DESCONHECIMENTO
Da mesma forma como a organização comunista -Foro de São Paulo - foi ignorada pela mídia desde que foi criada (já se passaram quase 25 anos e continua desconhecida), Unasul dá pistas de que também não receberá grande atenção dos meios de comunicação de maior abrangência popular.
NOVAS FUNÇÕES
Pois, com a inauguração da suntuosa sede da Unasul (ou URSAL- União das Repúblicas Socialistas da América Latina), que ocorreu na última sexta-feira, em Quito, Equador, é de se presumir que a organização -Foro de São Paulo- deverá desempenhar novas funções daqui para frente.
LABORATÓRIO DE IDEIAS
Tudo leva a crer que o FORO DE SÃO PAULO venha a se transformar num Laboratório de Ideias, ou mesmo um Conselho Inspirador de temas e estudos que devem ser discutidos e urdidos antes de serem levados à UNASUL, que a partir desta semana passa a ser o órgão EXECUTOR do programa Bolivariano.
TAREFAS
Vejam que pouco ou quase nada foi divulgado a respeito das primeiras tarefas a serem desenvolvidas pela Unasul. Pois, durante o evento, a presidente Dilma, alegre como nunca, elencou as principais propostas em estudo e a aprovação de duas delas:
1- a criação de uma unidade técnica de coordenação eleitoral; e,
2- a criação da Escola Sul-Americana de Defesa.
DUAS JÁ APROVADAS
A primeira diz respeito a uma unidade técnica de coordenação eleitoral, que concentraria as atividades de observação de processos eleitorais na América do Sul. O objetivo da unidade é criar uma profissionalização das missões da Unasul, estabelecendo um padrão de observação (???).
Já à segunda, que trata da criação da Escola Sul-Americana de Defesa, é um centro articulado de altos estudos para formação de civis e militares, com cursos compartilhados e troca de experiências de defesa.(???)
PRINCÍPIO MAIOR
Como se percebe, o princípio maior que vai reger os estudados destinos da Unasul é o mesmo que foi adotado pelos Mosqueteiros, qual seja: UM POR TODOS, TODOS POR UM. Sem tirar nem por, o mesmo que dominou a vontade da antiga União Soviética.
SEDES
Só para esclarecer:
1- a Unasul já tem sua Sede, a qual fica em Quito, Equador, país liderado pelo neocomunista Rafael Correa (membro do Foro se São Paulo);
2- o Parlamento, como se sabe será em Cochabamba, Bolívia, também presidido por outro neo comunista e também membro do FSP, Evo Morales; e,
3- o Banco do Sul, centro financeiro do Bloco, por onde circulará a moeda única (que Evo Morales sugeriu chamar-se “pacha”( “terra”, em idioma quíchua...) será em Caracas, Venezuela, liderada por Nicolas Maduro. Que tal?