Artigos

13 abr 2021

FESTIVAL DE ESTUPIDEZ


FESTIVAIS

Os FESTIVAIS, em geral, são eventos que têm data definida para iniciar e terminar. No nosso imenso Brasil temos grandes FESTIVAIS que atraem milhares de turistas do mundo todo, como, por exemplo, o Carnaval (Rio, São Paulo, Salvador, Recife...), a Oktoberfest (Blumenau), o Círio de Nazaré (Belém), o Peão de Barretos e muitos outros. Infelizmente, por força da Pandemia de Covid-19, as duas últimas edições de todos os FESTIVAIS que fazem parte do nosso vasto calendário de eventos foram suspensas, com prejuízos enormes para idealizadores, organizadores e participantes.


CELSO DE MELLO

Entretanto, o que chama muito a atenção é que no nosso imenso Brasil a PANDEMIA deixou livre, solta e totalmente permitida a realização de todos os tipos de FESTIVAIS que têm como objetivo o enaltecimento da mais pura ESTUPIDEZ. Sem obedecer qualquer ordem cronológica de EVENTOS que se notabilizam pela mais FRANCA ESTUPIDEZ , vejam, por exemplo, que na semana passada, em texto enviado por WhatsApp, o ex-ministro do STF, Celso de Mello, classificou como GESTO INSENSATO e de REPULSIVO E HORRENDO GRITO NECRÓFILO a recusa do presidente Jair Bolsonaro de decretar um LOCKDOWN NACIONAL por conta da pandemia da Covid-19. Mais: o gesto do presidente é "próprio de quem não possui o atributo virtuoso do "statesmanship"(estadista). 


MARCO AURÉLIO MELLO

Ontem, 12, como se estivéssemos em pleno CONCURSO para ver quem é capaz de se sair melhor no interminável FESTIVAL DE ESTUPIDEZ o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, afirmou que a fala (áudio) do presidente Jair Bolsonaro em conversa divulgada pelo senador Jorge Kajuru deixam "a todos perplexos". À Folha de São Paulo, o ministro afirmou: "Em tempos estranhos nada surpreende, deixa a todos perplexos."


RECEITA ESTADUAL DE SC

Também ontem, 12, li a notícia informando que a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina RESOLVEU não atender o pleito do Sindicato dos Revendedores de Gás (Sinregás-SC), que pedia a REDUÇÃO DA ALÍQUOTA DO ICMS DO GÁS, de 17% para 12%. Alegação que consta no ofício assinado pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC, Ênio Queiroz e Silva Lima, diz: - A medida “TERIA EFEITOS TÍMIDOS PARA A REDUÇÃO DO PREÇO DO GÁS. A propósito, segundo o presidente do Sinregás, Jorge Magalhães de Oliveira, a redução da alíquota do ICMS traria uma redução de até R$ 5,00 no botijão de 13kg.Pode?


REPUGNANTE

O mais repugnante é que;

1- o ex-ministro Celso de Mello, diferente de todos os brasileiros, não vê o STF como uma INSTITUIÇÃO INSENSATA e HORRENDA;

2- o ministro Marco Aurélio Mello, também muito diferente do que pensam todos os brasileiros, não vê que a maioria das decisões que toma, assim como o colegiado do STF, nos DEIXAM TOTALMENTE PERPLEXOS; e,

3- o auditor Ênio Queiroz, não aceita que a tal TIMIDEZ que vê nos EFEITOS DA REDUÇÃO DO PREÇO DO GÁS seja pelo lado dos consumidores. Ora, se é tímido para quem paga, o mesmo deveria valer para quem arrecada!   

Pois é, meus caros leitores: a PANDEMIA deu uma total liberdade e oportunidade para que o FESTIVAL DE ESTUPIDEZ siga acontecendo por todos os cantos do país. Detalhe: sem data para terminar! 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje:  NOSSOS TIGRES BRANCOS - por PERCIVAL PUGGINA . Para ler acesse: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

12 abr 2021

PARCERIA PELA FALTA DE TRANSPARÊNCIA


PARCERIA

Em junho de 2020, como foi amplamente noticiado, os -maiores- veículos de comunicação do nosso empobrecido Brasil decidiram formar uma PARCERIA com o propósito de -EM CONJUNTO- dar total TRANSPARÊNCIA sobre números -consolidados- sobre mortes e contaminados relacionados à COVID-19. Mais: a PARCERIA definiu que as equipes de todos os veículos se comprometiam a dividir tarefas e COMPARTILHAR INFORMAÇÕES obtidas nos 26 estados e no Distrito Federal.


