FATO ARREPIANTE
Durante o -feriadão- de carnaval, entre FATOS e PREVISÕES que circularam tanto na mídia quanto, principalmente, nas redes sociais, alguns são de ARREPIAR. No nosso cada dia mais empobrecido Brasil, por exemplo, segundo informa (FATO) o Indicador de Falência e Recuperação Judicial medido pela Serasa Experian, em 2023, comparado com 2022, as recuperações judiciais registraram alta de 68,7%.
SINAL DE ALERTA
Já no âmbito internacional, a instituição financeira norte-americana JPMorgan fez um alerta que deixou muitos investidores de cabelo em pé, ao PROJETAR uma possível queda nas bolsas internacionais de 20 a 30% do pico de 2024. Em recente nota, os estrategistas do banco ressaltam que o atual ciclo de alta dos mercados pode ter chegado ao fim.
Os especialistas apontam para vários SINAIS DE ALERTA DO MERCADO, incluindo uma curva de juros invertida, diferenças históricas entre Small Caps e Large Caps, e spreads de juros baixos apesar das elevações agressivas de juros pelos bancos centrais. Esses fatores, somados a balanços corporativos mais frágeis em comparação com o período anterior à crise financeira de 2008, geram preocupações e pedem aos investidores que sejam cautelosos.
DIAS SOMBRIOS
Mais: "Em nossos 25 anos de carreira, vimos frequentemente os mercados de ações se comportarem de maneira irracional, e esses sempre foram momentos em que era preciso ser prudente, pois 2 + 2 SEMPRE dão 4", afirmam os especialistas do JPMorgan. Os alarmes, pelo visto, não soam apenas no JPMorgan: Vincent Mortier, diretor da instituição de investimentos - Amundi SA, também admite uma correção de 20% nos mercados globais e adverte sobre um possível retorno aos dias sombrios do estouro da bolha da internet.
UFANISTAS EXACERBADOS
Dentro deste quadro de FATOS realmente preocupantes e PREVISÕES nada boas para um futuro próximo, só os UFANISTAS EXACERBADOS não são capazes de analisar e avaliar os graves problemas que já foram criados e/ou engordados pelo desastroso governo Lula, que já emplacou 2023 com um SUPER DÉFICIT NAS CONTAS PÚBLICAS E ENORME PREJUÍZO NAS ESTATAIS.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: SEGUIR EM FRENTE, por Fernanda Ritter. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar