Artigos

01 fev 2022

O INTENCIONAL E O OCASIONAL


DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Passados mais de 500 anos desde o DESCOBRIMENTO DO BRASIL, os historiadores seguem mergulhados na dúvida sobre a INTENCIONALIDADE OU a OCASIONALIDADE da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, que aportou na costa do nosso imenso Brasil em 1500. Entretanto, a maioria dos estudiosos, mesmo sem provas cabais, acreditam que o descobrimento do Brasil foi INTENCIONAL, uma vez que já estava em vigor, desde 7 de junho de 1494 (cinco anos antes) o Tratado de Tordesilhas, firmado pelas duas grandes potências marítimas da época, -CASTELA E PROTUGAL-, o qual estabelecia as zonas de navegação do Oceano Atlântico, assim como, os territórios do "Novo Mundo".


13 ANOS DE GOVERNO DO PT - ESTRAGO INTENCIONAL

Ora, se o DESCOBRIMENTO DO BRASIL ainda é fustigado pela INTENCIONALIDADE ou pelo ACASO, no caso dos governos petistas, com Lula e Dilma à frente, pelo período de 13 anos -2003-2015- tudo que se viu em termos de ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA, CORRUPÇÃO ABUNDANTE e demais TRAGÉDIAS, aí não paira a menor dúvida: TUDO FOI MUITO BEM PENSADO, CALCULADO E OPERADO DE FORMA TOTALMENTE -INTENCIONAL. Assim, está absolutamente afastada a eventual hipótese de que o ESTRAGO MONUMENTAL fosse obra de um experimento OCASIONAL.


INEPTOCRACIA

Também não resta menor dúvida de que as -administrações- petistas deixaram marcas profundas e indeléveis de que o sistema de governo empregado no Brasil foi a INEPTOCRACIA, onde os menos capazes de liderar são eleitos pelos menos capazes de produzir, e onde os membros da sociedade com menos chance de se sustentar ou ser bem-sucedidos são recompensados com bens e serviços pagos pela riqueza confiscada de um número cada vez menor de produtores. Essa definição, combina totalmente com a seguinte descrição feita pela filosofa russa Ayn Rand: “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".


CARTILHA PAULO FREIRE

Vale acrescentar que dentro do vasto espectro emplacado pela trágica INEPTOCRACIA é visível o estrago que foi feito nos pobres cérebros de milhões de brasileiros, que se tornaram vítimas quase que eternas da criminosa Cartilha de Paulo Freire, cujo conteúdo pedagógico foi bem trabalhado e pensado -INTENCIONALMENTE- antes de ser colocado em prática em todas as salas de aula das escolas públicas do nosso imenso Brasil e, inclusive, em inúmeras instituições de ensino privado. 


IMPÉRIO DA INEPTOCRACIA

Está, portanto, mais do que claro e evidente, que os propósitos da Organização Comunista -FORO DE SÃO PAULO- sempre foram carregadas de muita e exclusiva INTENÇÃO. Portanto, nada tem de surpreendente, ou OCASIONAL, o resultado da REVOLUÇÃO CULTURAL obtido pelo sistema de governo petista. Isto explica o que leva muitos brasileiros a querer a volta do criminoso Lula como presidente do Brasil. A CARTILHA tem o poder HIPNÓTICO de ANESTESIAR OS CÉREBROS DANIFICADOS PELO IMPERIO DA INEPTOCRACIA.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O SENADO E AS FICHAS SOBRE A MESA, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

31 jan 2022

A MISCELÂNEA


JANEIRO JÁ ERA

Janeiro já era. Amanhã inicia Fevereiro, mês marcado pela volta das -férias de verão- dos cansadíssimos e carésimos deputados, senadores, vereadores, que desde já prometem cumprir a tradição de fazer muito pouco ou quase nada pelo simples fato de que estamos em pleno ANO ELEITORAL. Assim, além da quantidade de besteiras e mentiras de todos os tipos e tamanhos que serão ditas e repetidas exaustivamente até o mês de outubro, a sociedade brasileira seguirá pagando não apenas os poupudos salários dos ociosos como, principalmente, a enorme quantia que perfaz o estúpido FUNDO ELEITORAL.


CIRO: UM GRANDE MENTIROSO

Aliás, a propósito de -besteiras e mentiras-, como referi acima, comecemos pelo candidato Ciro Gomes, que já antecipou o quanto pretende ser -hours concours- nesta arte de mentir e enganar eleitores. Vejam que na semana passada, o -caudilho-, sem nenhuma contestação de seus interlocutores, que também fazem questão de se definir como verdadeiros -idiotas-, disse, alto e bom som, que o BRASIL GASTA, ANUALMENTE, R$ 4 TRILHÕES COM PAGAMENTO DE JUROS. Pois, como bem lembra o pensador e economista Darcy Carvalho dos Santos, o Brasil, em 2020, GASTOU R$ 312 BILHÕES. Mais: Ciro confunde títulos vencidos com vincendos e ainda por cima mostra total desconhecimento com relação à rolagem de dívida. Pode? 


MENTIRAS E VERDADES

Pois, em meio às mais diversas declarações MENTIROSAS, OPORTUNISTAS E -FANTASMAGÓRICAS- que serão ditas e repetidas ao longo da campanha eleitoral pelos partidos de oposição, é preciso, mais do que nunca, separar sempre o JOIO DO TRIGO. Da mesma forma como o JOIO é fortemente cultivado pelos socialistas é importante explorar tudo aquilo que, comprovadamente, é VERDADEIRO e BOM PARA O BRASIL. Algo assim, como o BANCO CENTRAL -INDEPENDENTE- divulgou nesta manhã: O setor público consolidado brasileiro registrou um superávit primário de 64,727 bilhões de reais em 2021, equivalente a 0,75% do PIB, o primeiro resultado anual positivo em oito anos. Em dezembro, o saldo primário ficou positivo em 123 milhões de reais. A expectativa para o último mês do ano, conforme pesquisa da Reuters, era de superávit primário de 18,152 bilhões de reais. Nota: - os valores englobam os resultados de governo central (governo federal, Banco Central e INSS), Estados, municípios e empresas estatais.


BOICOTE

Mais do que nunca é preciso ter à mão, e principalmente vívido na mente, como o atual governo encontrou o nosso empobrecido Brasil, em 2019, e, com muita atenção, elencar o que foi possível fazer, apesar do incrível BOICOTE que vem enfrentando, desde o primeiro dia, na Câmara, no Senado e no STF. Mais: ao contrário de enfrentar a PANDEMIA com atitudes firmes e corajosas, o STF, vários governadores e prefeitos, resolveram que a saída estava no LOCKDOWN, cujo efeito aí está, na forma de escassez de produtos e aceleração do consumo, provocando AUMENTO RELATIVO DE PREÇOS NO MUNDO TODO. 


MAIS DEVASTADOR DO QUE O COVID-19

A propósito, um relatório de pesquisa de Marko Kolanovic, chefe global de pesquisa macro-quantitativa e de derivativos do J.P. Morgan, avalia que os governantes se assustaram com "artigos científicos falhos" e decretaram lockdowns "ineficientes ou atrasados" que destruíram empresas, empregos e vidas sem, contudo, mudar o curso da pandemia. O relatório é uma crítica ao pensamento atual sobre a resistência à reabertura dos negócios e, mais pungentemente, ao cenário político predominante, com ênfase em como a crise está sendo alavancada por políticos. Em palavras muito claras: o LOCKDOWN MOSTROU SER MAIS DEVASTADOR DO QUE O COVID-19!  Que tal?



Leia mais

28 jan 2022

A PETROBRAS VIROU -GENI-


INÚTIL

Quanto mais leio e ouço sobre os PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS, quer seja nos mais diversos meios de comunicação ou mesmo nas redes sociais, mais me convenço do quanto é INÚTIL ficar explicando como se dá a formação dos PREÇOS DE PRODUÇÃO E DE VENDA DA GASOLINA, DO DIESEL E DO GÁS, assim como os agentes envolvidos - explorador, refinador, transportador e distribuidor, posto de abastecimento e, principalmente, os GOVERNOS ESTADUAIS - são remunerados. 


A PETROBRAS E A PROSTITUTA GENI

Mais: quando vejo que a preferência -estabelecida- pela maioria dos influenciadores e influenciados é colocar a PETROBRAS como a grande e maior culpada pelo PREÇO ELEVADO DOS COMBUSTÍVEIS, o que me vem à cabeça é a música de Chico Buarque, conhecida nacionalmente pelo bordão -JOGA PEDRA NA GENI-. Da mesma forma como a GENI, uma prostituta que era hostilizada na sua cidade, e por isso era alvo de pedradas de seus detratores, a PETROBRAS segue sendo acusada e condenada por crimes que não comete. 


VENDA DE OPERAÇÕES

Volto a afirmar, mesmo sabendo que não serei bem compreendido, que, atualmente, a PETROBRAS é uma empresa focada na EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO. Com isso, as OPERAÇÕES de - REFINO e DISTRIBUIÇÃO- passaram a ser oferecidas para investidores interessados em tocar estas importantes atividades. Como, em julho de 2019, a Petrobras vendeu o controle acionário da BR-DISTRIBUIDORA, a partir daí deu início ao processo de OFERTA DE VENDA de OITO REFINARIAS, de um total de TREZE. Considerando que até o presente momento já foram vendidas TRÊS REFINARIAS, isto significa que o REFINO está deixando de ser um MONOPÓLIO da estatal e faz com que cada refinaria -vendida- se torne um concorrente no mercado de combustíveis. 


FORMAÇÃO DE PREÇOS

Mais do que sabido, mas é preciso repetir à exaustão, o PREÇO DO ÓLEO CRU é definido pela cotação do barril do petróleo no mercado internacional. Já os preços dos PRODUTOS REFINADOS, como gasolina, diesel e gás, por exemplo, são formados a partir do valor pago pelo PREÇO DO ÓLEO CRU e do custo do REFINO, que resulta da eficiência operacional de cada REFINARIA para cada subproduto. A partir daí, todos os demais valores que compõe a cadeia, como como é o caso do transporte dos produtos, da margem dos postos de abastecimento e do ICMS estabelecido pelos Estados, nada têm a ver com a OPERAÇÃO REFINO. De novo: ZERO!


VERDEIRO E ÚNICO VILÃO

Ora, como os ESTADOS COBRAM UMA ELEVADÍSSIMA TAXA DE ICMS sobre um valor de VENDA ARBITRADO, como determina a forma nojenta de tributação denominada de -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA-, quem se dispõe a verificar o quanto é destinado para cada agente envolvido na VENDA DE COMBUSTÍVEIS verá, com absoluta nitidez, quem é o verdadeiro e único vilão e, portanto, para quem as PEDRAS DEVEM SER ENDEREÇADAS. É um escândalo o quanto os ESTADOS taxam e arrecadam com o ICMS. Mais: sem a mínima possibilidade de sonegação, uma vez que a tributação é feita na fonte, ou seja, no exato momento em que as REFINARIAS disponibilizam os combustíveis para as DISTRIBUIDORAS.


APETITE INSACIÁVEL

Como se vê e comprova, a privatização da Petrobras está sendo feita e operada -por partes-. A primeira, que diz respeito à DISTRIBUIÇÃO, já está concluída. A segunda, que trata das REFINARIAS, já está em curso. A terceira, que cuida da EXPLORAÇÃO, só pode produzir efeito por razões de custo de extração, pois a cotação, por se tratar de uma commodity, é definida pelo mercado internacional. Ou seja, para resumir, a concorrência e o livre mercado têm o poder de proporcionar preços diferentes, mas no caso dos combustíveis qualquer diferença será sempre insignificante diante do INSACIÁVEL APETITE TRIBUTÁRIO dos GOVERNOS ESTADUAIS. 



Leia mais

27 jan 2022

O BRASIL É PORTADOR DE UMA DOENÇA GRAVE CONHECIDA COMO -MAL FISCAL-


MAL FISCAL

Quem, ao longo do tempo, acompanha com razoável atenção as CONTAS PÚBLICAS e/ou os Orçamentos da União, dos Estados e dos Municípios, por suposto já deve ter percebido que o nosso empobrecido Brasil, por vontade -explícita e irresponsável- dos Poderes Legislativo (principalmente) e Judiciário (não ocasionalmente) sofre de uma DOENÇA GRAVE conhecida como -MAL FISCAL-. 


O PODER LEGISLATIVO ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DO MAL FISCAL

Mesmo que todos os diagnósticos informem, com absoluta certeza, que o MAL FISCAL tem cura e, portanto, não se trata de um DEFEITO GENÉTICO, o fato é que qualquer tratamento sugerido e/ou proposto ao Poder Legislativo, com o propósito de controlar o avanço da terrível DOENÇA, não apenas é geralmente desconsiderando, como, para desespero do PACIENTE BRASIL, ainda é substituído por outros que têm o poder de estimular o desenvolvimento do MAL FISCAL.


CONSTITUIÇÃO DE 88

Pois, ainda que muito poucos enxerguem com clareza, o fato que a Constituição de 88 foi escrita e aprovada garantindo DIREITOS EXCESSIVOS E ABSURDOS e DEVERES INSIGNIFICANTES. Mais: através de -cláusulas pétreas- passou a garantir, para todo o sempre, impagáveis VANTAGENS E PRIVILÉGIOS a todos aqueles que integravam e/ou passaram a integrar o SETOR PÚBLICO, ou PRIMEIRA CLASSE DE BRASILEIROS (algo como 3% da população). Isto, para quem acompanha as CONTAS PÚBLICAS, produziu efeitos que identificam as CAUSAS MAIORES do fantástico MAL FISCAL DO BRASIL.


FOLHA E CONTAS OBRIGATÓRIAS

Se a encrenca vem de longa data, uma coisa é mais do que certa e precisa ser constantemente dita e divulgada: a partir de 1988, a CARGA TRIBUTÁRIA começou a subir aceleradamente para poder satisfazer as incríveis -DESPESAS COM SERVIDORES- ativos e inativos-, que ganharam enorme proporção, e com isso contribuíram para o agravamento contínuo do MAL FISCAL . Além disso, as DESPESAS OBRIGATÓRIAS, todas com aprovação do Poder Legislativo, transformaram o PODER EXECUTIVO num mero PAGADOR DE FOLHA DE PESSOAL (principalmente), assim como as DEMAIS CONTAS PÚBLICAS, que passaram a ser consideradas como, repito, OBRIGATÓRIAS.


GRAU DE INVESTIMENTO

Pois mesmo com a CARGA TRIBUTÁRIA alta, a DESPESA PÚBLICA, como está explicado acima, o DÉFICIT FISCAL não dá folga. Este tema, mais do que nunca, precisa ser tratado com urgência e atenção, notadamente agora que o Brasil recebeu o honroso -convite- para integrar a OCDE. Como já foi amplamente divulgado, as QUESTÕES FISCAIS são o maior obstáculo para que o Brasil venha a ser admitido e reconhecido com PAÍS RICO e/ou DESENVOLVIDO. Ah, vale lembrar que foi o MAL FISCAL, doença acalentada com muito amor, determinação e devoção pelos governos do PT, que o Brasil perdeu, em setembro de 2015, de forma vergonhosa, porém premeditada, o selo de GRAU DE INVESTIMENTO. Tomara que esta importante perda sirva de norte para que deputados e senadores liberem o tratamento correto do MAL FISCAL, aprovando o quanto antes duas importantes REFORMAS: -TRIBUTÁRIA e ADMINSTRATIVA-. Que tal?



Leia mais

26 jan 2022

DO QUINTAL PARA A SALA - O CONVITE FOI FEITO!


CARTA-CONVITE PARA INGRESSAR NO PRIMEIRO MUNDO

Ontem, obedecendo a rotina diária de verificar se havia algo na Caixa de Correspondências, um enorme contingente de brasileiros -do bem-, que reúne todos aqueles que, literalmente, levam o nosso País nas costas, produzindo, comercializando e prestando os mais variados serviços, foi surpreendido quando viu que lá estava depositada uma importante CARTA, assinada pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, convidando o Brasil para fazer parte do seleto grupo de países que compõe o sempre almejado -PRIMEIRO MUNDO-.


IMPOSIÇÕES DESAFIADORAS

A OCDE, fundada em 1961 com o propósito de estimular o PROGRESSO ECONÔMICO E COMÉRCIO MUNDIAL, reúne as NAÇÕES MAIS DESENVOLVIDAS DO MUNDO e como tal é conhecida como -CLUBE DOS RICOS-. Além do Brasil, outros cinco países -Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia foram agraciados com o convite para ingressar na organização intergovernamental. Entretanto, para ser efetivado como -país membro-, as imposições, além de numerosas são pra lá de desafiadoras. Principalmente para países que têm dificuldade para lidar com a necessária LIBERDADE.


PROTAGONISTA

Ao longo de muitos anos, a rigor desde o descobrimento, lá no ano de 1500, o nosso Brasil foi considerado, junto com quase todos os países da América Latina, como QUINTAL DO MUNDO. Isto começou a mudar, ainda que timidamente, quando o economista Jim O'Neil, do banco de investimentos Goldman Sachs, formou o grupo, denominado -BRIC-, composto por Brasil, Rússia, Índia e China, que mais tarde ganhou o S (BRICS) com a entrada da África do Sul (South Africa). A partir daí, como destacou à época a revista The Economist, o Brasil começou a ensaiar o papel de PROTAGONISTA, ainda que, por falta de REFORMAS, seguia a sua sina de preferir o papel de FIGURANTE ou, quando muito, de mero COADJUVANTE.


OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER PERDIDA

O convite feito ontem pela OCDE, no entanto, enseja que, havendo boa e decisiva disposição para cumprir -satisfatoriamente- com aquilo que consta na longa lista de adequações, o nosso empobrecido Brasil poderá, enfim, sair do velho e surrado QUINTAL DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, e passar a frequentar a SALA reservada à PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO, onde se reúnem as NAÇÕES MAIS DESENVOLVIDAS, que, de antemão, são regidas pela importante e necessária LIBERDADE ECONÔMICA. Até lá a jornada é longa - em torno de 3 a 4 anos-, mas o fato de que a CARTA-CONVITE, por conter a assinatura de TODOS os países-membros, isto, por si só, já mexe muito com a nossa autoestima. Vamos, portanto, em frente, convencidos de que esta oportunidade não pode ser perdida!


HOMENAGEM A OLAVO DE CARVALHO

Para finalizar, aproveito este bloco do editorial para prestar a minha homenagem ao meu amigo Olavo de Carvalho, que conheci lá nos anos 90. Naquela época, quando ainda era um escritor desconhecido, tive a oportunidade de hospedá-lo em minha casa, em Porto Alegre. Junto com o Olavo, como bem lembrou ontem o jornalista -liberal- e pensador Guilherme Baumhardt (Correio do Povo e Rádio Guaíba) passei a desvendar e divulgar, exaustivamente, as reais intenções do PT, assim como o ideário do Foro de São Paulo, mostrando sistematicamente os conteúdos das ATAS DAS DIABÓLICAS REUNIÕES DO FSP. Olavo, para ficar longe dos processos que sofria por dizer apenas e tão somente a VERDADE, resolveu se mudar para Virgínia, EUA,. Naquela ocasião, me pediu encarecidamente que não informasse o seu novo endereço assim como o número de seu telefone. Olavo de Carvalho, mais do que sabido se notabilizou pela defesa intransigente da LIBERDADE E DOS BONS COSTUMES, coisa que, infelizmente, são tidas e havidas como COISA RARA no nosso país.



Leia mais

25 jan 2022

OS BANQUEIROS E O GOVERNO


BANQUEIROS -LEIA-SE FEBRABAN-

No editorial de ontem, 24, que recebeu o título -LUTA DESIGUAL-, elenquei vários (não todos) integrantes da vasta lista daqueles que desde a posse do atual presidente se colocaram escancaradamente CONTRA O GOVERNO. Na lista daqueles que querem ver o presidente Jair Bolsonaro pelas costas consta - BANQUEIROS (leia-se Febraban), sem especificar os motivos para o tamanho descontentamento que mostram a todo momento com a POLÍTICA ECONÔMICA proposta e executada pelo Ministério da Economia. 


MOTIVOS

Um dos motivos, indiscutivelmente, diz respeito ao BANCO CENTRAL, que por força e determinação do governo Bolsonaro, se tornou uma instituição INDEPENDENTE. Como bem diz o termo, ao se tornar INDEPENDENTE, o BC deixou, enfim, de ser -DEPENDENTE- DO SETOR BANCÁRIO E/OU FINANCEIRO. Antes disso, mais precisamente no dia 2 de janeiro de 2019, os BANQUEIROS não gostaram nem um pouco quando ouviram o ministro Paulo Guedes dizer, alto e bom som, que o "Brasil deixará de ser paraíso dos rentistas e inferno para empreendedores". 


DESCOBERTA

Pois, ontem, 24, foi a vez dos BANQUEIROS odiarem não apenas o governo, mas o BANCO CENTRAL - INDEPENDENTE-. O motivo está no anúncio de que a partir de agora (já) está em vigor uma OPERAÇÃO QUE PERMITE que PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS consultem se têm valores para receber de bancos e outras instituições financeiras. A nota do BC informa que na primeira etapa da iniciativa, cerca de R$ 3,9 bilhões serão -DESCOBERTOS- por 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas que -ESQUECERAM- da existência de depósitos que tinham nas suas contas correntes bancárias. Que tal?


R$ 8 BILHÕES -ESQUECIDOS-

Mais: o Banco Central estima que os clientes tenham R$ 8 bilhões à sua disposição, quer seja para sacar e/ou investir de acordo com seus interesses. Vale dizer que estes valores têm dono e estes donos são pessoas físicas e jurídicas e não os bancos. Para facilitar a vida dos -esquecidos- o Banco Central já disponibilizou um SERVIÇO DE CONSULTA que pode ser feito através do site do BC (https://www3.bcb.gov.br/), usando apenas o CPF ou CNPJ da empresa e quem for cadastrado no login único do governo federal pode usar os mesmos dados. Ah, o resgate do dinheiro pode ser feito via PIX na conta indicada no sistema para bancos e instituições que aderiram a um termo específico junto ao Banco Central ou por meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária. 


DUAS FASES

De novo: a consulta e -constatação- de valores estão divididas em duas fases.

Na PRIMEIRA FASE, já disponível, são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos, como recursos de conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, além de tarifas, parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente (com devolução prevista em Termo de Compromisso do banco com o BC). Também estão incluídos nessa fase cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito, assim como recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Já a SEGUNDA FASE deve ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2022,  quando estarão disponíveis recursos de: tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; entre outros.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + texto de Percival Puggina, O FUNERAL DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais