Artigos

22 fev 2016

UMA TÊNUE ESPERANÇA


BOA LUZ

Ainda que em velocidade muito abaixo do que o povo (pensante) brasileiro gostaria, como informam as pesquisas de opinião pública, o fato é que uma TÊNUE LUZ DE ESPERANÇA já aparece no túnel da falida América Latina, notadamente nos países administrados sob a égide do Foro de São Paulo. 


PARAGUAI

O primeiro país que pediu o boné e caiu fora da Rede Comunista Latino-Americana, para quem não lembra, foi o Paraguai. O povo (Congresso) cassou o mandato do ex-presidente Lugo. Sob nova administração, que está a cargo de Horacio Cartes, no Paraguai a Matriz Econômica Bolivariana foi para o lixo. 


ARGENTINA

O segundo país que caiu fora do Foro de São Paulo foi a nossa vizinha Argentina. Graças ao presidente Mauricio Macri, recém eleito, a economia Argentina, ainda que esteja enfrentando muitas dificuldades causadas durante os mandatos da família Kirchner, já exala um forte sentimento de CONFIANÇA. Um bom começo, certamente.


BOLÍVIA

Ontem, o povo boliviano também deu um passo importante, ainda que não seja definitivo: o ditador Evo Morales perdeu o direito de se candidatar a presidência. Se a oposição fizer um bom trabalho, dentro de alguns anos os bolivianos vão poder respirar um ar econômico e social bem mais puro. 


BRASIL

Por aqui, como se vê, ouve e lê, mesmo que a nossa economia vá de mal a pior, por exclusiva vontade e determinação do governo Dilma-Petista-Zika-Rousseff, o papel que vem desempenhando o extraordinário juiz Sérgio Moro nos leva a ser mais esperançosos.

 


GUERRA CONTRA A CORRUPÇÃO

Mesmo que Sérgio Moro, assim como 90% do povo brasileiro, esteja enfrentando forças poderosas a serviço de Lula, Dilma e caterva, a guerra contra a Corrupção segue acirrada, mas com algum viés de vitória para a justiça. Não a Justiça do STF, que é duvidosa, certamente.  


DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO

Se você, leitor, assim como eu exige um EFETIVO COMBATE À CORRUPÇÃO, coisa que segundo as pesquisas de opinião pública lidera em termos de -preocupação- do povo brasileiro, trate de assinar, ou mesmo pedir que outros assinem, o Manifesto que trata das DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO, campanha promovida pelo Ministério Público Federal. 

Lembro que ao atingir o número de 1,5 milhão de assinaturas, as DEZ MEDIDAS, através de uma Lei de Iniciativa Popular, se transformam em LEI, independente da vontade da Câmara, Senado e da Presidência do País.

Atenção: o Assinômetro que aparece no site do MPF (www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas) informa que ainda faltam 67.654 assinaturas (até ontem à noite). Vamos nessa, meus caros. Só depende de nós!!!


Sem Título



Leia mais

19 fev 2016

AEDES PETYSTI


ATAQUE À CONSEQUÊNCIA

A campanha de combate ao mosquito -AEDES AEGYPTI-, que o governo Dilma Zika Rousseff está promovendo no Brasil todo, além de –tardia- é um legítimo ATAQUE À CONSEQUÊNCIA.

A grande CAUSA, o -SANEAMENTO BÁSICO-, que tem efetivo poder de minimizar os problemas de  SAÚDE PÚBLICA, por vontade política deste péssimo governo petista, jamais mereceu atenção. Aliás, a Copa de 2014 deixou claro que o governo só se preocupa com estádios de futebol.  


BOLINHAS DE SABÃO

Pois, justamente por conta deste terrível mosquito, que está promovendo um enorme estrago no nosso pobre país, me veio à lembrança as DEZ PRAGAS DO EGITO.

Consideradas pelo livro bíblico do Êxodo como as mais terríveis calamidades, as PRAGAS DO EGITO, se comparadas com as PRAGAS DO PT, que vem sendo impostas ao pobre e incauto povo brasileiro desde 2003, com Lula, e a partir de 2011, com Dilma, não passam de BOLINHAS DE SABÃO
 


PRAGAS DO EGITO

As PRAGAS DO EGITO (1. Água transformada em sangue; 2. As rãs; 3. Os mosquitos; 4. As moscas; 5. A peste dos animais; 6. As úlceras; 7. A chuva de pedras; 8. Os gafanhotos; 9. As trevas; e 10. A morte dos primogênitos) foram FLAGELOS NATURAIS, com força fora do comum.

 


 


PRAGAS DO PT

2- Já as PRAGAS DO PT, que cito abaixo apenas algumas, têm se constituído em constantes e intermináveis FLAGELOS ECONÔMICOS E SOCIAIS, com resultados extremamente arrasadores para a nossa pobre população. Eis aí, independente de ordem:

Corrupção devastadora.

Populismo/Assistencialismo.

Aumento das despesas públicas.
Déficit Fiscal incomensurável.
Mentiras em profusão.
Matriz Econômica PADRÃO FORO DE SÃO PAULO.
Inflação fora de controle.
Crescimento econômico negativo-continuado.
Desemprego em massa.
Assalto aos cofres Público e Empresas Estatais.
Lavagem cerebral.
 


FARAÓS

A vantagem que o Egito levou é que ao chegar na 10ª PRAGA, o Faraó acabou cedendo e, finalmente, deixou o povo partir em direção à Terra Prometida.

No Brasil, os Faraós, Lula Atibaia e Dilma Zika Rousseff, não se dão por vencidos. Como o povo é extremamente tolerante, as PRAGAS não promovem qualquer mobilização efetiva.  


AEDES PETYSTI

Como se vê, o Aedes Aegypti, diante de tantas PRAGAS PETISTAS, não passa de um mosquito inofensivo. O que está deixando o povo brasileiro na miséria é o AEDES PETYSTI . Daí a minha preferência pela Campanha do MPF, que combate a Corrupção. Não vou sossegar enquanto não forem obtidas as 1,5 milhão de assinaturas.

A propósito:  faltam apenas 73 mil assinaturas, como informa o Assinômetro do MPF.  Vamos nessa?



Leia mais

18 fev 2016

TRAGÉDIAS ECONÔMICA E POLÍTICA


DUPLAMENTE SURREAL

O nosso pobre país vive um momento duplamente SURREAL:

1- em termos de desempenho econômico mundial só consegue ser pior do que a Venezuela; e,

2- em termos políticos vive uma situação pra lá de desesperadora, jamais vista na superfície do nosso planeta.
 


RELEMBRANDO A TRAGÉDIA

Ainda que muita gente esteja demonstrando grande indignação, a sensação maior parece ser de incredulidade, sentimento que explica, certamente, a total falta de ação da sociedade que, por não saber o que e como fazer fica paralisada, à espera de algum milagre. Vamos relembrar a tragédia?
 


ECONOMIA

A TRAGÉDIA ECONÔMICA aparece, claramente, no levantamento feito pela Bloomberg Business. O nosso pobre país, segundo consta no relatório divulgado ontem, terá o segundo pior resultado de crescimento em 2016, atrás apenas da Venezuela.

A frase que aparece no relatório é fantástica:  -A projeção de PIB do Brasil em 2016 combinada com a queda do ano passado coloca o país em sua recessão mais profunda desde pelo menos 1901-. 

 


POLÍTICA - EXECUTIVO

A TRAGÉDIA POLÍTICA, por sua vez aparece de forma múltipla, a saber: 

1- a presidente do Brasil,  Dilma Rousseff,  já foi citada dezenas de vezes na Operação Lava Jato em delações dos réus já presos;

2- o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ocupa todos os noticiários policiais, com inúmeras denúncias estarrecedoras sobre desvio de dinheiro público e como chefe das quadrilhas do Mensalão e Petrolão.

Detalhe: ainda por cima a presidente Dilma Mosquita Rousseff é um objeto de uso político do ex-presidente Lula.
 


LEGISLATIVO

3- o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, está sendo investigado por crimes de Lavagem de Dinheiro, Peculato, Falsidade e Utilização de Documentos Falsos. Inclusive já teve a quebra do sigilo bancário e fiscal autorizados pelo STF;

4- o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi citado inúmeras vezes na Operação Lava Jato com acusações de manter conta secreta no exterior, envolvimento direto nos esquemas de corrupção dentro da Petrobras e liderar uma quadrilha de corruptos.


JUDICIÁRIO

5- como se não bastasse, para desespero de todos os brasileiros e estupefação de milhões de estrangeiros, a Corte Suprema demonstra, diária e claramente, que se transformou numa trincheira para defender tudo que atinge o Partido dos Trabalhadores. Diga-se de passagem que oito Ministros do STF foram indicados pelo ex-presidente Lula.
 


DEMOCRACIA???

Como se vê, a tragédia, além grave e SURREAL é de difícil solução. Como tudo que aí está é fruto da DEMOCRACIA(???) (que Deus nos perdoe por esta falsidade) o conserto só é possível através de confronto direto e sangrento. Isto, infelizmente, não é o forte de um povo tolerante e passivo, que só se revolta quando se sente roubado no futebol e no carnaval. 



Leia mais

17 fev 2016

O SUPREMO CONSTITUINTE


PODER DE FOGO

Os mais diversos institutos (nacionais e estrangeiros) que costumeiramente estudam o desempenho econômico de vários países, não param de emitir alertas informando que o governo Dilma, pela forma como administra o nosso pobre país, está querendo mostrar ao mundo todo que em matéria de destruição econômica tem mais poder de fogo do que qualquer TSUNAMI. Só pode...


NÚMERO INSUFICIENTE

Como a maioria dos brasileiros, formada tanto por eleitores escolarizados quanto por gente despreparada, ainda não está convencida de que o Brasil caminha em direção ao abismo, os poucos que já se convenceram de que o país está na rota de uma forte hacatombe, infelizmente não perfazem número suficiente para exigir uma mudança de comando. 


O SUPREMO CONSTITUINTE

Aliás, sobre este tema, o renomado jurista e pensador (Pensar+) Ives Gandra Martins, foi direto e claro no seu artigo publicado na Folha de São Paulo desta segunda-feira, 15/02, com o título -O Supremo Constituinte-. Eis o que diz Ives, com total racionalidade:
 


MINISTROS DA SUPREMA CORTE

- Tenho particular admiração pelos 11 ministros da Suprema Corte. Todos eminentes juristas, com atuação doutrinária marcante no Direito brasileiro, independentemente da atuação como magistrados. Nem por isto, apesar de velho advogado provinciano e modesto professor universitário, concordo com muitas de suas decisões.
 


IMPEACHMENT

Um dos pontos de divergência diz respeito à decisão sobre o PROCESSO DE IMPEACHMENT da presidente Dilma, que HIERARQUIZOU o Senado Federal, como CASA JULGADORA da Câmara dos Deputados e não apenas da presidente da República.

Reza o caput do artigo 86 da Constituição que "Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade".
 


ORIGEM DO SENADO

Por tal dispositivo, admitida a abertura de processo de impeachment pela Câmara, cabe ao Senado apenas dar curso ao referido processo, em nenhum momento permitindo a lei maior que o Senado julgue a Câmara, para dizer se agiu ou não corretamente.
Vale a pena lembrar a ORIGEM DO SENADO. Foi ele criado, nos Estados Unidos, para assegurar a escravidão. Com efeito, de 1776 a 1787, discutiu-se se deveria ser, a América do Norte, uma confederação de 13 países ou uma Federação de 13 Estados.
As colônias do Sul, que viviam da agricultura e consideravam o trabalho escravo relevante, não queriam aceitar nem a Federação, nem uma única Casa Legislativa, pois, tendo os Estados do Sul menos população, seria fácil aos Estados do Norte abolirem, como muitos já desejavam, a escravidão de imediato.

 


CASA DO POVO

A solução encontrada foi criar uma CASA LEGISLATIVA  em que, não o povo, mas as entidades federativas fossem representadas em igualdade de condições. Com isto, surgiu o Senado e atrasou-se em aproximadamente 80 anos a abolição daquela chaga.
Ora, a autêntica CASA DO POVO É A CÂMARA DOS DEPUTADOS. Para o Senado o povo escolhe um ou dois nomes indicados sem opção pelos partidos, não tendo o pleito o amplo espectro que as eleições para Deputados ofertam para os eleitores.

Por esta razão, inúmeras federações não têm Senado, como, por exemplo a Alemanha, em que apenas o "Bundestag" é considerado Parlamento e não o "Bundesrat".

Subordinar a Casa do Povo à Casa do Poder, tornando-a uma Casa Legislativa de menor importância, como o fez o STF, é SUBVERTER por inteiro o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, onde a Câmara, que tem 100% da representação popular, resta sujeita ao Senado, em que os eleitores escolhem um ou dois nomes pré-estabelecidos e que, indiscutivelmente, traz a marca de origem de ter sido a instituição que garantiu a escravidão americana por 80 anos, antes da Guerra de Secessão.

Com todo o respeito que um idoso operador de Direito tem pelo talento, cultura e brilhantismo dos 11 ministros do STF, parece-me que subverteram o princípio constitucional, tornando-se poder constituinte originário sem que para isto tivesse o Supremo competência, visto que é apenas o guardião da Constituição (artigo 102).
A meu ver, cabe ao Senado, uma vez admitido o processo de impeachment, apenas julgar o presidente e nunca julgar, inicialmente, a Casa do Povo e, se entender que a Câmara não errou, julgar, em segundo lugar o presidente.
Nenhuma das instituições legislativas está sujeita ao julgamento de outra pela lei maior (artigos 44 a 58), razão pela qual entendo, "data máxima venia", que os eminentes ministros do Pretório Excelso invadiram área interditada por ser da competência exclusiva do Congresso.

 



Leia mais

16 fev 2016

O PRAZER EM PROIBIR


PROIBIÇÃO NADA SURPREENDENTE

Quem reside em Porto Alegre, ainda que tenha ficado indignado depois que tomou conhecimento de que a Câmara de Vereadores resolveu PROIBIR que bares e restaurantes coloquem recipientes com sal sobre as mesas, certamente não ficou minimamente surpreso. 


SERES CELESTIAIS

Aliás, não é recente esta atitude dos vereadores de Porto Alegre, que imaginam ser SERES CELESTIAIS. Creem, pelas inúmeras proibições que aprovam, que vieram ao mundo, ou a Capital do RS, para cuidar da saúde dos porto-alegrenses. Fantástico, não?  


SANEAMENTO BÁSICO

Ora, se realmente estivessem interessados em cuidar da saúde do povo, a primeira medida que os vereadores, assim como os políticos em geral, deveriam tomar, por unanimidade, seria a de BAIXAR IMPOSTOS.

A seguir, sem pestanejar, seria a de PROIBIR, imediatamente, que todas as residências deixassem de ter acesso ao SANEAMENTO BÁSICO.

  


SALÁRIOS

E uma terceira, que faria muito bem à saúde da sociedade como um todo, seria a Câmara de Porto Alegre aprovar, de imediato, a PROIBIÇÃO dos vereadores receberem salários para exercerem a função de representantes dos eleitores da Capital do RS.

Além de contribuir para a melhoria da saúde do povo, os vereadores ainda dariam um bom exemplo aos demais políticos do país. 


SUBSTÂNCIAS BRANCAS

Quanto à disponibilidade de recipientes de sal nas mesas dos bares e restaurantes, o aconselhável é que os clientes viessem a ser educados e/ou informados sobre os males que produzem, não só o sal, mas também o açúcar e a cocaína, por exemplo, que formam o "trio assassino" do coração.


ADVERTÊNCIA

Antes de PROIBIR, os maus vereadores de Porto Alegre deveriam propor a colocação de mensagens de alerta nas embalagens e/ou recipientes de sal e açúcar, da mesma forma como já são usadas nos maços de cigarro. Dentro do estilo -MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE-.

 


MENTES DOENTES

Tal providência, correta e muito mais eficaz, pelas inúmeras decisões ridículas que a maioria dos vereadores toma, me parece impossível. Creio que tanto a autora da emenda, vereadora Sofia Cavedon (petista, obviamente) quanto os vereadores que aprovaram a PROIBIÇÃO, estão com suas mentes muito doentes. Seria por excesso de sal, açúcar ou pela outra droga branca??? 



Leia mais

15 fev 2016

LADEIRA SEM FIM


45 DIAS DE 2016

Decorridos os primeiros 45 dias deste fatídico 2016, em todas as seis edições do -Focus-, Boletim que o BC disponibiliza a cada início de semana, as projeções de desempenho da economia brasileira mostraram uma piora constante e assustadora.

 


PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO

Na primeira edição do ano, só para lembrar, o Focus projetava o seguinte desempenho do PIB e inflação para 2016: 

1- PIB – previsão de 2,95% de retração;
2- INFLAÇÃO - medida pelo IPCA – previsão de 6,87% de elevação.  


EDIÇÃO DE HOJE, 15/02

Já na edição de hoje, 15/02, (decorridas seis semanas apenas) o Boletim Focus informa o seguinte:

1- PIB - previsão de (por enquanto) -3,33%.

2- INFLAÇÃO - medida pelo IPCA - previsão (por enquanto) de 7,61%. 

 


DETERMINAÇÃO

Como se vê, sente e ouve, o nosso pobre país Brasil, pelas mãos, pés e, principalmente pela enorme cabeça atrasada do PT, segue ladeira abaixo. Com grande determinação, diga-se de passagem. 


JUROS

Com a inflação cada dia mais alta, os juros não têm como ceder.

Na ponta da -captação de dinheiro-, os investidores são estimulados por rendimentos reais, ou seja acima da inflação.

Na ponta da -aplicação de dinheiro-, os juros sobem porque o risco de inadimplência é cada vez mais alto. 


MODELO PADRÃO

Como se sabe, o governo Dilma não tem Plano algum para fazer a economia crescer. Entretanto, para que o Brasil recue a níveis cada dia mais parecidos com a Venezuela, país considerado pelo PT como -benchmarking- (modelo padrão)-, o governo brasileiro tira, a cada dia, vários planos da cartola.


INSISTÊNCIA COM IMPOSTOS

Para mostrar o quanto detesta crescimento econômico, a presidente Dilma Zika Rousseff insiste, diariamente, com a recriação da CPMF e outros impostos. E a maioria dos governadores, da mesma forma despreparados para resolver problemas de seus Estados, insistem com aumentos do ICMS. Resultado: a economia definha ainda mais.

Ah, a mídia, da mesma forma despreparada, chama de inflação o aumento dos impostos. Pode? 



Leia mais