Artigos

26 mai 2021

A POBRE E MALDOSA MÍDIA MONOTEMÁTICA


RITUAL MONOTEMÁTICO

Entra dia e sai dia e os noticiários produzidos a todo momento pela MÍDIA ABUTRE obedecem o mesmo e cansativo ritual MONOTEMÁTICO, qual seja o de garimpar e maquiar dramaticamente tudo aquilo que acontece e, principalmente, aquilo que é inventado, com o único propósito de CULPAR o presidente da República e sua equipe. 


NOTÍCIA MAQUIADA

Em tese, por tudo que o CONSÓRCIO DO MAL, formado pela MÍDIA ABUTRE disponibiliza a todo momento, pouco ou nada importa o que é FATO ou o que é FAKE. O que realmente interessa, para esta turma terrível é de que forma a -notícia- deve ser adaptada, ou maquiada, para que possa atender o firme propósito de enxovalhar a imagem do Chefe do Executivo. 


TODAS AS POSSIBILIDADES...

Vejam que no processo, ou receita, utilizado na tentativa de produzir os melhores efeitos que podem fazer do presidente Jair Bolsonaro um verdadeiro e perigoso monstro, todas as possibilidades são válidas e/ou devem ser perseguidas e levadas constantemente ao conhecimento do público. 


CPI DA DESGRAÇA

Vejam, por exemplo, o quanto a COVID-19 tem servido como instrumento e motivo para INCRIMINAR o presidente. Mesmo PROIBIDO pelo STF, que decidiu que os governadores e prefeitos deveriam se responsabilizar pelas ações de enfrentamento da PANDEMIA, a MÍDIA ABUTRE, influenciadora direta da CPI DA DESGRAÇA, segue no seu jogo sujo de jogar TODAS AS MORTES no colo do presidente e sua equipe.


MESMO PROIBIDO DE AGIR...

O curioso é que nem mesmo o fato de o STF ter decidido, por unanimidade, que não cabe ao presidente, e sim aos governadores e prefeitos, estabelecer e/ou colocar em prática os programas que julga mais efetivo para o custoso enfrentamento da COVID, consegue modificar o MONOTEMA, que tem como propósito destruir e destituir o presidente Bolsonaro. Pode?


VACINAÇÃO

A propósito, no quesito -VACINAÇÃO- vejam o que acontece no Chile, por exemplo. Lá a população é de 19 milhões de pessoas e a VACINAÇÃO TOTAL (2 doses) atingiu, ontem, 8 milhões de chilenos, ou seja, 40% da população. No Brasil, que tem 210 milhões de pessoas, a VACINAÇÃO TOTAL (2 doses) atingiu, ontem, 20 milhões de brasileiros, ou seja 10% da população. Resumo: o Brasil já vacinou um CHILE INTEIRO enquanto o Chile vacinou apenas 8 milhões. Que tal? 



Leia mais

25 mai 2021

AS EXPECTATIVAS HISTÓRICAS DO PIB BRASILEIRO


PROJEÇÕES RECENTES

Quem acompanha as informações semanais oferecidas pelo Boletim FOCUS, do Banco Central, já deve ter percebido que houve uma clara inversão de expectativas quanto às PROJEÇÕES DO PIB BRASILEIRO. Àqueles que não prestaram muito atenção no assunto vale lembrar que os anos iniciavam de forma mais -otimista- e terminavam geralmente de forma muito -frustrante-, com redução sistemática das expectativas por várias semanas consecutivas.


UM FINAL MAIS OTIMISTA

Pois, neste ano, felizmente, o que está acontecendo é exatamente o INVERSO. Usando a mesma fonte -Boletim FOCUS-, que informa, a cada 2ª feira, como as instituições financeiras estão vendo o comportamento da INFLAÇÃO, do CÂMBIO, da TAXA DE JUROS e do PIB para o exercício, o que estamos vendo é uma sistemática elevação da perspectiva de crescimento do PIB. Ou seja, tudo leva a crer que a FRUSTRAÇÃO INICIAL vai dar lugar a uma FINAL bem mais OTIMISTA.


ACIMA DO CONSENSO DE MERCADO

Algumas instituições financeiras, tanto nacionais quanto internacionais, estão revendo suas projeções com OTIMISMO maior do que aparece nos Boletins FOCUS. Observem, por exemplo, o que diz a WEEKLY MARKET NEWS de hoje, produzida pelo BNP Paribas Wealth Management: - Revisamos para cima a projeção do crescimento econômico no Brasil em 2021, de 2,50% para 4,50% - estimativa esta, portanto, acima do consenso de mercado medido semanalmente através do FOCUS. 


REPRECIFICAÇÃO

Mais do que sabido, os NEGACIONISTAS darão importância maior, senão única, para a elevação da INFLAÇÃO. Pois, para estes, ainda que nada seja capaz de mudar as suas tristes convicções, eis o que disse, ontem, em evento digital promovido pelo eB Capital, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto: - "Estamos em um movimento de REPRECIFICAÇÃO. Parte desse movimento já foi, mas ainda terá um ruído pela frente. Temos um movimento inflacionário no mundo desenvolvido, que terá que ajustar as taxas de juros, o que leva a uma diferenciação. O mundo emergente tem dívida mais alta, e precisa fazer um ajuste mais forte e mais rápido”. 


REFORMA ADMINSTRATIVA

Mais: Campos Neto também considerou que a REFORMA ADMINISTRATIVA é “fundamental”. “Além do custo de pessoal que é muito grande, o tema de eficiência e de busca de talentos para o setor público também é importante. Gastamos muito e os serviços públicos prestados não são de ótima qualidade. A reforma administrativa precisa vir com uma grande dimensão de digitalização, para reduzir custos e aumentar a eficiência dos serviços públicos, como ocorreu em outros países”, afirmou Campos Neto.

Para ele, a reforma precisa avançar, mesmo sem condições políticas para mexer com os atuais servidores. "Mesmo a sinalização para o futuro terá efeitos positivos para o País”, completou.



Leia mais

24 mai 2021

IMPOSTOS E MAIS IMPOSTOS


IMPOSTO DE RENDA NA INGLATERRA

No livro -1001 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO-, organizado pelo historiador Peter Furtado, prefaciado por Michael Wood e escrito por renomados cientistas e historiadores, consta que entre as datas mais importantes na história da humanidade uma delas é o dia 9 de janeiro de 1799, dia da edição da lei que instituiu o IMPOSTO DE RENDA NA IGLATERRA, cuja taxa era de 10% para renda total no ano acima de 60 libras e o pagamento podia ser feito em até seis quotas. 


WATERLOO

Em 1802, por consequência da PAZ transitória entre Inglaterra e França, o IMPOSTO SOBRE A RENDA foi SUPRIMIDO. Um ano após, quando as hostilidades entre os dois países recomeçaram, o imposto sobre a renda foi novamente suscitado e em 1803 a cobrança acabou restabelecida. Em junho de 1815, quando Napoleão Bonaparte foi derrotado em Waterloo, dando a guerra por encerrada, o imposto sobre a renda, que havia sido instituído como FORMA DE ANGARIAR RECEITA PARA FINANCIAR OS GASTOS, por falta de clima político acabou sendo novamente suprimido em 1816, obrigando o governo inglês a buscar outras fontes de renda para cobrir o rombo.


ALEMANHA

Em 1853, por força dos gastos com a GUERRA DA CRIMEIA, o imposto de renda, que havia sido instituído como um simples IMPOSTO DE GUERRA e/ou para cobrir dificuldades financeiras, passou a ser permanente e se transformou na principal fonte de recursos em muitos países. Na Alemanha, por exemplo, em 1920, após a 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918), o governo instituiu o imposto de renda sobre as pessoas físicas do qual ficava com 1/3 da receita e transferia 2/3 para os Estados e comunas.


EUA

Em 1861, por conta dos gastos com a GUERRA DE SECESSÃO, os EUA passaram a cobrar um imposto federal sobre as rendas pessoais. Durante a guerra civil, o imposto foi aceito sem grandes resistências. Cessada a hostilidade, passou a sofrer críticas, algumas de ordem constitucional. A cobrança do imposto ficou insustentável e foi suprimido em 1872. Embora de curta duração, o imposto demonstrou resultados consideráveis, principalmente nos anos de guerra, quando as críticas eram menores. Entretanto, em 1913, premido pela necessidade de recursos, o IMPOSTO SOBRE A RENDA foi instituído de forma definitiva, e não mais temporária.


GUERRA CONTRA A COVID-19

Ora, como a GUERRA MUNDIAL que está sendo travada agora é contra o poderoso vírus -COVID-19 e suas variantes-, e o rastro de destruição econômica e social é brutal e inquestionável, obrigando os governos de praticamente todos os países a emitir títulos para financiar os elevados gastos -emergenciais-, o governo dos EUA saiu na frente a propôs a instituição de um IMPOSTO MÍNIMO GLOBAL para EMPRESAS de pelo menos 15%. A ideia, obviamente, foi recebida com muito entusiasmo na Europa. A ponto do ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, dizer: -Nós realmente teremos a chance de que neste verão [do hemisfério Norte] este acordo que trabalhamos por tanto tempo possa acontecer.


IMPOSTO SOBRE PATRIMÔNIO

Pois, dentro deste CLIMA onde a REDUÇÃO DE DESPESAS PÚBLICAS não passa na cabeça dos governantes, além do IMPOSTO SOBRE A RENDA os congressistas socialistas estão querendo instituir o IMPOSTO SOBRE PATRIMÔNIO. Assim, além dos IMPOSTOS MUNICIPAIS, que atingem a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E A PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA; do IMPOSTO ESTADUAL, sobre o CONSUMO; dos IMPOSTOS FEDERAIS, sobre a PRODUÇÃO e sobre a RENDA, que apesar de elevados não cobrem os EXAGERADOS GASTOS PÚBLICOS, a saída, na cabeça dos SOCIALISTAS, está na COBRANÇA de um IMPOSTO SOBRE O PATRIMÔNIO, sendo que para obter alguma coisa já foram cobrados todos os malditos impostos. 


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ : AQUARELA DO BRASIL, por PERCIVAL PUGGINA. Acesse o link e confira:https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

21 mai 2021

A MÍDIA ABUTRE, A OPOSIÇÃO E A ECONOMIA


TIME DE RANCOROSOS

No dia 28 de outubro de 2018, quando, em 2° turno, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil, tanto a OPOSIÇÃO quanto a MÍDIA ABUTRE já davam claros e efetivos sinais de que estavam dispostos a inviabilizar, de todas as formas possíveis e imaginárias, as ações do governo. Mais: tratariam, o quanto antes, aí já com a importante colaboração do STF, que se juntou, de forma determinada, ao -TIME DE RANCOROSOS-, de incutir na mente do povo brasileiro que o Chefe do Executivo deveria ser mandado às favas o mais rápido possível. 


MANIFESTAÇÕES DO POVO

De lá para cá, tudo aquilo que já se previa em termos de pressão visando a inviabilização das propostas que estão contidas no Plano de Governo do presidente Bolsonaro foi cumprido à risca, sem a mínima moderação. Entretanto, o que não se confirmou, para desespero do TIME DE RANCOROSOS, foi a ideia de que o povo brasileiro, mais dia menos dia, se deixaria levar pelas NARRATIVAS e AÇÕES TERRORISTAS que resultariam em efusivas manifestações PRÓ IMPEACHMENT do presidente.


REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Vejam que a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, por se constituir num problema extremamente dramático e crucial para as Contas Públicas, independente de quem era ou viesse a governar o Brasil, foi a única medida que ficou fora das garras do poderoso TIME DE RANCOROSOS. As demais, sem exceção, quando resultaram aprovadas foram sob tiros de canhões apontados por opositores desbragados. Mais: a maioria das propostas segue mofando no Legislativo, com alegações infundadas e/ou absurdas, impedindo que o Brasil decole de uma vez por todas.


A ECONOMIA PRONTA PARA A GUERRA

Pois, com tudo isto que está acontecendo, sem a menor possibilidade de NEGAÇÃO, a ECONOMIA BRASILEIRA vem mostrando que tem força para garantir um razoável crescimento. Quem se dispõe a olhar o panorama que se desenha na janela que descortina o horizonte do segundo semestre de 2021 verá, com boa clareza, que a ECONOMIA BRASILEIRA reúne condições para GANHAR A GUERRA imposta, de maneira suja e rasteira, pelo lamentável TIME DOS RANCOROSOS.    


PRIMEIRA DIVISÃO

Queiram ou não os fervorosos apoiadores/torcedores do TIME DOS RANCOROSOS, certas ações, notadamente aquelas que resultam em possibilidades reais de PRIVATIZAÇÕES, NOVAS CONCESSÕES e AÇÕES VOLTADAS PARA  A INFRAESTRUTURA, o governo tem tudo para fazer com que o TIME FORMADO PELA INICIATIVA PRIVADA marque gols necessários para levar o nosso empobrecido Brasil à sonhar com a PRIMEIRA DIVISÃO. 


GOLDMAN SACHS

Aliás, as apostas no crescimento da economia brasileira para 2021 já podem ser vistas e comentadas por várias instituições financeiras internacionais. Vejam, por exemplo, o que disse nesta semana o chefe de pesquisa econômica do Goldman Sachs para a América Latina, Alberto Ramos: - O Goldman Sachs elevou de 4,1% para 4,5% a previsão de crescimento do PIB brasileiro em 2021 após dados mostrarem que o país teve uma atividade maior que a esperada em março deste ano e demonstra força nos dados referentes ao segundo trimestre, assim como uma melhora nos termos de troca (relação entre o valor das importações e o valor das exportações de um país em determinado período). Esperamos que a economia recupere-se visivelmente nos próximos trimestres em linha com o progresso (gradual) da vacinação da covid, da reabertura gradual da economia, do estímulo fiscal renovado, da recuperação da confiança dos consumidores e das empresas, de termos de troca muitos favoráveis e do pano de fundo em geral.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: ARGENTINA QUER ABATER O PRODUTOR DE CARNE SEM DÓ NEM PIEDADE , por J.R.GUZZO publicado na Gazeta do Povo de ontem, 20/5. Para Ler acesse o link https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/argentina-quer-abater-o-produtor-de-carne-sem-do-nem-piedade-210521 



Leia mais

20 mai 2021

CONGRESSO NACIONAL: UM AMBIENTE ESPECIALIZADO EM DEFORMAÇÃO E MUTILAÇÃO


CIRURGIAS RECONSTRUTIVAS

Normalmente, quem procura um cirurgião plástico especializado em cirurgia reconstrutiva ou reparadora tem como objetivo corrigir deformidades, tanto de origem genética, ou congênitas, quanto aquelas que decorrem de processos de deformações que não raro vão sendo adquiridas ao longo dos anos pelas mais diversas razões.


DEPUTADOS E SENADORES CIRURGIÕES

Dentro desta mesma lógica, quando estamos diante de situações em que se fazem necessárias as CIRURGIAS REPARADORAS que tem como propósito remover os TECIDOS CANCERÍGENOS produzidos pela presença abusiva do ESTADO, dificultando sobremaneira a vida e o comportamento da sociedade, o único meio disponível para tanto é entregar esta TAREFA DE RECONSTRUÇÃO e/ou REPARAÇÃO das DEFORMIDADES para os deputados e senadores. Cabe a eles a realização das cirurgias que podem levar a uma RECUPERAÇÃO DOS MOVIMENTOS que estimulam a volta dos INVESTIMENTOS tão necessários para o desenvolvimento do nosso empobrecido Brasil. 


FRANKENSTEIN

Vejam, por exemplo, o que aconteceu com a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, considerada em prosa e verso como o MARCO MAIS IMPORTANTE para diminuir o sangramento contínuo e por demais preocupante para as CONTAS PÚBLICAS. Pois, na mais pura realidade, o que se viu foi a aprovação de um PROJETO-CIRURGIA DE MUTILAÇÃO e/ou DESFIGURAÇÃO. Assim, o que resultou da cirurgia foi uma obra que guarda uma enorme semelhança com o mostro conhecido como FRANKENSTEIN.


ELETROBRÁS

Ontem, para confirmar o quanto a maioria dos deputados é capaz de PRODUZIR MONSTRENGOS, a MP - Medida Provisória- que trata da PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS só foi aprovada por 313 votos a favor e 166 contrários, depois de sofrer graves mutilações que simplesmente DESFIGURARAM com o texto original. Relator da MP, o deputado Emar Nascimento, transformou a MP do Governo em algo monstruoso. O que foi aprovado, portanto, além de ser uma peça de MUTILAÇÃO das coisas boas e necessárias, não REPARA AS DEFORMIDADES que vão desembocar em dificuldades para atrair investidores.  


A PRIVATIZAÇÃO ESTÁ CONDICIONADA ...

No final, o que restou para a sociedade interessada na PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS foi o velho contentamento do tipo que deixa muita gente satisfeita só pelo fato de haver uma aprovação, ainda que com reduzidos efeitos. Na real, a MP que foi aprovada ontem, contém várias mutilações, como por exemplo, CONDICIONA A DESESATATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS 1- à contratação de Pequenas Centrais Elétricas; 2- à prorrogação de contratos do Prinfra por mais 20 anos, para manter o subsídio a usinas mais caras; 3- à União manter sob controle, direto ou indireto, as empresas, as instalações e as participações detidas ou gerenciadas pela Eletrobrás. 


OBRA DO GOVERNO

Ah, não vai faltar quem irá responsabilizar o governo pelo monstrengo que resultou aprovado. Tais condicionamentos, infelizmente, vão ser usados para dizer que foi obra do governo.



Leia mais

19 mai 2021

PRÊMIO NOBEL DE ESTUPIDEZ


PRÊMIO NOBEL

Entre as tarefas atribuídas à Fundação Nobel, quando Alfred Nobel a instituiu, em junho de 1900, aquela que é vista e acompanhada pelo mundo todo com grande expectativa, é o PRÊMIO NOBEL, cujos agraciados são escolhidos anualmente por instituições suecas e norueguesas que concedem a importante honraria para CINCO CATEGORIAS DIFERENTES:  Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz.   

Uma outra premiação, criada em 1968 com o propósito de prestar uma homenagem a Alfred Nobel, é o PRÊMIO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. A escolha do vencedor, ou vencedores, é feita pela Academia Real Sueca de Ciência, por mais importante que seja não é considerada como PRÊMIO NOBEL. 


CATEGORIA ESTUPIDEZ

Ora, considerando que o PRÊMIO NOBEL tem como objetivo homenagear pessoas e instituições que realizaram GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE a cada ano, e até hoje nenhuma instituição ou personalidade brasileira foi escolhida para receber a premiação, fico imaginando quantos TROFÉUS já teríamos obtido caso o objetivo fosse o de homenagear aqueles que mais se destacaram na CATEGORIA ESTUPIDEZ.


O INCRÍVEL CASO CEEE-D

Neste particular, face ao complicado impasse que foi colocado visando impedir a necessária e urgente PRIVATIZAÇÃO DA CEEE-D, quem lê, por exemplo, o que disse o presidente do Sintec-RS - Sindicato dos Técnicos Industriais-, sobre o tema, fica convencido de que a escolha do PRÊMIO NOBEL NA CATEGORIA -ESTUPIDEZ- já estaria plenamente resolvida. 


AFIRMAÇÃO-PÉROLA

Eis aí a afirmação-pérola: - São especialmente três pontos que nos preocupam. Um deles é o VALOR DO NEGÓCIO estipulado pelo Estado do RS para fazer esse desinvestimento. Por lei, deveria seguir algumas regras, que o governo alega que o faz para alocar recursos em outras áreas, mas decidiu vender por um valor irrisório (R$ 50 mil), concretizado em R$ 100 mil, o que não atende esses objetivos. 


AFUGENTANDO INVESTIDORES

Na real, a cada anúncio de PRIVATIZAÇÃO o que não falta é ESTUPIDEZ. Estes portadores se notabilizam pela expressa e incontida vontade de afugentar os poucos INVESTIDORES que ainda enxergam o Estado do Rio Grande do Sul como um lugar interessante para fazer negócios. Pode? 

A propósito: os interessados no leilão da CEEE-T, que cuida da TRANSMISSÃO DE ENERGIA, prometido para 29 de junho próximo, já devem estar pensando se vale a pena entrar num negócio onde o comprador de ENERGIA, a ESTATAL CEEE-D -, não tem como pagar pela ENERGIA COMPRADA. 



Leia mais