CULTURA LIBERAL
Desde que me descobri como LIBERAL, sentimento que foi despertado durante o meu período estudantil, me tornei um intransigente DEFENSOR e/ou PREGADOR DA LIBERDADE INDIVIDUAL. Mais: percebi que a cultura LIBERAL só poderia vingar no nosso empobrecido Brasil a partir de duas premissas:
1- com um significativo aumento no número de LIBERAIS; e,
2- promovendo constantes ESCLARECIMENTOS sobre os fundamentos do LIBERALISMO: DIREITO À VIDA, À LIBERDADE, À PROPRIEDADE E À BUSCA DA FELICIDADE.
CULTURA POPULISTA
Pois, ao longo do tempo, por mais que tenha me esforçado, e seguindo na mesma toada, estou convencido de que o número de LIBERAIS ainda é ínfimo e, por conseguinte, os ESCLARECIMENTOS não foram suficientes para mudar, minimamente, a cultura POPULISTA, que se instalou com a chegada dos portugueses que aqui chegaram a partir do ano de 1500, repleta de PRIVILÉGIOS para poucos e IMPUNIDADE para outros tantos.
LIÇÕES DE IMBECILIDADE
O curioso é que as LIÇÕES DE IMBECILIDADE que foram sendo ministradas não só nas escolas públicas do país, mas principalmente estas, deram um espetacular resultado: até hoje o LIBERALISMO segue sendo ensinado como algo extremamente danoso para a sociedade. Mais: uma séria ameaça aos defensores do COLETIVISMO, cujos adeptos (maioria do povo) pregam, incessantemente, que o COLETIVO, o bem estar geral, o crescimento da nação, a proteção da sociedade, a revolução das classes oprimidas, a ascensão social, etc., são mais importantes e falam mais alto que as necessidades individuais de cada pessoa que compõe estes coletivos.
NÚMERO DE LIBERAIS SEGUE BAIXO
Ora, como não cresce de forma suficiente o número de LIBERAIS, e muita gente que se diz LIBERAL desembarca imediatamente da doutrina quando vê que está prestes a perder certos PRIVILÉGIOS, o fato de produzir ESCLARECIMENTOS não basta para fazer valer todos os FUNDAMENTOS que definem o LIBERALISMO. Ou seja, todos concordam até que....
ATAQUE INTENSO CONTRA OS LIBERAIS
Agora, com a tal da -debandada- dos secretários -LIBERAIS- da LIBERAL equipe econômica do governo, chefiada pelo liberal ministro Paulo Guedes, o que mais se viu foi um ataque intensivo da mídia contra os LIBERAIS, dizendo a todo momento que os LIBERAIS são bons para propor medidas LIBERALIZANTES, mas são incapazes de colocá-las em prática. Na realidade, estas pedras deveriam ser desferidas às CORPORAÇÕES - que não querem que elas aconteçam. De novo: CORPORAÇÕES tanto do SETOR PÚBLICO quanto do viciado SETOR PRIVADO.
FÓRUM DA LIBERDADE
Volto a repetir: enquanto o número de LIBERAIS não mostrar um efetivo crescimento, e depois disso os adeptos se recusarem a entrar na política, com o firme propósito de defender os FUNDAMENTOS DO LIBERALISMO, de nada adianta o esforço. Vejam , por exemplo, o que acontece em Porto Alegre, sede do renomado FÓRUM DA LIBERDADE, evento organizado e apresentado pelo Instituto de Estudos Empresariais, uma instituição formadora de LIBERAIS: nenhum LIBERAL se apresentou para concorrer como candidato para PREFEITO DA CAPITAL DO RS. Pode? Vejo muita gente boa de bico para criticar, mas na hora do baile não se apresentam para dançar.
ESPAÇO PENSAR +
No Espaço Pensar + de hoje : INSTITUTO de FORMAÇÃO de LÍDERES - por Roberto Rachewsky - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar