Artigos

28 jul 2005

A CAMINHO DE UMA VENEZUELA


CRISE DE 10 ANOS

Fiquei impressionado com as declarações do presidente do STF, Nelson Jobim, sobre o risco que o país corre caso haja um impeachment de Lula. Teríamos uma crise de 10 anos de duração. Este seria o efeito-resultado desta eventual manobra, pelo elevado índice de popularidade de Lula. O julgamento do Congresso, caso optasse pelo afastamento do presidente, seria totalmente diferente do julgamento que o povo faz e continua fazendo, como dizem as pesquisas. Uma vitória da periferia sobre as elites

SÍNDROME DE ESTOCOLMO

Estamos diante, portanto, de uma transformação que está nos levando a ser uma outra Venezuela. A paixão pelo governante pode impedir que os crimes sejam combatidos. Uma verdadeira Síndrome de Estocolmo está ocorrendo por aqui. Com isto, a exemplo do que aconteceu no país de Chávez, vamos também tolerar o sentimento do povo e abrir outra crise. Ou seja, para ficar longe de uma crise duradoura vamos mergulhar em outra crise eterna. O certo é que um sistema populista será muito mais caro para todos nós.

EFEITO CONCENTRADO

A repetição diária de que o PT agora é igual aos demais partidos não corresponde à realidade. É certo que em todos os partidos políticos há os desonestos e os corruptos. Mas, no PT, há um efeito distinto dos demais. É o efeito concentrado. No PT são muitos os desonestos. Depois de tentarem, por muito tempo, repassar para a sociedade o sentimento de que eles tinham o monopólio da ética, tudo resultou em deixar claro a esta mesma sociedade que o PT tem o monopólio do crime contra o dinheiro público. Isto não sairá mais da minha memória. Infelizmente, como o maioria do povo brasileiro é uma mistura de ignorância com masoquismo, não está percebendo isto claramente.

PROTEGENDO O MERCADO!

O CADE ? Conselho Adm. De Defesa Econômica tem sido muito vigilante quanto às de fusões e aquisições de empresas. E só homologa as operações caso o mercado concorrencial seja preservado. A compra da Garoto pela Nestlé, por exemplo, não foi possível exatamente porque o CADE entendeu que haveria excessiva concentração de poder de uma só empresa no segmento das envolvidas. Muito bem.

PROTEGENDO O MERCADO?

Sendo assim, pela mesma lógica, em defesa da concorrência, por quê a Agência Nacional do Petróleo (ANP) desistiu de entrar no CADE, com representação contra a Petrobrás por práticas anti-competitivas, conforme determina a Lei do Petróleo? A Refinaria de Manguinhos e a Ipiranga já informaram a ANP sobre a dificuldade em operar no mercado, por causa da política de preços da Petrobras. E pela Lei do Petróleo, a ANP é quem precisa comunicar imediatamente ao Cadê. E aí?

XÔ INVESTIMENTOS

Esta aqui é para aqueles que ainda não conhecem o RS e pensam que é um Estado com qualidade de vida. Trata-se do comportamento dos donos de Postos de Combustíveis de Porto Alegre e de vários municípios do RS: Quando o governo controlava e tabelava os preços, dos combustíveis, todos os empresários do setor deploravam aquela forma de tratamento e exigiam a liberdade de preços. Depois de muita resistência o governo acabou por entender que o mercado deveria agir. Mas, no RS ocorreu o contrário. Os preços dos combustíveis continuaram tabelados e com os preços acima das nuvens, mas aí pelos próprios donos dos postos. Um cartel terrível. Isto não é e nunca foi capitalismo. Cartel é uma das coisas típicas de mercantilismo. Que por falta de compreensão é atribuído ao capitalismo.

Leia mais

27 jul 2005

LAVAGEM DE DINHEIRO? PORQUÊ?


MENTIRA E ENGANAÇÃO

Ainda não entendi o por que da imprensa, e boa parte do público que repete o que ela diz e escreve, estarem usando a expressão Lavagem de Dinheiro para explicar toda esta corrupção que está sendo mostrada. Alguns participantes da CPMI chegam a dizer que Marcos Valério é o responsável pela maior lavanderia de dinheiro que se tem notícia. Tudo bobagem, mentira e enganação.

DINHEIRO LIMPO

O dinheiro até agora descoberto nas operações petistas, na sua origem, nada tem de sujo. Trata-se dinheiro muito limpo, gente. Ele vem do suor dos contribuintes de impostos que criaram as estatais da maracutaia. Dinheiro limpo, sim, mas que está sendo emporcalhado pelo seu envolvimento na lama e na sujeira grossa, por vários políticos, notoriamente os petistas. Não há, portanto, qualquer lavagem, mas puro emporcalhamento e roubo do dinheiro público.

OPERAÇÃO DESMONTE

Com a reportagem publicada pelo - Financial Times -, com o sugestivo título de "Acusações são devastadoras e Lula está cercado", as posições vendidas em dólar futuro foram imediatamente desmontadas. Assim, as operações de longo prazo, por desconfiança pura no processo político, foram substituídas por outras de prazo mais curto.

MUDANÇA DE PERFIL

Ainda não foi observada uma retirada efetiva de dinheiro do país, o que ainda pode ocorrer. Por enquanto houve uma mudança no perfil dos investimentos. Já as ordens de vendas de ações na Bovespa foram mais intensas. E os investidores internacionais procuraram se desfazer dos bônus brasileiros no mercado secundário de títulos da dívida externa. Será que Lula sabe disto?

CADERNOS DO CÁRCERE

Tudo aquilo que já foi dito e repetido inúmeras vezes neste espaço está se transformando em realidade. Ao cumprir, ipsis literis, os mandamentos de Antonio Gramsci, escritos nos Cadernos do Cárcere, o controle da comunicação é algo extremamente importante para divulgação da ideologia comunista. Enquanto não é possível acabar com os meios existentes é importante criar um. E providenciar, com urgência, que seja o sistema oficial utilizado pelas escolas para a educação dos jovens e futuros comunistas. Pronto. Isto já está feito e estreado: a TV TELESUR. Tudo dentro do mais alto estilo Gramscista, gente. Hoje a Globo, finalmente, mostrou uma matéria sobre a nova TV. Mas se recusa a fazer matéria sobre o Foro de Sao Paulo, onde se originou tudo isto, conforme consta nas atas do FSP.

TELESUR

Então, de novo: A TV Telesur, custeada e chefiada pelo magnífico Hugo Chávez, mas concebida no fantástico Foro de São Paulo, já está no ar. O objetivo da emissora, naturalmente, é transformar corpos e mentes dos telespectadores latino-americanos. Iniciou suas transmissões com uma propaganda forte anti-Estados Unidos, mas não vai parar aí. Para buscar mais adeptos do maquiavelismo, os sócios da nova emissora, ? Brasil, Cuba, Argentina e Uruguai estão disponibilizando nos seus respectivos países os sinais da mais nova TV. No Brasil, o sinal da TV Telesur está sendo transmitido pelas Tvs comunitárias. Viva Gramsci. Espero que desta vez eu não seja considerado em alarmista exagerado, como aconteceu até bem pouco tempo. Depois do que está acontecendo já é hora de enxergar com outros olhos estes perigosos comunistas.

Leia mais

26 jul 2005

A TROPA DOS BADERNEIROS


MUITO VIVO

Como já era esperado, e até deixei clara a minha opinião a respeito, não pensem que o PT morreu ou que vai desaparecer. Nada disso. Vai se manter muito vivo, embora com a sua estrutura fortemente abalada, dependendo do trabalho que a imprensa fará daqui para frente. É bom deixar claro também que a imprensa que agora está tratando de mostrar o máximo possível é a mesma imprensa que foi responsável pela preservação, por muito tempo, das práticas e pensamentos petistas que impediram o nosso desenvolvimento.

ORIGEM

É sempre oportuno esclarecer que o PT nasceu dos movimentos de rua. E os dirigentes petistas, para obter o máximo de sucesso nas suas reivindicações, usaram sempre os tipos mais rebeldes e mal educados do país para firmar a posição ideológica comprovadamente mais atrasada. Daí a ligação uterina do PT com o MST, sindicatos, CUT, CPERGS, inúmeras ONGs, associações de classes, etc, etc. E para marcar as presenças fortes nas aparições públicas, os atos de vandalismo sempre foram indispensáveis. Uma forma terrorista de amedrontar a sociedade e constranger as mais diversas instituições. Muitas delas, como se confirmou, também passaram a ter muitos simpatizantes do PT.

ESVAZIAMENTO LENTO

Estas estruturas, como se percebe, estão voltando com nitidez. São pessoas que geralmente não pensam e não avaliam situações. São seguidores fiéis que não tem o compromisso com a razão, mas com o partido e com a ideologia. Lula já se enveredou para este lado como forma de se proteger para se manter no cargo de presidente. Assim, usando também de alguma estratégia, o melhor que podemos fazer é continuar promovendo o processo do autodesgaste do partido. Que vai se traduzir no esvaziamento lento e duradouro da imagem destruidora do PT e seus corruptos.

UM POUCO DE HISTÓRIA

É bom conhecer a história de Hugo Chávez que pode estar se repetindo aqui. Vejamos: Um pouco antes das eleições no Brasil, que deram a vitória a Lula, o presidente venezuelano, Hugo Chávez também esteve envolvido com uma possível destituição. Com muita esperteza, 48 horas depois de deposto já estava novamente no cargo. A partir daí tratou de criar normas e leis para impedir qualquer outro tipo de levante. Hoje, Chávez é um ditador. Usa disfarces de democrata mas não esconde a sua paixão. E como o socialismo não prevê a existência da democracia, o presidente já declara alto e bom som que ganhará a luta pelo socialismo. Foi o que aconteceu na semana passada.

OUSADIA

Hugo Chávez foi tão ousado que disse mais: -

Sei que vencerei esta luta embora não seja uma vitória pessoal

-. Em tom arrogante disse também: - Fiz tudo sem consultar ninguém, nem aqui nem em algum lugar do planeta. Sou socialista, e conclamo o socialismo para o povo da Venezuela ?. Os opositores de Chávez estão assustados, pois a convicção de Chávez está alicerçada por uma pesquisa altamente duvidosa. Mesmo assim ninguém mostrou coragem para contrariar o ditador, que concedeu a si próprio o direito de gastar US$ 6 bilhões das reservas de seu país para financiar gastos na área social para se perpetuar no governo.

O SOCIALISMO VEM AÍ

Este mesmo Hugo Chávez deverá desembarcar no Brasil no próximo mês para o início das obras da nova refinaria que será construída pelo Brasil e pela Venezuela. Vai ser uma loucura a vinda do misto de ditador com populista. Os sindicalistas que estão com Lula, e Lula que está com Chávez, vão fazer aquela festa. Assim caminha a humanidade latino-americana. Com a TV Telesur para dar cobertura e outras coisas mais. Viva a ditadura. Viva Fidel. Viva Chávez. Viva Lula. Viva a desordem. E viva, finalmente, a chegada do comunismo por aqui. Viva!

Leia mais

25 jul 2005

EM BUSCA FRENÉTICA DE PROTEÇÃO


CAMBALEANTE

Lula agora sentiu o golpe. Cambaleou. Caiu no desespero. Estas foram as conclusões tiradas por vários analistas, psicólogos e psiquiatras que se manifestaram quanto ao seu comportamento nos seus últimos discursos. O presidente já não consegue mais esconder a sua surdez contraída pelas fortes e insistentes pancadas que estão sendo dadas nas portas do Palácio da Alvorada. Pancadas estas que informam as falcatruas no seu governo. O homem está ficando doido com tanto barulho, gente.

PROTEÇÃO

Alucinado com os acontecimentos, Lula já busca proteção de forma desesperada. E está apelando na forma populista. Deve ser fruto dos conselhos recebidos de seus amigos mais íntimos, como Fidel Castro e Hugo Chávez. Lula está, categoricamente, apelando para os seus militantes sindicalistas, buscando uma forma de se manter no Poder. É mais uma apelação populista-chavista, enquanto lhe resta alguma popularidade. Ele sabe tudo e sabe mais: que a sua aceitação está dando sinais de grande fadiga.

AFINAL, A DEFINIÇÃO DO RISCO

Se alguém estivesse morando em outro planeta e resolvesse dar uma voltinha no Brasil ficaria assustado. Não precisaria ir muito a fundo nas questões de corrupção. Bastaria que desse uma olhada na revista Veja desta semana. Gente, é mais do que suficiente para entender o que é Risco-Brasil. Ainda lembro bem quando um tal de Arnaldo Jabor fez críticas às notas baixas que os yuppies, no sentido mais pejorativo possível, estavam dando para definir o nosso elevado risco-país. Segundo ele, yuppies são um bando de garotos exibidos e irresponsáveis que, com suas gravatas coloridas, resolvem se divertir rebaixando constantemente os países subdesenvolvidos. Como se fosse uma perseguição à toa.

A NOTA

Pois é. Não tenho certeza de que o crítico esteja convencido e arrependido pelas bobagens que disse na TV Globo. Pelo menos não fez reparos. Mas, enfim, tudo o que está acontecendo, em termos de divulgação, espelha claramente o tamanho do nosso risco. Vejam: a alta pontuação não significa somente casos de corrupção. Somam-se aí também a atuação pífia da nossa Justiça e o constante encobertamento das falcatruas. Alguém daria nota melhor para o Brasil depois de tudo que tomamos conhecimento?

ESCLARECIMENTOS URGENTES

Não conheço o tal de Cícero Lucena. E também desconheço o tamanho das suas supostas falcatruas que as autoridades estão examinando sobre ele e outros mais. O que sei é que ele foi preso por suspeitas. Por outro lado já conhecemos relativamente bem o Delúbio Soares, o Silvio Pereira, o Marcos Valério e outros mais. Porquê nenhum desses foi preso quando já não há qualquer suspeição, mas certeza? São todos criminosos confessos e nada acontece. Porquê? Isto é Justiça? Ou é proteção a bandidos confessos e criminosos provados? Precisamos de esclarecimentos, pelo amor de Deus.

CRIME INAFIANÇÁVEL

Alguns crimes, chamados hediondos, foram, muito recentemente, considerados pelas nossas autoridades, faltas graves sem direito à fiança. Assim é cadeia imediata para os bandidos que os cometem. O que não se entende é que o mau uso do dinheiro público, quando descoberto que foi por atos de corrupção, não constam na mesma lista ou classificação. Sem deixar de considerar os demais crimes hediondos, algum deles pode ser mais hediondo do que roubar e desviar dinheiro dos contribuintes? Não creio. É por isso que a sociedade se revolta e tende a fazer justiça onde as autoridades se recusam a fazê-la.

Leia mais

22 jul 2005

CONSCIÊNCIA SUFOCADA


OS BONS LADRÕES

Para encerrar esta semana turbulenta, a qual deixou a sociedade brasileira e internacional pasma de tanta lama descoberta e a descobrir, se conclui: nem tudo o que se ouve e se lê, a respeito dos petistas trapalhões que depuseram na CPMI, é mentira. Mas é muito comprometedor. A tentativa dos integrantes do PT, que fazem parte da Comissão, tem sido de minimizar as falcatruas. Tentam, com seus argumentos, sufocar a consciência comprometida. Dizendo que participantes de outros partidos são ou foram criminosos crêem que fica assegurado este direito aos petistas. Ou seja, a salvação deles está em ser criminosos tardios. Querem ser reconhecidos, como consta na Bíblia, como BONS LADRÕES.

A SENHA

Tudo combinado. A força da Corporação Parlamentar já se faz presente. Foi acertada uma saída para as falcatruas descobertas. É simples. Basta usar a senha definida para justificar qualquer denúncia provada de corrupção ou recebimento de dinheiro. A senha é: cobrir despesas de campanha. Todos os envolvidos estão cumprindo à risca o uso da frase-chave. Assim ficarão restritos a uma punição da Lei Eleitoral, caso isto ainda aconteça.

A INCOMPETÊNCIA E A CORRUPÇÃO

Quando se fala sobre Olívio Dutra, como fiz ontem e muitas outras vezes, jamais disse que se tratava de alguém corrupto. Ao contrário. A honestidade pessoal de Olívio Dutra nunca foi colocada em dúvidas. O que digo e repito é que, comparando com qualquer ato de corrupção, por maior que tenha sido neste país, não encontrei algo mais destrutível e prejudicial do que a incompetência de Olívio como gestor. O homem é incrível. Estes fraudadores que estão desfilando por aí na CPMI, não conseguem danificar os cofres púbicos com tanta vantagem. Acreditem. Seria bom que alguns comunicadores do RS prestassem mais atenção antes de comentarem sobre o ex-governador.

CHOQUE DE GESTÃO?

Gostaria de festejar a atitude do governo quanto ao que chama de Choque de Gestão. Aparentemente, a impressão é que vamos fazer uma boa economia quando Lula informa que 14.800 servidores, que hoje estão nos cargos em comissão, serão afastados e que os funcionários de carreira deverão ocupá-los. Ótimo. Isto, no entanto, sugere algumas perguntas: Há esta disponibilidade? O que faziam até então? A gestão começa agora? Sai dessa.

VIVA SÃO PAULO

O governador paulista, Geraldo Alckmin, vem fazendo uma administração digna de elogios. O que está promovendo na área tributária de São Paulo é que todos os governadores já deveriam ter feito: zerar o ICMS dos exportadores. Fantástico. Se algum empresário ou investidor ainda tinha dúvidas para onde direcionar seus investimentos, o estado paulista vem ganhando muita preferência com as atitudes de um governador inteligente. Porquê, meu Deus, Rigotto não aprende?

A CHINA E O CÂMBIO

Enquanto muita gente discute a invasão de produtos chineses em todos os mercados do mundo, a China não dá bola para os que se dizem prejudicados e vai em frente. Aliás, com um crescimento monumental, chegando a 9,5%, anualizados, no segundo trimestre de 2005, os produtos chineses atingem uma quantidade tal que precisam ser escoados nos mais diversos mercados. Agora até está ajudando àqueles que vivem reclamando do câmbio, pela valorização do yuan. O fato de não ser, de direito, uma economia de mercado, o certo é que, de fato, ela é mostra sua força descomunal nos mercados. Os seus produtos, indistintamente, estão hoje em todo o mundo e com muita competitividade.

Leia mais

21 jul 2005

NÃO HÁ POVO NAS RUAS


LIQUIDADO

O PT está literalmente liquidado. Naquilo que dava sustentação ao partido, coisa absolutamente mentirosa, enganosa e esperta, mas muito influente, a sua imagem de detentor de um padrão elevado da moral e da ética acabou. Muitos dos tontos residuais que, embriagados pela paixão, ainda acreditavam nas histórias de carochinha, contadas pelos espertos petistas, se decepcionaram. Pelo menos estes frustrados não mais acreditarão nos discursos daqueles que, depois das denúncias, ainda insistirem em resistir.

CHEIRO FORTE

Embora as investigações estejam numa fase inicial, a expectativa que paira no ar é se Lula fica ou sai. Isto é, em resumo, tudo o que a sociedade quer mesmo saber. Tudo o mais é mera preparação das mentes e corpos para um provável enterro final do PT e de Lula ou, quem sabe, a sua ressurreição. Morto o PT como partido já está. Imaginem como ficará o cadáver depois que for divulgada a metade dos assuntos investigados. Ninguém suportará o cheiro e as fotos de seus integrantes.

IMPEACHMENT

Diferentemente de Collor, Lula leva ainda muita vantagem para continuar no governo. O que não sugere que continuará forte no cargo. Collor tinha contra si o movimento das ruas, que pediam maciçamente o seu impeachment. O Congresso, muito respaldado, estava à vontade e quase que obrigado em aprovar a cassação. Hoje este movimento não existe, até porque quem sabe fazer manifestações pesadas são os petistas. A ausência do povo nas ruas, pedindo uma cassação, não encoraja o Congresso para tomar tal medida.

ALZHEIMER

As primeiras constatações via documentos já dão conta de lapsos de memória de vários políticos de peso. Escolhi um exemplar: do ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha. Ele está, ou estava, tão cheio de serviço que não estava falando com a própria esposa. A dita sacou 50 mil no Banco Rural e não avisou o chefe da casa. Ou ela não devia explicações ao marido, ou ele foi atacado por uma crise de Alzheimer. Mas, com certeza, são todos muito, mas muito honestos, não é mesmo?

NAS RUAS

Palavras como: traidor, falso, incompetente, babaca, arrogante e outras mais, já são podem ser ouvidas claramente, com constância e sem constrangimento nos meios políticos, por muitos petistas sobre outros tantos petistas. Antes eram participantes de partidos diversos que se xingavam. Agora é dentro do PT que se ouve coisas que definem as atitudes desabonadoras de seus integrantes. O problema, gente, é tão grande, e a roupa suja tão vasta, que eles não conseguem mais lavá-la em casa. Por isto já estão usando as ruas.

FORA OLÍVIO

Estou muito satisfeito com a derrubada de Olívio Dutra, do Ministério das Cidades. Aliás um ministério com muito dinheiro e nenhuma utilidade. E que estava sempre ameaçado por ter na direção quem fez um estrago enorme ao RS. Como pode ter recebido um cargo de ministro, como recompensa, depois de sua má gestão no governo gaúcho? Nada sei sobre o seu sucessor, mas estou certo de que pior não pode ficar. Se não estou festejando, pelo menos paro de sofrer.

Leia mais