Artigos

20 dez 2019

OTIMISMO COM CAUSA!


RESPIRAÇÃO SEM APARELHOS

Quem se dispõe a fazer uma análise correta e bem pesada daquilo que o governo Bolsonaro pretendia entregar, ao longo deste primeiro ano de mandato, dificilmente deixará de reconhecer que o Brasil fecha 2019 mostrando que está em processo de recuperação. O resultado do teste de respiração já indica a partir de 2020 o uso de aparelhos, aos quais estava confinado desde o início do século, deve ficar para trás.


SALDO POSITIVO

Mesmo que muito daquilo que o governo (Executivo) planejou para 2019 não obteve a mesma compreensão por parte da maioria dos deputados e senadores (Legislativo); e outras acabaram sepultadas na cova do Judiciário, o ano vai terminando com saldo positivo e cheio de boas perspectivas para 2020.


NÃO CONFUNDIR COM MENSAGEM NATALINA

Atenção: as boas expectativas que ANTEVEJO para 2020 não devem ser confundidas com as costumeiras mensagens que são trocadas nesta época, no mundo, onde os votos de FELIZ  NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, de forma automática, aparecem em todas elas independente dos reais sentimentos de cada remetente.


AGENDA DE CONCESSÕES

O que realmente me leva a ACREDITAR, e não ficar apenas no DESEJO, que 2020 garante que será ótimo para a economia do nosso país é a AGENDA. Vejam, por exemplo, que na área de infraestrutura, comandada pelo excelente ministro Tarcísio Freitas, já estão agendadas as realizações de 44 leilões de -CONCESSÃO-, de estradas, portos e aeroportos. 


AGENDA DE PRIVATIZAÇÕES

Além disso, como revelou o secretário  especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, na entrevista concedida ao jornal Valor, o processo de PRIVATIZAÇÕES ganhará velocidade em 2020.  -Hoje a União tem participação em 627 empresas. Em 2019, conseguiu sair de 67. No ano que vem, o governo quer deixar de estar em mais de 120 empresas. Mas o número pode saltar para mais de 300 se sair a venda da Eletrobrás e suas cerca de 210 subsidiárias, caso o Congresso autorize a privatização no primeiro quadrimestre do ano. 


FAST TRACK

Mattar, ao longo da entrevista, admite que o processo neste ano foi lento, reflexo da curva de aprendizado da atual equipe econômica e das amarras que o Estado impõe para dificultar a desestatização. Por isso, promete apresentar ao Congresso em fevereiro projeto que cria o chamado “fast track” (via rápida) das privatizações. Na lista de metas a cumprir em 2020 está se desfazer de participação direta minoritária da União em 57 empresas.


OTIMISTA COM CAUSA

Esta é a diferença entre o OTIMISMO SEM CAUSA e o OTIMISMO COM AGENDA. Somando estas duas AGENDAS - CONCESSÕES e PRIVATIZAÇÕES - com a REFORMA TRIBUTÁRIA, a LEI DO SANEAMENTO (já aprovada na Câmara), a REFORMA ADMINISTRATIVA, etc., que também estão AGENDADAS, tudo leva a crer que 2020 será um ANO MUITO PRÓSPERO.



Leia mais

19 dez 2019

O BRASIL ESTÁ SAINDO DO ESTADO DE COMA


VELHA DIREÇÃO

Com tantos e enormes problemas que o Brasil empilhou ao longo do tempo, especialmente durante os governos Lula /Dilma Petistas/Comunistas, todos exigindo máxima concentração na árdua tarefa que tem por objetivo tirar a economia brasileira do estado de coma, o mínimo que se pode fazer é perder o precioso tempo para ficar palpitando sobre o que está acontecendo na nossa vizinha Argentina, que optou pela VELHA E EQUIVOCADA DIREÇÃO.


MATRIZ ECONÔMICA

Entretanto é sempre importante registrar que o novo governo eleito pelos hermanos argentinos, depois de todos os exemplos colhidos em vários países da América do Sul e Central, resolveu adotar a velha e maldita MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA. A mesma que o PT colocou em prática no governo Dilma, sob orientação da Organização Comunista - Foro de São Paulo-, resultado pra lá de conhecido. 


ACELERADOR

O curioso, mesmo que nada tenha de surpreendente, é que a mídia brasileira em geral, para deixar bem claro a sua paixão pelo comunismo, traduziu a notícia do pacote econômico baixado pelo presidente argentino, Alberto Fernández, como um propósito de -COMBATER A CRISE ECONÔMICA-.

Ora, como o Brasil já viveu estas criminosas experiências, as medidas anunciadas lá nada mais são do que um FORTE ACELERADOR para colocar o quanto antes a ARGENTINA no mesmo patamar da falida VENEZUELA.


SUPERQUARTA GAÚCHA

Bem, deixando de lado o país vizinho e voltando, impacientemente, para os graves e múltiplos problemas que precisam ser atacados no Brasil, ontem, 18/12, foi uma -SUPERQUARTA GAÚCHA-: no âmbito estadual, a Assembleia Legislativa aprovou uma parte importante do PACOTE DE AJUSTE FISCAL do Estado; da mesma forma, no âmbito da capital, a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre aprovou a Lei de  LIBERDADE ECONÔMICA.


REFORMA TRIBUTÁRIA

Já no ambiente nacional, em decisão tomada pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, após reunião com Paulo Guedes, anunciaram para hoje, 19, a criação de uma COMISSÃO ESPECIAL com o propósito de definir, enfim, o TEXTO IDEAL da REFORMA TRIBUTÁRIA. 


RISCO BRASIL

Para coroar a SUPERQUARTA, o RISCO BRASIL assim definido pela cotação do CDS 5 YEARS- Credit Default Swap de 5 anos- fechou em 96,4 pontos-base. A propósito, eis aí as cotações do CDS de alguns países: 

Itália -  124,5 pb

Turquia - 282.46

Argentina -  4.684.08 pb

Polônia - 58,7 pb

Egito - 293.76



Leia mais

18 dez 2019

FALTA DE SENSIBILIDADE


RECESSO PARLAMENTAR

O artigo 57, da lamentável Constituição Federal, que nada tem de CIDADÃ, prevê dois períodos de RECESSO PARLAMENTAR : de 23 de DEZEMBRO a 1º de FEVEREIRO e de 18 a 31 de JULHO-; . Isto sem contar os períodos de carnaval, páscoa, festas juninas, etc.


FÉRIAS DE 55 DIAS

Ou seja, neste ano de 2019, as férias -oficiais- dos sempre cansados deputados e senadores, sem contar, portanto, com a folgas acima mencionadas, totalizarão 55 dias (31 dias de janeiro; 1 dia de fevereiro; 14 dias de julho; 9 dias de dezembro). Mais: mesmo sem trabalhar, nenhum parlamentar deixou de receber, em dia, os seus polpudos e magníficos salários. Que tal?


TRAMITAÇÃO INTERROMPIDA

Considerando que o Brasil tem pressa, e o Poder Executivo se mostra totalmente empenhado em promover REFORMAS com o propósito de colocar o nosso país na boa rota que leva ao  crescimento e desenvolvimento, é de se lamentar, profundamente, que o Poder Legislativo interrompa (até o dia 2 de fevereiro de 2020,  a tramitação de importantes projetos que só têm condições de vigorar após aprovação nas duas Casas.   


REFORMAS IMPRESCINDÍVEIS

Vejam, por exemplo, o que acontece com as REFORMAS -TRIBUTÁRIA e ADMINISTRATIVA:  ambas, sabidamente como absolutamente imprescindíveis, foram empurradas para 2020. Mais; sem data para votação, pois as tramitações, além de lentas, servem para promover mutilações de todos os tipos. 


SANEAMENTO BÁSICO

Se o importante projeto de lei do SANEAMENTO BÁSICO (PL 4162/19) resultou aprovado no dia 12, na Câmara, o fato é que o longo calvário só vai acabar depois que o Senado fizer a sua parte. Com o RECESSO, este e outros tantos projetos só serão analisados a partir de  2 de fevereiro de 2020. Que tal?


SENSIBILIDADE PARLAMENTAR

Atenção: SANEAMENTO BÁSICO é SAÚDE PÚBLICA NA VEIA. Entretanto, nem isso consegue mexer, minimamente, com a SENSIBILIDADE DOS PARLAMENTARES. 



Leia mais

17 dez 2019

RS: UM ESTADO NO NECROTÉRIO


CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS

Ao longo de décadas, notadamente no período em que o PT governou o Brasil e, particularmente, o Rio Grande do Sul e sua capital Porto Alegre, as medidas POPULISTAS, do tipo que produzem forte ilusão nas mentes dos menos instruídos, resultaram em consequências amplamente desastrosas para a economia brasileira como um todo. 


SANGUE FUTURO

Pois, mesmo diante de forte agravamento da desgraça, que praticamente colocou as contas públicas no leito da morte, motivado pelo excessivo peso das DESPESAS SALARIAIS das mais diversas categorias de funcionários públicos, tanto ativos quanto (principalmente) inativos, as corporações nunca se sensibilizaram. Ao contrário: invadiram o necrotério para sugar o sangue -futuro-, provocando déficits fantásticos a ser extraído das novas gerações de pagadores de impostos. 


DIFERENTES

Se a União (governo federal) conseguiu aprovar uma tímida REFORMA DA PREVIDÊNCIA que abrange os servidores federais, sem perda dos DIREITOS ADQUIRIDOS, boa parte dos deputados gaúchos entende que os funcionários públicos do RS  são seres diferentes do resto do mundo. Pronto. A partir desta convicção, o Tesouro do Estado que trate de arrumar dinheiro para financiar o caos. Pode?


ALAVANCADOR DE INVESTIMENTOS EM SC E PR

É inegável o esforço do governador Eduardo Leite, do RS na tentativa de convencer os deputados gaúchos. O melhor deles está nos argumentos que usa, numericamente, para demonstrar que sem uma boa e correta REFORMA o Estado do RS acabará sendo muito festejado nos vizinhos estados de SC e PR (para ficar apenas na Região Sul), como um efetivo exportador e/ou alavancador de investimentos e, consequentemente, de crescimento econômico. 


PROFESSORES DO MAL

Se todas as corporações gaúchas demonstram, cotidianamente, enorme e visível má vontade com reformas no setor público, nenhuma das existentes consegue superar o infernal e inconsequente CPERS - Sindicato dos professores do ensino público do RS.

Aí, desde sempre, a mediocridade é abissal. Vejam, para desespero geral, que é o sindicato que reúne aqueles que deveriam promover o ensino para o BEM, mas o fazem, com grande apreço e determinação, para o MAL.



Leia mais

16 dez 2019

VAMOS FAZER DE 2020 UM VERDADEIRO -ANO PRÓSPERO-?


UM ANO VERDADEIRAMENTE PRÓSPERO

Nestes últimos dias que restam deste 2019, onde a maioria deles, por tradição, é reservado para festas de confraternização com amigos e familiares, proponho que os leitores, assim como seus costumeiros seguidores, façam planos para fazer de 2020 um ano VERDADEIRAMENTE PRÓSPERO. Bem de acordo, aliás, com as  mensagens que aparecem em todos os cartões que são trocados nestas épocas.


REFORMA TRIBUTÁRIA

Se estiverem de acordo, aí vai uma dica: coloquem na agenda, com entusiasmo redobrado, o firme desejo de participar, de peito aberto e com muito foco (chega de ficar apenas na torcida) de movimentos que tenham como propósito fazer da REFORMA TRIBUTÁRIA uma BOA, EFETIVA E CORRETA REFORMA. 


PREVIDÊNCIA

Digo -ESFORÇO REDOBRADO- por uma importante razão: o esforço dispendido em 2019 para ajudar na aprovação da REFORMA DA PREVIDÊNCIA, o que resultou depois de tantas e preocupantes mutilações é que dentro de alguns anos este tema, inevitavelmente, voltará à pauta de discussões. Ou seja, as mudanças que foram feitas foram insuficientes, ainda que precisem ser festejadas.


PROPÓSITO

De novo: se a REFORMA DA PREVIDÊNCIA teve como grande propósito aliviar o até então crônico (e sempre crescente) DÉFICIT DO SETOR PÚBLICO (CONTAS PÚBLICAS), a REFORMA TRIBUTÁRIA, por sua vez, deve ser encarada com algo que realmente possa dar VIDA AO SETOR PRIVADO. Uma VIDA REALMENTE SAUDÁVEL, desprovida desta mortal burocracia.


PREGAÇÃO

A título de encorajamento, aí vai a apresentação do estudo que o pensador e economista Paulo Rabello de Castro fez, semana passada,  aos Secretários de Fazenda dos Estados (CONFAZ). Eis o Link:  (https://drive.google.com/open?id=1wMuwYPGriZB9JhwJSYHMV9WvTd6ilM41).

Depois de analisar o conteúdo, se estiverem de acordo, o melhor que podemos fazer é ajudar na divulgação e/ou compartilhamento. Mais: façam chegar às mãos e mentes dos governadores e secretários de fazenda de seus estados o conteúdo do claro estudo.

Atenção: precisamos nos unir como nunca nesta pregação. Não basta uma REFORMA TRIBUTÁRIA. É preciso uma BOA REFORMA TRIBUTÁRIA.


Sem Título


Sem Título



Leia mais

13 dez 2019

PERSONALIDADES DE 2019


WINSTON LING - PENSADOR 2019

Ontem, no tradicional -Jantar de Final de Ano- da Sociedade PENSAR+ foi divulgado o nome do ganhador do troféu -PENSADOR 2019-. Nesta edição, através de votação feita pelos integrantes da academia, resultou como vencedor da importante premiação o pensador WINSTON LING.


MARCEL VAN HATTEM E PAULO UEBEL

Com a mesma ênfase a alegria que cumprimento o Winston Ling, também estendo os meus efusivos cumprimentos aos destacados pensadores -MARCEL VAN HATTEM e PAULO UEBEL-, que ocuparam o pódio em segundo e terceiro lugar na votação para -PENSADOR DO ANO-.

 


PAÍS DO FUTURO

Pois, já que estamos chegando ao final de 2019, ano que certamente ficará marcado na história como aquele que o Brasil deu início a sempre adiada caminhada para ser o tão sonhado PAÍS DO FUTURO-, preparei a minha lista daqueles que mais se DESTACARAM como protagonistas desta importante, longa e árdua jornada.  


PERSONALIDADE DE 2019 GOVERNO FEDERAL

No âmbito FEDERAL, três nomes alcançaram uma altíssima pontuação, dificultando sobremaneira a minha escolha para -PERSONALIDADE DO ANO-: os ministros -PAULO GUEDES, da Economia-; SÉRGIO MORO, da Justiça; e TARCÍSIO FREITAS, da Infraestrutura.

Pois, depois de muito pensar, e pesar, sem prejuízo dos demais resolvi bater o martelo: o destaque - PERSONALIDADE DE 2019- vai para o ministro TARCÍSIO FREITAS.


PERSONALIDADE PRIVADA

Pelo grande interesse que demonstra, com muito foco e muito conhecimento, no que diz respeito à REFORMA TRIBUTÁRIA, aí ficou muito fácil. O destaque vai para o economista e pensador PAULO RABELLO DE CASTRO. Desde sempre, Rabello de Castro se posiciona fora da torcida, mas na linha de frente como agente pronto para ajudar na realização de uma BOA REFORMA.


DESTAQUE NEGATIVO

Se o Brasil, sob a liderança de Jair Bolsonaro, mostrou ao longo do ano uma clara e evidente vontade de experimentar o CAPITALISMO, sistema que, inequivocamente, vai proporcionar o crescimento da nossa economia, muito daquilo que já poderia estar sendo desfrutado sofre atrasos provocados por PERSONALIDADES NEGATIVAS:

1- parlamentares socialistas, que dificultam a boa trajetória exercitando uma notável  má vontade;

2- o nefasto grupo de seis maus ministros do STF que, de forma odiosa, se declaram, dia após dia, totalmente contrários a todos os brasileiros honrados.  



Leia mais