IMPÉRIO DA LIBERDADE
Desde as minhas primeiras leituras, um dos personagens que mais me chamou a atenção foi Thomas Jefferson, terceiro presidente e principal autor da DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS. Thomas Jefferson é reconhecido mundo afora como -PERSONAGEM MARCANTE- do tipo que visualizava o país como a FORÇA por trás de um grande IMPÉRIO DE LIBERDADE.
ÁRVORE DA LIBERDADE
Pois, hoje cedo, lendo as mensagens que haviam chegado no meu WhatsApp, me deparei com a célebre frase de Thomas Jefferson - A ÁRVORE DA LIBERDADE DEVE SER REGADA DE QUANDO EM QUANDO COM O SANGUE DOS PATRIOTAS E DOS TIRANOS. É O SEU ADUBO NATURAL -. Como se percebe, infelizmente, por tudo que está acontecendo no nosso país, o povo brasileiro dá nítida impressão de que simplesmente esqueceu de REGAR A ÁRVORE DA LIBERDADE.
FALTA DE ÁGUA E DE CUIDADO
Vale registrar, por mais que seja algo que cause certo sofrimento, que sequer é necessário o uso de lentes para perceber, com muita clareza, que as FOLHAS DA NOSSA ÁRVORE DA LIBERDADE não raro apresentam uma coloração amarelada, o que pressupõe que a planta não é sistematicamente REGADA e, por consequência, sofre pela doença que se caracteriza como FALTA DE CUIDADO E/OU PREOCUPAÇÃO.
NEM LIBERDADE NEM DEMOCRACIA
Este imperdoável descuido e/ou total falta de atenção de parte do povo brasileiro como um todo resultou, a olhos vistos, numa evidente e lamentável PERDA DA LIBERDADE. Como tal faz-se necessário empreender uma nova LUTA, qual seja a LUTA PELA RECUPERAÇÃO DA LIBERDADE PERDIDA. Mais: ao contrário do que vem sendo vendido pelo STF, com apoio das forças SOCIALISTAS, a DEMOCRACIA só existe com LIBERDADE. Ora, como a LIBERDADE deixou de existir, pela lógica de qualquer raciocínio a conclusão é de que além da LIBERDADE o povo brasileiro também ficou sem a DEMOCRACIA.
PROPRIEDADE DO PÚBLICO
Para concluir, eis uma outra frase de Thomas Jefferson, que cabe perfeitamente como esclarecimento ao embriagado povo brasileiro: - QUANDO UM HOMEM ASSUME UMA FUNÇÃO PÚBLICA, DEVE CONSIDERAR-SE PROPRIEDADE DO PÚBLICO -. O que acontece no Brasil, sem medo de errar, é o contrário: o POVO, pelas decisões estapafúrdias de alguns ministros do STF, virou PROPRIEDADE DE QUEM ASSUMIU A FUNÇÃO PÚBLICA. Pode?
NOTA DE REPÚDIO
Profundamente preocupado com as constantes e -inconstitucionais- decisões que vem sendo tomadas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, as quais contrariam o que determina a importante e legítima LIBERDADE DE EXPRESSÃO, o Clube de Editores e Jornalistas de Opinião do RS vem a público manifestar total repúdio aos ataques e impedimentos impostos ao uso do pétreo DIREITO DE OPINAR. O CLUBE DE OPINIÃO, é importante ressaltar, tem como objetivo ações e posicionamentos a favor das liberdades de imprensa e opinião, repudiando de modo veemente toda e qualquer tentativa de cerceamento dessas prerrogativas, sejam de parte de governos, instituições ou pessoas.
Fernando Di Primio- presidente
Júlio Ribeiro
Gilberto Simões Pires
Felipe Vieira
José Luiz da Silva
Polibio Braga
Alexandre Appel
Glauco Fonseca
Rogério Amaral
Milton Cardoso
Sérgio Jost
Flávio Pereira
Guilherme Baumhardt
Rogério Mendelski
Karin Miskulin
Vitor Bley de Moraes
Fernanda Barth
Percival Puggina