Artigos

05 ago 2005

PENSANDO EM GETÚLIO VARGAS...


UMA HIPÓTESE RAZOÁVEL

Confesso que ainda não tinha passado pela minha cabeça que, para Lula deixar o governo há outra forma plausível além do impeachment ou da renúncia. É o suicídio. É, por enquanto, uma hipótese. Mas que começa a ganhar espaço a partir do descontrole emocional visível e crescente do nosso presidente. Ontem, por exemplo, já demonstrando esta forte perturbação, citou e até se comparou a Getúlio Vargas. Além disso, para tentar ganhar corações, chorou copiosamente.

CIA ILIMITADA

Getúlio, como se tem notícia, foi traído pelo amigo Tenório, seu grande protetor. Lula, por sua vez, foi também traído por seus protetores José Dirceu, Delúbio e Cia ilimitada. Com os nervos à flor da pele, e as vaias que já começam a soar nas aparições públicas do presidente, não pode ser descartado o mesmo fim utilizado por Getúlio. É, com certeza, uma forma de entrar para a história. No caso de Lula, como o presidente de um partido que roubou como nunca do povo brasileiro. Vale uma placa.

O PARTIDO DOS MENTIROSOS

Obedecendo, ponto por ponto, tudo que consta na cartilha gramscista, os dirigentes e muitos adeptos do PT do RS nunca fizeram outra coisa senão mentir. Quando os petistas estiveram à frente do governo municipal de Porto Alegre, criaram um modelo de comunicação chamado de Cidade Viva. Um espaço criado para mentiras muito descaradas, que conseguiam impressionar só aos menos assistidos pelo discernimento. Quando chegaram ao governo estadual, além de também mentirem vergonhosamente, ainda destruíram a pouca capacidade de desenvolvimento do RS.

EXIJO A DEGOLA

Agora, dentro do princípio que rege o comportamento petista-gramscista, continuam mentindo. Afirmaram que nunca haviam recebido dinheiro de Marcos Valério. Um dirigente, tentando distrair os menos convencidos, chegou a dizer que se tivesse entrado um só real nas contas do partido cortaria o seu pescoço. Diante da descoberta de provas claras acabou admitindo que houve mesmo a doação (?). Sinceramente, não quero que o dinheiro seja devolvido. Exijo a degola. Mas, como era mais uma mentira...

AGENDA MÍNIMA

Tudo aquilo que o Brasil precisa mesmo é de uma agenda mínima. Porém, uma agenda responsável e objetiva. Máxima, nem pensar. Como nunca houve objetividade neste governo, obstruído sempre pelo imã ideológico de esquerda, não creio que teremos êxito neste tal mínimo exigido pelos empresários. Se algo acontecer de verdade penso que será o suficiente para que possamos andar apenas alguns metros. Tomara que eu esteja enganado.

CRIATIVIDADE

O Senac/RS usou de muita criatividade ao lançar cursos direcionados aos jovens com idade entre 11 e 18 anos. O programa Galera Esperta Senac é um grande exemplo daquilo que pode e deve ser feito para que a prática seja aprendida pelos jovens. Isto é o que estimula o empreendedorismo.. Construir sites, ser um Webdesigner, ou, quem sabe, um Máster DJ, tem tudo a ver com os jovens. E com necessidade daqueles que precisam iniciar já uma atividade. Além de tirá-los da ociosidade, Parabéns. As matriculas já estão abertas para as quatro unidades de Porto Alegre e nas cidades de Gravataí, Taquara, Camaquã, Santa Maria, Carazinho, Lageado e Montenegro. Agilize-se.

Leia mais

04 ago 2005

A ESCOLHA DO PRATO PRINCIPAL


DOENÇAS MÚLTIPLAS

Não sei ainda qual candidato será escolhido para Presidente da República na próxima eleição. Mas já estou preparando o meu estômago. Dois interessados já deram uma pista de que pretendem o cargo. Se Lula for reeleito, como já se predispõe, vamos ter que engolir carne gorda. O que aumentará o colesterol e trará mais riscos ao coração. Outras doenças deverão ocorrer, principalmente de ordem estomacal. Sim, engolir certas espécies exóticas sempre cria problemas e provoca vômitos. Além disso, as doenças de pele e muitas outras mais estão na lista das probabilidades. Vai faltar remédio e hospital.

