Artigos

01 fev 2005

O SALDO DE JANEIRO


MAIS COMUNISTA E ATRASADA

É incrível, mas lá se foi o mês de janeiro. Nem bem esquecemos do gosto do espumante servido no reveillon e já estamos em fevereiro. Tudo rápido. E com a impressão de que não chegamos a aproveitar devidamente o tempo passado. Esta sensação, aliás, vem nos perseguindo com mais intensidade, infelizmente. Cremos, assim, que não estamos mais retendo, como outrora, o passar das horas. Mas, enfim, o que sobrou mesmo deste primeiro período? Em Porto Alegre, com o FSM, ficou uma certeza: uma nova parcela do povo gaúcho já está mais comunista e mais atrasada.

AUMENTANDO A POBREZA

Temas da maior importância, para tentar aliviar a pobreza não foram sequer atacados. E o curioso é que estão bem à vista dos maiores manifestantes. Vejam: apesar de advertências repetidas, já se confirmou que os inativos do governo do RS superam o número de ativos. Em número físico e financeiro, pois a despesa com a folha dos servidores inativos também já é maior. Problema gravíssimo, que só se ameniza (mas não resolve) com mais e mais impostos para poder atender às aposentadorias dos funcionários públicos.

MISERÁVEIS EM ALTA

Para quem acompanha, não foram poucas as sérias advertências feitas pelo Ponto Critico, mostrando que isto estimulou o empobrecimento dos contribuintes gaúchos. Por isso, dentro da mesma lógica, volto a advertir que está havendo um crescimento populacional, desmedido e extraordinário, nas classes miseráveis. Sem um planejamento familiar, os miseráveis crescem sem parar e devem ultrapassar o número de pobres, remediados e ricos muito em breve.

UM HAITI

Se hoje já são mais de 34% da população brasileira, pela velocidade do crescimento de nascimentos serão mais de 50% em poucos anos. Como não adianta muito advertir, pelo menos não posso deixar de explicar que se nada for feito imediatamente, seremos um Haiti dentro de 10 anos. Isto não foi lembrado nem discutido..

BILL GATES

Muita gente boa, por questões ideológicas, é sempre esquecida pelos participantes e organizadores do FSM. Como a maioria é manobrada e comunista, está impedida de pensar e se manifestar pela razão e pela justiça do reconhecimento de quem efetivamente mais pratica o verdadeiro espírito social. Caso contrário, quem deveria receber todas as honras, deste evento que se diz defensor da justiça social, é Bill Gates. Ninguém, jamais, fez e faz mais do que ele na ajuda das mais diversas instituições. E tudo com a devida fiscalização do seu próprio grupo para evitar fraudes.

CHAMADA EXTRA

A Prefeitura de Porto alegre está com o seu caixa altamente comprometido. Depois de tantos anos sem um mínimo de transparência sobre a realidade do caixa do Executivo Municipal foi esclarecido, com todos os números, os compromissos a pagar no curto prazo e os recursos disponíveis. Um horror. É de sair correndo daqui antes que a chamada-extra seja definida pelo síndico.

OS QUEBRADOS

Aliás, os gaúchos que vivem na Capital estão numa péssima situação: o Estado do RS está quebrado. E só vê no aumento de impostos a saída para ganhar uma sobrevida. Não é para se salvar, gente. É só para viver mais um ano. E os moradores, ou trabalhadores de Porto Alegre só vem recebendo péssimas notícias sobre a situação financeira da Prefeitura.

ESTADOS MELHORES

Enquanto isso, o Estado do Espírito Santo noticia grande redução de impostos para estimular e atrair investimentos. E o Paraná (do Requião, pasmem) aumentou significativamente a arrecadação depois de reduzir as alíquotas de ICMS para vários produtos. E nós? Bem, nós ainda podemos nos mudar para lugares onde os contribuintes são tratados decentemente. Que tal?

Leia mais

31 jan 2005

REVOLUÇÃO BOLIVARIANA


CRIPTONITA VERMELHA - 1

Muita gente não gosta de Bush. Até aí tudo bem. Mas, nem por isso precisam deixar de gostar dos EUA e das coisas admiráveis que foram feitas e que continuam sendo desenvolvidas pelos americanos. Para quem gosta de sucesso, liberdade, oportunidade e outras coisas boas, o endereço certo para obter os conhecimentos necessários é, indiscutivelmente, o norte da América. Que foi descoberta na mesma época que os demais países latino-americanos. Ou seja, todos os países da América tiveram a mesma capacidade de crescer e se desenvolver. A diferença brutal, obtida pelos EUA sobre os demais países, está localizada só na educação recebida pelos povos. Nada mais.

CRIPTONITA VERMELHA - 2

Agora vejamos o que acontece em Porto Alegre, no Fórum Social Mundial. Manifestações de inveja, ciúmes, burrice e falta de educação para com os países desenvolvidos, especialmente aos EUA.. Isto não sobrou, gente. Já nos acompanha há muito tempo, mas que nestes encontros idiotas anuais vem marcando a tendência e vocação dos gaúchos para o comunismo. E a coroação da burrice e do subdesenvolvimento explícito ocorreu com a recepção calorosa ao Messias Hugo Chávez. Ele é, sem dúvida, o maior líder populista sul-americano. Um líder do mal, naturalmente, que vai piorar em muito as vidas dos ignorantes latinos. Quem tem um pouco de discernimento já identificou o perigo.

CRIPTONITA VERMELHA - 3

Como estamos sendo governados, aqui no Brasil, por gente da mesma espécie e categoria de Chávez, só um pouco menos fanfarrões, ficou mais do que claro e transparente o prazer que os petistas tiveram pela recepção ao grande líder. Os sorrisos e salamaleques foram abundantes e cheios de felicidade. No encontro festivo só faltou marcar a data oficial para a grande revolução bolivariana já em curso. Com certeza vamos sofrer muito, pois os poucos que ainda queiram resistir vão perder muito sangue na tentativa. E, como se sabe, as armas não estarão disponíveis para a luta. Está tudo muito bem pensado. O povo é que ainda não entendeu.

CARTEL DOS COMBUSTÍVEIS - 1

Os combustíveis, aqui no Brasil, sofrem de vários males. Pela ordem, os principais são: 1- Altos impostos incidentes; 2- Adulteração dos produtos; e, 3 ? Cartel dos distribuidores. A ordem de exposição já identifica que o primeiro mal é responsável pelo crescimento dos outros todos. Todo mundo sabe disso, mas o governo se recusa a impedir ou diminuir a existência dos graves males.

CARTEL DOS COMBUSTÍVEIS - 2

Exatamente por isso é inegável que esteja havendo um grande cartel nos postos de combustíveis em Porto Alegre. Com certeza, não é o que o torna absolutamente imperfeito e, por conseguinte, injusto. Mas, pelo visto, o grupo de mentores, impositores e fiscalizadores da manutenção do cartel andam dificultando bastante a vida daqueles que gostariam de operar com liberdade de preços. As ameaças são enormes e vão desde as ameaças pessoais, ou de uma possível destruição patrimonial, até a suspensão do fornecimento dos produtos.

CARTEL DOS COMBUSTÍVEIS - 3

Ninguém se arrisca a falar sobre o assunto com medo de represálias, mas à boca pequena o descontentamento é grande. Em Fortaleza, Ceará, um empresário mais ousado e valente resolveu romper com o sofrimento e chamou a imprensa para declarar a existência do cartel. Não sei ainda qual será o seu fim, mas se a polícia não ajudar podem estar certos de que vai perder muito.

CARTEL DOS COMBUSTÍVEIS - 4

Isto deve servir de exemplo para que nunca se ataque o mercado pelos resultados que ele pode oferecer. Todo mercado imperfeito tem uma causa. A causa da existência de cartéis, por exemplo, é falta de fiscalização e de policia. Onde falta seriedade está sobrando injustiça. Antes de pensar em estatizar os postos devemos exigir que o Estado evite a formação dos cartéis e garanta a livre concorrência.

Érico Verissimo, 100 anos, o tempo e o vento a passar

A Cia. Zaffari, a partir de hoje, irá reverter ao Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI/RS) o valor integral proveniente da venda de 1,5 mil exemplares de sua última publicação, a obra "Érico Veríssimo, 100 anos, o tempo e o vento a passar". O livro estará disponível exclusivamente nas redes Zaffari e Bourbon, ao preço de 70 reais.

Leia mais

27 jan 2005

FESTA DOS SUJOS


WOODSTOCK

O FSM nada mais é do que um Woodstock brasileiro. Uma festa dos sujos, desocupados e rebeldes sem causa. Que se juntam para protestar sem apresentar soluções viáveis ou inteligentes. Só isso. A maioria só quer música e consumir maconha e êxtase, como já aconteceu em anos anteriores e se confirmou ontem, como foi noticiado. Uma chinelada braba que até para o banho tem grandes restrições.

CHÔ DAQUI, FSM

Afinal, digam com toda a sinceridade, qual proposta decente e digna foi apresentada ou entendida pelos participantes? Até para reduzir a pobreza não entendem e não pregam pela existência de mais atividades econômicas e mais educação. Só querem e exigem a distribuição daquilo que os outros produzem. Além disso, dificultam, com passeatas ridículas, o ganha pão daqueles que trabalham. É dose. Chô daqui, FSM.

A LIMPEZA CONTINUA

Além do PT, que já saiu da Prefeitura de Porto Alegre, e do FSM, que já declarou que vai se retirar daqui, felizmente, ontem foi a vez do bandido Melara. Este também já foi. Foi detonado, não se sabe por quem. Como entendo que bandido que liquida bandido não precisa ser banido, estou muito satisfeito com o mês de janeiro. Que os meses seguintes sigam assim.

IMPRENSA SÉRIA?

A imprensa gaúcha, principalmente o jornal ZH, dedicou mais de dez páginas ao FSM e só um quarto página para o WEF. Bem dentro do espírito mais comunista gaúcho. E quando escolhem alguma coisa que acontece em Davos, que no entender da redação possa merecer algum registro, é recheado de ironias. Isto é uma imprensa séria?

MUITO CHATEADO

O jogador Ronaldo Nazário mostrou que não tem nada contra seqüestros ou regimes ditatoriais. Ou melhor, desde que não sejam brasileiros os reféns de seqüestros feitos fora do Brasil. Aí ele fica muito chateado. De novo, só com os casos que acontecem com brasileiros e fora do país. Os seqüestros que acontecem dentro do Brasil não lhe comovem, pelo visto. Maravilha. Se ele pedir para acabar com a guerra no Iraque, certamente será atendido. Alguém concorda?

MAIS ISOLADOS

Não bastasse as intenções e as reais atitudes do governo do RS para nos isolar do resto do mundo, e do próprio Brasil, temos ainda a queda da ponte na rodovia Régis Bittencourt, no Paraná. É dose. O convite para que saiamos daqui vem sendo feito todos os dias, pelos entraves e impostos exagerados. O mesmo vale para impedir que outros queiram vir para cá. Agora, até para fugir daqui está ficando também mais difícil por terra. Resta, é verdade, a via aérea e a hidroviária. Por enquanto. Aqui é assim: o raio cai várias vezes no mesmo lugar. E todos com grande capacidade destrutiva. Chô, azarão.

MP 232

As entidades do centro do país estão em pé de guerra contra a MP 232. O Conselho da OAB, principalmente, precisa ser parabenizado pela forma de atuação contra o ímpeto arrecadatório do governo. Uma pena que as entidades gaúchas, certamente ainda muito cambaleantes pelas pancadas que receberam de tanta carga tributária que levaram na cabeça nos últimos dias, pelo governo do Estado, não estão acompanhando como deveriam a luta contra a aprovação da MP 232. Precisamos nos manifestar, pelo amor de Deus.

BEST SOURCING

Na palestra de Tom Peters, realizada na ExpoManagement 2004, entre outras coisas ele recomenda: Re-imagine a organização: Não é difícil imaginar uma empresa de uma só pessoa gerando receitas de US$ 1 bilhão, sendo totalmente terceirizada. A palavra-chave agora não é -outsourcing- e sim -best sourcing-, ou seja, terceirizar inteligentemente.

Leia mais

25 jan 2005

SENTIMENTO DE DESGOVERNO


SAUDADE DAS DITADURAS

Volta e meia nos deparamos com algumas enquetes ou pesquisas onde a nossa sociedade revela uma preferência, ou saudade, pela ditadura. Isto esclarece muito bem que somos muito mais uma república e muito menos uma democracia. Nas democracias o povo tem alguma vez. Nas repúblicas, só os políticos têm vez. Eles decidem praticamente tudo sem que a sociedade, em muitas das vezes, concorde com eles.

O EXEMPLO CHILENO

E não tem como tirá-los tão facilmente ou rapidamente do poder. Estão muito protegidos pelas leis que eles mesmos aprovam. E vivem se cercando cada vez mais para evitar qualquer perda das suas mamatas já conquistadas. No fundo, no fundo temos mesmo é muita inveja do Chile, de Pinochet. Já que o povo aprecia mais a ditadura, só precisa ter certeza de que o ditador exigido tenha o perfil de um Pinochet, por exemplo.

BLINDAGEM

Alguém que realmente blindasse o Brasil dos arroubos dos governantes safados. E que ao voltar a abrir novamente o país garantisse uma efetiva e definitiva democracia. Alguém, enfim, que fizesse as reformas certas e necessárias para acabar com os tantos privilégios que hoje engrossam abundantemente a nossa Constituição e asfixiam as nossas contas públicas.

DITADURAS INCOMPETENTES

Infelizmente, nas várias ditaduras que experimentamos, os nossos ditadores não contribuíram para com a eliminação dos problemas graves do país. Sempre se mostraram extremamente incompetentes. Mas, embora o povo ainda assim tenha se sentido bem mais protegido, clama certamente por algo ou alguém mais justo do que esta falsa democracia que impera no país. E que não resolve jamais os problemas que nos angustiam.

O MELHOR EXEMPLO DO MAL

Os exemplos se escancaram, mas um deles serve como principal motivo pelo nossa devoção às ditaduras: a nossa Previdência Social Pública. Ela está completando 82 anos e o déficit descomunal continua crescendo. Bem diferente do sistema chileno que resistimos em copiar. Aqui se impede que aconteça o justo e o necessário para estancar a crescente hemorragia das contas públicas. Só este exemplo já enche o peito de quem prefere e clama por ditaduras. Imaginem somando aos demais.

POÇO ARTESIANO

O deputado estadual Frederico Antunes, PP/RS ( aquele, entre os 27 deputados infelizes, que votou a favor do aumento do ICMS na telefonia, combustíveis e energia) volta hoje a ser secretário de Estado de Obras Públicas e Saneamento. No final da semana anterior, como se já estivesse no cargo, inaugurou um poço artesiano no interior do RS. . Vejam só. Uma fantástica obra, não? Pois é. Num estado que não há obras é difícil entender a razão para ter tal Secretário. Ou melhor, se entende, sim. É para ser usado pelo Governo quando for necessário um aumento de impostos. Como somos incompetentes, gente! Votar em gente assim é pior de que ser assim como o tal deputado/secretário.

SOLUÇÃO PARA AS CARROÇAS

Na entrevista que fiz com o prefeito José Fogaça, informei que as carroças são um problema de trânsito e que era exigida uma solução urgente, e já muito atrasada no tempo. Fogaça, entretanto, entende que é também um problema social. Insisto que o problema social é criado pelos carroceiros e não ao contrário. Ou seja, as minorias não podem ter mais importância do que as maiorias. Como estamos diante de um problema que exige imediato enfrentamento, proponho:

PROPOSTA AO PREFEITO

1- Cadastramento urgente das carroças existentes. A partir daí nenhuma outra poderá entrar em circulação; 2- Conhecido o universo, propor uma compra das carroças e cavalos. Algumas novas poderiam ser disponibilizadas nos parques da cidade, desde que transformadas em carruagens turísticas, a exemplo do que existe em N.York e Londres; 4 ? As carroças remanescentes teriam um prazo de 2 a 3 anos para desaparecerem definitivamente. Os carroceiros (que precisam ser maiores de idade) receberiam cursos sobre conhecimento e habilitação de trânsito. Assim, aqueles que queiram permanecer na atividade de transporte passariam a usar somente veículos automotores para a função. Até algum financiamento, para tanto, poderia ser fornecido. Pense nisso, Prefeito.

Leia mais

24 jan 2005

O FÓRUM JURÁSSICO


CIDADE VERMELHA

Esta semana já está marcada definitivamente pelo início, no dia 26, do retrógrado Fórum Social Mundial. É só isso que vamos encontrar nos grandes meios de comunicação nos próximos dias. Afinal, todos eles adoram dar informações e acatar soluções comunistas para o Brasil e para o mundo. Porto Alegre, como capital e sede mundial do comunismo, será o centro das atenções para que os interessados saibam onde mora o atraso. É dose, gente.

CUSTEADO PELO POVO

Note-se que muito do que acontecerá por aqui será pago, naturalmente, com o dinheiro público. Tanto do Estado quanto do município. Uma grande festa vermelha com direito, inclusive, às fanfarronices do presidente populista, Hugo Chavez, da Venezuela. Chavez, por sinal, deverá mesmo tirar o brilho da estrela de Lula, que confirmou presença. Mas que já deixou em pânico a sua assessoria. Pânico, pelas confirmadas manifestações de ciúme e inveja ao maluco venezuelano, aliadas à enorme possibilidade de ouvir grossas vaias, que serão inevitáveis.

LOGOTIPO

O melhor logotipo para a identificação do FSM, inclusive sem a necessidade de pagar qualquer prêmio à eventuais designers, deveria ser a figura de um enorme dinossauro. Bem velho e desdentado. Isto seria suficiente para espelhar o atraso das mentes dos participantes assim como de suas propostas. Todos jurássicos.

POSSE DE BUSH

Na semana passada houve a posse de George W.Bush para seu segundo mandato como presidente dos EUA. Em vários lugares do mundo os órgãos de imprensa de cada país trataram de hostilizar Bush, como se o seu atributo é de gostar e de propor guerras. Ridículo. Como os americanos, obviamente, recebem informações detalhadas de todos os confins, sabem muito bem quem está ao lado de quem nesta dura e constante necessidade de proteger os EUA e o mundo dos ataques terroristas.

EIXO COMUNISTA

No seu discurso de posse, Bush salientou que líderes de governos, com longos hábitos autoritários, precisam saber que para servir o seu povo devem aprender a confiar nele. Como se sabe, o atual governo brasileiro, junto com vários países latino-americanos, está propondo, e conseguindo, a criação de um forte eixo comunista para fazer frente aos americanos. Aqui, gente, a simpatia por Cuba e Venezuela é dez vezes maior do que uma possível admiração pelos EUA. O recado, portanto, foi bem dado por Bush.

ESCOLAS DE UM ALUNO SÓ

O governo do RS deverá fechar algumas escolas rurais onde o número de alunos é muito reduzido. Correto. Não se justifica o investimento para um resultado insignificante. Antes que as críticas apareçam pela minha concordância, exponho a necessária solução para os prejudicados, pois não basta fechar escolas e não oferecer instrução ao povo. Aí é que a criatividade se torna necessária, coisa que ainda não foi mostrada.

SOLUÇÃO AMERICANA

Uma solução pode ser aquela que os americanos usaram quando houve o desbravamento do oeste dos EUA. As distâncias, por serem imensas, fez com que o governo fizesse contratações de professores itinerantes. Ao invés de fazer com que um ou poucos alunos se deslocassem para uma escola distante, o professor é que se estabelecia num dos ranchos e ali reunia alunos de propriedades mais próximas. Basta copiar, gente.

PT, UM PARTIDO PARTIDO

As diferenças, cada vez mais transparentes, entre os petistas têm se mostrado fantásticas na escolha da presidência da Câmara dos Deputados. O incrível é que os petistas deixaram de respeitar as decisões da maioria do partido. Uma prova de que a própria democracia interna está muito abalada. A externa, já se sabia que não existia, mas a interna ainda era séria. Pois bem, se em algum momento o PT deu mostras de que era o partido mais unido, agora mostra que é um partido mais de que partido. Para nós, simples mortais e patrocinadoress da orgia parlamentar, tanto faz quem venha a ser o presidente da Câmara. O sistema corporativo é tão forte que só temos uma certeza: as despesas públicas vão aumentar e nós vamos comparecer com o devido pagamento, com reclamação ou não.

Leia mais

20 jan 2005

UM CRESCIMENTO COMPLICADO


ONDE COLOCAR MAIS GRÃOS?

A safra agrícola brasileira para este ano está estimada em 130 a 132 mm de toneladas. O que significa um acréscimo de 10 mm de tons sobre o ano anterior. Dá para festejar? Pela quantidade, que evidencia que temos capacidade de produção, sim. Mas, pela capacidade de escoamento existente, infelizmente, não.

GARGALO

Observem: a safra, obviamente, acontece dentro do período do ano. Já a logística disponível, que já havia se mostrado insuficiente para o que foi colhido em 2004, não poderá acompanhar o crescimento da colheita de 2005. Ou seja, não há condições de produzir durante o ano, caminhões, vagões, estradas e silos para armazenagem com a mesma velocidade que estamos verificando o aumento da produção de grãos.

COPOM

Aproveitando o assunto safra, bastou o Copom se definir pelo aumento de 0,5 ponto percentual na taxa Selic e, pronto: foi aberta mais uma safra de bobagens sempre ditas e repetidas todos os meses, por algumas lideranças empresariais e sindicais. O que mais se ouviu, pelas declarações ridículas de sempre, foram expectativas de que a economia será freada, teremos mais aumento de desemprego e outras coisas mais.

INFORMAÇÃO?

Um jornal foi até mais longe, ao afirmar que a dívida interna vai aumentar em 50 bilhões de reais pelo efeito juros. É dose. O raciocínio usado foi simplesmente igual a uma conta mal feita. Afinal, para obter este resultado só que a medida tomada for duradoura e permanente, até o final do ano. Enfim, ao invés de prestarem informações com a verdade, preferem usar meias verdades e grossas mentiras, que nada contribuem para que a sociedade compreenda corretamente a situação e a decisão do Copom.

MP 232

Se alguém está pensando que o governo vai ceder na MP 232 pode ir tirando o cavalinho da chuva. Haverá, na melhor das hipóteses, algum ajuste. Mas, nada substancial. O caminho, portanto, para quem vinha optando pelo lucro presumido, será utilizar a forma de tributação pelo lucro real.

FALÊNCIA

Francamente não entendi como séria a notícia de que a empresa Toigo tenha ido à falência pelo efeito do câmbio e do ICMS da exportação. Os jornais se precipitaram ao divulgar tais causas,sem sentido. Primeiro, porque o dólar é flutuante e os preços do produtos exportados precisam ser administrados à luz das variáveis de mercado. Uma questão de competência empresarial. Segundo, que a medida tomada pelo governo gaúcho ainda não está sendo operada. Caso o governo mantenha o que pretende, aí sim muitas empresas podem desaparecer. A falência da Toigo foi por outros motivos.

TRÊS FORDs

Pelo que tive notícia, os números apurados e divulgados pela área econômica da Fiergs, em reunião interna, é de estarrecer. Segundo o estudo, as perdas que o RS terá com as decisões monstruosas que o governo gaúcho pretende com os exportadores é equivalente a três vezes o investimento perdido da Ford. Se perder a Ford já foi algo imperdoável e inesquecível, imaginem perder 3 Fords. Vão queimar vivo o governador Rigotto.

MELIGENI

Numa programação de gala, que terá a presença do tenista Fernando Meligeni, o condomínio Green Village, de Xangri-lá, RS, inaugura neste final de semana o seu complexo de tênis. O empreendimento é o único no Brasil a oferecer três opções de quadras: piso de saibro (coberta com arquibancadas), piso rápido e grama sintética, importada dos Estados Unidos, inédita no Estado e a mesma utilizada para os treinamentos de Guga em Florianópolis. O programa inaugural terá início nesta 6ª feira, 21, às 18h, com visita de reconhecimento de Meligeni ao complexo, seguida de entrevista coletiva à imprensa.

Leia mais