Artigos

27 out 2021

O POVO E AS INSTITUIÇÕES


SOBERANIA

O calendário informa que já se passaram quase dois meses desde o 7 DE SETEMBRO, data em que milhões de brasileiros foram às ruas do Brasil para manifestar, em coro, que o grande e único SOBERANO É O POVO. Pois, vários integrantes de certas INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, notadamente do TSE e do STF, com apoio explícito do CONSÓRCIO SOCIALISTA FORMADO PELA MÍDIA ABUTRE, além de -FAZER FIGA- para o POVO foram ainda mais longe: resolveram mostrar, através das mais variadas decisões, quem são os verdadeiros e reais SOBERANOS neste nosso empobrecido Brasil.


GRITAR ALTO

Na real, o recado, curto e grosso, que os integrantes destas instituições deram a todos os brasileiros é que cada cidadão não passa de um -IDIOTA ÚTIL-, do tipo que desenvolve e aprimora a musculatura para melhorar a capacidade de GRITAR MAIS ALTO, mesmo sabendo que nenhum de seus -justos, corretos, legais e/ou constitucionais- pleitos e reivindicações serão atendidos.  


GOLPE

Mais do que sabido e comprovado, estes autoconvencidos -SOBERANOS-, para deixar bem claro que ninguém manda mais do que eles resolveram fazer do PODER EXECUTIVO uma instituição na qual o seu chefe -ELEITO PELO POVO- seja algo do tipo RAINHA DA INGLATERRA, que reina, mas não governa. E quando alguém sugere o uso do Artigo 142, que todos estavam convencidos de que por estar na Constituição é para ser eventualmente aplicado, os SOBERANOS, apoiados integralmente pela MÍDIA ABUTRE, gritam, alto e bom som, que lançar mão desta medida -constitucional- é GOLPE.


LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Pois, para reforçar a ideia de que o POVO nada tem de SOBERANO, até a LIBERDADE DE EXPRESSÃO já foi abatida em pleno voo, sendo que alguns brasileiros até já foram colocados na CADEIA. Tudo porque resolveram contrariar aqueles que se declaram e agem como únicos e verdadeiros SOBERANOS. Esta é a dura realidade, que só será modificada quando o POVO resolver fazer o papel das Forças Armadas, como determina o ARTIGO 142 da Constituição Federal. Esta é a ação de se impõe para quem realmente tem a pretensão de ser o verdadeiro e único SOBERANO. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje, A IMPRENSA DOENTE, por J.R. Guzzo. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

26 out 2021

O PREÇO DA -FRANQUEZA- NUMA SOCIEDADE -POLITICAMENTE CORRETA-


FRANQUEZA

Lá atrás, na minha adolescência, meus pais acharam por bem que deveriam ter uma boa conversa comigo para tentar conter a minha excessiva FRANQUEZA. Achavam eles que este era um comportamento -REBELDE-, do tipo que poderia prejudicar o meu convívio social com todos aqueles que -PARA NÃO SE INCOMODAR- preferiam agir de acordo com a CARTILHA do complicado, cínico e falso -POLÍTICAMENTE CORRETO-.


BOA EDUCAÇÃO

Mais do que sabido, os defensores do POLITICAMENTE CORRETO são aqueles que, segundo descreve muito bem o pensador Rodrigo Constantino, argumentam ser esta uma forma de tornar menos conflituosa a convivência em sociedade. Para essa gente, contrariar significa OFENDER as pessoas, quando, a rigor, NÃO OFENDER pessoas é apenas uma regra de BOA EDUCAÇÃO, que nada tem a ver com o comportamento -POLITCAMENTE CORRETO-.


INTOLERANTES

Com o passar dos anos fui percebendo que todas as pessoas que agem e se manifestam com FRANQUEZA SINCERA E ABSOLUTA, defendendo a LIBERDADE, a JUSTIÇA e um ESTADO MENOR E EFICIENTE eram sempre vistas pelo extenso universo dos -POLITICAMENTE CORRETOS- como pessoas REBELDES SEM CAUSA, INTOLERANTES e o ESCAMBAU.


INOCENTES DO LEBLON

Pois, ontem, ao ler -de cabo a rabo- o livro do Roberto Motta – OS INOCENTES DO LEBLON – a INSPIRADORA, POLÊMICA E INÉDITA HISTÓRIA DO PARTIDO NOVO E DOS ANÔNIMOS QUE TENTARAM MUDAR A CARA POLÍTICA BRASILEIRA, percebi o quanto já é grande o número de brasileiros que resolveram -SAIR DO ARMÁRIO- e, de forma decidida resolveram dar um CHUTE NO PAU DA BARRACA, cuja lona cobria milhões de brasileiros que depois de tantos maus governos resolveram abandonar o comportamento -POLITICAMENTE CORRETO-.


