PANDEMIA
Desde o momento em que a OMS declarou o COVID19 como PANDEMIA, como -desenhei- em vários editoriais, adverti que o absurdo e pra lá de criminoso -FIQUE EM CASA- produziria efeitos desastrosos para a economia mundial. Volto a lembrar que enquanto os FAZEDORES DE PRODUTOS FÍSICOS foram impedidos de PRODUZIR, por força do maldito LOCKDOWN imposto por maus governantes espalhados mundo afora, os CONSUMIDORES, mesmo trancados EM CASA, e não raro com apetite ainda maior, seguiram comprando -ON LINE.
ESTOQUES
Ora, na medida em que o CONSUMO seguia seu curso normal, e a PRODUÇÃO, ao contrário, permanecia PARALIZADA por força do absurdo FIQUE EM CASA, os ESTOQUES, por óbvio, foram, paulatinamente, sendo reduzidos. E quanto maior a inevitável ESCASSEZ dava as caras, mais os CONSUMIDORES interessados se mostravam dispostos a PAGAR MAIS por produtos que só cada cidadão tem o direito de eleger como ESSENCIAL. O curioso é que os maus governantes, com apoio irrestrito da MÍDIA SUJA, no alto de suas sábias convicções -DITATORIAIS-, eram capazes de afirmar o que é ESSENCIAL e o que é SUPÉRFLUO. Pode?
PREÇO DE TUDO
Pois, para quem ainda não se ligou, o PREÇO DE TUDO é resultante da expressa VONTADE DOS CONSUMIDORES. Eles têm a total LIBERDADE, ou o sagrado direito, de aceitar, recusar ou se propor a pagar um valor maior por aquilo que lhe é oferecido. Portanto, da mesma forma como a elevação dos preços de qualquer coisa resulta de uma DEMANDA maior do que a OFERTA daquilo que está disponível, a baixa dos preços, por sua vez, é fruto de uma OFERTA maior do que o CONSUMO verificado em cada momento. Simples assim.
INFLAÇÃO PLANETÁRIA
Mais: neste momento, só não vê quem não quer que a INFLAÇÃO PLANETÁRIA é fruto do criminoso LOCKDOWN. Foi o -FIQUE EM CASA CONSUMINDO- que provocou a brutal DESORGANIZAÇÃO ECONÔMICA MUNDIAL. De novo: quem se propunha a PRODUZIR para atender ao CONSUMO foi obrigado a FICAR EM CASA. Ora, a partir desta simples constatação, o aumento dos preços dos produtos pouco ou nada OFERTADOS era mais do que óbvio. Aí estão, para comprovar esta simples lógica de raciocínio, os preços das commodities, que nada mais são do que MATÉRIAS PRIMAS BÁSICAS E/OU NECESSÁRIAS para produzir tudo aquilo que é consumido.
DEFESA E COMBATE
Diante da escancarada elevação dos preços das COMMODITIES, que só existe porque o CONSUMO se mostra maior do que a OFERTA, os Bancos Centrais, para diminuir o ímpeto dos consumidores tratam de elevar as TAXAS DE JUROS REFERENCIAIS. Isto se dá por uma simples razão: quando o rendimento dos ativos financeiros se mostra insistentemente inferior à TAXA DE INFLAÇÃO, os investidores usam seus recursos para adquirir mais bens duráveis, o que estimula o ritmo de elevação da INFLAÇÃO. Detalhe importante: assim como o aumento do CONSUMO DE BENS DURÁVEIS é um movimento de DEFESA CONTRA A INFLAÇÃO, o aumento dos JUROS é a arma que os Bancos Centrais usam para COMBATER a INFLAÇÃO.
PREÇO
Concluindo: enquanto a OFERTA não atingir o nível determinado pelo CONSUMO, a inflação, notadamente das commodities e dos produtos considerados indispensáveis para a formação de produtos, como é o caso, por exemplo, dos semicondutores, seguirá inevitavelmente em alta. Este é o PREÇO que a sociedade mundial está sendo obrigada a pagar pelos criminosos LOCKDOWNS.
ESPORTE PREFERIDO
Segundo informam os PROCONS espalhados por todo o Brasil -ENERGIA, TELEFONIA E BANCOS- figuram como grandes campeões de reclamação dos clientes/consumidores neste longo período de pandemia. Mais: pelos motivos normalmente alegados nas mais diversas, constantes e ferozes reclamações arrisco a dizer que JOGAR PEDRAS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS já virou um dos esportes favoritos de imensa parcela da sociedade brasileira.
OPEN BANKING
Pois, pelo que revela a Banking Pesquisa feita pela Akamai Technologies, empresa especializada em soluções de cibersegurança e entrega de conteúdos, 64% dos entrevistados não têm a menor ideia do que significa o OPEN BANKING, embora a sua implementação já esteja em estado adiantado de desenvolvimento, com reais benefícios para os atuais e futuros BANCARIZADOS.
PESQUISA
Segundo revela o estudo, para os consumidores com idade entre 20 e 29 anos, o percentual sobe para 69%. Isto significa o quanto uma grande parte da população simplesmente não compreende esse conceito. Para Claudio Baumann, Diretor da Akamai para a América Latina, - os dados indicam uma boa oportunidade para que as instituições financeiras esclareçam e abordem os benefícios trazidos por essa inovação, principalmente entre os consumidores mais jovens-.
EM UM SÓ LUGAR
Com o Open Banking (ou sistema financeiro aberto), os clientes de serviços financeiros poderão permitir o COMPARTILHAMENTO de suas informações entre as várias instituições do setor. Isso também possibilita que o consumidor administre DIFERENTES CONTAS BANCÁRIAS EM UM SÓ LUGAR, deixando de depender do aplicativo ou site de cada banco. Hoje, as instituições não têm visibilidade sobre o relacionamento dos clientes com a concorrência, o que pode dificultar o oferecimento de taxas e serviços mais competitivos. Com o OPEN BANKING isso será possível para aqueles que permitirem o compartilhamento de seus dados. O Banco Central garante que todo o processo é feito em um ambiente seguro e a pessoa poderá revogar essa permissão quando quiser.
QUEDA DE SATISFAÇÃO
A pesquisa também mostra que o Net Promoter Score (NPS) dos bancos caiu, indicando uma queda de satisfação com os prestadores de serviços financeiros. Em comparação com o ano anterior, o NPS dos bancos tradicionais caiu de 23% para 20%. Já os bancos digitais, apesar de terem indicadores mais altos, também sofreram uma queda de 57% em 2020 para 44% em 2021. Esse é um indicador padrão que mede a propensão dos clientes em recomendar um produto ou serviço para outras pessoas. Quanto mais baixo, menor a propensão e menos satisfeitos estão os consumidores.
GESTÃO DE RISCOS
O OPEN BANKING, conclui Baumann, - pode ser uma boa oportunidade para as instituições conquistarem a preferência do consumidor ao oferecer serviços financeiros específicos, analisando a necessidade de cada um. Vale ressaltar que apesar das facilidades e performance disponibilizadas pelos recursos do OPEN BANKING aos usuários, ter uma aplicação segura, já que esta lida com o compartilhamento de dados, é fundamental para o sucesso das transações. Isso demanda uma gestão de risco contra ataques cibernéticos mais eficiente por parte das instituições-.
HANNOVER FAIR
Ontem, após publicar o meu editorial dando conta do que extraí do importante discurso proferido pelo presidente Jair Bolsonaro, na abertura da 76ª Assembleia da ONU, me veio à lembrança um episódio que presenciei -ao vivo e a cores-, no ano de 1991, durante a realização da FEIRA MUNDIAL DE SUBCONTRATAÇÃO INDUSTRIAL, que acontece todos os anos na Hannover Fair, na cidade alemã que leva o mesmo nome.
