Artigos

21 nov 2023

PROJETANDO O EFEITO ORLOFF?


RETUMBANTE FRACASSO

Lembro bem que na noite do fatídico 30 de outubro de 2022, quando o TSE confirmou a -vitória- de Lula como presidente, entre tantas frases e pensamentos que foram ditos e repetidos a todo momento é que a partir daí o Brasil passaria a construir o mesmo retumbante fracasso econômico e social produzido, com que já vinha sendo experimentado, com enorme sucesso, pela Venezuela e pela Argentina.


EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Não raro, as redes sociais davam conta de que estávamos em pleno EFEITO ORLOFF, ou seja, olhando para qualquer um dos dois países (Venezuela ou Argentina) o Brasil se colocava na situação da peça de publicidade da vodca Orloff, criada em 1987, que ficou famosa pela frase -EU SOU VOCÊ AMANHÃ-


OLHAR FIXO EM 2026

Pois, tão logo foi noticiada a vitória do -LIBERTÁRIO- Javier Milei, as minhas quase falecidas esperanças, praticamente se renovaram quando me vi dizendo, sem parar, com olhar fixo no futuro ano de 2026, a mesma frase -EU SOU VOCÊ AMANHÃ-. 


ROTA DA RECONSTRUÇÃO

Como se vê, enquanto os LULISTAS seus seguidores seguem com a incrível OBSESSÃO de DESTRUIR a economia brasileira, com olhos voltados para colocar o nosso Brasil no mesmo patamar da Venezuela, ao menos a partir de agora os brasileiros dotados de algum discernimento já podem sonhar com a ideia de colocar o Brasil na mesma ROTA que começa a ser perseguida por Javier Milei, qual seja a ROTA DA RECONSTRUCÃO.  


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O TRIUNFO DA ESPERAÇA, por Paulo Rabello de Castro. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

17 nov 2023

UMA CLARA FALTA DE CARÁTER


CARÁTER

Mais do que sabido, CARÁTER é sinônimo de MORALIDADE, CONFIABILIDADE, HONESTIDADE, ÉTICA, RESPONSABILIDADE E HONRADEZ. Isto nos leva a entender, claramente, que aqueles que têm BOM CARÁTER são HONESTOS. Da mesma forma, quem é MAU CARÁTER é DESONESTO. 


DEBATE ELEITORAL EM 2022

Pois, quem assistiu, em 2022, ao debate do primeiro turno promovido pelo Correio do Povo/Rádio Guaíba. com os candidatos ao governo do RS, deve estar muito bem lembrado que EDUARDO LEITE ganhou votos decisivos de boa parte dos eleitores gaúchos ao ASSUMIR -PUBLICAMENTE- O COMPROMISSO de NÃO AUMENTAR IMPOSTOS, mais precisamente o ICMS. 


BENEFÍCIO EXTINTO

Vale lembrar que poucas semanas antes, EDUARDO LEITE RENUNCIOU AO MANDATO DE GOVERNADOR do RS, para tentar ser candidato à presidência da República, e mesmo assim achou por bem que deveria continuar recebendo o salário de governador. Depois de flagrado, pressionado e cobrado, Leite se viu obrigado a desistir de receber a aposentadoria especial, na ordem de R$ 20 mil por mês. Detalhe: Leite sancionou a lei que extinguiu o pagamento da aposentadoria especial vitalícia a ex-governadores, e ainda assim tratou de burlar a lei para continuar recebendo o benefício -EXTINTO- Que tal? .


TIPO DE CARÁTER

Pois, nesta semana, para afirmar qual o TIPO DE CARÁTER que possui, o governador EDUARDO LEITE, encaminhou à Assembleia Legislativa uma nefasta e criminosa proposta de aumento na alíquota do ICMS, de 17% para 19,5%, a partir de 2024. O anúncio do projeto foi feito na terça-feira, 14, em jantar -secreto- na companhia de deputados da base aliada. Detalhe: para valer a mudança, a aprovação do aumento deve ocorrer até o dia 31 de dezembro.


MENTIRA

Por tudo que leio e assisto nas redes sociais, os eleitores e não eleitores não perdoam mais esta mentira do governador Leite. A propósito, as duas MENTIRAS acima citadas dão a dimensão correta do TIPO DE CARÁTER do governador, que prima pela FALTA DE MORALIDADE, DE CONFIABILIDADE, DE HONESTIDADE, DE ÉTICA, DE RESPONSABILIDADE E DE HONRADEZ. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ATÉ QUE ENFIM! ESTAS INFORMAÇÕES SÃO PRECIOSAS AOS ELEITORES, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

16 nov 2023

PSEUDO DESATINO


DESATINOS

Sob a ótica das pessoas dotadas de discernimento, praticamente tudo que é dito e defendido por Lula e seus apoiadores/seguidores entra na lista daquilo que é entendido como DESATINOS, que segundo todos os dicionários nada mais é do que FALTA DE JUÍZO, ALIENAÇÕES, DELÍRIOS, ALUCINAÇÕES DEMÊNCIAS, DESVARIOS, INSÂNIAS, LOUCURAS- e outras tantas coisas do gênero. 


LUCIDEZ, PREMEDITAÇÃO...

Entretanto, quem se propõe a melhor entender e/ou compreender o comportamento, as reações, as reais intenções e os reais propósitos de Lula e seus fiéis seguidores/apoiadores, verá, com absoluta clareza, que não se trata de simples DESATINOS, mas de ATOS BEM PENSADOS, recheados de LUCIDEZ e muita PREMEDITAÇÃO.


FORO DE SÃO PAULO

A rigor, o exercício do RACIOCÍNIO LÓGICO é mais do que suficiente para perceber que todas as MEDIDAS OU PROPOSTAS que, de forma totalmente equivocada, acabam sendo taxadas como -DESATINOS-, nenhuma delas - ZERO- pode ser classificada como SURPREENDENTE. Até porque tudo, sem tirar nem pôr, está registrado -ipisis literis- na CARTILHA -IDEOLÓGICA- DO FORO SE SÃO PAULO, um legítimo -vade mecum- (livro de referência que instrui os leitores a fazer determinadas tarefas), que tem como base a obra de Antonio Gramsci -CADERNOS DO CÁRCERE


REGIME COMUNISTA

O que realmente chama a atenção e por isso é tido e havido como muito preocupante, é a enorme QUANTIDADE de MEDIDAS, DECISÕES E PROPOSTAS, todas voltadas com o propósito de emplacar, o quanto antes, o REGIME COMUNISTA BRASILEIRO. Vejam que nos últimos dias o povo brasileiro foi -agraciado- por: 1- aumentos descarados de IMPOSTOS; 2- avanço de pautas TRABALHISTAS defendidas pelos SINDICATOS; 3- relativização e/ou descumprimento explícito da META FISCAL, etc. etc. Isto sem levar em conta a complicada aproximação do governo e/ou vários ministros com CRIMINOSOS DE TODOS OS TIPOS E TAMANHOS. De novo: TUDO MUITO BEM PENSADO E PREMEDITADO...


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ACORDEM, PATRÍCIOS!, por Silvio Sibemberg. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

14 nov 2023

FUGINDO DO PARAISO


SONEGAÇÃO DE INFORMAÇÃO

Notícias que dão conta de cubanos que fazem de tudo para se livrar do empobrecedor COMUNISMO DA ILHA CARIBENHA é algo que a maioria dos meios de comunicação do nosso Brasil não tem o menor interesse em divulgar. Esta -sonegação de informação- se deve ao fato de que os cursos de jornalismo, da mesma forma como o FORO DE SÃO PAULO, veem o COMUNISMO CUBANO como -BENCHMARKING-, ou exemplo de governança a ser seguido pelos governantes latinos alinhados com os mesmos propósitos. 


FUGIR DO PARAÍSO

Pois, mesmo que a maioria do povo brasileiro não saiba, por conta da SONEGAÇÃO DE INFORMAÇÃO, o fato é que ao final dos recentes JOGOS PAN-AMERICANOS, realizados em Santiago, Chile, pelo menos SETE ATLETAS DA DELEGAÇÃO CUBANA, decidiram não retornar à ILHA-PRISÃO. Ou seja, de forma corajosa resolveram FUGIR DO -PARAÍSO-. 


CORAGEM E OPORTUNIDADE

Como bem informa Leonardo Coutinho, colunista da Gazeta do Povo, as fugas só não são massivas porque os cubanos levam em conta, além das perdas pessoais e afetivas, as inúmeras dificuldades e ameaças impostas pelo REGIME CUBANO. Até porque os familiares que permanecem na ilha passam a ser assediados e perseguidos de maneira implacável pelos agentes da DITADURA. Mesmo assim, quem tem a CORAGEM e, principalmente, a OPORTUNIDADE– trata de FUGIR. 


CONFISCO

Vejam que os atletas nem sequer têm seus passaportes em mãos. Os documentos são recolhidos pelos capatazes logo depois que eles passam pela imigração. Confisco típico de quem escraviza. Prática conhecida, mas ignorada pelo Comitê Olímpico Internacional e federações esportivas, que jamais deveriam aceitar Cuba nas competições oficiais enquanto o regime mantém seus cidadãos sob cativeiro.


RELEMBRANDO

Coutinho também relembra que no ano passado, duas atletas e um fisioterapeuta abandonaram a delegação no Mundial de Atletismo, nos Estados Unidos. Em 2021, 12 dos 24 jogadores da seleção de beisebol que disputou o Campeonato Mundial Sub-23, no México, também deram no pé. Durante o Pan de Toronto, em 2015, outros 30 atletas disseram basta para o regime cubano. Segundo o Estadão, desde o ano passado, nada menos que 187 atletas escaparam das garras da ditadura. Em 2007, quatro membros da delegação cubana presente no Pan do Rio de Janeiro conseguiram escapar da vigilância do regime sobre eles. Dois deles, os boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, acreditaram que, por estar no Brasil, encontrariam a liberdade. Ledo engano. Rigondeaux e Lara foram caçados pelas autoridades brasileiras, que, depois de localizá-los, os entregaram de volta para Cuba. Um dos episódios mais vergonhosos do segundo mandato do presidente Lula, que transformou a Polícia Federal brasileira em extensão dos braços da ditadura cubana.


IMAGINÁRIO ADOLESCENTE

Anos depois, já sob Dilma Rousseff, o Brasil voltou a ser uma base de escravidão offshore de Cuba. Entre 2013 e 2018, mais de 15 mil cubanos foram explorados com a conivência do Planalto e a cobertura institucional da Organização Pan-Americana da Saúde, enquanto serviram ao Programa Mais Médicos. Quase 3 mil deles fizeram a opção de largar tudo e tentar uma vida nova no Brasil ou em qualquer outro lugar longe da exploração cubana.

Mas, se Cuba é o paraíso, por que tantos cubanos fogem da ilha? Os defensores da DITADURA vão dizer que a CAUSA reside no BLOQUEIO ECONÔMICO imposto pelos Estados Unidos. 

Então, por que tantos cubanos fogem de Cuba?

Coutinho arremata dizendo que Cuba habita o imaginário adolescente de muita gente já idosa que alimenta a propaganda de um regime que viola os direitos humanos e sufoca qualquer movimento por liberdade. Mais que fugir da carestia, os fugitivos do paraíso buscam algo que vai além do pão. Mas nos partidos de esquerda, escolas, parlamentos do Brasil à Finlândia, há quem pense que são desertores virando as costas para um país-paraíso que se resume às visitas guiadas ao Malecón e aos mojitos da La Bodeguita del Medio. Uma ilusão de paraíso que não resistiria a uma visita autônoma a um posto de saúde ou escola que estão atrás do biombo da revolução.



Leia mais

13 nov 2023

JAVIER MILEI: CANDIDATO MENTE SÃ


ÚLTIMO DEBATE

Assisti, ontem, 12, o último e único debate antes do SEGUNDO TURNO da eleição presidencial da Argentina - com a participação do liberal JAVIER MILEI e do peronista, kirchnerista, socialista SÉRGIO MASSA, atual ministro da economia e/ou responsável direto pela HIPERINFLAÇÃO, que está pronta para romper a marca de 200% ainda em 2023, e pela fantástica DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL, que praticamente muda a cotação do peso em relação ao dólar minuto após minuto.  


LOUCO

A rigor, desde que JAVIER MILEI decidiu se candidatar como presidente da Argentina, por incrível que possa parecer não foram poucos os brasileiros, sob enorme influência do criminoso CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, que acharam por bem rotular o candidato -LIBERAL- como LOUCO. Pronto, a partir de então o nome de MILEI passou a ser sempre acompanhado do adjetivo -LOUCO-, ou alguém alucinado; desprovido de sensatez; que perdeu a razão...


EQUIPAMENTO CEREBRAL

Pois, no meu entender e da maioria daqueles poucos que ainda conseguem discernir o comportamento das pessoas mais revoltadas com o -STATUS QUO, que simplesmente tomou conta das mentes do povo latino-americano, JAVIER MILEI é dotado de um saudável EQUIPAMENTO CEREBRAL, do tipo que entende, claramente, as reais CAUSAS DO VISÍVEL E INCONFUNDÍVEL FRACASSO ECONÔMICO QUE AVANÇA POR TODOS OS CANTOS DA FALIDA ARGENTINA. 


OS VERDADEIROS LOUCOS

Aliás, sem tirar nem pôr, os verdadeiros LOUCOS, OU DESPROVIDOS DA MÍNIMA SENSATEZ, são todos aqueles que apoiam candidatos e/ou GOVERNOS CORRUPTOS E/OU PERDULÁRIOS. Mais: o diagnóstico do candidato e atual ministro da economia da Argentina, SÉRGIO MASSA, quer seja por suas IDEIAS e, notadamente por suas malfadadas ATITUDES, aponta que é mais do que LOUCO. É tudo que não pode ser minimamente aceito e tolerado em qualquer país do mundo. Não por acaso, vale lembrar, MASSA é o candidato que goza da estrita preferência do presidente Lula e dos políticos de esquerda que abundam no nosso país. Que tal?



Leia mais

10 nov 2023

NOTÍCIAS PREOCUPANTES


ENCRENCA ECONÔMICA

Ontem, 9/11, quase que no mesmo momento, TRÊS PREOCUPANTES NOTÍCIAS vindas dos Estados Unidos deram entrada na minha caixa de mensagens, todas dando boa conta de que está em curso -efetivo- uma poderosa ENCRENCA ECONÔMICA que está deixando o mundo financeiro em REDOBRADO ESTADO DE ATENÇÃO. Eis: 


PRIMEIRA NOTÍCIA

A primeira, publicada na -investing.com-, diz que - Apesar das declarações otimistas do governo dos EUA e do Federal Reserve sobre a economia americana, muitos economistas questionam a real situação do país, e os detalhes de alguns indicadores parecem corroborar essa visão. Em um podcast recente, o economista Peter Schiff discutiu esse assunto, analisando o relatório de empregos (payroll) divulgado na última sexta-feira, que considerou “fraco em todos os aspectos”, e acrescentou que é “ainda mais fraco quando olhado de perto”.

Schiff lembrou que, enquanto o mercado esperava 180.000 novos postos de trabalho, o relatório mostrou apenas 150.000. Além disso, apenas 99.000 desses empregos foram gerados pelo setor privado, com 51.000 empregos públicos.

Ele ressaltou que isso NÃO É UM BOM SINAL PARA A ECONOMIA, observando que o governo dos EUA FINANCIA OS SALÁRIOS DOS NOVOS FUNCIONÁRIOS -COM NOVAS DÍVIDAS-, pois o governo se endivida para pagar esses trabalhadores, o que resulta em aumento das taxas de juros e da inflação”. O economista também notou que o número de pessoas que precisam de mais de um emprego para se sustentar continua a crescer significativamente, com 390.000 pessoas assumindo um segundo ou terceiro emprego, o que ele considera outro indício de fraqueza.

“É um mercado de trabalho muito fraco porque a renda do trabalho está despencando. Os trabalhadores não conseguem ganhar dinheiro suficiente para pagar o aluguel ou todas as suas outras contas”, explicou ele.

Portanto, enquanto muitos observadores debatem sobre a possibilidade de uma recessão, Schiff acredita que ela talvez já tenha começado.

“Na verdade, a RECESSÃO OFICIAL pode já ter começado neste trimestre e eu acho que esse relatório de emprego é uma boa evidência disso”, disse o economista, lembrando que a ÚLTIMA GRANDE CRISE DE 2008 “começou oficialmente em dezembro de 2007, embora ninguém tenha percebido na época”.

De fato, só no final de 2008, quando a crise financeira explodiu, as pessoas perceberam que havia um problema.


SEGUNDA NOTÍCIA

A segunda, também nada confortável, publicada por Estadão Conteúdo, se refere à afirmação feita pela primeira subdiretora do FMI -FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL-, Gita Gopinath, dizendo, com visível preocupação, que NÃO PODEMOS DESCARTAR o risco de o mundo entrar em um QUADRO DE ESTAGFLAÇÃO, com inflação ainda acima do desejável e crescimento fraco. Ao mesmo tempo, alertou para o fato de que existem “inúmeros choques potenciais” que podem se materializar no cenário, como um eventual salto no petróleo, a depender dos desdobramentos regionais do conflito no Oriente Médio. Segundo ela, a elevação de juros pelos bancos centrais tem feito a inflação declinar, sem grande piora no desemprego, “e isso é atípico”.
Ao mesmo tempo, Gita Gopinath advertiu que o recuo nos preços de energia tem ajudado o índice cheio da inflação, mas o segmento de serviços ainda mostra quadro mais negativo. “Nesse sentido, o trabalho não está completo”, ressaltou. Mais: Gita disse que vivemos um período de inflação alta, e notou que a persistência desse quadro torna mais difícil notar a existência de choques na oferta. Em outro ponto de sua fala, também ressaltou a importância de se atuar para enfrentar riscos no setor financeiro não bancário...


TERCEIRA NOTÍCIA

A terceira notícia dá conta das afirmações feitas pelo investidor bilionário Ken Griffin , fundador da gigante global de investimentos Citadel, ao Bloomberg New Economy Forum, em Singapura:  O mundo enfrenta conflitos e mudanças estruturais que desfazem a integração atingida com a globalização e provocam uma inflação de base mais elevada que pode durar “por décadas”. “Os dividendos da paz estão claramente chegando ao fim”,  “É provável que vejamos juros reais mais altos e juros nominais bem mais altos.” isso terá implicações no custo de financiamento do déficit dos EUA e que o governo americano não contava com taxas mais elevadas “quando começou a onda de gastos que criou um déficit de US$ 33 trilhões”.

Mais: Griffin acrescentou que o governo americano está gastando “COMO UM MARINHEIRO BÊBADO e precisa colocar o fiscal em ordem.

Ele alertou que o atual déficit fiscal é insustentável. Embora o mercado de trabalho do país continue relativamente forte, os consumidores americanos percebem, no fundo, que “algo não vai bem”, disse ele.

O Federal Reserve pode continuar a imprimir dinheiro para evitar um calote de dívida, mas “as consequências econômicas seriam devastadoras”, disse. “No momento em que começarmos a imprimir dólares apenas para lidar com a possibilidade de um default, a nossa economia entrará em profunda crise.”


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A TRAIÇÃO POR UM PRATO DE LENTILHAS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar 



Leia mais