ATESTADO DE ÓBITO
Na visão pouco atualizada do Wall Street Journal, a DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÁ MORRENDO EM PLENA LUZ DO DIA. Esta percepção, como se vê, está pra lá de atrasada, a considerar que já faz um bom tempo que foi emitido o ATESTADO DE ÓBITO DA NOSSA POBRE E ENFRAQUECIDA DEMOCRACIA, após ter sido BRUTALMENTE ASSASSINADA pela tirânica e desmedida força do STF.
ELON MUSK
Segundo consta no artigo do WSJ, apurado pelo jornalista Diógenes Freire Freitas, da Gazeta do Povo, a atrasada percepção do periódico norte-americano só se deu depois que o empresário Elon Musk, com base no -escândalo- conhecido como TWITTER FILES BRAZIL, assumiu o papel de DEFENSOR da moribunda LIBERDADE DE EXPRESSÃO, cruelmente atacada e aprisionada pelo ministro Alexandre de Moraes.
TRECHO DO ARTIGO
Num trecho do artigo -Elon Musk resiste à censura brasileira-”, publicado no último domingo, 14, a colunista do WSJ, Mary Anastasia O'Grady, após citar a inclusão de Musk no inquérito do STF que investiga a atuação de uma suposta milícia digital, diz, claramente: -“Esta questão não tem nada a ver com conter o domínio das grandes empresas de tecnologia, reduzir os riscos para a democracia ou mesmo proteger as crianças das redes sociais. Trata-se de uma luta entre um Supremo Tribunal politizado e críticos do presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva. Isso demonstra que o Brasil não possui mais um judiciário independente. A triste realidade é que sua DEMOCRACIA ESTÁ MORRENDO À LUZ DO DIA.
DONO DA VERDADE
Em outro trecho, a colunista O"Grady diz: - o STF “quer calar formadores de opinião” que discordam de decisões do Tribunal e que têm um grande alcance através de publicações no Twitter. “Muitos brasileiros, junto com Musk, acham que isso é ANTIDEMOCRÁTICO. Acham que o ministro de (Alexandre) Moraes [do STF] está agindo como um tirano que acredita que seu lado é DONO DA VERDADE. Eles temem que um tribunal com tanto poder arbitrário represente um perigo muito maior para a liberdade brasileira do que qualquer voz independente, mesmo aquelas extremistas”.
POLICIAR A INTERNET
O artigo também cita o retorno de Lula à Presidência depois de protagonizar “o maior escândalo de corrupção e suborno na história do Ocidente”, em referência aos escândalos do mensalão e do petrolão. Ao mencionar a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2018, e a perseguição que se seguiu ao seu governo, o jornal diz que “a principal transgressão de Bolsonaro foi sua promessa de proteger a propriedade privada, restaurar a lei e a ordem e desafiar a política de identidade”.
“Bolsonaro esteve longe de ser um defensor dos mercados livres e sua linguagem muitas vezes foi imprudente, porém, seu governo restaurou a saúde fiscal, desregulamentou partes da economia e tornou os negócios menos onerosos por meio da digitalização”, diz outro trecho do texto.
O artigo ainda lembra a atuação do judiciário para anular a condenação de Lula e reabilitá-lo politicamente para disputar as eleições de 2022 contra Bolsonaro.
“Moraes vinha silenciando os oponentes de Lula há meses, convidando os brasileiros a denunciarem seus vizinhos. Mas à medida que a campanha [eleitoral] se intensificava, as coisas pioravam. O tribunal eleitoral (TSE) instruiu cada vez mais as plataformas a bloquearem discursos, ordenando ao YouTube que desmonetizasse quatro canais brasileiros com grande número de seguidores. Também aprovou uma resolução concedendo a si próprio o poder de POLICIAR A INTERNET. O tribunal instruiu Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube a removerem conteúdos não aprovados pela Corte. Nos últimos anos, os críticos de Lula tiveram suas contas bancárias congeladas e seus registros financeiros intimados. Alguns fugiram para o exílio, onde descobriram que seus passaportes foram cancelados. Questionar a legitimidade da vitória eleitoral de Lula levou alguns à prisão. O denominador comum tem sido a falta de devido processo legal”, destaca o artigo.
