JORNAL NACIONAL
Como profissional que atua na área da comunicação desde 1986 (lá se vão 33 anos) confesso que estou pasmo com a maneira que a rede Globo resolveu, nesses últimos anos, praticar o que, neste momento, só ela está classificando de JORNALISMO SÉRIO, DE QUALIDADE, como referiu, ontem, o âncora do Jornal Nacional, Wiliam Bonner.
PERDA DA CREDIBILIDADE
Nunca imaginei como possível que o JN, que galgou o posto de principal telejornal brasileiro como sinônimo de credibilidade jornalística, fosse capaz de colocar no ar uma matéria falsa, asquerosa e, principalmente criminosa, como fez na última 3ª feira, quando tentou induzir seus telespectadores para que acreditassem que o presidente Bolsonaro estava envolvido na morte da vereadora Marielle Franco. Um horror.
EDIÇÃO DE ONTEM
Pois, o que me deixou ainda mais pasmo, embora nada surpreso, é que na edição de ontem do JN, mesmo depois da confirmação de que a notícia do envolvimento do presidente Bolsonaro, como suspeito da operação que resultou na morte da vereadora, era totalmente FALSA e IMPROCEDENTE, os âncoras Wiliam Bonner e Ana Paula Araújo (substituindo Renata Vasconcellos) não recuaram um milímetro no sentido de tentar corrigir o erro grosseiro.
DISPOSIÇÃO FIRME
Mais: as fisionomias do Bonner e da Ana Paula/Renata deixaram bem claro que continuarão com a firme disposição de seguir atacando o presidente do Brasil, como de resto acontece, com total transparência, em todos os programas produzidos pelas organizações Globo, desde o momento em que Jair Bolsonaro resolveu se candidatar ao cargo de presidente.
ATOS RELEVANTES
No meu claro entender faço questão de afirmar que o presidente erra quando afirma que vai dificultar a renovação da concessão das emissoras de rádio e TV da Globo, em 2022. Isto soa como uma atitude ditatorial e de perseguição totalmente inadmissível. Entretanto, o presidente acerta -na mosca- ao cortar as VERBAS DE PUBLICIDADE do governo e das estatais. Afinal, publicidade governamental só cabe para divulgar ATOS RELEVANTES.
SEM TRÉGUA
Aliás, a bem da verdade e dos fatos, a atitude -porca- das organizações Globo tem uma reposta clara e inconfundível: enquanto permanecer o corte da magnífica VERBA DE PUBLICIDADE, certamente não haverá espaço para uma mínima trégua.
ESTRATÉGIA
Obedecendo rigorosamente a estratégia definida lá atrás, durante a campanha eleitoral, o competente ministro Paulo Guedes cumpriu aquilo que sempre sustentou: o encaminhamento das medidas econômicas que constam no Plano de Governo do presidente Bolsonaro só seriam encaminhas ao Congresso após a aprovação da REFORMA DA PREVIDÊNCIA.
PLANO MAIS BRASIL
Pois, ultrapassado este primeiro e grande obstáculo, ainda que o grave problema -PREVIDÊNCIA SOCIAL- esteja longe de uma efetiva solução, agora o ministro Paulo Guedes entende que chegou a hora de anunciar, e encaminhar ao Congresso, um importante -pacote- de medidas que integram o já batizado -PLANO MAIS BRASIL-.
CINCO EIXOS
O -pacote-, segundo se especula, tem CINCO EIXOS, sendo que DOIS deles estão prontos para serem anunciados entre hoje e amanhã:
1- a PEC DDD -DESVINCULAR, DESINDEXAR E DESOBRIGAR, cujo propósito é DESAMARRAR os GASTOS DO ORÇAMENTO; e,
2- uma nova DIVISÃO DE RECURSOS de Estados e Municípios, com repartição da arrecadação obtidas do leilão do pré-sal, marcado para a próxima semana (6/11).
