Artigos

27 dez 2017

PERSONAGENS DO ANO


DESTAQUES 2017

Ao final de cada ano, como já virou uma praxe, é muito comum os meios de comunicação assim como as mais diversas entidades elegerem aqueles que mais se destacaram nas áreas em que atuam.


MINHA LISTA

Assim, antes que 2017 termine achei por bem divulgar a minha lista de nomes e instituições que na ótica liberal/conservadora, mais fizeram para mostrar que o único caminho capaz de levar o Brasil a ser um país melhor, mais decente e, certamente, promissor.


INSTITUIÇÃO

Na categoria -INSTITUIÇÃO-, mais uma vez o destaque, incomparável, vai para o PENSAR+, instituição -informal- desde a sua criação, em 2009, que reúne dezenas de pensadores dispostos a produzir conteúdos que levem o máximo de esclarecimento sobre a relação CAUSA/EFEITO de tudo que acontece ao nosso redor. 


EMPRESARIAL

Na categoria EMPRESARIAL, por tudo que faz, notadamente ao sediar e organizar a realização dos Colóquios anuais do Pensar+, o troféu 2017 vai para a Florense, através dos incansáveis Gelson Castellan e Mateus Corradi. Um verdadeiro show que a família Florense apresenta a cada ano.


POLÍTICA ESTADUAL DO RS

Na categoria POLÍTICA ESTADUAL, nem precisei sair do ambiente do Pensar+. Na Assembleia Legislativa do RS, o pensador e deputado Marcel Van Hattem, por convicção e formação liberal, representou -ipsis literis- a vontade e os propósitos de seus eleitores. Nota DEZ.

Em tempo: fiquem de olho no pensador e pré-candidato ao Governo do RS, Mateus Bandeira, do partido NOVO. Certamente vai mostrar tudo aquilo que os demais pensadores vem apresentando.


POLÍTICA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Na categoria POLÍTICA MUNICIPAL, o destaque vai para três pensadores, não por acaso integrantes do Pensar+: os vereadores Ricardo Gomes e Felipe Camozzato e o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário (também eleito vereador em 2016) todos de Porto Alegre. Além de eficientes e corretos são aqueles que menos dão despesa aos eleitores. Nota 1000.


COMUNICAÇÃO

Ainda que atue na área da comunicação, manifestando opinião diária com ênfase no liberalismo, propondo uma decisiva diminuição do Estado na economia (que sufoca e mata diversas atividades), aqueles que, na minha ótica, se destacaram em defesa do liberalismo e, por consequência, da lógica do raciocínio jornalístico, foram o pensador e jornalista Diego Casagrande; o incansável Políbio Braga; e o jornalista Felipe Vieira. Pena que são poucos os comunicadores deste naipe.


ESCRITORES

Na categoria ESCRITORES, por mais que existam bons e excelentes destaques, não precisei pensar duas vezes para eleger três pensadores de primeira linha: Percival Puggina, Rodrigo Constantino e Roberto Rachewsky. Quem lê seus textos sabe o quanto eles são capazes de levar esclarecimento suficiente até para aqueles que têm alguma dificuldade para desenvolver o raciocínio lógico.


OUTROS DESTAQUES

Ah, nesta minha lista de destaques não podem faltar os seguintes pensadores: o jurista e pensador Ives Gandra Martins, o pensador e presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, o cientista político Paulo Moura, a combatente Fernanda Barth, esta, principalmente, por ter trazido ao RS a EXPOSIÇÃO HOLODOMOR – GENOCÍDIO UCRANIANO. Espero que em 2018 a lista seja ainda maior, pois os pensadores (entre os quais me incluo) estão prontos para fazer o máximo para tentar mudar o país.



Leia mais

26 dez 2017

O CRESCIMENTO DE 2018 JÁ ESTÁ GARANTIDO


SENTIMENTO DE ESPERANÇA

Tudo leva a crer que o sentimento de entusiasmo e esperança que reinou ao longo da semana de Natal ganhará força redobrada nesta semana que termina com o ingresso em 2018, considerado por muitos brasileiros como o ANO DA GRANDE VIRADA.


ROUPA NOVA E SETE ONDAS

Mais do que nunca, pelo clima reinante de norte a sul do país, a maioria do povo brasileiro, senão todos, por óbvio que já tratou de reservar alguma peça de roupa com a cor do novo ano para fazer a confiante travessia. Mais: aqueles que forem para o litoral não deixarão de pular as -sete ondas- fazendo os mais diversos pedidos.


PIB VAI CRESCER EM 2018

Pois, independente dos pedidos de -saúde, dinheiro e felicidade- que 100% das pessoas fazem, em termos da nossa economia uma coisa já é mais do que certa: o crescimento do PIB brasileiro em 2018 já está garantido. No mínimo, se não houver alguma catástrofe, a economia vai crescer em torno de 3%.  Isto é CERTO!


ELEIÇÕES/2018

Entretanto, se as REFORMAS forem recusadas, a mesma confiança positiva que está sendo depositada para 2018 pode dar lugar a uma forte desesperança para o ano de 2019, quando o Brasil passará a ser governado por um novo presidente e um novo Congresso. Ou seja, tudo vai depender das escolhas do povo, nas eleições/2018.


VOOS DE GALINHA

Historicamente, para infelicidade do nosso empobrecido país, o povo brasileiro tem dado enorme preferência para políticos POPULISTAS. Daí a razão pela qual a economia brasileira, nos últimos 50 anos, quando apresenta algum crescimento o fenômeno se assemelha aos VOOS DE GALINHA, ou seja, além de duração curta são sempre rasantes.


CAPITALISMO

Portanto, mesmo que a entrada de 2018 deva ser festejada por tudo de bom que foi conquistado ao longo de 2017, fica aqui o alerta: 2019 corre sério risco fiscal, caso as REFORMAS, notadamente a da PREVIDÊNCIA, não sejam feitas. A musculatura do Estado só ganhará tônus com MEDIDAS DE CONTENÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS E/OU PRIVATIZAÇÕES. Resumindo: o BRASIL  só vai se desenvolver, de fato, quando abraçar o CAPITALISMO!



Leia mais

22 dez 2017

MINHA CARTA AO PAPAI NOEL


TRÉGUA NATALINA

Nos editoriais que antecedem o Natal, geralmente me dedico ao envio de mensagens que, tradicionalmente, pedem muita paz e alegria nas confraternizações entre famílias e amigos. É a chamada -trégua natalina-. Assim, além de agradecer mensagens dos leitores e anunciantes, o que mais desejo é que todos tenham muita fé e esperança, com os pés no chão e mentes muito preparadas. Feliz Natal, meus caros!


INIMIGO DO BRASIL

Aproveitando que estamos vivendo um momento especial, com esperanças renovadas de que 2018 seja, realmente, o ANO DA VIRADA, mais do que nunca, por ser ano de eleições,  precisamos estar prontos para votar em candidatos que reúnam duas qualidades -imprescindíveis-: total honestidade e boa capacidade de administração. Mais: que todos entendam, de uma vez por todas, que o maior inimigo do Brasil é o POPULISMO, que só nos levou ao atraso.


PAPAI NOEL

Entretanto, como manda a tradição, neste último editorial que antecede o Natal me deixo levar pela fantasia do Papai Noel para fazer o meu pedido. Aproveitando que o tema que mais mereceu a minha atenção ao longo de 2017 foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, que infelizmente não conseguiu aprovação por vontade de deputados mal informados e/ou injustos, aí vai o meu pedido:


IGUALDADE

Tomando por base a ideia (falsa) de que a PREVIDÊNCIA NÃO É DEFICITÁRIA, como entendeu, por unanimidade, os integrantes da CPI da Previdência, peço que os deputados e senadores se comprometam em fazer apenas JUSTIÇA SOCIAL no nosso empobrecido Brasil.

Para tanto basta que promovam a decantada IGUALDADE, que nunca existiu entre os aposentados da PRIMEIRA CLASSE (servidores públicos) e SEGUNDA CLASSE (INSS - iniciativa privada).


TODOS IGUAIS

Considerando a enorme dificuldade do governo para aprovar uma REFORMA já admitida  como pífia, pelas modificações que sofreu até agora, apelo aos deputados federais, através da figura do Bom Velhinho, que estendam a todos os aposentados as mesmas vantagens e privilégios concedidos aos servidores públicos.


FIM DAS DUAS CLASSES

Ora, para quem está plenamente convencido de que a Previdência é superavitária, como ficou patente no relatório da CPI, o pedido que faço é pra lá de JUSTO e CABÍVEL. Mais: acaba, com esta precisa tacada, com a DESIGUALDADE que a existência das DUAS CLASSES de brasileiros estabelece. Que tal?



Leia mais

21 dez 2017

LULA E SUAS CONVICÇÕES ABSURDAS


ENTREVISTA DE LULA

Enquanto lia a longa entrevista, no jornal Valor, concedida pelo ex-presidente Lula, que antes de tudo é detentor de duas enormes medalhas: uma, de bandido comprovado; outra, do mesmo tamanho, que lhe confere o título de maior mentiroso jamais visto no nosso planeta, separei as seguintes pérolas:


MAIS SABIDO!!!!

1- Não preciso ser candidato para fazer o que eu já fiz. Aí é bobagem. Eu não vou ser mais radical... Estão dizendo que vou ser mais radical... Eu não tenho cara de radical nem o radicalismo fica bem em mim. Eu tô mais sabido.

Fantástico. Espero que os eleitores, notadamente os mais ingênuos não voltem a acreditar no tipo.


SALÁRIO MÍNIMO

2- Lula diz que voltaria a aumentar salário mínimo, porque crê que mínimo não gera inflação.

Como se vê, além das imoralidades e crimes que cometeu, Lula acha que é mestre em economia. Entende que elevar o salário mínimo depende da existência de tinta na caneta. Pode? 


RESPONSABILIDADE FISCAL

3- Lula reafirmou compromisso com responsabilidade fiscal ao dizer que só se gasta o que tem. Mais: disse não ver problema em ajuste da Previdência, mas o problema foi terem colocado aposentadorias rurais no orçamento da Previdência e não da União.

Como se percebe, além de desconhecer a Economia, Lula mostra menos conhecimento ainda na área de Finanças. O ROMBO PREVIDENCIÁRIO, que envolve a privilegiada Primeira Classe, destinada apenas aos servidores públicos, não contempla ninguém do SETOR RURAL. 


ESTATAIS

4- Lula fez crítica aberta, sem qualquer surpresa, contra a venda de estatais. 

Como se vê, Lula sequer se interessou em ler o estudo divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, na 2ª feira, 18, informando, com letras garrafais, que as empresas estatais geraram mais custo ao Tesouro do que retorno financeiro. Segundo o estudo, que analisou os dados fiscais da relação do Tesouro com as estatais, essas empresas custaram R$ 122,31 bilhões ao governo nesses cinco anos, e geraram um retorno de R$ 89,35 bilhões no mesmo período.


FRENTE PARLAMENTAR DA DESESTATIZAÇÃO

Enquanto Lula espalha ignorância, em Porto Alegre, felizmente, um grupo de dez vereadores, liderados por Ricardo Gomes (Progressistas), prega, de forma absolutamente inteligente, sobre a necessidade de “desestatizar” a capital gaúcha para melhorar os serviços públicos. Por isso, foi criada neste mês a Frente Parlamentar da Desestatização na Câmara Municipal para avaliar e criar projetos de privatizações, concessões, parcerias e também contratualizações. (Veja)

Nas reuniões da frente, além da presença do poder executivo e legislativo, serão convidados a comunidade e empresários. “O mercado também quer estar presente, porque esses projetos precisam parar de pé economicamente para que se consiga desestatizar”, disse Gomes, que preside a frente, a VEJA.

Para o vereador, a frente atuará também na “desmistificação” do assunto. “É um tema marcado ideologicamente”, acredita. “A privatização virou um estigma no país mesmo que, onde tenha ocorrido, os serviços tenham melhorado”, defende o parlamentar. Segundo Gomes, o estigma é resultado do que chama de “extrema-esquerda” na “pequena Havana do Sul”, uma referência a partidos, sindicatos e à capital de Cuba.

“Confundimos serviço público com estatais. Não é porque são públicos que precisam ser prestados pelo estado. O que se pretende é mostrar outras formas mais eficientes e mais baratas que atendem melhor o interesse público”, argumenta o vereador.

Uma das prioridades do governo para privatização em Porto Alegre é a Carris, a empresa de transporte público, projeto defendido pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e que precisa da aprovação da maioria dos vereadores para ser concretizada. “A Carris é altamente deficitária, são 50 milhões de déficit por ano e subindo. No passado, o Tribunal de Contas criticou o aumento da participação da Carris no mercado porque quanto mais ela participa, mais aumenta a tarifa. Se quisermos que as passagens fiquem mais baratas, temos que tirar ela do mercado. É a prioridade para privatização, se tiver comprador, ou até liquidação”, sustenta Gomes.


PRONUNCIAMENTO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Aliás, não deixem de assistir este vídeo, que mostra com total clareza o péssimo comportamento NADA DEMOCRÁTICO  da turma ligada ao PT e ao Psol, nas galerias da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante o pronunciamento do notável vereador Felipe Camozzato, do partido NOVO: 
(https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=552594515092175&id=255630251455271). Um horror!



Leia mais

20 dez 2017

SACO DE MALDADES


O GRANDE INIMIGO

Nestes dois últimos dias o STF fez questão de escancarar aos povos do mundo todo que no nosso empobrecido país o Poder Judiciário é o inimigo número 1, 2, 3.... 1000, da maioria dos brasileiros de SEGUNDA CLASSE, conhecidos como IDIOTAS SEM AÇÃO, que pagam a conta dos privilégios da turma da seleta PRIMEIRA CLASSE.  Um verdadeiro horror!


VERGONHA AUTORITÁRIA

Depois de aumentar ainda mais o ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS, como referi no editorial de ontem,  para fechar o ano de forma dramática e cruel para quem paga a conta, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski simplesmente pintaram e bordaram na arte de esculhambar com o PAÍS DA IMPUNIDADE. Uma verdadeira vergonha autoritária.


VENEZUELA

Pois, enquanto os eleitores do Chile resolvem colocar na presidência um presidente liberal, e o Legislativo argentino aprova a Reforma da Previdência, o Brasil,  pelas mãos, pés e mentes da  maioria do Poder Legislativo Federal, segue fazendo uma força descomunal  para chegar ao estágio comunista que a Venezuela já atingiu. Pode?


VOLTA, CRISE

Pelas atitudes dos nossos deputados, que simplesmente se recusam a aprovar a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, e pelas recentes atitudes dos ministros do STF, tudo leva a crer que o Brasil precisa, urgentemente, de uma nova e continuada CRISE.  Maior do que a última, que arrasou com a economia do país.  Algo, enfim, do tipo que acabe de vez com a capacidade do país respirar.


TSE

Pois, como se não bastasse a custosa estupidez que os ministros do STF promoveram apenas nestes últimos dois dias, o Tribunal Superior Eleitoral tratou de aparecer para mostrar a sua estupidez: anunciou a proibição do uso de moedas virtuais, como o bitcoin, em arrecadação e gastos de campanha eleitoral nas eleições gerais do próximo ano no Brasil.


BITCOIN

 O Brasil, para variar, faz o que sabe e pode para elevar o preço do bitcoin, que por sinal já valorizou mais de 1.700%. Se muitos achavam a criptomoeda muito cara, com a proibição decidida pelo TSE a tendência, no Brasil é de alta.  Afinal, tudo que é proibido é mais cobiçado.


GOVERNO DO RS

Para fechar, no RS o governador José Ivo Sartori já deu a entender que perdeu a razão e o juízo. Sem saber mais o que fazer para pagar a folha dos servidores, única coisa que ocupa a mente do governador, agora a atenção está voltada para o impagável DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO. Como não há recursos, pediu ao Banrisul que financiasse a conta. Ou seja, isto nada mais é do que uma PEDALADA disfarçada.

Diante deste sério problema que o governo insiste em não querer solucionar, mas apenas empurrar com a barriga, o deputado Marcel Van Hattem foi a tribuna para defender a saída do PP do governo Sartori, mesmo que tal decisão custe seu mandato na Assembleia por ser suplente.

Marcel mencionou a pesquisa interna feita com as bases do PP, em que 92% dos filiados pedem candidatura própria, para lembrar que mais de 84% dos progressistas defendem as privatizações, que até agora não andaram no governo Sartori, forçando o funcionalismo a mais uma vez ter que recorrer a empréstimo bancário para receber o 13º salário.



Leia mais

19 dez 2017

JORNADA DO ATRASO


BORDOADA

Ontem, os otimistas incorrigíveis, que seguem acreditando com muita fé e esperança que depois de experimentar inúmeros modelos econômicos desastrosos o Brasil ganhou, enfim, maturidade suficiente para entender que a condição para entrar na rota do crescimento sustentado e de longo prazo é dar fim ao já crônico ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS , levaram mais uma grande bordoada.

 


VERDUGO

Desta vez, quem fez o papel de verdugo foi o péssimo ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que resolveu suspender os efeitos da MP 805, que congela reajustes dos servidores federais e aumenta a contribuição da previdência. Tal decisão, ainda que na forma liminar, aumenta o ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS em torno de R$ 6 BILHÕES. 


R$ 160 BILHÕES

Levando em conta que o Congresso Nacional aprovou, na semana passada, o Orçamento Geral da União com DÉFICIT previsto de R$ 159 BILHÕES, antes mesmo de começar o ano de 2018 o ROMBO já atinge R$ 160 BILHÕES. Pode?


NO ATRASO

Como se a decisão do petista Lewandowski  não bastasse para deixar indignados os brasileiros mais otimistas, outros dois ministros do STF, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, entraram em cena para deixar bem claro que  a vocação do Brasil é se manter no atraso. 


BONDADES NATALINAS

Após conceder prisão domiciliar para Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, o ministro Gilmar Mendes se juntou ao ministro Dias Toffoli para que ambos rejeitassem, de forma definitiva, a denúncia contra três deputados federais e um senador na Lava Jato.  Maravilha, não?


JORNADA DE DESGRAÇAS

Para completar a jornada de desgraças contra a maioria do povo brasileiro, que pertence à SEGUNDA CLASSE, outro golpe na REFORMA DA PREVIDÊNCIA foi desferido pela PGR. A procuradora Raquel Dodge resolveu entrar com um pedido de inconstitucionalidade contra a liberação de um crédito adicional de R$ 99 milhões para o governo investir em publicidade sobre a reforma.

Este é o nosso triste Brasil, gente! 



Leia mais