Artigos

06 jul 2006

APAIXONADOS PELO CAOS


NEM MILAGRES RESOLVEM

Ao longo dos últimos 30 anos a situação financeira do RS só piorou. E até agora, ao que parece, a ficha ainda não caiu para os gaúchos. Sem a mínima vocação para enxergar ou evitar o abismo, chegamos a um ponto em que a situação é simplesmente inviável. O incrível é que isto ainda não se mostrou suficiente para abalar a cabeça dos gaúchos. A situação é tal que, se milagres ainda existissem, eles não poderiam ser praticados no RS.

PSICANÁLISE

Os gaúchos revelam, ao longo de muitos anos, um inexplicável prazer de permanecer no caos. Este amor, esta devoção fantástica pelo fracasso, a psicanálise certamente que traduziria como um notável espírito masoquista. E isto fica mais claro quando nos deparamos com fortes discussões para a existência de um Pacto pelo Rio Grande. No meio dos debates alguns absurdos acontecem para definir a vontade pelo desastre.

PAIXÃO

Vejam, como mais um exemplo desta paixão, o caso da CEEE ? empresa estatal de energia -, que foi uma das mais responsáveis por rombos fantásticos ao Tesouro do Estado. A empresa não teve aprovada, na Assembléia Legislativa, a desverticalização das atividades, que consiste em separar a geração, transmissão e a distribuição de energia.

PENALIZADA

Como o prazo dado pela ANEEL, não só para a CEEE, mas para todas as empresas brasileiras do setor de energia, se esgotou em 30 de junho, a estatal gaúcha será penalizada com razão. O descumprimento da medida pode custar R$ 40 milhões por ano aos cofres do RS, além de correr risco de perder a concessão. Aliás, isto seria o melhor de tudo, pois outras empresas poderiam prestar o serviço com vantagens.

ROMBO

O Pacto pelo Rio Grande, antes de tudo, é montar um orçamento que identifique receitas com despesas. Como as receitas só acontecem por impostos, os quais já estão muito além da possibilidade de serem pagos, as despesas é que precisam ser reduzidas. E justamente na hora em que discute o tal Pacto, por falta de interesse de alguns deputados a CEEE nos oferece um rombo de R$ 40 milhões. Pode?

FUNDO DO POÇO

Como é possível querer mais investimentos em geração e transmissão de energia se não contemplamos a possibilidade? Só há uma explicação, isenta de qualquer pontada de ironia: os gaúchos adoram mesmo é o fundo do poço. E quando ele está próximo é hora de cavar mais um pouco para que ele nunca seja alcançado. Viva.

CONVENÇÃO

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS ? FCDL-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, promovem nos dias 16, 17 e 18 de julho a 37ª Convenção Estadual Lojista. O evento acontece no Hotel Intercity, em Caxias. A expectativa é reunir mais de 600 lojistas durante os três dias de atividade.

BALANÇO

Amanhã, sexta-feira (07/07), a Aracruz divulgará os seus resultados financeiros do 2º trimestre de 2006. Às 13 horas haverá uma teleconferência para analistas de mercado com a participação de Isac Zagury, diretor financeiro da companhia. Mais informações sobre a teleconferência estão disponíveis no site da Aracruz: www.aracruz.com.br/ri.

FUSÕES

O número de fusões e aquisições nos primeiro semestre de 2006 registrou um crescimento de 35% na comparação com igual período do ano passado. O resultado faz parte do relatório Fusões e Aquisições no Brasil elaborado pela PricewaterhouseCoopers (PwC. Conforme o levantamento, o primeiro semestre do ano registrou 241 transações contra 178 no ano passado. Os negócios envolvendo empresas dos setores de alimentos e TI lideraram as operações.

AGERT

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) realiza coletiva de imprensa para divulgar os resultados alcançados no Balanço Social da Radiodifusão gaúcha em 2005. O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira, (13/07), às 10h, na sede da instituição, 2º andar (Rua Riachuelo, 1098, conj. 204).

