Artigos

17 set 2021

O MEDO -CULTURAL- DA LIBERDADE


CULTURA

Os brasileiros, em geral, por questões de ORDEM PSICOLÓGICA, SOCIAL E CULTURAL, sempre foram levados a entender, e aceitar de forma pronta e acabada, que cabe ao ESTADO dizer, ou mesmo obrigar, o que cada cidadão pode ou não fazer. Ou seja, está na CULTURA DO POVO, infelizmente, a nítida presença do ESTADO-BABÁ, que faz com que uma enorme parcela da nossa população acredite que a FELICIDADE não é uma busca individual, mas uma obra de responsabilidade do ESTADO.


TAREFA ARRISCADA

Leve-se em conta, nesta importante questão, que a MÍDIA, de forma muito insistente, sempre tratou de vender aos leitores, ouvintes e telespectadores, a IDEIA FORMADA de que este negócio de LIBERDADE PARA ESCOLHER E PARA AGIR, é algo pra lá de arriscado. Assim, nada melhor do que transferir esta tarefa para o ESTADO, que como ninguém, entende o que cada brasileiro deve ou não fazer, dizer ou mesmo pensar.


PAPEL DOS SOCIALISTAS

Pois, dentro deste ambiente CULTURAL, que perdura por mais de 520 anos, a cada vez que a palavra LIBERDADE é pronunciada muita gente entra em pânico. E quem mais colabora para que este estado de coisas não mude são os SOCIALISTAS, que desde sempre estiveram convencidos de que o melhor para o Brasil, assim como para o mundo todo, é que tudo deve ser administrado pelo ESTADO. E quando alguém, por conta e risco próprios, ousa ignorar esta LÓGICA COMUNISTA, é imediatamente alertado que o ESTADO tem o poder de produzir LEIS que tem como propósito limitar, e não raro impedir, a fantástica LIBERDADE PARA EMPREENDER. 


PERIGOSA LIBERDADE

Vejam, por exemplo, que muito daquilo que nunca deveria estar na LEI, mas na correta e soberana VIA DA NEGOCIAÇÃO, é algo corriqueiro no nosso empobrecido Brasil. Esta clara intervenção do ESTADO é o atestado público para que todos entendam que a LIBERDADE, além de perigosa se oferece como possivelmente nefasta para a vida das pessoas físicas e jurídicas.


IDADE ADULTA

O atual governo, que apenas deu início a uma caminhada, ainda que tímida, na trilha da LIBERDADE, já foi o suficiente para que os SOCIALISTAS entrassem em ação. Como tal, aproveitando a CULTURA que está enraizada na sociedade, o que mais fazem é colocar as mais diversas TRAVAS para impedir o avanço da boa iniciativa. Assim, de forma nada disfarçada, fazem com que o povo entenda, e aceite, que não chegou à IDADE ADULTA. Como tal, continuamos sendo eternamente, uma SOCIEDADE SEM JUÍZO, onde os INDIVÍDUOS são incapazes para tomar suas próprias decisões. Ou seja, para bem geral da Nação, o melhor é continuar, para todo o sempre, como eterno DEPENDENTE DO ESTADO.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: NARRATIVAS GAÚCHAS, por Mateus Bandeira. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar

 

 



Leia mais

16 set 2021

MAIS UMA -REFORMA- REPLETA DE MUTILAÇÕES


MÉRITOS

No nosso empobrecido Brasil, quando o Congresso Nacional aprova um bom projeto do governo, na maioria das vezes quem fica com os méritos são os deputados e senadores. Já quando algum projeto é reprovado, ou acaba sendo aprovado com mutilações que simplesmente desfiguram a matéria original, aí o que mais se ouve e lê é que o governo, e não o povo brasileiro, foi DERROTADO.


REFORMAS

Vejam, por exemplo, o que aconteceu com a REFORMA DA PREVIDÊNCIA: o texto que resultou aprovado é um ARREMEDO daquilo que é necessário para a saúde financeira do país. Entretanto, como outras REFORMAS, notadamente a TRIBUTÁRIA e a ADMINISTRATIVA, estavam na fila, aguardando o desfecho da PREVIDENCIÁRIA, o governo, na tentativa de obter algo que se possa chamar de VITÓRIA PARA O BRASIL, tratou de elogiar o Congresso dizendo que o mesmo era REFORMISTA. Nada mais falso, infelizmente.


A PRIMEIRA CLASSE FALOU MAIS ALTO

Agora, como se sabe, o que está na pauta de discussões na Câmara Federal, é a eterna REFORMA ADMINISTRATIVA, cujo projeto enviado pelo governo mostra apenas e tão somente a corretíssima preocupação de dar aos funcionários públicos, ou PRIMEIRA CLASSE, um tratamento MAIS JUSTO em comparação ao que acontece com os cidadãos da iniciativa privada, ou SEGUNDA CLASSE. E, como já era esperado, o CORPORATIVISMO falou mais alto informando que ninguém tasca na PRIMEIRA CLASSE.


PRIVILÉGIOS

Para confirmar o quanto a PRIMEIRA CLASSE manda e desmanda no país, mesmo que as mudanças propostas na REFORMA ADMINISTRATIVA só poderão atingir os funcionários públicos contratados a partir da eventual aprovação, ontem, o deputado Arthur Maia, relator da PEC 32, entre várias MUTILAÇÕES NO TEXTO ORIGINAL tratou de promover a retirada da possibilidade de se diminuir a jornada de servidores em até 25%, com a redução proporcional do salário. O relatório anterior, vale registrar, autorizava a medida para todas as carreiras do funcionalismo que não fossem consideradas exclusivas do estado. Na comissão, o dispositivo gerou críticas de parlamentares da oposição, que representam os PRIVILEGIADOS DE SEMPRE.


CONGRESSO REFORMISTA?

Este, infelizmente, é o nosso CONGRESSO, QUE NADA TEM DE REFORMISTA. Quando muito, o que sai de lá não passam de verdadeiros MONSTRENGOS. Para piorar, a MÍDIA ABUTRE entende que tudo que resulta aprovado nas DUAS CASAS é a vontade do POVO. E tudo aquilo que é rejeitado, ou caducado, é uma flagrante DERROTA DO GOVERNO. Pode? 


ECONOMISTA DE MÃO CHEIA

Pois, dentro deste clima pavoroso, onde as CONTAS PÚBLICAS crescem sem parar, principalmente as DESPESAS COM PESSOAL, no programa RODA VIVA, que foi ao ar nesta semana, o ex-ministro do STF, Ayres Britto, disse que NÃO DEVERIA HAVER TETO DE GASTOS. E, acredite, Ayres Britto justificou da seguinte maneira: - "Primeiro o governo tem que ver quanto precisa gastar, e depois arruma de onde arrecadar". Que tal? 



Leia mais

15 set 2021

O PLACAR É FAVORÁVEL ÀS FORÇAS DO MAL


DUELO SEM LIMITES

Enquanto o POVO, dentro de suas parcas possibilidades, se mostra pronto e muito disposto a dar o GRITO DE APOIO às reais e -pretensas- ações do governo, as FORÇAS CONTRÁRIAS, -DO MAL-, de forma organizada, seguem firmes e fortes com o seu nítido propósito de inviabilizar e/ou enfraquecer ao máximo tudo aquilo que Brasil precisa para, enfim, ganhar a possibilidade de poder respirar sem o uso de aparelhos.


ARBITRAGEM

Pois, ainda que ambas as partes se mostrem bastante dispostas, o fato é que neste momento o placar da GUERRA DE PROPÓSITOS mostra que o -POVO- está sendo DERROTADO pelas fortes -FORÇAS DO MAL-. De novo: a GUERRA está em curso, mas neste momento, gostem ou não, o fato é que o placar mostra que as FORÇAS DO MAL estão na frente. Isto, graças à forte e determinada ação dos ÁRBITROS, que sem o menor constrangimento, aprovam a todo momento, tudo aquilo que dá pontos preciosos às FORÇAS DO MAL. 


ESCORE FAVORÁVEL ÀS FORÇAS DO MAL

Na semana passada, mesmo com a incrível, mas nada surpreendente, má vontade da MÍDIA ABUTRE, que desde sempre se mostra como fiel aliada das FORÇAS DO MAL, o POVO foi as ruas acreditando que poderia ressuscitar o que se entende como SOBERANIA. Entretanto, na medida em que os brasileiros DE BEM se mostravam esperançosos de que a tão sonhada DEMOCRACIA estava , enfim, mostrando a sua bela cara, eis que as FORÇAS DO MAL foram agraciadas através de decisões que, inescrupulosamente, favorecem ainda mais os bandidos que mais roubaram o nosso empobrecido Brasil.


RESPEITO À CARTA

Esta, aliás, foi a pronta e nojenta resposta que os ÁRBITROS deram ao POVO, depois que leram a CARTA DO PRESIDENTE, cujo conteúdo, a rigor, além de ensejar um distensionamento é um apelo para que a Constituição seja respeitada. Até porque é a inegável e total FALTA DE RESPEITO À CARTA que tem se mostrado como claro motivo para as manifestações, tanto por parte do presidente quanto do POVO, que só quer o cumprimento das REGRAS DO JOGO.


SÓ ONTEM, POR EXEMPLO...

Ontem, por exemplo, duas poderosas FORÇAS DO MAL - o STF e o SENADO-  se juntaram com o mesmo propósito: dar um fim absoluto à MEDIDA PROVISÓRIA DAS FAKE NEWS que havia sido editada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada, às vésperas dos atos governistas de 7 de setembro, a qual limitava a remoção de contas, perfis e conteúdos. Como se não bastasse, o iluministro Ricardo Lewandowski também entrou em cena e resolveu suspender as ações restantes da Lava Jato contra Lula. Que tal?



Leia mais

14 set 2021

AINDA A PETROBRÁS


FORA DA CASINHA

A informação de que o plenário da Câmara Federal, atendendo ao requerimento apresentado pelo deputado Danilo Forte, PSDB-CE, se reuniu nesta manhã com o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, com o propósito de debater sobre o PREÇO DOS COMBUSTÍVIES, é mais uma de tantas provas do quanto muitos dos nossos deputados, por questões puramente ideológicas, se revelam despreparados, mal-informados, mal-intencionados, ou, como diz o velho jargão, totalmente -FORA DA CASINHA-.


TUDO CARO

Ainda assim, o que mais impressiona é a afirmação do presidente da Câmara, Arthur Lira, ao dizer que está TUDO CARO: GASOLINA, DIESEL, GÁS DE COZINHA!  Como se não soubesse, ou como se fosse alguém de outro mundo, Lira fez uma pergunta pra lá de curiosa: - O que a Petrobrás tem a ver com isso?  A Petrobrás deve ser lembrada que os brasileiros são seus ACIONISTAS. Que tal? 


REUNIÃO COM A PESSOA ERRADA

Como se vê, ao invés de se reunir com os GOVERNADORES de todos os ESTADOS, ou mesmo com os DEPUTADOS ESTADUAIS, que sabidamente são os verdadeiros e únicos responsáveis pelo elevado PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS praticado por todos os cantos do nosso empobrecido Brasil, a Câmara Federal preferiu se reunir com a PESSOA ERRADA. Com isso, muitos deputados se fizeram presentes com o propósito claro de emplacar o presidente da Petrobrás com o rótulo de grande e implacável VILÃO desta triste história.


CUSTO DA PETROBRÁS

Pois, durante o questionamento o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, disse, mais uma vez, que há uma série de incidências sobre o preço da gasolina que
não tem a ver com o CUSTO DA PETROBRÁS. Para bom e mau entendedor, o que impõe o alto preço dos combustíveis é apenas e tão somente o ICMS. É isto!!!!


CONTEÚDO ESCLARECEDOR

A propósito: quem estiver pronto para entender definitivamente o PROBLEMA DA PRODUÇÃO E DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, recomendo a leitura deste esclarecedor coteúdo (https://www.cnnbrasil.com.br/business/por-que-a-petrobras-quase-nao-tem-concorrentes-na-producao-de-combustivel/) publicado recentemente pela CNN. Ali, os leitores e todos aqueles com os quais compartilham suas mensagens, poderão ter uma clara visão do assunto. Se acharem por bem, mesmo sabendo que pouco ou nada resolve, sugiro que compartilhem com os socialistas, que preferem viver no MUNDO DA DESINFORMAÇÃO.   


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: BRASILIA E AS LUZES DA RIBALTA, por Mateus Bandeira. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.



Leia mais

13 set 2021

CAINDO NA REAL


MANIFESTAÇÕES DE SETEMBRO

Concluídas as DUAS MANIFESTAÇÕES que estavam programadas para acontecer neste mês, uma realizada no feriado de 7 DE SETEMBRO e outra que -aconteceu-, ou deveria acontecer ontem, 12 DE SETEMBRO, a expectativa agora é que os representantes -que foram ELEITOS PELO POVO- e, principalmente, aqueles que estão à frente do PODER JUDICIÁRIO, que deveriam julgar e/ou tomar decisões com base no que está definido na CONSTITUIÇÃO, entendam o real significado de uma DEMOCRACIA. 


VONTADE DO POVO

Antes de tudo é importante esclarecer que por mais que queiramos, o fato é que estamos longe, mas muito longe, da sonhada SOBERANIA DO POVO. Entretanto, a considerar a multidão que foi às ruas no dia 7 DE SETEMBRO, e a quase inexpressiva presença de público na manifestação de ontem, 12 DE SETEMBRO, é inquestionável reconhecer que 90% do POVO BRASILEIRO quer o BEM DO BRASIL, enquanto que 10%, se tanto, quer por que quer o MAL DO BRASIL. 


O POVO É ADMINISTRADO

Pois, mesmo levando em conta que, por lei, o POVO BRASILEIRO jamais desempenhou o papel de ADMINISTRADOR, mas apenas e tão somente de mero ADMINISTRADO, o que comprova que a SOBERANIA DO POVO não passa de um sonho, uma coisa ficou bem clara: os políticos e/ou autoridades do nosso empobrecido Brasil, depois das DUAS MANIFESTAÇÕES, já tem sobradas razões para enterrar as eventuais e possíveis dúvidas quanto aquilo que o POVO REALMENTE QUER, E EXIGE, de seus representantes. 


PODER LEGISLATIVO

Como a economia brasileira está pedindo água, o que os brasileiros DE BEM esperam é que a VOZ ROUCA que foi ouvida nas ruas produza os efeitos desejados. Como tal exigem que o PODER LEGISLATIVO dê efetiva tramitação aos PROJETOS que estão mofando nas DUAS CASAS, como é o caso das REFORMAS -TRIBUTÁRIA E ADMINISTRATIVA, dos novos MARCOS LEGAIS das FERROVIAS e do CÂMBIO, do PL que institui a BR DO MAR e da privatização dos Correios, e outros mais. 


PODER JUDICIÁRIO

E quanto ao PODER JUDICIÁRIO, o recado das ruas deixou bem claro que não admite qualquer tipo de INVASÃO DE COMPETÊNCIA. Os PODERES DA REPÚBLICA, como determina, com total clareza, a Constituição Federal, devem ser INDEPENDENTES E HARMÔMICOS. E quem não está disposto a respeitar esta regra está deixando bem claro que não está capacitado para viver em DEMOCRACIA. Como tal, portanto, deve ser banido do SETOR PÚBLICO.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: INDISCUTIVELMENTE UM FIASCO, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

10 set 2021

BRASIL: O PAÍS DO ETERNO E ESPERANÇOSO -DAY AFTER-


NOTA OFICIAL

Ontem, tão logo foi tornada pública a Nota Oficial do Presidente Jair Bolsonaro, muita gente ficou confusa. Enquanto uma parcela de -afobados- se declarou imediatamente FRUSTRADA, convencida de que a atitude do presidente significou um claro sinal de fraqueza, uma outra, mais calculista e, portanto, com -menor afobação-, preferiu entender melhor o estava por trás da atitude -nada bélica- do até então destemido presidente. 


EFEITOS INICIAIS

Pois, no meu entender, diante do imenso APOIO POPULAR ÀS AÇÕES DO GOVERNO e, principalmente, do REPÚDIO ÀS AÇÕES NADA CONSTITUCIONAIS DO STF, como ficou absolutamente comprovado e registrado neste histórico SETE DE SETEMBRO, tudo que aconteceu ontem se desenha como uma ESTRATÉGIA para que alguma coisa realmente mude neste nosso imenso e empobrecido Brasil. Ou seja, deixando de lado o OTIMISMO EXAGERADO, que cabe aos mais ingênuos, o fato é que a VOZ ROUCA dá a entender que começa a fazer efeito.


MORRENDO NA PRAIA

Portanto, antes de entrar para o BLOCO DOS FRUSTRADOS, prefiro me manter como VIGILANTE CRÍTICO, atento às movimentações das pedras que estão postas no complicado TABULEIRO POLÍTICO do nosso País, que ao longo de seus 199 anos de INDEPENDÊNCIA se notabilizou como PAÍS DO QUASE. Algo do tipo que, infelizmente, sempre acaba MORRENDO NA PRAIA.


ESTRATÉGIA

Antes de tudo, por mais que devemos respeitar todos aqueles que entendem que o presidente jamais deveria se desculpar e/ou recuar nas suas intenções de colocar no seu devido lugar quem ouse promover qualquer tipo de INVASÃO DE COMPETÊNCIA, ainda assim prefiro GANHAR o jogo, mesmo que seja por um escore menor. Este é o ponto. E para GANHAR JOGOS é preciso ter uma boa ESTRATÉGIA.


O BICHO VAI PEGAR

O povo brasileiro, vale lembrar, deixou bem claro que está disposto a VOLTAR ÀS RUAS caso não seja atendido. As autoridades, se não entenderam o recado, sugiro que revejam suas atitudes. A paciência, pelo que se vê, já não é mais a mesma. Ou seja, anotem aí: se nada for feito, aí não tem jeito: o BICHO VAI PEGAR.



Leia mais