UMA -CAUSA MORTIS-

Pois, o que mais chama a atenção é que a tal PARCERIA, onde a maioria dos MEIOS DE COMUNICAÇÃO dispõe de GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO (GDIs), até hoje não mostrou a menor preocupação em INVESTIGAR quem realmente morre por decorrência de COVID-19. Mais estranho ainda é que a partir do momento em que foi formado o COMPROMISSO PELA TRANSPARÊNCIA, a MÍDIA PARCEIRA passou a noticiar- EM CONJUNTO, sem demonstrar mínima desconfiança, que praticamente TODAS AS MORTES passaram a ter como -CAUSA- o Coronavírus. Que tal?


ATESTADOS FALSOS

Nem mesmo os esclarecedores vídeos que vem sendo postados insistentemente nas Redes Sociais, mostrando famílias bastante revoltadas quando se deparam com atestados -falsos- dando conta de que a CAUSA MORTIS de seus entes próximos é atribuída às complicações proporcionadas pela COVID-19, tem conseguido -DESPERTAR- o interesse para iniciar uma INVESTIGAÇÃO. Pode?


10 PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES NO MUNDO

Ora, até mesmo os bebês de colo já sabem que as 10 PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES, no mundo todo, são:

 

1ª) Cardiopatia isquêmica
2ª) Acidente vascular cerebral (AVC)
3ª) Doença pulmonar obstrutiva crônica
4ª) Infecções das vias respiratórias inferiores
5ª) Alzheimer e outras demências
6ª) Câncer de pulmão, traqueia e brônquios
7ª) Diabetes mellitus
8ª) Acidentes de trânsito
9ª) Doenças diarreicas
10ª) Tuberculose


PURA MANIPULAÇÃO

Pois, mesmo diante desta clara e irrefutável realidade, o fato é que, de uma hora para outra, a MÍDIA PARCEIRA resolveu ACEITAR como -VERDADEIRO- que praticamente todas as 10 PRINCIPAIS CAUSAS acima descritas simplesmente despareceram do mapa. Isto, meus caros leitores, tem a ver com TRANSPARÊNCIA? É para prestar este péssimo e nojento serviço de PURA MANIPULAÇÃO que foi firmada a tal PARCERIA?  Ora, ora...



Leia mais

09 abr 2021

DISCERNIMENTO: A MUTILAÇÃO DO CHIP


PLATÃO

Platão, como bem descreve Francisco Porfírio, graduado em filosofia, foi o primeiro filósofo a afirmar a existência de um DUALISMO PSICOFÍSICO NO SER HUMANO, ou seja, uma COMPOSIÇÃO DUPLA FORMADA ENTRE O CORPO E A ALMA. Segundo Platão, existe uma alma, perfeita e imaterial, e um corpo, material, limitado e imperfeito, que nos fazem tal como somos. Como tal, os seres racionais conseguem viver uma vida plena, pois somente a RACIONALIDADE leva ao mundo das ideias.

 


ARISTÓTELES

Aristóteles, por sua vez, afirma que o ser humano é um ANIMAL POLÍTICO, ou seja, vive em sociedade, participa ativamente e até constrói regras para essa sociedade. Nesse sentido, Aristóteles afirma que o ser humano só é capaz de realizar tais atividades por causa de uma característica intrinsecamente sua: a LINGUAGEM. O ser humano é um animal dotado da palavra, da linguagem, diferente dos outros animais. A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar. Justamente por essas possibilidades, podemos realizar uma infinidade de tarefas, que vão desde o desenvolvimento de técnicas até o estudo da matemática, da música e da lógica.


DESCARTES

Já René Descartes, mesmo se opondo à filosofia escolástica, que afirmava que todo ser vivente possui uma alma, reafirmou o dualismo psicofísico de Platão, aplicando-o apenas aos seres humanos. Segundo Descartes, os animais são apenas autômatos da natureza, ou seja, espécies de seres mecânicos que desenvolvem movimentos mecanicamente. Isso significa dizer que o ser humano é capaz de pensar, falar e movimentar-se livremente e de acordo com sua vontade, ao passo que os animais apenas desempenham tarefas mecânicas.


CHIP DO DISCERNIMENTO

Ora, considerando que estamos em plena ERA DIGITAL, ou ERA DA INFORMAÇÃO E/OU TECNOLÓGICA, fica muito mais fácil entender que só os SERES HUMANOS, diferente dos demais animais, são portadores -naturais- de um CHIP cujos CIRCUITOS INTEGRADOS proporcionam o DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO e/ou do DISCERNIMENTO.


MUTILAÇÃO DE CHIPS

Pois, para enorme tristeza, ao longo das últimas décadas milhões de CHIPs que a natureza colocou na mente de cada -ser humano- brasileiro, cujos circuitos são capazes de promover e desenvolver o DISCERNIMENTO, foram intencionalmente MUTILADOS e/ou AVARIADOS. Esta tragédia, infelizmente, fez com que um grande contingente de brasileiros passasse a agir e/ou se comportar como os DEMAIS ANIMAIS, ou seja, desprovidos do RACIOCÍNIO. Daí a razão para que se muita gente diga que o povo, em geral, passou a agir a cada dia mais como se fosse GADO.


MELHORES EFEITOS

O resultado, atendendo perfeitamente ao que foi proposto por aqueles que são seguidores da IDEOLOGIA SOCIALISTA/COMUNISTA, aí está. Para provar o quanto são inquestionáveis as suas vontades, tudo aquilo que diz respeito ao exercício da LIBERDADE e dos demais DIREITOS FUNDAMENTAIS são imediatamente bombardeados, deteriorando ainda mais os CHIPS.  Mais: para a obtenção de melhores efeitos, os MUTILADORES DE CHIPS contam com a expressiva companhia da MÍDIA  ABUTRE, que morre de paixão pelo SOCIALISMO.  



Leia mais

08 abr 2021

UMA NOVA CONSTITUIÇÃO ESTÁ, ENFIM, AMADURECENDO?


PAÍS INGOVERNÁVEL

Antes de tudo faço questão de sempre deixar bem claro que, à luz do que foi colocado na Constituição de 1988, em momento algum imaginei como possível o Brasil vir a se transformar num país realmente JUSTO, DEMOCRÁTICO e em condições reais de poder trilhar o sempre pretendido e muito esperado caminho virtuoso do CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Aliás, a bem da verdade, até o sofrível então presidente José Sarney admitiu, publicamente, que da forma como foi aprovada a CONSTITUIÇÃO DE 1988 tornaria o BRASIL UM PAÍS INGOVERNÁVEL. Dito e feito!


NOVA CONSTITUIÇÃO

Vale lembrar que não foram poucas as vezes que alertei sobre a necessidade de ESCREVER UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, a considerar que muitos DIREITOS lá colocados não são passíveis de extinção e/ou qualquer modificação nem mesmo por meio de PECs, ou PROPOSTAS DE EMENDA CONSTITUCIONAL. Tudo porque foram BLINDADAS por CLÁUSULAS PÉTREAS, que só podem ser modificadas através de UMA NOVA CONSTITUIÇÃO. Coisa, aliás, que pouquíssimos brasileiros sabem.


DIREITOS INDIVIDUAIS FUNDAMENTAIS

Portanto, como já referi em editoriais anteriores, o fato e a CAUSA DE TODAS AS CAUSAS do nosso insistente e inquestionável atraso se deve ao excesso de DIREITOS e a escassez de DEVERES como foi colocado intencionalmente, na CONSTITUIÇÃO de 88. Bem diferente do que acontece, por exemplo, na Carta Magna dos EUA, que ACIMA DE TUDO defende os DIREITOS INDIVIDUAIS FUNDAMENTAIS, como DIREITO À VIDA, À PROPRIEDADE e à LIBERDADE.


LIVRO DE MODESTO CARVALHOSA

Pois, embora já tenha publicado ótimos e esclarecedores artigos escritos por excelentes CONSTITUCIONALISTAS, como Ives Gandra Martins, Antônio Augusto Meyer dos Santos, Marcelo Shenk Duque, entre outros, recomendo a leitura da magnífica obra do jurista Modesto Carvalhosa - UMA NOVA CONSTITUIÇÃO PARA O BRASIL- DE UM PAÍS DE PRIVILÉGIOS PARA UMA NAÇÃO DE OPORTUNIDADES-, que traduz em linguagem muita simples e certeira o que deve constar numa CONSTITUIÇÃO DECENTE E JUSTA PARA TODOS. 


