Artigos

27 jun 2006

O PESO DO FUTEBOL E DO CARNAVAL


O QUE É AMOR À PÁTRIA

O brasileiro, ao longo dos anos, vem demonstrando ao mundo todo que as coisas que mais merecem atenção e tem maior importância no Brasil são o carnaval e o futebol. O enorme empenho nos desfiles e o sofrimento durante a apuração das Escolas de Samba é qualquer coisa fora do comum. E no futebol, por envolver um público maior, não é nada diferente. A ponto de confundir amor à Pátria com torcer pela Seleção.

ÓPIO DUPLO

Este ópio em dose dupla ainda precisa ser melhor compreendido pela ciência médica para tentar a cura do povo. Não é possível que toda a carga física e emocional se concentre basicamente só nestas duas atividades ? futebol e carnaval -, cujos ganhos só são embolsados pelos dirigentes, atores e figurantes.

SEM UFANISMO

Naquilo que deveria haver um forte espírito de patriotismo, que poderia representar uma melhor qualidade de vida para todos, como é o caso dramático da Previdência Social, infelizmente não acontece este tipo de ufanismo que se mostra de forma tão intensa no futebol. Não há torcidas organizadas para impedir os rombos verificados a cada mês no INSS e que assustam as contas públicas.

SEM ABDICAR DAS PAIXÕES

Esta falta de discernimento, sem que fosse preciso abdicar das paixões pelo futebol e carnaval, não é concebível nos dias de hoje onde há tanta informação. Quem exige uma melhor distribuição de renda, com menos impostos e contribuições, não poderia ficar alheio e passivo, em hipótese alguma, aos déficits crônicos da Previdência, que estão nos levando a uma catástrofe impressionante.

HINO NACIONAL

Nesta questão não há gritos exigentes para com os técnicos e governantes. Ninguém canta o Hino Nacional. Ninguém se comove. Ninguém fica indignado, como ocorre quando o tema é futebol. Se a Seleção é vitoriosa no campo somos os melhores do mundo em tudo. E se for derrotada, a perda de um jogo ou campeonato desola a todos de forma tal que dá a impressão de que estamos no pior dos mundos.

SEM PATRIOTISMO

Enfim, não choramos quando é anunciado, a cada mês, como ontem, o rombo nas contas da Previdência. Aí não há patriotismo nem indignação. O incrível é que justamente naquilo que afeta demais vidas de toda a sociedade, nas suas contas, de forma real e palpável, o brasileiro não chora. Simplesmente deixa pra lá e não pára para assistir a apresentação dos números tenebrosos da Previdência.

PALESTRA

Soluções Logísticas Intermodais para Empresas do Rio Grande do Sul - Mercado Interno e Exportações, é o tema da palestra de Bruno Lino, gerente de Industrializados Sul da ALL - América Latina Logística nessa quarta-feira (28), às 8h, na Câmara Americana de Comércio - AMCHAM (Av. Mostardeiro n° 322, 11º andar - 51 - 2123.8999).

NETWORKING

A Associação CompRaS promove o 1º Networking CompRaS nesta quinta-feira, 29, às 19h, na sede da FDRH (Av. Praia de Belas, 1595). O evento reunirá associados e empresas interessadas em estabelecerem novos contatos para efetivarem negociações através da rede. O Networking tem entrada franca. Mais informações pelo fone 3311-3547 ou pelo email compras@compras.org.br

FEBRAMÓVEL

A Febramóvel, que terá sua segunda edição de 15 a 18 de março de 2007, no Serra Park, em Gramado, estará buscando o público paranaense nesta última semana de junho. A equipe que organiza a Febramóvel irá coordenar o stand exclusivo da feira gramadense na FIQ, evento que expõe equipamentos para fábricas de móveis, que acontece em Arapongas/PR.

SIMPLES GAÚCHO

Eliminar dúvidas sobre a nova lei tributária gaúcha e enaltecer seus benefícios. Com este propósito, a AGAS ? Associação Gaúcha de Supermercados promove no dia 28 de junho, às 15 horas, no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre, o evento ?ICMS ? O Simples Gaúcho ? Redução da Carga Tributária no Supermercado?. Ocasião para falar sobre as vantagens da legislação, que será sancionada pelo governador Rigotto no próximo dia 30 de junho e que entra em vigor a partir de 1º de julho, alterando o sistema de recolhimento de ICMS no Rio Grande do Sul.