PAÍSES DO LESTE EUROPEU
Naquela ocasião, lembro bem, depois de quase dois anos da histórica QUEDA DO MURO DE BERLIM, os países do então LESTE EUROPEU, como Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Bulgária, Ucrânia, Estônia, Lituânia e Letônia, etc., se apresentaram na Feira de Hannover, para mostrar e/ou divulgar as REFORMAS que tinham acabado de fazer, com um duplo sentido/propósito: 1- o sepultamento do destruidor COMUNISMO; e, 2- o abrir das portas para o construtor CAPITALISMO, condição básica para a atração de investimentos.
SEMELHANÇA
Pois, na medida em que lembrava das apresentações feitas pelos representantes dos países do Leste Europeu (hoje Centro Europeu), cada um ao seu modo, querendo mostrar o quanto estavam prontos e preparados para receber INVESTIMENTOS, me veio à cabeça que o conteúdo do discurso do presidente Jair Bolsonaro, na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU, tem muito a ver com tudo que assisti, em 1991, na Hannover Fair.
QUEDA DO MURO COMUNISTA
Até porque a eleição de Bolsonaro, para a maioria da população brasileira, significou a QUEDA DO MURO COMUNISTA construído, com afinco, pelo FORO DE SÃO PAULO, cuja CARTILHA ensina e impõe aos seus fiéis seguidores, duas inegáveis ações: 1- o necessário e brutal DESGOVERNO; e, 2- ROUBALHEIRAS SEM LIMITES. A partir desta pura e incontestável realidade, o presidente elencou no seu discurso o que conseguiu fazer até agora para colocar o Brasil na rota do até então esquecido DESENVOLVIMENTO.
RECONSTRUÇÃO
Esta árdua tarefa de RECONSTRUÇÃO do nosso empobrecido Brasil, mais do que sabido, infelizmente não tem como ser rápida, como é o desejo da maioria do povo. Até porque todas as ações e pretensões esbarram a todo momento na explícita MÁ VONTADE da MÍDIA ABUTRE e das hercúleas ORGANIZAÇÕES e CORPORAÇÕES QUE COMUNGAM DOS IDEAIS SOCIALISTAS. Pois, mesmo diante de escancarados obstáculos, o discurso cirúrgico do presidente mostrou as boas conquistas que, a duras penas, foram obtidas até agora.
Por ora, o que posso dizer é que a QUEDA DO MURO COMUNISTA, via eleição de Bolsonaro, deu início, ainda que tímido, a possibilidade para que cada cidadão trate de BUSCAR A SUA FELICIDADE.
APERFEIÇOAMENTO
Como bem sabem os usuários de aparelhos celulares produzidos pela Apple, na noite desta segunda-feira, 20, a empresa disponibilizou a ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE -IOS 15-. Até aí nada de novo, pois as atualizações se fazem sempre muito necessárias para o constante aperfeiçoamento da versão anteriormente instalada, como, por exemplo, melhorias de usabilidade, correção de falhas internas, novas funcionalidades, etc., etc....
ATUALIZAÇÃO SOBRE O BRASIL
Pois, comparando esta prática de ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE, que permite a boa parte dos aparelhos mais antigos a possiblidade de poder desfrutar das inovações embarcadas nos novos lançamentos, com o discurso que o presidente Jair Bolsonaro fez, ontem, na abertura da 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU, fiquei com a clara impressão de que os ouvintes do mundo todo receberam uma CORRETA ATUALIZAÇÃO SOBRE O QUE ACONTECE NO NOSSO BRASIL.
