Artigos

15 mai 2006

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 1


PELA VIA DA EDUCAÇÃO

Os brasileiros, de forma geral, desde sempre mostram resistências muito fortes, explicadas muito por questões culturais, para conhecer e, quem sabe, aderir às idéias e pensamentos liberais. Não havendo outra forma, que não pela via da educação e do ensino, para que sejam conhecidas e comparadas as vantagens derivadas do capitalismo, do liberalismo, sempre bombardeados embora jamais experimentados, me proponho a fazer isto sempre de maneira incansável.

EDUCAR NÃO É ALFABETIZAR

A propósito: quando o assunto é educação não se pode admitir que educar é alfabetizar. Este é o pré-requisito para que a sociedade possa ser bem educada. O importante é o que vem depois, ou seja, o processo que propõe o desenvolvimento do raciocínio lógico, do discernimento dos indivíduos. Há, pois, que separar a alfabetização do conhecimento.

LIVRO

Dentro desta lógica educacional sugiro, por exemplo, a leitura do livro de Ken Schoolland ? As Aventuras de Jonas, o Ingênuo ? Uma odisséia rumo ao conhecimento -. Gente, anotem aí: este é um livro que deveria ser lido por todos. Adultos, adolescentes e crianças. A obra recebeu duas vezes a medalha de honra George Washington, por comunicação pública e educação econômica, da Freedom Foundation, de Valley Forge.

NOVELA DE RÁDIO

Gostoso de ler, o livro - As Aventuras de Jonas, o Ingênuo - confirma tudo isto pelo fato de que as histórias, contadas em forma de aventuras, começaram como um seriado na rádio KHVH, do Havaí. Mas tarde foram produzidas como drama e irradiadas pela KABN e KCWA, no Alasca. E foi traduzido, em várias línguas, inclusive russo, holandês, norueguês, lituano, romeno e sérvio. Chega?

BOA OPORTUNIDADE

Como o Brasil é o país das novelas e das mini-séries, a maioria delas sem qualquer enredo sério, mas com garantia de grandes audiências, aí está uma boa oportunidade para que se faça uma série televisiva que possa melhorar o nível de educação do nosso povo. Leis de incentivo à cultura não faltam, o que garante recursos abundantes para financiar uma novela como ? As Aventuras de Jonas, o Ingênuo -, por exemplo.

CAPÍTULO

Como sugestão às redes de televisão, que funcionam por concessão governamental, e para tentar seduzir e promover mais entendimento sobre o grande perigo que está afligindo o nosso Brasil, via Eixo Latino-Americano liderado por Hugo Chávez, publico a partir de amanhã, um capítulo do livro, escolhido aleatoriamente, para que entendam a mensagem do autor.

PACTO PELO RIO GRANDE

Hoje, 15, às 19h30, no palco do Teatro Dante Barone, o deputado Fernando Záchia lança oficialmente o projeto Pacto pelo Rio Grande.

AULAS

As aulas da primeira etapa do projeto "Brasil, Meu Negócio é Turismo" em Porto Alegre iniciam hoje, 15, com um grupo de 143 alunos em cinco turmas. As aulas serão ministradas por orientadores locais, capacitados pela Fundação Roberto Marinho. O projeto visa qualificar os serviços turísticos na Capital, preparando a cidade para receber, de 29 de novembro a 2 de dezembro deste ano, o Fórum Mundial de Turismo. Em junho, novos alunos serão capacitados na segunda etapa do projeto.

COMCET

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia -O COMCET- realiza no próximo dia 17, quarta, a V Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia, no auditório da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 ? 3º andar), das 8h às 18h. A V Conferência é um evento bienal que objetiva reunir a comunidade porto-alegrense para debater e discutir as propostas de Ciência e Tecnologia, que orientem as políticas públicas para a cidade bem como eleger as instituições que vão compor o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia ? COMCET - para o biênio seguinte. Informações : www.softsul.org.br e e-mail: comunicacao@softsul.org.br .

