Artigos

05 out 2007

A TRANSFORMAÇÃO EM ANDAMENTO


Compartilhe!           

PROPÓSITOS
Nenhum governante de qualquer país deste mundo é capaz de promover mudanças de uma hora para outra. A não ser nos casos de invasão, ou pelo efeito das guerras, onde o vitorioso trata de implementar imediatamente seus propósitos.
CONTINUIDADE
Portanto, em condições normais de democracia, onde os governantes são substituídos de acordo com a vontade dos eleitores, as mudanças só podem acontecer a longo prazo. Isto tudo, naturalmente, se houver a continuidade do mesmo líder no governo e/ou permaneçam por muito tempo seus objetivos e a aplicação da cartilha de seu partido.
CONSTRUÇÃO
A construção dos processos que mudam as atitudes, comportamentos e propósitos de um povo depende exclusivamente da firmeza da disciplina ideológica imposta pelo governante. E para tanto o tempo é importante para a formação das novas gerações para que pensem de acordo com a vontade dos líderes. Todos devem ser bem educados e preparados para o novo regime.
MATÉRIA PRIMA
Quanto pior for a matéria-prima humana, em termos de conhecimento e escolaridade, melhor será para a cooptação e/ou a necessária lavagem cerebral (já em andamento) dos envolvidos no processo de transformação sócio-político-cultural. O que no Brasil já é um prato cheio, diga-se de antemão.
MELHOR PRODUTO
Considere-se também que o caríssimo programa Bolsa Família caiu como uma luva para que tal processo surta um brutal efeito em termos de prazos. Que já serão bem mais curtos do que se imaginava. Aí está, pois, o grande produto que poderá levar o atual governo a atingir seus objetivos com grande rapidez. Sem qualquer ameaça de ser interrompido.
EXEMPLO VENEZUELANO
Já sei que escrever sobre esta lógica, que está sendo implementada, sempre gera alguma desconfiança. Muitos entendem que há exageros, visão distorcida e excesso de preocupação. No entanto, os venezuelanos também pensavam assim até perceberem que as atitudes de Chávez eram mesmo para valer. Coisa que agora já não tem volta.
PAGAR PARA VER
Gente: uma coisa é certa. Ajudado pelos resultados que estão sendo colhidos com a boa administração da macroeconomia do Brasil, muita gente está vibrando e deixando de lado tudo isto que está vindo por trás. Uma forma hábil e inteligente que o governo encontrou para arrancar aplausos e concordância daqueles que ainda vão perder muito. É pagar para ver.