COLIGAÇÃO

A coligação PSDB/PFL/PPS, mais os partidos PSC, PSL, PTdoB, PRTB, PHS, PAN, PRONA e PTC, acertaram a inclusão do Partido Liberal do RS na coligação que disputará as eleições 2006. A decisão foi anunciada ontem, em encontro na sede estadual do PSDB. Yeda Crusius agradeceu o apoio do PL e afirmou que todos estão juntos na luta para ajudar o RS a voltar a crescer.

Leia mais

05 jul 2006

FADADOS AO FRACASSO


DESPESAS IMPAGÁVEIS

Os senadores, assim como os deputados já haviam feito na semana anterior, também aprovaram o reajuste de 16,67% aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Ou seja, ao invés de encararem uma reforma da Previdência para evitar rombos astronômicos, só pensam em criar despesas impagáveis.

FERRO DE TODOS OS LADOS

Se já nos custa muito caro manter estes parlamentares sem trabalhar, mais caro é quando estes mesmos miseráveis votam projetos como este. Recebemos ferro de todos os lados. Vamos continuar a votar nestes estúpidos?

DESILUSÃO

Depois ganhar um certo entusiasmo com a possibilidade de que o Pacto pelo Rio Grande fosse para valer, já estou entrando em estado de desilusão. Por dois motivos importantes que surgiram nos últimos dias:

MOTIVOS

Primeiro: pela manobra que está sendo feita por alguns deputados e candidatos ao governo do RS, sugerindo a manutenção das alíquotas de ICMS (para combustíveis, energia e comunicações), que foram aumentadas pelo governador Rigotto com prazo de vigência até o final deste ano.Segundo: os constantes projetos para aumentos salariais à diversas categorias de servidores que vem sendo sempre propostos e aprovados no plenário.

ISTO É PACTO?

Isto é Pacto? Não. É, isto sim, fazer os contribuintes de patos. Com aumento de impostos tenta se corrigir o sucessivo aumento das despesas que não param de ser votadas. Um escândalo e um escárnio, e não um pacto sério para corrigir os problemas do RS. Se for para ser assim estou fora. Inclusive de mudança para outro lugar onde haja mais respeito.

MÍSSEIS

A Coréia do Norte escolheu a dedo a data de 4 de julho para fazer testes de lançamento de mísseis. Exatamente na data em que os americanos festejam o Independence Day. E os mercados financeiros, como não poderia deixar de ser, reagiram rápido com baixas generalizadas em todo o mundo. O Brasil e os países do bloco Mercosocialista não pediram paz como sempre fazem quando os EUA estão em alguma guerra. Chávez já orientou a todos para que apoiem os colegas da Coréia do Norte assim como apoiou recentemente o Irã. Viva!

SEMINÁRIO

O futuro da energia elétrica no Brasil será discutido por representantes do setor, como o presidente da RGE, e o vice-presidente da CPFL no seminário: Desvendando o setor de energia elétrica brasileiro. Dia 12 de julho, no auditório do Senge Office (Av. Érico Veríssimo, 960 - Porto Alegre). Além de analisarem as perspectivas do setor, farão uma avaliação dos riscos e probabilidade de ocorrer um novo apagão, a tendência do preço da energia elétrica no mercado e discutirão se vale a pena investir dinheiro comprando ações de empresas ligadas ao setor de energia elétrica. Informações: Apimec Sul - Rua Gen. Câmara, 243 - 3º andar- Fone: 51 3224-3121 / 51 3224-6580

COMCET

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia elegeu o empresário Jorge Branco, presidente da mesa diretora - composta por cinco membros titulares que representam suas instituições no Comcet. A escolha ocorreu ontem, 4, por aclamação. Pela segunda vez a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação,Software e Internet, regional do RS (Assespro-RS) conquista apresidência. André Imar Kulczynski da Procempa ocupará a primeira vice-presidência; a segunda vice-presidência fica com Roberto Petri, da Sucesu; Primeira secretária Rita Carnevale, da SBPC; e a segunda secretaria fica com o professor Ricardo Bastos, coordenador da Agência de Gestão Tecnológica do Centro tecnológico da PUC (Tecnopuc).

