RESPONSABILIDADE NO RS
Como foi amplamente noticiado Brasil afora, nos últimos dias de 2015, o governador José Ivo Sartori, do RS, festejou a aprovação da importante Lei de Responsabilidade Fiscal em tumultuada sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado.
CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Pois, com a aprovação da LRF, é de se supor que todos os gaúchos (ao menos aqueles que têm cérebro em razoáveis condições de funcionamento) devem ter entendido, claramente, que todo governante que ousar descumprir com a referida Lei estará cometendo CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
ESFORÇO
Como o governador Sartori fez um grande esforço para conseguir obter aprovação da LRF, o que mais espero é que cumpra à risca tudo aquilo que ele mesmo colocou no texto da Lei. Até porque ele deve saber muito bem qual a penalidade que está sujeito caso resolva pelo seu descumprimento.
PENA
É sempre bom lembrar que a pena para o governante que deixa de cumprir a LRF não é a prisão, mas tão somente a perda do mandato, o que significa, com todas as letras, o IMPEACHMENT.
CONTRA O IMPEACHMENT
Ora, depois de assistir o exaustivo esforço que o governador José Ivo Sartori fez para ver a LRF do RS aprovada, confesso que fiquei pasmo com a declaração que deu, ontem, no programa Frente a Frente, da TVE, ao afirmar que é contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
PROCESSO DE IMPEACHMENT
O governador do RS, por incrível que possa parecer, disse, alto e bom som, o seguinte:
- Pelo que está posto no processo, mesmo que as pessoas sejam de alta respeitabilidade jurídica e constitucional, acho que até o momento não existe isso, tem que aparecer uma coisa MUITO MAIS CONCRETA E OBJETIVA PARA DAR CURSO A ESSA SITUAÇÃO.
CONCRETO E OBJETIVO
Pelo amor de Deus, caro governador Sartori: a presidente Dilma cometeu CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Isto está mais do que provado pelo Tribunal de Contas da União. Como tal, como diz a Lei, a pena é o IMPEACHMENT.
A declaração dada ontem, no Frente a Frente, dá uma pista perigosa: o governador se antecipa em dizer que o eventual descumprimento da LRF do RS, não deve ter punição. Segundo a afirmação de Sartori, não é algo CONCRETO E OBJETIVO. Pode? Ora, bolas, governador...
LEITORES CONTRARIADOS
Nos últimos dias recebi algumas mensagens de leitores que se mostram contrariados quanto à minha constante recusa em enxergar qualquer ponta de felicidade no horizonte de 2016. Da mesma forma, aliás, como me manifestei ao longo de 2015.
PUXÃO DE ORELHA
Pois, antes de tudo vou deixando bem claro que gostei muito do –puxão de orelha-. Críticas e comentários deste tipo se constituem em peças extremamente valiosas e proveitosas para que me esforce para melhorar a minha (falha) comunicação. Afinal, aos olhos dos leitores, como se percebe, alguma coisa não ficou bem esclarecida, como imaginei.
FOCO
Sem qualquer pretensão de me defender julgo importante um esclarecimento, que parece não ter ficado claro nos meus editoriais: as minhas críticas, opiniões e avaliações se restringem, basicamente, às questões que envolvem a ECONOMIA DO NOSSO PAÍS, com repercussão no SOCIAL COLETIVO. Ficam, por consequência, fora das minhas análises e comentários tudo aquilo que diz respeito às relações interpessoais (família e amigos).
2015- RAZÕES PARA O FRACASSO
Quando afirmei, centenas de vezes, que o ano de 2015 seria desastroso para a nossa pobre economia, em todas as minhas análises expus, exaustivamente, as razões que nos levariam a tanto. Mais: tratei sempre de desmentir os nossos governantes populistas, que se aproveitam da inocência e do despreparo do povo para produzir resultados catastróficos.
INFELICIDADE ECONÔMICA E SOCIAL
Da mesma forma, na medida que nos aproximávamos de 2016, continuei fazendo alertas sobre a continuidade da INFELICIDADE ECONÔMICA DO PAÍS, com forte repercussão no SOCIAL. Mais: disse, e repito, que tudo que está acontecendo foi arquitetado nos mínimos detalhes pelo PT, sob o comando do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.
FATO DOMINANTE
É óbvio que no ambiente familiar e nas redes de relacionamento de amizade todos devem fazer o máximo possível para não deixar que esta CRISE seja o fato dominante. É preciso festejar a saúde, a inteligência, a persistência, a racionalidade e o equilíbrio mental. Precisamos contar com estes ingredientes importantes para poder superar as dificuldades do nosso dia a dia.
MENTINDO COMO NUNCA
Na expectativa de que a minha comunicação tenha ficado mais clara volto a afirma: a ECONOMIA BRASILEIRA vai enfrentar um ano muito triste, com resultados extremamente preocupantes. Entretanto, de todo o coração faço votos que no ambiente familiar e de relacionamento pessoal o 2016 seja um ano feliz, com muita saúde. Mesmo neste ESTADO DE EMERGÊNCIA, como quer e deseja o péssimo governo DILMA-PEDALADA ROUSSEFF, que não por acaso iniciou o ano MENTINDO COMO NUNCA.
DOSE DUPLA
Se para os brasileiros em geral o 2016, gostem ou não, entra com total certeza de que será um ano muito triste, para os gaúchos, então, nem se fala: quem vive no POBRE Estado do RS já deve ter percebido que a melancolia será servida em dose dupla.
AUMENTO INDECENTE
Pela reação que muitos gaúchos mostraram no raiar do primeiro dia de 2016, ficou evidente que não sabiam que o INDECENTE aumento do ICMS (de 25% para 30%) sobre combustíveis, energia e telefonia, além de outros produtos/serviços, aprovado pela maioria dos deputados em 23 de setembro de 2015, era para valer. Muito menos que as novas alíquotas valeriam a partir de 01/01/2016.
SURPRESA
Agora o pior: os gaúchos, pelo ar de surpresa que mostraram por enquanto com os combustíveis, cujos preços se elevaram em torno de 8%, não têm ideia de que tudo aquilo que governo do RS vier a arrecadar com o aumento do ICMS, vai diretamente para o pagamento da folha dos PRIVILEGIADOS SERVIDORES PÚBLICOS.
QUEM PAGA E QUEM RECEBE
Em outras palavras: mesmo que a ESCANDALOSA elevação das alíquotas do ICMS indique que a arrecadação será apenas de 1/3 do total do DÉFICIT das contas públicas de 2016, tudo que SAIR dos bolsos do pagadores de impostos ENTRARÁ nos bolsos daqueles que gozam de APOSENTADORIAS ESPECIAIS, LICENÇAS-PRÊMIO, GREVES REMUNERADAS E OUTRAS TANTAS MAMATAS.
PARA FACILITAR O RACIOCÍNIO
Para facilitar o entendimento daquilo que vai RESULTAR deste INDECENTE aumento de ICMS, basta entender o seguinte: um empresário qualquer, que emprega 10 pessoas, pela inevitável diminuição de consumo do produto/serviço que oferece, se vê obrigado a diminuir a sua folha para NOVE empregados.
ESTABILIDADE NO EMPREGO
Ou seja, para que os funcionários públicos que estão na -ATIVA- continuem gozando da estúpida ESTABILIDADE NO EMPREGO; e os INATIVOS mantenham seus enormes privilégios, milhões de trabalhadores da iniciativa privada precisam ser despedidos. Maravilha, não?
NECESSIDADE/CONVENCIMENTO
Pois é, gente: este é o nojento ESTADO DO RS, que não acorda para a realidade. Esta terrível sonolência, que impede o raciocínio lógico, foi altamente manifestada neste feriadão, quando percebi que os gaúchos festejam o governador José Ivo Sartori pela aprovação da LRF.
Ora, quem aprovou a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL foi a NECESSIDADE e não o CONVENCIMENTO DO GOVERNANTE GAÚCHO. Esta mesma necessidade, infelizmente, não chegou aonde mais deveria: na suspensão dos DIREITOS ADQUIRIDOS DOS SERVIDORES, que representam a IMPAGÁVEL CONTA DO GOVERNO.
FOLGA
Este é o último editorial que escrevo e publico neste péssimo ano de 2015. Esta pequena folga, que se encerra na próxima segunda-feira, dia 04/01/2016, se dá, notadamente, para que os leitores esqueçam, momentaneamente, que a colheita de maus resultados, plantados ao longo dos governos Lula e Dilma Bolivarianos, vai prosseguir. Mais: deve alcançar o seu auge no próximo ano.
DEPRESSÃO
Pois, enquanto me preparo para a virada do ano, ao som de PANELAÇOS E MUITAS VAIAS, como sugeri no editorial de ontem, aproveito para lembrar aos leitores que da mesma forma como antecipei, de forma puramente técnica e responsável, que em 2015 o nosso pobre país entraria em estado de RECESSÃO ECONÔMICA, cheio de infelicidade afirmo, com a mesma certeza e/ou alta probabilidade de acerto, que em 2016, o Brasil vai experimentar uma dura DEPRESSÃO ECONÔMICA.
MINISTRA DA DESPESA
Vejam que até no apagar das luzes, ou da escuridão, de 2015, a presidente Dilma, confirmando que está mais para MINISTRA DA DESPESA NACIONAL, não para de mostrar o quanto é capaz de PRODUZIR DÉFICITS NAS CONTAS PÚBLICAS. A mulher, como se vê, tem VEIAS DE GASTANÇA pelo corpo todo, todas muito bem oxigenadas e prontas para produzir novos desastres a cada dia. Um horror!
PEDALADAS
Contando com uma fantástica dose de ignorância do povo brasileiro, principalmente da mídia que forma a opinião de milhões de incautos, Dilma garante que vai liquidar as CRIMINOSAS CONTAS DAS PEDALADAS. Ora, isto só é possível através de mais endividamento, pois as contas públicas deverão fechar 2015 com DÉFICIT DE 120 BILHÕES DE REAIS, no mínimo.
MAU ADMINISTRADOR
Na verdade, para tristeza do nosso povo que prefere acreditar na fé, deixando de lado os corretos instrumentos de gestão, este governo se mostrou, ao longo de 2015, que além de MAU ADMINISTRADOR (mau porque é movido por pura maldade), também é muito TRAMBIQUEIRO, excessivamente CORRUPTO e costumeiramente MENTIROSO.
BRASILEIROS DE BEM
Bem, ainda que não falte assunto para explicar o que leva os seres pensantes a ser vítimas de tanta coisa ruim, me proponho a desejar aos brasileiros DE BEM, em geral, e, especialmente aos leitores do Ponto Critico, que consigam reunir -muita saúde, força e demasiada persistência- para que possam enfrentar o vendaval que se anuncia.
MEDIDAS ANTI-CORRUPÇÃO
Ah, antes que o ano termine sugiro que assinem as MEDIDAS ANTI-CORRUPÇÃO, propostas pelo Ministério Público Federal. Aliás, é muito desanimador ver que muita gente se declare contrária a CORRUPÇÃO, mas não se dispõe a mudar as leis que protegem, de forma absurda, os milhares de CORRUPTOS que abundam no nosso pobre país.
Desejo, ao menos, uma -Feliz Virada!
OTIMISMO
No editorial de ontem fiz várias referências ao OTIMISMO, cujo sentimento, mais do que nunca, estará presente em praticamente todas as trocas de mensagens que serão ditas e repetidas, ao pé de ouvido, na hora da virada do ano.
OBSERVAÇÃO
Pois, ainda que neste momento ninguém se mostre muito disposto a este tipo de conversa, por questão de ofício e de lógica lembro aos leitores que OTIMISMO é um sentimento que só pode ser cultivado depois de tomadas as medidas entendidas como suficientes para o conserto daquilo que está produzindo resultados ruins e/ou defeituosos.
OTIMISMO GOVERNAMENTAL
Como os governos Lula e Dilma-Petista só tomaram medidas contrárias ao desenvolvimento e à prosperidade econômica, cujos resultados se mostram cada dia mais catastróficos, o OTIMISMO GOVERNAMENTAL está voltado para o que manda a MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA. Ou seja, o sucesso do governo petista está sendo plenamente atingido.
PESSIMISTA COM 2016
Isto prova, de forma inequívoca, que o OTIMISMO GOVERNAMENTAL está diretamente ligado ao PESSIMISMO DAQUELES QUE PEFEREM O LIVRE MERCADO. Eu, por exemplo, estou muito PESSIMISTA com 2016. Da mesma forma como sempre me mostrei PESSIMISTA ao longo de 2015.