LIVE IMPERDÍVEL

Como importante contribuição sobre este tema, sugiro aos leitores e seus seguidores que reúnam suas famílias e assistam, com muita atenção, a -live- comandada pelo pensador Hélio Beltrão, que contou com a presença do professor Modesto Carvalhosa e do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança. O link é este (https://twitter.com/heliobeltrao/status/1379973983685255168?cn=ZmxleGlibGVfcmVjcw%3D%3D&refsrc=email).Tenho absoluta certeza que assistindo o vídeo e lendo o livro, todos os brasileiros entenderão que sem mexer na CAUSA PRINCIPAL, o Brasil seguirá conduzido por princípios INJUSTOS E NADA DEMOCRÁTICOS.

 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: UNIDOS PELO VÍCIO - por PERCIVAL PUGGINA. Para ler acesse https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/unidos-pelo-vicio-080421



Leia mais

07 abr 2021

CERTEZAS CONFIRMADAS DEPOIS DE UM ANO DE PANDEMIA


AFIRMAÇÕES SACRAMENTADAS

Passados pouco mais de um ano desde que a PANDEMIA DE COVID-19 começou a fazer parte do dia a dia do nosso empobrecido Brasil, entre poucas CERTEZAS e inúmeras INCERTEZAS que dominam o ambiente que envolve este sério problema de SAÚDE PÚBLICA, DUAS AFIRMAÇÕES já estão totalmente SACRAMENTADAS: 

  1. Todas as MORTES, tanto de pessoas quanto de empresas, são de exclusiva responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro;  
  2. Todas as RECUPERAÇÕES, pessoais e empresariais, assim como a VACINAÇÃO, só aconteceram por força das decisões tomadas por governadores, prefeitos e pelo judiciário.

SEM MODERAÇÃO

Se levarmos em conta o descarado e imenso ódio que é destilado a todo momento, SEM MODERAÇÃO, pela MÍDIA ABUTRE, contra tudo que é dito ou decidido pelo presidente Jair Bolsonaro, seus ministros e colaboradores, este poderoso aval impulsiona o convencimento das -CERTEZAS- fazendo com que passem a ser vistas pelos manipulados como VERDADES PLENAS. Algo, aliás, bem afinado com o estilo do ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, autor da frase: “Uma mentira contada mil vezes se torna verdade”


VERDADEIROS CULPADOS

Observem, por exemplo, que em todos os noticiários que resolvem mostrar o SOFRIMENTO de empresários e empregados do SETOR PRIVADO, os repórteres apontam sempre, alto e bom som, que a tragédia tem como culpada a PANDEMIA DE COVID-19. Ou seja, mentem intencionalmente, uma vez que a desgraça é motivada apenas e tão somente pelo LOCKDOWN, que é decidido e determinado por governadores e/ou prefeitos. De novo: ao invés de responsabilizar quem realmente produz o CAOS, a MÍDIA ABUTRE atribui a tragédia do CORONAVÍRUS e suas cepas ao Presidente da República. Pode?


DECISÕES

Não é preciso ser iniciado em sociologia para saber que todos os seres humanos, desde o momento em que acordam e até que voltam a dormir, tomam decisões de todos os tipos e tamanhos. Como tal, dentro de suas individualidades, depois de verificar os efeitos, verão que nem todas as decisões foram bem sucedidas. Já aos olhos dos outros, que sabem mais da vida alheia do que de sua própria, há quem concorde e há quem discorde das decisões tomadas. Mais ainda no caso de decisões tomadas por lideranças, que valem para todos. Aí as pesquisas de opinião servem para informar se as decisões foram consideradas boas, satisfatórias ou ruins pelos liderados.


PROCESSO DE VACINAÇÃO

Como estamos em período de plena VACINAÇÃO, há quem simplesmente se RECUSE A ENTENDER que o curso da aplicação dos IMUNIZANTES depende, diretamente, 1- da quantidade de VACINAS DISPONÍVEIS; 2- do universo de pessoas a serem VACINADAS; e, 3- da LOGÍSTICA, que cuida da agilidade do processo de VACINAÇÃO. Ora, mesmo que se leve em conta que o Brasil é referência mundial na tarefa de VACINAÇÃO, o fato é que não somos produtores de VACINAS CONTRA A COVID-19 e suas variantes. Como dependemos de países que produzem a matéria prima, e as quantidades adquiridas, pelo nível alto de demanda mundial, entram na programação de entrega obedecendo a capacidade de produção, a VACINAÇÃO não pode ser imediata para todos. Tudo, portanto, depende das quantidades produzidas e/ou devidamente despachadas pelos laboratórios produtores. 