GOVERNANÇA

Com o tema: Governança Coorporativa em Tempos de Transformação, o IBGC promove palestra no dia 13 de julho, quinta-feira, às 12:00h no Blue Tree Towers Porto Alegre (Av. Lucas de Oliveira, 995). O palestrante é Francisco Losciavo Neto, sócio-Diretor da Corporate Transitions International (CTI), companhia de consultoria especializada em processos de gerenciamento de mudanças e transformação organizacional. Informações pelo e-mail: andreia@ibgc.org.br

FESTA COLONIAL

A Festa Colonial de Canela começou a tomar forma. O evento que será realizado de 21 de julho a 06 de agosto, na Praça João Corrêa, centro da cidade, contará na organização de cinqüenta famílias localizadas no interior do município. Em recente reunião foi apresentado o projeto da Festa deste ano e após feitos grupos de trabalho que formaram as equipes responsáveis pelos fornos, cozinhas, tendas e casas temáticas.

Leia mais

04 jul 2006

O CANTO DA SEREIA


NOVO BLOCO POPULISTA-COMUNISTA

A partir de hoje o Mercosul, que nunca deslanchou por vícios de origem, tem um novo membro pleno: a Venezuela. Considerando os enormes recursos provenientes do petróleo, e o espírito de porco do presidente do novo parceiro, é absolutamente lógico entender que a América do Sul passa a ser, oficialmente, a partir de agora, o mais novo bloco populista-comunista do mundo.

PRESIDENTE

A característica principal do novo Mercosul, o qual foi criado para não fazer coisa alguma de útil, não será também a de abrir mercados, mas de aumentar o protecionismo de seus membros. Com as pesadas críticas e insultos aos EUA, naturalmente. E com o financiamento pesado do petróleo venezuelano, dentro de pouco tempo teremos um efetivo presidente do Mercosul: Hugo Chávez.

ENTRONIZAÇÃO

Por enquanto, como revela Evo Morales, o Mercosul ainda não é prioridade para a Bolívia. Mas podem estar certos que, com a entrada triunfal da Venezuela, logo logo Hugo Chávez fará a entronização da Bolívia, presidido pelo seu mais dileto discípulo. Com a benção, naturalmente, do pai-maior: Fidel Castro. Afinal, estes espertos não podem ficar fora do ambiente mais populista-comunista do mundo.

RELAXAR E GOZAR

Para aqueles que já não estão se mostrando com força suficiente para se manifestar e tentar alertar para o perigo iminente, o negócio é relaxar e gozar. Quem ficar por aqui, com certeza vai se deliciar com este novo bloco, onde contratos não precisarão mais ser cumpridos e tudo vai ser estatal. Maravilha.

PARLAMENTO E CONSTITUIÇÃO

De agora em diante, para gáudio dos embriagados, vamos ter petróleo e gás abundantes a preços baixos na região, garantidos pelo país líder. Devemos ter mais adiante a criação de um parlamento do Mercosul onde uma Constituição será escrita nos moldes da existente em Cuba e Venezuela. Coisa que a Bolívia já começará a fazer, pelo resultado obtido das urnas no final da semana.

FORO DE SÃO PAULO

A nossa participação mais ativa dependerá das eleições de outubro, onde o candidato amigo dos novos parceiros tem tudo para ser eleito. Aí será uma euforia geral. Não haverá parlamento por aqui que possa impedir a vontade do populismo, que deverá tomar do Brasil. Enfim, tudo aquilo que foi previsto e pretendido pelo Foro de São Paulo já está bem próximo da nossa realidade. Viva!

