajudando a matar um modelo já falido.

 

3-Os hotéis de trabalho desaparecem em pelo menos 50%.  Viagens, congressos ou reuniões de trabalho nunca voltarão como eram, se puderem ser feitos online. O turismo de trabalho praticamente desaparece.  As chamadas se tornam chamadas de vídeo. Painéis internacionais em painéis online. Os grandes congressos em sistemas tecnológicos online. Empresas de Eventos terão que se adaptar a esta nova realidade.  Lançamento de novos produtos em formato digital e tecnologias inovadoras.  Congressos apoiados pela A.I. Para receber experiências pessoais e muita pesquisa online de informações. A análise baseada na AI será a grande vedete daqui pra frente.


TECNOLOGIA, PRODUTIVIDADE E ASSINATURA

4-As casas tornam-se mais tecnológicas e adaptadas ao trabalho diário. Muitas empresas se dedicarão a resolver as necessidades de seus empregados de trabalhar em casa, mudando inclusive o perfil de benefícios concedidos a seus empregados.  A casa muda de local. Hoje você pode morar fora de uma cidade grande, trabalhar da mesma forma e gerar o mesmo valor online.  A localização física passa para um segundo mandato para empresas, sem mais prioridade na hora da contratação, mas para um primeiro mandato para trabalhadores.

 

5-A produtividade não depende mais de um chefe que te revê, agora é por meio de plataformas que te ajudam a medir resultados, KPIs e tempos eficientes. Mais do que nunca as empresas usarão os números de vendas, lucratividade e pra pressionar seus empregados. A forma de contratação de pessoal é repensada. Contratar os melhores do mundo hoje é mais fácil, barato e eficiente. Não haverá diferença entre contratar pessoal local e estrangeiro. Hoje somos todos globais. Desta forma, os que estão mais conectados, estudam mais e sabem se posicionar em mídias profissionais, conectando-se a pessoas mesmo remoto, terão maior valor no mercado.

 

6-Tudo o que é repetitivo torna-se virtual e em regime de assinatura.  De igrejas, arte, academias, cinemas, entretenimento.  Às vezes iremos para coisas físicas, que necessitam da presença das pessoas, mas os números não darão para manter as infraestruturas físicas que tínhamos antes. Serviços de delivery, sejam comida, supermercados, etc., serão cada vez maior. Poucos lugares podem manter alguns modelos abertos. Em breve, serviços sofisticados de RV para uso doméstico.


EMPRESAS, TURISMO E TRATAMENTO PESSOAL

7-Empresas que não investem assim, ou com menos 10% em novas tecnologias, anualmente, irão desaparecer.  A tradicional empresa que conhecemos chegou ao fim em 2020. Resta esperar sua morte final, uma questão de tempo. Com recursos limitados, as empresas exigem mais certezas e melhores investimentos.  Uma empresa de tecnologia, fresca e nova hoje, pode substituir outra que tem feito o mesmo nos últimos 50 anos.  À medida que o modelo de “cozinha escura” cresceu, muitos serviços copiarão o modelo.

 

8- O turismo para entretenimento retorna plenamente fortalecido no segundo semestre de 2021, sempre acompanhado de muita tecnologia na sua operação, desde a compra, a operação e as experiências a serem recebidas.  As pessoas apreciam mais do que nunca visitar o natural mas com soluções altamente tecnológicas. Locais mais remotos, experiências mais autênticas suportadas com assistência digital 24 horas por dia, 7 dias por semana.  A interação e a saída em grupo de amigos, onde os que estão ao seu redor Você pode confiar, é a base do entretenimento do futuro. Faça parte, experimente algo autêntico e descubra informações de forma dinâmica, grande aprendizado de vida. Cozinhar em casa com os amigos, combinar encontros de piqueniques e visitas a belos lugares serão cada vez mais frequentes;

 