INIMIGO NÚMERO 1, 2, 3...1000
Entre tantas coisas que acontecem no nosso imenso e complicado Brasil, e como tal exigem um mínimo de atenção e acompanhamento, uma delas, talvez a principal, diz respeito a FELIZ E NOTÓRIA ENCRENCA que o empresário ELON MUSK, por estrita conta própria, resolveu COMPRAR contra Alexandre de Moraes, tido e havido como inimigo NÚMERO 1, 2, 3...1000 da maioria do povo brasileiro, que não admite a PERDA DA LIBERDADE.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Como a quantidade de textos maravilhosamente escritos, postados e compartilhados por brasileiros crescem de forma geométrica, dando uma clara dimensão de que a LIBERDADE DE EXPRESSÃO precisa SER MANTIDA DE FORMA INTACTA, fica muto difícil escolher qual melhor retrata o nosso MOMENTO CRÍTICO. Hoje, no entanto, o texto do pensador Roberto Rachewsky, com o título -1492-., cai como uma oportuníssima luva. Eis:
O ÊXODO
- Enquanto Cristóvão Colombo zarpava para o Novo Mundo em viagem transoceânica, Tomás de Torquemada violava os mais básicos dos DIREITOS INDIVIDUAIS de suas vítimas: a LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, DE CREDO E DE EXPRESSÃO. Emma Lazarus, poetisa americana, defensora radical da liberdade individual, descreveu em seu poema “O ÊXODO”, de onde extraio o excerto abaixo, a SAGA DO NAVEGADOR GENOVÊS para descobrir um lar que pudesse abrigar os perseguidos pela INQUISIÇÃO, da qual Torquemada era o Grande Inquisidor.
ELES FOGEM E VAGAM
“Nobres e abjetos, eruditos e simples, ilustres e obscuros – lado a lado, eles caminham penosamente como um exército derrotado do infortúnio. [...] Eles abandonam o altar, a lareira e os túmulos de seus pais. Os habitantes da cidade cospem nas suas roupas, os pastores abandonam os seus rebanhos, os camponeses abandonam os seus arados para atirar-lhes maldições e pedras.[...]
Eles fogem e vagam. Os homens dizem entre as nações: não permanecerão mais lá; nosso fim está próximo, nossos dias estão completos, nossa destruição chegou. Para onde eles se voltarão? O Ocidente expulsou-os e o Oriente recusa-se a recebê-los. Ó pássaro do ar, sussurre aos exilados desesperados que hoje, do porto de Palos, de muitos mastros e bandeiras alegres, navega o genovês que revela o mundo. Ele abre os portões dourados do pôr do sol e lega um continente à liberdade!”.
CRISTÓVAOS COLOMBOS
Quinhentos e poucos anos depois, as cenas se repetem. Cristóvãos Colombos ressurgem para desbravar caminhos que levem à liberdade. Como guerreiros que ficam ou como refugiados, lutam contra a censura para oferecer portos seguros para a exposição de ideias, seja em fóruns presenciais ou virtuais, onde se pode interagir exercendo direitos individuais inalienáveis, entre eles, a liberdade de consciência e de expressão. Com eles, renascem os Torquemadas da vida para instaurar inquéritos do fim do mundo, tribunais inquisitoriais, censurando, prendendo e torturando, não marranos do velho mundo, mas brasileiros dos dias atuais, que ousam pensar diferente dos que querem impor sua ideologia nefasta que busca submeter os indivíduos ao poder ilimitado de um Estado pervertido, capturado e explorado por quem almeja a suprema e infinita hegemonia para conquistarem mentes, corações e ganhos imerecidos, que não teriam se a liberdade e a justiça prevalecessem. O Novo Mundo segue recebendo os refugiados, os perseguidos, que preferem a incerteza com liberdade do que a certeza com opressão. Se não mais, talvez nos reste apenas os caminhos que levam à Marte.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: OS TRAIDORES, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
REDES SOCIAIS
Mais do que sabido, e fartamente utilizadas, as REDES SOCIAIS são ESPAÇOS VIRTUAIS que FACILITAM BARBARAMENTE A VIDA DE PESSOAS E INSTITUIÇÕES. Mais: na medida em que permitem e/ou possibilitam uma COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA, AS REDES SOCIAIS resultaram na CRIAÇÃO DE IMPORTANTES ESPAÇOS para NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E PARA NOVOS TIPO DE NEGÓCIOS E/OU ATIVIDADES.
ESTÚPIDA REGULAÇÃO
Pois, na medida em que o uso das REDES SOCIAIS avançou e/ou passou a ser largamente utilizado, no mesmo ritmo os tradicionais MEIOS DE COMUNICAÇÃO entraram em curva descendente no que diz respeito ao interesse de seus leitores, ouvintes e telespectadores. De novo: o EFEITO -INSTANTANEIDADE-, resultou numa inevitável e paulatina -SUBSTITUIÇÃO- das FONTES DE INFORMAÇÃO. Aí, para quem ainda não percebeu, é que reside a CAUSA desta interminável vontade de criar uma ESTÚPIDA REGULAÇÃO DAS REDES SOCIAIS. Na real, sem tirar nem pôr, os tradicionais MEIOS DE COMUNICAÇÃO exigem a MORTE DAS REDES SOCIAIS como forma de recuperar o ESPAÇO PERDIDO.
DUAS PERGUNTAS
A propósito, o pensador Percival Puggina, no seu artigo - CENSURA: O ESQUERDISMO E O -CALA A BOCA-, faz DUAS PERGUNTAS:
1ª) Onde estão os jornalistas que você conhecia e respeitava por sua atuação inteligente, competente e independente nos principais órgãos de mídia do país? - Expurgados de seus postos de trabalho – numa proporção que todos veem e pouco se comenta – MIGRARAM PARA AS REDES SOCIAIS E PARA AS MÍDIAS DIGITAIS.
2ª) O que você acessa com maior frequência: jornal, rádio, TV ou fontes que já estão na memória de seu smartphone? Pois é. As redes sociais democratizaram o direito de opinião e expuseram as NARRATIVAS FRAUDULENTAS da EXTREMA-ESQUERDA. Submetida a um contraditório para o qual não estava preparada, ela viu minguar seu apoio junto à opinião pública. Milhões de eleitores se descobriram liberais, conservadores, de direita.
PERDA DE INFLUÊNCIA E RECEITA
Os ANTIGOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO sentiram a PERDA DE INFLUÊNCIA E DE RECEITA. A MÍDIA DIGITAL, para onde se mudou a maior parte dos grandes jornalistas, ganhou importante acréscimo de qualidade. Uma nova geração de jovens estudiosos e talentosos passou a ganhar bom dinheiro nessa atividade.
A revolução cultural, até surgir esse novo fenômeno, avançava sem encontrar resistência, contando com o aparelhamento das universidades, com a militância das redações, com as CEBs e pastorais dos teólogos da libertação e com a segregação de autores conservadores e liberais. Os revolucionários da cultura, em seu combate contra os fundamentos do Ocidente, sempre dispuseram de ativa e poderosa linha de frente formada pela multidão de seus censores. Sim, há muitos anos a censura sobre a divergência e o expurgo dos divergentes é instrumento cotidiano no meio cultural. O produto prático de seu trabalho e a razão de seu sucesso está em que milhões de pessoas foram compelidas a viver e formar suas opiniões sem acesso a qualquer conteúdo conservador ou liberal.
PESQUISA GENIAL/QUAEST
Para completar, ontem, 11, a pesquisa Genial/Quaest, feita em Goiás com o objetivo de obter a taxa de aprovação de Ronaldo Caiado, revelou que 38% dos entrevistados disseram que se INFORMAM SOBRE POLÍTICA pelas REDES SOCIAIS; 9% por SITES, BLOGS E PORTAIS DE NOTÍCIAS; 34% PELA TV; 5% com amigos, familiares ou conhecidos; 5% por WhatsApp e Telegram; 3% pelo rádio; 3% em jornais impressos, sendo que 2% responderam que “não se informam sobre política”(1% não soube ou não opinou). Que tal?
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ALGUÉM ACHA QUE PEDIR LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UM ATAQUE À DEMOCRACIA BRASILEIRA?, por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
CATIVEIRO
Por mais que os atentos leitores se mostrem cansados do recorrente e importante tema que trata da imprescindível recuperação da LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO, o fato é que silenciar, neste momento crítico, porém altamente promissor, é PREMIAR O SEQUESTRADOR, que mantém em CATIVEIRO o SAGRADO DIREITO DE CADA INDIVÍDUO DIZER O QUE PENSA.
O COMANDANTE DO SEQUESTRO
Por mais que a expressiva maioria do povo brasileiro já esteja pra lá de convencida e consciente de que o -celestial- ministro-ditador Alexandre de Moraes é o comandante do terrível SEQUESTRO DO DIREITO DE EXPRESSÃO, e como tal deveria ser punido exemplarmente, através de um implacável impeachment, esta providência, infelizmente, não está na linha da vontade das lideranças que foram eleitas para atender os interesses do povo que imagina ser SOBERANO.
PRESSIONAR, PRESSIONAR, PRESSIONAR...
Daí a importância de PRESSIONAR, constantemente e sem trégua, até que o CATIVEIRO seja ESTOURADO. Principalmente, depois que os AMORDAÇADOS brasileiros que usam as REDES SOCIAIS receberam o espetacular apoio do COMBATENTE empresário -ELON MUSK-, dono do -X- (ex-Twitter), que de forma HEROICA assumiu o papel de DEFENSOR DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DE OPINIÃO sobre qualquer coisa ou assunto.
BANDO DE COELHOS
Ninguém sabe o que vai acontecer, mas, segundo bem informa o jornalista J.R. Guzzo, o ministro, mandando tudo isso que manda, não conseguiu, até agora, criar uma BASE POLÍTICA. Não tem aliados de verdade no Congresso Nacional ou nos partidos; tem apenas um BANDO DE COELHOS COM MEDO DELE, o que não é a mesma coisa. Mantém, com certeza, uma espécie de ABRAÇO DE AFOGADO COM LULA, O PT E O BAS-FOND- que sustenta os dois, mas isso não resolve a vida de ninguém no Brasil de hoje, e sobretudo do futuro. Lula se convenceu de que Alexandre de Moraes vai resolver todos os seus problemas, a começar pelo mais fatal deles, a falta de povo e de voto.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O BRASIL JÁ ESTÁ NUMA DITADURA, por Sérgio Tavares. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
VIVA, MUSK!
Antes de tudo proponho um -GRANDE VIVA- ao HERÓI -ELON MUSK-, pela demonstração de CORAGEM ao defender a -LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO- do sofrido e encurralado povo brasileiro, a qual foi BRUTALMENTE SEQUESTRADA por um certo e detestável ministro-VILÃO, com apoio daqueles que não escondem o enorme apreço que nutrem por DITADORES E DITADURAS.
ARTIGO 142
Forçando um pouco a barra, a postura de Elon Musk sugere que tudo aquilo que o povo brasileiro esperava das FFAA, com base no ARTIGO 142 da nossa Constituição, está sendo aplicado pelo dono da REDE SOCIAL -X, popularmente conhecida pelo seu nome anterior -TWITTER, que permite aos usuários, com total LIBERDADE, enviar e receber mensagens pessoais de outros contatos.
EFEITO DA DIFUSÃO
Vejam que as ATITUDES, tanto do HERÓI -ELON MUSK- quanto do TIRANO-MINISTRO produziram um magnífico EFEITO - DIFUSÃO-, que foi sentido por todos os cantos do nosso imenso Brasil. Só nesta semana, as mensagens que foram publicadas no -X-, no FACEBOOK e no INSTAGRAM, assim como no meu WHATSAPP, simplesmente explodiram. Arrisco a dizer, pelo fantástico acréscimo, as postagens foram multiplicadas por 100, ou até mais do que 100.
HERÓI DA LIBERDADE
Ora, sem tirar nem pôr, há que se admitir que a rabugice TIRANA do ministro produziu um efeito benéfico na sociedade. Ele, enfim, conseguiu ACORDAR O POVO BRASILEIRO. Percebeu, GRAÇAS AO ENFRENTAMENTO CORAJOSO DE ELON MUSK, o quanto era séria e pertinente a intenção de ACABAR DE VEZ COM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO. De novo: - VIVA ELON MUSK, o HERÓI DA LIBERDADE.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VOLTANDO AS CONTAS DO RS, por Ricardo Hingel. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
SIMILARIDADE
De forma muito similar com o que acontece com os smartphones, que disponibilizam a ativação do -MODO AVIÃO-, recurso que mantém os aparelhos desligados de qualquer conexão externa, uma parcela significativa da nossa população, a considerar pelas reações e pelos comportamentos, indicam claramente que seus cérebros estão 1- TOTALMENTE DESLIGADOS; ou 2- ativados em -MODO TÔ NEM AÍ-.
PREFERÊNCIA
Tomemos como exemplo o que diz a pesquisa DATAFOLHA, divulgada no dia 30/03, pela Folha de S.Paulo. Sem tirar nem pôr a pesquisa apurou que:
1- 71% dos entrevistados acreditam que a DEMOCRACIA é a melhor FORMA POSSÍVEL DE GOVERNO;
2- 18% dizem que TANTO FAZ O REGIME; e
3- 7% -afirmam- que a DITADURA É PREFERÍVEL.
JOVENS
O levantamento foi realizado -presencialmente-, com um universo de 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios pelo Brasil, entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
COMPARAÇÃO
Em relação à última pesquisa, feita em dezembro de 2023, o número de pessoas que sugere a DEMOCRACIA como melhor forma de governo CAIU 3 PONTOS PERCENTUAIS (de 74% para 71%). Já quanto aos jovens do tipo TANTO FAZ houve um aumento de 3 pontos percentuais (de 15% para 18%). E para aqueles que preferem a DITADURA, o percentual se manteve em 7%.
ESCOLAS E MOVIMENTOS
Tudo leva a crer, infelizmente, que muitos jovens que preferem a DEMOCRACIA, sabem pouco ou nada a respeito. A rigor entendem que o FATO de PODER VOTAR é o bastante para consagrar a prática e a existência do REGIME DEMOCRÁTICO. Já as turmas do TANTO FAZ e que preferem a DITADURA, dão clara impressão de que já tiveram seus CÉREBROS DEVIDAMENTE LAVADOS nas ESCOLAS E MOVIMENTOS que frequentam.