Artigos

30 abr 2021

DEMOCRACIA É OUTRA COISA. COISA BEM DIFERENTE!


DEMOCRACIA LITERAL

DEMOCRACIA, como consta em todos os dicionários, sem exceção, quer dizer -PODER POPULAR-. Ora, sendo assim, e é esta a questão, antes de tudo as DEMOCRACIAS devem ser AQUILO que a palavra diz: SISTEMAS E REGIMES POLÍTICOS nos quais o POVO É QUEM COMANDA. Pois, no nosso empobrecido Brasil, a DEMOCRACIA não passa de um ENGODO, embora seja vendida publicamente como algo existente e praticado à risca. 


VERDADEIROS GOLPISTAS

A rigor, quem escancarou, e demonstrou por A+B e até Z, que aqui a DEMOCRACIA É FAKE, ou algo INEXISTENTE, foram os ministros da Suprema Corte. Foram eles que, que a partir do momento em que o POVO BRASILEIRO elegeu o atual governo, dentro do princípio DEMOCRÁTICO, pelo VOTO, decidiram que a tarefa de GOVERNAR O PAÍS não cabe ao Presidente da República, que foi ELEITO PELO POVO. Agindo como VERDADEIROS GOLPISTAS, a maioria dos ministros, além de não terem sido eleitos -DEMOCRATICAMENTE-, pelo POVO, simplesmente resolveram interpretar a Constituição Brasileira de acordo com claros INTERESSES IDEOLÓGICOS SOCIALISTAS.


NÃO ESTOU SOZINHO

A propósito deste tema, vejo que não são poucos aqueles que falam e escrevem na mesma linha do meu entendimento sobre esta terrível realidade que o nosso país vive, onde os cidadãos brasileiros estão pasmos, atônitos e com enorme dificuldade para acreditar o que está acontecendo. Cito dois: o pensador Percival Puggina e o jornalista J.R. Guzzo, por exemplo.

Eis, primeiramente, o texto do Puggina, com o título -COLONIZADOS, EM PLENO SÉCULO XXI!-
 

Ah, essas duras realidades sociais, políticas e econômicas! É dureza ser uma sociedade esmurrada pelos fatos como acontece no Brasil. Estevão Pinheiro, com seu humor ácido, construiu uma frase aplicável à nossa situação: “Depois de as coisas irem de mal a pior, começa o ciclo de novo”. Ponderemos objetivamente a situação.
Pergunto: nosso panorama social é desolador porque as pessoas não querem viver em melhores condições, ganhar mais, trabalhar mais, cuidarem melhor de si mesmas, dependerem menos do Estado? Socorre-nos, aqui, o humor do argentino Quino e sua personagem Susanita, nas tirinhas da Mafalda, quando diz algo mais ou menos assim: “Não sei o que passa na cabeça dos pobres. Como se não bastasse ganharem pouco, ainda consomem artigos de má qualidade”.
Susanita está errada, claro. Os pobres se dariam melhor na vida se a economia tivesse um crescimento mais acelerado, com maior geração de postos de trabalho. Segundo Ronald Reagan, esse é o melhor programa social do mundo.

Então, pergunto: a economia anda lentamente porque falta gente para trabalhar, por que falta aos empresários vontade de ganhar dinheiro, porque o mercado não quer comprar o que produzimos? Claro que não. A economia vai mal por causa da política, com sua sequela de males: instabilidade, décadas de gasto público constantemente superior às receitas inconstantes (imprudente criação de despesas permanentes). Vai mal porque a Constituição de 1988 pretendeu criar num país pobre, por força de lei, um Estado de bem estar social. Vai mal por causa do gigantismo do aparelho estatal. Vai mal por falta de sintonia entre os objetivos que mobilizam os poderes de Estado e os de seu soberano – o povo brasileiro,
O fato que me traz a este artigo é a súbita percepção de que o aparelho estatal como um todo, os poderes e a administração pública nos três níveis da Federação colonizaram o povo brasileiro. Subsistem do extrativismo que exercem sobre os recursos que a sociedade produz. Esse monstro tem vida própria e subordina a sociedade ao seu querer graças a um escancarado complô entre o Congresso Nacional eleito em 2018 e essa sequela do petismo em que se transformou o outrora digno e respeitável Supremo Tribunal Federal.
Então, na minha perspectiva, se a causa de nossos problemas tem nome e endereço conhecidos, é para ali que devem convergir as ações corretivas. Não faltam obstáculos a essa tarefa. Os grandes mecanismos influenciadores das opiniões e das condutas sociais são os que atuam no plano da cultura, dos meios de comunicação, da Igreja e das escolas em todos os níveis de ensino. E esses, como se sabe, estão aparelhados pelos “progressistas” inimigos do progresso, agentes de nosso atraso. Todos eles, cada um a seu modo, nos colonizaram.
De nada valerá qualquer ação que chegue ao endereço errado. Preservar o modelo institucional, a regra do jogo político, significa manter o colonialismo do Estado sobre os cidadãos e seus bens e... aguardar um novo ciclo para ir de mal a pior.


SUPREMO GOVERNA O PAÍS

Eis a seguir, o texto do J.R. Guzzo, publicado na Gazeta do Povo, -SUPREMO GOVERNA O BRASIL SEM TER GANHADO AS ELEIÇÕES


É possível governar um país sem ganhar eleições e, ao mesmo tempo, sem dar um golpe de Estado formal, daqueles com tanque na rua, toque de recolher e uma junta militar com três generais de óculos escuros e o peito cheio de medalhas? Se este país for o Brasil, a resposta é: sim, perfeitamente. Basta você ir ao Supremo Tribunal Federal e pedir para os ministros mandarem fazer aquilo que você quer — desde, é claro, que você e os ministros pensem do mesmo jeito.

Vive acontecendo no Brasil de hoje, e acaba de acontecer de novo. Desta vez, o STF atendeu a mais um gentil pedido e decidiu que o governo federal tem, sim, de fazer o Censo populacional do IBGE previsto para o ano passado, e que foi cancelado neste ano por falta de dinheiro e por causa da Covid — afinal de contas, recenseadores e recenseados não podem se aglomerar em entrevistas “presenciais”, não é mesmo? O STF, nas decisões que vem tomando há mais de ano, já deixou bem claro que detesta aglomerações de qualquer tipo.

Tudo bem: mas que diabo o STF teria de se meter numa decisão que pertence unicamente ao Poder Executivo? Mais que isso, o adiamento do Censo de 2020 — que deveria ser feito agora em 2021, mas foi suspenso até segunda ordem — é fruto direto de uma decisão do Congresso Nacional, que resolveu cortar a verba destinada a esse propósito. Segundo os parlamentares, o Censo não era prioritário, nem urgente e nem aconselhável no meio de uma epidemia.

Mas tudo isso são detalhes sem nenhuma importância. O STF mandou fazer, não mandou? Então: os outros poderes que se arranjem e cumpram a ordem que receberam. É mais uma das maravilhas do Brasil de nossos dias: um poder que não apenas manda nos outros, mas não precisa se preocupar (exatamente ao contrário do que determina a lei) em prover os meios para executar as ordens que dá. O governo não tem dinheiro para pagar o Censo? O Congresso cortou a verba, e decidiu gastar em outra coisa? Problema do governo e do Congresso.

Quem governa o Brasil, todos os dias, é o STF. Não precisa, nem por um minuto, ter o trabalho de pensar em nada. Só manda.
 



Leia mais

29 abr 2021

ESTUPIDEZ ACIMA DA META


CUMPRIMENTO DAS METAS

Iniciei a minha vida profissional como vendedor da Olivetti. Lembro bem que foi no período de treinamento que aprendi a planejar e colocar em prática as ações que julgava como oportunas e corretas para que, ao final de cada mês, as METAS DE VENDAS de máquinas, tanto de escrever quanto de calcular, estabelecidas pela empresa, fossem plenamente atingidas. Mais: entendi que as VENDAS realizadas nada mais são do que EFEITOS, ou CONSEQUÊNCIAS, dos esforços previstos nos planos de visitação e argumentação anteriormente definidos. 


SUPEROU A META

Pois, fazendo um paralelo com o que acontece no ambiente mau cheiroso do STF vejo, com grande nitidez, que o ministro Marco Aurélio Mello, que está às vésperas de se aposentar, está fazendo de tudo para mostrar ao Brasil todo que, neste mês de abril que está findando, garantiu, com sobra, o primeiro lugar na pontuação que define qual ministro não apenas cumpriu, mas -SUPEROU- A META DE DECISÕES ABSURDAS. Sem precisar mexer um músculo sequer, Marco Aurélio, ao DETERMINAR A REALIZAÇÃO DO CENSO DE 2021, será coroado como MINISTRO DO MÊS. 


NOTÓRIA INCAPACIDADE

Vejam que o mau ministro simplesmente ignorou o Orçamento da União de 2021. Entendeu, no alto da sua NOTÓRIA INCAPACIDADE DE ENTENDER A LÓGICA DA MATEMÁTICA, que pouco importa se há ou não recursos disponíveis para a realização do CENSO. Sem apontar a FONTE dos R$ 2 BILHÕES considerados necessários para tanto, não se preocupou em tirar este valor das EMENDAS PARLAMENTARES, cujo montante expressivo exigido pelos congressistas fez com que as DESPESAS DISCRICÍONÁRIAS se tornassem como DESEPSAS OBRIGATÓRIAS. 


CONSÓRCIO DE VEÍCULOS DA IMPRENSA ABUTRE

Dentro deste clima nojento e irresponsável, a MÍDIA ABUTRE, que reúne o Consórcio de Veículos de Imprensa (CVI), uma parceria estabelecida entre os conglomerados midiáticos brasileiros -GRUPO FOLHA, GRUPO GLOBO E GRUPO ESTADO com o propósito de CRITICAR tudo o que é feito ou pensado pelo governo, não mostra o menor interesse em perguntar ao ministro se ele tem noção de onde deve sair o valor a ser destinado para a realização do CENSO. 


AUMENTO DE DESPESAS OBRIGATÓRIAS

Como se vê, o que não passa na cabeça do ministro Marco Aurélio, assim como dos demais ministros do STF, é a defesa do Orçamento, que já nasceu totalmente comprometido. Assim, quem será responsabilizado pelo DÉFICIT cada dia maior do que o previsto é o governo, notadamente o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ninguém, no final do ano, apontará o STF como responsável pelo constante AUMENTO DE DESPESAS, todas elas OBRIGATÓRIAS porque obedecem a DETERMINAÇÕES dos ministros da Suprema Corte.  



Leia mais

28 abr 2021

UM NOVO BRASIL OU O VELHO E CARCOMIDO BRASIL? VOCÊ ESCOLHE!


DISCERNIMENTO

Através das mensagens que recebo diariamente dos leitores/assinantes do PontoCritico, fazendo críticas, comentários e/ou dando pitacos sobre os temas que abordo nos meus editoriais, é possível afirmar que a grande maioria tem um PERFIL LIBERAL/CONSERVADOR, ou seja, são todos dotados da necessária CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO sobre aquilo que acontece, ou deveria acontecer, nos ambientes ECONÔMICO, SOCIAL E POLÍTICO do nosso destruído Brasil. 


HISTÓRIA DO NOVO BRASIL

Pois, uma das mensagens que recebi nesta semana, de autor desconhecido, conta a HISTÓRIA DO NOVO BRASIL, quando o atual governo assumiu, em 1º de janeiro de 2019, um PAÍS VELHO, CANSADO E BASTANTE AVARIADO, com uma DÍVIDA PÚBLICA na ordem de R$ 4.1 TRILHÕES, cujos JUROS consumiam algo como 50.7% do ORÇAMENTO ANUAL. Fiz algumas correções no texto sem prejuízo do conteúdo. Eis:


REPRESÁLIA

Ao assumir, face à iminente impossibilidade de continuar pagando as APOSENTADORIAS, tanto do INSS (2ª Classe de brasileiros) quanto do SETOR PÚBLICO (1ª Classe), o atual governo enviou ao Congresso Nacional um projeto de REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Além disso tratou de diminuir o número de ministérios, de 39 para 22. Esta decisão, no entanto, desagradou os presidentes da Câmara (Rodrigo Maia) e do Senado (Davi Alcolumbre), que precisavam dos MINISTÉRIOS para poder distribuir cargos para suas bancadas. A resposta, ou represália veio pela EXPIRAÇÃO DE 70% das MEDIDAS PROVISÓRIAS assinadas pelo presidente e da não votação, nos plenários das duas casas, da maior parte do PLANO DO ATUAL GOVERNO.


ORÇAMENTO CONTINGENCIADO

O ORÇAMENTO ANUAL DE 2019, elaborado pela equipe do ex-Presidente TEMER, previa um DÉFICIT de R$ 138 BILHÕES. Como o atual governo não tinha recursos para investimentos públicos, precisou CONTINGENCIAR (cortar temporariamente) gastos em algumas áreas, a exemplo da EDUCAÇÃO, onde meses depois, após uma melhora nas contas públicas, TODO O ORÇAMENTO FOI REPASSADO.


AMAZÔNIA E NAVIO FANTASMA

Como já era esperado, ainda que muita gente imaginava que a vitória do ATUAL GOVERNO deixaria a OPOSIÇÃO QUIETA E SEM AÇÃO, a ESQUERDA, com apoio irrestrito da MÍDIA ABUTRE, viu na AMAZÔNIA um prato cheio para complicar a administração que mal assumira o país. Várias ONGS entraram em cena colocando o ATUAL GOVERNO como culpado pelo desmatamento da região. Além disso apareceu, do nada, o vazamento de óleo de um NAVIO FANTASMA, no litoral do NORDESTE, episódio que a MÍDIA ABUTRE responsabilizou o ATUAL GOVERNO pelo desastre.


RESULTADOS

Com todas as dificuldades impostas pelos amantes do BRASIL VELHO E CARCOMIDO, o ano de 2019 encerrou apresentando os seguintes resultados: 

1- a INFLAÇÃO ficou dentro da meta, e só não foi abaixo por conta do forte aumento no preço da carne, motivado por compras astronômicas feitas pela China. 
2- nenhuma ESTATAL foi alvo de CORRUPÇÃO, e muitas voltaram a ser lucrativas. 

3- o BNDES teve o maior lucro de sua história;
4- a Petrobrás se recuperou, assim como quase todas as empresas do Setor Elétrico;
5- a Taxa SELIC em 4,5% (em dezembro de 2018 era de 6,5%, e hoje está em 2,75%;
6- o RISCO-PAIS recuou, dando maior segurança aos investidores;
7- mesmo com a briga comercial EUA -CHINA, o PIB cresceu 1.1%, graças aos INVESTIMENTOS PRIVADOS. Até então os INVESTIMENTOS ERAM PÚBLICOS VIA ENDIVIDAMENTO CRESCENTE.   
8- o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, não parou de inaugurar obras. Foram 38 até junho de 2020. Mais: obras como a transposição do Rio São Francisco, que começaram a ser executadas em 2007 e deveriam ser concluídas em 2012, e ainda seus orçamentos, com o valor inicialmente orçado ter triplicado, foram concluídas no segundo ano do ATUAL GOVERNO. 
9-  no ATUAL GOVERNO 700 mil vagas com carteira assinada foram geradas em 2019;
10- na área de segurança, a queda de homicídios foi de 23%;
11- em janeiro de 2020 o Brasil apresentou o maior superávit primário nas contas públicas da história.
12- em julho, mesmo na pandemia, tivemos o maior superávit da balança comercial da história;
13- enquanto o PIB das 10 maiores potências do planeta registraram quedas enormes, beirando 10%, o PIB Brasileiro fechou 2020 com queda de 4,1%, ou seja, a metade do previsto inicialmente pelo FMI.
14- o Banco Central, mesmo com a PANDEMIA, registrou lucro de R$ 400 bilhões, fruto da alta do dólar, ocorrida entre dezembro de 2019 e maio de 2020.
15- o GOVERNO ATUAL, mesmo com os desvios feitos por vários governadores; mesmo com as ações inconstitucionais do STF; e, mesmo com a ECONOMIA TRAVADA na maioria dos estados, foi definido como o maior investidor nesta pandemia, ficando atrás apenas dos EUA.

RESUMO DA HISTÓRIA: - Nós brasileiros precisamos usar mais a razão no dia a dia, e esquecer as ideologias. Temos que considerar e aplaudir os acertos e criticar os erros sem, no entanto, ideologizar os acontecimentos. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: PRONTO SOCORRO PARA CORRUPTOS AFLITOS, por PERCIVAL PUGGINA. Para ler acesse: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

27 abr 2021

O BRASIL PRECISA DE REFORMAS OU DE CPI?


A RESPOSTA ESTÁ COM O CONGRESSO

A resposta para o título principal deste editorial, ainda que a MÍDIA ABUTRE seguirá afirmando, dia após dia, que o governo é o real e único responsável pela INVESTIGAÇÃO PARLAMENTAR, cabe exclusivamente ao CONGRESSO NACIONAL, que mais uma vez está deixando para sabe lá quando o andamento da necessária TRAMITAÇÃO de dezenas de PROJETOS/REFORMAS que estão em ESTADO DE MOFO, alguns dependendo de aprovação nas mais diversas Comissões e outros da apreciação em plenário das duas Casas.


ROTA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

A título de informação , eis aí uma lista de PROJETOS/REFORMAS extremamente importantes que, obtendo a aprovação dos deputados e senadores, têm o PODER DE LEVAR O NOSSO BRASIL A ENTRAR NUMA IMPORTANTE -ROTA DE CRESCIMENTO E DESEVOLVIMENTO-. Algo, insisto, que não tivemos a oportunidade de experimentar nesses últimos 40 anos ou mais. 


LISTA DE PROJETOS/REFORMAS

PEC 45/19 –     REFORMA TRIBUTÁRIA

PEC 35/20-       REFORMA ADMINISTRATIVA

PL 191/20         MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS

PL 2646/20       DEBÊNTURES DE INFRAESTRUTURA

PL 3877/20       AUTORIZA O BANCO CENTRAL A RECEBER DEPÓSITOS DE INSTIUIÇÕES FINANCEIRAS

PL 5518/20       CONCESSÕES FLORESTAIS

PL 5587/19       PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

PL 6093/19       DOCUMENTO ÚNICO DE TRANSPORTE

PL 6726/16       TETO REMUNERATÓRIO NO SERVIÇO PÚBLICO

PEC 188/19       PACTO FEDERATIVO

PEC 186/19       PEC EMERGENCIAL

PEC 187/19       PEC DOS FUNDOS PÚBLICOS

PL 4199/20       MARCO REGULATÓRIO DA CABOTAGEM – BR DO MAR

PL 5191/20       FUNDO DE INVESTIMENTO AGRÍCOLA

PL 3178/19       PARTILHA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL

PL 7843/17       EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA

PLS 261/18       MARCO REGULATÓRIO DA FERROVIAS

PLS 232/16       MODERNIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO  


ESQUERDA ORGANIZADA

Infelizmente, por tudo que estamos lendo, ouvindo e assistindo, a OPOSIÇÃO A TUDO AQUILO QUE PODE FAZER DO BRASIL UM PAÍS DE PONTA E REALMENTE PRONTO PARA DECOLAR, não quer, de jeito nenhum, que as coisas boas aconteçam. Entre os OPOSITORES MAIS FEROZES figuram, com muito destaque: a MÍDIA ABUTRE, o STF e os PARTIDOS DE ESQUERDA, tipo PT, PSOL, PDT, PCdoB, PSB, além de vários empresários adoradores e dependentes do velho PATRIMONIALISMO. 


ATRASO FERROVIÁRIO

Aliás, a propósito do PL que trata do MARCO DAS FERROVIAS, eis aí o comentário feito pelo jornalista Alexandre Garcia, com o título ATRASO FERROVIÁRIO:

Desde 2018 está parado no Senado um projeto de lei que institui um novo marco das ferrovias no Brasil, que pode gerar a curto prazo R$ 25 bilhões em investimentos. Um sinal claro do atraso estratégico do Brasil é um país deste tamanho não investir em ferrovias.

Esse projeto cria uma nova “rede ferroviária” no país. O objetivo é que uma empresa interessada em construir a malha ferroviária construa e possa usufruir dela depois que a obra estiver pronta. Não seria necessário licitação.

Já há até quatro grandes projetos encaminhados caso esse texto seja aprovado. Uma dessas ferrovias vai de São Mateus (ES) a Sete Lagoas (MG), uma distância de 560 km. Outra vai de Açailândia (PA) a Alcântara (MA), uma malha de 515km.

As outras duas malhas vão ligar Luziânia (GO), Unaí (MG) e Pirapora (MG); e Lucas do Rio Verde (MT) a Rondonópolis (MT). Ambas passam por grandes regiões produtoras. Por enquanto está tudo parado e irá continuar assim porque agora os senadores estão ocupados com essa CPI da Covid. (Gazeta do Povo). Que Tal?



Leia mais

26 abr 2021

OS SOBREVIVENTES NÃO CONTAM?


NÚMERO DE MORTES

A partir do dia 11 de março de 2020, quando a OMS - Organização Mundial da Saúde- classificou o CORONAVÍRUS como PANDEMIA, todos do dia e mais ainda nos noticiários noturnos a MÍDIA ABUTRE passou a dedicar um enorme espaço da programação para informar, à exaustão, o NÚMERO -ATUALIZADO- DE PESSOAS QUE MORRERAM POR DECORRÊNCIA DE COVID-19. 


SAUDAÇÃO AOS SOBREVIVENTES

Ora, como estamos diante de uma GUERRA CONTRA O VÍRUS, vale lembrar que no desenrolar das GRANDES GUERRAS, além da sempre necessária informação quanto ao número de soldados e civis MORTOS durante e após os combates, o número de SOBREVIVENTES sempre mereceu o mesmo DESTAQUE. Mais: quanto maior o número de pessoas SALVAS e/ou NÃO ATACADAS, maior a SAUDAÇÃO registrada.  


TAXA DE LETALIDADE é de 0,17%

Aqui no Brasil, principalmente porque a PANDEMIA foi totalmente POLITIZADA, e a MÍDIA ABUTRE, de forma clara e inequívoca, se transformou no MAIOR PARTIDO DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO CENTRAL, aí o que nunca ganhou a devida importância para ser noticiado foi a TAXA DE LETALIDADE.  Vejam por exemplo (dados deste mês de abril/2021), que a POPULAÇÃO BRASILEIRA é 209.500.000 habitantes e o número de mortes por COVID-19 chegou a 374.532. O índice de falecimentos, portanto, é de 0,17%. Isto, por si só, é motivo para ser NOTICIADO E MUITO SAUDADO.  


GERAR PÂNICO

Mais: os dados atuais -oficiais- (abril de 2021) mostram que 13.493.317 de pessoas CONTRAÍRAM O CORONAVÍRUS, ou seja 6,4% da população. Deste total, entretanto, 13.118.785 foram totalmente CURADAS, o que significa 97,22% de CURA DOS CONTAMINADOS.

Isto, infelizmente, não pode ser noticiado pela MÍDIA ABUTRE, o MAIOR PARTIDO DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO E AO POVO BRASILEIRO. O que realmente importa para estes detratores intencionais é GERAR PÂNICO NA SOCIEDADE. Daí a ênfase, quase que exclusiva, sobre o NÚMERO DE MORTES.  


BRASIL x ISRAEL

Vale lembrar, por oportuno, que mesmo sem fabricar vacinas, o número de vacinados já atingiu, em termos -ABSOLUTOS-, 30 milhões de brasileiros. Este número representa pouco mais de TRÊS VEZES A POPULAÇÃO DE ISRAEL, que diferente do Brasil, mesmo sendo produtor de vacina ainda não imunizou todos os seus habitantes. A MÍDIA ABUTRE, no entanto, além de não fazer comparação em termos absolutos de população ainda considera Israel como o país de maior sucesso mundial em termos de vacinação. Ora, se o Brasil tivesse 9 milhões de habitantes TODOS já estariam vacinados. 


URUGUAI

Mais: o URUGUAI, que tem apenas 3,5 milhões de habitantes, ainda não vacinou todos os seus habitantes. Ora, o Brasil, que consegue vacinar algo como UM MILHÃO DE PESSOAS POR DIA, levaria menos de uma semana para vacinar todos os habitantes que vivem no Uruguai. Que tal? Isto a MÍDIA ABUTRE, por fazer contínua e nojenta OPOSIÇÃO não só ao governo, mas ao povo brasileiro, jamais vai mostrar.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + : O ANIVERSARIANTE - por PERCIVAL PUGGINA. Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

23 abr 2021

RESUMO DA SEMANA


MAIS CLAREZA

Mais uma semana chega ao fim e muito daquilo que aconteceu precisa ser visto com mais clareza, principalmente porque a maioria da população brasileira ainda é refém da MÍDIA ABUTRE, organização que reúne empresas de comunicação com forte dedicação ao SOCIALISMO. Como tal, este grupo se notabiliza pela MANIPULAÇÃO de leitores, ouvintes e telespectadores através de NARRATIVAS FALSAS e/ou pela OCULTAÇÃO de tudo que pode ser visto como POSITIVO para o governo e, por consequência, para a sociedade em geral.


ARMADILHA

No caso do rumoroso e importante -ORÇAMENTO DE 2021-, por exemplo, o que se viu foi a MÍDIA ABUTRE desancando, dia após dia, o pau no governo Bolsonaro (leia-se equipe econômica liderada por Paulo Guedes) e praticamente nenhuma crítica aos verdadeiros ALGOZES, que ocupam o Poder Legislativo. Na real, o grande propósito da MÍDIA ABUTRE era, sem a menor sombra de dúvida, que o governo ficasse vulnerável a ponto de cair na armadilha da IRRESPONSABILIDADE FISCAL, o que levaria ao inevitável Impeachment do presidente.  


FORMA POSSÍVEL

Portanto, para que fique claro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 com vetos a R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio de R$ 9 bilhões em outros gastos, o que o Ministério da Economia estima SER SUFICIENTE para recompor o valor subestimado nas despesas obrigatórias. Esta foi a forma POSSÍVEL que o governo encontrou para resolver o problema do Orçamento 2021, que vencia ontem, 22. 


ESPAÇO FISCAL

Assim, diferentemente do VETO, que é definitivo e foi feito diretamente na LOA (Lei Orçamentária Anual), o bloqueio veio na forma de um decreto e pode ser desfeito ao longo do ano, caso haja espaço fiscal para isso. O governo apontou que a referência para desfazer o bloqueio é sobrar espaço entre os valores do orçamento e o TETO DE GASTOS - diferentemente do contingenciamento, quando os valores são congelados a depender do resultado previsto para a meta fiscal.

Os valores vetados na LOA serão remanejados por meio de um novo projeto de lei de crédito suplementar (PLN). A aprovação desse projeto será necessária para a cobertura das DESPESAS OBRIGATÓRIAS que possuem risco de COBERTURA INSUFICIENTE, como é o caso da Previdência Social.


OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS

O que precisa ficar bem claro, mas é sonegado pela MÍDIA ABUTRE, é que o governo federal não pode ser responsabilizado pela existência da PANDEMIA. A rigor, a queda substancial do PIB de 2020 (-4,1%) se deve aos criminosos LOCKDOWNS decretados por governadores e prefeitos e/ou por decisões do Poder Judiciário. Mais: o fantástico CRESCIMENTO DAS DESPESAS PÚBLICAS ao longo desta interminável PANDEMIA é consequência direta da INTEGRALIDADE (sem qualquer desconto) da FOLHA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICIPÍOS. Mais ainda: foram os sucessivos LOCKDOWNS (decididos nos estados e municípios) que levaram milhares de empresas ao fechamento e milhões de brasileiros desempregados. 


COMUNISMO DE MERCADO

Para encerrar, voltando ao tema do editorial de ontem - CAPITALISMO DE ESTADO É FAKE-, eis a mensagem que o pensador Roberto Rachewsky escreveu:

 

- Se existe CAPITALISMO DE ESTADO, deveria então existir COMUNISMO DE MERCADO. Obviamente, tanto uma expressão quanto a outra são contradições nos termos, compõem integrações inválidas de conceitos.

No capitalismo, ao estado é reservado o monopólio da coerção apenas para o provimento de segurança e justiça em última instância através do uso retaliatório da força contra aqueles que iniciam o uso da coerção violando direitos individuais de terceiros.

No comunismo, ao mercado é proibido qualquer atividade livre e espontânea, cabendo ao estado o monopólio de qualquer atividade produtiva a partir da propriedade exclusiva dos meios de produção, sejam estes recursos naturais, tecnológicos, bens de capital ou mão de obra.

O que não é capitalismo nem comunismo, que são modelos radicais de organização social, pode-se chamar de sistemas de economia mista que, dependendo do grau de intervenção estatal podem ser chamados de socialismo ou fascismo.

Normalmente, sistemas de livre mercado, ou sociedades capitalistas, tendem a ser abertas, privadas e pacíficas, onde o instituto da livre iniciativa, da propriedade privada e do estado de direito, erigido sobre leis objetivas, visam dar segurança jurídica e estabelecer a confiança na justiça,  protegendo assim os direitos individuais contra a violência, seja do uso da força ou de fraude.

No entanto, há exceções. Inúmeros países têm economias que funcionam como se capitalistas fossem, porém o governo controla e suprime o direito à liberdade dos indivíduos impedindo-os de se manifestarem livremente em muitos aspectos que não o da produção de bens e serviços.

Da mesma forma, há sociedades onde a manifestação de opinião ou crença são livres, mas as atividades econômicas são reguladas e taxadas pelo governo exacerbadamente.

Nos dias de hoje, há países que tendem a ser mais capitalistas e outros mais comunistas, mas a maioria faz parte do grupo que pode ser caracterizado como sociedades de economia mista com variados graus de liberdade de expressão intelectual e espiritual.

Além disso, as sociedades são dinâmicas e muitas vezes, em pouco tempo, os países mudam de posição tanto num aspecto quanto nos outros.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje - JULGAMENTO DE LULA EM BRASÍLIA É PIADA – NÃO VAI ACONTECER NUNCA , por J.R.GUZZO . Par ler cesse o linK: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais