DESCONHECIMENTO E UFANISMO
De tantas coisas que o povo brasileiro em geral sofre, e muito, duas delas chamam atenção de forma demasiada:
1- o brutal DESCONHECIMENTO, consequência direta e implacável de uma EDUCAÇÃO pobre e insuficiente;
2- o excesso de UFANISMO, que promove um claro sentimento de ORGULHO SEM CAUSA.
SAIR DO CÍRCULO VICIOSO
- O DESCONHECIMENTO, por exemplo, não permite que a maioria do povo brasileiro saiba que o Brasil foi levado, de forma intencional por governantes POPULISTAS, para dentro de um CÍRCULO ECONÔMICO/SOCIAL VICIOSO, cujos obstáculos ali colocados dificultam sobremaneira que o nosso País ingresse num bem aventurado CÍRCULO VIRTUOSO.
- O UFANISMO exagerado, por sua vez, entorpece o povo a ponto de fazer com que a maioria acredite que o Brasil é o melhor país do mundo, quando, na real, vem perdendo, sistematicamente, posições nos mais diversos rankings porque não luta por REFORMAS.
INDICADORES
Enquanto o Brasil padece por falta de REFORMAS, onde duas delas, -PREVIDENCIÁRIA E TRIBUTÁRIA- são urgentes e absolutamente imprescindíveis, os mais diversos indicadores atestam o quanto o CÍRCULO VICIOSO tem efeito destruidor do nosso -ralo- tecido econômico e social.
LISTA DOS MELHORES
A propósito, o Jornal do Comércio do RS divulgou hoje, 8, o levantamento feito pela reconhecida consultoria A.T.Kearney, informando que o Brasil, pela PRIMEIRA VEZ, não aparece na lista dos melhores países para se investir, segundo a opinião de investidores estrangeiros.
PRIMEIRA VEZ
Ainda que a posição do Brasil não tenha sido divulgada (o que já é preocupante), desde 1988, quando o ranking começou a ser feito, o fato é que esta é a primeira vez que o país fica de fora dos 25 primeiros colocados. Em 2016, o nosso empobrecido Brasil ocupava a 12ª posição, caindo, respectivamente, para 16ª e 25ª nos dois anos seguintes, até ficar de fora da lista em 2019.
RANKING
Entre os PAÍSES EMERGENTES, somente China (7ª), Índia (16ª) e México (25ª) aparecem na lista dos melhores lugares para se investir. Detalhe: Taiwan e Finlândia estão na lista pela primeira vez. Confira o ranking:
1º Estados Unidos
2º Alemanha
3º Canadá
4º Reino Unido
5º França
6º Japão
7º China
8º Itália
9º Austrália
10º Singapura
11º Espanha
12º Holanda
13º Suíça
14º Dinamarca
15º Suécia
16º Índia
17º Coréia do Sul
18º Bélgica
19º Nova Zelândia
20º Irlanda
21º Áustria
22º Taiwan
23º Finlândia
24º Noruega
25º México