LÓGICA FINAL

Ora, por tudo que existe de lógica neste processo que envolve a FABRICAÇÃO e a APLICAÇÃO das VACINAS, uma coisa é absolutamente certa: a tarefa de VACINAÇÃO, para todos os brasileiros que por vontade própria assim o desejam, estará praticamente resolvida. Entretanto, pela forma com que a MÍDIA ABUTRE vai continuar atuando e informando, a responsabilidade pelas MORTES de pessoas e empresas será do presidente Bolsonaro. E as recuperações serão festejadas como obras dos governadores que mais distribuíram recursos em forma de publicidade para a MÍDIA ABUTRE. 



Leia mais

06 abr 2021

VERSÕES MIDIÁTICAS


SUPER LIVE

Assisti, ontem na íntegra, a Super Live do InfoMoney, em parceria com a XP Investimentos, com a participação do ministro da Economia Paulo Guedes. Como previsto, os entrevistadores queriam saber, principalmente, o que Guedes poderia adiantar a respeito do complicado -ORÇAMENTO ANUAL DE 2021-.


INTRIGAS

Pois, a primeira coisa que ficou muito clara é que tudo que Guedes falou a respeito deste importante tema é, ainda que sem surpresa, bem diferente de tudo que a MÍDIA ABUTRE vem constantemente divulgando. Aliás, além de não ter a mínima iniciação e/ou boa vontade para lidar com assuntos de economia, a grande e revelada especialidade da MÍDIA ABUTRE é JOGAR PARA A TORCIDA o máximo possível de MENTIRAS recheadas com doses extravagantes de INTRIGAS com o nítido propósito de dificultar e/ou atritar o relacionamento entre o POVO, o EXECUTIVO e o LEGISLATIVO.


BARULHO DAS INTRIGAS

Quanto ao ORÇAMENTO 2021, Guedes foi cirúrgico na comunicação e no convencimento ao dizer que as EMENDAS e ACORDOS negociados com os parlamentares devem ser JURIDICAMENTE PERFEITAS E POLITICAMENTE SATISFATÓRIAS. Mais: tudo que chegou até agora ao conhecimento do público foi, através da MÍDIA ABUTRE, o BARULHO ENSURDECEDOR DAS INTRIGAS, que serve para esconder o principal, e o SILÊNCIO SEPULCRAL DA TENDÊNCIA DAS NEGOCIAÇÕES que estão em curso. 


JURO BAIXO DECORRE DE FISCAL FORTE

Pela enésima vez, Guedes afirmou o óbvio, qual seja de que JURO BAIXO é fruto, ou depende diretamente, de FISCAL FORTE. Ou seja, quanto mais próximo do equilíbrio fiscal, menor será a TAXA DE RISCO PAÍS que, por sua vez, é a real formadora do preço dos JUROS cobrados por quem se dispõe a conceder crédito ao Brasil. Neste mesmo raciocínio, quanto mais cresce o percentual da DÍVIDA/PIB, mais o governo precisa acenar com TAXAS DE JUROS MAIS ELEVADAS. Simples assim, até para quem está no primeiro ano do ensino básico/fundamental. 


INVESTIMENTO PRIVADO

Para equacionar este inevitável ENDIVIDAMENTO PÚBLICO que cresceu estupidamente com a PANDEMIA, Guedes disse que o caminho a seguir é o saudável INVESTIMENTO PRIVADO. Citou para reafirmar que o Brasil está no caminho certo, caso dos leilões de CONCESSÃO À INICITIVA PRIVADA de inúmeros aeroportos, que começam a acontecer nesta semana, e das PRIVATIZAÇÕES da ELETROBRÁS, dos CORREIOS, das REFINARIAS da PETROBRÁS, etc., que já estão em tramitação. 


VACINAÇÃO E REFORMAS

Para finalizar, o ministro Paulo Guedes salientou que o GOVERNO NÃO DEVE SER VISTO COMO AUTORIDADE PÚBLICA, MAS COMO SERVIDOR PÚBLICO. Mais: Guedes arrematou dizendo que o CAMINHO DA PROSPERIDADE DO BRASIL depende, e muito, de DUAS IMPORTANTES PROVIDÊNCIAS: da VACINAÇÃO e das REFORMAS. Quanto mais pessoas VACINADAS, mais rápido as atividades econômicas e sociais voltam a ser exercidas. E quanto mais e boas REFORMAS forem aprovadas, menor será o CUSTO BRASIL.  



Leia mais