DEMOCRACIA LIBERAL

O Instituto Liberdade do Rio Grande do Sul (IL/RS) participa do Seminário Internacional sobre Democracia Liberal, em São Paulo, hoje e amanhã, representado pela sua Vice-Presidente Executiva, Margaret Tse e pelo membro do conselho, Márcio Coimbra. O encontro vai mostrar aos participantes a visão liberal de diversas personalidades políticas internacionais sobre as questões que envolvem a democracia nos dias atuais.

CORREÇÃO

O e-mail correto para informações sobre o seminário Agronegócio - Reflexões e Estratégias, promovido pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul é comissoes@farsul.org.br .

Leia mais

12 mai 2006

EVO, O IMORAL


IMORALES

Evo Morales não faz jus ao seu nome. Deveria se chamar Evo Imorales, pela sua conduta. Aliás, é mais do que imoral, é ignorante e cheio de rompantes ridículos, porém perigosos. Depois de fazer gato e sapato de Lula e dos brasileiros, ontem nos chamou também de contrabandistas, usando a Petrobrás como agente do crime.

LEMBRAM?

Continuo afirmando que Imorales não está surpreendendo. O presidente Lula e o seu ministro Amorim é que, certamente, estão destilando este sentimento. Sem ser pitonisa, reafirmo: há muito tempo estamos rodeados por canalhas agora mais revelados. Há muito tempo. E quase fui crucificado por dizer isto, lembram?

GRANDE NEGÓCIO

Embora entenda que o setor primário é de vital importância para o Brasil, pela forma que está sendo conduzido e administrado virou um negócio cheio de privilégios para os produtores. Pelo menos é o que está bem claro, caso sejam atendidas pelo governo, com o óbvio dinheiro público, as reivindicações que os manifestantes estão fazendo através das muitas mobilizações, que vão desde a queima de máquinas a obstrução de estradas.

PLEITOS

Observem só os pleitos: 1- prorrogação de dívidas por 25 anos com juros ínfimos; 2- preço mínimo, bem acima da cotação de mercado, para os grãos produzidos; 3- mudança na política cambial, que significa nada mais nada menos do que fixação de valor de moeda de acordo com suas vontades. Só isto justifica a razão para a existência do MST. Afinal, quem não quer esta moleza?

CUSTO

Há poucos anos atrás, para por fim à crise no campo, a rolagem (ou perdão) das dívidas dos agricultores quase quebraram o Banco do Brasil, que precisou fazer uma mega operação de aumento de capital, por subscrição para evitar a quebra. O Tesouro Nacional, de todos nós, por ter a maioria das ações votantes, foi chamado a participar, em nome dos contribuintes brasileiros.

CALOTE

Agora, com mais este calote de prazo exigido, e com juros subsidiados, mais o custo da diferença entre os preços mínimos e o preço de mercado, mais a diferença de cambio (ufa), os contribuintes de impostos serão chamados. É duro.

O GOVERNO BANCA

Ou seja, os negócios em geral precisam respeitar a lei de mercado, ou seja, correm riscos inerentes. Enfrentam a concorrência, as intempéries, o câmbio, os juros, os prazos de financiamentos e muito mais. E seus ativos se valorizam quando seus negócios são exitosos. Já na agricultura não é assim. O valor das terras se valoriza mesmo que os resultados não correspondam. Parece absurdo? Nada disso. O negócio é ótimo porque não tem risco. Se algo dá errado, o governo banca. E se der certo, o lucro é do agricultor. Simples, não?

FORMAS DE MANIFESTAÇÃO

O método para garantir as vantagens que estão sendo exigidas, como mostram claramente os noticiários, é tão vitorioso que se mantém o mesmo ao longo dos anos, desde o descobrimento do Brasil. A primeira atitude dos manifestantes é se posicionar em frente às agências do Banco do Brasil. A segunda é obstruir estradas para chamar a atenção e impedir que outros trabalhem. A terceira, e não menos importante, é dizer alto e bom som que são eles que garantem a comida na mesa da população. Maravilha, não?

BANCADA RURALISTA

E o pior é que funciona. O governo sempre acaba cedendo. Até porque não tem como resistir às exigências da bancada ruralista no Congresso, que impede a votação de qualquer matéria caso não sejam atendidas as reivindicações. E no final, todos ficam plenamente convencidos de que a agricultura precisa mesmo de privilégios, pois é um setor muito estratégico. E os bobos acreditam e aplaudem.

AGRONEGÓCIO

Nos dias 15 e 16 de maio, no Auditório da Farsul, em Porto Alegre, será realizado seminário Agronegócio - Reflexões e Estratégias, promovido pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul. Informações: comissoes@farsuk.org.br .

POSSE

Será no dia 16 de maio, às 19h, no Armazém do Cais do Porto, PortoAlegre, a posse do novo presidente da Federasul.

DIA DAS MÃES

O restaurante Outback Steackhouse irá presentear as mães com algumas novidades. Os clientes que freqüentarem o estabelecimento no dia 14 de maio, dia das Mães, ganharão um lindo cartão decorado especialmente para a ocasião. Além disso, o Outback irá presentear as mães presentes com uma bela caneca personalizada com a marca do restaurante.

CAIXA/RS

O presidente da CaixaRS Dagoberto Lima Godoy será mediador do painel ?O financiamento como fator crítico? na II Conferência Internacional de Gestão Social, hoje, 12. Será debatido o financiamento como instrumento importante para a realização de projetos sociais, as formas de solicitação, a disponibilidade de atender as demandas, o papel das organizações não-governamentais e as perspectivas para disponibilidade de recursos. O evento acontece de 10 à 12 de maio no Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787).

CLARO-RS

A regional Rio Grande do Sul da Claro teve o maior número de premiados na campanha Copa Claro. Uma campanha de incentivo que foi realizada nos meses de fevereiro, março e abril, em todas as regionais da Claro no Brasil e acompanhou os resultados de vendas de todos os canais da empresa. Os gaúchos foram os grandes vencedores e estão mandando mais representantes para assistir a Copa na Alemanha.

Leia mais

11 mai 2006

TECIDO IMPREGNADO


A PROLIFERAÇÃO DA CORRUPÇÃO

A enorme onda de corrupção, que vem se traduzindo em nojo misturado com surpresa para quase todos os brasileiros, nestes dois últimos anos, é preciso que se entenda que se trata de algo há muito tempo arraigado no nosso meio. O que vinha faltando, isto sim, era só mais informação, mais notícia.

ENGANADOS E DESINFORMADOS

Portanto, o fato de, tanto a sociedade quanto a imprensa estarem demonstrando esta grande indignação com os inúmeros atos de corrupção, descobertos no ambiente político do país, só identifica o quanto somos enganados e desinformados. E, cá entre nós, houve também grande frustração por parte da imprensa, por ter ficado tanto tempo sem saber das coisas. Esta é, com certeza, a parte mais irritante.

SOCIEDADE CONTAMINADA

Muito longe de propor a absolvição dos espertos e safados de alguma culpa, o fato é que grande parte da sociedade brasileira já se encontra fortemente contaminada pelo vírus da imoralidade. Isto tudo fica muito claro quando se toma conhecimento da publicação recente na edição da Global Ecomomic Crime Survey, com visões abrangentes acerca de percepções, verdades e impactos sobre crimes econômicos - Brasil 2005.

CRIMES MAIS COMUNS

O crime econômico é um problema significativo no Brasil e no mundo: 45% das empresas pesquisadas sofreram algum tipo de fraude nos últimos dois anos. As mais comuns foram a apropriação indevida de ativos, a manipulação das demonstrações financeiras, a falsificação/pirataria, a corrupção e o fornecimento de informações falsas.

PERFIL E RECUPERAÇÃO

A pesquisa é vasta em informações, mas dois aspectos me chamaram a atenção: o perfil do fraudador e a recuperação do valor do prejuízo. Atenção: 82% dos fraudadores brasileiros são do sexo masculino, 88% tem grau universitário e 61% são gerentes e tem entre 31 e 40 anos. Que tal? E quanto à recuperação, 71% dos valores fraudados não voltam para o caixa das empresas.

TECIDO CORROMPIDO

Pelos números apresentados, o nosso tecido social como um todo já está tomado pelo alastramento da grande safadeza e locupletação. É por isto que quase sempre a culpa ou a pena que deve ser imposta aos acusados comprovados sempre tende se abrandar.

MENOS GRAVE

E mais ainda quando eles usam aquela velha máxima de que, se todos praticam um mesmo erro, o crime se torna menos grave ou até passivo de inocência. É o que basta para ninguém ser cassado. Consciências sufocadas impedem o reconhecimento dos crimes.

HONESTO POR UM DIA

Diante de tantas descobertas destas enormes roubalheiras é provável que, usando de alguma criatividade, ainda possamos obter um resultado satisfatório. Bastaria, por exemplo, criarmos uma campanha denominada: ?

Honesto Por Um Dia

-. Seria uma bela chance de tentarmos, ao menos neste dia, a possibilidade de ficarmos livres de furtos e safadezas. Está lançada a sugestão.

PARCERIA

O Grupo Processor, com sede em Porto Alegre, formalizou parceria com a empresa americana CipherTrust, líder mundial em soluções de controle de conteúdo e Anti-spam. Essa parceria visa fornecer a solução que é líder de mercado em segurança mensageira (e-mail e instant messaging) fazendo com que o Grupo Processor possa oferecer o que há de melhor nesse segmento para seus clientes. Os benefícios pretendidos: Com a quantidade do tráfego de e-mails, nos dias atuais se torna impossível controlar as informações que saem da empresa e as que entram através de Spam. Há um desperdício de tempo muito grande para limpar as caixas de entrada. Para tornar a vida empresarial mais simples a CipherTrust agrega soluções de alta performance de mercado corporativo como: Appliance (hardware e softwares integrados) e abordagem bem diferenciada para identificar o Spam com sucesso.

FISO 2006

Começa nesta sexta, 12, FISO 2006 ? Fórum Internacional de Saúde Ocular, no Sheraton Hotel. O FISO 2006 terá várias ilhas temáticas. Entre os temas a serem abordados estão De Olho no Trânsito, De Olho no Futuro, Diabetes e Visão, De Olho no Trabalho, Cirurgia Refrativa, Visão Subnormal e Deficiência Visual, Catarata, Glaucoma, Visão na Melhor Idade e Anatomia do Olho. A programação está disponível em www.fiso.com.br.

ESCOLA DO LEGISLATIVO

As implicações decorrentes das alterações nas regras previdenciárias para os servidores públicos serão abordadas no seminário \"Reforma da Previdência no Serviço Público\", que acontece amanhã, 12. Promovido pela Escola do Legislativo, o evento se inicia às 9h e prossegue até as 17h, na sala Maurício Cardoso, 3º andar da Assembléia Legislativa. O seminário terá como palestrante o consultor legislativo do Senado José da Mota Filho, e é direcionado para os servidores da Assembléia Legislativa e para demais interessados. As inscrições são gratuitas.

AUTOMAÇÃO

HomeSystems foi a responsável pelo projeto de automação do maravilhoso edifício que a construtora D&M está concluindo na Lucas de Oliveira, em Porto Alegre. É pura tecnologia embarcada em cimento, alumínio e areia. Alem de projetos, a HomeSistem fabrica os equipamentos de automação para atender iluminação, acionamento de cortinas e persianas, portões, ar-condicionado, piso aquecido, biometria e comando de voz.

DIA DAS MÃES

O Novotel Porto Alegre preparou um delicioso cardápio para o Dia das Mães. Entre as delícias preparadas pelo competente chef Ricardo Oliveira, destacam-se os anti-pastos, o ratatouille, o filé recheado com tomates secos e rúcula e o risoto de uvas. No buffet de sobremesas, as tortas são as atrações do dia. Mais informações e reservas pelos telefones 3327-9252 ou 3327-9292.

Leia mais

10 mai 2006

PACTO PELO RIO GRANDE


RENASCE A ESPERANÇA

Será no próximo dia 15 de maio, às 19h30, no Teatro Dante Barone o lançamento do Pacto pelo Rio Grande. Felizmente, dentro deste mar de coisas complicadas, e de difícil solução no RS, esta atitude, embora inicial, precisa ser festejada. O Pacto pelo Rio Grande, nasceu no ambiente das entidades empresariais e acolhido pela Assembléia Legislativa do RS. O que anima, por enquanto, é o número de adeptos, que está aumentando dia após dia. Quero deixar bem clara a minha opinião: ninguém conseguirá governar o RS sem um pacto forte e decisivo.

