Artigos

06 mai 2014

FELIZES POR ACOMODAÇÃO


Compartilhe!           

INCOMODADO
O governador Tarso Genro reagiu às declarações dadas pelo empresário Jorge Gerdau, na entrevista que concedeu ao jornal ZH (publicada na edição de domingo, 04), mostrando- se incomodado. Pois, analisando ambas as manifestações vê-se, claramente, que a ACOMODAÇÃO gerou INCOMODAÇÃO.
ADJETIVO
Como muita gente, além do governador Tarso Genro, também resolveu se manifestar sobre o termo usado por Gerdau para definir o comportamento dos gaúchos, resolvi colocar a minha colher no assunto. E, para começar, o que mais gostaria é que as reações se apresentassem em forma de atitudes transformadoras do falido RS, e não na colocação de culpa no adjetivo usado por Gerdau.
BOBOS-ALEGRES
O fato é que não são poucos os fracassos que o RS vem colhendo ao longo dos últimos 50 anos. Olhando, por exemplo, para as contas públicas, para a economia, e, principalmente, para a educação, saúde e segurança pública, nem é preciso ir mais longe: temos, só por aí, uma correta dimensão do quanto os gaúchos se transformaram em verdadeiros BOBOS-ALEGRES.
CAINDO FORA
O Pensador e cientista político Paulo Moura, no meu entender, foi quem melhor traduziu as palavras de Gerdau: - Não acho que haja acomodação, mas conservadorismo. Muitos gaúchos com perfil empreendedor acabam indo para outras regiões em busca de oportunidades. Aqui todo projeto enfrenta uma certa resistência.
SEM SURPRESA
Quando li a reação do governador Tarso Genro, que através do Twitter (ferramenta criada no ambiente capitalista), declarou que o comentário de Jorge Gerdau, além de demonstrar desconhecimento, era ofensivo, também não fiquei surpreso.
SIMBOLO DO FRACASSO
Quem estiver disposto a ler o livro do Pensador Darcy dos Santos -O RS Tem Saída?- verá, com todas as letras e números, a situação lamentável que o (des) governador Tarso colocou as contas públicas do Estado. Se o povo gaúcho resolver tomar conhecimento da tragédia, de duas uma: 1- cai fora imediatamente, deixando, portanto, de ser acomodado; ou, 2- nunca mais vota em petistas para qualquer cargo. Inclusive para síndico de condomínio.
BREJO
Aliás, se colocarem qualquer governo para administrar o deserto do Saara, como disse certa vez o economista Milton Friedman, vai faltar areia em cinco anos. Faço aqui um arremate: se o governo for do PT, a areia é roubada no primeiro ano. Para concluir: enquanto alguns tentam definir se os gaúchos são ACOMODADOS ou CONSERVADORES, o RS vai, em forma acelerada, para o BREJO.