COMENDO POEIRA COM IMPOSTOS

Caso Germano Rigotto, que também está se manifestando como interessado na vaga seja o eleito, é bom que se entenda o que vai ser deste país. Pelo que repete todos os dias, Rigotto deverá melar a dívida dos Estados para com a União, trazendo sérios danos à divida pública. Deve, também, aumentar vigorosamente os recursos da Lei Kandir para compensar o ICMs das exportações, criando mais rombos no orçamento da União. E vai, como já mostrou no RS, aumentar os impostos. Isto é uma paixão que o candidato não disfarça. No caso de Rigotto vamos comer muita poeira.

NÃO SÃO OS MESMOS

Pelo tom das perguntas feitas, assim como pelas reações dos parlamentares que compõem a CPMI dos Correios, tem-se a impressão de que vivemos em dois mundos muito distintos. Eles não são os mesmos deputados que deveriam votar em plenário os projetos importantes e indispensáveis. Também nada tem a ver com aqueles que deveriam agilizar as necessárias reformas para este país. O comportamento que exigem dos depoentes na CPMI, com certeza não é o mesmo que praticam com o dinheiro público e com o desenvolvimento do país. A maneira com que adoram criar despesas e concordam com aumento de impostos nada tem a ver com algum bom caratismo. Alguém discorda?

BOAS NOTÍCIAS?

Lula reclamou que a imprensa prefere dar ênfase às más notícias. Tem razão. Faltam, no entanto, produzir alguma boa notícia que o próprio presidente poderia dar a respeito da empresa de seu filho. Sobram, por outro lado, notícias nada recomendáveis, que o seu partido vem produzindo diariamente com descobertas escabrosas. Mas, enfim, ainda há espaço para uma boa informação, principalmente aquelas que dão conta da criação do Cafta.

CAFTA

Enquanto o Brasil abomina a ALCA, seis países da América Central já se deliciam com o novo CAFTA - Acordo de Livre Comércio da Região - . São eles: Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua. Parabéns por tudo de bom que vai acontecer com eles. Se alguém vinha pensando em se mudar daqui, pelas doenças crônicas que nunca terão cura, aí está uma boa oportunidade para melhorar de vida. Além do clima maravilhoso, os negócios. Lula e sua equipe tem asco dos EUA e detestam acordos de livre comércio. A não ser algum acordo de afinidade ideológica com Cuba e Venezuela.

AS MALAS

A grande preocupação de muitos parlamentares que compoem a CPMI é saber tudo sobre as malas que carregavam dinheiro. Mas, no afã de dar espetáculo e fazer ironias, mais se parecem com malas autênticas. A cada semana um acaba se destacando como o Mala da Vez. Duvido que alguém bata o deputado Pompeu de Mattos nesta semana. Ele está incrívelmente chato. O meu voto vai para ele. Com distinção.

Leia mais

03 ago 2005

EXCESSO DE ALÇADA


VOCÊ CONTRATARIA?

Em qualquer enquête que se faz, até aquelas em mesas de bares, há uma conclusão clara: ninguém daria tanta alçada para uma pessoa como o PT conferiu a Delúbio Soares. É impossível tal procedimento administrativo até mesmo para quem é dono de alguma empresa. Bem, se isto é questão fechada, pergunto: você contrataria para gerenciar o seu negócio alguém com o perfil de Delúbio? Ou alguém com perfil de José Genoino, que declara desconhecer o que acontecia no seu PT, onde ele era o presidente? Ou alguém como José Dirceu, que se diz estarrecido com o que tomou conhecimento pela imprensa?

IMPEACHMENT

De antemão já conheço as respostas de todos que tem algum tino. Pois bem, estas são as pessoas que estão à frente da administração do Brasil. Você entende que gente assim, da mesma fôrma, deve continuar à frente dos negócios que todos nós? Se alguém ainda responde afirmativamente deve estar louco. Ou gosta de ver o seu projeto falir. E ainda tem gente que não quer o impeachment. Entre ficar com dois tontos no governo, prefiro a unidade. Fico só com José Alencar.

A ENGENHARIA

As CPMIs da Fraudes ? Correios e Mensalão ? já cumpriram seus papéis. Daqui para frente, mesmo com novos depoimentos, nada de mais significativo deverá acontecer. O número de envolvidos pode aumentar, mas as explicações serão sempre as mesmas, ou seja, todos dirão que o dinheiro sacado era para gastos de campanha. Como ninguém mais acredita nisto, todos nós já entendemos que o dinheiro foi mesmo para o bolso dos safados. Só falta saber como ele foi produzido, para que fosse entregue aos marginais. Falta, portanto, a engenharia, a forma de transformação do dinheiro limpo ? dos contribuintes, que são os donos das estatais -, em dinheiro sujo. Aí é prender todos e queimá-los em alto mar. Só isto.

INTERVENÇÃO INCRÍVEL

A Justiça Federal de Brasília suspendeu, ontem, por meio de liminar, a cobrança da assinatura básica mensal da telefonia fixa. Uma legítima quebra de contrato. Coisa muito perigosa e que só aumenta o risco-país. Contratos, gente, são para serem cumpridos. Quando vencido o prazo contratual, tudo pode e até deve ser negociado. Antes, não. Aí é ditadura, autoritarismo.

CUIDADO

Portanto, chamo a atenção dos assinantes mais afoitos, os que estão festejando a liminar, que as conseqüências não serão favoráveis para qualquer pessoa. Alguém vai pagar esta conta. Provavelmente, caso mantida a proibição, pelo aumento da tarifa de uso. Ou há outra forma? A assinatura básica representa, hoje, uma receita mensal de aproximadamente R$ 2 bilhões para as concessionárias de telefonia fixa. Como as empresas ficarão sem esta importante receita? Assim vamos ficar sem telefonia.

ILUSÃO

Os Estados e municípios, como é sabido, devem mais de R$ 440 bilhões à União, resultantes do programa de renegociação das dívidas. Um esqueleto fantástico que representa mais de 40% da dívida total do país. Pois, mesmo assim, alguns governadores, que só olham para seus umbigos, querem mudar o indexador como se o problema se resolvesse por aí. Ora, vamos deixar de ser tontos. O risco-Brasil só pode aumentar caso houver êxito por parte dos reclamantes. É duro. Tem gente que acredita em mágicas. Mas, atenção: na mágica, o elefante não desaparece da sala ao toque da vara do mágico. Ele simplesmente troca de ambiente, iludindo a platéia. Esta proposta dos governadores é pura ilusão.

Leia mais

02 ago 2005

UMA RELAÇÃO COMPLICADA


EMISSÕES A PRAZO

A cada mês temos a divulgação do percentual atualizado da dívida do governo, em relação a PIB. Hoje, este índice está por volta de 51%, segundo o Banco Central. O professor Bergamini - www.rberga.kit.net -, mais explícito, mostra números mais completos, coisa nunca obtida nas exposições feitas pelo BC. A coisa se resume, no entanto, da seguinte forma: se o PIB cresce acima das emissões de títulos, que o governo precisa fazer para cobrir os gastos públicos, a relação fica estável. Porém, se o PIB cai ou não cresce suficientemente, as novas emissões pressionam, para cima, a relação. O que precisa ser feito mesmo não parece estar nas cogitações do governo, ou seja, a diminuição das despesas para não precisar emitir mais títulos.

MAIS FERRADOS

Em síntese: se já vivemos no passado com muitas emissões a vista, ou seja, de moeda, estamos agora diante de um período interminável de emissões a prazo, ou seja, de títulos. Como já ultrapassamos o limite de confiança dos credores, bem identificado pelo tamanho do risco-país, estamos na iminência de não conseguir tomadores para novos títulos. Aí, certamente, voltaremos a emitir moeda, a vista, para poder pagar as despesas com juros e os resgates dos títulos vencidos. Na realidade estamos ficando mais ferrados, pois o PIB nunca crescerá em níveis para inibir a relação da dívida, que só faz aumentar.

A CONTA DAS DESPESAS

Os jornais, no final do mês passado, como de hábito, manchetearam o tamanho da conta juros que o governo já precisou desembolsar neste ano. Como o número é alto, e a forma de comunicar é muito tendenciosa e escandalosa, resta para a população ignorante, a compreensão de que está no pagamento dos juros o nosso real problema. Pura burrice misturada com informação incompleta. Vejam: o nosso único problema, gente, está no tamanho das despesas, que provocam a tomada constante de mais e mais empréstimos pelo governo.

