Artigos

26 jan 2016

FALTAM 250 MIL ASSINATURAS


CORRUPÇÃO ACIMA DE TUDO

No editorial de 12/01, que teve como título -POVO PREOCUPADO?- informei que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, desde 1996, com o propósito de conhecer quais as cinco principais preocupações do povo brasileiro, a CORRUPÇÃO figurava em primeiro lugar. 


PRINCIPAL

Os percentuais da pesquisa Datafolha, que ouviu 3.461 pessoas em 185 municípios de todo o país, mostram que a Corrupção aparece com 34%, seguida da Saúde (16%), Desemprego (10%), Educação (8%), Violência/Segurança (8%) e Economia (5%).

 


SIMPLES PREOCUPAÇÃO

Volto a insistir, mais uma vez, que a CORRUPÇÃO é apenas uma simples PREOCUPAÇÃO do brasileiro. Isto fica muito claro, e testado, com a baixa adesão do nosso povo à Campanha de Combate a Corrupção, lançada pelo Ministério Publico Federal em julho de 2015.

 


LISTA DE APOIAMENTO

Vejam só: até ontem, como pode ser observado através do assinômetro que aparece no site do MPF (http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br), apenas 1.252.062 brasileiros haviam assinado a Lista de Apoiamento ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular contendo as DEZ MEDIDAS CONTRA CORRUPÇÃO. Estranho, não?


HILÁRIO

Chega a ser hilário o número de assinaturas colhidas, se comparado com o número de brasileiros que se dizem preocupados com a Corrupção. Diante desta incrível OMISSÃO resolvi fazer a minha parte, como já mencionei em editorial anterior: fui à luta, na beira da praia, em Jurerê Internacional, nos finais de semana, em busca de assinaturas.


EXPERIÊNCIA

A experiência, caros leitores, além de resultar em quase 400 assinaturas no último final de semana, se mostrou muito gratificante. Principalmente porque os vendedores ambulantes, que correm a praia toda oferecendo redes, cangas, picolés, choripans, caipirinhas, castanha de caju, etc..., têm se mostrado os mais interessados em assinar a lista de apoiamento. Isto diz alguma coisa, não?   


FALTAM 25O MIL ASSINATURAS

Como ainda faltam pouco menos de 250 mil assinaturas para que o MPF dê andamento ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular, faço aqui uma convocação: faça o mesmo na sua praia, campo ou na cidade. Seja um voluntário e vá em busca de assinaturas. Atenção: quanto mais cedo chegarmos aos 1,5 milhão, mais rápido teremos uma lei de combate à Corrupção.  Que tal?



Leia mais

25 jan 2016

CHEIRO FORTE NO AR


MUITO DOENTE

Que o nosso pobre país está muito doente, todos os brasileiros (e estrangeiros) estão plenamente convencidos. Entretanto, o que muita gente desconhece é que o Brasil não sofre de uma doença única, do tipo que qualquer aspirina resolve.
 


DOENÇAS MÚLTIPLAS

Pois, o nosso pobre país, para quem se dispõe a examinar, com mais cuidado, os exames de sangue, urina e fezes, sofre de DOENÇAS MÚLTIPLAS, todas elas muito complicadas, que além de prejudicar o funcionamento do coração ainda provocam enorme asfixia. 


NECROSE

Algumas destas graves doenças, como bem informam os mais recentes diagnósticos, todos já disponíveis, só conseguem ser curadas com cirurgias -bem feitas-, que envolvem desde a retirada de tecidos podres a amputação de membros que já se mostram necrosados.

 


ATITUDE SUICIDA

Como a saúde do país está fortemente comprometida, para que a economia se mantenha viva e livre das contaminações destruidoras dos tecidos que afetam o social, é importante que todos os brasileiros saibam que não há outra saída. E qualquer manifestação no sentido contrário deve ser visto como atitude suicida.
 


POUCO INTERESSE

Pois, enquanto o povo -pensante- exige que seus representantes aprovem as cirurgias, que de antemão carecem de enorme urgência, o que se vê, infelizmente, é  uma maioria pouco interessada em salvar alguma coisa do que ainda sobra de bom da nossa pobre economia. 


MÉDICA-MONSTRO

Percebendo esta letargia do Legislativo, a presidente Dilma Neocomunista Rousseff, vestida dos pés à cabeça de MÉDICA-MONSTRO, vai em frente na sua tarefa de destruição: através de VENENOS, como AUMENTO DE IMPOSTOS, CRIAÇÃO DE OUTROS E MAIS CONCESSÃO DE CRÉDITO, a situação não para de piorar.


CHEIRO FORTE

Pasmem: isto tudo acontece no exato momento em que a INADIMPLÊNCIA atinge índices alarmantes, cuja consequência é uma ameaça ao nosso sistema financeiro. Em breve, muitos bancos, por não conseguirem receber as quantias que emprestaram nos mais diversos financiamentos, com o agravamento do problema também terão enorme dificuldade para honrar com o resgate das aplicações feitas pelos poupadores. 

Ou seja, o corpo Brasil ainda não está morto, mas o cheiro que exala já está péssimo. Que tal?



Leia mais

21 jan 2016

O MENTIROSO


OSCAR

O ex-presidente Lula só não é candidato ao Oscar por uma única razão: só podem concorrer ao festejado prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, aqueles que mais se destacaram no mundo do cinema.


LULA, IMBATÍVEL

Isto significa, com absoluta certeza, que se houvesse um prêmio equivalente ao -Oscar-, para aqueles que mais se destacaram na Política Mundial, o ex-presidente Lula já teria levado mais de cem estatuetas. Todas elas na mesma categoria:  MENTIROSO   


MAESTRIA

O mais interessante é que além de MENTIR, o tipo fala e gesticula com total maestria. Com isso muita gente fica confusa, sem saber se em algum momento da vida Lula foi capaz de falar alguma verdade. Aliás, quando alguém só sabe mentir, jamais se saberá quando fala a verdade. 


ARREPIADO

Ontem, por exemplo, Lula voltou a ser manchete em todos os jornais do Brasil e do exterior, ao declarar, com a sinceridade que é atribuída aos escorpiões, que -Não tem uma viva alma mais honesta do que eu-. Fantástico. Confesso que fiquei arrepiado. Ou, pela forma como se expressou, extremamente comovido.   


EM LUGAR ALGUM DO MUNDO

Para que nenhum leitor se sinta menos informado, repito, na íntegra a frase completa que Lula disse, ontem, no café da manhã oferecido a alguns blogueiros, no Instituto Lula: “Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”. 

 


PERDI O SONO

O impacto da declaração foi de tal ordem que levei muito tempo para pegar no sono. Enquanto me revirava na cama fiquei a pensar por qual razão ele resolveu se referir desta forma. Afinal, pelo que sei, todos os seus assessores, ministros e demais integrantes de seu governo sempre gozaram de sua inteira confiança. Mais: nenhuma dessas pessoas jamais foi questionada ou se viu envolvida em atos desabonatórios, não é verdade?  


SÓ FALTAVA ESSA

Ironias à parte, vejam meus caros leitores, a que ponto chegamos neste Brasil sem saída:  - NÃO HÁ UMA VIVA ALMA NESTE MUNDO QUE SEJA MAIS HONESTA DO QUE O EX-PRESIDENTE LULA. MUITO MENOS EU E VOCÊ! Vamos ver o que diz, só para usar um exemplo, o senador Delcídio do Amaral... 


Sem Título



Leia mais

20 jan 2016

UNANIMIDADE


FOCO E COMPROMISSO

É mais do que sabido e reconhecido que todas as empresas públicas, sem exceção, que não são poucas e se encontram espalhadas por todos os cantos do nosso pobre país, independente do setor que atuam, estão fortemente focadas e compromissadas com a mais absoluta FALTA DE EFICIÊNCIA E MÁ ADMINISTRAÇÃO. 


GOVERNANÇA

Independente dos casos de CORRUPÇÃO, que atingem brutalmente as maiores, como é o caso da Petrobrás, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Federal, Empresa de Correios, Eletrobrás, etc., todas aquelas que conseguem ser rentáveis não têm BOA GOVERNANÇA. Coisa que por si só basta para que: 1- deixem de existir; ou, 2- passem para quem realmente mostre capacidade de gestão. 


FORA DA CURVA

Como a má gestão é uma característica marcante e comum em todas as EMPRESAS PÚBLICAS, não haveria a menor razão para destacar esta ou aquela por absurdos cometidos. A não ser quando a  INCOMPETÊNCIA E OS MALFEITOS se mostram de tal forma exagerados e/ou fora da curva da expectativa máxima de estupidez.  


EPTC - CONCORRENTE AO TÍTULO

Pois, se estivéssemos diante de uma competição entre EMPRESAS PÚBLICAS, com propósito de escolher a campeã em termos de GESTÃO ESTÚPIDA E INCONSEQUENTE, uma que vem se destacando como forte concorrente ao título é a EPTC -EMPRESA PÚBLICA DE TRASPORTE E CIRCULAÇÃO, de Porto Alegre, Capital do RS.  


HORS CONCOURS

A EPTC, para que os leitores entendem, é uma UNANIMIDADE em termos de MÁ ADMINISTRAÇÃO. Isto significa que nem mesmo os adoradores de ESTATAIS conseguem enxergar algo de útil e positivo nas decisões tomadas, diariamente, pelo corpo diretivo da empresa. Trata-se de uma EMPRESA HORS CONCOURS. 


INDÚSTRIA DE MULTAS

A rigor, a EPTC é uma INDÚSTRIA DE MULTAS. Ainda que grande parte dos motoristas que trafegam pelas ruas de Porto Alegre não respeitem as leis de trânsito, a EMPRESA PÚBLICA não age para propor melhora alguma. Se há a possibilidade de decidir mal, ou simplesmente não decidir, a EPTC marca a sua presença.  


PORTO ALEGRE TEM DONO

Como o foco da EPTC é a INCOMPETÊNCIA, tão logo o UBER chegou em Porto Alegre, por exemplo, a direção da Empresa Pública tratou de mostrar ao recém chegado o quanto mantém afiadas as garras da estupidez. Inclusive, com o apoio irrestrito do prefeito José Fortunati, que querendo impedir a entrada do UBER na cidade disse -alto e bom som- : - PORTO ALEGRE TEM DONO! Que tal? 

Pois, ao mesmo tempo em que tratava de bloquear a entrada do concorrente, que serve para melhorar a vida dos usuários de transporte público, a EPTC dava cobertura total e absurda ao deplorável CARTÓRIO DOS TAXISTAS.

Foi, aliás, quando muitos porto-alegrenses entenderam, finalmente, que os reais DONOS DA CIDADE são, entre outros que não o POVO, os ILEGAIS DONOS DAS LICENÇAS PARA TAXIS. Como DONOS, com a proteção da EPTC, os tais -taxistas-, que não são os condutores dos veículos, mas os proprietários das licenças, não permitem a entrada de concorrentes. Pode ?

 

 



Leia mais

19 jan 2016

BALANÇO DA SITUAÇÃO


BALANÇO PRÉVIO

De tempos em tempos, com o propósito de analisar e/ou avaliar as ações e decisões tomadas no passado, nada mais recomendável do que fazer um minucioso BALANÇO. Por óbvio, quanto mais rica for a análise mais transparente fica a taxa de êxito ou de fracasso das decisões.


PARAÍSO PERDIDO

Pois, quem fez um importante BALANÇO, elencando perguntas e respostas dos resultados obtidos desde o momento em que a dupla Lula/Dilma sentou no trono do nosso pobre país, foi o jornalista J.R.Guzzo, da revista Veja. Com o título: Paraíso Perdido, Guzzo descreve assim o levantamento que fez:  


ONDE?

1- Onde foi parar neste começo de 2016 o “carrinho novo” que, segundo o ex-presidente Lula, o operário brasileiro finalmente teve dinheiro e crédito para comprar, por conta das virtudes de seu governo?

2- Onde andariam todos os trabalhadores humildes que deixaram “a elite inconformada” por começarem a viajar de avião, pela primeira vez na história deste país?

3- Onde poderia estar circulando neste momento o “Trem-Bala” que, segundo Lula garantiu mais de uma vez, seria inaugurado dali a pouquinho e calaria a boca dos que “torcem contra” o governo?
 


ALGUÉM SABE?

4-Alguém já conseguiu tirar uma caneca de água da transposição do Rio São Francisco?

5- O que aconteceu com a conta de luz barata e com a lição de economia que a presidente Dilma Rousseff deu ao planeta em 2013?

O Brasil, assegurou ela, acabava de provar que era possível, sim, crescer, distribuir renda, baratear a vida para os pobres e ter finanças sadias, tudo ao mesmo tempo, “em meio a um mundo cheio de dificuldades”. Não só isso. Seu governo acabava de colocar o Brasil numa “situação privilegiada” perante a comunidade das nações, com “energia cada vez melhor e mais barata, mais que suficiente para o presente e o futuro”. Os “pessimistas” tinham sido derrotados, informou Dilma.
 


COMO FICOU?

6- E os juros? Na mesma ocasião, a presidente comunicou que “os juros estão caindo como nunca” - e hoje?

7- Outra coisa: sabe-se da existência de algum posto onde seria possível comprar gasolina barata, feito de que o governo tanto se orgulhava até o encerramento da eleição presidencial de 2014?

8- O Brasil entrou, afinal, na Opep, como Lula previa diante da nossa transformação em potência na produção de petróleo?

Aliás, por falar nisso, quando foi a última festa para comemorar mais uma descoberta do “pré-sal”, com Lula e Dilma fazendo aquelas marcas pretas de óleo nos uniformes cor de laranja com que eram fantasiados?
Procuram-se notícias, também, do real forte - tão forte que iria dispensar o dólar nas transações internacionais do Brasil, pelas altas análises do Itamaraty.

 


MAIS AINDA...

9-Seria interessante saber onde foi parar o INVESTMENT GRADE  que as grandes agências mundiais de avaliação de risco deram ao Brasil pouco tempo atrás - prova definitiva, segundo o governo, de que o mundo capitalista enfim se curvava diante da gestão econômica de Lula, Dilma, PT e de suas “políticas sociais”.

10- O mesmo se pode perguntar em relação ao “gostinho” declarado pelo ex-presidente em ver o Primeiro Mundo em “crise” e o Brasil correndo para o abraço.

11- Onde está “o pleno emprego”?

12- Onde está a “Pátria Educadora”?

13- Onde está o maior programa de distribuição de renda já visto na história da humanidade?

14- Carrinho novo? A indústria automobilística acaba de ter, em 2015, o pior desempenho em quase trinta anos - isso mesmo, desde 1987, nas remotas profundezas do governo José Sarney. 

 


MAIS MENTIRAS

15- As companhias de aviação estão de joelhos; se estão perdendo até os passageiros ricos, imagine-se os pobres.

16- A energia barata virou uma piada: as contas de luz subiram 50% em 2015, e vão subir de novo neste ano.

17- Os juros andam perto de 15% - um paraíso mundial para os “rentistas” com os quais a esquerda brasileira tanto se horroriza nos discursos e a quem tanto favorece na vida real.

18- No assunto petróleo, o que se tem, acima de tudo, é uma Petrobras que o governo quebrou, por ladroagem e incompetência, e hoje não tem dinheiro para investir nada; na verdade, ela jamais deveu tanto.

19- O real perdeu 50% do seu valor no ano passado, e voltou, após mais de vinte anos, à sua condição de moeda bananeira.
20- O governo presidiu uma recessão de 3,5% em 2015 - isso em cima de crescimento zero em 2014 - e prepara-se para socar na economia outro recuo neste ano, de 2,5% ou mais.

21- Há 10 milhões de desempregados neste país, no corrente mês de janeiro.

22- O último IDH, uma das medidas mundiais mais respeitadas para avaliar o bem-estar dos países, deixou o Brasil em 75º lugar - e quem pode achar que está bem, em qualquer coisa, se fica no 75º lugar?

23- O investment grade sumiu: como o Senhor, na Bíblia, a Moody’s, a S&P e a Fitch dão, a Moo­dy’s, a S&P e a Fitch tiram.
 

É este o país que resultou, na prática, dos treze anos de Lula, Dilma e PT. Ninguém no governo tem a menor ideia de como sair disso - nem poderia ter, quando o seu único objetivo, hoje em dia, é ficar de bem com o senador Renan Calheiros e traficar no Congresso um jeito para escapar do impeachment. Daí só se pode esperar que as coisas continuem piorando, piorando, piorando - até que chega um dia em que continuam a piorar.

 



Leia mais

18 jan 2016

FALTAM 264 MIL ASSINATURAS


AJUSTE FISCAL

Você, obviamente, já ouviu falar de AJUSTE FISCAL, não? Pois, como tem absoluta consciência de que  paga uma elevadíssima CARGA TRIBUTÁRIA sem receber quase nada em troca, tanto em qualidade quanto em quantidade de SERVIÇOS PÚBLICOS, por certo está convencido de que o tal de AJUSTE FISCAL deveria se restringir apenas à REDUÇÃO DE DESPESAS PÚBLICAS.
 


MENTIRA DESLAVADA

Pois, ainda que já esteja ciente de que a presidente Dilma Neocomunista Rousseff só sabe mentir, o fato é que, depois de muito falar em AJUSTE FISCAL, o que realmente fez, nesta primeira quinzena de 2016, foi aumentar a DESPESA DA UNIÃO em R$ 6,2 bilhões. Pode? Mais: esta interminável -FARRA DE GASTOS- acontece no momento em que as RECEITAS DA UNIÃO minguam a olhos vistos. 

 

 


LEI ORÇAMENTÁRIA

Vale lembrar que a DESPESA cresceu antes mesmo da péssima presidente ter sancionado a LEI ORÇAMENTÁRIA, que aconteceu na última sexta-feira,15/01, na qual consta, por incrível que possa parecer, que o governo se compromete a cumprir um SUPERÁVIT PRIMÁRIO de R$ 30,5 bilhões (0,5% do PIB). Fantástica mentira, não? 


CPMF

Cabe lembrar, também, que na LEI ORÇAMENTÁRIA sancionada por Dilma (na 6ª feira), conta com uma RECEITA NA ORDEM DE R$ 10,1 bilhões provenientes da cobrança da CPMF, a partir de setembro. Ou seja, o governo conta com algo que não existe, pois a CPMF não foi aprovada pelo Legislativo. 

 


DEFINIÇÃO DE AJUSTE FISCAL

Creio que o texto acima ajuda, aos bons e maus entendedores, a chegar a um correto esclarecimento: para o governo Dilma-Petista, -AJUSTE FISCAL- nada mais é do que a soma dos seguintes (maus) ingredientes:

1- AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA,

2- ELEVAÇÃO ABSURDA DA DESPESA PÚBLICA e

3-BAIXA QUALIDADE DE SERVIÇOS PÚBLICOS. 

Ficou claro?


SOU VOLUNTÁRIO

Mudando de assunto, neste final de semana me dediquei a fazer um TRABALHO VOLUNTÁRIO, cujo resultado se mostrou muito promissor. Nas manhãs ensolaradas de sábado e domingo, na beira da praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, SC, me dispus a coletar assinaturas de pessoas dispostas a COMBATER A CORRUPÇÃO NO BRASIL.  

Trata-se de uma iniciativa simples, que cada leitor pode (e deveria) fazer, de colaborar com a CAMPANHA PROMOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL que visa obter 1,5 milhão de assinaturas, para que o Brasil disponha de uma  Lei de Iniciativa Popular que ataque para valer a CORRUPÇÃO.  


FALTAM 264 MIL ASSINATURAS

Pois, o que mais me espantou, enquanto auxiliava os interessados em assinar as fichas que me foram enviadas pelo MPF, foi perceber que a maioria era formada por VENDEDORES AMBULANTES (vendedores de milho verde, cerveja, salsipão, redes nordestinas, cangas, etc.).

Todos, sem exceção, se diziam muito indignados. Também não escondiam o quanto se mostram decepcionados com o governo do PT. Minha esposa, Lúcia, postou várias fotos no Facebook, registrando o que aconteceu neste final de semana em Jurerê.

Só para informar: já chegamos (até ontem à noite) a 1,236 milhão de assinaturas. Faltam ainda 264 mil, gente. Vamos nessa, meus caros leitores. O sucesso só depende de cada um de nós. Não se acanhe! 

 



Leia mais