QUEM USA DA FRANQUEZA É UM DESTEMPERADO?

Fiz as observações acima porque, a rigor, vejo no presidente Jair Bolsonaro um bom exemplo daqueles que ao invés do POLITICAMENTE CORRETO usam da FRANQUEZA SINCERA para se portar e manifestar. Daí a clara razão para que todos aqueles que ainda não conseguiram se livrar do já cultural e/ou tradicional comportamento POLITICAMENTE CORRETO, resolvem classificar o presidente como um sujeito DESTEMPERADO, INTOLERANTE, GROSSO, INSENSÍVEL, INDELICADO, INOPORTUNO e outras coisas mais. Esta turma nunca leva em conta que ele está defendendo os direitos e a justiça que a maioria dos cidadãos brasileiros não tem acesso. Que tal?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+: ELEIÇÕES 2022; TERCEIRA VIA TEM MUITOS NOMES E POUCO VOTO, por J.R.GUZZO. Confira aqui:https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

25 out 2021

O BRASIL PRECISA DE AUXÍLIO


QUATRO OPERAÇÕES

Neste final de semana li e reli perto de uma centena de comentários, opiniões e palpites - sobre o IMPACTO FISCAL que o AUXÍLIO BRASIL vai produzir nas CONTAS PÚBLICAS. A maioria deles, sem medo de errar, feitos por gente que demonstra enorme dificuldade para dominar as QUATRO OPERAÇÕES matemática básicas - ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO -. Assim, da mesma forma como o RACIOCÍNIO LÓGICO se mostra AUSENTE, a LINHA IDEOLÓGICA dos críticos do atual governo, a maioria SOCIALISTA, é simplesmente ABUNDANTE. 


FURACÕES

Pois, antes de entrar no mérito do valor do AUXÍLIO BRASIL, que o presidente Jair Bolsonaro fixou em R$ 400 até o final de 2022, é preciso entender que os EFEITOS decorrentes da PANDEMIA, notadamente as paralisações das atividades advindas do -FIQUE EM CASA-, guardam enorme semelhança com os estragos provocados pelos ferozes FURACÕES cujos ventos fortíssimos, quando tocam o solo, levam tudo pelos ares.


AUXÍLIO SOLIDÁRIO

Com a desgraça econômica instalada pelo efeito ventos da PANDEMIA, todos os chefes de governos, INDEPENDENTE DA LINHA IDEOLÓGICA de quem está à frente dos Poderes -EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO- se veem na obrigação de conceder alguma AJUDA EMERGENCIAL aos mais atingidos. Portanto, por mais que a questão FISCAL deve ser tratada sempre com muita seriedade e total RESPONSABILIDADE, o fato é que ninguém pode ser contrário a conceder algum tipo de AJUDA SOLIDÁRIA até que as -casas- dos mais atingidos pelo FURACÃO venham a ser reconstruídas. 


AUSÊNCIA DE IMPOSTOS

O que o nosso empobrecido Brasil precisa, em momentos de inquestionável -devastação- como esta que aí está, onde até a inflação tem se mostrado como um componente terrível, é ADMINISTRAR, com muita atenção, os problemas que impactam o ECONÔMICO e o SOCIAL. Bom seria, no meu entender, que o programa -AUXÍLIO BRASIL- fosse financiado NÃO PELA VIA DOS IMPOSTOS, mas pela AUSÊNCIA DELES, notadamente sobre produtos e serviços considerados IMPRESCINDÍVEIS para todos.


O SETOR PÚBLICO NÃO PRODUZ

É preciso que todos tenham em mente que tudo aquilo que o governo pretensamente dá ao povo é fruto de arrecadações -à vista e a prazo- recolhidos da sociedade. Atenção: o SETOR PÚBLICO, vale sempre lembrar, não produz coisa alguma. Isto significa que, para se sustentar, todos aqueles que produzem e consomem se veem obrigados a entregar, em forma de tributos, boa parte do que é consumido.


MELHOR AUXÍLIO

Ora, se houvesse uma ISENÇÃO de impostos sobre produtos ESSENCIAIS, a medida seria ultra benéfica para todos, inclusive para os governos, que não precisariam mais se preocupar em conceder qualquer tipo de AUXÍLIO EMERGIENCIAL. Além de diminuir uma etapa do processo -arrecadação/distribuição-, o preço dos bens e serviços ficaria muito mais em conta para todos. Mais: quanto menos impostos, mais a economia é capaz de crescer e se desenvolver. O que, em palavras finais, significa que o MELHOR AUXÍLIO que o governo pode dar ao nosso empobrecido Brasil e ao seu povo é a ISENÇÃO RESPONSÁVEL DE IMPOSTOS. 



Leia mais

22 out 2021

SINUCA DE BICO


INGENUIDADE

Após mais de 30 anos de governos -socialistas/comunistas/corruptos-, só os mais ingênuos seriam capazes de acreditar que bastaria eleger um presidente do tipo -conservador- para que seus ferrenhos opositores, notadamente aqueles que não aceitam a perda das inúmeras vantagens que levaram à ruína econômica, social e cultural do país, fossem todos para suas casas e ali permaneceriam, bem quietos, até a próxima eleição.


FRENTES OPOSITORAS

Pois, com o passar dos dias, semanas, meses nestes quase três anos de -governo- o que mais se viu foi a tentativa incessante de abreviar o mandato do presidente. Para tanto, várias frentes foram montadas, agrupadas e organizadas com todo cuidado, todas elas com a garantia de receber irrestrito apoio de um CONSÓRCIO formado pelos meios de comunicação (MÍDIA ABUTRE) que não admitem, em hipótese alguma, a perda das fantásticas e polpudas verbas de publicidade, tanto institucional quanto de estatais.


CORTE SUPREMA

Pra piorar a situação neste ambiente pra lá de complicado, eis que de repente os ministros que integram a CORTE SUPREMA resolveram se juntar aos insaciáveis opositores, tanto na forma individual quanto colegiada, e como tal deram uma -chega pra lá- na CONSTITUIÇÃO e simplesmente passaram a tomar decisões que agradam e/ou inocentam os bandidos que saquearam o nosso empobrecido Brasil.


VÍRUS

Em meio a tudo isto, como se quisesse ganhar a carteirinha que dá direito a frequentar a ferrenha CORTE DE OPOSITORES, o Brasil precisou conviver com um vírus cujo resultado colhido, o qual contou com um esforço incondicional de inúmeros deputados, senadores, governadores, prefeitos, integrantes do STF e da MÍDIA ABUTRE, foi, até agora, (quase dois anos de encrenca) uma comprovada e enorme desgraça econômica, social e psicológica.


PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL

Para piorar, os candidatos que até agora se apresentaram com o propósito de concorrer ao cargo de presidente em 2022, todos eles se mostram comprometidos com as políticas econômicas e sociais- que levaram o Brasil à lona. Todos, sem exceção, são POPULISTAS e/ou ASSISTENCIALISTAS além de não ter preocupação com a LIBERDADE. Mais: a MÍDIA ABUTRE, por sua vez, vais exigir a volta dos fantásticos -GASTOS COM PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL. Depois deste período de -secura- ainda vai exigir verbas que compensem tudo aquilo que foi perdido nos quatro anos do atual governo. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje AVALIE AS "CONCLUSÕES" DA CPI ANTES DE TIRAR AS SUAS, por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/avalie-as-conclusoes-da-cpi-antes-de-tirar-as-suas-221021



Leia mais

21 out 2021

A COLHEITA DA PANDEMIA


UMA SAFRA E TANTO

Tudo que foi plantado ao longo de 2020 e boa parte deste ano, por orientação da OMS, que por sua vez contou com total apoio e fiscalização da MÍDIA ABUTRE, está em plena FASE DE COLHEITA. E, pelo visto, a safra dos GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS, todos previstos e alertados através de inúmeros editoriais do PontoCritico, dá demonstrações claras e inequívocas de que será simplesmente ABUNDANTE, o que antecipa a dificuldade que teremos para armazenar e/ou debulhar as enormes e preocupantes encrencas.


FIQUE EM CASA

Pois, ainda que a COLHEITA esteja longe de ser concluída, face ao esmero e dedicação que foram despendidos pelos competentes AGENTES DO MAL, o fato é que o tamanho da montanha de problemas derivados do terrível -FIQUE EM CASA- já está dificultando sobremaneira o funcionamento dos asfixiados pulmões da economia do nosso empobrecido Brasil, com consequências graves também para o debilitado social.


EXÉRCITO DE OPOSITORES

Como se não bastasse este complicado ESTADO DE COISAS, onde o governo tenta de todas as formas manter a respiração econômica e social do paciente Brasil, seus cruéis opositores, muito bem organizados e de forma incessante, fazem de tudo para impedir que o presidente governe e/ou obtenha algum êxito nas suas pretensões reformistas. E ainda que o POVO dê demonstrações de que apoia o PLANO DE GOVERNO, o exército de opositores - MÍDIA ABUTRE, STF, CORPORAÇÕES DO SERVIÇO PÚBLICO, VÁRIOS DEPUTADOS E SENADORES, GOVERNADORES E PREFEITOS SOCIALISTAS, ATIVISTAS DE ESQUERDA, ETC.- segue focado no seu único plano: A VOLTA DO SOCIALISMO, que comprovadamente levou o país à lona. 


ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES

Diante de intenso tiroteio da oposição, o governo ainda é colocado na condição de BANDIDO perante uma CPI montada e administrada estrategicamente por um grupo de políticos criminosos, com total apoio da MÍDIA ABUTRE. Ali, sem qualquer cerimônia e a todo momento são cometidos os mais escancarados ASSASSINATOS DE REPUTAÇÕES. E, se alguém ainda tinha alguma dúvida a respeito deste comportamento criminoso, o Relatório da CPI aí está para mostrar o tipo de CARÁTER desta gente cujo passado, muito conhecido, é pra lá de condenável.


OS REAIS CARRASCOS

Este, enfim, é o clima que o Brasil vive. Uma pena é que muita gente vê os fracassos decorrentes da NEGAÇÃO AO ÓTIMO PLANO DE GOVERNO como algo de responsabilidade exclusiva do PODER EXECUTIVO, que só tem o direito de PROPOR MEDIDAS. Os reais carrascos, aqueles que têm o poder de APROVAR as propostas (PODER LEGISLATIVO); e garantir o que dizem as leis (PODER JUDICIÁRIO), na maioria das vezes não são lembrados pelo mal que fazem ou deixam de fazer. 


CAUSA E CONSEQUÊNCIA

O povo em geral, muito influenciado pela MÍDIA ABUTRE, aponta para INLFAÇÃO, para o CÂMBIO, para as BOLSAS DE VALORES, para os JUROS, para o RISCO BRASIL, como se fossem CAUSAS de um bom ou mau governo. Pouquíssimos percebem que tudo isto não passa de CONSEQUÊNCIA daquilo que foi feito ou daquilo que não foi possível fazer. Quase tudo, vale lembrar, começou lá no início da pandemia 2020, com o estúpido -FIQUE EM CASA!!!!- Pode?



Leia mais

20 out 2021

AUXÍLIO OU IMPIEDADE?


PÂNICO

Ontem, os mercados -financeiro e de capital- considerados como -termômetros- que medem a temperatura e a pressão da economia, entraram em PÂNICO. O responsável da hora é o valor do AUXÍLIO BRASIL, programa social do tipo -POPULISTA- que foi criado para substituir o Bolsa Família. A CAUSA do pânico aos mercados está no valor de R$ 400, que agravará ainda mais o problema estrutural das CONTAS PÚBLICAS, rompendo com força o TETO DE GASTOS, considerado como âncora fiscal do país.


O GRANDE IRRESPONSÁVEL FISCAL

Ora, tomando por base as claras e evidentes MUTILAÇÕES que sofreram todos os projetos e/ou reformas até agora aprovados no Congresso Nacional, este destruidor e lamentável comportamento da maioria dos nossos deputados e senadores revela, sem tirar nem pôr, que o grande e legítimo -IRRESPONSÁVEL FISCAL- do nosso empobrecido Brasil é o PODER LEGISLATIVO. 


O MAU EXEMPLO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Nos governos anteriores a IRRESPONSABILIDADE FISCAL era dividida entre o Executivo e o Legislativo, como bem atestam as peças orçamentárias assim como a execução das mesmas. Neste governo, começando pela Reforma da Previdência, que foi barbaramente mutilada, já ficou bem claro o quanto os deputados e senadores, na sua maioria, não suportam qualquer CONTENÇÃO DE GASTOS. Pior: também não gostam de JUSTIÇA, a considerar que vários privilégios conferidos à PRIMEIRA CLASSE (servidores públicos) foram mantidos e/ou permaneceram intocáveis. 


REFORMA ADMINSTRATIVA

Mais: a PEC da REFORMA ADMINISTRATIVA, caso venha a ser aprovada, nada tem a ver com a proposta enviada pelo Executivo. Além de não mexer nos privilégios dos atuais servidores, sob o argumento de que estão protegidos por Cláusulas Pétreas, tudo leva a crer que também os novos funcionários, aqueles que entrarão para o serviço público a partir de agora, serão tratados da mesma e nojenta forma. Ou seja, isto não é REFORMA, mas uma PEC de IRREPONSABILIDADE FISCAL, SOCIAL, etc... 


RESPOSTA ECONÔMICA E SOCIAL

Por mais que alguém defenda GASTOS EMERGENCIAIS, o fato é que esta providência só se sustenta de forma lógica caso o Legislativo se comprometa a aprovar medidas de CONTENÇÃO DE DESPESAS PÚBLICAS. Mais: se comprometa, com a mesma intensidade e propósito, a aprovar medidas que propiciem um CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, que por sua vez se refletem em aumento da arrecadação tributária. Vejam, por exemplo, a lista de bons e ótimos projetos que estão parados na Câmara e no Senado. A maioria deles, uma vez aprovados, dariam uma importante resposta econômica e social para o nosso país.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje A ERVA DANINHA DO AUTORITARISMO, por Percival Puggina. Acesse o link e confira!  https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais