Artigos

14 nov 2023

FUGINDO DO PARAISO


SONEGAÇÃO DE INFORMAÇÃO

Notícias que dão conta de cubanos que fazem de tudo para se livrar do empobrecedor COMUNISMO DA ILHA CARIBENHA é algo que a maioria dos meios de comunicação do nosso Brasil não tem o menor interesse em divulgar. Esta -sonegação de informação- se deve ao fato de que os cursos de jornalismo, da mesma forma como o FORO DE SÃO PAULO, veem o COMUNISMO CUBANO como -BENCHMARKING-, ou exemplo de governança a ser seguido pelos governantes latinos alinhados com os mesmos propósitos. 


FUGIR DO PARAÍSO

Pois, mesmo que a maioria do povo brasileiro não saiba, por conta da SONEGAÇÃO DE INFORMAÇÃO, o fato é que ao final dos recentes JOGOS PAN-AMERICANOS, realizados em Santiago, Chile, pelo menos SETE ATLETAS DA DELEGAÇÃO CUBANA, decidiram não retornar à ILHA-PRISÃO. Ou seja, de forma corajosa resolveram FUGIR DO -PARAÍSO-. 


CORAGEM E OPORTUNIDADE

Como bem informa Leonardo Coutinho, colunista da Gazeta do Povo, as fugas só não são massivas porque os cubanos levam em conta, além das perdas pessoais e afetivas, as inúmeras dificuldades e ameaças impostas pelo REGIME CUBANO. Até porque os familiares que permanecem na ilha passam a ser assediados e perseguidos de maneira implacável pelos agentes da DITADURA. Mesmo assim, quem tem a CORAGEM e, principalmente, a OPORTUNIDADE– trata de FUGIR. 


CONFISCO

Vejam que os atletas nem sequer têm seus passaportes em mãos. Os documentos são recolhidos pelos capatazes logo depois que eles passam pela imigração. Confisco típico de quem escraviza. Prática conhecida, mas ignorada pelo Comitê Olímpico Internacional e federações esportivas, que jamais deveriam aceitar Cuba nas competições oficiais enquanto o regime mantém seus cidadãos sob cativeiro.


RELEMBRANDO

Coutinho também relembra que no ano passado, duas atletas e um fisioterapeuta abandonaram a delegação no Mundial de Atletismo, nos Estados Unidos. Em 2021, 12 dos 24 jogadores da seleção de beisebol que disputou o Campeonato Mundial Sub-23, no México, também deram no pé. Durante o Pan de Toronto, em 2015, outros 30 atletas disseram basta para o regime cubano. Segundo o Estadão, desde o ano passado, nada menos que 187 atletas escaparam das garras da ditadura. Em 2007, quatro membros da delegação cubana presente no Pan do Rio de Janeiro conseguiram escapar da vigilância do regime sobre eles. Dois deles, os boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, acreditaram que, por estar no Brasil, encontrariam a liberdade. Ledo engano. Rigondeaux e Lara foram caçados pelas autoridades brasileiras, que, depois de localizá-los, os entregaram de volta para Cuba. Um dos episódios mais vergonhosos do segundo mandato do presidente Lula, que transformou a Polícia Federal brasileira em extensão dos braços da ditadura cubana.


IMAGINÁRIO ADOLESCENTE

Anos depois, já sob Dilma Rousseff, o Brasil voltou a ser uma base de escravidão offshore de Cuba. Entre 2013 e 2018, mais de 15 mil cubanos foram explorados com a conivência do Planalto e a cobertura institucional da Organização Pan-Americana da Saúde, enquanto serviram ao Programa Mais Médicos. Quase 3 mil deles fizeram a opção de largar tudo e tentar uma vida nova no Brasil ou em qualquer outro lugar longe da exploração cubana.

Mas, se Cuba é o paraíso, por que tantos cubanos fogem da ilha? Os defensores da DITADURA vão dizer que a CAUSA reside no BLOQUEIO ECONÔMICO imposto pelos Estados Unidos. 

Então, por que tantos cubanos fogem de Cuba?

Coutinho arremata dizendo que Cuba habita o imaginário adolescente de muita gente já idosa que alimenta a propaganda de um regime que viola os direitos humanos e sufoca qualquer movimento por liberdade. Mais que fugir da carestia, os fugitivos do paraíso buscam algo que vai além do pão. Mas nos partidos de esquerda, escolas, parlamentos do Brasil à Finlândia, há quem pense que são desertores virando as costas para um país-paraíso que se resume às visitas guiadas ao Malecón e aos mojitos da La Bodeguita del Medio. Uma ilusão de paraíso que não resistiria a uma visita autônoma a um posto de saúde ou escola que estão atrás do biombo da revolução.



Leia mais

13 nov 2023

JAVIER MILEI: CANDIDATO MENTE SÃ


ÚLTIMO DEBATE

Assisti, ontem, 12, o último e único debate antes do SEGUNDO TURNO da eleição presidencial da Argentina - com a participação do liberal JAVIER MILEI e do peronista, kirchnerista, socialista SÉRGIO MASSA, atual ministro da economia e/ou responsável direto pela HIPERINFLAÇÃO, que está pronta para romper a marca de 200% ainda em 2023, e pela fantástica DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL, que praticamente muda a cotação do peso em relação ao dólar minuto após minuto.  


LOUCO

A rigor, desde que JAVIER MILEI decidiu se candidatar como presidente da Argentina, por incrível que possa parecer não foram poucos os brasileiros, sob enorme influência do criminoso CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, que acharam por bem rotular o candidato -LIBERAL- como LOUCO. Pronto, a partir de então o nome de MILEI passou a ser sempre acompanhado do adjetivo -LOUCO-, ou alguém alucinado; desprovido de sensatez; que perdeu a razão...


EQUIPAMENTO CEREBRAL

Pois, no meu entender e da maioria daqueles poucos que ainda conseguem discernir o comportamento das pessoas mais revoltadas com o -STATUS QUO, que simplesmente tomou conta das mentes do povo latino-americano, JAVIER MILEI é dotado de um saudável EQUIPAMENTO CEREBRAL, do tipo que entende, claramente, as reais CAUSAS DO VISÍVEL E INCONFUNDÍVEL FRACASSO ECONÔMICO QUE AVANÇA POR TODOS OS CANTOS DA FALIDA ARGENTINA. 


OS VERDADEIROS LOUCOS

Aliás, sem tirar nem pôr, os verdadeiros LOUCOS, OU DESPROVIDOS DA MÍNIMA SENSATEZ, são todos aqueles que apoiam candidatos e/ou GOVERNOS CORRUPTOS E/OU PERDULÁRIOS. Mais: o diagnóstico do candidato e atual ministro da economia da Argentina, SÉRGIO MASSA, quer seja por suas IDEIAS e, notadamente por suas malfadadas ATITUDES, aponta que é mais do que LOUCO. É tudo que não pode ser minimamente aceito e tolerado em qualquer país do mundo. Não por acaso, vale lembrar, MASSA é o candidato que goza da estrita preferência do presidente Lula e dos políticos de esquerda que abundam no nosso país. Que tal?



Leia mais

10 nov 2023

NOTÍCIAS PREOCUPANTES


ENCRENCA ECONÔMICA

Ontem, 9/11, quase que no mesmo momento, TRÊS PREOCUPANTES NOTÍCIAS vindas dos Estados Unidos deram entrada na minha caixa de mensagens, todas dando boa conta de que está em curso -efetivo- uma poderosa ENCRENCA ECONÔMICA que está deixando o mundo financeiro em REDOBRADO ESTADO DE ATENÇÃO. Eis: 


PRIMEIRA NOTÍCIA

A primeira, publicada na -investing.com-, diz que - Apesar das declarações otimistas do governo dos EUA e do Federal Reserve sobre a economia americana, muitos economistas questionam a real situação do país, e os detalhes de alguns indicadores parecem corroborar essa visão. Em um podcast recente, o economista Peter Schiff discutiu esse assunto, analisando o relatório de empregos (payroll) divulgado na última sexta-feira, que considerou “fraco em todos os aspectos”, e acrescentou que é “ainda mais fraco quando olhado de perto”.

Schiff lembrou que, enquanto o mercado esperava 180.000 novos postos de trabalho, o relatório mostrou apenas 150.000. Além disso, apenas 99.000 desses empregos foram gerados pelo setor privado, com 51.000 empregos públicos.