Leia mais

26 jun 2006

SOCIEDADE DESPROTEGIDA


SEM VIAJAR

Não sei quantos são os brasileiros que jamais viajaram de avião. Pela renda do nosso povo é possível imaginar que mais de 90% nunca teve contato com uma escada ou finger que leva os passageiros às aeronaves nos aeroportos. O interessante, para não dizer dramático, é que estes brasileiros que só vêem aviões pelo lado de fora, no ar, vão acabar pagando os bilhetes de quem optou por viajar pela Varig. Pode?

CONSUMIDORES PROTEGIDOS

Observem o que a ADEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo - e demais entidades de defesa do consumidor, firmaram nota informando aos consumidores do transporte aéreo, em especial aos usuários da Varig, que a Navegação Aérea no Brasil é competência da União Federal.

NA LEI

Ou seja, a proposta é a seguinte, para que todos saibam como funcionam as coisas aqui no Brasil: por ter descumprido as leis, a União Federal deverá responder, em Juízo, pelos danos materiais e morais causados aos milhares de consumidores do transporte aéreo brasileiro.

PURO MERCANTILISMO

Estamos acostumados. A palavra - risco -, em certos negócios brasileiros nem sempre é do empresário. Algumas atividades não admitem e não suportam o capitalismo. Fazem de tudo para ficar no mais puro mercantilismo. Resumindo: quando há resultados positivos os donos recebem dividendos. E quando há prejuízos a sociedade paga. Bom, não?

EXEMPLOS

Atenção: tem gente que pensa que isto é capitalismo. Ao confundir, já quer ver o sistema bem longe daqui. No setor primário o exemplo é suficiente: quando os preços das commodities são baixos, ou alguma peste ou clima impede bons resultados, a conta é enviada à sociedade. Para não chamar tanto a atenção, tudo fica disfarçado em programas de prorrogação de financiamentos de safras, com taxas mínimas. Mesmo assim, nem tudo é pago.

PAGAR A CONTA

O caso Varig é tão impressionante que está na lei, segundo a ADEP e demais entidades, tudo aquilo que protege os consumidores. Não deixa de ser curioso nisto tudo é que a sociedade é tão fraca que não tem quem a proteja. Assim, o que lhe resta é pagar a conta. Sem viajar uma vez sequer de avião. Viva.

UNIVERSO DOS VINHOS

De 29 de junho a 30 de julho, no estacionamento do 1º piso do Bourbon Shopping Country, acontece o Universo dos Vinhos. Das 15h às 22h, diariamente.

ANIVERSÁRIO

O Grupo Gerdau convida para a comemoração dos 20 anos de Operação Integrada da Usina Presidente Arthur Bernardes - Gerdau Açominas, em Ouro Branco. Dia 28, às 15h30, em Ouro Branco, MG.

TREINAMENTO

O primeiro semestre da Alfamídia, maior Centro de Treinamento em TI na Região Sul do País registrou a ampliação da oferta de treinamentosfora de Porto Alegre, com turmas em andamento nas áreas de Web Design, Java e Gerenciamento de Projetos PMI nos municípios de Passo Fundo, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, além de projetos para realização desses treinamentos em outras cidades do estado.

DECORAR

Começou neste fim-de-semana (sábado dia 24/6) e segue até 9 de julho o I Decorar DC Shopping, campanha promocional que apresenta móveis, objetos de decoração e peças de design com descontos de até 40%. Tapetes, acessórios para cozinha, puxadores e modulados para escritório, entre muitos outros itens, integram a primeira edição.

Leia mais

23 jun 2006

O PERFIL DA FRAQUEZA


A COOPTAÇÃO

O pobre governador Rigotto, cheio de rompantes, esteve com o presidente Lula, ontem, objetivando obter recursos para o ressarcimento das exportações e incentivos ao setor de máquinas agrícolas do RS. Como Lula e sua assessoria conhecem bem o perfil repleto de fraquezas do nosso pobre governador, o encontro foi útil para tentar cooptá-lo eleitoralmente.

HABILIDADE SEDUTORA

Lula, com sua habilidade sedutora, fez isto com relativo sucesso. Bem à vontade, Rigotto, que só é áspero e eloqüente quando está no RS, lá em Brasília, na frente do presidente foi outro homem: dócil e compreensivo. Até concordou em assistir o jogo da Seleção junto com Lula, num ambiente cheio de sorrisos e compreensão. Só aí já se observa que está em curso um conchavo eleitoral a ser costurado.

MEIA VERDADE

O pobre governador Rigotto, com certeza tem a liberdade de dizer o que bem entende. E nós, cidadãos/contribuintes gaúchos também temos o direito de discordar, concordar ou rebater os ditos de Rigotto. Naquela velha ladainha que Rigotto usa para dizer que a situação de MG é melhor do que a nossa é uma meia verdade e meia mentira.

SEM PERSEGUIÇÃO

O pobre Rigotto vive dizendo que Minas Gerais compromete 13% da RCL para pagamento das suas dívidas junto à União, enquanto que o RS compromete 18%. Para quem não acompanha o todo fica com a impressão que há aí uma discriminação. Ou seja, somos perseguidos e prejudicados sem culpa. A realidade, porém, é outra.

UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

Vejam, por exemplo, que a situação de MG é mais confortável porque preferiu abrir mão de seu banco estatal. A privatização da instituição estatal mineira foi a melhor saída que eles encontraram para que o comprometimento da dívida ficasse em 13% da RCL ? Receita Corrente Líquida. Já o RS, ao contrário, preferiu ficar com o seu banco estatal, e com isto comprometer 18% da RCL para com a União. Esta foi a nossa opção. Portanto, não há o que reclamar.

ENTENDENDO O RACIOCÍNIO

A grande dúvida que a maioria dos gaúchos têm, e que impede uma melhor compreensão do assunto, é o resultado da equação: venda do Banrisul versus tamanho do custo do carregamento da dívida. O Banrisul, para compensar a diferença de 13% (em MG) para 18% da RCL, precisa repassar ao Tesouro rendimentos maiores do que a diferença (5 pontos percentuais da dívida negociada). De novo: se o resultado alcançado pelo Banrisul é maior do que o acréscimo do custo da dívida em relação ao que MG tem (de 13% para 18%), não há o que reclamar, meu pobre Rigotto. Por favor, não use a má formação do povo para se queixar do que não devia, governador. Além de ficar muito feio, também identifica o seu mau preparo para o cargo.

REUNIÃO FECHADA

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) promove nessa segunda-feira, 26, uma reunião fechada para os associados, a partir das 19h, no Ritter Hotel, para falar sobre o tema ?Menos governo, mais desenvolvimento?, com o presidente da Mercador.com e associado honorário do IEE, Paulo Afonso Feijó.

LEITE

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, que ontem, 22, foi moderador da palestra Tendências empresariais de aquisição, fusão, incorporação e associação da indústria leiteira, feita por Alejandro Reca, do Rabobank, no 9º Congresso Panamericano do Leite, disse que o evento ocorre em momento ideal para o RS. "O leite foi um dos produtos escolhidos para a mudança do perfil produtivo gaúcho", destacou Sperotto, que representou a CNA, na abertura oficial do evento.

DIA DA INDÚSTRIA GRÁFICA

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica no RS (Abigraf-RS) e o Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf-RS) comemoram neste sábado, dia 24/6, o Dia da Indústria Gráfica.

PARE PENSE

A íntegra das palestras e vídeos das apresentações do III Seminário Internacional Pare Pense, promovido pela ONG Parceiros Voluntários, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, estarão disponíveis no endereço eletrônico: www.parceirosvoluntarios.org.br/pare_pense_2006, a partir de segunda-feira, 26.