20 ANOS

A Assembléia Legislativa do RS irá homenagear no dia 4 de julho, às 14h, os 20 anos do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs), com uma sessão especial. A entidade de TI festeja aniversário na mesma data. A solenidade, organizada pelo presidente da Assembléia, Luiz Fernando Záchia, foi proposta pelo Deputado Estadual, Kalil Sehbe Neto, ex-Secretário de Ciência e Tecnologia.

TÁ NA MESA

Antônio Sartori, presidente da Brasoja, é o palestrante do Tá na Mesa desta quarta, dia 5 de julho, a partir das 12h30min, na Federasul. O tema: Energias: visão global, zoom local.

SIMECAN

O SIMECAN continua recebendo a adesão das associadas para a Ilha Simecan na Mercopar deste ano, que acontece de 3 a 6 de outubro. Várias empresas já confirmaram presença, devendo esta ser a maior participação da entidade na importante feira de subcontratação industrial realizada em Caxias do Sul. A Missão Feiras da Ásia também já está recebendo a adesão das empresas interessadas. O grupo deverá visitar duas feiras, escolhidas entre Shangai, Taiwan e Hong Kong, além de conhecer o processo industrial de algumas empresas chinesas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3472-7455 ou e-mail: simecan@terra.com.br .

UNIVERSO DOS VINHOS

O Bourbon Shopping Country segue com o ciclo de cursos e palestras do Universo dos Vinhos. Na terça-feira, dia 4, André Romano Bohn, enólogo da vinícola Aliança, fala sobre a arte de conhecer e degustar vinhos, a temperatura adequada para servir a bebida e os acompanhamentos certos para os diferentes tipos de sabores. Já no dia 5, Tiago Belloli apresenta o novo projeto da joint venture ?Miolo ? Wine Group?. No dia 6, o enólogo Alejandro Rapeti, da vinícola Piagentini, palestra sobre espumantes e vinhos de corte, elaborados a partir da mistura de diferentes tipos de grãos. Os cursos acontecem sempre às 19h30min e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Informações pelo fone (51) 3572.9070.

Leia mais

30 jun 2006

MERCADO EM ALTO ASTRAL


BOAS NOTÍCIAS

O mês de junho, depois de se apresentar cheio de desconfianças e pré-catastrófico para os investidores, está finalizando em clima de alto astral. Alimentado, diga-se de passagem, por boas notícias tanto front externo como interno. Se ainda não estamos blindados contra turbulências, ao menos já nos mostramos bem mais fortes e resistentes. Tudo graças ao desempenho da macroeconomia que está sendo aplicada.

AMBIENTE EXTERNO

No ambiente externo, onde grande parte da poupança busca melhores aplicações, a notícia do Fed, ontem, não poderia ser melhor. Como os juros nos EUA ficaram em 5,25%, os investidores internacionais ganharam novo ânimo. O que pode melhorar o fluxo de capitais, única forma que pode promover elevações nas cotações dos nossos papéis.

AMBIENTE INTERNO

No mercado interno, as notícias foram boas e numerosas. Por exemplo: a melhora no risco-Brasil, de BB- para BB, definido pela agência Fitch, foi importante para dar mais credibilidade aos nossos títulos; a inflação no Brasil confirmou que está absolutamente dentro da meta; a taxa de juros de longo prazo caiu para 7,5% ao ano; o país investiu 20,4% do PIB no trimestre; e, as turbulências do mercado internacional foram direcionadas muito mais para a Turquia, transformando o caso num bom teste para o Brasil.

MICROECONOMIA

Agora, imagine como ficariam as coisas, caso também uma dedicação forte para com uma política microeconômica, na mesma intensidade e seriedade dedicada à política macroeconômica. Aí estaríamos no melhor dos mundos. E para tanto, bastaria que as propostas apresentadas pela CNI sejam mesmo atacadas e resolvidas no próximo governo.