PRAGA
Não tenho dúvida da importância de todas as medidas, mas a que mais me chama a atenção é a necessária -DESINDEXAÇÃO-. Esta legítima e destruidora PRAGA é algo que o Brasil cultiva como inconcebível predileção. Detalhe: nem mesmo pode ser comparada à jabuticaba, uma vez que esta fruta, ao contrário do que muita gente afirma, já é cultivada em vários países latinos.
SÍNDICOS
Também me agrada muito a PEC EMERGENCIAL que tem como propósito a REDUÇÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS, que consomem em torno de 94% do Orçamento. Afinal, mais do que nunca é preciso que os chefes dos Executivos -nacional, estaduais e municipais- deixem de ser apenas SÍNDICOS voltados para o pagamento das folhas de salários dos servidores.
MUDAR DE PATAMAR
Tomara que todas as iniciativas contidas no Plano Mais Brasil sejam aprovadas o quanto antes. A partir daí, sem a menor dúvida, o crescimento da economia tem tudo para mudar de patamar, qual seja o de sair do descrédito para ocupar um lugar no ambiente triunfante da recuperação da já esquecida taxa de investimento.
VÍDEO
Ontem, depois de assistir o vídeo que foi publicado na conta do -Twitter- do presidente Jair Bolsonaro, no qual aparece um leão acossado por várias hienas, onde cada uma carrega o símbolo/marca de uma empresa ou instituição, achei por bem que deveria tecer alguns comentários.
SÍMBOLOS
O vídeo escancara os símbolos que identificam, claramente, o STF, o PT, o PSOL, a CNBB, a ONU a OAB e veículos de comunicação -Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Veja e Rádio Jovem Pan, todos, mais do que sabido, simplesmente detestam não apenas o presidente como suas propostas que têm como propósito tirar o Brasil do enorme atraso.
CONTEÚDO
Pois, mesmo que muita gente considere que o presidente errou na FORMA, o fato é que acertou em cheio no CONTEÚDO, uma vez que não paira a mínima dúvida quanto à escancarada e notória MÁ VONTADE dispensada, constantemente, por todos que aparecem no vídeo cumprindo o papel de hienas.
NOTA DE CELSO DE MELLO
Mesmo que a FORMA seja passível de críticas, o fato é que a reação do ministro do STF, Celso de Mello, foi pra lá de insensata e reprovável. Em nota, o ministro criticou duramente os excessos presidenciais e arrematou dizendo que Bolsonaro se enxerga como um “monarca”, uma espécie de leão “avesso aos controles democráticos”. Que tal?
AUTORIDADE MÁXIMA
Como se percebe pela nota, o ministro Celso de Mello não deixa dúvida de que a autoridade máxima do nosso empobrecido Brasil é apenas e tão somente o STF. Mais: a sua declaração sugere, claramente, que os ministros não têm o menor compromisso com a DEMOCRACIA.
POSTURA
Aliás, recomendo ao ministro falastrão que procure se inteirar sobre o tamanho do descontentamento do povo brasileiro quanto à postura de certos ministros neste lamentável interesse em livrar bandidos que já foram condenados, com todos os tipos de provas inequívocas, em 1ª e 2ª Instância. Isto sim é reprovável e nojento, ministro Celso de Mello.
ATITUDE UNÂNIME-DITATORIAL
A propósito, por que o ministro Celso de Mello não comenta, por exemplo, a atitude UNÂNIME-DITATORIAL do plenário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul , ao decidir que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com a proposta de congelamento dos repasses a todos os poderes feita pelo governo do Estado é INCONSTITUCIONAL. Ou seja, a Corte julgou em causa própria, porque quer que seu orçamento cresça pelo menos 3%.
Observem que o TJ do RS também já tinha trabalhado em causa própria ao aumentar seus próprios salários em 16,38%.
Os desembargadores desrespeitam o Poder Legislativo nos dois casos, já que decidiram em causa própria em ambos, sem nem mesmo se julgarem impedidos.(Blog do Políbio).