PROMOÇÃO

A Microsoft está com uma série de campanhas e promoções imperdíveis para o último mês do nosso ano fiscal! - Migração de Windows NT 4.0 para Windows Server 2003 e CAL - 15% de desconto - Migração de Exchange 5.5 ou Lotus Notes para Exchange Server 2003 + CAL - 15% de desconto - Migração de Office 97 para Office 2003 - 15% de desconto - Vista Velocity - 180 dias para compra de Software Assurance após aquisição de Windows XP Pro em OEM - Vista Velocity L+SA - 30% de desconto sobre valor da licença do Windows XP Pro quando adquirido junto com Software Assurance - 15% de desconto nas compras de Office 2003.Consultas e informações sobre prazo de pagamento e demais condições comerciais pelos fones: (51) 2111.1600 Fax: (51) 2111-1605

Leia mais

22 jun 2006

ENCONTRO SÓ PARA APOIADORES


FORA DA LISTA

Ontem, o governador Rigotto promoveu um café da manhã com a imprensa no Palácio Piratini. Com certeza, deve ter tomado bastante cuidado para que este comunicador não fosse convidado. Coisas que Rigotto aprendeu com o ex-governador Olívio Dutra, que também procedeu assim durante todo o seu governo. Vide, por exemplo, a atitude que teve com retirada da publicidade do Banrisul do Ponto Critico.

COM CONVENCIMENTO

Lamento que Rigotto não suporte críticas, a ponto de não querer também a minha participação nas coletivas. Mas, mesmo assim, entendo que as coisas que acabou dizendo na reunião não me fariam mudar de idéia sobre o que escrevo e penso de seu governo.

SEM CRÉDITO

Aliás, se for para acreditar em alguém, entre Vicente Falconi, do Instituto de Desenvolvimento Gerencial, e o pobre Rigotto, fico indiscutivelmente sempre com Falconi. O consultor, como todos sabem, foi o responsável pelo choque gerencial em Minas Gerais, de Aécio Neves, cujos resultados são muito festejados.

ALGUÉM DUVIDA?

Falconi, que já tive o prazer de entrevistar, não é político nem fofoqueiro. Quando afirma que faltaram fé, dedicação e vontade para conduzir o projeto gaúcho, concordo plenamente. Ele afirma também que muitos dos planos de ação não foram executados no RS e que muitos funcionários estão fazendo 50% do que poderia ser feito. Alguém duvida disto?

ELE É O BOM !

Quando Falconi diz que a nossa liderança é fraca, não há quem possa duvidar. Aliás, as duas únicas coisas que Rigotto vem afirmando em todas as suas aparições públicas, que impediram de melhorar o RS, foram: a estiagem e o câmbio. Ele, no entanto, foi maravilhoso. Não o suficiente para compensar o clima e a moeda. Fantástico, não?

POBREZA

A minha presença no café com a imprensa, obviamente implicaria em perguntas que faria ao governador. Como ele se aborrece sempre com as minhas indagações, entendo a razão do seu cuidado para que não me fosse enviado convite. Tem gente que ainda acredita que matando o carteiro se livra das más notícias. Pobre Rigotto.

PGQP

A 7ª edição do Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), será realizada nos dias 3 a 5 julho, no Teatro do Sesi/Fiergs, em Porto Alegre/RS, e contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Durante o evento serão realizados cursos, workshops, palestras, apresentações de cases e visitas técnicas. Nesta edição, o tema em destaque no evento será a Inovação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.portalqualidade.com. Mais informações pelo telefone (51) 3221.2663 ou pelo e-mail eventos@qualidade-rs.org.br.

PERÍCIAS E AVALIAÇÕES

A partir de agora, também os corretores de imóveis poderão realizar perícias e avaliações imobiliárias. A conquista está sendo comemorada pelo Sindimóveis/RS, que vinha defendendo a idéia com base na lei federal 6.530/78, segundo a qual "Compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária".

MPS.BR

Os parceiros do Projeto Cooperativa MPS.BR no Rio Grande do Sul, SOFTSUL, PUCRS e Software Process realizam, dia 07 de julho (sexta-feira), das 14h às 18h, no prédio 40 da PUCRS, evento de apresentação do Projeto para empresas que tenham interesse na melhoria de seus processos. Será apresentado o Modelo MPSBR e sua melhoria de processos, além do relato de uma empresa com projeto de implantação em andamento. O MPS.BR é um modelo de referência para melhoria de processos de software brasileiro.

PALESTRA

A Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai promove a palestra de Carlos Borba, Sócio-Diretor da Deloitte Uruguai, com o tema: "O Impacto da Reforma Tributária Uruguaia nos Investimentos Internacionais e nas Sociedades Off Shore". Dia 28 de junho, às 8:30h no Centro de Eventos do Sheraton Porto Alegre Hotel.

Leia mais

21 jun 2006

A FANTÁSTICA ONDA DO ATRASO


COM APROVAÇÃO DOS POVOS

A cada dia, infelizmente, alguns países da América Latina fazem questão de se exibir ao mundo todo o quanto preferem gostar e praticar o que de mais atrasado existe em economia. Além de demonstrar uma já crônica e incrível vontade de se manter no pleno subdesenvolvimento, ainda contam com clara alegria e aprovação de boa parte de seus povos.

MERCOFRACASSO

O curioso é que tudo aquilo que já foi tentado neste mundo, cujos resultados obtidos foram altamente desastrosos, alguns países latinos querem por que querem adotar tais regimes fracassados como ainda fossem soluções para seus graves problemas. Como se não bastasse, estes atrasados estão entrando na nossa chamada Comunidade Mercosul.

OS ESPERTOS

A própria China Comunista já entendeu que a ordem é privatizar urgentemente, coisa que vem fazendo com rapidez e muita determinação nestes últimos anos. Idem os antigos países comunistas do leste europeu, que trataram da questão e hoje são os que mais crescem na Europa. Além disto, alguns estão fazendo de tudo para entrar ou se adaptar aos demais países da Comunidade Européia.

FORA DA LÓGICA

Pois bem, embora esta seja a lógica mundial, a Venezuela, a Argentina e a Bolívia, por enquanto, voltam a insistir na estúpida estatização ou reestatização de empresas. O mais recente país, como era bem esperado, é Bolívia, cujo presidente, Evo Imorales, não deve ler jornais ou acessar a Internet. Com uma insistente burrice, Imorales, como os jornais estão noticiando, está programando uma onda de estatizações no seu país.

CONSTITUINTE

O que precisa ficar bem esclarecido é que esta burrice fenomenal deverá ser respaldada na nova Constituição da Bolívia, pois já está prevista uma Assembléia Constituinte, prevendo consolidar estas loucuras. Este descalabro perigoso propõe que desistamos, neste momento, de fazermos também uma nova Constituinte por aqui. Seria fatal, pois o clima populista está em alta no Brasil, e pode acabar em coisa ruim para aquilo que já não é bom. É hora, pois, de tomarmos muito cuidado com o que acontece na América Latina.

POSIÇÃO CONFORTÁVEL

Gente: vamos entender o nosso comportamento vigente: se estamos convencidos dos perigos, mas não tomamos atitudes para uma definitiva ação imediata para tentar mudar o estado de coisas, a impressão é que a nossa felicidade reside só em ouvir e ler os poucos manifestantes. Esta prática e comportamento nos leva a uma posição muito confortável de atestar que isto basta. Faltando a ação, o restante fica comprometido.

FEIRÃO

Acontece nesta sexta-feira, 23, sábado, 24, e domingo, 25, no Bourbon Shopping Assis Brasil, o Feirão Sinoscar. No evento, estarão disponíveis para compra mais de 200 veículos novos e semi-novos da linha Chevrolet. O feirão ocorre no estacionamento coberto do shopping, e os modelos podem ser adquiridos com financiamento e parcelamento em até 60 meses. O horário de visitação na sexta e no sábado é das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 20h.

LANÇAMENTO

Cotiza S.A. ultima preparativos para o lançamento de conceito inédito, em nível nacional, no segmento de empreendimentos imobiliários de lazer. O primeiro projeto chega ao mercado em julho e o mesmo modelo passará a ser adotado em uma série de lançamentos programados para as regiões da Serra, Grande Porto Alegre e Litoral. Os empreendimentos programados pela empresa, dentro do novo conceito, totalizam valor de comercialização de R$ 45 milhões nos próximos 18 meses, com cerca de 470 lotes

FÁBRICA

A América Latina Logística - ALL vai construir uma fábrica de fertilizantes no Km 05, em Paranaguá. A gestão da fábrica será feita pela empresa Yara Brasil Fertilizantes, pertencente a indústria de fertilizantes Yara, uma das maiores do mundo neste setor. Serão investidos R$ 15 milhões na construção. O início das operações está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano.

VERSATILE

O Novotel Porto Alegre será palco do lançamento para convidados da nova edição da revista Versatile, nessa quinta-feira à noite, 22.

Leia mais

20 jun 2006

MUITA FALTA DE TRANSPARÊNCIA


DEPOIS DA FESTA, A CONTA

Finalmente, as operações de transporte aéreo da Varig foram adquiridas. A homologação do leilão, pela Justiça, no final da tarde de ontem, definiu que a NV foi reconhecida como a licitante da concessão. A demora para a definição mostra o tamanho dos desafios que os novos donos irão enfrentar daqui para frente. Começam com uma dificuldade inicial: efetuar o pagamento da primeira parcela do negócio.

DESAFIOS

Portanto, terminada a festa de comemoração da compra, os funcionários da Varig, definidos como TGV, precisam fazer o grande tema de casa: além de pagar a conta precisarão escolher o seleto grupo que deverá tocar a empresa. Tanto na quantidade quanto na qualidade operacional e gerencial. E com salários bem adequados ao orçamento da nova empresa.

CRITÉRIOS

Como a quantidade atual de empregados que compõem o TGV é enorme em relação às necessidades das operações, muita gente vai sobrar. E aí os critérios normalmente utilizados para contornar tais situações, certamente não terão a aceitação dos dispensados, que reagirão com gritos, insultos e muita choradeira.

ALGUÉM MAIS

Mais: para que não se repita o mesmo problema que originou o passivo de mais de R$ 8 bilhões, as garantias de boa gestão administrativo-financeira serão exigidas pela ANAC. E, como se sabe, os vencedores do leilão não têm esta capacidade comprovada. Alguém mais, com este perfil forte e imprescindível, precisará compor o capital da nova empresa, como todos imaginam.

FALTA TRANSPARÊNCIA

Pois é exatamente aí que já começam as desconfianças. Está causando muita estranheza a total falta de transparência quanto ao tal investidor que está por trás da NV. O curioso é que, quando perguntado, a resposta é sempre a mesma: não é possível revelar.

SEM SEGREDOS

Ora, toda a concessionária pública, como é o caso da aviação brasileira, precisa ser muito transparente. Não pode haver segredos nos seus negócios. A ANAC tem obrigação de revelar todos os detalhes para que não haja dúvida na operação. E como o poder concedente é o povo brasileiro, e não seus representantes, a obrigação é ser transparente.

TOP OF MIND RURAL

A linha de arames Gerdau para cercamento é a grande vencedora do Top of Mind Rural. A premiação será concedida no dia 21 de junho, durante a 12ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Carne (Feicorte). A feira ocorre de 20 a 24 de Junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

ESTUDO

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) lança nesta quarta-feira, 21, às 11 horas, durante coletiva para a imprensa, o estudo ?China e o seu efeito sobre a indústria de máquinas e equipamentos no Brasil?. O trabalho é constituído por um amplo levantamento, que detalha as razões do incrível desenvolvimento chinês, mostrando as vantagens e fragilidades do País em relação à indústria brasileira.

CONCURSO

A APIMEC-SUL vai patrocinar até seis participantes do Concurso de Monografias do 19° Congresso APIMEC. Mais informações e normas do concurso, no site:www.congressoapimec2006.com.br

O QUE AS NOSSAS AGÊNCIAS IGNORAM

A Receita de publicidade em veículos online mantém crescimento contínuo. O jornal -The New York Times- registrou, em maio de 2006, taxa de crescimento de receita maior do que nos meses anteriores. O crescimento foi de 4%, mas o maior destaque está na operação de internet, onde a publicidade cresceu 26,9%, sendo que a receita com o portal -About-, adquirido no início do ano passado, aumentou 59%. Este resultado acompanha o desempenho obtido pelas versões online dos jornais norte-americanos, cuja publicidade cresce em ritmo bem superior ao dos veículos impressos, segundo dados da Newspaper Association of America. Nos primeiros três meses deste ano, os impressos faturaram US$ 10,5 bilhões, e as edições online somaram US$ 613 milhões. Enquanto os primeiros registraram um crescimento de apenas 0,3% no primeiro trimestre do ano, as edições dos jornais na web cresceram 35% em publicidade.

Leia mais