IR EM FRENTE

Vivendo neste paraíso proposto, ou pretendido por estes poucos, até os chineses e indianos começariam a ficar desesperados. Mas, como estamos no Brasil, é o suficiente para não acreditar que a tal Agenda seja cumprida. Ela é utópica pelo que nos revelamos ao longo dos anos. Mesmo assim, a ordem é ir em frente e não deixar de persegui-la.

10 PONTOS

Os 10 pontos da Agenda defendidos pela CNI são muito necessários, e não ousados como alguns poderiam imaginar. Falam de: redução do gasto público, com uma reforma inadiável da Previdência, reforma e melhoria tributária, mudança na regulação trabalhista, melhoria de Infra-Estrutura, e promoção urgente do comércio exterior. Isto tudo é muito? É possível? Perguntem aos chineses e indianos vejam como eles reagirão.

SINMETAL

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul (SINMETAL), Gilberto Porcello Petry, concede entrevista à imprensa, às 11h15min desta 2² feira, 03, na sede da entidade informando o desempenho do setor metalmecânico e eletroeletrônico gaúcho, que congrega mais de 7,4 mil empresas, gerando 107 mil empregos e respondendo por cerca de 9,15% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. O SINMETAL também lançará o trabalho \"Conjuntura política e econômica do RS: uma análise da década de 2000\".

TROFÉU

O modelo de Gestão PURAS vai receber na próxima terça-feira, 04, o Troféu Bronze do Prêmio Qualidade RS, conferido pelo PGQP. No case avaliado - o restaurante da Copesul, em Triunfo - foi destacado o alto nível de satisfação dos colaboradores: 99,78% na média dos cinco primeiros meses de 2006, três certificações internacionais voltadas para a qualidade, meio-ambiente, bem-estar e segurança dos profissionais: a ISO 9001:2000, ISO 14.001 e OHSAS 18.001.

CLARO-BLACKBERRY

A operadora Claro amplia seu portfólio de soluções de e-mail e passa a oferecer aos seus clientes o BlackBerry, um dos serviços mais revolucionários no mercado de soluções móveis e a ferramenta de e-mail mais utilizada no mundo. Na Claro, a ferramenta de produtividade, que funciona como uma extensão do ambiente corporativo, estará acessível para todos os tipos e portes de empresas do mercado brasileiro, incluindo pequenos escritórios, profissionais liberais e grandes companhias

AÇÃO ESPECIAL CLARO

A Claro promove uma ação especial para clientes que pagam suas contas em débito automático. Eles poderão se cadastrar ligando *265 do celular e concorrer a aparelhos da Motorola, uma TV, um Ipod, um DVD e até um carro 0KM. Durante o período da ação, válida até 17 de novembro de 2006, cada conta paga em dia através do débito automático vale um cupom para concorrer em sorteios mensais realizados pela Claro. No final da promoção, o cliente que mantiver suas contas pagas em dia e no débito automático durante o período de junho a novembro terá direito a participar de um sorteio especial, com cinco cupons, para concorrer a um automóvel GOL. A ação Débito Automático Premiado está sendo comunicada aos clientes da Claro por meio de encarte em conta do celular, SMS, e-mail marketing e site da operadora:www.claro.com.br.Data das apurações e prêmios:1º sorteio: 17/07/06 - 1 Celular Motorola Rokr E12º sorteio: 15/08/06 - 1 aparelho DVD3º sorteio: 15/09/06 - 1 Celular Motorola V3 Black4º sorteio: 16/10/06 - TV 29?5ª sorteio: 17/11/06 - IpodSorteio especial: 17/11/06 - 1 Carro 0Km (Gol)

CAIXA-RS

Desde a reestruturação da CaixaRS Fomento Econômico e Social, no início de 2003, a instituição já investiu um total de R$ 881,2 milhões para a expansão da economia do Rio Grande do Sul, em financiamentos destinados aos setores privado e público. A maior parte deste total ? R$ 678,2 milhões ? foi aplicado em empreendimentos de micro, pequenas e médias empresas urbanas e produtores rurais. Já para as prefeituras, os projetos aprovados chegaram a R$ 203 milhões, beneficiando diretamente mais de 3 milhões de pessoas em 237 municípios, com projetos de pavimentação e drenagem de ruas, iluminação pública, postos de saúde, pontes e estações de tratamento de água e esgoto.

ARACRUZ

Assinado ontem o termo de compromisso entre a Aracruz Celulose, o governo do Estado e as prefeituras de Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul e Rio Pardo, onde será investido US$1,3 bilhão para implantar florestas de eucaliptos e construir uma nova fábrica em Guaíba.

Leia mais

29 jun 2006

URUGUAI: O NOVO CHILE?


BONS MOTIVOS

Dos estados brasileiros, o mais perto do Uruguai é o RS. Por terra, mar e ar. Se até agora isto não era uma vantagem é possível que a partir do próximo ano venha a ser. Por dois bons motivos: 1- o Pacto pelo Rio Grande for mais uma tentativa fracassada (espero que não); e, 2- pelas vantagens fiscais que estão sendo propostas pelo governo uruguaio para atrair investimentos.

NOVA GUERRA FISCAL

Saindo de uma carga tributária muito parecida com a nossa (40% do PIB), a proposta inicial é reduzi-la significativamente. Ou seja, a guerra fiscal travada pelos estados brasileiros, que tanto aborrece o pobre Rigotto, vai ganhar um player internacional. Se já havia bons motivos para cair fora do RS, pelos seus problemas crônicos, o Uruguai acabará levando os insatisfeitos na nova guerra fiscal e tributária.

FUGINDO DO POPULISMO

Ontem, no café da manhã promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai, o tamanho da platéia já diz tudo. O perfil dos interessados presentes, para ouvir o conteúdo da proposta da reforma tributária uruguaia, e a forma que está sendo criada lá para atração de investimentos, é de quem está pensando em dar o fora daqui. Pronto para cair fora desta encrenca denominada RS.

OUTRO PARAÍSO

Se em vários momentos o Uruguai só foi lembrado como um paraíso fiscal, as coisas estão mudando. Há interesses bem maiores em jogo neste momento. E a reforma que está sendo discutida lá diz bem o que pretende o país vizinho. Se muitos já estavam pensando em investir para valer fora do RS e do Brasil, considerando a febre populista que está se aproximando, a reforma tributária pode ser a mão na roda para encorajar os mais hesitantes.

DESOCUPADO

Não demora e, com os resultados que os nossos vizinhos irão colher com as importantes mudanças, RS receberá uma proposta para ser comprado e anexado ao Uruguai. Mas, podem ter a uma máxima certeza: eles só vão aceitar o negócio caso entreguemos o RS desocupado. O povo gaúcho, com o seu corporativismo reinante e liquidante, não vai interessar nem um pouco para compor o novo território.

ACORDOU A TEMPO

Quem sabe, a partir das reformas que o Uruguai está fazendo, nós criamos vergonha e começamos a tratar também do assunto. É difícil que isto venha a acontecer, mas não posso deixar de provocar o assunto. Ainda bem que Tabaré Vasquez acordou a tempo e entendeu que ficar ao lado de Hugo Chávez e demais populistas era levar o Uruguai ao inferno.

EM TEMPO

Ah, me façam um grande favor: Falem ao pobre Rigotto (eu estou impedido porque ele não me convida para coisa alguma) que a partir deste sábado, 01/07, o vizinho de cima do RS, o estado de Santa Catarina, passa a ter novas alíquotas de ICMS sobre combustíveis. Redução de 5% para a gasolina e 7% para o álcool, o que vai se refletir nas bombas, com certeza. Aliás, no final de semana anterior estive lá, quando paguei R$ 2,19/litro de gasolina. Que tal? Ou o Uruguai ou Santa Catarina. A escolha é sua.

MAIS USADA

A tecnologia GSM, adotada pela Claro, é a mais usada no mundo e deve chegar, ainda este mês, a 2 bilhões de usuários, conforme anúncio da 3G Americas e Informa Telecoms & Media. No geral, existem hoje 2,29 bilhões de assinantes de celular no planeta. Somente o Brasil conta atualmente com 51 milhões de usuários GSM, contra 31 milhões no ano passado. A previsão é de que o total chegue a 62 milhões até dezembro. A Claro foi a operadora que mais adicionou clientes GSM no país este ano. De acordo com relatórios da Anatel, a Claro é líder de vendas por três meses consecutivos, com 37% dos novos celulares adquiridos de março a maio de 2006. Somente no mês passado foram 603 mil novas linhas habilitadas pela operadora.

COMPRA

O Grupo Gerdau arrematou ontem, 28 de junho, o controle acionário da Empresa Siderúrgica del Perú (Siderperú) com a compra de 50% do seu capital social mais uma ação. O arremate foi feito em leilão público na Bolsa de Valores de Lima por determinação da Agência de Promoção de Investimentos Privados do Peru (ProInversión). As ações pertenciam ao governo peruano, o qual estava conduzindo o processo de privatização da companhia.

ARACRUZ

Você sabia que o site da Aracruz tem uma área dedicada para a educação ambiental das crianças? Lá, com apenas um clique, os pequenos aprendem, por exemplo, a importância da madeira e das florestas de uma forma divertida. Acesse esse e outros materiais do Programa de Educação Ambiental da Aracruz no link: www.aracruz.com.br/web/pt/comunidades/comuni_eduamb.htm

PRIVATE PARTY

Jantar e dançar em um ambiente charmoso, seguro e animado por uma música de alta qualidade. Essa é a opção oferecida pelo Sheraton Porto Alegre para agitar a noite gaúcha no último sábado de cada mês. A 8ª edição da Sheraton Private Party, no sábado (01/06), promete superar as anteriores. O jantar à luz de velas inicia a partir das 20h30min no restaurante Clos de Moulin com um cardápio à la carte preparado pelo chef Mauro de Souza.

UNIVERSO DOS VINHOS

A partir de hoje, 29, os apreciadores do bom vinho poderão conferir no estacionamento coberto do primeiro andar do Bourbon Shopping Country o Universo dos Vinhos. A mostra reúne 47 vinícolas, sendo 20 nacionais e 17 estrangeiras, além de degustação e comercialização de vinhos, espumantes, queijos, fiambres, especiarias e massas, bem como a venda dos mais variados utensílios ligados ao ritual da apreciação da bebida. Das 15h às 22h, diariamente.

Leia mais

28 jun 2006

AGUARDANDO AS QUARTAS DE FINAL


TRÉGUA

Encerrada, ontem, a etapa das oitavas de final da Copa do Mundo, tudo é preparação para os jogos das quartas de final, que acontecem a partir desta 6ªfeira. Esta trégua futebolística mundial permite um maior enfoque às eleições 2006, que passam a compor e disputar os nossos noticiários.

CANDIDATOS DEFINIDOS

As definições dos candidatos que vão disputar os governos estaduais e a presidência da República estão praticamente concluídas. Como estamos a poucos dias do início oficial do processo eleitoral, as ruas passarão a ser palcos das propagandas dos candidatos. E, pelo que se sabe, a Lei Eleitoral sequer previu os gastos e as arrecadações durante o período pré-eleitoral.

PROPOSTAS DEFINIDAS

Enfim, a partir daí as pesquisas poderão identificar projeções bem mais confiáveis, sob o ponto de vista das intenções de voto. Os discursos e propostas apresentadas levarão os eleitores a terem mais subsídios para responder as perguntas dos pesquisadores. Na esfera federal, ou Lula confirma a sua enorme preferência, e o processo eleitoral se encerra antes do pleito, ou Alckmin sai definitivamente do marasmo e vai mais confiante para um segundo turno, como espero.

TRAGADOS PELA ONDA POPULISTA

Como ando muito receoso, e convencido de que estamos sendo tragados por uma onda populista incontrolável, que não é surda, todos os avisos são poucos. A amizade de Lula não se desfez assim como não haverá qualquer traição sua aos princípios acordados com Hugo Chávez, Evo Morales e Nestor Kirchner.

DILETO APOIADOR

E um segundo mandato pretendido por Lula e pelo PT será usado para exercitar mais ainda a sua vontade, nunca negada, de que o Brasil venha a fazer parte definitiva do Grande Estado Bolivariano. Com a liderança de seu dileto apoiador, Hugo Chávez, que já disse alto e bom som que fará de tudo para que Lula seja reeleito.

PACTO PELO RIO GRANDE

Hoje pela manhã, o deputado Cézar Busatto me concedeu uma longa entrevista, que irá ao ar no meu programa de TV, pelo Canal 20 da NetSul, na próxima segunda feira. O assunto foi o Pacto Pelo Rio Grande do qual Busatto é o coordenador. A impressão deixada, que poderá ser atestada pelos telespectadores, é muito boa. Quem sabe está aí uma forma de passar a acreditar novamente no RS. Até o final de julho todos saberão como se integrar e cobrar os compromissos assumidos.

CAIXA RS

Com a finalização de mais uma etapa de investimentos no RS, a CaixaRS Fomento Econômico e Social contabiliza, apenas para o setor público, mais de R$ 203 milhões para projetos de infra-estrutura urbana e saneamento, incluindo a contrapartida dos municípios (que varia de 10% a 25% do valor total). Os recursos, de 2003 a 2006, alcançaram 237 municípios. São obras que vão desde a pavimentação e drenagem de ruas, iluminação pública, até a conclusão de postos de saúde e a construção de pontes e de estações de tratamento de água e esgoto. De acordo com o presidente da CaixaRS, Dagoberto Lima Godoy, financiar projetos das prefeituras gaúchas é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos gaúchos, principalmente através de projetos que favoreçam as populações menos desenvolvidas.

CONVENÇÃO

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ? FCDL-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, promovem nos dias 16, 17 e 18 de julho a 37ª Convenção Estadual Lojista. O evento acontece no Hotel Intercity, em Caxias. O tema deste ano: Conquistar e Vender Sem Medo da Globalização.

REDUÇÃO DE IMPOSTOS

Por unanimidade, a Assembléia Legislativa do RS aprovou ontem o projeto de lei do governo do Estado que reduz de 17% para 12% as alíquotas de ICMS das operações internas com basalto e elevadores. A medida visa a incentivar a produção gaúcha e a ampliar a competitividade tributária frente a outros Estados.

MAIS CAPACIDADE

Investimentos de US$ 1,5 bilhão na usina de Ouro Branco ampliam capacidade do Grupo Gerdau de 19 milhões de toneladas de aço para 20,5 milhões de toneladas por ano.

EU NÃO DISSE?

O senador Cristovam Buarque (DF), candidato do PDT à Presidência da República, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre o risco de seguir o mesmo caminho de outros presidentes latino-americanos e atropelaras instituições democráticas num eventual segundo mandato. Para o candidato, Lula pode atropelar o poder legislativo apelando para plebiscitos ou mesmo para a dissolução do Congresso. "Temos um chavismo, sim", disse Buarque, numareferência ao presidente venezuelano Hugo Chávez. Estão vendo?

VERDE

Amanhã, 29, inicia mais uma edição do projeto Cubra o Mundo de Verde, da Aracruz Celulose. O programa, que completa 25 anos este ano, pretende distribuir, até o dia 9 de julho, 100 mil mudas de 20 diferentes espécies de árvores nativas e folhagens. A ação ocorrerá em um estande localizado no Shopping Iguatemi e cada pessoa poderá escolher até três mudas para levar pra casa. >

Leia mais