PANELAÇO
Como não há o que possa ser feito, nestes próximos três dias que nos separam do PÉSSIMO ANO NOVO, para que o real sentimento de OTIMISMO seja cultivado por todos aqueles que EXIGEM MAIS MERCADO E MENOS ESTADO, proponho que o 2016 seja recebido com muitas vaias e intenso PANELAÇO.
REPÚDIO
Além do mais, VAIAS E PANELAÇO não têm custo. Diferente dos tradicionais FOGOS DE ARTIFÍCIO. Mais: os FOGOS já provaram que não proporcionam resultado algum quanto à sempre esperada prosperidade econômica. Já as VAIAS E PANELAÇOS, ao contrário, já se consagraram como atitudes de repúdio aos maus governantes.
NA MOSCA
A propósito: o GOVERNO DILMA-PETISTA fecha o ano CHEIO DE OTIMISMO por ter atingido a meta na MOSCA. Afinal, só gente com extrema perícia consegue a proeza de fechar o ano mostrando uma recessão econômica de 4% com inflação acima de 10% e déficit monstruoso nas contas públicas, que supera R$ 520 bilhões. Isto vale aplausos e muitos fogos? Ou merece vaias e panelaços? Você escolhe...
UTI
Estamos na última semana deste ESCURO ANO DE 2015. Como as previsões para 2016 não são nada boas, neste final de ano proponho que os -habituais- votos de um FELIZ ANO NOVO sejam substituídos por desejos de PRONTO RESTABELECIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA, que se encontra na UTI, em estado desesperador.
OTIMISMO
Como em momentos de festa o mais aconselhável é mostrar um sentimento de OTIMISMO com relação ao futuro, o que mais espero é que o ano de 2015 tenha servido para esclarecer o pobre povo brasileiro, de forma definitiva, sobre o quanto foi enrolado e iludido com inúmeras medidas populistas impostas pelos governos Lula e Dilma-Petistas.
DE CORAÇÃO
Espero, de coração e me esforçando bastante para não ser interpretado como ingênuo, que por tudo que aconteceu em 2015 o Brasil Velho tenha ficado realmente para trás. Esta é a minha expectativa, ainda que, certamente, o conserto do estrago causado pela administração Petista-Bolivariana vá custar muito caro para o país.
IGNORÂNCIA
Por óbvio, mesmo manifestando certo otimismo, não posso deixar de lembrar que o nosso pobre Brasil figura como um dos países mais ignorantes do mundo (3ª posição), o que dificulta esta capacidade de compreensão e de euforia com relação ao que se pode esperar para o futuro do país.
ESPERANÇA
Para aumentar ainda mais o meu OTIMISMO faço votos, com total sinceridade, que o povo se esforce -racionalmente- no sentido de impedir tantas trapaças. Mais: que deixe de imaginar que essas manobras sejam feitas com o propósito de melhorar a vida da população.
Ah, também espero que o povo entenda, definitivamente, que PEDALADAS FISCAIS são CRIMES DE RESPONSABILDADE, sujeitos, portanto, às punições estabelecidas pela Constituição.
INSTITUIÇÕES
Serei ainda mais otimista quando as INSTITUIÇÕES funcionarem para o bem do nosso pobre país. Por ora, o que sei é que a únicas que vem mostrando vontade de fazer um Novo Brasil são: o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o juiz Sérgio Moro. As demais, principalmente a Corte Suprema, têm agido apenas como representantes da vontade dos petistas CORRUPTOS e GOLPISTAS.
PRIVILÉGIOS
Por fim, com o firme propósito de manter um enorme OTIMISMO, espero que o governo tenha forças e vontade para acabar com privilégios concedidos aos funcionários públicos, que de forma inexplicável e injusta ainda gozam da ESTABILIDADE DE EMPREGO E APOSENTADORIAS ABSURDAS, com INTEGRALIDADE DOS SALÁRIOS.
Quando o governo resolver UNIFICAR AS CLASSES DE TRABALHADORES E APOSENTADOS, aí serei definitivamente UM GRANDE OTIMISTA.