Artigos

03 nov 2005

RESPOSTAS MAIS CONVINCENTES


TUDO MAIS CLARO

Investigações mais profundas identificam que tudo está se encaminhando para um desfecho lógico e provado, quanto à forma utilizada para dar origem ao dinheiro do mensalão e confirmar os atos de corrupção do PT. O Banco Rural, segundo as investigações do deputado Fruet, teria aceitado participar como financiador fictício, só para esconder a origem ilegal da entrada de recursos na conta do PT.

PROBLEMAS DE CONTAMINAÇÃO

Confirmadas tais descobertas estaremos diante de uma situação extremamente perigosa. Se a prática de caixa dois já não poderia ser amenizada, a engenharia para tentar legalizar recursos imundos é indesculpável. Isto dá nova interpretação aos fatos e vira coisa de quadrilha, cujo banditismo precisa ir além da cassação de registro de partido. Os envolvidos precisam de penas muito sérias e ficar sem contato com a sociedade para não contaminá-la.

MELHOR MOMENTO

O Brasil nunca ocupou posição tão confortável como a atual, para conquistar novos mercados e novos financiadores. Longe de estarmos numa situação invejável, mesmo assim, pela condução rígida da economia do país ganhamos mais respeito e admiração dos investidores. Mas, como a história mostra, basta atingirmos um melhor momento e já se inicia um processo que dá fim a tudo que possa melhorar a nossa vida.

REUNIÃO DE CÚPULA

A forte e bem conhecida amizade, cheias de juras de amor e confiança, entre Lula, Chávez e Fidel, pode ser a bola da vez para azedar as nossas esperanças de melhorar um pouco mais. Na Reunião de Cúpula das Américas, em Mar del Plata, cujo tempero mais forte já está à cargo das provocações de Chávez à Bush, basta Lula se juntar ao maluco venezuelano e vamos pagar caro pelo afeto. Como já tivemos perdas irreparáveis no campo diplomático, ao longo do ano, dependendo do nosso comportamento as coisas só podem piorar. A conferir.

PROLONGANDO O ATRASO

Os produtores rurais que possuem imóveis de até 999 hectares ganharam, por lei, um novo prazo para se adequarem à Lei de Georeferenciamento (10.267/01), que estabelece a identificação e demarcação dos limites das propriedades com a utilização de tecnologia via satélite. A alteração no calendário foi validada pelo Decreto 5.570, publicado no DOU de 01/11. O decreto 4.449/02, que regulamentou a lei, determinava que, a partir de 30 de outubro deste ano, todos os imóveis - exceto aqueles com até quatro módulos fiscais - deveriam estar georeferenciados.

NOVA DATA

Segundo a nova redação, a identificação da área rural, exigida nos casos de desmembramento, parcelamento, remembramento e em qualquer situação de transferência, será cobrada daqui a cinco anos para as propriedades de 500 a menos de 1.000 ha. Já os agricultores que possuem imóveis com menos de 500 ha terão até 2013 para se adaptarem às prerrogativas da lei.

GERDAU NA COLÔMBIA

A produção das duas usinas siderúrgicas do Grupo Gerdau da Colômbia crescerá 50% nos próximos três anos, de 400 mil toneladas para 600 mil toneladas. Até 2008, serão investidos US$ 50 milhões nas diversas unidades e implantadas novas tecnologias de gestão. A expansão da produção ocorrerá nas unidades localizadas nas cidades de Tuta e Cali, as quais estão voltadas para o atendimento do mercado interno, nos segmentos da construção civil e da indústria.

FESTIVAL DE TURISMO

A 17ª edição do Festival do Turismo de Gramado, uma das feiras que mais gera negócios na América Latina, cresceu 10%. Dirigida a um seleto e altamente qualificado público de cerca de 10 mil profissionais, o evento acontecerá de17 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

CONCERTOS COMUNITÁRIOS

A Série Concertos Comunitários Zaffari (Ano XVIII) chega a Caxias do Sul neste domingo, dia 6, às 20h30min, para apresentação na Igreja São Pelegrino. Compõem o repertório 14 clássicos da música popular e erudita nacional e internacional, de compositores como Verdi, Puccini, Strauss e Beethoven, pela orquestra e coral da PUC/RS.

SIMECAN NA CHINA

Os resultados da recente missão à China coordenada, pelo Simecan, foram tão positivos que a entidade vai repetir a iniciativa em 2006. Para isto, o presidente do Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita, já reservou dez estandes na Hong Kong Electronics do próximo ano. Esta foi a primeira vez que empresas brasileiras participaram como expositoras deste evento.

TOP DE MARKETING

A CaixaRS venceu o Top de Marketing 2005, da ADVB do Rio Grande do Sul, com o case "A nova marca do fomento econômico e social", na categoria Serviços Públicos. A instituição nasceu para incentivar o crescimento econômico sustentável e para promover a inclusão social, tornando acessíveis as linhas de crédito e de financiamento para as empresas de todos os portes, nos mais variados setores da economia, e para os municípios. Os resultados alcançados, em um curto espaço de tempo, demonstraram a excelência do trabalho realizado, na atual administração (desde 2003), e levaram a CaixaRS a conquistar essa premiação.

PALESTRA

O TAO DA CARREIRA - Desenvolvimento de competências essenciais para uma carreira sustentável. Este o tema da palestra do internacionalmente requisitado Fritjof Capra, que será proferida no próximo dia 21, das 14h as 18h no Centro de Eventos da PUC, prédio 41. Inscrições e informações através do site: www.falandodecarreira.com.br.

Leia mais

01 nov 2005

O HALLOWEEN E O NATAL


CLIMA DE NATAL

A partir de hoje o comércio começa a viver o seu período de maior euforia. As decorações natalinas já podem ser vistas em vários Shoppings Centers e não demora as ruas estarão também propiciando aquele clima que dá início às esperadas e importantes vendas de final de ano. Como ontem foi dia de Halloween, e tais festejos não foram bem aceitos por aqui pelos nacional/comunistas, presumo que o espírito consumista do Natal, também criado pelo hemisfério norte, venha a ser condenado pelo mesmo bando. Vamos ver.

O MELHOR DO ANO

Se pacote econômico concorresse a algum prêmio, a equipe econômica do governo Lula deveria se candidatar tendo como base aquele que deve ser lançado nos próximos dias. Mas, atenção: bem longe das habituais premiações, onde o puxa-saquismo é a marca registrada em todos os finais de ano. Falo do ótimo programa fiscal que está sendo formatado e que se trata de algo importante e necessário para o crescimento do PIB brasileiro. Uma prova da existência de que ainda há coisa boa na cabeça dos atuais governantes. Falta, porém, aprovar o tal pacote do BEM, ou melhor, do ÓTIMO.

PLANO DIABO

As baterias já começam a esquentar para o enfrentamento dos partidos políticos à corrida presidencial. E com elas, as propostas de governo, que já estão, inclusive, sendo divulgadas. E o primeiro programa efetivo criado, certamente, para o PMDB, é o Plano Lessa. Elaborado, como o nome diz, pelo péssimo e irritante ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa. Gente, trata-se de uma peça do mais legítimo horror, para deixar claro. Caso algum candidato do PMDB venha a ganhar o pleito e o programa seja este, o Brasil afunda imediatamente. A coisa é tão ruim, mas tão ruim, que até o Lula consegue ser bem melhor, cujo risco já não existe ou é conhecido. Sai pra lá diabo!

IRONIA BOBA

O líder do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia, se antecipou e disse que Bin Laden não mandou dinheiro algum para as eleições do PT. A declaração foi irônica, certamente, e se propõe a anular qualquer tentativa da oposição em dizer que houve financiamento de campanha com recursos vindos do exterior. Bobagem e esperteza misturadas. Até porque quem denunciou que houve recursos vindos de Cuba não foi a oposição. Foi gente do próprio PT.

BALANÇOS TERCEIRO TRIMESTRE

Várias empresas de capital aberto começaram a divulgar os resultados do terceiro trimestre do ano. E a expectativa dos acionistas é com relação ao tamanho do lucro e o que isto poderá representar em termos de distribuição. Como vivemos num país governado por partidos social/comunistas, e o lucro ainda é palavrão no Brasil, sugiro que não deixem de observar os imensos valores dos impostos e contribuições pagos pelas empresas. No caso das empresas de telefonia, por exemplo, o lucro chega a ser inferior a 20% de tudo o que os governos levam. E o povo, muito mal-criado, fica com raiva das empresas lucrativas. Principalmente os bancos.

A GUERRA ANTES DA PAZ

Cada vez que os movimentos pela Paz saem às ruas, percebo o quanto a sociedade é usada e até que ponto ela serve de massa de manobra de tudo que o governo quer. A tal Paz, como é exigida, jamais acontecerá. Principalmente porque não se faz o necessário para que tenhamos Paz. Uma mínima segurança inexistente, mas exigida pela sociedade já esclarece tudo aquilo que ela paga e nunca é atendida. Isto mostra a necessidade não de Paz, mas de duas Guerras: 1- uma, contra os impostos pagos que não dão retorno algum; e, 2- outra, contra os bandidos que estão sendo beneficiados pelas leis e pelas políticas de uma segurança inexistente. Enquanto não houver clima para Paz, que se faça a Guerra com o objetivo de conquistar o sossego.

NA INTERNET

Bill Gates, fundador da Microsoft, disse, em entrevista ao jornal francês Le Figaro: - Dentro de cinco anos, metade das pessoas lerá os jornais via Internet -. E a qualidade destes sites é crucial para as empresas de comunicação", aconselhou. Gates já lê mais da metade da informação que consome, através da Internet, como: Wall Street Journal, New York Times e The Economist, além das publicações ligadas à tecnologia. Resta, agora, cadastrá-lo para receber imediatamente também o

FARC E MST

A presença do grupo guerrilheiro colombiano Forças Armadas Revolucionárias (Farc) no Brasil não se restringe hoje apenas à montagem de bases estratégicas para o tráfico de drogas e armas. As ações das Farc incluem o treinamento de criminosos e líderes de movimentos sociais, entre eles o MST, que tem ligações com o Partido dos Trabalhadores. Os centros estão montados estrategicamente na fronteira entre Brasil e Paraguai. Relatórios sigilosos de posse de autoridades brasileiras e paraguaias registram a ocorrência de pelo menos três cursos sobre técnicas de guerrilha destinados a brasileiros, realizados este ano ? maio, julho e agosto ? na região de Pindoty Porã, departamento de Canindeyú, no Paraguai, cidade na fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Pelo menos um desses cursos, sobre técnicas de primeiro socorros e contra-informação, que aconteceu entre 22 e 24 de julho último, teve como público alvo integrantes do MST dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

MEDIDAS CONTRA ESTIAGEM

O governador Germano Rigotto anunciou um conjunto de medidas preventivas que fazem parte do Plano Permanente de Ações de Combate à Estiagem. As iniciativas vêm sendo tomadas com a participação das secretarias e demais órgãos estaduais. Entre as diversas providências paraevitar a falta de abastecimento de água em municípios gaúchos e prejuízos econômicos e sociais ao RS, no caso de novos períodos de seca, foi criado um Plano Estadual de Recursos Hídricos, por meio do qual as comunidades serão preparadas para melhor utilização da água. Executadopelas secretarias de Obras, em articulação comos Comitês de Bacias Hidrográficas, o projeto inclui o mapeamento das fontes naturais de água e o controle dos mananciais.

Leia mais

31 out 2005

APLAUDINDO A INSUFICIÊNCIA


CARGA TRIBUTÁRIA MENOR

A aprovação da MP 255, precisa ser festejada. A chamada MP do Bem, tem conteúdo, justiça seja feita, para promover um razoável alívio na carga tributária de alguns setores. Principalmente das micro e pequenas empresas, onde os regozijos vão continuar por algum tempo. Isto mostra o quanto a situação era por demais grave, bastando qualquer coisa para já animar o setor produtivo.

A INFORMALIDADE INTACTA

Mas, passada esta euforia inicial, com certeza já estará sendo percebido que as medidas não serão tão suficientes assim para fazer aumentar o emprego. E a razão para tanto é simples: gente, em nada foi facilitada a problemática questão trabalhista. Assim, continua sendo impossível aumentar a empregabilidade, a qual continuará cheia de dificuldades, devido às contribuições exageradas existentes sobre as folhas de pessoal das empresas. Ou seja, se alguma vier a acontecer para o aumento da produção, só será pela ocupação mais efetiva da mão de obra informal, coisa que a construção civil, por exemplo, sabe muito bem como funciona.

O LEGÍTIMO ASSASSINO

O fato de Maradona ser um apaixonado por Fidel Castro, e também carregar uma tatuagem de Che Guevara, tudo isto só diz respeito a ele. Afinal, o gosto é dele e isto não se discute. Mas, o fato do ex-craque dizer ao seu maior ídolo, ao convidá-lo para participar de seu programa de TV , de que vai promover uma passeata contra Bush, o qual chamou de assassino, foi demais. Ora, até pode chamar alguém de assassino, mas na frente do maior de todos, o Fidel Castro, aí é coisa típica de um louco desvairado. Ou de drogado sem cura. Creio que a única coisa que pode explicar a atitude de Maradona, na última sexta feira, é que teve uma grande recaída. Precisa, certamente, de um forte tratamento de choque...

REVELAÇÕES PETISTAS

Francamente, não tenho condições de dizer se o PT recebeu ou não dinheiro de Cuba para a campanha presidencial de 2002. Aliás, os únicos que poderiam fazer tal afirmação seriam os próprios petistas. Pois não é que eles acabaram fazendo isto? E agora, os outros petistas, os contrariados, estão desesperados com a revelação estampada na Revista Veja. Vejam bem, a Veja foi só o veículo que publicou a informação dada por petistas. Que assinaram as declarações feitas como verdadeiras, o que até merece algum crédito pela riqueza de detalhes contidos nas revelações.

O PASSADO CONDENA

Se os informantes estão cheios de raiva, ou manifestando sentimento de vingança, é outra coisa. O que não se pode é condenar a revista. Tem coisas que, mesmo depois de apuradas e carecerem de provas, basta os indícios suficientes para condenar os envolvidos. É isto que está em jogo neste momento. Mas, uma coisa é certa: esta gente já provou que não é séria. Com o passado até agora apurado, tudo é possível e pode ter mesmo acontecido. E esta de dizer que Cuba não tem dinheiro é fria. Não tem para o povo cubano. Mas para suas estratégias políticas comunistas sempre deram jeito.

A IDEOLOGIA DO CALOTE

O Brasil fecha o mês de outubro com uma carga tributária de 37% do PIB, em ascensão, e uma taxa de investimento de 0,4% do mesmo PIB, em estagnação. Fantástico, não? A dívida consume algo com 3% do PIB, enquanto os gastos do governo ficam com 96,6%. Estas despesas é que se constituem no maior absurdos. Mas, tem gente que só critica o pagamento da dívida como se fosse aí o nosso problema. Como não se trata de mera burrice, sobra a ideologia do calote, sem qualquer solução para a economia.

PRÊMIO ABIMAQ

Os jornalistas têm até 05 de novembro para se inscreverem no IV Prêmio Abimaq de Jornalismo 2005, que homenageia as melhores reportagens sobre a indústria brasileira de bens de capital mecânicos com um total que pode exceder R$ 50 mil. Podem participar jornalistas que tenham seus trabalhos publicados no período de 1º de novembro de 2004 até 31 de outubro de 2005. As inscrições podem ser feitas pela Internet, através do site da entidade (www.abimaq.org.br)

RECITAIS ZAFFARI

A Cia. Zaffari promove de 29 de outubro a 15 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, os Recitais Zaffari. Serão 18 apresentações de grupos de músicos do Instituto de Cultura Musical da PUC/RS. O repertório, que vai do popular ao erudito, conta com a inclusão de canções italianas, em homenagem aos 130 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Com aproximadamente 40 minutos de duração cada, os recitais acontecerão sempre às 18h, no stand do Zaffari, em frente ao Pavilhão de Autógrafos.

PALESTRA

A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) convida para a palestra "Perspectivas de Oferta e Demanda de Milho e de Soja ? Safra 2005/06", a ser proferida por André Pessoa, da Agroconsult Consultoria e Marketing. O objetivo é avaliar o impacto das estimativas de intenção de plantio e da produtividade de milho e soja no abastecimento do mercado nacional, bem como a disponibilidade dessas mercadorias para exportação.Data: 10 de novembro de 2005, das 15:00 às 16:20 hs, no Auditório da BM&F, à Praça Antonio Prado, 48, 3º andar - São Paulo. Inscrições: Telefone (+11) 3119-2436 (Inês Ferreira) ou e-mail dma@bmf.com.br

AGÊNCIA

A partir de 1º de novembro a Guarida Imóveis contará com mais uma agência para atender seus clientes. Desta vez, será inaugurada a filial Iguatemi - localizada no térreo do Shopping.

PALESTRA

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil convida para o Almoço/palestra de Bill Beith, Sócio da BB&N Consultoria S/C Ltda. Tema: "Cenários Brasileiros no Curto, Médio e Longo Prazo". Dia 08 de novembro, no Hotel Tryp Porto Alegre, às 11:45

Leia mais

28 out 2005

O TAMANHO DO PÚBLICO É O TAMANHO DA ESPERANÇA


APLAUSOS DEMORADOS

O público que lotou, ontem, o salão da Federasul, para ouvir o governador de SP, Geraldo Alckmin, saiu plenamente satisfeito. Quem assegura esta afirmação foram os aplausos demorados com que a platéia interrompeu diversas vezes às maravilhosas realizações mostradas num telão, pelo governador paulista, promovidas ao longo de seu mandato.

SEM PROMESSAS

Das duas uma: Ou ele se elege presidente, como a platéia demonstrou querer, e até anseia, ou todos acabarão se mudando para São Paulo, visando curtir tudo aquilo que no RS jamais acontecerá. Os exemplos apresentados por Alckmin falam por si. Afastaram, assim, a velha tática das promessas e mentiras que os políticos sempre enunciam quando convidados a falar. Aquelas coisas que só iludem os apaixonados e irritam os desconfiados.

O CAOS CHEGOU PARA VALER

As muitas pessoas que encontro diariamente, todas elas me perguntam onde vamos parar com tanta violência e o que será do nosso futuro. A minha resposta, a partir de hoje, além de mais séria ainda, não mais poderá se entendida como um possível desabafo, coisa muito comum diante da insatisfação por tanta impunidade e incompetência do nosso poder público. Respondo, portanto, que não esperem mais pelo caos. Ele já chegou e vai permanecer por aqui, principalmente no RS, com uma elevação constante da graduação.

OS VILÕES PROTEGIDOS

A Via Campesina, pelos últimos acontecimentos, mostra que pinta, borda, invade, saqueia, rouba, bloqueia estradas e vias públicas e é bem assistida pela Segurança Pública. É bem protegida para quem ninguém se aproxime dos vilões e não os incomode em hipótese alguma. Enquanto isto acontece, o governo assiste. Assiste de tal forma que não quis evitar a invasão feita na empresa Standard, de Esteio. Gente, não é possível que mais de 20 ônibus entrem na região metropolitana, sem que as autoridades não saibam.

VIVA O CAOS!

Qualquer ônibus contratado, ou alugado, precisa de licença do DAER assim como seus passageiros precisam ser identificados. Todos sabem disso. Pois, mesmo assim, nada foi feito. E mais: todos sabiam muito bem o que a Via Campesina gosta e é capaz de fazer. Resultado: prejuízo de milhões para a empresa invadia e saqueada, e temor para a sociedade. E o governo? Ele assiste. Viva a chegada definitiva do CAOS.

DIRCEU NO STF?

Depois de tanta interferência do STF no Poder Legislativo, com o objetivo de ajudar ao máximo o deputado José Dirceu para não ser casado, já se presume que o próximo ministro do STF será o deputado. O que ele precisa fazer agora é só se decidir. Ou fica na Câmara, coisa que o STF pretende garantir, ou deixa a casa por livre e espontânea vontade e assume como ministro do STF. A escolha é pessoal.

FEIRA DO LIVRO

Publicações Senac Nacional em parceria com a Livraria Livros de Negócios estará presente na 51º Feira do Livro de Porto Alegre, a partir de hoje, 28 de outubro, atendendo na Banca nº 86 em frente ao Margs.

UNIVERSO DAS CERVEJAS

A Cia. Zaffari abre espaço reservado à degustação e entretenimento, com estandes de diversas cervejarias, cervejas de diferentes nacionalidades, cursos palestras, música, o museu da cerveja e tudo o que envolve a arte de beber uma boa cerveja. A partir de 3 de novembro, às 19 hs, no Shopping Bourbon Country.

LIVRO

A Isasul Livraria convida para o lançamento do livro: Reformas Trabalhista no Brasil - Princípios, Meios e Fins -, de autoria de Dagoberto Lima Godoy. Dia 31 de outubro, no Pavilhão de Autógrafos da Feira do Livro, às 17:30hs.

ANIVERSÁRIO

Dez anos de realizações da Capacitá Eventos serão festejados no dia 31 de outubro, às 21 hs, no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

Leia mais

27 out 2005

TREINADO PARA DEPOR


CUMPRINDO À RISCA

À boca pequena, ou grande quem sabe, dizem que o assessor do presidente Lula, Gilberto Carvalho, foi treinado pelo seu advogado, (ministro) Thomaz Bastos, para mentir no depoimento sobre o caso Celso Daniel, na frente dos irmãos deste. Embora tenha ficado claro que Carvalho cumpriu à risca às orientações de seu advogado, certos detalhes acabaram por deixar o depoente mentiroso de saia justa. O incrível, apesar de não surpreender, é que Lula continua mantendo o suspeito assessor no cargo. É muita lama e muita periculosidade, pois estamos diante de um caso que envolve morte e perseguição. Típicas de país comunista, totalitário.

INVASÃO URBANA

O caso de invasão, promovida pela Via Campesina, na empresa distribuidora de alimentos Standard, de Esteio, RS, é um sinal de elevado perigo e forte desconsideração por parte da Segurança Pública. Pelo tamanho do movimento, que envolveu mais de mil invasores das organizações dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ? MST ? e Pequenos Agricultores ? MPA- , com mais 20 ônibus, não há como explicar que a Segurança Pública do RS não sabia e que foi tomada de surpresa.

UM HORROR

Gente, chegamos, finalmente, à invasão urbana privada. Se até agora as invasões estavam sendo feitas, dramaticamente, nas áreas rurais privadas, e nas áreas públicas urbanas, elas chagaram para valer agora nas empresas privadas. Não demora e estarão chegando, também, às casas particulares. Era para isto que o governo queria o desarmamento. Como não conseguiram, nada afastou o desejo e a vontade de invadir. Estamos mal. Estamos péssimos.

MANIFESTO

Em forma de manifesto, as entidades assim lamentaram o ocorrido: ?A FEDERASUL, FIERGS, FECOMÉRCIO, FCDL e FARSUL, vem à público manifestar o seu protesto e a sua indignação contra a invasão, os saques e atos de vandalismo praticados por movimento clandestino na empresa Standard Logística e Distribuição, em Esteio. Os atos não passam de violação escancarada do patrimônio privado. Através de seus líderes, as entidades reafirmam que a inviolabilidade do patrimônio dos indivíduos se encontra acima de qualquer ideologia ou inclinação política. Estamos diante de um caso de claro desrespeito ao direito de propriedade, crescente em nosso País, que, deixado solto, acabará afetando a própria democracia brasileira. Por esta razão, esperamos uma posição clara, firme e decidida de nosso Governador, do Ministério Público e do Poder Judiciário, para impedir que novas invasões ocorram.? Com a palavra as autoridades, há muito tempo omissas.

FALTA DE EDUCAÇÃO E COMPREENSÃO

Aliás, falando em invasão, vale a pena entender a cabeça pequena dos habitantes da Capital gaúcha. A maioria tem sempre se mostrado contra as privatizações de empresas estatais. Por outro lado, pouco se importam com a notória privatização, já ocorrida, das ruas e avenidas que são, ou eram, públicas. Resumo: O que precisa ser público, ou seja, as vias públicas, já estão definitivamente nas mãos dos camelôs. O que deveria ser privado, para evitar a constante corrupção do dinheiro público, permanece nas mãos do Estado. É muita falta de educação e compreensão.

PURA ESTUPIDEZ

Tenho feito muitas críticas pontuais aos diversos governantes que já passaram pelo RS, pela forma atrasada com que estamos em relação ao mundo. Mas, o que está acontecendo no RJ está no mesmo nível e sujeito às mais duras críticas. É algo tão absurdo que consegue mexer até com a cabeça dos menos privilegiados, pelo inusitado da besteira. Vejam: um deputado dinossauro, que por si só já prova a existência da espécie nos dias de hoje, do PSDB do RJ, conseguiu aparecer para o mundo com um projeto escandaloso que tributa as plataformas de petróleo, com o mais grosseiro dos tributos, o IPVA. A lei ainda não foi sancionada pela governadora Rosinha Matheus, mas é de se esperar que as empresas petrolíferas entrem na Justiça para tentar se livrar da estupidez.

GM

General Motors recebeu ontem à noite intimação da SEC (Securities and Exchange Commission) para a entrega de registros sobre suas práticas contábeis. A intimação estimulou comentários de que a GM seria forçada a entrar em pedido de concordata, o que foi negado pela empresa.

PESSIMISMO

O Índice de Confiança do Empresário Industrial ICEI) gaúcho, medido pela FIERGS, registra no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro) que 61% consideram que seus negócios pioraram, principalmente em função da conjuntura econômica do País. Também as suas expectativas para os próximos seis meses estão abaladas: somente 20,5% se mostram confiantes na recuperação do atual quadro.

TOP SER HUMANO

Hoje, 27, a cerimônia de premiação do Top Ser Humano e Top Cidadania 2005, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), na sede Alto Petrópolis do Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

TOP DE MARKETING

Dia 17 de novembro, no Grêmio Náutico União, às 19:30hs, a premiação dos melhores cases do Top de Marketing ADVB. Marca os 50 anos da entidade.

Leia mais

26 out 2005

A NAU DOS INSENSATOS


TERRORISTAS

Os governadores dos Estados brasileiros simplesmente enlouqueceram. E com a loucura adquirida, decidiram que vão incendiar as já esfrangalhadas cortinas do país. Insensatos. No afã de obterem os recursos da Lei Kandir que o governo federal está dificultando, regiram estupidamente com a decretação do fim da isenção do ICMS aos exportadores. Resultado: vão colher o fim das exportações. Junto com elas também teremos o fim dos empregos nas empresas que exportam e das que não exportam. Irresponsáveis, querem ignorar que o noticiado crescimento dos empregos no Brasil, aqueles com carteira assinada, só ocorreu graças ao setor exportador.

A IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES

Quando o governo, finalmente, se convenceu que precisava soltar as amarras da burocracia, o que só conseguiu fazer em parte até agora, o saldo da balança comercial passou imediatamente a responder com valores positivos, assim como também ocorreu com o saldo do nosso conta-correntes. Portanto, não há quem discuta que o resultado das exportações foi mais do que importante, foi decisivo, para sustentar algum crescimento no nosso PIB, na nossa renda.

CICLO DE PROBLEMAS

Sem levar isto em conta, os governadores resolveram atemorizar o setor exportador e querem por querem acabar com tudo que existe de bom. Ao afirmarem que precisam do imposto, não vão ter pela falta de atividade. Ao dizerem que querem empregos, estes já deixarão de existir pela falta de venda de produtos. Vamos entrar, gente, num ciclo vertiginoso de problemas sociais motivados pela insensatez dos governadores. Jamais deveriam usar este expediente para forçar a barra junto ao governo federal. E, mesmo que funcione para a obtenção de eventual êxito, terão deixado o terror bem espalhado, na certeza de que poderá sempre ser usado este método lamentável. É o fim da picada.

É SÓ IMPOSTO

Só para deixar claro àqueles que, por ventura, estejam solidários com os governadores: Se houver a compensação por parte de governo federal, o ICMS que deixa de ser recolhido nos Estados não deixa de existir para os contribuintes. Ele só está sendo substituído por um outro imposto, federal, invisível, de igual valor. Ou seja, com a permanência da absurda Lei Kandir, nós é que pagamos os impostos que os importadores não devem pagar. É muita esperteza.

MERCANTILISMO

A prova clara de que não há capitalismo neste país é o que está acontecendo em Porto Alegre, nos postos de combustíveis. Mercantilistas puros, os donos dos postos não querem conviver com prática de concorrência no livre mercado. Embora não haja provas da formação cartel dos postos, o que depende de denúncia de algum prejudicado que esteja sendo pressionado a participar do alinhamento dos preços dos combustíveis , a manobra está mais do que clara.

PODERIA SER EVITADO

Esta irracionalidade, misturada com ganância, levou ao Ministério Público a obter liminar que define uma margem máxima de 14,5% na venda dos combustíveis. Por enquanto são quatro postos atingidos e creio até deve cair a liminar. Se é lamentável que tenha sido preciso fazer a intervenção, coisa sempre nojenta, por outro lado, pela insistente recusa ao capitalismo, estas coisas acontecem. E que poderiam ser evitadas.

MOSTRATEC

No dia 24 foi o lançamento, à imprensa, da 20ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e do 12º. Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia (Siet)., em Novo Hamburgo, RS, com a presença de representantes de empresas que irão oferecer prêmios aos alunos vencedores na Mostratec. Entre elas, a Altus, que está oferecendo o Prêmio Altus de Tecnologia aos alunos que estiverem matriculados na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e que apresentarem o projeto que obtiver a maior pontuação na classificação geral, durante a 20ª MOSTRATEC. Mais informações sobre a 20ª MOSTRATEC, que acontece de 07 a 12 de novembro de 2005, no site da Escola Técnica Liberato www.liberato.com.br

LIVRO

A escritora Maria Beatriz Papaléo lança o livro - Vovô Bigode às Voltas com a Teiniaguá - no próximo dia 29, sábado, às 18 hs. A sessão de autógrafos acontece no pavilhão infantil da Feira do Livro. Nessa obra, voltada para o público infanto-juvenil, a autora traz novamente os simpáticos fantasminhas da família Treme-Treme que não arredam o pé do RS.

SEMINÁRIOS

A Deloitte realiza uma nova série de seminários, nos meses de outubro e novembro, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campinas, para tratar de temas do interesse de um grande número de profissionais das áreas contábil, fiscal, financeira, jurídica, de recursos humanos e de departamento pessoal. Em Porto Alegre, acontece no dia 10 de novembro, no Tryp Hotel (Comendador Caminha, 42).

CICLO DE PALESTRAS

O Instituto Federalista convida para a segunda etapa do 1° Ciclo de Palestras Federalistas do RS. Local: Assembléia Legislativa do Estado do RS, PAlegre.Programação: Dia 27/10/2005, das 19h às 22h, "Reforma Tributária: Uma visão Federalista", com Alfredo Peringer - Membro do Conselho Consultivo do Instituto Federalista - IF - Brasil. E - A Criação de Novas Unidades da Federação no Brasil -, com Luiz Fernando de Moura Ramos - Advogado.Para confirmar sua presença use os seguintes e-> mails: anderlacer@federalista.org.br ou demouraramosadv@terra.com.br>

FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO

A secretária de Turismo de Porto Alegre, Ângela Baldino, recebeu, no Rio de Janeiro, onde participa do Destination 2005 - IIº Encontro do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, a confirmaçãode que a edição do evento em 2006 será em Porto Alegre.

Leia mais