9-O tratamento de dados pessoais torna-se mais delicado e as grandes plataformas vão mudar. AI e criptografia serão a base de tudo.  As pessoas voltam a pagar as assinaturas devido ao senso de transparência que isso envolve.  Eles preferem pagar a doar seus dados.  As grandes marcas hoje valem sua credibilidade.  Tudo pode ser copiado ou replicado, exceto prestígio e confiabilidade.  O valor da empresa hoje depende de muitos fatores e não apenas de sua venda anual ou seus dados econômicos.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, EDUCAÇÃO E SISTEMA MÉDICO

10-A força de trabalho é drasticamente reduzida e muitas operações simples são fornecidas ao I.A, que se tornará cada vez mais inteligente com o tempo.  Em 2024, o I.A. já lidará com operações complicadas em milhões de locais.  Mas a adoção convencional começa em 2021. Uma grande temporada global de demissões está chegando.  O desemprego ocorre por motivos multifatoriais e não apenas por causa da crise econômica. Portanto quem não se planejou financeiramente até aqui, terá muitos problemas pra se recolocar num ambiente que será mais tecnológico e conectado.

 

11-A educação nunca mais vai voltar a ser igual.  Torna-se cara a cara, mas tecnologicamente adaptável.  Cada um é o que precisa. Cada um buscará suprir suas próprias deficiências de conhecimento e especialização.  Estudar offline e online será normal.  Escolas e universidades serão transformadas em um esquema híbrido para sempre.  Volta ao esquema de contratação de pessoal altamente capacitado para ocupar cargos importantes, mas são aceitos candidatos sem formação universitária, para cargos de menor importância, que tenham a experiência necessária, adquirida através de pesquisas pessoais. A indústria de games é um grande exemplo.

 

12-O sistema médico adaptado ao digital com tecnologia remota para sempre.  Monitoração online de clientes de planos de prevenção de saúde (24h/7d),  diagnóstico de problemas de saúde e consultas médicas por teleconferência serão normal. A indústria já está trabalhando em kits de monitoração de indicadores sanguíneos e funcionais de pacientes há tempo e já começo a oferecer isso, inclusive produtos vestíveis (wearable, por exemplo, relógios, etc).  As pessoas continuarão com os testes rápidos de Covid ao longo de 2021 para se sentirem seguras e tranquilizarem seus familiares e amigos.  A vacina é muito rápida, mas você encontrará grandes desafios ao longo do caminho.  Grandes hospitais repensam seu funcionamento devido às crises econômicas que sofreram com a Covid 19. As pessoas ficam menos doentes com vírus, bactérias e doenças devido a menos exposição de indivíduos em grupos de pessoas na rua, ao manuseio inadequado dos alimentos, graças ao aumento da limpeza recorrente do indivíduo comum.


ECONOMIA PESSOAL, E-COMERCE, INDÚSTRIAS...

13-A economia pessoal se contrai e melhora, novas formas de gerar transações comerciais são utilizadas e as pessoas economizam mais.  Uma alta porcentagem dos gastos da família vai para atividades que antes não eram remuneradas e vice-versa.  A compra de itens como roupas elegantes é substituída por roupas casuais. Haverá mais demandas por alimentos, produtos de atividades pessoais e ao ar-livre. A transformação radical dos hábitos continuará em 2021. A eletrônica continua sendo o produto mais apreciado e adquirido pelos próximos anos.

 

14-e-Commerce e outras ferramentas de marketing e vendas digitais online continuarão a crescer mais ainda. Jogadores como Facebook, Tik-Tok e YouTube entram para competir com a Amazon, em vários tipos de produtos, desde filmes, livros a utensílios domésticos.  Fecha um percentual de 50 a 60% das lojas físicas globais.  As lojas sobreviverão graças ao fato de serem experiências e showrooms, mas o comércio real no final de 2024 será maior online do que presencial em muitas áreas.  Os grandes shoppings ficarão presos no tempo.  Muito poucos sobreviverão a longo prazo, terão de se reinventarem, passarem por obras para serem mais abertos e arejados e proverem outros tipos de serviços. Será difícil para os cinemas, teatros e casas de show que tenderão a serem reduzidos ao máximo.