Ele ressaltou que isso NÃO É UM BOM SINAL PARA A ECONOMIA, observando que o governo dos EUA FINANCIA OS SALÁRIOS DOS NOVOS FUNCIONÁRIOS -COM NOVAS DÍVIDAS-, pois o governo se endivida para pagar esses trabalhadores, o que resulta em aumento das taxas de juros e da inflação”. O economista também notou que o número de pessoas que precisam de mais de um emprego para se sustentar continua a crescer significativamente, com 390.000 pessoas assumindo um segundo ou terceiro emprego, o que ele considera outro indício de fraqueza.

“É um mercado de trabalho muito fraco porque a renda do trabalho está despencando. Os trabalhadores não conseguem ganhar dinheiro suficiente para pagar o aluguel ou todas as suas outras contas”, explicou ele.

Portanto, enquanto muitos observadores debatem sobre a possibilidade de uma recessão, Schiff acredita que ela talvez já tenha começado.

“Na verdade, a RECESSÃO OFICIAL pode já ter começado neste trimestre e eu acho que esse relatório de emprego é uma boa evidência disso”, disse o economista, lembrando que a ÚLTIMA GRANDE CRISE DE 2008 “começou oficialmente em dezembro de 2007, embora ninguém tenha percebido na época”.

De fato, só no final de 2008, quando a crise financeira explodiu, as pessoas perceberam que havia um problema.


SEGUNDA NOTÍCIA

A segunda, também nada confortável, publicada por Estadão Conteúdo, se refere à afirmação feita pela primeira subdiretora do FMI -FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL-, Gita Gopinath, dizendo, com visível preocupação, que NÃO PODEMOS DESCARTAR o risco de o mundo entrar em um QUADRO DE ESTAGFLAÇÃO, com inflação ainda acima do desejável e crescimento fraco. Ao mesmo tempo, alertou para o fato de que existem “inúmeros choques potenciais” que podem se materializar no cenário, como um eventual salto no petróleo, a depender dos desdobramentos regionais do conflito no Oriente Médio. Segundo ela, a elevação de juros pelos bancos centrais tem feito a inflação declinar, sem grande piora no desemprego, “e isso é atípico”.
Ao mesmo tempo, Gita Gopinath advertiu que o recuo nos preços de energia tem ajudado o índice cheio da inflação, mas o segmento de serviços ainda mostra quadro mais negativo. “Nesse sentido, o trabalho não está completo”, ressaltou. Mais: Gita disse que vivemos um período de inflação alta, e notou que a persistência desse quadro torna mais difícil notar a existência de choques na oferta. Em outro ponto de sua fala, também ressaltou a importância de se atuar para enfrentar riscos no setor financeiro não bancário...


TERCEIRA NOTÍCIA

A terceira notícia dá conta das afirmações feitas pelo investidor bilionário Ken Griffin , fundador da gigante global de investimentos Citadel, ao Bloomberg New Economy Forum, em Singapura:  O mundo enfrenta conflitos e mudanças estruturais que desfazem a integração atingida com a globalização e provocam uma inflação de base mais elevada que pode durar “por décadas”. “Os dividendos da paz estão claramente chegando ao fim”,  “É provável que vejamos juros reais mais altos e juros nominais bem mais altos.” isso terá implicações no custo de financiamento do déficit dos EUA e que o governo americano não contava com taxas mais elevadas “quando começou a onda de gastos que criou um déficit de US$ 33 trilhões”.

Mais: Griffin acrescentou que o governo americano está gastando “COMO UM MARINHEIRO BÊBADO e precisa colocar o fiscal em ordem.

Ele alertou que o atual déficit fiscal é insustentável. Embora o mercado de trabalho do país continue relativamente forte, os consumidores americanos percebem, no fundo, que “algo não vai bem”, disse ele.

O Federal Reserve pode continuar a imprimir dinheiro para evitar um calote de dívida, mas “as consequências econômicas seriam devastadoras”, disse. “No momento em que começarmos a imprimir dólares apenas para lidar com a possibilidade de um default, a nossa economia entrará em profunda crise.”


