LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS SOCIALISTAS
Embora não seja uma novidade, o fato é que muitos brasileiros ainda desconhecem que o Estado do RS, notadamente a partir da criação do Foro de São Paulo, em 1990, se transformou no GRANDE LABORATÓRIO das experiências SOCIALISTAS/COMUNISTAS. Como tal se propõe a desenvolver e adequar programas e projetos para partidos que integram a ORGANIZAÇÃO COMUNISTA, como o PT (fundador do FSP), PSOL, PCdoB, PCB e PDT. (o PSB deixou o FSP em 2020).
GOVERNOS PETISTAS
Observem que entre janeiro de1988 a dezembro de 2004, período em que o PT esteve a frente da Prefeitura de Porto Alegre, as EXPERIÊNCIAS SOCIALISTAS se mostraram exitosas para o ILUDIDO povo gaúcho a ponto dos eleitores colocarem o PT no governo do Estado, com Olívio Dutra (1999 a 2002); e voltar a cometer o mesmo erro com Tarso Genro (2011 a 2014), deixando o Estado arrasado.
POLÍTICAS DOUTRINÁRIAS
Vale registrar que uma das maiores razões para o PT escolher o RS para sediar o LABORATÓRIO de EXPERIÊNCIAS SOCIALISTAS/COMUNISTAS está no fato de que o povo gaúcho, grande adorador de Getúlio Vargas e Leonel Brizola, foi doutrinado a seguir as políticas SOCIALISTAS que foram colocadas, cuidadosamente, na Cartilha Comunista do Foro de São Paulo. De novo: o PDT, não por acaso, mas por pura identificação, integra o Foro de São Paulo.
ESTADO SUCATA
Ora a partir desta breve introdução fica muito claro o quanto o RS foi se transformando, ano após ano, num ESTADO SUCATA. O caso da CEEE é o retrato irreparável desta crítica e infeliz realidade. A cada dia que passa, o ROMBO da empresa é maior, simplesmente porque ela não consegue repassar aos cofres do Estado o ICMS que cobra dos consumidores. E nem mesmo esta crítica situação é capaz de fazer com que a Justiça do RS se manifeste a FAVOR da venda da estatal. Vejam que o STJ precisou entrar no assunto para cassar a louca decisão da Justiça do RS e com isto garantir a realização do Leilão, que está marcado para a próxima semana.
IN-JUSTIÇA GAÚCHA
Esta mesma IN-JUSTIÇA GAÚCHA, para confirmar o quanto é IDEOLOGICAMENTE COMPROMETIDA com os interesses dos sindicatos, além de SUSPENDER a tramitação da importante e inadiável REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, por incrível que possa parecer, também resolveu SUSPENDER A VOTAÇÃO, NA CÂMARA MUNICIPAL, do projeto de lei que previa a QUEBRA DO MONOPÓLIO DA PROCEMPA, empresa pública responsável pela prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação ao município. O pedido de suspensão, obviamente, partiu das bancadas do PT, PSol e PcdoB.
CANTO DA SEREIA
Como se vê, estas decisões, que emperram o RS e afastam os investidores, são PURA CONSQUÊNCIA. As CAUSAS estão lá atrás, quando o povo gaúcho se deixou levar pelo CANTO DA SEREIA copiosamente entoado pelos servidores públicos através de suas poderosas CORPORAÇÕES.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VENENO EM PALAVRAS E IMAGENS - por PERCIVAL PUGGINA. Acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
DERROTAS E VITÓRIAS
Enquanto, por um lado, os brasileiros -do bem- estão colhendo TRÁGICAS e COMPROMETEDORAS DERROTAS impostas, dia sim dia também, pelos ministros da Suprema Corte, ou PODER MÁXIMO E INTOCÁVEL DA NOSSA EMPOBRECIDA REPÚBLICA, por outro, os brasileiros -do mal-, ao contrário, respiram um fantástico grau de imensa felicidade. Principalmente, porque as VITÓRIAS que vêm obtendo se traduzem em importante combustível para acelerar a volta do velho e destruidor SOCIALISMO ao nosso País.
TRANSPARÊNCIA TOTAL
Se, por algum momento do passado pairava uma certa desconfiança quanto aos VOTOS que cada ministro do STF daria para determinadas decisões, de uns tempos para cá a VERGONHA deu lugar ao CARADURISMO. Ou seja, para proteger bandidos e/ou companheiros, as JOGADAS,PASSARAM A SER ENSAIADAS E APLICADAS DE FORMA MUITO TRANSPARENTE, SEM MAQUIAGEM, na frente das câmeras de televisão que transmitem as sessões do Supremo.
JOGADA ACERTADA E ENSAIADA
Ontem, depois que o ministro Kássio Nunes votou (desempatou) pela NÃO SUSPEIÇÃO DE SÉRGIO MORO, na OPERAÇÃO LAVA JATO, cuja decisão suspenderia a ANULAÇÃO DA CONDENAÇÃO DE LULA, o bandido NÚMERO UM DO BRASL, coube à ministra Carmem Lúcia, em típica e nojenta JOGADA ACERTADA E BEM ENSAIADA, mudar o VOTO que havia dado anteriormente. Assim, o PLACAR voltou a ser 3 x 2, mas a favor da tese de que MORO agiu de forma parcial no processo que condenou o bandido.
TONEL DA ÁGUA FRIA
Ainda que a atitude da lamentável Carmem Lúcia não foi uma surpresa, o fato é que o gol contra que a canhota ministra marcou com grande precisão e determinação, com o PÉ ESQUERDO, no final do jogo, foi um legítimo TONEL DE ÁGUA GELADA na cabeça dos brasileiros que lutam com todas as suas forças por um Brasil JUSTO, HONESTO e COM ENERGIA SUFICIENTE PARA SAIR DO ATRASO.
CHORO DO GILMAR MENDES
Mais: dentro do quadro dantesco que se transformou a sessão de LIVRAÇÃO DE LULA, quem ROUBOU A CENA foi o CHORO COPIOSO, carregado de muito CARINHO, do ministro Gilmar Mendes, ao homenagear Cristiano Zanin, o advogado de Lula, pelo excelente trabalho que realizou. Foi algo impressionante porque Mendes fez questão de mostrar e demonstrar que a Suprema Corte decide de forma NADA SUSPEITA, ou seja, sempre a favor dos bandidos.
QUESTÃO DE TEMPO
Como se vê o FORO DE SÃO PAULO continua firme como nunca na América Latina. Vale lembrar que o petista José Dirceu, lá atrás, disse que o STF não deixaria o PT na mão. Mais: afirmou que no Brasil a volta da ESQUERDA AO PODER é uma questão de tempo. Nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição.
JEN OU EVA
No famoso romance do escritor americano William Styron, publicado em 1979, a polonesa Sofia Zawistowka, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, se vê forçada a escolher entre seus dois filhos, Jen e Eva, qual deles seria exterminado pelos nazistas na câmara de gás.
QUEM PODE TENTAR SOBREVIVER?
Pois, diante das decisões draconianas que são DECRETADAS E/OU DECIDIDAS a todo momento por vários governadores, prefeitos, juízes, desembargadores e ministros do STF, um bom punhado de brasileiros honestos, dedicados ao trabalho e ao aprendizado, com o propósito de satisfazer suas vontades e necessidades assim como de seus dependentes, está diante de uma legítima ESCOLHA do tipo que foi submetida a polonesa Sofia Zawistowka, qual seja a de definir quem tem o direito de tentar sobreviver.
AUTORIDADES INTOCÁVEIS
Confesso que nunca imaginei como possível, mesmo sabendo que boa parte das INSTITUIÇÕES brasileiras são ocupadas por AUTORIDADES INTOCÁVEIS, as quais, na flagrante maioria das vezes, tomam decisões que atendam, piamente, aos IDEAIS SOCIALISTAS, que alguns estados e municípios poderiam chegar a este lamentável estado de penúria e/ou falta de LIBERDADE como esta que estamos vivendo.
DISTÚRBIOS MENTAIS E PSICOLÓGICOS
Entretanto, a REALIDADE aí está para demonstrar que estamos entregues aos desejos de DITADORES INOMINÁVEIS, que, a rigor, não têm compromisso algum com a SAÚDE DE SEUS POVOS. Se, por algum momento, estes FACÍNORAS foram levados a decretar LOCKDONW, imaginando que a transmissão do CORONAVÍRUS se dava no ambiente do TRABALHO e do CONSUMO, passadas as primeiras semanas esta decisão provou ser absolutamente INÓCUA. Pior: ABALOU demasiadamente a estrutura FINANCEIRA DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS, provocando DISTÚRBIOS MENTAIS e PSICOLÓGICOS em grande escala.
PRIMAVER ÁRABE
O fato é que, inquestionavelmente, a situação já ultrapassou todos os limites possíveis e imaginados de paciência e de capacidade de sobrevivência. Aliás, como bem admite o pensador e cientista político Paulo Moura, o quadro atual que o Brasil está vivendo por conta das DITADURAS impostas por vários governadores e prefeitos, está levando muitos brasileiros a copiar, ipsis literis, a PRIMAVERA ÁRABE. Vamos ver até quando a corda da paciência e da tolerância resiste. Ou será falta de CORAGEM?????
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje: JACARÉ - por SILVIO SIBEMBERG. Para ler acesse: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/jacare-230321
CARTA ABERTA
Ontem, ao tomar conhecimento da Carta Aberta assinada por 181 economistas, pedindo MEDIDAS EFETIVAS DE COMBATE À COVID-19, tratei, imediatamente, de verificar os nomes daqueles que aderiram ao manifesto que, segundo foi informado, deverá ser enviado hoje, segunda-feira, aos presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
PARTICIPANTES DE GOVERNOS FHC, LULA E DILMA
Pois, quando percebi que na extensa lista constavam nomes de ex-ministros da Fazenda, ex-presidentes do Banco Central, vários banqueiros e alguns professores, me veio à cabeça o que escrevi no meu editorial do dia 16/3, mostrando o que aconteceu nos últimos 30 anos no nosso empobrecido Brasil, nos quais a maioria dos subscritores da Carta Aberta participou dos incompetentes governos FHC, Lula e Dilma.
CATASTRÓFICOS
Nesse longo período, vale lembrar, quando a economia estava sob o comando de boa parte dos subscritores do manifesto, o PIB brasileiro apresentou, em média, uma insignificante alta de 1,8% ano, enquanto que as DESPESAS PÚBLICAS, quer por JUROS ALTOS, quer por AUMENTOS CONSTANTES DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES - ATIVOS E INATIVOS-, aumentaram, em média, algo como 5% ano. Mais: a TAXA DE INVESTIMENTO foi pífia e ninguém falava em REFORMAS.
COMMODITIES
Detalhe: nos períodos em que houve alta do PIB, influenciando na obtenção da média de 1,8%, o que realmente contribuiu foram os altos preços internacionais das COMMODITIES, tanto agrícolas quanto minerais, que o Brasil produz graças ao interesse e desempenho da INICIATIVA PRIVADA. E mesmo assim, estes bravos exploradores e/ou produtores enfrentaram uma péssima ou inexistente INFRAESTRUTURA (Estradas, Portos, Ferrovias, Saneamento, etc.).
SUBSÍDIOS A PAÍSES COMUNISTAS
Ora, quem pouco ou nada fez para mudar -positivamente- a situação do nosso empobrecido Brasil, e no último governo petista, também não se posicionou contra os criminosos -subsídios- (na ordem de R$ 33 bilhões) a países comunistas, como Cuba, Venezuela, Nicarágua, Argentina e Angola, por exemplo, certamente que não é merecedor de algum crédito.
INFECTOLOGISTAS
Ainda que tenha inúmeros motivos e razões para não acreditar em boa parte dos subscritores, também me chamou a atenção o falso conhecimento que têm sobre INFECTOLOGIA. Talvez, por não se sentirem muito à vontade para discutir ECONOMIA, a considerar o que deixaram de fazer enquanto ocuparam cargos nos governos FHC, LULA e DILMA, acharam por bem invadir a praia dos INFECTOLOGISTAS.
VOLTA DOS MAUS GOVERNOS
Na real, aqui entre nós, o que pretendem os 181 -economistas- é apenas e tão somente a volta dos maus governos, que acumularam graves problemas SOCIAIS E ECONÔMICOS, para poderem se lambuzar com BAIXO CRESCIMENTO DO PIB e ELEVAÇÃO BRUTAL DAS DESPESAS. Só pode.
AVALIAÇÃO DAS PREOCUPAÇÕES COM A COVID-19
Passados 12 meses desde o momento em que a OMS classificou o CORONAVÍRUS como PANDEMIA, já é possível fazer uma razoável avaliação das preocupações demonstradas por inúmeros governantes e/ou autoridades e, principalmente, sobre o caminho adotado pelos meios de comunicação em geral, onde a maioria, infelizmente, para deixar claro a LINHA IDEOLÓGICA de seus colaboradores, preferiu propagar muito MEDO aos cidadãos do nosso empobrecido Brasil.
FICHA CURRICULAR DO GOVERNADOR DO RS
No caso dos governantes estaduais, como um atento cidadão gaúcho, e, principalmente, porque recentemente o governador Eduardo Leite ganhou espaço na mídia nacional como candidato do PSDB à presidência do Brasil nas eleições de 2022, entendo que este é um bom momento para DAR a FICHA CURRICULAR do péssimo chefe do Executivo do RS, notadamente quanto à SAÚDE do povo gaúcho.
ESSENCIAL E O SUPÉRFLUO
Em primeiro lugar, pelas MANIFESTAÇÕES POPULARES, que pipocaram em centenas de municípios do RS, já se tem uma clara ideia do quanto os gaúchos estão em total desacordo com o estúpido LOCKDOWN imposto de forma arbitrária pelo governador Eduardo Leite, que, no alto de seu conhecimento celestial resolveu decidir tudo aquilo que entende como ESSENCIAL e/ou SUPÉRFLUO para ser ofertado e consumido em todo o território do RS.
CARTILHA SOCIALISTA DO PSDB
Pois, a rigor, sem a mínima ponta de ironia, desabafo ou reação de quem está revoltado com as medidas absurdas tomadas pelo governador do RS, o fato é que, por ser filiado ao PSDB, tudo que faz é baseado no que diz e propõe a CARTILHA SOCIALISTA do partido. A mesma, aliás, que durante o período em que governou o Brasil não promoveu um aumento médio do PIB acima de 1,8%, enquanto que as DESPESAS PÚBLICAS, notadamente de SERVIDORES PÚBLICOS, aumentaram, em média, algo em torno de 5%, os IMPOSTOS, idem. Ou seja, sem se preocupar com o AUMENTO DE RENDA dos PAGADORES DE IMPOSTOS, tratou de empobrece-los ainda mais.
QUEBRADOR DO PRESENTE
Pois, tão logo a PANDEMIA foi decretada, Eduardo Leite tratou de mostrar que é um governador determinado. Colocou, certamente, na sua missão de governar o RS, que a sua grande pretensão é chegar ao término de seu mandato como um decidido QUEBRADOR DE EMPRESAS. Mesmo sabendo que não pode acabar com todas as empresas, pouco importando o tamanho, Leite parece focado em LEVAR 70% dos EMPREENDIMENTOS GAÚCHOS à FALÊNCIA. Se o ex-governador petista Olívio Dutra ganhou o apelido de Exterminador do Futuro, Eduardo Leite já é considerado como QUEBRADOR DO PRESENTE.
SAÚDE MENTAL, FÍSICA E ESPIRITUAL
Mais: mentirosamente, Eduardo Leite, afirma a todo momento que é a FAVOR DA SAÚDE dos gaúchos. Ora, quando se trata de SAÚDE, para que haja um pleno equilíbrio é necessária a SAÚDE MENTAL, FÍSICA E ESPIRITUAL. E, na falsa pretensão de se colocar em DEFESA DA SAÚDE, o que já temos contabilizado em grande número no Estado do RS, é um enorme contingente de cidadãos com seríssimas complicações psicológicas decorrentes do LOCKDOWN. Além de, depressivos e perturbados mentalmente, muitos já tentaram acabar com a própria vida.
Este é, gostem ou não, o governador do RS, Eduardo Leite.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje: GRATUIDADE SÓ PARA QUEM PRECISA - por FERNANDA BARTH. Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
GARANTIA DO PRODUTO
Quando alguém se dispõe a comprar um veículo, um eletrodoméstico ou um computador, por exemplo, bem antes do consumidor perguntar sobre a GARANTIA DO PRODUTO, o vendedor se antecipa e usa o prazo que foi criteriosamente estipulado pelo fabricante, que acredita tanto na durabilidade quanto na boa e duradoura funcionalidade do seu produto, como um forte argumento de venda.
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Pois, da mesma forma, ainda que muita gente não deu a devida importância, muito menos os péssimos ocupantes do Poder Judiciário, o fato é que, de acordo como o Art. 5° da Constituição Federal, os DIREITOS FUNDAMENTAIS, como DIREITO À VIDA, DIREITO À PROPRIEDADE, DIREITO À LIBERDADE, DIREITO À IGUALDADE e DIREITO À SEGURANÇA, são GARANTIDOS pelo Estado a todos os brasileiros.
CLÁUSULA PÉTREA
Mais: OS DIREITOS FUNDAMENTAIS estão GARANTIDOS E PROTEGIDOS por CLÁUSULA PÉTREA, que se define como uma previsão Constitucional que NÃO PODE SER SUPRIMIDA DE FORMA ALGUMA, nem mesmo por uma PEC - Projeto de Emenda Constitucional. Da mesma forma, aliás, como acontece com o 13° salário e os salários dos servidores públicos.
PRAZO DE VALIDADE ESGOTADO
Pois, por incrível que possa parecer, a considerar o lamentável papel do Judiciário brasileiro, notadamente da Suprema Corte, o DIREITO À LIBERDADE ganhou interpretação bem diferente. Mesmo protegido por Cláusula Pétrea, o DIREITO À LIBERDADE, conferido pelo Art. 5° da CF, não é minimamente respeitado. Ou seja, o CERTIFICADO DE GARANTIA, na interpretação de certos juízes, desembargadores e a maioria dos ministros do STF, não tem valor algum ou o prazo de validade venceu.
CLÁUSULA SUPER PÉTREA
Bem diferente, portanto, do que acontece com os salários dos servidores. Vejam que nem mesmo a indisponibilidade de recursos serve para ao menos SUGERIR, temporariamente, uma eventual e necessária redução salarial. Esta questão, simplesmente indiscutível, prova que de tudo que está PROTEGIDO, ou BLINDADO POR CLÁUSULAS PÉTREAS pode ser revisto ou ser passivo de interpretação diversa, exceto os SALÁRIOS DOS SERVIDORES. Esta CLÁUSULA É SUPER PÉTREA!
DIREITOS HUMANOS
Vejam, por exemplo, que uma boa parte dos governadores, prefeitos, juízes e outras tantas -autoridades- simplesmente passaram por cima do DIREITO FUNDAMENTAL À LIBERDADE, não sabem, ou não querem saber que por ser FUNDAMENTAL, o DIREITO À LIBERDADE é baseado nos DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS.
FAZER DINHEIRO, GANHAR DINHEIRO E TIRAR DINHEIRO
Em meio a tantos LOCKDOWNS, que só prejudicam, exclusivamente e muito, o setor PRIVADO, vale lembrar que enquanto os americanos usam o termo MAKE MONEY (FAZER DINHEIRO), os brasileiros usam GANHAR DINHEIRO, e o Estado Brasileiro, em todos os seus níveis, de forma implacável, só faz TIRAR O DINHEIRO dos PAGADORES DE IMPOSTOS. Mais: este tal de TIRAR O DINHEIRO DOS CIDADÃOS, não raro é considerado ROUBAR O DINHEIRO DO POVO, como fizeram, com grande maestria, os governos FHC, LULA e DILMA.