DNA DO SER HUMANO
Em 1975, um professor e uma aluna da UCLA -Universidade da Califórnia- publicaram um artigo na revista científica -Science- anunciando que o DNA do SER HUMANO seria 99% idêntico ao de um chimpanzé. Outros cientistas, por sua vez, seguem afirmando que homens e cachorros compartilham 84% do mesmo material genético.
CORDEIROS E LOBOS
Entretanto, no que diz respeito ao COMPORTAMENTO, notadamente no nosso imenso Brasil, não é preciso ser iniciado em Ciência para admitir que, EM GERAL, o povo brasileiro guarde enorme semelhança com os CORDEIROS. Já no PARTICULAR, aqueles que fazem parte da nojenta -ELITE DO SETOR PÚBLICO-, têm tudo a ver com os LOBOS, ainda que usem peles de CORDEIROS para disfarçar.
REBANHO E ALCATEIA
Vale lembrar que, a exemplo dos HUMANOS, os CORDEIROS têm temperamento calmo e manifestam menor reatividade. Mais: os CORDEIROS também são animais gregários, ou seja, vivem em REBANHO, se assustam constantemente. Detalhe: algumas espécies são criadas com a finalidade de produzir LÃ; enquanto outras se mostram como boas produtoras de CARNE. Já os LOBOS, cujo coletivo é ALCATEIA, são animais carnívoros do tipo que veem os CORDEIROS como uma bela refeição.
COVID-19 ESCANCAROU O COMPORTAMENTO
Esta comparação comportamental de BRASILEIROS com CORDEIROS e/ou LOBOS ficou ainda mais clara depois que a COVID-19 foi declarada como PANDEMIA. A partir daí, a maioria do POVO fez questão de mostrar que tem comportamento idêntico ao do CORDEIRO. Da mesma forma, a ELITE DO SETOR PÚBLICO, assim como a MÍDIA ABUTRE, mostraram o quanto têm afinidade com o comportamento dos LOBOS. LOBOS FEROZES, para ser mais preciso.
COMPORTAMENTO ORDEIRO OU COMPORTAMENTO DE CORDEIRO?
O curioso, ou lamentável, é que muita gente confunde COMPORTAMENTO ORDEIRO com COMPORTAMENTO DE CORDEIRO. Daí o fato de vingar apenas uma velha INDIGNAÇÃO quando o povo se sente injustiçado com as atitudes cruéis dos LOBOS, onde a ALCATEIA formada pelos ministros do STF se destaca pela sua fantástica FEROCIDADE.
MINISTRO PERPLEXO
Ontem, por exemplo, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse estar "perplexo" com a decisão do Exército em isentar o ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello de punição por participar de um ato político com o presidente Jair Bolsonaro. Pois, quem ficou realmente PERPLEXO com o ministro foi o POVO CORDEIRO quando o mesmo, entre tantas decisões estúpidas que tomou, mandou soltar o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo. Detalhe: o traficante fugiu no mesmo dia e nunca mais foi encontrado.
CPI DA COVID
Ontem, os 27 Conselhos Regionais de Medicina assinaram a nota do Conselho Federal de Medicina (CFM), que saiu em defesa das médicas Nise Yamaguchi e Mayra Pinheiro, que foram insultadas e censuradas pelos péssimos senadores da estúpida CPI da COVID. Para este comportamento cruel, o ministro Marco Aurélio não manifestou qualquer PERPLEXIDADE. A rigor, nenhum ministro se manifestou. Pode?
ANALISTAS FORA DO FOCO
Ontem, tão logo o IBGE tornou público o índice que apontou para um crescimento de 1,2% do PIB BRASILEIRO do primeiro trimestre de 2021, fiquei imaginando o que fariam, a seguir, os diretores e conselheiros das instituições financeiras com os analistas que deixaram passar batido nos seus exaustivos e equivocados relatórios, a perspectiva de que a economia brasileira oferecia boa possibilidade de crescimento bem acima da taxa de 0,8% que estava sendo projetada de forma insistente.
PAGAR PELOS SEUS ERROS
Considerando que a grande maioria das instituições financeiras atua na área de ASSET MANAGEMENT, especializada, portanto, em Gestão de Patrimônios -empresariais e pessoais-, o fato de errarem tanto nas suas projeções certamente vai fazer com que muitos analistas sejam afastados. Afinal, da mesma forma como, eventualmente, fazem críticas à condução da política econômica do atual governo, também devem pagar pelos seus erros. Mais ainda quando são grosseiros.
PROJEÇÕES MAIS PERTO DOS RESULTADOS
Vejam que a grande maioria dos investidores, antes de colocar seus ativos para serem administrados por gestores de patrimônios precisam se cercar da importante confiança de que os profissionais são sérios, atentos estudiosos e capazes. Isto não significa, em hipótese alguma, que a variável RISCO deixe de existir. Mas, no mínimo, o que todos esperam é que os analistas saibam fazer projeções que fiquem o mais perto possível do resultado.
BANK OF AMERICA
Pois, quem saiu na frente com o propósito de pedir desculpas pelo erro grosseiro de avaliação do comportamento da economia brasileira foi o chefe de Economia e Estratégia do Bank of America (BofA) no Brasil, David Beker. Ontem, em entrevista que concedeu a Broadcast, Beker disse que FOI UM ERRO ACHAR QUE RETOMADA NO BRASIL FICARIA MUITO AQUÉM DO MUNDO.
MUITO AQUÉM DO RESTO DO MUNDO
Beker iniciou a sua avaliação dizendo que - o crescimento de 1,20% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre mostrou que houve muito pessimismo na avaliação do cenário para 2021 devido à redução do auxílio emergencial e às preocupações com a segunda onda de covid-19. "Vimos as economias se recuperando basicamente de uma desaceleração muito importante no ano passado por conta do choque da pandemia. O que estamos vendo no Brasil é similar ao que está acontecendo nos outros países. Talvez o nosso erro foi imaginar que o Brasil teria um comportamento diferente, muito aquém do resto".
CLASSIFICAÇÃO PARA UMA NOVA ETAPA
Não sejamos ingênuos a ponto de imaginar que já está tudo bem com o nosso empobrecido Brasil. No entanto, depois do anúncio de ontem, a impressão que o Brasil está passando para o mundo é que ganhamos um jogo importante onde a vitória garantiu a classificação para uma etapa reservada para países que gozam de maior visibilidade e atenção de parte dos grandes investidores.
ENFIM, UM NÚMERO PRA LÁ DE ANIMADOR
Nos últimos dias, como bem informam os relatórios produzidos pelas principais instituições financeiras nacionais e internacionais, o que mais se viu foi uma clara revelação de que a ECONOMIA BRASILEIRA tinha tudo para apresentar uma taxa de crescimento do PIB superior a 4% para este ano. Mais: alguns, sem o menor receio, passaram a admitir um crescimento superior, próximo de 5%.
PARA FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO
Pois, para ALEGRIA DOS CIDADÃOS DE BEM, e DESESPERO DOS NEGACIONISTAS, do tipo que apostam todas as fichas no -QUANTO PIOR MELHOR-, eis que o IBGE, nesta manhã, divulgou que o PIB BRASILEIRO apresentou um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021, comparativamente ao último de 2020. O resultado, para felicidade geral da Nação brasileira, veio melhor que o ponto médio (mediana) das expectativas de mercado, que era de 0,8%.
O OTIMISMO MOSTRANDO A SUA CARA
Pronto. Bastou a notícia vir a público para que o OTIMISMO mostrasse imediatamente a sua cara no GRANDE ESPELHO, representado pelo ambiente de negócios nas Bolsa de Valores, onde são comumente negociados os títulos e/ou ações das empresas de capital aberto, quer seja nos mercados de liquidação futura, quer seja nos mercados de liquidação à vista.
VALE LEMBRAR O QUE ACONTECEU NO GOVERNO PETISTA, SEM PANDEMIA
Vale sempre lembrar, principalmente neste momento em que a MÍDIA ABUTRE se esforça de todas as formas na tentativa de ELEGER um representante da ESQUERDA como presidente do Brasil; e a CPI, escancaradamente, faz de tudo para derrubar o atual governo, o que aconteceu nos anos 2015 e 2016, durante o governo Dilma: fazendo uso da sua implacável MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA, o PIB BRASILEIRO amargou resultados negativos, na ordem de -3,55% (em 2015) e -3,31% (em 2016). Isto tudo sem PANDEMIA.
DESEMPENHO SETORIAL
O que não pode ser visto como surpresa no relatório do IBGE é o desempenho da AGROPECUÁRIA. Afinal, este setor vem sendo o grande responsável pelos números positivos da economia brasileira.
No setor INDUSTRIAL, quem puxou o desempenho foram as indústrias extrativas, a construção, o grupo eletricidade e gás, esgoto e atividades de gestão de resíduos sólidos. Só a indústria de transformação fechou com retração no período.
No setor SERVIÇOS, os destaques foram, pela ordem, transporte, armazenagem e correio, intermediação financeira e seguros, informática e comunicação, comércio e atividades imobiliárias. A única variação negativa veio da administração, saúde e educação pública.
DOIS OBSTÁCULOS
Como já informei no editorial de ontem, dois OBSTÁCULOS estão aí para complicar a vida da economia no SEGUNDO SEMESTRE do ano: o APAGÃO ELÉTRICO, motivado pela seca, e o APAGÃO DOS CHIPS, motivado pela BAIXA CAPACIDADE DE OFERTA E ALTA VONTADE DE CONSUMO. Mesmo assim, já é difícil apostar que o PIB BRASILEIRO deixará de crescer 5% em 2021.
PIB GLOBAL
Segundo informa o relatório sobre perspectivas econômicas produzido pela OCDE -Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico-, o PIB GLOBAL deverá crescer 5,8% em 2021 e 4,4% em 2022. Neste contexto, a China deve crescer 8,5%; EUA 6,9%, Japão 2,6%; Alemanha 3,3%; Brasil 3,7%; México 5,0%, Argentina 6,1%; Chile 6,7% e Colômbia 7,6%.
BRASIL
O Brasil, por tudo que li nos últimos dias, a previsão de taxa crescimento do PIB para 2021, segundo analistas de inúmeros bancos nacionais e internacionais, e do próprio governo, é mais elevada, ou seja, em torno de 4% a 4,5%, na média.
SITUAÇÃO SEVERA
Entretanto, na última 6ª feira, 28, quando o Governo emitiu um ALERTA DE EMERGÊNCIA HÍDRICA indicando SITUAÇÃO SEVERA para o período de JUNHO A SETEMBRO em CINCO ESTADOS DO PAÍS (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná) onde se concentra parte importante da produção agropecuária e de grandes hidrelétricas, passei a acreditar que as previsões da OCDE quanto ao crescimento do PIB brasileiro estão mais próximas da realidade.
SEGUNDO SEMESTRE
A imensa região, infelizmente, está diante da PIOR SECA dos últimos 111 anos. Assim, tudo leva a crer que o SISTEMA INTERLIGADO DE ENERGIA deverá causar sérios problemas em toda a cadeia de fornecimento, o que, por consequência, deverá reduzir a previsão de crescimento do PIB para este ano. Justamente no segundo semestre do ano, quando o avanço da vacinação entra em cena como acelerador da econômica.
CHIPS
Pois, como se não bastasse este terrível GARGALO, um outro, também considerado SEVERO, está atingindo inúmeras indústrias, a ponto de impossibilitar totalmente a colocação de seus produtos no mercado. É o GARGALO DOS CHIPS, ou dos SEMICONDUTORES, ou COMPONENTES ELETRÔNICOS, cuja fabricação está totalmente concentrada nos países asiáticos. A escassez de fornecimento de chips para manufatura de semicondutores, usados em módulos, sensores e controladores de todo tipo, já paralisou por horas e dias alguns dos maiores fabricantes de automóveis na Europa e Japão, como Volkswagen, Nissan, Honda, Toyota, Renault e Stellantis, entre outros. No Brasil, grande importador desses itens, a situação não é boa. E pelo que dizem os fornecedores, a normalidade só voltará em meados de 2022.
MARCA REGISTRADA
Ontem, a maioria dos ministros que integram o fétido ambiente da Suprema Corte do nosso empobrecido Brasil, fez, pela enésima vez, o uso da MARCA REGISTRADA que caracteriza o altíssimo grau de INJUSTIÇA que deve ser preservado nas decisões dos mais variados processos que entram na pauta de julgamento e/ou decisões.
MAIS DO MESMO
Desta vez, como foi amplamente noticiado, usando a fórmula MAIS DO MESMO a maioria dos ministros (7 votos a 4) resolveu ANULAR A DECISÃO QUE HOMOLOGOU A DELAÇÃO PREMIADA do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Isto porque, na sua delação, Sérgio Cabral AFIRMOU ter conhecimento de PAGAMENTOS NA ORDEM DE R$ 4 MILHÕES ao ministro DIAS TOFFOLI em troca da VENDA DE DECISÕES JUDICIAIS FAVORÁVEIS A DOIS PREFEITOS FLUMINENSES NO TRIBUNAL SUPEROR ELEITORAL, onde Toffoli ocupou uma cadeira entre 2012 e 2016.
SUPREMOCRACIA
A decisão MAIS DO MESMO que foi tomada ontem pela maioria do STF, é importante que fique registrado, nada tem de surpreendente. Afinal, de uns tempos para cá, o REGIME POLÍTICO que passou a imperar no nosso empobrecido Brasil é a SUPREMOCRACIA.
EQUIVOCADOS
Aliás, bastante equivocados estavam aqueles pobres brasileiros que ainda acreditavam que o nosso regime político era a DEMOCRACIA. Digo equivocados porque DEMOCRACIA não se restringe apenas no que diz respeito à possibilidade de escolha dos governantes, mas da vontade plena do povo. No Brasil, infelizmente, a única vontade que vale é a VONTADE DA MAIORIA DOS MINISTROS DO STF, pouco importando o que está posto na Constituição Federal.
AUTONOMIA DA POLÍCIA FEDERAL É ZERO
A decisão tomada ontem pelo STF deixou bem claro o quanto a autonomia da Polícia Federal é igual a zero. Principalmente, quando os acordos de colaboração chegam ao ponto de colocar em xeque algum ministro da Suprema Corte. Aí não! Aí o que vale é a SUPREMOCRACIA, ou seja, a VONTADE DA MAIORIA DO PLENO DO STF. Assim, a vontade do POVO, que define a existência da DEMOCRACIA, é totalmente vetada. Pode?
DIA DO GREVISTA
Antigamente, o dia 15 de outubro era o DIA DO PROFESSOR. Hoje, face às nojentas e eternas paralisações daqueles que fizeram CONCURSO PÚBLICO com o propósito de ocupar o cargo de educadores das escolas públicas de vários estados, essa data tem tudo para ser o DIA DO GREVISTA.
RS É HORS CONCOURS
Se alguém resolvesse realizar um concurso para premiar o Estado onde os GREVISTAS ficaram mais tempo, ano a ano, sem comparecer às salas de aula nas escolas do ENSINO PÚBLICO ESTADUAL, o RS, caso fosse convidado a participar, certamente seria imediatamente eliminado, pois é considerado como HORS CONCOURS, ou seja, fora de série, sem chance de ser confrontado.
ORELHAS DE BURRO
Entretanto, no Estado de SC, no qual a GREVE DOS -EDUCADORES- já chegou a incríveis 63 dias, já mostrou ser um forte concorrente. A continuar nesta toada, os pobres alunos matriculados nas escolas públicas, no próximo dia 15 de outubro, DIA DO GREVISTA, serão convidados a homenagear seus queridos mestres usando o UNIFORME DE GALA, que se destaca pelas ORELHAS DE BURRO.
GREVE ILEGAL???
Vejam que nem o fato da Justiça ter decidido que a GREVE É ILEGAL conseguiu mexer, minimamente, com os músculos dos GREVISTAS, que seguiram felizes e contentes com a boa vida voltada para o ócio, o divertimento e/ou as viagens de recreio. Tudo, obviamente, custeado religiosamente pelos Estados, que pagam seus salários e privilégios. Uma verdadeira orgia.
OS MANDANTES
No caso do RS, onde o ENSINO PÚBLICO é totalmente manobrado pelo CPERS-SINDICATO, um dos mais atuantes sindicatos do país, representando cerca de 80 mil trabalhadores em educação do Estado do RS, as aulas, quando acontecem, são totalmente destinadas para a formação de SOCIALISTAS e/ou COMUNISTAS.
LAVAGEM CEREBRAL
Portanto, no próximo DIA DOS GREVISTAS, aqueles que estão fora das salas de aula ainda tem algo a comemorar: estão livres da LAVAGEM CEREBRAL, que produz imbecis de toda ordem e tamanho.
ESTÁTUA DA LIBERDADE
A propósito, o dono da Havan, Luciano Hang, definiu bem o perfil dos gaúchos formados nas escolas do ensino público, ao postar na sua conta do Twitter: "É incrível como a esquerda comemora a queda da liberdade", referindo-se a declarações feitas por lideranças e ativistas lulopetistas e comunistas, como é o caso da comunista Manoela D'Ávila, que ficou feliz da vida quando tomou conhecimento de que um VENDAVAL derrubou uma estátua da liberdade colocada em frente da loja da Havan em Capão da Canoa, no litoral do RS. Pode?