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A TRAIÇÃO POR UM PRATO DE LENTILHAS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar 



Leia mais

09 nov 2023

SIMPLIFICAÇÃO PARA ARRECADAR MAIS


MANICÔMIO FISCAL

Antes de tudo é por demais importante lembrar que a necessidade que se impunha para a realização de uma necessária REFORMA TRIBUTÁRIA sempre teve como única e grande CAUSA a SIMPLIFICAÇÃO. Até porque PARA PAGAR CORRETAMENTE as dezenas de tributos e/ou alíquotas criadas, e existentes, resultou numa fantástica COMPLEXIDADE que não por acaso ganhou a definição de MANICÔMIO FISCAL.  


FATOR IMBECILIZADOR

Pois, para desespero dos PAGADORES DE IMPOSTOS, o TEMPO, considerado como -SENHOR DA RAZÃO- serviu como importante -FATOR IMBECILIZADOR- da maioria dos senadores. Vejam que passados mais de 30 anos de discussão sobre este tema, ontem, 08 de novembro, a PEC DA -REFORMA TRIBUTÁRIA(??)- que resultou aprovada, é absurdamente diferente daquela que a sociedade lutava e esperava. Vejam que além de não contemplar -devidamente- a necessária SIMPLIFICAÇÃO, a PEC foi ainda mais longe, ao ESFOLAR CRUELMENTE os pobres PAGADORES DE IMPOSTOS


ALÍQUOTA PADRÃO

Atenção: a PEC unifica tributos para a criação do Imposto sobre Valor Agregado a partir da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que será federal, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será estadual e municipal. Entretanto, para que não reste a mínima dúvida, a CARGA TRIBUTÁRIA será indecentemente aumentada por conta da imposição da ALÍQUOTA PADRÃO (a ser implementada em 2033), que ficou na ordem de 27,5%. Ou seja, sem tirar nem pôr, é a alíquota mais alta entre todos os países do nosso planeta. Que tal? 


MOMENTO HISTÓRICO

Para deixar bem claro o quanto prefere o CAMINHO DO ATRASO, integrantes da equipe econômica do governo -petista- classificaram a aprovação da reforma tributária no Senado como -UM MOMENTO HISTÓRICO-. Sem dúvida: a HISTÓRIA aí está para apontar os MILHARES DE INSUCESSOS que foram, e continuam sendo colhidos por GOVERNOS SOCIALISTAS E/OU COMUNISTAS. 


PROSPERIDADE

Só para lembrar: em todos os estudos que tratam de economia, o CAMINHO DA PROSPERIDADE passa, necessariamente, pela 1- REDUÇÃO DE IMPOSTOS; 2- pela LIBERDADE ECONÔMICA; e 3- pela INOVAÇÃO. Como se vê, os governos socialistas abominam a PROSPERIDADE e se fixam na ROTA DO ATRASO que proporciona a FUGA DOS INVESTIDORES E CONSUMIDORES. 


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A NOITE DOS CRISTAIS, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

08 nov 2023

O DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO É OUTRO


DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO

Entra dia e sai dia e o tema dominante no nosso empobrecido Brasil segue sendo o DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO, cuja previsão do GOVERNO e de vários economistas consultados semanalmente pelo do Boletim FOCUS, para 2023, está por volta de 1,1% do PIB - algo como R$ 106,5 bilhões no ano. 


O DÉFICIT NÃO CORRESPONDE A APENAS 1% DO PIB

Pois, na visão clara, responsável e muito criteriosa do mestre em Administração, Stephen Kanitz, o DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO DA UNIÃO NÃO CORRESPONDE A APENAS 1% DO PIB, como vem sendo divulgado. Em ADMINISTRAÇÃO, segundo Kanitz, ensinamos CONTABILIDADE DE CUSTOS, ORÇAMENTO GERENCIAL E ESTATÍSTICA CORPORATIVA para evitar erros no início da análise e, assim, facilitar a busca por soluções verdadeiras. Eis o que Kanitz diz a respeito:


O DÉFICIT REAL É DE 6% PARA 2024 E 7% PARA 2025 E 2026

Para o ano de 2024, as RECEITAS estão estimadas em 5,546 trilhões, enquanto as DESPESAS alcançam 5,666 trilhões, resultando em um déficit de 120 bilhões. O que corresponde a 1% do PIB de 10 trilhões. Economistas acham que esse DÉFICIT DE 1% será facilmente financiado por MAIS DÍVIDA, o que de fato seria razoável se o número fosse correto. No entanto, o DÉFICIT REAL É DE 6% para 2024 e aumentará para 7% nos anos seguintes, incluindo 2025 e 2026.


CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

A questão central é que Haddad e Lula estão considerando as CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS como RECEITAS DO GOVERNO, quando na verdade são DÍVIDAS DE LONGO PRAZO, obrigações a serem pagas pelos próximos governos. Portanto, as RECEITAS REAIS DE 2024 serão de apenas 5 TRILHÕES , enquanto as DESPESAS atingirão 5,666 TRILHÕES, resultando em um DÉFICIT de 666 BILHÕES, que corresponde a 6% do PIB.


COMPARTILHE ESTA ANÁLISE

É importante destacar que as contribuições previdenciárias representam uma Dívida de Longo Prazo, não uma Receita corrente. De novo: contribuições previdenciárias são uma Dívida a Longo Prazo e não uma Receita corrente.  Esse déficit de 26% durante o governo Lula terá que ser financiado por dívidas que serão pagas pelos governos futuros, o que pode ser considerado antiético e injusto, embora não seja inconstitucional. Uma parte significativa desse financiamento, ou seja, 540 bilhões, já está assegurado e será proveniente dessas contribuições previdenciárias dos cidadãos, em vez de serem destinadas a fundos de pensão próprios, como muitos liberais e conservadores sugerem. 
Este déficit de 26% do PIB em 4 anos é de proporções monumentais e deve ser cuidadosamente considerado. Portanto, é crucial conscientizar os contribuintes sobre esse déficit de 26% do PIB, pois economistas, tanto do setor privado quanto do governo, podem estar inadvertidamente conduzindo recursos previdenciários para um Estado com sérios problemas financeiros e insolvente. 

 

Compartilhe esta análise, pois é essencial que informações precisas sejam disseminadas.

- O DÉFICIT SERÁ DE 26% do PIB e os contribuintes para a previdência precisam saber disto.



Leia mais

07 nov 2023

ENEM IDEOLÓGICO


ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM-, queiram ou não, é reconhecido em todos os cantos do nosso imenso Brasil como um dos principais instrumentos utilizados para -MENSURAR A QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO-. Mais: a partir de 2009, o ENEM ganhou força e se transformou numa legítima PORTA DE ENTRADA para ingresso de estudantes na maioria dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior.


PROVAS, ESPECIALISTAS E REVISORES

Vale lembrar que o ENEM é composto por UMA PROVA DE REDAÇÃO e QUATRO PROVAS -(com 45 questões objetivas cada) -linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza-, cuja elaboração é feita por ESPECIALISTAS SELECIONADOS por meio de chamada pública do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os quais devem seguir a MATRIZ DE REFERÊNCIA, GUIA DE ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS ESTABELECIDOS e, após escritos, ainda passam por REVISORES. 


SETOR AGRÍCOLA DEMONIZADO

Pois, para deixar bem claro as reais intenções -comunistas- deste governo - coisa que nada tem de surpresa- na questão que foi colocada para quase 4 milhões de alunos que fizeram a PROVA DO ENEM, no último domingo, os ESPECIALISTAS se esmeraram na arte de DEMONIZAR O SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO. 


QUESTÃO 89

Na- QUESTÃO 89-, por exemplo, sem tirar nem pôr, os ESPECIALISTAS simplesmente atacaram a “lógica do agronegócio” no Cerrado. Segundo a questão, “o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado”. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”. Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um:

a) cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida. 

b) descaso aos latifundiários, impactando a plantação de alimentos para a exportação. 

c) desprezo ao assalariado, afetando o engajamento dos sindicatos para com o trabalhador. 

d) desrespeito aos governantes, comprometendo a criação de empregos para o lavrador. 

e) assédio ao empresariado, dificultando o investimento de maquinários para a produção 


GABARITO OFICIAL

Querem mais? Pois, segundo o GABARITO OFICIAL , amplamente divulgado por veículos de mídia, como o G1, por exemplo, a resposta correta da QUESTÃO 89 seria a alternativa “A”. Ou seja - DEMONSTRA que há - UM CERCO AOS CAMPONESES, INVIABILIZANDO A MANUTENÇÃO DAS CONDIÇÕES PARA A VIDA!.  Que tal? 


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: FACA SEM CABO E SEM LÂMINA , por Percival Puggina. confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais