ENTREVISTA COM PAULO GUEDES
Assisti, ontem à noite, com muita atenção, o programa Central das Eleições, da GloboNews, que teve como sabatinado da vez o economista -liberal- Paulo Guedes, responsável direto pela construção do Plano de Governo do presidenciável Jair Bolsonaro, conhecido como PLANO FÊNIX. Para assistir clique no link (https://www.youtube.com/watch?v=cYsDcf7neI0).
PROTAGONISTA
Pois, a partir do momento em que foi apresentado pela condutora do programa, a jornalista Miriam Leitão, o liberal assumiu o papel de legítimo PROTAGONISTA. Em momento algum Guedes deixou que seus interlocutores o dominassem, como habitualmente acontece, tentando impor uma nova pergunta sem aguardar a resposta plena e completa da questão posta anteriormente. Isto, meus caros leitores, é coisa muito rara.
PLANO MELHOR DO QUE O PRESIDENCIÁVEL
Mas, o que Paulo Guedes fez questão de sublinhar bastante, ao longo da sabatina, é que nem tudo que ele, como ECONOMISTA-LIBERAL defende, tem a concordância e a aceitação do candidato Jair Bolsonaro. Isto nos leva a crer, a mim pelo menos, que o PLANO FÊNIX, que considero um ótimo programa de governo, é muitíssimo melhor do que o presidenciável.
CLÁUSULAS PÉTREAS
A rigor, é sempre bom lembrar que nenhum dos candidatos que aí estão receberá uma CARTA BRANCA autorizando que sejam colocados em prática tudo que escreveram nos seus PLANOS DE GOVERNO. Nem os melhores nem os piores. Mais: nem mesmo com alguma boa vontade do Legislativo e do Judiciário, cujos poderes são -nulos- para derrubar as CLÁUSULAS PÉTREAS colocadas na Constituição.
NAVE À DERIVA
De qualquer forma, mesmo que Paulo Guedes se mostre, claramente, como um PILOTO melhor, mais convincente e melhor preparado do que o candidato Jair Bolsonaro, notadamente nas questões econômicas, o fato é que o Brasil é uma NAVE À DERIVA. E exige que tenha uma boa tripulação para que consiga ser bem governada.
EM MODO - GOVERNÁVEL-
A conclusão que tirei, que não se traduz em novidade por tudo que já escrevi nos milhares de editoriais nesses quase 17 anos do Ponto Critico, é tudo aquilo que Guedes defendeu, de forma briosa, e pra lá de URGENTE PARA colocar o BRASIL em modo -governável-, como:
1- a REVOGAÇÃO da MATRIZ EDUCACIONAL, imposta através da Revolução Cultural defendida por Antonio Gramsci;
2- a VENDA DE TODAS AS ESTATAIS (federais, estaduais e municipais), para diminuir a imensa dívida pública; e,
3- a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, responsável maior pelo DÉFICIT DAS CONTAS PÚBLICA.
ÚLTIMOS LUGARES NO RANKING
Segundo revelam os levantamentos da OCDE -Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico-, os estudantes do nosso empobrecido Brasil, ano após ano, de forma lamentável, seguem ocupando os ÚLTIMOS LUGARES nos rankings de LEITURA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS, em uma lista de 65 países e territórios analisados.
ESTUDANTES DE ONTEM, ELEITORES DE HOJE
Ora, levando em conta que boa parte dos ELEITORES de hoje, os mesmo que vão eleger, pela primeira vez, o presidente e os governadores, são os ESTUDANTES de ontem, revolvi consultar, por exemplo, o relatório da OCDE de 2013 para saber qual a formação intelectual deste eleitor 2018.
INCAPACIDADE PARA LER
Pois, o referido relatório da OCDE de 2013, que não difere dos seguintes apresentados anualmente, informa que os estudantes brasileiros (eleitores atuais), na faixa de 15 anos, ocupavam o 55° lugar em leitura entre os 65 países analisados. Triste, não?
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DOS ELEITORES
Como a EDUCAÇÃO no nosso empobrecido Brasil tem como grande e intencional propósito facilitar a manipulação do povo, os candidatos POPULISTAS usam a propaganda eleitoral e as participações nos debates, para usar e abusar da deficiência intelectual dos eleitores.
ILUSIONISTAS E/OU PRESTIDIGITADORES
Como se sabe, quanto mais ingênuos forem os espectadores, mais ILUSIONISTAS e/ou PRESTIDIGITADORES- se dão bem. Isto explica o sucesso que obtém a maioria dos POPULISTAS, que sabem fazer bom uso de vários TRUQUES para ILUDIR as plateias.
GARANTIA DE SUCESSO
Ainda que para ser um ILUSIONISTA e/ou PRESTIDIGITADOR é preciso paciência e dedicação antes de se arriscar diante de uma plateia, no Brasil os POPULISTAS entram em cena a qualquer tempo. Graças a baixíssima ESCOLARIDADE dos nossos eleitores, os políticos POPULISTAS contam mentiras e colhem sucesso com muita rapidez.
SOCIEDADE PENSAR+
Em 2009, quando me ofereci para redigir a ata da reunião que resultou na criação da SOCIEDADE PENSAR+, tratei de dar destaque aos PROPÓSITOS que deveriam ser seguidos por todos aqueles que a partir de então viessem a se associar.
ESCLARECIMENTOS
A tarefa primordial, ou PROPÓSITO-MATER é a necessidade de PRODUZIR e/ou COMPARTILHAR ao máximo os necessários ESCLARECIMENTOS quanto à relação -CAUSA/EFEITO- sobre tudo aquilo que cada integrante entender como RELEVANTE para todos.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Pois, fiel aos PROPÓSITOS da SOCIEDADE PENSAR+, desde então venho esclarecendo, à exaustão, o quanto os brasileiros em geral atacam, de forma equivocada, as CONSEQUÊNCIAS como responsáveis pelos nossos problemas. Com isto as CAUSAS permanecem intactas e contribuem para mais problemas.
CRISE NÃO É CAUSA
Vejam, por exemplo, que não são poucos aqueles que apontam a CRISE como CAUSA dos infinitos problemas que resultaram na destruição da economia brasileira produzindo enorme quantidade de desempregados.
É CONSEQUÊNCIA
Ora, a bem da verdade é preciso esclarecer que CRISES nada têm de CAUSAS de eventuais problemas. São, isto sim, CONSEQUÊNCIAS das atitudes e decisões -equivocadas- tomadas por governantes -ingênuos, incompetentes e/ou ideologicamente comprometidos.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Vejam, por exemplo, a CRISE FISCAL que o Brasil enfrenta. A CAUSA desta CRISE está na pouca ou nenhuma disposição dos governantes quanto à eliminação do DÉFICIT das contas públicas. Bastaria aprovar a decantada Reforma da Previdência Social, e acabar de vez com as absurdas vantagens concedidas aos funcionários públicos.
PREOCUPAÇÃO
Cada vez que uma pesquisa de intenção de voto é divulgada, independente do Instituto que fez o levantamento momentâneo, a mídia e boa parte dos eleitores só mostram uma preocupação, qual seja a de apontar qual candidato está na frente e quais têm maiores chances de chegar ao segundo turno.
SENTIMENTO
Como se sabe, o sentimento que o resultado de uma pesquisa provoca, ainda que represente uma -fotografia momentânea- da corrida eleitoral, é: 1- de alegria para quem está na ponta; e, 2- o sentimento de tristeza e preocupação para aqueles que esperavam alguma evolução.
RESPOSTAS IGNORADAS
Enquanto estes sentimentos mexem com a cabeça dos presidenciáveis, seus assessores e grande parte dos eleitores que já se decidiram pelos seus candidatos, muita coisa importante que aparece nas respostas fornecidas pelos eleitores-pesquisados deixa de ser vista, analisada, entendida e estudada.
POUCA OU NENHUMA IMPORTÂNCIA
Pois, independente do lamentável fato de que 37,3% dos eleitores brasileiros se mostram dispostos a votar no condenado Lula, responsável direto pelo aumento desmedido da CORRUPÇÃO e pelo CAOS ECONÔMICO E FISCAL do nosso empobrecido Brasil, para presidente, segundo informa a pesquisa CNT/MDA, divulgada ontem, pouca gente deu pouca ou nenhuma importância ao que os eleitores mais querem do seu presidente.
PREFERÊNCIA
A maioria prefere um líder que seja:
1- CONTRA A LIBERAÇÃO DO PORTE DE ARMAS;
2- A FAVOR DA REDUÇÃO DE PRIVILÉGIOS DE SERVIDORES PÚBLICOS E POLÍTICOS;
3- A FAVOR DA REDUÇÃO DE IMPOSTOS;
4- CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DE ESTATAIS; e,
5- CONTRA A DISCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO.
PRIVATIZAÇÕES = REDUÇÃO DE PRIVILÉGIOS
Estas importantes revelações precisam ser melhor encaradas pelos presidenciáveis para que melhorem a sua argumentação das propostas que aparecem nos seus PLANOS DE GOVERNO. Vê-se por exemplo, que é preciso vender bem a ideia de que as PRIVATIZAÇÕES SÓ FAZEM BEM AO POVO. Mais: está ligada, diretamente, ao que consta no item 2 de preferências acima, onde os eleitores se dizem a FAVOR DA REDUÇÃO DE PRIVILÉGIOS E SERVIDORES PÚBLICOS E POLÍTICOS. Que tal?
ELEITORES DIVIDIDOS
As últimas pesquisas de intenção de voto dão conta de que faltando menos de 50 dias para as Eleições, os brasileiros estão praticamente divididos: uma metade mostra preferência por candidatos REFORMISTAS; a outra, atestado preocupante deficiência cerebral, se mantem firme na preferência por POPULISTAS.
PONTO DA VIRADA
Ora, partindo do princípio da admissão generalizada, de que depois das inúmeras provas de absoluto DESGOVERNO somado à inúmeros e revoltantes casos de CORRUPÇÃO, tudo levava a crer que a grande maioria dos brasileiros via neste pleito de 2018 como o PONTO DA VIRADA.
VIRADA DOS REFORMISTAS
Entretanto, a considerar o que mostram, muito claramente, todas as pesquisas de intenção de voto, metade dos brasileiros tidos como REFORMISTAS entende, corretamente, que a tal VIRADA só é possível se a guinada for de 180 graus.
VIRADA DOS POPULISTAS
Já a outra metade, representada pelos fanáticos adoradores dos candidatos POPULISTAS, exige uma VIRADA -NULA-, de 360 graus. Melhor dizendo, 50% dos eleitores não quer mudança alguma. O país que querem para o futuro é um Brasil focado no abismo.
TRISTE ILUSÃO
Como se vê, aquilo que parecia impossível de acreditar, depois das descobertas de inúmeros casos de SAFADEZAS e DESPERDÍCIOS DE DINHEIRO PÚBLICO, não passou de uma triste ilusão: a verdade é que metade da população brasileira está pronta e disposta para recolocar os responsáveis diretos pelo CAOS para governar o país e os estados. Pode?
CALENDAS GREGAS
É verdade que ainda faltam 46 dias para as Eleições 2018, tempo capaz de produzir mudanças nas consciências de muitos eleitores. Entretanto, o fato de que o condenado Lula continua sendo o grande preferido para ocupar a presidência do Brasil, faz com que as esperanças de que tal de VIRADA DE 180 GRAUS vá para as CALENDAS GREGAS.
PLANOS DE GOVERNO
Depois de apresentar uma análise sucinta dos bons PLANOS DE GOVERNO defendidos pelos presidenciáveis REFORMISTAS - Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin, me comprometi em dar seguimento, analisando os PLANOS dos demais REFORMISTAS, como é o caso dos candidatos Álvaro Dias, João Amoedo e Henrique Meirelles.
PESQUISA XP/IPESPE
Entretanto, considerando o que está exposto na pesquisa feita pela XP/IPESPE, divulgada na manhã de hoje, onde consta que 44% acham que Lula deveria concorrer à presidência, achei melhor adiar para a próxima semana a continuidade das análises dos PLANOS. Até porque, pelo que revela a pesquisa, mais de 30% dos eleitores preferem a manutenção e/ou aumento da TRAGÉDIA que está deixando o Brasil cada dia mais inviável.
HADDAD
Diz a pesquisa, que quando Fernando Haddad é apresentado como “apoiado por Lula”, ele chega a 15% das intenções de voto e assume a vice-liderança. Neste cenário, Marina e Alckmin estão empatados com 9% e Ciro Gomes soma 7% da preferência do eleitor. Nas duas abordagens com o nome de Haddad “ninguém/branco/nulo” representam 24% das opiniões dos entrevistados.
MAIS LULA, MAIS POPULISMO
A conclusão, neste momento, é que grande número de eleitores NÃO QUEREM um BRASIL MELHOR PARA TODOS. Ao contrário, pelo que dizem os números, a maioria dos eleitores querem mais LULA e/ou mais POPULISMO. Ou seja, a maioria dos brasileiros deixa claro que prefere viver num país que tem o mesmo viés da VENEZUELA ou NICARÁGUA. Pode?
NOVA IORQUE
Mudando de assunto, sempre que posso, e a grana permite, me proponho a passar alguns dias em Nova Iorque, com o propósito de curtir algumas das tantas delícias que a empolgante Big Apple oferece aos seus moradores e, principalmente, visitantes. Uma delas é a real possibilidade de exercitar -CIDADANIA e LIBERDADE-, valores que, infelizmente, estão ficando cada dia mais escassos e/ou inexistentes no nosso empobrecido Brasil.
FLORENSE NYC
Desta vez uma das delícias que curti na Big Apple foi a visita que resolvi fazer, a convite dos excelentes empreendedores, Gelson Castellan e Mateus Corradi, ao novo Show Room da FLORENSE NEW YORK, comandada pela VP of Business and Project Development, Naiane Farrel.
Ocupando boa parte do A&D building, situado na East 58th, número 150, em frente à Bloomberg, o ShowRoom da Florense NYC dá um verdadeiro show de design e qualidade em ambientes muito bem montados. Eis aí algumas fotos que tirei no amplo local do A&D Building (https://drive.google.com/open?id=1acYfmaavJC182PWr-YK6e-U2VxLMKrFc).