PREDILEÇÃO PELO SOCIALISMO
Mesmo considerando que os pleitos realizados na Bolívia e na Argentina, principalmente, mostraram resultados relativamente apertados, o fato é que a maioria dos eleitores passou um atestado público de apoio e/ou enorme predileção pelo SOCIALISMO.
MAU CAMINHO
Confesso que sempre imaginei como IMPENSÁVEL alguém manifestar gosto pelo sofrimento. Entretanto, ao escolher Alberto Fernandez e Cristina Kirchner -candidatos diretamente comprometidos com programas econômicos e sociais com viés POPULISTA/SOCIALISTA, cujos efeitos dois países latinos -Cuba e Venezuela- escancaram de forma exaustiva-, tenho dificuldade em acreditar que os argentinos queiram, NOVAMENTE, trilhar este mau caminho.
UM SONORO LULA LIVRE
O que mais chamou a atenção é que, ao sair o resultado do pleito que deu a vitória para a DUPLA COMUNISTA, o presidente eleito -Alberto Fernandez- deu as costas para os argentinos e se virou para o lado brasileiro bradando um sonoro LULA LIVRE. Que tal?
DIRIGIDO AO NOSSO STF
Pois, independente de Fernandez ter desrespeitado o povo brasileiro, cuja maioria elegeu Jair Bolsonaro como forma de demonstrar que não suporta mais conviver com a CORRUPÇÃO, cujo chefe-mor é, comprovadamente, o ex-presidente Lula, estou convencido de que o sonoro -LULA LIVRE-, pregado enfaticamente por Alberto Fernandez, foi dirigido aos ministros do nosso STF.
MINISTRO DA CORRUPÇÃO ARGENTINA
Vou mais adiante: pela forma carinhosa como trata o meliante brasileiro, imagino que a dupla Alberto Fernandez e Cristina Kirchner quer a soltura de Lula para convidá-lo a ocupar o cargo de MINISTRO DA CORRUPÇÃO da Argentina. Só pode.
CONDIÇÃO
Ora, caso seja esta a real intenção do presidente argentino, aí pouco importa o que o STF vai decidir na próxima semana. Entretanto, para garantir que esta possibilidade seja real , gostaria que a eventual e provável soltura do Lula-Meliante fosse condicionada à obrigação de se mudar para a Argentina.
CULTURA SOCIALISTA/POPULISTA
Se, por um lado, o notável LIBERALISMO ECONÔMICO já esteja dando o ar da sua magnífica graça neste nosso imenso Brasil, o que não pode ser esquecido é que a CULTURA SOCIALISTA/POPULISTA ainda continuará impregnada por longo tempo nas mentes atrofiadas do nosso povo e, principalmente, nos cérebros de boa parte daqueles que compõem, o Poder Legislativo e, principalmente, o Poder Judiciário.
PRESÍDIOS
Pelo placar que o STF mostrou até ontem, 5ª feira, no caso das prisões de condenados em SEGUNDA INSTÂNCIA, tudo leva a crer - com uma pitada de ironia- que nada justifica gastar dinheiro e tempo com a construção e/ou manutenção de presídios no Brasil.
GRANDE FESTA
Considerando que o placar está em 4x3 a favor da prisão, mas ainda faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Melo, Carmem Lúcia e Dias Toffoli, a probabilidade que reina no mercado é de que o voto de desempate será o do presidente da Corte. Aí, pelo currículo do ministro, haverá uma GRANDE FESTA NACIONAL, com direito a desfile em carros abertos, com a participação de todos os meliantes alcançados pela Lava Jato.
TEMPO SUFICIENTE
Aliás, já que estamos falando em cálculo de probabilidade de ocorrência baseado no comportamento dos ministros do nosso impuro e nada isento STF, não pode ser descartado que a reunião do dia 7 de novembro, quando sairá a decisão final, foi marcada com o propósito de dar o tempo necessário e suficiente para a preparação da GRANDE FESTA NACIONAL.
CORRUPÇÃO SE TORNOU INTOLERÁVEL
Pois, ainda que grande parte do povo brasileiro esteja contaminado pelas péssimas ideias SOCIALISTAS/POPULISTAS, que sabidamente sempre deixam marcas fortes em todos os países que adotam esta prática, uma coisa é certa: para a maioria do povo brasileiro, a CORRUPÇÃO se tornou INTOLERÁVEL.
LUGAR DE CORRUPTO
Isto me leva a crer que caso o pleno do STF decida, no dia 7/11, que lugar de CORRUPTO não é a CADEIA, mas o CONFORTO DO LAR (patrimônio construído e mantido com o dinheiro que foi roubado dos pagadores de impostos) , aí, imagino, a cobra vai fumar. Isto só deixará de acontecer se o povo entende que o STF é uma instituição JUSTA E HONESTA.
BALANÇO DE 10 MESES
Com o encerramento da longa novela -REFORMA DA PREVIDÊNCIA-, projeto que praticamente consumiu o primeiro ano do, gostem ou não, exitoso governo Bolsonaro, antes de ajustar o foco na direção das necessárias REFORMAS -ADMINISTRATIVA e TRIBUTÁRIA- faço uma pausa para mostrar, com total isenção, o que aconteceu nesses 10 meses de 2019 no que diz respeito à recuperação do ânimo da nossa debilitada economia.
SINAIS DE MELHORA
É inegável, por exemplo, o que mostra a seguinte NOTA INFORMATIVA divulgada pela equipe econômica do governo:
1- O PIB do -SETOR PRIVADO- tem mostrado significativa recuperação, alcançando um crescimento de 1,7% no segundo trimestre com relação ao mesmo período do ano anterior;
2- O emprego tem apresentado substancial retomada, com um crescimento nas admissões em cerca de 5% nos últimos 12 meses (maior valor desde 2012);
3- O déficit primário está abaixo de R$ 100 bilhões em 2019 – melhor resultado desde 2015;
4- A economia alcançou a menor taxa de juros real da sua história de forma sustentável (taxa de juros estrutural em queda);
5- O risco-país apresentou trajetória descendente, atingindo valores próximos à época do INVESTMENT GRADE;
6- A inflação está abaixo da meta, com perspectiva descendente.
CAMISA DE FORÇA
É mais do que óbvio que as conquistas obtidas até agora estão muito longe daquilo que o país necessita para sair da CAMISA DE FORÇA que os governos anteriores, notadamente os dois mandatos petistas, atrofiaram por completo a ECONOMIA do Brasil.
FÔLEGO
Volto a afirmar: a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, por mais que tenho sido mutilada, dará um fôlego (não a cura) importante para as deficitárias CONTAS PÚBLICAS. Da mesma forma, a REFORMA ADMINISTRATIVA, que se oferece como salutar para corrigir a nefasta relação DESPESAS OBRIGATÓRIAS X DESPESAS DISCRICIONÁRIAS, onde as OBRIGATÓRIAS engolem, literalmente, a RECEITA DE IMPOSTOS, tanto da União quanto dos Estados e Municípios.
REFORMA TRIBUTÁRIA
Já a REFORMA TRIBUTÁRIA, que precisa ter foco na SIMPLIFICAÇÃO e na EFICIÊNCIA, se aprovada com esta real intenção provocará um forte desenvolvimento ao SETOR PRIVADO, que poderá ECONOMIZAR mais de R$ 60 BILHÕES/ANO que gasta para administrar o pagamento de tributos. Mais: mesmo assim não tem certeza de que pagou corretamente.
PRIVATIZAÇÕES
Além das importantes e inadiáveis REFORMAS e da CONCESSÃO ONEROSA DO PETRÓLEO, marcada para o dia 6/11, o Brasil deve iniciar o ano de 2020 com uma agenda recheada de PRIVATIZAÇÕES. Além de diminuir a participação do ESTADO na formação do PIB brasileiro, as PRIVATIZAÇÕES proporcionam aumento do INVESTIMENTO e da CONCORRÊNCIA. Que tal?