SEM ABRANGÊNCIA

Como a melhor das boas vontades afirmo sempre que até aplaudo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, lamento que a mesma não é abrangente como deveria. A LRF diz que para cada despesa criada deve haver uma fonte de receita para financiá-la. Ora, se as despesas de governo são e sempre foram bem maiores do que as receitas (vide o déficit nominal), como são liberados os recursos, frutos de empréstimos públicos intermináveis, para custear a farra? Isto é pura irresponsabilidade fiscal. A não ser que haja outro nome para explicar tanta falta de administração pública.

O CREDOR É O SAFADO?

E neste particular, pasmem, 70% da poupança dos brasileiros é utilizada para financiar gastos governamentais. Com despesas elevadas, e uma nítida falta de vocação para diminuí-las, a ordem é sempre tomar mais e mais empréstimos. Ninguém, muito menos a imprensa, condena esta crônica necessidade de tomar empréstimos junto à sociedade nacional e internacional. Mas, na hora de pagar a conta, o bandido, o safado, é o credor. Aí todos se revoltam e montam frases como esta: O Brasil não deve pagar os juros com a fome do seu povo. Viva a ignorância! ou, quem sabe, viva o Déficit ZERO! Decida-se.

VAMOS REZAR?

Os catarinenses, ao que parece, estão aprendendo com o Brasil. Depois de tanta corrupção noticiada estão se mostrando bem convencidos de que as estatais devem ser imediatamente privatizadas. A impressão deixada com relação a Celesc ? Centrais Elétricas de S.Catarina ? é esta. Que os ventos tragam esta idéia, este pensamento e esta consciência para os gaúchos, por favor. Já estou começando a rezar: Vamos juntos? Eu puxo. Pai nosso que estais no céu....

Leia mais

01 ago 2005

A ORDEM É MENTIR, MENTIR E MENTIR


OS ROMBOS AUMENTAM

Os noticiários dos finais de semana têm sido pra lá de fartos. As revistas semanais não param de disparar uma quantidade enorme de informações sobre o número de petistas envolvidos em fraudes e saques de dinheiro público. O que mais impressiona, sem surpreender, é que a cada dia aumenta mais o bloco dos safados. E junto com eles aumenta também o tamanho dos rombos. Como que estupefatos, os facínoras continuam com problemas sérios de memória, pois negam tudo de forma descarada e irritante.

ALGO RESTARÁ

E quanto mais os petistas negam e mentem, mais as falcatruas vão sendo provadas. Na realidade isto é uma questão de estratégia. Está na cartilha. Ela diz que se alguém for pego, não deve esquecer os conselhos do mestre Gebel: minta, mas minta bastante mesmo que de forma absurda, pois alguma coisa restará. Aliás, esta a razão para que tantas pessoas no Brasil ainda crêem que Lula não sabia de nada e que está isento de culpa. É a paixão com evidências de doença grave.

MORRER OU MATAR

O povo, pelo que dizem as pesquisas, na sua maioria, se recusa a acreditar que Lula possa estar envolvido ou endossando todo o mar de lama que está sendo mostrado. Coisa que só acontece com os apaixonados que fazem de tudo para não acreditar em traição. Antes, esta parcela do povo acreditava que o partido estava acima de tudo e de todos. Agora, envolvidos pela paixão onde a razão não tem vez, se recusam a acreditar que o seu Deus é fraco. Vão morrer ou matar pela causa.

RECORDISTAS

A mim não conforta saber que vários partidos políticos já faziam o que o PT está fazendo com um apetite colossal. Pelo fato de muitos procederem de uma mesma maneira criminosa, não se deve zerar os crimes. Nada, portanto, serve para compensações de atitudes indevidas. Ao contrário. Creio que, diante do espectro, a justiça maior se faz aplicando penas de acordo com o tamanho dos rombos. E se as penas realmente forem assim aplicadas, aí o PT está ferrado. É campeão em roubos, mentiras e safadezas. Com detenção de recorde.

ÓDIO PELO CONSUMIDOR

Consumidor, no RS, tem uma sina antiga: é muito odiado. Não é à toa que os gaúchos já tem a cesta básica mais alta do país, o que confirma o prazer de muitos empresários e governo em escorraçar o povo com preços e impostos elevados. Os preços dos combustíveis são um exemplo impressionante desta minha afirmação. E pelo lado do governo a coisa não é nada diferente. O governador, como se sabe, foi também exemplar em mostrar a sua paixão fantástica pelo aumento de impostos na telefonia, energia e combustíveis. O que identifica descaso com os consumidores.

ALGO NUNCA VISTO

Agora que os consumidores ganharam uma rara vantagem, com os menores preços do arroz praticados no Uruguai, o governador, inconformado, foi até o país vizinho para pedir um aumento na TEC - Taxa Externa Comum - do Mercosul, para que o arroz fique mais competitivo. Ou seja, foi pedir um aumento de imposto, disfarçado em TEC, para que os consumidores não tenham vantagens. Gente, o sentimento de ódio para com os contribuintes/consumidores gaúchos é algo nunca visto neste mundo.

Leia mais

29 jul 2005

À ESPERA DE AGOSTO


O MAIS HONESTO DOS HOMENS

Decididamente estou cansado dos discursos de Lula. Principalmente dos últimos, onde ele repete e repete que é muito honesto e cheio de moralidade. Minha mãe já dizia que devemos sempre desconfiar de quem vive se dizendo honesto ou ético. Algo há para tanto. Quem é, de fato, dizia ela, não precisa afirmar. Basta agir com honestidade e pronto.

RAIVA

O caso de Lula pode ser explicado, quem sabe, pela vontade incrível que ele tem em se descolar dos maus elementos que desde a primeira hora estiveram com ele para montar o seu partido do coração. Mas o que mais vem me irritando, quando assisto ou leio os discursos proferidos pelo presidente, é que eles estão repletos de raiva. Ao invés de ficar irado com seus companheiros bandidos, Lula está transferindo este sentimento para toda a sociedade. Como se ela fosse a responsável pelas falcatruas já comprovadas no seu governo.

FÓRUM ADEQUADO

Melhor seria que Lula guardasse as suas constantes afirmações de honestidade e a raiva, para serem ditas a quem interessa: na sede e nas reuniões do PT. Afinal, lá é o laboratório onde estão sendo fabricados os maiores desonestos deste país, assim como o próprio partido. A sede do PT é hoje, com certeza, o melhor fórum para que lições de moral sejam dadas e ensinadas. Lá, presidente, é que precisam ser ensinados, com urgência, a educação e o respeito com o dinheiro público.

LINCHAMENTO

Recentemente, creio que no estado do Paraná, um indivíduo arremessou o seu veículo contra alguns pedestres. Diante da brutal imprudência, as pessoas que estavam por perto, indignadas, resolveram fazer exatamente aquilo que a justiça nunca faz: justiça. Revoltados, partiram para cima do mau motorista e acabaram linchando e matando o estúpido. Mesmo que deva ser condenada a atitude dos revoltados, o fato é que o cansaço de ver tanta impunidade é o que explica tal atitude.

MANOBRAS PELA IMPUNIDADE

Estamos, como se percebe, diante de uma sociedade fortemente humilhada por tanto impostos que paga, e tão pouco retorno que recebe. E percebemos também, que o nosso dinheiro está sendo usado para falcatruas sem tamanho. Sendo assim, não se surpreendam se alguns destes vigaristas confessos venham a ser escorraçados até a morte. Principalmente se as manobras no parlamento, para evitar as punições dos responsáveis que estão sendo divulgadas, forem para valer. Aí não dá para agüentar.

INSTITUIÇÕES POUCO RESPEITADAS

Diante de tantas denúncias, há sempre aqueles que se dizem preocupados em defender as instituições públicas. Perfeito. O curioso e que as próprias instituições, através de seus representantes, escolhidos pelo povo, são os primeiros a desrespeitar o que eles mesmos criam e votam pelas suas existências. O melhor exemplo destas faltas é a forma com que tratam as Agências de Regulação. No RS, gente, é coisa para louco. O Executivo, por exemplo, detesta pedágios e faz de tudo para tentar desrespeitar os contratos firmados. O Judiciário, por sua vez, não faz outra coisa senão viver, a cada momento, o impedimento da cobrança de tarifas nas praças de pedágios. E o Legislativo, que aprovou a existência da Agência e aprova os nomes de seus diretores, ainda não entendeu a própria aprovação dos contratos. Enfim, nenhum dos poderes aceita a AGERGS como uma instituição. Que foi criada pelo Executivo, aprovada pelo Legislativo e que por isto deveria ser respeitada. E não o é.

Leia mais