AGENDA MÍNIMA

Como bem disse Fernando Záchia, presidente da Ass. Legislativa do RS, só um pacto político em torno de uma agenda mínima de medidas, para ajudar o Estado a encontrar soluções para a crise, é o que ainda pode mudar as coisas e tornar atrativo o RS para investimentos e para os cidadãos gaúchos. Záchia ainda emendou: não é tarefa de um homem, de um partido ou de uma ideologia. "É tarefa de todos os gaúchos, representados por suas instâncias políticas, jurídicas, comunitárias, sindicais, técnicas e empresariais", acrescentou.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Ontem, o Ministério Público Estadual confirmou seu apoio ao projeto - Pacto pelo Rio Grande -. O anúncio foi feito pelo Procurador Geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, ao presidente da ALRS, Fernando Záchia. O que me preocupa é que as entidades governamentais, por serem as maiores responsáveis pelas insuportáveis despesas públicas do RS, certamente que oferecerão as maiores resistências para fechar o pacto. Mesmo assim, Bandeira aplaudiu a iniciativa do Parlamento gaúcho e acredita na reconstrução de valores que pode ajudar o RS. Vamos conferir.

RTI

O importante, mesmo assim, é que a cada dia, mais e mais entidades, sindicatos, associações e poderes se dizem prontos a se engajarem a um acordo. A direção da Associação Rio-grandense das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros (RTI) também confirmou o tal engajamento da entidade no Pacto pelo Rio Grande. Aprovaram a sua formatação e quer ser parceira da iniciativa, garantiu o seu presidente, Airam Ferreira Borges.

FAMURS E UVERGS

A União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) e a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) foram outras entidade que garantiram participação no lançamento do Pacto pelo Rio Grande, o qual, repito, ocorrerá no próximo dia 15, às 19h30min, no Teatro Dante Barone. Segundo os presidentes das duas entidades que congregam prefeitos do RS, este encontro deve selar, sem dúvida, um compromisso de toda a sociedade gaúcha. Concordo.

A HORA É AGORA

Como os leitores perceberam, dediquei todos os espaços do PONTOCRITICO.COM de hoje para anunciar e apoiar o encontro que vai dar o passo importante para definir qual o Rio Grande que queremos. Até agora, o que ficou claro é o atraso e o interesse de pagar altos impostos para satisfazer, exclusivamente, uma só classe. Não foi, como é sabido, para ter serviços públicos. A hora, pois, é de mobilização. Caso contrário, nem reclamações serão mais ouvidas.

FUSÕES E AQUISIÇÕES

O número das grandes fusões e aquisições nos quatro primeiros meses é a melhor marca dos últimos quatro anos. Somente as transações acima de US$ 100 milhões anunciadas chegaram a 13 este ano, totalizando US$ 4,5 bilhões, contra cinco operações em 2005, que acumularam US$ 2 bilhões. A informação consta do relatório Fusões e Aquisições elaborado pela PricewaterhouseCoopers e divulgado ontem, 09 de maio.

FORMAÇÃO DE ORIENTADORES

Até a próxima sexta-feira, 12, Porto Alegre será sede do XVº Curso de Formação de Novos Orientadores da Rede Projeto Pescar. Participam do curso, 22 pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Desde sua criação, Pescar já formou 9.711 jovens. Hoje, atende 1.335 jovens, em dez Estados brasileiros e na Argentina, com o total de 87 unidades. O Projeto Pescar também serviu de modelo para o projeto Escola de Fábrica do Ministério da Educação e integra o programa do governo como instituição formadora.

DIA DAS MÃES

Neste domingo, 14, o Sheraton abre os dois restaurantes para uma feijoada especial em comemoração à data das Mães. Além do cardápio brasileiríssimo, as mamães poderão conferir o tempero do chef Mauro em novos pratos quentes como o escalope de salmão ao molho de camarão e outras gostosuras na estação de sobremesas, criados especialmente para elas. Tudo ao som de um dueto do Clube do Choro de Porto Alegre. E as mães ainda voltam para casa com uma lembrança presenteada pelo hotel.

PALESTRA

A XP Investimentos e a Gerdau promovem, no dia 11 de maio, a palestra Estratégias de Investimentos em ações ? Conquiste sua Independência Financeira. Os temas abordados serão: tributação, dividendo, bolsa de valores e investimentos a médio e longo prazo. Ministrado pelo economista Marcelo Maisonnave Oliveira, da XP Investimentos, o encontro também contará com a participação do Gerente de Relações com investidores da Gerdau, Rodrigo Krause, que falará sobre as perspectivas e estratégias do mercado financeiro e de ações, além de destacar a importância da governança corporativa no âmbito empresarial. Às 19h, no auditório do prédio 50 da PUC, em Porto Alegre. Informações e inscrições: fone (51) 3382.3712.

AULA INAUGURAL

Ocorre nesta quinta-feira, 11/05, às 14hs, a aula inaugural da nova Unidade Farroupilha ? Tenente Coronel Correia Lima, no bairro Santa Teresa, na área do CPOR - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre. Os cerca de 50 alunos já matriculados assistirão a aula ministrada pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca.A nova sede do Farroupilha, que possui liberação do CEED - Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, oferece Ensino Fundamental completo e gratuito para crianças e jovens de famílias de baixa renda da região. Segundo o diretor do Colégio Farroupilha, Roberto Py, a unidade será uma oportunidade única para que alunos do Ensino Fundamental com menor poder aquisitivo possam ingressar em uma escola com a tradicional excelência do Colégio Farroupilha.

ELEIÇÕES NO CRECI/RS

Na próxima sexta, 12, ocorrerá as eleições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis CRECI/RS. Pela primeira vez em 40 anos, concorrem duas chapas: a chapa 02 (oposição) é encabeçada por Flávio Koch, que diz pretender dinamizar o Conselho, atender melhor os Corretores e credenciar a categoria junto a opinião pública.

Leia mais

09 mai 2006

A TÍTULO DE COLABORAÇÃO


AJUDANDO LULA

Quero imaginar e até respeitar as declarações dadas anteriormente, por Lula, de que não sabia de coisa alguma, quanto aos atos de corrupção que o seu partido vem protagonizando com denúncias cada vez mais sérias. Proponho que, por ser amigo de Silvinho Pereira, deveria ouvi-lo, já que os denunciantes e acusados anteriores não lhe despertaram curiosidade.

TOMAR CONHECIMENTO

Pronto. Sem dramas e mais interessado em ajudá-lo a evitar novas declarações insensatas, proponho que ouça o que tem a dizer o seu antigo colaborador. Pelo tempo que se conhecem tenho absoluta certeza de que muitas revelações serão importantes e suficientes para que Lula se inteire definitivamente dos acontecimentos. E pare de dizer que não sabe e que não sabia.

SEM OFENSAS

E que, finalmente, tome as providências que entenda como necessárias. Mas, por favor, presidente Lula: não deixe que chamem Silvinho, antecipadamente, de atormentado, louco, desvairado e desesperado, sem antes ouvi-lo. Quem sabe os doentes perigosos sejam aqueles que o acusam disto. Ouça o Silvinho, Lula. Vai lhe fazer mais esclarecido.

LOST

O governador Rigotto deveria deixar a política e se candidatar a ator do seriado de TV, - Lost -. Até porque, nunca vi um personagem tão perdido. As coisas que estão ao seu alcance, e que deveria cuidar e resolver, com certeza não fazem parte de sua agenda. Exemplo: as obras do cais do porto, que não decolam, em Porto Alegre. Isto, que está bem ao seu alcance e é necessário, simplesmente não faz.

TUDO É ARTIFICIAL

Por outro lado, sem qualquer sugestão séria e capaz, prefere ficar incitando vários segmentos produtivos a irem com ele à Brasília, para tentar reverter os prejuízos atribuídos à valorização do real em relação ao dólar. E o que mais chama a atenção é que Rigotto continua afirmando que a valorização do real é artificial. Pode?

MÁGICO

Pelo visto, Rigotto já tem solução para o câmbio e para os preços das commodities. Deve ser alguma coisa milagrosa, penso eu. Creio que exigirá do governo federal que compre todos os grãos produzidos no RS ao preço que ele estipular. E mais: vai dizer também qual o valor do dólar a ser praticado em tais compras. Se não está perdido, deve estar sonhando ou, quem sabe, virou mágico.

SER CELESTIAL

Rigotto, ou Lost, entre tantas coisas, precisa se decidir: quando as exportações vão bem, ele se desespera dizendo que não tem como compensar o ICMS das exportações; quando os preços estão baixos, o que lhe dá vantagem aos consumidores e menos trabalho financeiro, diz que o câmbio é artificial e que se resolve com movimentos de reivindicação. Com a palavra o Lost.

BÚSSOLA

Já sei: Rigotto quando tomar conhecimento destes assuntos que estou expondo vai praguejar e se vingar dizendo que aí está a razão para que o PONTOCRITICO. COM não deva ser usado como veículo para anunciar produtos e serviços das estatais do RS. Ao invés de comprar uma bússola vai preferir continuar perdido. E muito perseguidor.

COPA 2006

A Claro disponibilizará uma série de serviços e conteúdos especiais para os amantes do futebol antes e durante a Copa 2006. A operadora fechou acordos e preparou um portfólio especial para que seus clientes aproveitem o mundial com muita mobilidade. Os assinantes vão conferir os conteúdos pelo Portal WAP Claro Idéias e fazer downloads (WAP e WAP Push) de verdadeiras pérolas do futebol. Nos downloads, os grandes destaques são os protetores de tela e papéis de parede de Pelé e ?FIFA® 100 Anos?.

JUNIOR ACHIEVEMENT

O empresário Jaime Wagner assume a presidência da Associação Junior Achievement (AJA-RS) do RS, no dia 15 de maio. A cerimônia de posse ocorre no Hotel Sheraton, às 19 horas, durante a Assembléia Geral da entidade. A AJA completa 11 anos em 2006, somando cerca de 500 mil alunos beneficiados em seus quatorze projetos implantados em escolas públicas e particulares. Somente no ano passado, 47 mil estudantes participaram dos programas desenvolvidos pela entidade.

DELIBERAÇÃO

A Gerdau comunica que seu Conselho de Administração, em reunião realizada ontem, 08, deliberou revogar, tornando sem efeito, a autorização que implicou na fixação de royalties sobre o uso da marca GERDAU.

TÁ NA MESA

A empresária Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, é a palestrante do Tá na Mesa da Federasul desta quarta, dia 10 de maio. A convidada falará sobre \\\"Os desafios da liderança em ambiente multicultural\\\". A reunião-almoço começa às 12h30min. Antes disso, às 11h30min, haverá a entrevista coletiva à imprensa.

Leia mais

08 mai 2006

UMA SEMANA E TANTO


PRIMEIRO PREJUÍZO

No início da semana passada, como é mais do que sabido, os brasileiros se depararam com um grande e primeiro prejuízo de uma série, que poderá ser longa ou interminável: o presidente da Bolívia, Evo Morales acabara de decretar, alto e bom som, a nacionalização dos hidrocarbonetos e a expropriação dos bens e investimentos da Petrobrás em seu território.

SEGUNDO PREJUÍZO

No dia seguinte, tal qual uma nova onda, o segundo prejuízo. Para desespero dos usuários do gás boliviano, fomos informados de que, além da perda dos investimentos feitos pela Petrobrás, o derivado do petróleo que importamos da Bolívia deverá sofrer aumento significativo. Era a segunda péssima notícia.

TERCEIRO PREJUÍZO

Quando já se imaginava não poder haver tantas más noticias ao mesmo tempo, sobre o mesmo assunto, veio o terceiro e mais aterrador dos prejuízos: o presidente Lula, para fechar a semana querendo aparecer através de enorme capacidade intervencionista, e com intenção de ser o Chávez brasileiro, resolveu imitar o pior de Morales, ou seja, expropriar a Petrobrás de seus acionistas.

SURTO DE RACIOCÍNIO

A noticia caiu como uma bomba. Até a Rede Globo, sempre muito afável, complacente e endossadora para com as decisões tomadas pelo PT e por Lula, perdeu a paciência. Parece incrível, mas quase todos os apresentadores dos jornais da Globo foram tomados por um raro surto de raciocínio lógico e passaram a condenar a estúpida e perigosa atitude presidencial.

O EXPROPRIADOR NACIONAL

Gente, por favor me entendam: a Petrobrás não é de Lula. A empresa não pode e não deve arcar com o aumento do gás que a Bolívia irá impor. Além de afetar fortemente os investimentos e o lucro da empresa, vai penalizar os acionistas de forma irresponsável. Mesmo que fosse deixado de lado tudo o que Lula fez ou deixou de fazer com relação aos corruptos do PT, só esta última, lamentável e terrível atitude, seria mais do que suficiente para o seu impeachment. Já.

ENTRADA TRIUNFAL

Muitos brasileiros, inclusive os mais adeptos do novo regime jamais imaginaram, mesmo antes das eleições dos presidentes comunistas-populistas, que esta triste realidade acontecesse em boa parte da América Latina. Pois agora já sabem e com sobra. As atitudes tomadas pelos vitoriosos nas urnas estão correspondendo - ipsis literis - às promessas que fizeram durante suas campanhas eleitorais. Gente, o que estamos assistindo não é mais uma possibilidade. É a efetiva entrada triunfal do comunismo na América Latina. Com todas as pompas. Viva.

FALANDO SOZINHO

Este colunista, desde sempre, e os analistas de investimentos, como afirmaram mais recentemente, em São Paulo, por ocasião da realização do Fórum Econômico Mundial, já temiam uma expansão do modelo venezuelano na América Latina. Agora, pelo visto, são muitos que lidam com esta certeza. O curioso é que neste tempo todo fiquei falando e escrevendo praticamente sozinho. Ao menos já está esclarecido que o Brasil está se incluindo no mau modelo por pura opção. Portanto, não cabe mais a indagação do porquê deste nosso atraso e desta falta de desenvolvimento. Tudo está bem explicado na vocação e na vontade expressa de continuarmos no caminho do subdesenvolvimento.

PROJETO

Os parceiros do Projeto Cooperativa MPS.BR no RS, SOFTSUL, PUCRS e Software Process estão buscando empresas para formar um novo grupo no segundo semestre deste ano. A iniciativa acontece devido aos excelentes resultados alcançados com o grupo atual, formado pelas empresas Advanced IT, e-Factory Integradora de Software (Grupo Meta), Kenta Informática, Qualitá Informática e Connectivity Integração (Grupo Processor), que terminam o projeto no final deste ano. O objetivo do projeto Cooperativa MPS.BR ? SOFTSUL é de organizar um novo grupo de até 8 empresas para implantar práticas aderentes aos níveis G e F do modelo MPS.BR no prazo máximo de 15 meses. Considerando os resultados obtidos no projeto em andamento, os parceiros estão confiantes na meta estabelecida. Informações pelo Fone/Fax: (51) 3346-4422 ? site: www.softsul.org.br e e-mail: comunicacao@softsul.org.br

PALESTRA

Dia 22 de maio, às 19h, na sede da ABC - Assoc. dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria/RS, acontecerá a Palestra sobre Recuperação de Empresas, tendo como palestrante o Dr. Marcelo Zampieri, Mestre em Direito Público, professor de Direito Empresarial e Tributário na UFSM-Univ.Federal de Santa Maria. Inscrições: R$ 5,00 e 1 kg de alimento não perecível.

BANRISUL

Os funcionários públicos, clientes do Banrisul, passam a ter taxas de juros reduzidas no Crédito Direto ao Consumidor para a compra de veículos. O CDC Veículos, consignado em folha de pagamento, passa a operar taxas que vão de 1,65% a 1,85% ao mês, com prazos de até 48 meses, com redução que chega a até 9,38% ao ano. Os interessados só precisam procurar a agência em que têm conta e solicitar o crédito.

FISO/2006

O FISO/2006 - FÓRUM INTERNACIONAL DE SAÚDE OCULAR será realizado de 12 a 14 de maio de 2006, no Sheraton Hotel Porto Alegre/RS promovido pelo ISO/RS INSTITUTO DE SAÚDE OCULAR DO RS.

Leia mais