TEXTO ATRIBUÍDO A ARNALDO JABOR
Antes de tudo é preciso esclarecer que NÃO É DE AUTORIA do recém falecido cineasta Arnaldo Jabor o texto que está circulando na internet, o qual revela -ipsis literis, de forma irretocável, a personalidade do -cidadão e presidente da República- Jair Bolsonaro. Atenção: não tenho ideia de quem resolveu escrever e publicar o texto atribuído ao Jabor. Isto, no entanto, não torna FALSO O TEXTO, pois o conteúdo, como pode ser visto e lido aí abaixo, retrata -corretamente- o tipo, a conduta e o perfil do presidente Jair Bolsonaro.
CONTEÚDO
O texto, de 2020, diz o seguinte: - Bolsonaro é um tipo de cara sem etiqueta, daqueles que encontramos coçando o saco no barzinho jogando bilhar. Apesar de ter mais estudo do que qualquer professor de humanas da geração Paulo Freire e mais inteligência emocional do que qualquer outro político brasileiro, não há polidez em suas palavras e tão pouco elegância em seu comportamento. Isso é o que mais incomoda artistas, jornalistas, feministas mal-amadas e complexadas, homens frágeis, covardes oportunistas, religiosos falidos na luta contra a própria imoralidade, maconheiros, pedófilos, estupradores e toda patrulha do politicamente correto que suportou calada um circo de corrupção durante duas décadas, mas que agora é ferida com as palavras do presidente “não pudico”. Bolsonaro é o milico com piadinhas sem graça, é o tiozão que pergunta se já temos pentelho, é um elefante em uma loja de cristais, mas o que me faz a cada dia gostar mais desse cara é o tipo de gente que não gosta dele, que se ofende com tudo que o cara faz, que do óleo venezuelano em nossas praias à histeria mundial perante o coronavírus, buscam um meio de responsabilizá-lo. Bolsonaro realmente é o cara que você passa gostar, quando vê o lixo de gente que não gosta dele.”
LIXO DE GENTE QUE NÃO GOSTA DELE
Como o texto é datado de 2020, o AUTOR DESCONHECIDO ainda não tinha ideia do quanto o estilo e a personalidade do presidente Jair Bolsonaro viria a -incomodar- a turma do celestial STF, que ainda por cima também manda no TSE, que por sua vez já deixou bem claro que tem o poder de decidir qual candidato deve vencer as eleições. Entretanto, a considerar as decisões que vêm sendo tomadas pelos GOVERNANTES SUPREMOS DO STF E DO TSE, a frase final do texto já diz tudo: - Bolsonaro é o cara que você passa a gostar quando vê o lixo de gente que não gosta dele. Que tal?
ESPERANÇA
Como diz o velho ditado -A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE-, ainda que o STF esteja convencido de que ELA JÁ ESTÁ ENTERRADA. Continuo na expectativa de que os eleitores se deem conta de que entre todos os candidatos que aí estão, o atual presidente, é disparado o melhor deles. Aliás, quando vejo Lula, Ciro, Moro, Doria, Tebet, etc., na corrida eleitoral com pretensões de ocupar a presidência, do Brasil, aí nem precisa gostar de Jair Bolsonaro, pois os demais são péssimos para o Brasil.
INIMAGINÁVEL
Ao longo desses mais de 20 anos de dedicação, diária, na tarefa de produzir e publicar conteúdos com foco na importante relação -CAUSA & EFEITO- sobre aquilo que, sob aspectos econômicos, sociais e políticos, afetam a nossa LIBERDADE, confesso que jamais havia visto e/ou assistido algo parecido com o que aconteceu, diuturnamente, nesses últimos 3 anos, mais precisamente a partir da posse do presidente Jair Bolsonaro, no início de 2019. Na ótica de quem é dotado de alguma -racionalidade- é praticamente incrível, senão impossível, imaginar como possível a concepção de uma ofensiva forte, cruel, organizada e muito determinada de poderosos opositores, totalmente focada em inviabilizar a governabilidade o e/ou mandar, o quanto antes, o presidente às favas.
ALAS ESTRATEGICAMENTE FORMADAS
Desde os primeiros dias, quando os eleitores ainda festejavam a vitória de Jair Bolsonaro, os opositores já estavam com suas ALAS ESTRATEGICAMENTE BEM FORMADAS, todas prontas e direcionadas para CONDENAR as iniciativas do governo. A primeira ALA foi anunciada quando grande parte da MÍDIA resolveu se CONSORCIAR com o propósito de fazer com que os eleitores se arrependessem de ter votado no presidente Bolsonaro. Além da MÍDIA ABUTRE, que cuida da divulgação e apoio irrestrito de tudo que interessa aos OPOSITORES, as demais ALAS, formadas por ARTISTAS, SOCIALISTAS E COMUNISTAS, e, principalmente, pela maioria dos ministros do STF, que simplesmente passou a -governar- o Brasil. Confesso que nunca passou pela minha cabeça que algo assim poderia acontecer, tranquilamente e/ou passivamente, no nosso empobrecido Brasil.
MEMES E MENSAGENS
Pois, dentro deste clima de HORROR, grande parte dos seguidores e apoiadores das políticas do governo nunca deixou de manifestar, nas suas mais diversas divulgações e manifestações, boas pitadas de bom humor, através de criativos e bem bolados -memes-. Aliás, já é mais do que sabido, e consagrado, que o HUMOR e o DEBOCHE são ferramentas que surtem bom efeito no enfrentamento de provocações e conteúdos produzidos pelos opositores. Como tal, quando me deparo com novas figurinhas, memes e mensagens que colocam o presidente Bolsonaro no papel de SUPER-HERÓI, além de dar boas risadas trato de compartilhá-las para que meus seguidores também se divirtam.
PACIFICADOR
Ontem, no entanto, com a viagem do presidente Bolsonaro à Rússia, país este que, segundo a MÍDIA ABUTRE -NACIONAL E INTERNACIONAL- estaria- prestes a invadir a Ucrânia nestes dias, o que mais -rolou- na internet foram os mais diversos e bem-humorados -MEMES- dando conta de que Bolsonaro viajou àquele distante país na condição de PACIFICADOR. Como tal, atendendo imediatamente a -ORDEM- dada por Bolsonaro, o presidente russo, Vladimir Putin, mandou retirar as tropas que se encontravam na fronteira com a Ucrânia.
NÃO TEM PREÇO
Pois, por incrível que possa parecer, o fato é que O CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE BRASILEIRA , tão logo tomou conhecimento dos memes que estavam circulando na internet tratou de DESMENTIR TODOS ELES dizendo que não era verdade que Bolsonaro viajou à Rússia na condição de PACIFICADOR. O jornal digital G1, por exemplo, que pertence à Rede Globo, publicou uma nota -ingênua- dizendo ser FALSO que a revista Time teria atribuído a Bolsonaro a saída de tropas russas da fronteira com Ucrânia. Como bem diz a propaganda do MASTERCARD, este tipo de reação infantil simplesmente NÃO TEM PREÇO...
EDUARDO CUNHA
O economista, ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Federal, Eduardo Cunha, que nos corredores do Palácio do Planalto (onde sempre foi visto como um dos maiores conhecedores do Regimento Interno da Câmara), idem nos mais diversos cantos do nosso empobrecido Brasil, ficou conhecido como -MEU MALVADO FAVORITO-. A notoriedade de Cunha começou em 2007, no primeiro ano do segundo mandato de Lula, e ganhou força em 2013, durante o segundo governo Dilma. Reconhecido pela sua inteligência e capacidade estratégica, Cunha é um daqueles políticos que quando resolve abrir o -bico- uma enorme plateia se forma, imediatamente, para ouvir o que tem a dizer.
DILMA POR SI SÓ ERA UMA PANDEMIA
Pois, ontem, 14, o jornal digital Poder 360 disponibilizou um texto -UMA RESPOSTA A LULA- com informações relevantes proferidas por Cunha sobre as ELEIÇÕES 2022. Diz o seguinte, o MALVADO FAVORITO: - Como sabemos, o GOVERNO DILMA REGISTROU UMA DAS MAIORES RECESSÕES DA HISTÓRIA DO BRASIL, sendo lembrado como um desastre. No 2º mandato, a inflação disparou, atingindo 10,67% em 2015 - sem pandemia. Quando ela deixou o governo, também sem pandemia, a taxa de desemprego superava 10%. Como venho dizendo, DILMA POR SI SÓ ERA UMA PANDEMIA. Imaginem ela com a pandemia que estamos enfrentando por 2 anos...
DESCULPAS PREDILETAS DO PT
Nesse momento entra em cena uma das desculpas prediletas do PT, querendo me culpar pelo fracasso do governo da Dilma supostamente atuando no Legislativo com essa finalidade. Lula, em entrevista em uma rádio do Rio de Janeiro, em 1º de fevereiro, soltou a seguinte pérola: “A Dilma é uma mulher extraordinária. Uma mulher de muita competência. Ela não conseguiu fazer um 2º mandato na qualidade que a gente esperava porque o PMDB elegeu Eduardo Cunha presidente da Câmara para não permitir que Dilma fizesse as coisas que tinha de fazer”. Ele disse isso depois de, em outra entrevista, negar que fosse colocar Dilma para fazer parte em um eventual novo governo do PT, dizendo que ela errou na política. Nessa outra ocasião, disse: “Ela não tem a paciência que a política exige que a gente tenha para conversar e atender as pessoas mesmo quando você não gosta do que elas estão falando”. Lula não vai conseguir transformar incompetência e despreparo para governar em “falta de paciência”. Afinal, foi a “falta de paciência” que levou à recessão econômica e ao aumento do desemprego? Óbvio que não.
TENTANDO SE VACINAR
Já no último dia 10, na comemoração do aniversário do PT, Lula resolveu novamente se manifestar sobre Dilma, tentando se vacinar contra as críticas ao governo dela. Disse: “Poucas vezes nesse país teve uma mulher com a qualidade moral, ética e competência técnica da Dilma”. Depois, mais uma pérola: “Queria te falar, Dilma, que admito que alguém do PT possa fazer crítica a você. Mas nós do PT não podemos admitir que nenhum inimigo nosso, conservador ou alguém que represente a elite atrasada.
DILMA DEU UM GOLPE EM LULA
Lula foi o único responsável por Dilma ter sido presidente da República, pois foi ele quem a escolheu e a bancou ao país. Qual a história política de Dilma para ter sido presidente? Tratava-se de uma burocrata, sem a tal competência técnica alardeada por Lula, que nunca tinha disputado uma única eleição, nem de vereadora. Ela foi ungida por Lula, que preferia eleger uma desconhecida para não lhe fazer sombra. Só não contava que ela iria se apegar ao poder e se recusaria a abrir mão da reeleição –sendo candidata no lugar dele, Lula– e acabaria provocando o desastre que provocou. Na prática, Dilma deu um golpe em Lula. Mas isso não tira a responsabilidade dele sobre as consequências do fracasso do governo dela.
Para ler o texto completo (recomendo), eis aí o link https://www.poder360.com.br/opiniao/uma-resposta-a-lula/
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR + de hoje, AS ESTATAIS SÃO ESTRATÉGICAS? PARA OS SINDICATOS, PARECE QUE SIM, por Paulo Uebel. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
JABUTICABA
Anos atrás, o economista Mario Henrique Simonsen, ao se referir às -genuínas- BESTEIRAS cometidas no nosso empobrecido Brasil, usou a JABUTICABA como exemplo porque esta espécie de fruta foi, por muito tempo, cultivada apenas no nosso território. Hoje, no entanto, já não cabe usar o exemplo utilizado por Simonsen, uma vez que a JABUTICABA também passou a ser cultivada em outros países, notadamente, pelo que se sabe, no México, na Bolívia, no Uruguai, no Paraguai e na Argentina.
TSE SÓ EXISTE EM PAÍSES ATRASADOS
Da mesma forma, o TSE -TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL-, por mais que seja uma GRANDE EXCRESCÊNCIA, também não é algo que só exista no Brasil. A rigor, como bem referiu o pensador e comentarista da Jovem Pan, Rodrigo Constantino, nenhum país avançado possui uma instituição similar. Neste caso, portanto, o TSE tem tudo para ser comparado à JABUTICABA, pois é cultivado em outros países. Entretanto, para que não paire dúvida a respeito, este tipo de instituição só existe em países atrasados.
O PAPEL ATUAL DO TSE
O que mais preocupa é que no Brasil, além de ser, comprovadamente, uma GRANDE EXCRESCÊNCIA, o TSE deixou de ser um Tribunal que, segundo reza a Carta Constitucional, deveria cuidar da regulamentação, da administração e do julgamento das demandas relacionadas às eleições. Infelizmente, por tudo que estamos assistindo, o TSE se transformou numa instituição totalmente focada na tarefa de ELEGER O CANDIDATO PREFERIDO E/OU ESCOLHIDO PELA MAIORIA DOS INTEGRANTES DA CORTE SUPREMA.
SEM CONTROLE EXTERNO
Sem tirar nem pôr, como bem afirma o pensador e cientista político Paulo Moura, o TSE não apenas REGULA. A triste e injusta instituição também JULGA e PUNE. Tudo isto sem o menor CONTROLE EXTERNO. Assim, como SENHOR DE TUDO, pinta e borda do jeito que bem entende e que favoreça, obviamente, seus amigos mais íntimos.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje: A ORIGEM DOS “INTELIGENTINHOS” QUE QUEREM CENSURAR VOCÊ, por João Darzone. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
JOGAR A TOALHA? NEM PENSAR!
Ainda que muitos LIBERAIS e CONSERVADORES, por motivos óbvios e surrados, estejam mostrando um indisfarçável cansaço para seguir na LUTA INSANA de tentar convencer os pobres brasileiros aferrados à CULTURA DO PATERNALISMO, que por sua vez faz com que prefiram GOVERNOS SOCIALISTAS, peço que resistam a tudo e a todos. Não pensem, em hipótese alguma, em JOGAR A TOALHA.
CULTURA DO PATERNALISMO
Se, por acaso, este sentimento passar pela cabeça, o melhor remédio para afastar este mau e derrotado pensamento é ficar com o ALERTA LIGADO, com uma sirene potente cujo som, acompanhado de um áudio que informe a todo momento que SOCIALISMO é a PORTA DE ENTRADA PARA O COMUNISMO. Mais: de antemão é preciso sempre ter em mente que a CULTURA DO PATERNALISMO é algo do tipo que -JÁ VEM DE FÁBRICA-, o que dificulta sobremaneira a sua remoção. Daí a crença equivocada de que o ESTADO É O PAI DE TODOS e, como tal, é aquele e somente aquele que deve ser acionado quando o povo precisa de alguma coisa ou mesmo quando alguém se dispõe a empreender.
LUTA CONSTANTE
Antes de tudo é preciso reconhecer que não existe VITÓRIA DEFINITIVA. No máximo, qualquer vitória deve sempre ser considerada como TEMPORÁRIA. Na real, nesta LUTA CONSTANTE, cada uma das partes está sempre na expectativa de que o seu contendor pisque o olho e com isto tire o melhor proveito. Por ora, o que se vê é que os maiores adversários -políticos- do atual governo estão do Parlamento e no STF. Some-se aí, com força descomunal e associada, o pesado e comprometido CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, e as mais diversas instituições e/ou associações que estão fazendo de tudo e mais um pouco para que o SOCIALISMO VOLTE COM FORÇA REDOBRADA.
REEMPLACAR O SOCIALISMO
Pois, mesmo em meio a tantas, efetivas e poderosas FORÇAS CONTRÁRIAS, que lutam desesperadamente para reemplacar o SOCIALISMO, que se notabilizou no Brasil por comprovada -CORRUPÇÃO e MÁ GESTÃO DA COISA PÚBLICA-, ainda assim o atual governo vem conseguindo emplacar muita coisa boa para o Brasil, como é o caso, por exemplo, da inauguração de mais um trecho da obra de transposição do Rio São Francisco. Nesta semana, para alegria do povo nordeste e brasileiro, o presidente Bolsonaro esteve na cidade de Salgueiro, em Pernambuco, para a entrega do Núcleo de Controle Operacional da integração do São Francisco, responsável pelo controle do bombeamento das águas do rio para os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
ÁGUA PARA O NORDESTE
A propósito: a instalação do núcleo teve início em 2014 e a obra controla, entre outras coisas, as redes de tecnologia de informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos dois eixos do Projeto São Francisco, o norte e o leste. A rigor esta obra foi projetada em 1840 e só agora, no atual governo, está sendo entregue. Em Salgueiro, Bolsonaro disse: “Só tem noção do que foi feito aqui quem realmente enxerga uma obra dessas, que vai “mais do que economizar recursos dos impostos”, pois vai levar água para a região e substituir os carros-pipas utilizados para abastecer municípios do Nordeste. Mais: de Salgueiro, o presidente seguiu para a cidade de Jati, no Ceará, para visitar a Barragem de Jati, estrutura que possui 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água.
NARRATIVAS DESTRUIDORAS
Mais do que sabido, desde o momento em que Jair Bolsonaro deu início ao seu mandato, não por acaso, mas por absoluta desfaçatez, as medidas -econômicas e sociais- consideradas como positivas e bem adequadas no sentido de melhorar a AUTOESTIMA e, por consequência, servir como estímulo para proporcionar uma razoável recuperação de parte da CONFIANÇA do sofrido povo brasileiro, o -CONSÓRCIO- que reúne os maiores veículos de comunicação decidiu que BOAS NOTÍCIAS têm chance ZERO de divulgação. Mais: se for para noticiar, a ordem é usar NARRATIVAS DESTRUIDORAS fazendo com que a parte boa ganhe contorno de NOTÍCIA RUIM.
RELAÇÃO DÍVIDA/PIB REFERENTE AO ANO DE 2021
Casos e situações abundam para explicar o tamanho do ódio e da má vontade que, sistematicamente, é destilado abundantemente pelo incansável CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE. Um deles, por exemplo, que de forma ingênua esperei alguns dias para ver se haveria uma reparação, é quanto à RELAÇÃO DÍVIDA /PIB. Vejam que, para o ano de 2021 a PREVISÃO -INICIAL- DO MERCADO era de 90,8%, e a PREVISÃO FINAL era de 81,6%. Atenção: o resultado final (REALIZADO) apontado oficialmente pelo GOVERNO (sempre desacreditado pela MÍDÍA ABUTRE) foi de 80,3%. De novo: esta notícia foi propositadamente desconsiderada. Pode?
NOTA TÉCNICA DA SPE
É notório que a maioria do povo tem dificuldade, e gosto, para lidar com números. Ainda assim vale a leitura da NOTA TÉCNICA, divulgada, no último dia 3/2, pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, mostrando um estudo sobre necessidade de ajustes nas previsões da relação dívida/PIB durante a pandemia. “As preocupações referentes ao tamanho dos ERROS DE PREVISÃO foram potencializadas nos últimos dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19. As incertezas relacionadas aos fatores exógenos, aliadas à necessidade de se redesenhar todo o processo preditivo, parecem ter contribuído para a ELEVAÇÃO DOS ERROS TANTO DO MERCADO QUANTO DE GOVERNOS E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS”, aponta o documento. De novo: a SPE destaca os valores medianos das previsões DÍVIDA/PIB em dois momentos. Em janeiro de 2021, o Prisma Fiscal estimou uma relação dívida/PIB de 90,77%, previsão ajustada para 81,60% em dezembro (um recuo de 10,10% que, em valores do PIB de 2020, corresponde a aproximadamente R$ 790 MILHÕES).
O DESEMPENHO FISCAL VEM SUPREENDENDO O MERCADO
Para a Secretaria de Política Econômica, esses números chamam a atenção quando comparados aos ajustes requeridos por essas mesmas instituições entre 2017 e 2019, sempre inferiores a 1,5%, e pelo relatório World Economic Outlook, elaborado semestralmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), nunca superiores a 5,5% mesmo após 2020. O subsecretário de Política Fiscal da SPE, Erik Figueiredo, afirma: “O desempenho fiscal do governo vem surpreendendo o mercado".
QUEM MAIS ERROU
Felizmente, o PODER 360 (exceção à regra) resolveu entrar de cabeça no assunto e constatou que não é só sobre DÍVIDA PÚBLICA que os operadores do mercado e as instituições multilaterais erram. Entre os que mais ERRARAM, ou ficaram mais longe da realidade estão: 1- o Bradesco (estimou dívida em 94,8% do PIB e o resultado foi de 80,3%); 2- o Santander (estimou o IPCA a 3% e a inflação fechou o ano em 10,1%); e, 3- o Santander e a FGV (estimou Selic de 2,5%. Ficou em 9,25%). Quem estiver interessado no assunto aí vai o link (https://www.poder360.com.br/governo/economia-sugere-ajustes-em-previsoes-do-mercado/).
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+, A TOLERÂNCIA E OS INTOLERANTES, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.