TORCIDA ORGANIZADA
Infelizmente, nos cérebros muito doentios, da mesma forma como acontece como os aparelhos celulares muito antigos, a ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE não é possível. Assim, sem poder corrigir as complicadas FALHAS CEREBRAIS, que dificultam a visão e a compreensão das importantes mudanças que estão acontecendo nosso Brasil, a TORCIDA ORGANIZADA que se propõe fazer, a qualquer preço, uma feroz OPOSIÇÃO AO GOVERNO entrou imediatamente em campo gritando que o discurso do presidente Bolsonaro não passou de uma PEÇA CHEIA DE MENTIRAS.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE
A rigor, os argumentos utilizados pela TORCIDA ORGANIZADA DO MAL, sem tirar nem pôr, são o puro reflexo do destruidor PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE. Mais do que sabido, de norte a sul e de leste a oeste do nosso imenso Brasil, mais de 70% da população brasileira não é capaz de interpretar qualquer texto que porventura resolveu ler. Isto explica, com todas as letras e cores, o que os governos socialistas fizeram com o pobre povo brasileiro.
NENHUMA MENTIRA
Portanto, mesmo admitindo a total impossibilidade que a TORCIDA ORGANIZADA DO MAL tem para INTEPRETAR o discurso do presidente Bolsonaro, o fato é que o texto, para bom e mau entendedor, não contém qualquer MENTIRA. Gostando ou não do presidente, o que deve ser respeitado, o fato é que nenhum dos itens do discurso pode ser contestado. Eis:
1- Estamos há dois anos e oito meses sem qualquer caso concreto de corrupção.
2- O Brasil tem um presidente que respeita a Constituição, valoriza a família e deve lealdade a seu povo.
3- Isso é muito, é uma sólida base, se levarmos em conta que estávamos à beira do socialismo.
4- Nossas estatais davam prejuízos de bilhões de dólares; hoje, são lucrativas.
5- Nosso Banco de Desenvolvimento era usado para financiar obras em países comunistas, sem garantias. Quem honra esses compromissos é o próprio povo brasileiro.
6- O Brasil possui o maior programa de parceria de investimentos com a iniciativa privada de sua história. Programa que já é uma realidade e está em franca execução.
7- Até aqui, foram contratados US$ 100 bilhões de novos investimentos e arrecadados US$ 23 bilhões em outorgas.
8- Na área de infraestrutura, leiloamos, para a iniciativa privada, 34 aeroportos e 29 terminais portuários.
9- Já são mais de US$ 6 bilhões em contratos privados para novas ferrovias. Introduzimos o sistema de autorizações ferroviárias, o que aproxima nosso modelo ao americano.
10- Nos últimos dias recebemos 14 requerimentos de autorizações para novas ferrovias com quase US$ 15 bilhões de investimentos privados.
11- Em nosso governo, promovemos o ressurgimento do modal ferroviário. Como reflexo, menor consumo de combustíveis fósseis e redução do custo Brasil, em especial no barateamento da produção de alimentos.
TUDO VERDADE
12- Grande avanço vem acontecendo na área do saneamento básico. O maior leilão da história no setor foi realizado em abril, com concessão ao setor privado dos serviços de distribuição de água e esgoto no Rio de Janeiro.
13- Temos tudo o que investidor procura: um grande mercado consumidor, excelentes ativos, tradição de respeito a contratos e confiança no nosso governo.
14- Nos próximos dias, realizaremos o leilão para implementação da tecnologia 5G no Brasil.
15- Nossa moderna e sustentável agricultura de baixo carbono alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e utiliza apenas 8% do território nacional.
16- Nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa. Nosso Código Florestal deve servir de exemplo para outros países.
17- O Brasil é um país com dimensões continentais, com grandes desafios ambientais. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 66% são vegetação nativa, a mesma desde o seu descobrimento, em 1500. Somente no bioma amazônico, 84% da floresta está intacta, abrigando a maior biodiversidade do planeta. Lembro que a região amazônica equivale à área de toda a Europa Ocidental.
18- Antecipamos, de 2060 para 2050, o objetivo de alcançar a neutralidade climática. Os recursos humanos e financeiros, destinados ao fortalecimento dos órgãos ambientais, foram dobrados, com vistas a zerar o desmatamento ilegal. Os resultados desta importante ação já começaram a aparecer. Na Amazônia, tivemos uma redução de 32% do desmatamento no mês de agosto, quando comparado a agosto do ano anterior.
19- Qual país do mundo tem uma política de preservação ambiental como a nossa? Os senhores estão convidados a visitar a nossa Amazônia. O Brasil já é um exemplo na geração de energia com 83% advinda de fontes renováveis. Por ocasião da COP-26, buscaremos consenso sobre as regras do mercado de crédito de carbono global. Esperamos que os países industrializados cumpram efetivamente seus compromissos com o financiamento de clima em volumes relevantes. O futuro do emprego verde está no Brasil: energia renovável, agricultura sustentável, indústria de baixa emissão, saneamento básico, tratamento de resíduos e turismo.
20- Ratificamos a Convenção Interamericana contra o Racismo e Formas Correlatas de Intolerância.
21- Temos a família tradicional como fundamento da civilização. E a liberdade do ser humano só se completa com a liberdade de culto e expressão.
CONCLUINDO....
22- Quatorze por cento do território nacional - ou seja, mais de 110 milhões de hectares, uma área equivalente a Alemanha e França juntas - é destinada às reservas indígenas. Nessas regiões, 600.000 índios vivem em liberdade e cada vez mais desejam utilizar suas terras para a agricultura e outras atividades.
23- O Brasil sempre participou em Missões de Paz da ONU. De Suez até o Congo, passando pelo Haiti e Líbano.
24- Nosso país sempre acolheu refugiados. Em nossa fronteira com a vizinha Venezuela, a Operação Acolhida, do Governo Federal, já recebeu 400 mil venezuelanos deslocados devido à grave crise político-econômica gerada pela ditadura bolivariana.
25- Sempre defendi combater o vírus e o desemprego de forma simultânea e com a mesma responsabilidade. As medidas de isolamento e lockdown deixaram um legado de inflação, em especial, nos gêneros alimentícios no mundo todo.
26- No Brasil, para atender aqueles mais humildes, obrigados a ficar em casa por decisão de governadores e prefeitos e que perderam sua renda, concedemos um auxílio emergencial de US$ 800 para 68 milhões de pessoas em 2020.
27- Lembro que terminamos 2020, ano da pandemia, com mais empregos formais do que em dezembro de 2019, graças às ações do nosso governo com programas de manutenção de emprego e renda que nos custaram cerca de US$ 40 bilhões.
28- Somente nos primeiros sete meses desse ano, criamos aproximadamente 1,8 milhão de novos empregos. Lembro ainda que o nosso crescimento para 2021 está estimado em 5%.
29- Até o momento, o Governo Federal distribuiu mais de 260 milhões de doses de vacinas e mais de 140 milhões de brasileiros já receberam, pelo menos, a primeira dose, o que representa quase 90% da população adulta. 80% da população indígena também já foi totalmente vacinada. Até novembro, todos que escolheram ser vacinados no Brasil, serão atendidos.
30- Apoiamos a vacinação, contudo o nosso governo tem se posicionado contrário ao passaporte sanitário ou a qualquer obrigação relacionada a vacina.
31- Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina.
32- No último 7 de setembro, data de nossa Independência, milhões de brasileiros, de forma pacífica e patriótica, foram às ruas, na maior manifestação de nossa história, mostrar que não abrem mão da democracia, das liberdades individuais e de apoio ao nosso governo.
33- Como demonstrado, o Brasil vive novos tempos. Na economia, temos um dos melhores desempenhos entre os emergentes.
34- Meu governo recuperou a credibilidade externa e, hoje, se apresenta como um dos melhores destinos para investimentos.