 

15-Mudanças climáticas serão um tópico muito discutido e apoiado.  As grandes indústrias continuarão a se transformar e a I.A.  para entendê-los e operá-los melhor.  A adoção da bicicleta como principal meio de transporte continuará crescendo graças à transformação das cidades.  Vamos passar da questão Covid para a Mudança Climática como a questão principal de uma forma natural.  Uma oportunidade para a união global e a consciência em preservar mais sua cidade pode ajudar a transformar e resolver os grandes problemas.

 

16-Novos modelos de informações e notícias por assinatura com mais transparência ajudarão a disponibilizar conteúdo sem tantas “notícias falsas” Credibilidade e transparência serão a pedra angular de todas as empresas.  As pessoas estão cansadas de tanta informação e preferem sistemas habilmente selecionados para interagir.  A imediação continuará a ser altamente valorizada. Dar-se-á mais preferência a informações instantânea vindas de amigos do que desta mídia barata  que manipula o sensacionalismo. Tráfego de vídeos, fotos e panfletos crescerão bastante nas mídias sociais.

 

17- A saúde mental torna-se um tema recorrente e grandes plataformas ajudam as pessoas a enfrentar as situações de agressividade, solidão e angústia que vivenciaram durante o isolamento.  Um dos grandes custos de 2020 é a complicação de trabalhar em equipe novamente.  Muito trabalhar, muito a repensar.  As crises de liderança nas empresas serão mais comuns a cada dia.

 

18-Os grandes problemas como educação, saúde, energia, segurança, política, destruição da classe média, ganham destaque e as soluções são desenvolvidas por empresas de tecnologia.  Grande capital é investido para fazer o bem, enquanto os problemas globais são resolvidos.  Empreendedorismo social no seu melhor com resultados financeiros muito substanciais. Por isso muita atenção daqui pra frente onde vai investir o seu rico dinheirinho para não atrapalhar a sua aposentadoria, já que quando o profissional sair de um mercado que evolui tão rápido será muito mais difícil voltar a trabalhar em caso de necessidade.

 

19-Tudo vai para o natural e saudável.  Alimentos, experiências e forma de interação.  100% natural é hoje.  Produzir a própria comida, meditar e se exercitar, passa a fazer parte do dia a dia.  A permacultura e os sistemas de produção pessoal eficientes estão crescendo exponencialmente.  Todo mundo quer ser capaz de satisfazer suas necessidades pessoais de alimentação saudável.  Consumir local, mas real.  Ser mais saudável é o “novo luxo”.  Produtos suntuosos perdem valor e justificativa.  A reciclagem está voltando muito mais forte depois de um ano de desperdício incontrolável, agora com grandes tecnologias que realmente iniciam e resolvem os problemas gerados no passado.

 

20-O aumento de crime cibernéticos será enorme. Cartões de créditos, contas em bancos, etc.. Mais do que nunca temos de prestar muita atenção a preservação de sua privacidade e informações. Diversificar investimentos, manter limites de cartão de crédito baixo, investir em seguro de contas, etc. e monitorar diariamente seus investimentos, cartão e contas virou primordial. Mais do que nunca importante exigir do seu agente financeiro e de transações comerciais, seguro e que você seja avisado imediatamente via SMS, etc. de qualquer transação realizada. Afinal o smartphone veio pra ficar e está ficando cada vez mais sofisticado, esta evolução não irá parara e tudo tenderá a ser feito por ele.

 

CONCLUSÃO: O mundo está vendo este ano como um novo começo.  Um renascimento.  As pessoas vão repensar seus objetivos pessoais, de trabalho, saúde, dinheiro e espirituais.  Grandes oportunidades estão surgindo para satisfazer todos esses requisitos e mudanças de pensamento.  Um novo começo com valores mais reais.  Muitos comportamentos são transformados e nunca mais voltarão.  Acumular, consumir e viver pelo material vai para o lado negativo da conversa.

A inovação, a tecnologia, o pensamento natural e lateral são a base da nova realidade.  Continuar fazendo o mesmo sem repensar em 2021 é ir direto para a garganta.  Todos estão a tempo de encontrar novos caminhos.  As diretrizes estão definidas.  Você apenas tem que encontrar as novas rotas pessoais ou comerciais.

 

Fonte: The Economist


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + : RECADOS AMEAÇADORES DO STF - por PERCIVAL PUGGINA . Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

12 fev 2021

A PEC DAS PECs


GRANDE REFORMA -GERAL E COMPLETA-

Todos os diagnósticos, de cabo a rabo, dizem, claramente, que a recuperação da SAÚDE FISCAL E FINANCEIRA do nosso empobrecido Brasil não depende de duas, três ou quatro REFORMAS, mas de uma GRANDE REFORMA -GERAL E COMPLETA-. E, para que realmente possa ser GRANDE E COMPLETA, nada mais correto e eficaz do que COMEÇAR E TERMINAR fazendo uma REVISÃO ou CRIAÇÃO de uma NOVA CONSTITUIÇÃO, cujos DIREITOS E DEVERES sejam, enfim, IGUAIS e POSSÍVEIS para todos os brasileiros. 


FRUTA MADURA

Como a sociedade brasileira, por cultura e muito por deficiência visual, emocional e cerebral, não é capaz de PERCEBER que esta fruta está MADURA e pronta para ser colhida, o que resta, para que o Brasil continue respirando mal, com a ajuda de aparelhos, é discutir qual a REFORMA que deve vir em primeiro lugar, quando, sabidamente, todas estão no mesmo patamar de urgência e necessidade.

 


REFUNDAR O BRASIL

Ontem, por exemplo, o grande lutador e abnegado ministro da Economia, Paulo Guedes, que assim como eu -gostaria- que o Brasil fosse REFUNDADO pela via de uma GRANDE, GERAL E COMPLETA REFORMA, disse que a PEC da hora, ou mais importante, depois da Previdência, é a PEC DO PACTO FEDERATIVO. Para reforçar usou o seguinte argumento: “ESSA PEC DE GUERRA, em vez de ser simplesmente um CHEQUE EM BRANCO, está agora dentro do contexto de um novo MARCO FISCAL ROBUSTO”.


PEC DA BENGALA

Pois, ainda que esteja convencido de que TODAS AS REFORMAS que se fazem necessárias e URGENTES, para evitar os nojentos dissabores que o Brasil está sendo submetido por VONTADE IDEOLÓGICA dos ministros do STF que, de forma descarada e escancarada, tomam decisões CERTEIRAS para jogar o país no fundo da LATA DE LIXO, entendo que a PRIMEIRA REFORMA que deveria tramitar no Congresso Nacional é a que trata da revogação da PEC DA BENGALA. A aprovação desta importante PEC das PECs faria com que, neste ano, o Brasil venha a se livrar de Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. É pouco, mas já teríamos um bom motivo para poder festejar.



Leia mais

11 fev 2021

OPERAÇÃO DESTRAVANDO O BRASIL


FRUSTRAÇÃO

Ao longo de 2020, várias pesquisas de opinião pública revelaram que muitos eleitores do presidente Jair Bolsonaro se mostravam FRUSTRADOS com o governo. A maioria, movida por uma consistente e constante manipulação da extrema-imprensa, jogou a toalha e passou a dizer, e repetir, com boa dose de convencimento, que o Brasil estava PARADO por ABSOLUTA FALTA DE PROPOSTAS, PROJETOS E INCIATIVA DO GOVERNO.


PARALISAÇÃO DO PAÍS

Ora, antes de tudo é preciso que fique bem claro, mesmo levando em conta do quanto é difícil convencer quem já tem OPINIÃO FORMADA, que grande parte da tal PARALISAÇÃO DO PAÍS não é uma OBRA OU VONTADE DO PODER EXECUTIVO. Esta DECISÃO foi tomada, de FORMA PROPOSITADA E FIRME pelos indecentes presidentes da Câmara e do Senado e do nojento colegiado do péssimo STF, que juntaram todas as FORÇAS DO MAL com o claro interesse de IMPEDIR e/ou INVIABILIZAR a TRAMITAÇÃO DAS PROPOSTAS DEFENDIDAS PELO EXECUTIVO DO GOVERNO, as quais, é bom lembrar, constam no PLANO DE GOVERNO que contribuiu para eleger o presidente Jair Bolsonaro.  


35 PROJETOS PARA DESTRAVAR O BRASIL

É sempre bom e oportuno lembrar que no alvorecer deste mês, tão logo foram escolhidos e empossados os NOVOS PRESIDENTES DAS DUAS CASAS, o presidente Bolsonaro indicou (sugeriu) 35 PROJETOS que gostaria de ver aprovados no Congresso Nacional neste ano de 2021. Mais: destes 35 PROJETOS, Bolsonaro apontou que 20 são PRIORITÁRIOS para tramitação na Câmara; e os demais 15, o presidente pediu o máximo de agilidade no Senado.


BASTA DE ENGAVETAMENTO

Pois, ontem, decorridos apenas dez dias desde a posse de Artur Lira como presidente da Câmara, eis que já lograram aprovados DOIS IMPORTANTES PROJETOS: 1 - a AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL, em caráter definitivo; e, 2- O MARCO REGULATÓRIO DO MERCADO DE CÂMBIO, que ainda depende de votação no Senado. Mais: tão logo foram aprovadas as duas MEDIDAS na Câmara, o presidente Artur Lira declarou de forma reveladora: - "Basta de engavetamento para atrapalhar que o Brasil não cresça propositalmente”. Que tal?


ASPECTO QUANTITATIVO

Observando sob o ponto de vista QUANTITATIVO, vejam que os 339 votos que levaram a aprovação da AUTONOMIA DO BC representam mais do que os 307 votos (maioria qualificada de 3/5 dos deputados) necessários para aprovação de PECs (Propostas de Emenda Constitucional). Isto pode ser um indicativo para a obtenção de bons resultados na votação na Câmara dos Deputados, em dois turnos, das REFORMAS TRIBUTÁRIA E ADMINISTRATIVA. Isto, em última análise significa que o OTIMISMO EXIGE UMA BOA CAUSA. 


ASPECTO QUALITATIVO

Já no aspecto QUALITATIVO, o que se viu foi um lamentável Aécio Neves (PSDB-MG) votando CONTRA a importante AUTONOMIA DO BC, proposta esta que estava parada no Congresso desde 1991 (30 anos), numa clara e nojenta atitude de OPOSIÇÃO AO BRASIL e não ao governo. De outro lado, mostrando claro discernimento e vontade de ver um novo Brasil surgindo sem as AMARRAS DO PASSADO, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP), contrariando a decisão do partido votou a favor do texto. 


BLOCO PELO BEM DO BRASIL

Todos os brasileiros estão carecas de saber que há muita coisa pela frente para ser enfrentada e resolvida. Entretanto, a boa e certeira atitude do presidente Bolsonaro, que deixou o Brasil livre das maldades de Rodrigo Maia, ao apoiar o deputado Artur Lira para presidir a Câmara e o senador Rodrigo Pacheco para presidir o Senado, fez com que os PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO formassem um BLOCO PELO BEM DO BRASIL. Isto, certamente, está fazendo muito mal aos NEGACIONISTAS. Continuando nesta batida, dentro de poucos dias o governo Bolsonaro deixa de ser motivo de FRUSTRAÇÃO.  


ESPAÇO PENSAR +

No PENSAR + de hoje: FORÇA DO SISTEMA - por MÁRCIO COIMBRA.  Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

10 fev 2021

A INCRÍVEL OPÇÃO PELA INJUSTIÇA


RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA

Diferente da maioria dos analistas e comentaristas que manifestam opinião sobre os ERROS E ACERTOS que são cometidos no dia a dia na POLÍTICA e na ECONOMIA do nosso empobrecido Brasil, desde sempre prefiro analisar os fatos e proposições sob a ótica da importante RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA. Esta minha preferência deriva do fato, inquestionável, do quanto a grande maioria das pessoas volta sua atenção, com olho clínico e crítico, diretamente para as CONSEQUÊNCIAS, enquanto as CAUSAS permanecem intactas.


 


CALVÁRIO

Quem me acompanha sabe, de longa data, o quanto me dedico a mostrar, constantemente, que a CAUSA DAS CAUSAS do calvário que submete mais de 200 milhões de brasileiros a enfrentar uma abissal CARGA TRIBUTÁRIA, que já está na ordem de 40% do PIB, tem ORIGEM na triste e injusta CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Insisto, pela enésima vez, que as DESPESAS OBRIGATÓRIAS impostas por LEIS CONSTITUCIONAIS, fecharam 2020 com percentual de 94,2%. Isto  significa (por ora), que só 5,8% podem ser destinados para outras DESPESAS, chamadas de DISCRICIONÁRIAS ou NÃO OBRIGATÓRIAS.

 


DÍVIDA PÚBLICA E PESSOAL

Agora, o mais importante: mesmo que a CARGA TRIBUTÁRIA já esteja em 40% do PIB (soma de tudo que é produzido no país), o governo se obriga a ir ao mercado para obter recursos, via emissão de títulos de dívida pública, para fechar a cada vez mais elevada CONTA DAS DESPESAS. Vejam que as DUAS MAIORES DESPESAS, que ficam com praticamente a totalidade da RECEITA PÚBLICA, são: DÍVIDA PÚBLICA e PESSOAL. Pois, enquanto o CUSTO DA DÍVIDA PÚBLICA cai, graças à redução das taxas Selic, a CONTA DE PESSOAL segue cada vez mais alta. 


FOLHA DE PAGAMENTO

Pois, quando se fala de DESPESA DE PESSOAL o que está em jogo é a FOLHA DE PAGAMENTO DOS APOSENTADOS DO INSS, que integra em torno de 30 milhões de BRASILEIROS DE SEGUNDA CLASSE (a maioria recebe um salário mínimo); e a fantástica FOLHA DE DESPESA  DOS SERVIDORES PÚBLICOS, que, por pertencer à PRIMEIRA CLASSE, permanecem com o direito de receber (DIREITO ADQUIRIDO PELA CONSTITUIÇÃO-CIDADÃ) a integralidade de seus salários. 

 


DADOS HORRIPILANTES DO IPEA

Como se este estado de coisas horrendas não bastasse para deixar a SEGUNDA CLASSE suficientemente indignada e revoltada, eis que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em seu estudo "TRÊS DÉCADAS DE EVOLUÇÃO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO NO BRASIL" revela que o número de servidores públicos, em pouco mais de 30 anos, ultrapassou 100%, passando de 5,1 milhões para 11,4 milhões em19 de março de 2020. Que tal?


BASTA FAZER JUSTIÇA

Ora, só por isto que coloquei aí acima, estou absolutamente convencido de que só existe uma forma para consertar o nosso alquebrado  Brasil: FAZER JUSTIÇA. O nosso Brasil, lamentavelmente, é um PAÍS INJUSTO, a Constituição Federal impõe uma flagrante INJUSTIÇA com  200 MILHÕES DE BRASILEIROS enquanto concede BENEFÍCIOS NOJENTOS para 10 milhões (0,5% da população). Aí está a CAUSA DE TODAS AS CAUSAS: os brasileiros não são tratados de forma igual, mesmo que isto esteja escrito na CF. Pode?  



Leia mais