FUNDO DO POÇO
As boas notícias de que o Brasil pode, enfim, ter encontrado o FUNDO DO POÇO, e a partir de agora pode dar início a uma retomada do desenvolvimento, ainda que devam ser bastante festejadas é preciso que fique muito claro que o sucesso depende do tratamento que o paciente -Brasil- precisa ser submetido.
SEM APARELHOS
Estamos, por enquanto na fase inicial da derrubada dos malditos obstáculos impostos pela estúpida -Matriz Econômica Bolivariana- (que no linguajar petista do atraso leva o nome de Desenvolvimentista).
Assim, com o horizonte mais aberto, se o governo Temer e o Congresso Nacional estiverem realmente dispostos a fazer e acontecer, aí o Brasil sai da UTI e passa a respirar sem aparelhos.
PERSPECTIVAS ECONÔMICAS GLOBAIS
Vejam, por exemplo, que até o FMI, pelo que diz no seu relatório Perspectivas Econômicas Globais, passou a admitir que o desempenho da economia brasileira, caso as reformas anunciadas sejam aprovadas, é, SIM, de MELHORA.
De uma preocupante retração de 3,3% do PIB deste ano, o FMI acredita que em 2017 sairemos da recessão, com um crescimento de 0,5%.
CONDICIONANTES
De novo: DEPENDEMOS DAS REFORMAS ANUNCIADAS apenas para MELHORAR. Isto, tanto para bom quanto para mau entendedor significa que estamos longe de apresentar um importante e necessário CRESCIMENTO.
Mais: quanto mais tempo levar para que as REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA (principalmente estas) aconteçam, pior fica.
POÇO DA DESGRAÇA
Entretanto, se os nossos governantes copiarem o discurso e a vontade mostrada pelo novo prefeito de São Paulo, João Doria, que já deixou bem claro que tão logo tome posse pretende vender o Pacaembu e Interlagos, aí o Brasil toma jeito e vai em frente. Caso contrário, além de mostrarem não querer desenvolvimento algum, voltamos a cavar ainda mais o POÇO DA DESGRAÇA.
OLHO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Com o mesmo olhar atento às importantes intenções e/ou decisões que o governo Temer mostra estar disposto a fazer, não desgrudo do Segundo Turno das Eleições Municipais de Porto Alegre, onde manifesto apoio aberto ao candidato-pensador, Nelson Marchezan.
RAZÕES PARA APOIAR MARCHEZAN
Ainda que tenha boas razões para apoiar Marchezan, o que mais me faz não querer a vitória de Sebastião Melo é exemplar e decisiva: tanto o atual vice-prefeito de Porto Alegre quanto sua vice, a esquerdista Luciana Brizola, se declararam CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA. Ambos insistem que houve GOLPE. Pode?