35- É aqui, nesta Assembleia Geral, que, vislumbramos um mundo de mais liberdade, democracia, prosperidade e paz. Deus abençoe a todos
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: OS ESTADOS ESTÃO NADANDO EM DINHEIRO, por Darcy Francisco Carvalho dos Santos. Confira no link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
NOVO BRASIL
E meio a tanta turbulência política, onde um número expressivo de INDIGNADOS que não admite a PERDA de qualquer uma das absurdas VANTAGENS e/ou PRIVILÉGIOS que se acumularam ao longo dos 521 anos da história do nosso empobrecido Brasil, eis que a cada dia o excelente ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, aparece para mostrar que o NOVO BRASIL, como atesta o PLANO DE GOVERNO que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, está avançando de forma muito clara, objetiva e transparente.
MODAL FERROVIÁRIO
Pois, mesmo que se mantenha muito focado com todos os interesses da sua Pasta, cuja ação está diretamente relacionada à POLÍTICA NACIONAL DE TRANSPORTES -FERROVIÁRIO, RODOVIÁRIO, AQUAVIÁRIO, AEOROPORTUÁRIO E AEROVIÁRIO, o ministro Tarcísio, nestes últimos meses, vem tomando decisões relevantes voltados para o futuro da nossa quase que inexistente MALHA FERROVIÁRIA. A rigor, o ministro Tarcísio cuidou de tirar da cova profunda este importante MODAL, o qual, diga-se de passagem, foi brutalmente assassinado e enterrado pelos governos anteriores, sem dó nem piedade.
AUTORIZAÇÃO, AO INVÉS DE CONCESSÃO
Vejam, por exemplo, esta bela notícia (Gazeta do Povo) dando conta que a empresa Rumo, com sede em Curitiba, anunciou acordo com o governo do Mato Grosso para a construção de uma ferrovia de 730 quilômetros entre Rondonópolis (na região sul daquele estado) e Lucas do Rio Verde (porção centro-norte), com ramal ligando a via à capital Cuiabá.
De acordo com a empresa, o projeto, de grande porte, custará entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões e a previsão inicial é que o primeiro terminal opere entre 2025 e 2026. A conclusão da extensão está prevista para 2030. A Rumo informa que o contrato permitirá à empresa a gestão do trecho por 45 anos, prorrogáveis por mais 45. A GRANDE NOVIDADE, no entanto, é que, diferentemente do que acontece na maior parte dos contratos deste tipo do Brasil, a construção desta FERROVIA se dá através do regime de AUTORIZAÇÃO, e não CONCESSÃO. Com isso, a construção se torna totalmente privada, sem aportes ou compartilhamento de riscos com o estado. Que tal?
A MAIOR REVOLUÇÃO DOS ÚLTIMOS 100 ANOS
Tudo leva a crer, pelo que diz outra notícia, que este mês de setembro vai entrar para a história como o marco da transformação do transporte ferroviário no país. Vejam que apenas na primeira semana após editar a Medida Provisória que criou o programa PRÓ TRILHOS, o Ministério da Infraestrutura recebeu 11 pedidos de autorização para construção de novas ferrovias. Com isso, estão previstos R$ 59 BILHÕES EM INVESTIMENTOS PRIVADOS no modal.
Estão nos planos dos interessados 3,6 mil quilômetros de novos trilhos, que vão cortar cidades de dez estados em quatro regiões: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e São Paulo. O programa é considerado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas como “A MAIOR REVOLUÇÃO DOS ÚLTIMOS 100 ANOS” no setor ferroviário.
NOVO MARCO LEGAL
DETALHE MUITO IMPORTANTE: a atual extensão da malha ferroviária nacional é de cerca de 29 mil quilômetros, ou seja, tudo aquilo que existia lá no ano de 1922. De novo: o programa foi possível porque a MP 1.065/2021 cria um NOVO MARCO LEGAL que permite que novos projetos de ferrovias saiam pelo regime de AUTORIZAÇÃO e não mais por CONCESSÃO, em que há processo de leilão e, ao fim do contrato, a reversão dos equipamentos à União. O modelo é semelhante ao que já ocorre na exploração de infraestrutura em outros setores, como de telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.
Como bem afirma o ministro Tarcísio de Freitas, "é um absurdo que aqui no Brasil, por exemplo, um grande grupo que tenha um plano de negócios bilionário, que tenha o desejo de investir em ferrovia, e não pode porque ferrovia é uma exclusividade do Estado”.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje mais um excelente artigo de Percival Puggina, A NOVA ARMA DO TOTALITARISMO. Acesse o link e confira! https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
SALVAR VIDAS
O termo PANDEMIA, ou -DE TODO O POVO- é uma EPIDEMIA de doença infecciosa localizada numa grande região. Como o vírus COVID-19 se espalhou rapidamente por todo o planeta, a OMS -ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE-, lá atrás, mais precisamente no dia 11 de março de 2020, resolveu decretar ESTADO DE PANDEMIA MUNDIAL. A partir daí, a única preocupação que tomou conta de quase todos os países, foi a de SALVAR VIDAS.
FISCAIS DA PANDEMIA
Pois, na medida em que os dias, semanas e meses avançavam, o que mais se viu, notadamente no nosso empobrecido Brasil, foi um fantástico crescimento de FISCAIS DA PANDEMIA. Como tal, enquanto vários governantes e prefeitos tratavam de legislar sobre PROTOCOLOS e determinando LOCKDOWS e/ou todo o tipo de PROIBIÇÕES, a MÍDIA ABUTRE, no alto de sua sabedoria destrutiva tratou de -MANDAR- o povo FICAR EM CASA. Mais: mandou seus obedientes colaboradores apontar dedos, microfones e câmeras na direção de quem, como se bandido fosse, ousasse não usar MÁSCARAS e/ou participava de AGLOMERAÇÕES.
SAÚDE FINANCEIRA
Como a VIDA DE QUALQUER PESSOA depende não apenas da SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL, mas, da importante SAÚDE FINANCEIRA, considerada como básica para proporcionar o sustento pessoal e familiar, nem assim os maus governantes e profissionais da mídia abutre se sensibilizaram. Os efeitos, altamente previsíveis, destas criminosas atitudes, como venho alertando desde o dia 12 de março de 2020, aí está: A SAÚDE ECONÔMICA, via INFLAÇÃO MUNDIAL, está abalando pessoas, famílias, empresas e países.
BANCO MUNDIAL
Pois, considerando que a OMS, preocupada com a SAÚDE FÍSICA DOS POVOS, decretou como ESTADO DE PANDEMIA a disseminação da COVID-19, fico imaginando que o BANCO MUNDIAL, obedecendo a mesma lógica, qual seja a de mostrar igual preocupação com a SAÚDE FINANCEIRA E ECONÔMICA de pessoas, empresas e países, também deveria admitir que a INFLAÇÃO MUNDIAL atingiu o grau pra lá de suficiente para a DECRETAÇÃO DE ESTADO DE PANDEMIA.
O MERCADO DECRETOU A PANDEMIA DA INFLAÇÃO
Uma coisa é mais do que clara: assim como a COVID-19 deixa sequelas nos seus infectados a INFLAÇÃO, promovida pelos criminosos LOCKDOWNS, vai mais além. Vejam que a ALTA DOS PREÇOS de tudo que é considerado básico, desde derivados de petróleo, minérios, aço e alimentos, principalmente, impõe sérios danos que se refletem no consumo e/ou no endividamento. Está aí o resultado: o CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS, diante da OFERTA REDUZIDA, resultante das criminosas PARALISAÇÕES DAS MAIS VARIADAS ATIVIDADES, está cobrando o seu preço em forma de INFLAÇÃO. Esta PANDEMIA, como se vê, acabou sendo decretada, com toda a força, pelo MERCADO.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje: O “CULPADO” DE TUDO, por Percival Puggina. Confira no link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar