A GRANDE PERGUNTA
Depois de anunciada, finalmente, a equipe que deverá (?) comandar a economia do nosso cada dia mais pobre país, a grande pergunta que muitos estão fazendo nas mais variadas rodas de conversas é: com Joaquim Levy na área econômica do governo as coisas podem realmente melhorar?
PRATICAMENTE NULA
Pois, da mesma forma como me manifestei, quando Dilma Neocomunista Rousseff foi eleita para seu primeiro mandato, a minha resposta é simples: esta possibilidade é praticamente NULA. O máximo que se pode esperar, se tudo der certo, é que a situação apenas deixe de piorar.
LÓGICA DE RACIOCÍNIO
As razões que me levam a tal convicção, mesmo admitindo o risco de ser, mais uma vez, chamado de pessimista (como os ingênuos preferem) se enquadram na lógica do raciocínio: este governo, por ser neocomunista-bolivariano, não tem a mínima pretensão de propor reformas necessárias para que o país atinja um razoável nível de crescimento econômico. Simples assim.
TAXA DE INVESTIMENTO
Para atestar a minha convicção começo pela insignificante Taxa de Investimento que o nosso pobre país ostenta: ridículos 17,4% como foi noticiado nesta manhã. Ora, nenhum país do mundo consegue ver a sua economia crescer com Taxa de Investimento inferior a 23/25%. Abaixo desse nível, o máximo que se pode obter é uma estagnação econômica.
LIBERDADE
Assim, as esperanças que muita gente está depositando na pessoa do economista Joaquim Levy, que decididamente não é um Super-Homem, dependem de reformas capazes de destravar a economia. Mais: isto só seria possível com um grau mínimo de liberdade, coisa que, seguramente, não está nos planos da Dilma- Interventora-mor, e muito menos do PT.
PROJETO BRASIL-BOLIVARIANO
Vamos convir que a escolha de Joaquim Levy, que de antemão tem tudo para não ser digerido pelo PT, está mais para uma nova maquiavélica tentativa petista de reconquista da confiança do empresariado.
Enquanto os investidores se entretém com a escolha -surpreendente- de Levy, a presidente e seu partido ganham espaço e tranquilidade para levar a frente o projeto Brasil-Bolivariano.
MILAGRES
Uma coisa, por mais certa que seja, precisa ser dita sempre: milagres e/ou mágicas são atos de ilusionismo. Portanto, o emprego de Contabilidade Criativa e/ou os mais diversos truques e leis que o governo Dilma usa para mascarar as contas públicas, não conseguem mais esconder a sua má administração. Assim, se Joaquim Levy conseguir suportar os desejos do PT, o que já é muito, o máximo que pode conseguir é evitar que tudo piore.